Ana Paula Lino de Jesus

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1402544471168995
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação do Museu Nacional do Rio de Janeiro / UFRJ e Doutoranda também em Antropologia Social pela mesma instituição. Tem graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Áreas de interesse: etnologia, línguas indígenas, língua espanhola, canto, poesia, corpo, movimento, ritual, psicoativos, Psicanálise e gênero/sexualidade. Já integrou o Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos na Universidade de São Paulo (CEMA / USP) como coordenadora do Grupo de Estudos de Língua Quéchua e agora é vinculada ao NuPeLi (Núcleo de Pesquisas Linguísticas) do PPGAS / Museu Nacional - UFRJ, e ao Anaconda (Laboratório de Antropologia Movimentos Corpos Sentidos) do PPGAS / Museu Nacional - UFRJ. É musicista, multi-instrumentista e produtora musical independente: desenvolve trilhas sonoras para documentários, audiobooks, curtas e longa-metragens. Atua como Professora, em Nível Técnico, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Lino de Jesus
Nome em citações bibliográficas
LINO, A. P. J.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado em Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A substância das palavras floridas,
Orientador: Bruna Franchetto.
2015 - 2017
Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Palavra florida: Sobre cantos e viagens entre os mazatecos de Oaxaca, México,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Bruna Franchetto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cantos; Índios mazatecos; María Sabina; Psilocybe; México; Oaxaca.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia.
2013
Graduação em andamento em Letras.
Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, IEL, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Linguística.
Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, IEL, Brasil.
Título: Soroche e alguns tabus: Análise de narrativas mitológicas do vale do rio Mantaro.
Orientador: Prof. Dr. Angel Humberto Corbera Mori.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Geografia - Habilitação em Climatologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cândido Portinari Integral, SP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Semiótica, Cultura Popular: Criação/Resignificação. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Intercâmbio Acadêmico. (Carga horária: 600h).
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2010 - 2010
Intercambio Académico. (Carga horária: 347h).
pontificia Católica del Peru, PUCP, Peru.
2008 - 2008
GEOGRAFIA ? COM HABILITAÇÃO EM CLIMATOLOGIA (DIUR).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Español como Segunda Lengua (Curso Intensivo). (Carga horária: 20h).
International Bureau of Language ? IBL (Buenos Aires), IBL, Argentina.
2005 - 2005
Curso Técnico de Informática.
Colégio Politec, COLPOL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos, CEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora - Grupo de Estudos de Quéchua, Carga horária: 2


Instituto de Artes Anna Barbosa, IAAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Música - Percussão e Violão, Carga horária: 12


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Apoio Didático - Monitoria, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sob a orientação da Profª. Drª. Sheila Elias de Oliveira, a aluna foi bolsista do Programa de Apoio Didático, devendo fazer monitoria das aulas de Semântica e Pragmática às turmas de Linguística e Fonoaudiologia.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Apoio Didático - Monitoria, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui contemplada com a bolsa regular do Programa de Apoio Didático oferecido pela Unicamp, sob a orientação da Prof. Dr. Anna Christina Bentes da Silva. Disciplina: "Linguagem: Dimensões históricas e sociais" (HL236A). Duração: 2º semestre de 2012. Como monitora, desenvolvi as seguintes atividades: elaboração e análise de corpora; apresentação de seminários; orientação de transcrição em dois dos módulos do curso: sociolinguística e línguas indígenas; elaboração de monografias, resumos, resenhas, fichamentos, ensaios etc.: fiquei responsável pela elaboração de alguns resumos e fichamentos de conteúdos de três módulos de forma a auxiliar na construção de um conhecimento consolidado sobre esse campo de estudos interdisciplinar.


Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, IEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC-Unicamp (CNPQ), Carga horária: 15
Outras informações
Fui contemplada com a bolsa regular do Programa de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC ? CNPq, sob a orientação da Prof. Dr. Anna Christina Bentes da Silva, com o trabalho de nome ?Mulheres do Vale do rio Mantaro: Lugares para se pensar o feminino simbólico na cultura andina?. Este trabalho foi, posteriormente, premiado por Mérito Científico, após a apresentação do pôster no XX Congresso PIBIC ? CNPq em 2012.


Reprolatina Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva, REPROLATINA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editorial, sites, revisão de textos, Carga horária: 12


Centro Acadêmico da Linguagem - IEL, Unicamp, CAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 4
Outras informações
EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA GREGA: Aulas eventuais e monitoria em função do curso de Língua Grega Clássica, realizada regularmente no próprio espaço universitário. Experiência na elaboração de materiais que facilitem o aprendizado do Grego Clássico.


Particular, CASA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: Licença para aulas eventuais e monitoria em função do curso intensivo de Língua Espanhola. Experiência na elaboração de apostilas de Espanhol.


Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Outras informações
Professora em nível técnico na ETEC Carlos de Campos (Brás, São Paulo). Componente curricular: Linguagem Trabalho e Tecnologia (LTT). Turmas: Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Modelagem do Vestuário.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Soroche e alguns tabus: Análise de narrativas mitológicas do vale do rio Mantaro
Descrição: Estudo monográfico que promove uma investigação em um nível linguístico-discursivo, de como alguns fenômenos-mágicos e fenômenos-tabus podem ser significados no espaço da narrativa de uma curandeira e como os fatores, integrados à cosmovisão andina, manifestam-se na prática do parentesco e da sexualidade. O estudo tem como cenário a comunidade de Hualhuas, localizada no Vale do Rio Mantaro nos Andes Centrais peruanos, e como constituintes do corpus de análise, dados oriundos de gravações feitas e de anotações de campo. Procedentes de um semestre de intercâmbio acadêmico regularizado pela Unicamp à Pontificia Universidad Católica del Perú, estes dados servem de base para aplicação de um arcabouço teórico. Os efeitos da circulação dos signos no interior da matriz simbólica andina serão tratados através de um método comparativista que relaciona o momento pré-hispânico, ao colonial e ao contemporâneo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Lino de Jesus - Coordenador.
2011 - 2012
Mulheres do Vale do Rio Mantaro: Lugares para se pensar o Feminino Simbólico na Cultura Andina
Descrição: Projeto que tem como objetivo promover uma investigação em um nível dis-cursivo, de como o feminino é significado na/pela mulher andina, entre as mulheres hualhuínas em relação às mulheres imigrantes que se estabeleceram na comunidade Hualhuas, localizada no Vale do Rio Mantaro nos Andes Centrais peruanos, através de dados oriundos de entrevistas e de um arca-bouço teórico. Projeto que trata de instâncias ontológicas que são responsáveis pela produção de duas imagens: a que se organiza em torno do feminino e de sua fuga simbólica. O intento geral será construir um trabalho comparativo entre obtido no estudo etnográfico já registrado na comunidade de Hualhuas, no Peru, e os estudos a serem desenvolvidos em outras comunidades indígenas da América do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Lino de Jesus - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Associação de Poupança e Empréstimo Poupex - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística (antropológica).
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística do Discurso.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Quichua
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Grego
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Aimara
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Lola Álvarez Bravo de Fotografia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ).
2014
"Vem de lá do Céu" - Festival de Vídeo "Família em Ação.Doc", Programa Escola da Família (PEF), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, CETEC e CGEB.
2012
Prêmio de Mérito Científico na categoria, XX Congresso PIBIC - CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LINO, A. P. J.. 'Un sueño ácido': A visita daqueles que se adiantaram. In: Seminário dos Alunos do PPGAS-MN / UFRJ, 2016, Rio de Janeiro. Seminário dos Alunos do PPGAS-MN / UFRJ. Rio de Janeiro: Anais do Seminário dos Alunos do PPGAS-MN / UFRJ, 2016.

2.
LINO, A. P. J.. Huautla de Jiménez e as vozes de María Sabina: uma etnopoética pela cura em um espaço afeito ao som. In: Seminário dos Alunos do PPGAS / Museu Nacional (UFRJ), 2015, Rio de Janeiro. Seminário dos Alunos do PPGAS / Museu Nacional - UFRJ. Rio de Janeiro: Seminário dos Alunos do PPGAS/MN - UFRJ, 2015. p. http://seminari.

Apresentações de Trabalho
1.
LINO, A. P. J.. María Sabina, un chisme internacional: sobre a palavra-fofoqueira na Serra Mazateca de Oaxaca, México. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LINO, A. P. J.. Mulheres do Vale do Rio Mantaro: Lugares para se pensar o feminino simbólico na cultura andina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LINO, A. P. J.. Mujeres del Valle del Río Mantaro: Lugares para pensarse el femenino simbólico en la cultura andina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LINO, A. P. J.. Mal aire, de los Andes Centrales a Mesoamérica: Relaciones entre enfermedad y cura, identidad y alteridad. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LINO, A. P. J.. Mulheres do Vale do Rio Mantaro: Lugares para se pensar o feminino simbólico na cultura andina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LINO, A. P. J.. Soroche e alguns tabus: Análise de narrativas mitológicas do vale do rio Mantaro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LINO, A. P. J.. Daquilo que me sexualiza: pensando a diversidade sexual na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LINO, A. P. J.. Mulheres do Vale do Rio Mantaro: Lugares para se pensar o feminino simbólico na cultura andina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LINO, A. P. J.. Salsa Cubana. 2007. Coreográfica.

2.
LINO, A. P. J.. Marinera Norteña. 2007. Coreográfica.

3.
LINO, A. P. J.. Danza Sevillana. 2007. Coreográfica.

Música
1.
PIDORI, S. ; NOVOA, A. ; LINO, A. P. J. ; CELESTINO, A. . Un cuadro para Yoselin. 2018. Trilha Sonora.

2.
LINO, A. P. J.. Fecunda-ação. 2015. Composição (estréia).

3.
LINO, A. P. J.. A eficácia do mundo. 2015. Composição (estréia).

4.
LINO, A. P. J.; MURIEL, N. ; MAGALHAES, L. . Semana Argentina - Ipê Clube | São Paulo. 2014. Interpretação.

5.
LINO, A. P. J.. Huancayo de Colores - Imagens do Vale do Rio Mantaro - Peru. 2011. Composição (estréia).

6.
LINO, A. P. J.; André Lino ; CABREIRA, A. R. ; OLIVEIRA, M. V. ; Karina Sá ; JESUS, J. L. ; JESUS, S. C. T. L. ; MAZON, Gabriel . Marias Em-Canto. 2011. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
LINO, A. P. J.. Palavra florida em movimento: Acesso a um mundo-outro na Serra Mazateca de Oaxaca, México. 2017. Fotografia.

2.
LINO, A. P. J.. Palavra Florida em movimento: Acesso a um mundo-outro na Serra Mazateca de Oaxaca, México. 2017. Fotografia.

3.
LINO, A. P. J.; JESUS, S. C. T. L. ; André Lino ; JESUS, J. L. . 'Vem de lá do céu'. 2014. Vídeo.

4.
LINO, A. P. J.. Warmi Puquio - Um olhar sobre o feminino nos Andes Centrais peruanos. 2011. Fotografia.

5.
LINO, A. P. J.. Warmi Puquio - Um olhar sobre o feminino nos Andes Centrais peruanos. 2011. Fotografia.

6.
LINO, A. P. J.. Huancayo de colores: Imagens do Vale do rio Mantaro - Peru. 2011. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LINO, A. P. J.; CABREIRA, A. R. ; André Lino ; Karina Sá ; JESUS, J. L. ; JESUS, S. C. T. L. ; OLIVEIRA, M. V. ; MONTEIRO, Robson Rodriguez . Warmi Puquio - Abertura de exposição com o Grupo Artístico AJA. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Multidisciplinar: Estudos Andinos no Brasil.Matrimônio costumbrista e as metáforas do feminino: entre a dádiva e o poder. 2014. (Seminário).

2.
X Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. 2013. (Congresso).

3.
(APEOESP) Educar para a diversidade: conviver com a diversidade faz a diferença.Daquilo que me sexualiza: pensando a diversidade sexual na escola. 2012. (Encontro).

4.
II Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação. 2012. (Simpósio).

5.
Seminário Permanente de História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes (9º ano/2012) - CEMA/USP.Estudo sobre os Andes. 2012. (Seminário).

6.
VII Colóquio - CEMA/USP.Soroche e alguns tabus: Análise de narrativas mitológicas do vale do rio Mantaro. 2012. (Encontro).

7.
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Mulheres do Vale do Rio Mantaro: Lugares para se pensar o Feminino Simbólico na Cultura Andina. 2012. (Congresso).

8.
Dinâmicas Afro-Latinas, Língua(s) e História(s). 2011. (Simpósio).

9.
I Simpósio: Dinâmicas Afro-Latinas: Línguas e Histórias. 2011. (Simpósio).

10.
SELFAM e SEPFAM (Semana de Estudos da Linguagem e Semana de Estudos da Pedagogia na Faculdade de Americana).Mulheres do Vale do Rio Mantaro: lugares para se pensar o feminino simbólico na cultura andina. 2011. (Oficina).

11.
SELFAM e SEPFAM (Semana de Estudos da Linguagem e Semana de Estudos da Pedagogia na Faculdade de Americana).Mulheres do Vale do Rio Mantaro: lugares para se pensar o feminino simbólico na cultura andina. 2011. (Encontro).

12.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL ? DISCURSO SOBRE A LÍNGUA (Carga horária: 15 horas). 2011. (Seminário).

13.
Tecnologias da Informação (TI) para meninas (Carga horária: 21 horas).Apresentação teatral / Apresentação de propostas. 2011. (Encontro).

14.
MESA DE MUJERES PARLAMENTARIAS PERUANAS (Carga horária: 5 horas). 2010. (Seminário).

15.
EPEL 2009 ? ENCONTRO PAULISTA DE ESTUD. DE LETRAS (Carga horária: 90 horas).Discussões de pautas. 2009. (Encontro).

16.
PRÉ-ENUDS (ENC. NAC. UNIV. DE DIVESIDADE SEXUAL) (Carga horária: 72 horas).Planificação do Encontro. 2009. (Encontro).

17.
FÓRUM PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO (Carga horária: 8 horas). 2008. (Outra).

18.
II SEMINÁRIO DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES (SHIAM) (Carga horária: 30 horas). 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LINO, A. P. J.; CABREIRA, A. R. ; JESUS, J. L. ; JESUS, S. C. T. L. ; André Lino ; Karina Sá ; MONTEIRO, Robson Rodriguez ; OLIVEIRA, M. V. . Warmi Puquio - Um olhar sobre o feminino nos Andes Centrais peruanos / Apresentação Grupo Artístico e Musical AJA. 2011. (Exposição).

2.
LINO, A. P. J.. Warmi Puquio: Um olhar sobre o feminino nos Andes Centrais peruanos. 2011. (Exposição).

3.
LINO, A. P. J.. Huancayo de Colores. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LINO, A. P. J.. Warmi Puquio: Um olhar sobre o feminino nos Andes Centrais peruanos. 2011. (Exposição).

2.
LINO, A. P. J.. Huancayo de Colores. 2011. (Exposição).


Musica
1.
LINO, A. P. J.. Fecunda-ação. 2015. Composição (estréia).

1.
LINO, A. P. J.. A eficácia do mundo. 2015. Composição (estréia).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:48:12