Sônya Mayara Araújo de Sá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1660621907860752
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Especialista em Libras - Língua Brasileira de Sinais: Educação Especial, pela Faculdade São Luiz de França (2013). Formada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB (2013). Graduanda em Licenciatura em Letras-Libras, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (Atual). Docente da Faculdade Sete de Setembro (FASETE) e Professora de Libras do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) - Santa Brígida/BA. Possui experiência na área de interpretação em Libras. Seus estudos voltados para as questões relacionadas a pessoa Surda, principalmente nos processos de aquisição do conhecimento, desses sujeitos, nos espaços escolares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sônya Mayara Araújo de Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, S. M. A.


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Formação de Professores Letras-Libras. (Carga Horária: 420h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Tradução e Interpretação em Libras.
Faculdade Jardins, FARJAR, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras: Ed. Especial. (Carga Horária: 400h).
Faculdade São Luis de França, FSLF, Brasil.
Título: O Processo de Inclusão Escolar na Vida Educacional dos Surdos.
Orientador: Érica Regina Araújo Silva.
2017
Graduação em andamento em Letras-Libras.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Limites e Possibilidades na Inserção de Estudantes Surdos em Salas de Aula de Maioria Ouvinte.
Orientador: Eunice Maria da Silva.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Estadual Carlina Barbosa de Deus, COLÉGIO CARLINA, Brasil.




Formação Complementar


2013
Escrita de Sinais.
Escrita de Sinais, ES, Brasil.
2018 - 2018
A Música na Libras: técnicas de interpretação Intersemiótica. (Carga horária: 30h).
Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras, FTIL, Brasil.
2017 - 2017
Alfabetização de Surdos. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2017 - 2017
Dinâmica e Prática em Sala de Aula. (Carga horária: 40h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2017 - 2017
Ética. (Carga horária: 60h).
Veduca, VEDUCA, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Expressão Facil e Corporal com Foco na Interpretação da Libras. (Carga horária: 15h).
Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras, FTIL, Brasil.
2016 - 2016
Oficina: Classificadores, Metáforas e Expressão Facial. (Carga horária: 10h).
Associação dos Surdos de Lauro de Freitas-BA, ASLF, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras (Ftil). (Carga horária: 252h).
Faculdade Pio Décimo - Campus I, AECPD, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Extensão em Libras Avançado. (Carga horária: 120h).
Faculdade São Luís de França, FSLF, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso Intermediário em Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h).
Faculdade São Luís de França, FSLF, Brasil.
2008 - 2009
Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 160h).
ONG RAÍZES - CENTRO DE ESTUDOS, FORMAÇÃO, PESQUISA E ASSESSORIA PARA A CIDA, ONG RAÍZES, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Sete de Setembro - Matriz, FASETE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Componente Curricular: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Cursos Bacharelado em Enfermagem, Cursos de Licenciatura em Letras e Educação Física. Componente Curricular: Metodologia do Trabalho Científico Curso de Bacharelado em Biomedicina

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
6ª Congresso Interdisciplinar da Fasete (CONINFA)


Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado, NAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Especialista em Língua Brasileira de Sinais, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de projetos de cunho pedagógico, com a finalidade promover o ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS a comunidade surda como primeira língua e do português como segunda língua, bem como expandir o ensino da Libras aos professores da rede municipal e estadual do município de Santa Brígida - BA, que possuem alunos com Surdez. Facilitando a relação professor-aluno, em sala de aula.


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação como Intérprete de Libras do I Seminário Temático Integrado em Educação Especial. Temática: Atendimento Educacional Especializado ao Aluno com Surdez (Mesa Redonda) Promovido pelos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas; Pedagogia e Matemática (UNEB/Campus VIII)

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Carga horária: 8
Outras informações
Interpretação realizada no I Seminário de Pedagogia: os sentidos do fazer pedagógico na sociedade contemporânea.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Componente Curricular: Ensino da Língua Portuguesa Escrita para Alunos Surdos. Curso de Licenciatura em Pedagogia - Plataforma Freire - Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica PARFOR - Santa Brígida - BA.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora do GEMPEd, Carga horária: 12
Outras informações
O Grupo de Estudo em Metodologia da Pesquisa em educação (GEMPEd) constitui-se em um grupo vinculado ao Colegiado de Pedagogia do Departamento de Educação/Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia, tendo suas atividades iniciadas em maio de 2012; Com a finalidade de desenvolver o aprofundamento de estudos que viabilizem a realização de investigações, contribuindo com a formação de pesquisadores e a consequente qualificação da prática docente e pedagógica na área da Educação Básica. Coordenadora GEMPEd: MSc. Eunice Maria da Silva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensino em Avaliação em Educação, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Orientadora: Mestra Eunice Maria da Silva

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensino em TCC, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Docente Orientadora: MSc. Eunice Maria da Silva Semestre Acadêmico - 2011.2

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Ensino, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria de Ensino da Disciplina de Educação de Jovens e Adultos. Orientadora: Profa. Ma. Eunice Maria da Silva

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensino em Filosofia da Educação, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Docente orientadora: Ada Mônica Santos Brito

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como Colaboradora na Implantação do Laboratório Ludopedagógico na Universidade do Estado da Bahia/ Campus VIII.


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Ministrou as seguintes disciplinas: Ética, cidadania e o Mundo do trabalho (16h) Prática de Conversação e Tradução em Libras (62h), no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, nos municípios de Glória e Paulo Afonso - BA.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Disciplina Ministrada: Práticas de Comunicação e Interpretação da Libras CH da disciplina: 76


Colegio Estadual Carlina Barbosa de Deus, COLÉGIO CARLINA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntáriado, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Interprete das disciplinas de Informática e Teatro


Serviço Social do Comércio, SESC LER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Intérprete de Língua de Sinais, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação como Intérprete de Libras para o Processo seletivo da Escola Sesc de Ensino Médio - ESEM/2014, no mês de agosto.


Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Turor Presencial/Online, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Online e Presencial do Curso de Especialização em Libras (UAB - Polo: Paulo Afonso)



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
CONHECENDO O RIO SÃO FRANCISCO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA INOVADORA
Descrição: No Brasil, diferentes instituições realizam estudos com a ictiofauna do Rio São Francisco, o maior ecossistema aquático límnico inteiramente nacional, abordando aspectos variados e relevantes para que o entendimento da bioecologia, taxonomia e as interações entre comunidades nos diferentes ecossistemas sejam efetivados. Assim, considerando a grande diversidade faunística do Rio São Francisco e a crescente demanda por conhecimentos zoológicos como subsídio ao crescimento da biotecnologia e incentivo a elaboração de projetos de pesquisa que venham a impactar positivamente na qualidade da educação básica da Bahia, faz-se necessário à realização de eventos que promovam tanto a divulgação dos produtos gerados através das atividades de pesquisa, ensino e extensão, quanto possibilite estabelecer trocas de experiências e tecnologias entre as diferentes instituições do país. Uma das formas mais eficientes para estabelecer este intercâmbio científico, entre pesquisadores, alunos da educação básica, e agências de fomento, é a congregação da comunidade científica com as demais partes, a qual constitui-se uma das fontes geradoras de novas ideias devido ao fluxo de informações, resultando numa rápida e eficiente divulgação de novas tecnologias e descobertas que contribuirão para o melhor desenvolvimento da área. Neste sentido, estas características refletem ainda o objetivo primaz deste projeto: a disseminação da cultura da pesquisa, com a divulgação da ictiofauna do Rio São Francisco, e a inserção das escolas públicas baianas no processo de geração do conhecimento, promovendo a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, a partir do desenvolvimento de trabalhos colaborativos entre Instituições da Educação Superior e Unidades Escolares da Educação Básica, a exemplo do COLEÇÃO DE REFERÊNCIA DO RIO SÃO FRANCISCO - /UNEB-BA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sônya Mayara Araújo de Sá - Integrante / Eunice Maria da Silva - Coordenador / Adeita Pires Mendonça - Integrante / João Bosco Guerra - Integrante / Ana Cristina Florindo Mateus Rangel - Integrante / Ângela Raquel Morais - Integrante / Débora Ana Dória de Medeiros - Integrante / Dorival Pereira Oliveira - Integrante / Fabiana Luiza de França - Integrante / Gabriele Santos de Paula - Integrante / Fernanda Martins dos Santos - Integrante / Gerusia Cristina Ferreira de Carvalho - Integrante / Jackson Moreira Rangel - Integrante / João Bosco Guerra Lima - Integrante / Joseane de Matos Ribeiro - Integrante / Marcos Antônio Queiroz Pires - Integrante / Maria Amélia Lima dos Santos - Integrante / Ruy Albuquerque Tenório - Integrante / Silvia Helena Lima Schwamborn - Integrante / Tâmara de Almeida e Silva - Integrante / Wilker Carvalho dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2012
Moção de Reconhecimento pela efetiva contribuição presta à comissão de produção científica do curso de Pedagogia, Colegiado de Pedagogia - UNEB/Campus VIII.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SÁ, S. M. A.; SILVA, E. M. . A Inserção de Surdos em Sala de Aula de Maioria Ouvinte. In: Vinícius Silva Santos. (Org.). Olhares Interdisciplinares sobre a Pedagogia: Reflexões sobre a Produção do Conhecimento na Universidade. 1ed.Paulo Afonso - BA: Editora Oxente, 2016, v. , p. 205-236.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SÁ, S. M. A.. Na Vida Dez na Escola Zero. Rios - Revista Científica da Faculdade Sete de Setembro, Paulo Afonso, p. 170 - 172, 30 dez. 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, S. M. A.. Intérprete: ensinar, interpretar ou traduzir? Dilemas de uma profissão em desenvolvimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SÁ, S. M. A.. O papel do professor de surdos na sala multifuncional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SÁ, S. M. A.. A Língua de Sinais e a Luta por uma Sociedade Bilíngue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ, S. M. A.. Curso Básico II: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2017. .

2.
SÁ, S. M. A.; MAGALHÃES, E. G. . Curso Básico II: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2016. .

3.
SÁ, S. M. A.. Curso Básico de Libras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SÁ, S. M. A.. Libras: Língua Brasileira de Sinais. 2015. .

5.
SÁ, S. M. A.. Curso Básico I: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2015. .

6.
SÁ, S. M. A.. Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Formação de Professores do Munícipio de Sta. Brigida-BA. 2014. .

7.
SÁ, S. M. A.. Curso Básico em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2013. .

8.
SÁ, S. M. A.. Oficina de Libras - Língua Brasileira de Sinais -. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SÁ, S. M. A.. Curso Básico em Língua Brasileira de Sinais. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAVALCANTE, G. O.; RODRIGUES, E. C.; SÁ, S. M. A.. Participação em banca de Fátima Marques Almeida.Aquisição da Língua de Sinais tardia para jovem surdo: despertando do silêncio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ROSA, R. F. N.; SÁ, S. M. A.; MELO, R. R. S.. Participação em banca de Thaise Vieira de Freitas Rodrigues.Dificuldades Enfrentadas pelas Mulheres Durante o Processo da Amamentação: uma breve revisão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz.

3.
ALMEIDA NETO, T. P.; FELIX, K. C. S.; SÁ, S. M. A.. Participação em banca de Rangel Rocha de Souza Júnior.A Importância da Visita Pré-operatória do Enfermeiro ao Paciente Cirúrgico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz.

4.
BEZERRA, L. F. D.; SÁ, S. M. A.; MENEZES, F. M.. Participação em banca de Ataanderson Muriel Brito da Silva.A Assistência do Enfermeiro ao Idoso na Estratégia Saúde da Família.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz.

5.
SILVA, E. M.; SÁ, S. M. A.; RODRIGUES, E. C.. Participação em banca de ERONILZA PEREIRA TAVARES SILVA.A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO ? UM OLHAR A PARTIR DAS EXPERIENCIAS NO SESC LER PAULO AFONSO ? BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
CARVALHO, S. C. M.; SÁ, S. M. A.; ALMEIDA NETO, T. P.. Participação em banca de Marília Silva.A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO TRATAMENTO CLÍNICO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz.

7.
SILVA, E. M.; NASCIMENTO, E. L.; SÁ, S. M. A.. Participação em banca de Alexandra Batista Lima Feitosa.A Relação Professor-Aluno no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SILVA, E. M.; NASCIMENTO, E. L.; SÁ, S. M. A.. Participação em banca de Simone Paiva da Silva.Insucesso Escolar de Alunos do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SILVA, E. M.; RODRIGUES, E. C.; SÁ, S. M. A.. Participação em banca de Maria Santana Feitosa.A Música Como Recurso Pedagógico na Educação Infantil: um relato de experiência na Escola Sesc Ler Paulo Afonso - BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
VIEIRA, W. N.; OLIVEIRA, C. B.; SÁ, S. M. A.. Participação em banca de Daniela Garcês Dias.O Processo de Ensino-Aprendizagem da Leitura Literária na Formação dos Alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Turno Vespertino do Colégio Estadual Polivalente de Paulo Afonso - BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz.

11.
OLIVEIRA, A. C. S.; OLIVEIRA, C. B.; SÁ, S. M. A.. Participação em banca de Jaciara Moreira da Silva.O Processo de Ensino Aprendizagem de Libras do Indivíduo Surdo como Primeira Língua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep. 2017. (Outra).

2.
VII Congresso Interdisciplinar da Fasete (Coninfa). 2017. (Congresso).

3.
5º Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep. 2016. (Outra).

4.
I Seminário de Pedagogia: Os Sentidos do fazer Pedagógico na Sociedade Contemporânea. 2015. (Seminário).

5.
Semana da Pessoa com Deficiência: Atitude em Família.Libras: o pingo no "i" da inclusão. 2015. (Oficina).

6.
VII Festival Literário de Paulo Afonso - FLIPA.Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2015. (Oficina).

7.
VI Festival Literário de Paulo Afonso (FLIPA).Libras - Língua Brasileira de Sinais. 2014. (Oficina).

8.
5º CONINFA - Congresso Interdisciplinar da FASETE. 2013. (Congresso).

9.
Encontro Sobre Surdez no Sertão Alagoano.Intérprete de Libras: uma política em construção. 2013. (Encontro).

10.
Encontro Sobre Surdez no Sertão Alagoano. 2013. (Encontro).

11.
Encontro Sobre Surdez no Sertão Alagoano.Educação de Surdos no Sertão. 2013. (Encontro).

12.
IV FIPLA - Festival Literário de Paulo Afonso.Libras e suas Expressões Literárias. 2012. (Oficina).

13.
II Congresso Interdisciplinar da Faculdade Sete de Setembro - CONINFA. 2010. (Congresso).

14.
Seminário : Cultura Afro-brasileira e Indígena. 2010. (Seminário).

15.
XXII EBEPe - Encontro Bahiano de Estudantes de Pedagogia. 2010. (Encontro).

16.
4º Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso e da Pós- Jornada de Cinema da UNEB - Campus VIII. 2009. (Outra).

17.
I FLIPA - Festival Literário de Paulo Afonso. 2009. (Outra).

18.
VII EPEL - Encontro Pauloafonsino dos Estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

19.
Congresso de Professores e Superintendentes da Escola Bíblia Dominical. 2006. (Congresso).

20.
Seminário de Ferramentas Para Líderes. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁ, S. M. A.; REIS, G. B. . Banca de Avaliação Linguística em Libras. 2018. (Outro).

2.
ABREU, M. C. C. ; SÁ, S. M. A. . 22º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia de Paulo Afonso - EBEPe. 2010. (Outro).

3.
SILVA, R. C. ; CRUZ, C. M. F. ; SÁ, S. M. A. ; ABREU, M. C. C. . 4º Festival de Artes e Educação de Paulo Afonso e da Pós-Jornada de Cinema da UNEB - Campus VIII. 2009. (Festival).

4.
FERNANDES, F. M. S. ; SÁ, S. M. A. ; ABREU, M. C. C. . Seminário Temático: Direiros Humanos, Grupos Étinicos e Conflitos Territoriais. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Glécia Menezes de Souza. LIBRAS E CULTURA SURDAS: componentes de uma identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Sete de Setembro - Matriz. Orientador: Sônya Mayara Araújo de Sá.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SÁ, S. M. A.. Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Formação de Professores do Munícipio de Sta. Brigida-BA. 2014. .



Outras informações relevantes


Aprovação em Seleção Pública para Professor Substituto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ? Edital 019/2014. Concorrendo as disciplinas de Educação Inclusiva e Educação Especial com Ênfase em Libras.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 9:50:39