Wagner Moreira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5887461642086146
  • Última atualização do currículo em 24/12/2017


É licenciado em Física pelo IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2011). Possui dois anos de trabalhos desenvolvidos em iniciação científica nesta mesma instituição (2009/2010) em História da Ciência. Concluiu o mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática na Universidade Federal do ABC (2015). Atua como professor de Física na rede particular de Ensino em São Paulo e Guarulhos nos níveis Fundamental, Médio e Superior há mais de 8 anos. Desenvolve pesquisas empíricas na sala de aula, tendo publicações na área do Ensino de Ciência com ênfase em Divulgação Científica, principalmente nos seguintes temas: Conceito de Calor, Campo Elétrico, Física de Partículas e Debates Acadêmicos sobre Física Contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wagner Moreira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, W. M.;SILVA, WAGNER MOREIRA DA

Endereço


Endereço Profissional
SESI - Centro Educacional Nº 069 - Vila Espanhola, Serviço Social da Indústria - SESI SP.
Praça Santíssima Trindade, S/Nº
Casa Verde Alta, São Paulo - SP, 02543-180
09210580 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 22362556
URL da Homepage: http://www.sesisp.org.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: A Construção de Debates com Textos de Divulgação Científica: Discursos sobre a Física Contemporânea no Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marcelo Zanotello.
Palavras-chave: Divulgação Científica; Argumentação; Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em Física.
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.




Atuação Profissional



Organização Brasileira de Ensino, Estudos e Cultura Ltda, ORBEEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico de Ciências, Carga horária: 10
Outras informações
Atuava com a elaboração de cronogramas de aulas, contratação e avaliação de professores, organização e avaliação de cronogramas de estágio, controle da emissão de provas e materiais didáticos.

Atividades

04/2013 - 06/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Delta, .


Ato Instituto, ATO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
Outras informações
Fundado e mantido pela iniciativa privada, o Instituto Ato vêm, desde 1999, promovendo a formação educacional, cultural e psicológica de crianças de baixa renda da Zona Leste da cidade de São Paulo. Atualmente atende mais de 170 crianças do berçário ao ensino fundamental. O atendimento é estendido à comunidade e pais de alunos através de assistência psicológica, cursos profissionalizantes e atividades de inclusão social.

Atividades

01/2011 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física Geral

Catavento Cultural e Educacional, CATAVENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 30
Outras informações
Museu de ciência voltado ao trabalho com experimentações e montagens didáticas.


RUMO VESTIBULARES LTDA, RUMO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de física, Carga horária: 16
Outras informações
Aulas de reforço para o Ensino Fundamental II e plantão de dúvidas para o Ensino Médio. Sistema de Ensino: Livro Didático Saraiva

Atividades

01/2014 - 01/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física Geral

SESI - Centro Educacional Nº 069 - Vila Espanhola, SESI CE069, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de Física e Robótica para o Ensino Médio no SESI. O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) tem uma das maiores redes de ensino particular, composta por 167 escolas, presentes em 112 municípios do Estado.

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Serviço Social da Indústria - SESI SP, .

01/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física Geral
Robótica

Colégio Canadá, CANADA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsa de Estudo Institucional, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 6
Outras informações
A seleção dos bolsistas foi realizada a partir da análise de Currículo Lattes, desempenho nas disciplinas e realização de atividades acadêmicas após o ingresso no mestrado. A monitoria foi realizada por 2 quadrimestres consecutivos no próprio Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC sob orientação do professor Marcelo Zanotello na disciplina de "Análise do discurso das ciências? e com a professor Patrícia Velasco com os trabalho com o grupo de estudos sobre ?Ensino de Argumentação Lógica e Ciências?.



Linhas de pesquisa


1.
Linguagens e Ensino de Ciências

Objetivo: Estudar os papéis de diferentes linguagens (verbal, escrita, imagética, icônica e matemática) na produção de conhecimentos científicos e na atribuição de significados pelos sujeitos; a sala de aula como contexto de investigação de discursos e da construção social do conhecimento; o referencial da análise de discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: análise de discurso; linguagens; leitura.
2.
Ensino de Argumentação Lógica e Ciências

Objetivo: Pensar e articular conteúdos e metodologias de Argumentação Lógica e Filosofia da Ciência para a Educação Básica e, eventualmente, para a Educação Superior. Pretende-se investigar e discutir os fundamentos lógicos e epistemológicos do conhecimento científico e suas consequências no âmbito do ensino de Filosofia e Ciências, bem como o desenvolvimento de sugestões de aulas, atividades e materiais didáticos. : Lógica; Argumentação; Ciência; Filosofia da Ciência..
Palavras-chave: Lógica Informal; Argumentação; Ensino de Ciências; Filosofia da Ciência.


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Fronteiras da Física em Debate: Divulgação Científica e Argumentação em Sala de Aula.
Descrição: O acelerado avanço científico e tecnológico na sociedade atual e as formas pelas quais a ciência é difundida têm levado diversos pesquisadores na área do Ensino de Física a proporem novos métodos didáticos que favoreçam uma aproximação dos alunos aos conhecimentos desenvolvidos pela Ciência Contemporânea. Na perspectiva deste projeto, o professor é considerado não apenas como um educador no ensino formal, mas também como um divulgador dessa Ciência, do qual se espera ser capaz de mediar discussões e traduzir diferentes leituras de seu próprio tempo. Objetiva-se a elaboração de uma sequência didática que possibilite um estudo qualitativo sobre a argumentação oral de um grupo de alunos do Ensino Médio, faixa etária de quatorze a dezesseis anos, no desenvolvimento de um debate em sala de aula, tendo como eixo condutor um tópico da chamada Física Contemporânea. A escola onde o debate será realizado localiza-se na Zona Norte da cidade de São Paulo. Além dos recursos de áudio e vídeo para registro das atividades, a metodologia para coleta de dados contará ainda com as notas de campo do pesquisador, que fará o acompanhamento de todo o planejamento que antecede o debate: (1) Seleção do conteúdo efetuado pelo professor da turma; (2) Elaboração de material, em conjunto com o professor, que será disponibilizado aos estudantes e (3) Desenvolvimento da unidade didática em sala de aula. As questões norteadoras são as seguintes: Como seria possível realizar a inserção de textos de divulgação científica na sala de aula, articulando-os com os conteúdos programáticos da Física no ensino médio? Em que aspectos a promoção de debates pode auxiliar no desenvolvimento da capacidade argumentativa e na aprendizagem dos estudantes? Que sentidos estudantes e professores construiriam a partir desse tipo de trabalho, tanto em relação aos textos de divulgação lidos e discutidos quanto às interações em sala de aula?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Wagner Moreira da Silva - Coordenador / marcelo zanotello - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Argumentação Lógica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Divulgação Científica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Ciência.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, W. M.2017SILVA, W. M.; ZANOTELLO, M. . Discursos sobre Física Contemporânea no Ensino Médio a partir da Leitura de Textos de Divulgação Científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 45-74, 2017.

2.
SILVA, WAGNER MOREIRA DA2016 SILVA, WAGNER MOREIRA DA; VELASCO, PATRÍCIA DEL NERO ; ZANOTELLO, MARCELO . O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 99-127, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, W. M.. Série ?Desafios da Física? é usada em pesquisa com alunos do ensino médio. CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS, 17 out. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, W. M.; BARROS, Leandro de ; NERO, P. V. . Campeonato de Debate: A Prática do Diálogo Argumentativo em Sala de Aula. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. O que pode a escola hoje em nossa América?, 2014.

2.
SILVA, W. M.; SCHMIEDECKE, W. G. . Velocidade Da Luz, Neutrinos E Paradoxos: Uma Sequência Didática Para O Ensino De Física. In: Seminário nacional de história da Ciência e da Tecnologia, 2012, São Paulo. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, W. M.; ZANOTELLO, M. . O DEBATE CIENTÍFICO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, W. M.; ZANOTELLO, M. . A CORRIDA ESPACIAL EM DEBATE: UMA ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, W. M.; SCHMIEDECKE, W. G. . O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO EM DEBATE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA APOIADO PELA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHMIEDECKE, W. G. ; SILVA, W. M. ; Campos, M. P. . A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA COMPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: POSSIBILIDADES TRABALHADAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, W. M.; SCHMIEDECKE, W. G. . AS MÁQUINAS TÉRMICAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO SÉCULO XVIII ? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, W. M.. Fizencadeando. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdos Didático sobre Física Geral).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Velocidade Da Luz, Neutrinos E Paradoxos: Uma Sequência Didática Para O Ensino De Física.. 2012. (Seminário).

2.
IV Encontro IFUSP-Escola. 2012. (Encontro).

3.
V Congresso Anglo de Educadores. 2012. (Congresso).

4.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF 2012.O Conceito De Campo Elétrico Em Debate: Possibilidades Para O Ensino De Física Apoiado Pela História Da Ciência.. 2012. (Encontro).

5.
XXXV Congresso Paulo Leal Ferreira de Física.. 2012. (Congresso).

6.
II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. As Maquinas Térmicas e as Transformações sociais do século XVIII. 2011. (Congresso).

7.
III Encontro IFUSP-Escola. 2011. (Encontro).

8.
II USP Conference on Nanotechnology. 2011. (Congresso).

9.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.AS MÁQUINAS TÉRMICAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO SÉCULO XVIII ? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2011. (Encontro).

10.
XIX SNEF- Simpósio Nacional de Ensino de Física.A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA COMPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: POSSIBILIDADES TRABALHADAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, W. M.; BARROS, Leandro de . I Campeonato de Debates UFABC (Ensino Médio). 2015. .



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, W. M.2017SILVA, W. M.; ZANOTELLO, M. . Discursos sobre Física Contemporânea no Ensino Médio a partir da Leitura de Textos de Divulgação Científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 45-74, 2017.

2.
SILVA, WAGNER MOREIRA DA2016 SILVA, WAGNER MOREIRA DA; VELASCO, PATRÍCIA DEL NERO ; ZANOTELLO, MARCELO . O DEBATE NA PERSPECTIVA DA LÓGICA INFORMAL: UMA ABORDAGEM PARA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 99-127, 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, W. M.; BARROS, Leandro de . I Campeonato de Debates UFABC (Ensino Médio). 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:33:49