Natalia Gadelha de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0663532548280024
  • Última atualização do currículo em 15/02/2018


Estuda Serviço Social , educadora ambiental e orientadora nutricional. Tem experiência em medicina natural com práticas em terapias holísticas, fitoterapia e aromaterapia. Atualmente trabalha com capacitação em alimentação consciente, biocosméticos e saúde coletiva com comunidades na região metropolitana de Belém do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natalia Gadelha de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, N. G.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Serviço Social.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2012
Graduação em andamento em Serviço social.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúd. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Políticas Públicas e Assistência Social. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social, ABRAFORDES, Brasil.
2012 - 2012
Aromatologia uma Abordagem Científica. (Carga horária: 20h).
Instituto Brasileiro de Aromatologia, IBRA, Brasil.
2012 - 2012
Alimentação Ecológica. (Carga horária: 8h).
Instituto Refazenda, IR, Brasil.
2011 - 2011
Produção de Cosméticos Artesanais. (Carga horária: 15h).
Fundo Ver-o-Sol, FVS, Brasil.
2009 - 2009
Biocosméticos Caseiros. (Carga horária: 16h).
Manamaní Círculo Aberto de Cultura, MANAMANÍ, Brasil.
2008 - 2009
Comércio e Serviços. (Carga horária: 400h).
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia, FIDESA, Brasil.
2005 - 2005
Os !0 Tópicos do Srimad Baghavatam. (Carga horária: 20h).
International Society for Krishna Consciousness, ISKCON, Brasil.
2004 - 2004
Técnico Contabilidade. (Carga horária: 75h).
Network Informática, NETWORK, Brasil.
2004 - 2004
Técnico Secretariado. (Carga horária: 75h).
Network Informática, NETWORK, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Brasileiro para Sustentabilidade da Amazônia, IBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Educador Ambiental, Enquadramento Funcional: Setor Técnico Pedagógico
Outras informações
Trabalha ministrando oficinas e cursos de capacitações na área de Educação Ambiental, Educação Alimentar, Cosméticos e Aromatologia.


Instituto Energia Lúdica, IEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental


Instituto Vitória Régia, IVR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental

Atividades

10/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alimentação Consciente

Bolsa Amazônia, BA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biocosméticos Caseiros


Projetos de desenvolvimento


2000 - Atual
Cosmética Viva
Descrição: Projeto iniciado no ano 2000 com o educador ambiental Rafael Ninno Muniz. Em seu desenvolvimento, caminhou-se para a criação dos chamados biocosméticos e de um curso de capacitação voltado para formação de multiplicadores no tema Ecologia Interior. Um curso prático que realiza confecção de cosméticos naturais e produtos de limpeza como xampus, condicionadores, desodorantes, hidratantes, desinfetantes, detergentes, entre outros, utilizando como matéria prima ervas medicinais, frutas, sementes, óleos e essências medicinais. Amplia o auto-conhecimento com liberdade de escolha e preparo dos elementos de higiene pessoal e dos produtos de limpeza para casa. Mostra pela Ecologia Interior como buscar a autogestão dentro de famílias e grupos de trabalho para vivência harmônica com o ambiente, utilizando de forma consciente e sustentável os recursos naturais do planeta..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2010 - 2011
Arte Educação Ambiental na Comunidade
Descrição: Objetivo geral: Realizar Arte e Educação Ambiental na comunidade, capacitando educadores, lideranças comunitárias, jovens, adolescentes e crianças, através da arte-educação, música, saúde, esporte e lazer. Objetivos específicos: 1. Aliar educação ambiental à arte, música, esporte e saúde, através de oficinas de teatro, dança circular, música popular, futebol, capoeira angola, xadrez, alimentação consciente e cultivo caseiro de ervas medicinais; 2. Contribuir para o despertar da consciência ambiental através da arte-educação, elaborando ao final do processo um espetáculo mesclando elementos de artes cênicas, dança e música para apresentação na comunidade; 3. Trabalhar a temática ambiental aliada à cultura amazônica e ao cotidiano da comunidade, trazendo para a realidade local os problemas gerados pela degradação ambiental através do consumo excessivo e produção de resíduos; 4. Estimular a pesquisa e a prática na área da educação ambiental, realizando capacitação em temas transversais como ambiente, energia e resíduos, enfatizando a importância da reciclagem da matéria orgânica através de prática com a compostagem caseira; 5. Difundir a cultura do consumo consciente e de hábitos sustentáveis, produzindo material escrito com os referenciais teóricos em forma de apostila e audiovisuais em forma de multimídia, gerados pelo registro do desenvolvimento do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - 2011
Educação Ambiental e Biocosméticos na Comunidade
Descrição: Realizar Educação Ambiental nas comunidades, capacitando educadores, lideranças comunitárias e pessoas interessadas na confecção de cosméticos naturais e produtos de limpeza. O propósito desse curso é apresentar uma nova possibilidade de interação harmônica e simples entre ser humano e natureza, utilizando os recursos naturais em equilíbrio com nosso ritmo diário de forma sustentável e em respeito com as reais necessidades de cada um. Não pretende esgotar o rico e vasto campo de pesquisa existente na fitoterapia, na ecologia e na autogestão. Ao contrário, esse trabalho tem como objetivo estimular a pesquisa e a prática nessas áreas, bem como despertar o interesse por temas tratados no decorrer do curso através da estimulação da curiosidade dos participantes. Tendo em vista o alto custo dos produtos cosméticos e materiais de limpeza no mercado, uma boa forma de aumentar a renda familiar de comunidades carentes é produzir os cosméticos e materiais de limpeza de forma caseira, evitando o gasto excessivo com esses produtos e contribuindo na redução do consumo de elementos que são agressivos ao ser humano e ao meio ambiente. Esse curso é voltado para comunidades carentes, capacitando as lideranças comunitárias e pessoas interessadas na temática, visando difundir a cultura do consumo consciente através do preparo dos próprios cosméticos e materiais de limpeza, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas e aumento da renda familiar da comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Educação Nutricional.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina Natural.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.
5.
Grande área: Outros / Área: Bioética.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MUNIZ, R. N. ; SOUZA, N. G. . Relatório Técnico do Projeto Arteducação Ambiental na Comunidade. 2011.

2.
MUNIZ, R. N. ; SOUZA, N. G. . Relatório Técnico do Projeto Educação Ambiental e Biocosméticos na Comunidade. 2011.

3.
MUNIZ, R. N. ; SOUZA, N. G. . Projeto Educação Ambiental e Biocosméticos na Comunidade. 2011.

4.
MUNIZ, R. N. ; SOUZA, N. G. . Projeto Arteducação Ambiental na Comunidade. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, N. G.; MUNIZ, R. N. . Confecção de Cosméticos Naturais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, N. G.. Confecção de Cosméticos Naturais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, N. G.; MUNIZ, R. N. . Confecção de Cosméticos Naturais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, N. G.. Alimentação Consciente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, N. G.. Alimentação Consciente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUZA, N. G.; MUNIZ, R. N. . Educação Ambiental e Biocosméticos na Comunidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUZA, N. G.; MUNIZ, R. N. . Educação Ambiental e Biocosméticos na Comunidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOUZA, N. G.; MUNIZ, R. N. . Educação Ambiental e Biocosméticos na Comunidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOUZA, N. G.; MUNIZ, R. N. . Educação Ambiental e Biocosméticos na Comunidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SOUZA, N. G.. Alimentação Consciente. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

11.
MUNIZ, R. N. ; SOUZA, N. G. . Biocosméticos Caseiros. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MUNIZ, R. N. ; SOUZA, N. G. . Educação Ambiental e Biocosméticos Caseiros. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 24:40:36