André Luís Gabriel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6474479080788840
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Licenciado em História (2005), mestrado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). É professor no curso de História e licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Ciências Sociais) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Foi professor convidado no curso de Pedagogia da Universidade Salesiana de Lins/SP (PARFOR, 2012). Desde 2010 é Professor efetivo de História da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (de 2012 a 2016 atuando como Professor Orientador em Sala de Leitura - POSL). Iniciou no ano de 2005 a carreira docente lecionando História, Geografia e Ensino Religioso no ensino fundamental e médio em escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Participou de mais de uma dezena de coletâneas de poesia e contos e é autor do livro de micronarrativas No Mínimo Isso (Editora Multifoco, 2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luís Gabriel
Nome em citações bibliográficas
GABRIEL, André Luís;GABRIEL, A. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho.
Avenida Doutor Adolpho Pinto, 109
Barra Funda
01156050 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26339000
URL da Homepage: www.uninove.br


Formação acadêmica/titulação


2015 interrompida
Doutorado interrompido em 2018 em Educação.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: A razão teatral como leitura de mundo,
Orientador: José Eustáquio Romão.
Ano de interrupção: 2018
Palavras-chave: educação; teatro; razões oprimidas; pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Periferias Urbanas.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Teatro e educação em tempos sombrios: o caráter político-pedagógico do Grupo Teatro União e Olho Vivo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Carlos Bauer de Souza.
Palavras-chave: educação,; teatro e educação; TUOV.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Criação teatral.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, FGF, Brasil.
Título: Contribuições à Psicopedagogia: a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica.
Orientador: Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro.
2003 - 2005
Graduação em História - Licenciatura.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: História Brasileira: O IHGB, Varnhagen e o projeto de criação da identidade nacional.
Orientador: Geraldo José Alves.




Formação Complementar


2016 - 2016
Como gravar aulas selfies. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
Utilização de filmes nas aulas. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
Criação de avaliações eletrônicas. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
Como gravar vídeo aulas. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2015 - 2015
Programa de formação de tutores para EAD. (Carga horária: 30h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2015 - 2015
Ciclo Interdisciplinar Diálogos Interdisciplinares à caminho da autoria: de. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
2015 - 2015
Workshop de câmera, voz e linguagem corporal. (Carga horária: 5h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2015 - 2015
A Lei 10639/03 - I Encontro de Pesquisa em educação, relações étnico-raciai. (Carga horária: 3h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2015 - 2015
Grêmio e Cultura de Participação. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em História e memória: sujeito e suas identidades. (Carga horária: 21h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em O museu como espaço pedagógici associado à escola. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Leitura de Vida e Leitura de Escola. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Formação do Futuro Professor. (Carga horária: 160h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2006 - 2006
CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 20h).
Centro de Treinamento SENAI Alfried Krupp, SENAI, Brasil.
2006 - 2006
ISO 9001:2000 i INTERPRETAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE REQUISITOS. (Carga horária: 16h).
QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e AL, QSP, Brasil.
2005 - 2005
Educação Interdisciplinar para Jovens e Adultos. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Teatro do Oprimido. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Liderança: fazendo acontecer. (Carga horária: 8h).
SindPlast, SINDPLAST, Brasil.
2004 - 2004
TWI - Melhorias de Métodos. (Carga horária: 8h).
SegPlast Industria e Comércio Ltda, SEGPLAST, Brasil.
2004 - 2004
ISO 9000:2000 Interpretação e Implementação. (Carga horária: 16h).
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, CIESP, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas de Comunicação e Planejamento de Tempo. (Carga horária: 8h).
SegPlast Industria e Comércio Ltda, SEGPLAST, Brasil.
2004 - 2004
TWI - Relações Humanas no Trabalho. (Carga horária: 8h).
SegPlast Industria e Comércio Ltda, SEGPLAST, Brasil.
2004 - 2004
TWI - Ensino Correto de um Trabalho. (Carga horária: 8h).
SegPlast Industria e Comércio Ltda, SEGPLAST, Brasil.
2004 - 2004
Construindo e liderando equipes eficazes. (Carga horária: 5h).
SegPlast Industria e Comércio Ltda, SEGPLAST, Brasil.
2004 - 2004
Incerteza de Medição. (Carga horária: 8h).
INSTEMAQ Comercial Técnica Ltda, INSTEMAQ, Brasil.
2003 - 2003
Indicadores da Qualidade. (Carga horária: 8h).
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, CIESP, Brasil.
2002 - 2002
Técnicas de Chefia e Liderança. (Carga horária: 16h).
SEBRAE/SP, SEBRAE/SP, Brasil.
2000 - 2000
Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 24h).
HEALTH WORK, HEALTH WORK, Brasil.
1999 - 1999
Contabilidade. (Carga horária: 24h).
Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, CUT, Brasil.
1999 - 1999
Gerenciando Pela Qualidade Total na Indústria. (Carga horária: 16h).
Fundação de Desenvolvimento Gerencial, FDG, Brasil.
1998 - 1998
Eletricidade Industrial. (Carga horária: 48h).
Argos Cursos e Treinamentos, ARGOS, Brasil.
1997 - 1997
5S's. (Carga horária: 16h).
OPP PETROQUÍMICA S.A., OPP, Brasil.
1985 - 1986
Mecânica Geral. (Carga horária: 2565h).
Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor titular no curso de História e dos cursos de licenciaturas. Docência nas disciplinas: História do Brasil Antropologia e Sociologia da Educação Eletiva Estrutura e Funcionamento do Ensino Patrimônio Histórico História da Educação no Brasil Metodologia de Ensino da História. Filosofia da Educação Interdisciplinaridade e Educação Didática Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação da UNINOVE, .


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor de História Efetivo de Ensino Fundamental II e Médio. Desde 2012 atuando como Professor Orientador de Sala de Leitura. Professor responsável na Unidade Escolar pelo projeto Mais Música, Mais Educação (2015) e pelo projeto Monitores em Sala de leitura (2013 e 2014). Em 2017 retomei as atividades e aulas regulares de História no Ensino Fundamental II.


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor Ensino Básico II e Médio, efetivo, História.

Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor contratado estável, categoria "F". Disciplinas lecionadas: História Geografia Ensino Religioso.


Universidade Salesiana de Lins, UNISALESIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor-convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor convidado participante do PARFOR/MEC. Docência das disciplinas: Filosofia da Educação (com ênfase na educação infantil) Fundamentos Legais da Educação.



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisas Freirianas em Educação (GRUPEFREI)


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Teatro e educação em tempos sombrios: o caráter político-pedagógico do grupo Teatro União e Olho-Vivo
Descrição: A década de 1970 no Brasil vê recrudescer a ditadura civil-militar. No cenário dos movimentos populares que resistem e lutam pela redemocratização no país inclui-se os grupos de teatro popular. Desses, o grupo Teatro União e Olho Vivo (TUOV), é um dos mais importantes e ativos movimentos de teatro popular amador, sediado na cidade de São Paulo, mas atuante nas periferias das cidades do país. O processo de criação coletiva, os debates realizados após as apresentações do grupo, a temática histórica-social das montagens do TUOV e a figura de César Vieira/Idibal Pivetta, respectivamente autor teatral e advogado atuante na defesa dos direitos de presos políticos entre as décadas de 1960 e 1980 são características fundamentais desse grupo, pesquisado nesse trabalho pelo seu caráter pedagógico de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: André Luís Gabriel - Coordenador / Carlos Bauer - Integrante.
2011 - Atual
Imprensa e Humor, História e Política: O caráter educativo da trajetória de Millôr Fernandes na Revista Veja e no Pasquim nos Anos de Chumbo (1968-1974)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978-1990)
Descrição: Entre os movimentos sociais, o sindicalismo de trabalhadores em educação tornou-se nos últimos 30 anos em um dos principais movimentos da história política e social do Brasil. Junto com os metalúrgicos e os bancários, e de movimentos rurais como o Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra, o sindicalismo docente teve um papel importante na conjuntura política ao final do regime civil-militar. Suas entidades representativas foram os principais instrumentos de lutas, não só econômicas, mas também políticas, sendo que muitas delas foram protagonistas na luta contra a ditadura nos anos 1980. E isso repercutiu na sociedade brasileira, pois este movimento se trata da ação e organização de uma categoria que trava contato direto e cotidiano com a grande maioria das famílias, ao trabalhar com a sua educação e a educação de seus filhos. Diante disso, este trabalho busca investigar a formação da consciência de classe dos trabalhadores em educação, no qual se insere os professores, a partir da análise do processo histórico de seu desenvolvimento. Tendo como referenciais teóricos Edward D. Thompson, Georg Lukács e Amarílio Ferreira Jr., entre outros, e tendo como marco inicial de investigação a segunda metade da década de 1970, esta pesquisa buscará compreender as características da categoria social dos professores, sua realidade sócio-econômica e a sua participação nos processos políticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Professor Homenageado, Formandos do curso de Matemática - Uninove.
2014
Professor homenageado, Formandos do curso de licenciatura em Matemática UNINOVE - turma de 2014.
2013
Menção honrosa no IV Prêmio TOC140 de literatura, FLIPORTO.
2013
Menção honrosa no 3° Colocação no Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba, Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
2011
1° Colocação no Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba, Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
2011
Menção honrosa no II Prêmio TOC140 de literatura, FLIPORTO.
2010
Menção honrosa no I Prêmio TOC140 de literatura, FLIPORTO.
2007
Prêmio A Palavra em Prisma, Secretaria de Cultura de Guarulhos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GABRIEL, A. L.2015GABRIEL, A. L.. Resenha do livro A ditadura espelhada - conservadorismo e crítica na memória didática dos anos de chumbo. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 1, p. 264-266, 2015.

2.
GABRIEL, André Luís2011GABRIEL, André Luís. As mensagens das igrejas neopentecostais e suas consequências para a educação. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (IMPRESSO), v. I, p. 236-239, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GABRIEL, André Luís. No Mínimo Isso. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2011. v. 1. 109p .

2.
MARTELLI, M. ; GABRIEL, André Luís ; FERRETTI, S. ; MARTINS, S. S. ; SANTOS, J. ; SANTOS, C. . II Encontro de Poetas - Salto/SP. 1. ed. Jundiaí: InHouse, 2010. v. 1. 112p .

3.
GABRIEL, A. L.; MARTELLI, M. ; SANTOS, Catarina. ; OLIVEIRA, J. A. ; POLLI, J. R. ; LIMA, M. P. B. . Mensagens Poeticas: umamensagem por dia. 1. ed. Jundiaí: InHouse, 2010. v. 1. 245p .

4.
GABRIEL, A. L.; GOLDFARB, J. L. ; AL, E. . @microcontos. 1. ed. Rio de Janeiro: Blog books, 2010. v. 1. 112p .

5.
GABRIEL, A. L.; AL, E. . TOC140. 1. ed. Recife: Carpe Diem, 2010. v. 1. 221p .

6.
GABRIEL, A. L.; COQUEMALA, M. A. ; OLIVEIRA, J. E. A. ; CAVALCANTI, C. A. A. . A Palavra em Prisma - Antologia VI. 1. ed. São Paulo: Via Lettera, 2008. v. 1. 88p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GABRIEL, André Luís. Poesia - André Luís Gabriel. Revista Brasileira - Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro - Brasil, p. 207 - 210, 03 dez. 2018.

2.
GABRIEL, André Luís. A primeira vez. Revista Acadêmica SENAC on-line, Minas Gerais, Brasil, 01 jun. 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GABRIEL, André Luís. Teatro e Educação em tempos sombrios: o caráter pedagógico histórico-crítico do grupo de Teatro união e Olho Vivo (1970-1980). In: IV Encontro de Pesquisa Discente - PPGE/UNINOVE, 2011, São Paulo. Refletindo a educação em sua multidimensionalidade, 2011. v. IV.

2.
GABRIEL, André Luís. Teatro e Educação em tempos sombrios: o caráter pedagógico histórico-crítico do grupo de Teatro união e Olho Vivo (1970-1980). In: VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2011, São Paulo. VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2011. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
GABRIEL, André Luís. Práticas em Sala de Leitura a partir da poesia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GABRIEL, André Luís. Avaliação Educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GABRIEL, André Luís. Avaliação Educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, C. B. ; GABRIEL, A. L. ; PALADINI, D. ; DINIZ, C. ; ANDRADE, V. ; GABRIEL, André Luís . História e política da educação, formação e profissão docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GABRIEL, André Luís. Teatro e Educação em tempos sombrios: o caráter pedagógico histórico-crítico do grupo de Teatro União e Olho Vivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GABRIEL, André Luís; DINIZ, C. . A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
GABRIEL, A. L.; AL, E. . III Concurso de microcontos de humor de Piracicaba. Piracicaba: CEDHU, 2013 (Coletânea).

2.
GABRIEL, A. L.; AL, E. . TOC140 - Ano IV. Recife: Carpe Diem, 2013 (Coletânea).

3.
GABRIEL, A. L.; AL, E. . TOC140 - Ano II. Recife: Carpe Diem, 2011 (Coletânea).

4.
GABRIEL, A. L.; AL, E. . I Concurso de microcontos de humor de Piracicaba. Piracicaba: CEDHU, 2011 (Coletânea).

5.
GABRIEL, André Luís. Projeto Poesia na Escola. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GABRIEL, André Luís; ALVES, F. B. . Como envolver professor e aluno para melhoria na educação?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GABRIEL, André Luís; ALVES, F. B. . Educação acima de tudo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GABRIEL, André Luís; ALVES, F. B. . Estrutura e Funcionamento do Ensino. 2016. (Curso de Extensão Universitária).

2.
GABRIEL, A. L.. Avaliação Educacional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GABRIEL, A. L.; ALVES, F. B. . Estrutura e Funcionamento do Ensino Municipal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GABRIEL, André Luís; DINIZ, C. . A contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica na formação do professor. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GABRIEL, A. L.; AL, E. . Mostra #TUITERATURA. 2013 (Mostra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Aliny Felix Crespo.História da matemática como possível metodologia de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

2.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Fábio André Nicodemos.Probabilidade e Estatística na Educação Básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

3.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Francisca Ivanilda dos Santos Faria.Definição de números reais no material didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

4.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Girlândia Ferreira Pedra.Uma proposta de um jogo de dominó para o ensino de cálculo de área. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

5.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Heidi Diane Nery de Oliveira.Logaritmos: Uma investigação sobre a abordagem de logaritmos em escolas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

6.
GABRIEL, André Luís; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; WATANABE, C. J.; MENDES, J. R.. Participação em banca de João Carlos Monteiro da Silva.O ensino da geometria no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

7.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Leandro Silva Alves Ribeiro.Uso de software de geometria dinâmica para o ensino de geometria espacial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

8.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Leonardo Rodrigues de Santana.A importância da matemática financeira no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.

9.
GABRIEL, André Luís; WATANABE, C. J.; SPINA-CORCOLL, Catharina de Oliveira; MENDES, J. R.. Participação em banca de Maria Elenir de Almeida Carvalho.Logminó: jogo de dominó para reforço de aprendizagem de logaritmos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada da Educação 2016.Mesa Redonda de Escritores. 2016. (Outra).

2.
Debate "Educação comparada en América Latina".História da Educação Brasileira, Os Pioneiros da Escola Nova. 2015. (Outra).

3.
V Encontro Científico e Simpósio de Educação UNISALESIANO.Avaliação de Trabalhos: Pôsteres. 2015. (Simpósio).

4.
V Encontro de Pesquisa Discente - PPGE/UNINOVE. 2015. (Encontro).

5.
V Encontro de Pesquisa Discente - PPGE/UNINOVE. 2015. (Encontro).

6.
V Seminário Internacional de la red de investigadores sobre asociacionismo y sindicalismo de los trabajadores de la educación.Associativismo em tempos de transição política no Brasil. A gênese da APROPUC (Associação de Professores da Pontifícia universidade Católica de São Paulo) na década de 1970. 2015. (Seminário).

7.
V Seminário Internacional de la red de investigadores sobre asociacionismo y sindicalismo de los trabajadores de la educación. 2015. (Seminário).

8.
Workshop "Educación, Trabajo y Organizaciones Gremiales".Aspectos históricos que antecederam a criação da APROPUC. 2015. (Outra).

9.
I Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica. 2014. (Congresso).

10.
24º Congresso de Educação do SIMPEEM. 2013. (Congresso).

11.
IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares.Teatro e educação na trajetória/história do Grupo de Teatro União e Olho-Vivo. 2013. (Outra).

12.
VII Seminário Taller Internacional Vendimia: Políticas Publicas de Educacion y Formacion emn América Latina.História e política da Educação, Formação e profissão Docente.. 2013. (Seminário).

13.
23º Congresso de Educação do SINPEEM. 2012. (Congresso).

14.
Rumo ao IV Seminário Internacional da Redde ASTE.Coordenação da Sessão de Comunicações. 2012. (Seminário).

15.
Rumo ao IV Seminário Internacional da REDE ASTE. 2012. (Seminário).

16.
IV Encontro de Pesquisa Discente - Refletindo a Educação em sua multidimensionalidade. PPPPGE UNINOVE. 2011. (Encontro).

17.
IV Encontro de Pesquisa Discente - Refletindo a Educação em sua multidimensionalidade. PPPPGE UNINOVE.Teatro e Educação em tempos sombrios: o caráter pedagógico histórico-crítico do grupo de Teatro União e Olho Vivo (1970-1980). 2011. (Encontro).

18.
Seminário Avançado Metodologia de Pesquisa em Educação. 2011. (Seminário).

19.
VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares.Pedagogias Alternativas. 2011. (Outra).

20.
VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares.Teatro e Educação em tempos sombrios: o caráter pedagógico histórico-crítico do grupo de Teatro União e Olho-Vivo. 2011. (Outra).

21.
VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares.Práticas Pedagógicas Alternativas. 2011. (Outra).

22.
VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GABRIEL, André Luís; ALVES, F. B. . V Encontro de Pesquisa Discente dos programas de Pós-Graduação em Educação e I Encontro de Pesquisa em Educação, Relações Étnico-Raciais e Culturas. 2015. (Outro).

2.
BAUER, C. ; GABRIEL, André Luís ; DINIZ, C. ; PALADINI, D. . IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. 2013. (Outro).

3.
BAUER, C. ; GABRIEL, André Luís ; DINIZ, C. ; PALADINI, D. . Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE. 2012. (Outro).

4.
GABRIEL, André Luís; DINIZ, C. ; PALADINI, D. . IV Encontro de Pesquisa Discente do PPGE da UNINOVE. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Regina Cabral Amaral da Cunha Trusnovec. Histórias para bebês: quais as suas contribuições para crianças de 0 a 2 anos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias Freirianas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

2.
Patrícia Aparecida Cardoso Lima. A leitura do mundo na educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias Freirianas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

3.
Creide Pereira Soares. A importância da psicomotricidade (corpo e movimento). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias Freirianas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexsandro de Sousa Costa. Modificação Corporal Extrema Urbana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

2.
Pedro Egídio Nakasone. Educação e Cidadania no Brasil: os reflexos em 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

3.
Ângela Gomes de Sá. Movimentos Sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

4.
Ericka Viviane Barreto de Santana. A escola e o processo de socialização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

5.
Felipe Lopes do Nascimento. O Discurso sobre a Ideologia de Gênero através do olhar do jovem youtuber brasileiro: um recorte social da intolerância nos dias atuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

6.
Joseilde Maria da Silva. O papel e a vida das mulheres na pós-modernidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

7.
Maria Cecília Camargo Pereira. Relações de gênero na escola ? um importante debate. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

8.
Mateus Andrade Rocha. SKINHEAD: A simbologia Skinhead e a representatividade fascista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

9.
Renata Stort. O papel da mulher na educação brasileira do século XIX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

10.
Tania Regina de Oliveira. Cultura da Pobreza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

11.
Tiago Henrique Leal da Silva. A Pós-Verdade e as Fake News: A Construção e Manipulação da Ideia de Verdade na Perspectiva Eleitoral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

12.
Valter Gaspari Junior. O Ensino Religioso nas escolas públicas: descrição legal e análise fenomenológica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

13.
Cleiton Fernando Albuquerque da Silva. A lei 10639/03: movimentos negros, preservação da história e a música de Capoeira nas aulas de História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

14.
Gleice Kelly Montenegro Silva Santos. Abolição da Escravatura no Brasil ? 130 anos A assinatura da Lei em 13 de maio de 1888. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

15.
Danilo Carneiro; Ricardo Darcanjos; Tiago Mayer. A música resiste: a ditadura militar no canto das canções de protesto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

16.
Juliana C. Segnini; Leandro C. Dos Santos; Sonia Cristina. Futebol, Cultura e Sociedade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

17.
Luiz Fabiano Furtado. A influência da música na nossa História: Samba Carioca X Samba Paulista ? Identificação Cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

18.
Maria Renata dos Santos de Souza. Driblando a repressão!. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

19.
Otávio Carqueijo. Cantando e lutando: contando a ditadura militar no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

20.
Alberto Ferreira da Luz. O Comportamento de estudantes da geração Y em tempos líquidos e a presença da indústria 4.0. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

21.
Adriana Alves dos Santos. O nacionalismo varguista nas canções de Carmem Miranda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

22.
Adrina F G Camargo; Cristiano F Santos; Virgínia S R Salgado. A Igreja Católica: do apoio ao Golpe de 1964 à luta contra a repressão e a tortura, na defesa dos direitos humanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

23.
Renato Ferreira Lima. Luta de classes paulista: A classe operária na poesia de Adoniran Barbosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

24.
Samuel Caetano. A música na educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

25.
Rodrigo Carneiro dos Santos. Movimentos operários em Osasco na Ditadura Militar 1964-1985. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

26.
Alex José do Nascimento. A educação matemática e os livros paradidáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

27.
Alexandre Melhados. As questões indígenas na ditadura militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

28.
Wanderson Novaes de Carvalho. Ensino de História durante a ditadura militar no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.

29.
Jéssica Barbosa de Souza. A música no ensino de história. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade Nove de Julho. Orientador: André Luís Gabriel.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GABRIEL, André Luís2011GABRIEL, André Luís. As mensagens das igrejas neopentecostais e suas consequências para a educação. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (IMPRESSO), v. I, p. 236-239, 2011.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GABRIEL, André Luís. Poesia - André Luís Gabriel. Revista Brasileira - Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro - Brasil, p. 207 - 210, 03 dez. 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
GABRIEL, André Luís; DINIZ, C. . A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GABRIEL, André Luís. Avaliação Educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GABRIEL, André Luís. Práticas em Sala de Leitura a partir da poesia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GABRIEL, André Luís; DINIZ, C. . A contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica na formação do professor. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GABRIEL, André Luís; ALVES, F. B. . Como envolver professor e aluno para melhoria na educação?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GABRIEL, André Luís; ALVES, F. B. . Educação acima de tudo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/01/2019 às 22:48:14