Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1264233451211166
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Mestre em Educação com Especialização em Educação Superior pela Universidade Iberoamericana UNINI Puerto Rico especializado em Las TIC en la Educacion; Especialista em Novas Tecnologias em Educação pela Universo; possui graduação pela Faculdade de Filosofia de Campos dos Goytacazes (1985) como pedagoga. Atualmente é enquadrada do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia em Magistério e Supervisão, alfabetização, disciplinas pedagógicas no curso Formação de Professores e curso Formação Geral, Jovens e Adultos na zona urbana e zona rural, coordenação de Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado do Normal Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo
Nome em citações bibliográficas
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO.
Universidade Internacional Iberoamericana UNINI Puerto Rico, UNINI, Porto Rico.
Título: Das TICs às TACs,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Professora Doutora Viviani Sartori.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2007
Especialização em Novas Tecnologias na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: O Processo do Conhecimento, aprendizagem e as Novas Tecnologias.
Orientador: Conceição de Maria Campinho Rabello Corte Real.
1982 - 1985
Graduação.
Faculdade de Filosofia de Campos dos Goytacazes, UNIFLU, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Leitura vai, escrita vem. (Carga horária: 48h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2016 - 2016
Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2012 - 2012
Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2012 - 2012
Seminário Escrita Docente e Discente. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
I Jornada de Pedagogia: formação docente e PIBID. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2012 - 2012
Refletindo sobre uma prática significativa nas aul. (Carga horária: 6h).
UNIVERSIDADE FEDERAL do RIO GRANDE do NORTE, UFRGN, Brasil.
2012 - 2012
A importância da Linguística na Formação de Profes. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Educacional Feliciano Azevedo, CEFA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor do segundo grau, Enquadramento Funcional: Não houve


Colégio Eucarístico, COLÉGIO EUCARÍST, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor do 1º e 2º grau, Enquadramento Funcional: Não houve


Centro de Estudo Supletivo, CES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professor do curso de Secretar, Enquadramento Funcional: Não houve


Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert, ISEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enquadrada, Carga horária: 40
Outras informações
Funcionária ativa, já trabalhei em Instituições particulares ministrando aulas de Filosofia, Sociologia para o curso Formação Geral e Ética e Cidadania no Ensino Fundamental II no período de 2004 a 2007.


PRONATEC, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como pedagoga dos Cursos FIC do PRONATEC na Instituição Campos II CVT Cerâmica de 17 de maio a 20 de setembro de 2018.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Licenciatura em Pedagogia/Especialidade: pedagogia em Magistério e Supervisão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Dinamizart, FAETEC.
2002
Prêmio Inova com o projeto Dinamizart, FAETEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2016SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres . A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9º. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 374, 2016.

2.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.; LUQUETTI, E. F. . A Construção e Desconstrução da Escrita Diante da Apropriação dos Gêneros Digitais e Textuais. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVI, p. 1-199, 2012.

3.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Dimensão Pedagógica do Livro Didático em uma sociedade Plural do Conhecimento. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PCS, v. 1, p. 2-129, 2012.

4.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. As Diferentes Formas de Expressão Alfabetizar Letrando: Relato de uma Prática Pedagógica. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 2, p. 1-15, 2012.

5.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. O Eu e o Mundo, o Oral e o Escrito: Paradoxo Constante na (Re)Construção dos Significados. Revista do GELNE, v. 24, p. 1-122, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres . A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática. In: CONINTER 3, 2016, Salvador. CONINTER 3, 2014. v. 10.

2.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO: DA TEORIA À PRÁTICA EM UM CONTEXTO PLURAL. In: XII Congresso Latino Americano de Hummanidades, 2016, ampos dos Goytacazes. XII Congresso Latino Americano de Hummanidades, 2016.

3.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. A construção e reconstrução da leitura nos processos de alfabetização e letramento: da oralidade à escrita. In: CIFEFIL, 2015, Campo Grande/Mato Grosso do Su. CIFEFIL, 2015.

4.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. Reestruturação Curricular no Curso de Formação de Professores: por uma análise te[orico didática na educação de jovens e adultos. In: I CONPEJA, 2015, Campos dos Goytacazes. I CONPEJA, 2015.

5.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. Bitstrips: produção textual coletiva em uma prática de letramento. In: CONINTER 4, 2015, Foz ndo Iguaçu. Bitstrips: produção textual coletiva em uma prática de letramento, 2015.

6.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. Educação e diversidade: perspectiva sociointeracionista da linguagem. In: VIII Seminário Internacional/ As redes educativas e as tecnologias, 2015, Rio de Janeiro/UERJ. Educação e diversidade: perspectiva sociointeracionista da linguagem, 2015.

7.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. POR UMA PRÁTICA DIFERENTE: O PRAZER DE DESCOBRIR E CONHECER. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba/PUCPR. POR UMA PRÁTICA DIFERENTE: O PRAZER DE DESCOBRIR E CONHECER, 2015.

8.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. Histórias em quadrinhos na Web 2: processo contínuo de construção e transformação. In: VI ENLETRARTE, 2015, Campos dos Goytacazes. VI ENLETRARTE, 2015.

9.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. Inclusão: um olhar diferenciado para as práticas escolares. In: IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2014, Campos dos Goytacazes. IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2014.

10.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. Alfabetizar: a arte de transformar. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2014, Campos dos Goytacazes. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2014.

11.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; LUQUETTI, E. F. . As diferentes formas de expressão alfabetizar letrando: relato de uma prática pedagógica. In: II Semana das Licenciaturas e VII Semana de Ciências da Natureza, 2012, Campos dos Goytacazes. II Semana das Licenciaturas e VII Semana de Ciências da Natureza, 2012.

12.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; LUQUETTI, E. F. . O oral e o escrito: paradoxo constante na (re) construção dos significados. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Rio Grande do Norte/Natal. XIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012.

13.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. A dimensão pedagógica do livro didático em uma sociedade plural do conhecimento. In: Seminário de Pesquisa: livros didáticos de língua portuguesa, 2012, São Paulo. Seminário de Pesquisa: livros didáticos de língua portuguesa, 2012.

14.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; LUQUETTI, E. F. . A construção e (des) construução da escrita diante da apropriação dos gêneros digitais e textuais. In: CIFEFIL, 2012, Rio de Janeiro/UERJ. CIFEFIL, 2012.

15.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. LER, ESCREVER E RECONTAR: A ARTE DE IMAGINAR. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. Entre textos e contextos: dinâmicas multidimensionais de letramento. In: IV Semana das Licenciaturas: ensinar e aprender esse desassossego, 2016, Campos dos Goytacazes. IV Semana das Licenciaturas: ensinar e aprender esse desassossego, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres . A ESCRITA E O PENSAMENTO MATEMÁTICO NO AMBIENTE VIRTUAL UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA: A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE UMA TURMA DE 9ºANO. Anais do I Congresso internacional interdiciplinar em sociais e humanidades, 2016.

2.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres . A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9ºa. Educação Matemática Pesquisa (Online), 2016.

3.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POR UMA ANÁLISE TEÓRICO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Linkscienceplace, 2015.

4.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Dimensão Pedagógica do livro didático em uma sociedade plural do conhecimento. Eutomia (Recife), 2014.

5.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Construção e (Des) Construção da Escrita Diante da Apropriação dos Gêneros Digitais e Textuais. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Das TICs às TACs: construção e integração das produções textuais em uma teia de relações multimodais e hipermoidiáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS: DINÂMICAS MULTIDIMENSIONAIS DE LETRAMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Práticas de Letramento Literário: da teoria à prática textual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres . A escrita matemática no ambiente virtual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Educação e Diversidade: perspectiva sociointeracionista da linguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Por uma prática diferente: o prazer de descobrir e conhecer. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Reestruturação Curricular no Curso de Formação de Professores: por uma análise teórico didática na Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Histórias em quadrinhos na Web 2: processo contínuo de construção e transformação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. BITSTRIPS: PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA EM UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A construção e reconstrução da leitura nos processos de alfabetização e letramento: da oralidade à escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres ; DUNCAN, C. R. . A ESCRITA E O PENSAMENTO MATEMÁTICO NO AMBIENTE VIRTUAL: A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE UMA TURMA DE 9ºANO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. INCLUSÃO: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual: a primeira experiência de uma turma de 9º ano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. O Eu e o Mundo, o Oral e o EScrito:paradoxo constante na (re)construção dos significados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. I Seminário Escrita Docente e Discente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Construção e Desconstrução da Escrita Diante da Apropriação dos Gêneros Digitais e Textuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Dimensão Pedagógica do Livro Didático em uma sociedade Plural do Conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. As Diferentes Formas de Expressão Alfabetizar Letrando: Relato de uma Prática Pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Ler, Escrever e Recontar: a Arte de Imaginar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Construção da Escrita e do Letramento numa Sociedade Contemporânea e Plural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Alfabetizar Letrando. 2015; Tema: Alfabetizar Letrando. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Adriana de Abreu, Jerusa Angelo, Késia da Silva Bastos B..Arte como instrumento no desenvolvimento das crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

2.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Silma de Azevedo Maciel.Os efeitos da desnutrição na aprendizagem infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

3.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Andréa Simone A. S.,Creusa M. R., Francimara C. de S,Lia M.Quem conta um conto omite um ponto Um olhar sobre a construção da identidade da criança negra na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

4.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Elisa Mota, Fátima de Maria M.,Luciana G.,Rita de Cássia A..Educação pra a cidadania: uma construção no cotidiano escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

5.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Iolanda Maria da S., Solângela de Jesus, Zoraide de Souza M..Síndrome de Down: Desenvolvimento e Linguagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

6.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Adaílza C., Cláudia Márcia, Fernanda Felismindo e Thaís P..O Lúdico na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

7.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Arilda de Souza, Cintya Santiago, Cláudia Santos, Helena C..Brinquedoteca: um espaço estruturado para a criança aprender brincando. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

8.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Jocielma M. S.,Eliana T. C., Dulcimar P. F.,Geovana P.,Maria.A influência da família na aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

9.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Deise dos Santos, Estefania da S.,Renata da C.,Sivana K.deS..A influência da mídia televisiva no comportamento infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

10.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Graciana Gomes Silva, Maristela da Conceição de Marialva.A influência da escrita online na alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

11.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Alcione R.,Fabiani R.,Jackeline de A., Jelbiara M., Maria S..Brincadeira é coisa séria no contexto da interdisciplinaridade.... 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.

12.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Participação em banca de Maria Célia L. Maciel S.,Sylles M. G. p. Vital,Tatiana G. Fr.A informática na educação: o desafio na prática pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ensinando Inteligência Pierluigi Piazzi. 2013. (Encontro).

2.
XIII Mostra de Pós-Graduação. Construindo uma aprendizagem significativa: vivenciando a matemática de forma concreta. 2013. (Exposição).

3.
"I Fórum de Discussão de Realidades e Perspectivas da Educação Superior da Rede FAETEC".Perspectivas Educacionais (10 horas). 2007. (Outra).

4.
Seminário Estadual de Educação -VI Semana Pedagógica: Refletir...Construir...Formar....Refletir...Construir...Formar.... 2000. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna da Silva, Emanuelle G., Enilson José Vieira da Silva. O Lúdico como facilitador da aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

2.
Fabiana C.A. M.,Fernanda F. B. N.,Jocarla de A.C.G.,TâniadeS. Bullyng: Resgatando Valores Perdidos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

3.
Lucinea das Neves, Mirian Faria C., Monique V.,Tatiane Leite. A Formação da Consciência Ecológica na Construção da Cidadania. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

4.
Eliza Ribeiro, Margarida Maria B.,Shirley da Silva Carvalho. Alfabetização sobre novos olhares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

5.
Marilene C. B. P.,Nilva Cristina. Dificuldades de Aprendizagem que influenciam na construção do conhecimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

6.
Edleni Teixeira de Matos. A Importância da Educação Ambiental no Contexto Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

7.
Cláudia Márcia de O. L.,Lucineia F. P. Matos,Raquel da S. C.. A Função da Educação Infantil na Formação do Cidadão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert, Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

8.
Márcia W. da S. Boa M.,Maria A. F. C. C.,Silvana de S.R.. O Aprender Através da Arte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert, Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

9.
Daiane Cesário F. C.,Denusia B.Jorge, Maria da C.R.R.Mota. Ética e Cidadania no Cotidiano das Instituições Escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

10.
Adriana da Silva, Rosangela da Silva, Wagna Pereira Moço G.. Educação Infantil: origem, muitos olhares pedagógicos e o perfil do educador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

11.
Simone de Azevedo Borges Marques. A Função Social da Educação Infantil em busca de uma democracia com novos paradigmas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

12.
Mariluza R.Tamires Danusia de S.,Simone Cristina A.,SolangeS. Professor-Aluno como mediador do processo de ensino aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

13.
Jaqueline O. de Carvalho, Júlia da S. Siqueira, Marilda R.C.. Educação Inclusiva:redimensionando a prática educativa rumo à inclusão efetiva dos portadores de necessidades especiais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert, Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

14.
Daniella R. Seixas, Franciene C. B., Tatiana A. da Cruz. As Novas Tecnologias como Instrumentos Educacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert, Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

15.
Marceli B.M.,Neusa R.B.F,ReginaC.S.deS.,Sandra M.de A.B.deA.. O Processo de Adaptação da Criança na Creche. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

16.
Cláudia Brito Francisco, Danielli Tavares. Desobediência Infantil: Como agir frente a essa realidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

17.
Genilce de Souza Alves, Adriana Maria C. B., Maria A. de C.M. A Formação Pessoal e Social da Criança de 0 a 6 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

18.
Alessandra Abreu, Daniele Feydit,Elvia da S.,Érica Junqueira. Limites e valores na educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

19.
Beatriz Pessanha, Carla F. Barbosa, Graziela C., Karla C. R.. Ensino da Arte na educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

20.
Jackeline B. C. deA., Kathia M. S. Reis, Patrícia G., Sara S. Violência Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

21.
Marta Valéria B.,Sônia Regina dos S. Vanessa Mendes, Viviane. A Construção da escrita na alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

22.
Clessia A. da S., Cristina N. de C.,Evilânia L., Fátima S.P.. O Advento da Tecnologia na Educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert, Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

23.
Maryá Nunes Barroso Ferreira e Genil Alves de Paula. Educação e Violência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.

24.
Luciene L.,Maria Helena M.,Maria d eF. R.,Mirian daS.,Mônica. Análise Comportamental de Crianças em Idade Escolar, Vítimas de Violência Dom´´estica:Estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior De Educação Professor Aldo Muylaert. Orientador: Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.; LUQUETTI, E. F. . A Construção e Desconstrução da Escrita Diante da Apropriação dos Gêneros Digitais e Textuais. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVI, p. 1-199, 2012.

2.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Dimensão Pedagógica do Livro Didático em uma sociedade Plural do Conhecimento. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PCS, v. 1, p. 2-129, 2012.

3.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. As Diferentes Formas de Expressão Alfabetizar Letrando: Relato de uma Prática Pedagógica. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 2, p. 1-15, 2012.

4.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2016SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres . A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9º. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 374, 2016.

5.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.;SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA2012CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. O Eu e o Mundo, o Oral e o Escrito: Paradoxo Constante na (Re)Construção dos Significados. Revista do GELNE, v. 24, p. 1-122, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Dimensão Pedagógica do livro didático em uma sociedade plural do conhecimento. Eutomia (Recife), 2014.

2.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA. REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POR UMA ANÁLISE TEÓRICO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Linkscienceplace, 2015.

3.
SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO, CARLA; SCHRÖETTER, Sandra Maria ; STAHL, Nilson Sergio Peres . A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9ºa. Educação Matemática Pesquisa (Online), 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Construção da Escrita e do Letramento numa Sociedade Contemporânea e Plural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. A Dimensão Pedagógica do Livro Didático em uma sociedade Plural do Conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. As Diferentes Formas de Expressão Alfabetizar Letrando: Relato de uma Prática Pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHRYSÓSTOMO, C. S. C.. Ler, Escrever e Recontar: a Arte de Imaginar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:31:12