Kennya Souza Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5078983669380552
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Bacharel e Licenciada em História (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista CAPES. Vinculada ao Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf). Realiza pesquisas nas áreas de História da África e História Visual, com ênfase nos estudos sobre charges e caricaturas na África do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kennya Souza Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, K. S.;SANTOS, Kennya S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Caricaturando a África do Sul: dilemas e desafios em 20 anos de democracia (1994 - 2014),Orientador: Silvio Marcus de Souza Correa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: África do Sul; charge; democracia.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2014
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Os Impactos da Política Imperialista Britânica nas relações entre ingleses e bôeres durante A Guerra dos Bôeres através de caricaturas e representações da revista ilustrada Punch Magazine, entre (1881-1901).
Orientador: Sílvio Marcus de Souza Correa.




Formação Complementar


2017
Extensão universitária em Curso extracurricular de Françês. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Lutas das mulheres em Moçambique: entre o local e o global.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Leituras sobre o colonialismo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Leituras sobre o colonialismo. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
O Império português em movimento. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina, ANPUH/SC, Brasil.
2012 - 2012
Cultural Dynamics - American Society.
Long Island University, L.I.U., Estados Unidos.
2012 - 2012
American Government Politics and Social Issues.
Long Island University, L.I.U., Estados Unidos.
2009 - 2010
Curso Extra-Curricular de Inglês. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Bolsa Permanencia, Carga horária: 20
Outras informações
Vinculada a Pesquisa O mundo atlântico e a colonização alemã (1884-1919)

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Projeto UFSC 50 anos, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
As representações da África e dos africanos em caricaturas de revistas ilustradas da Europa e do Brasil (1884-1919)
Descrição: Trata-se de um projeto aprovado no Edital UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 14/2013. O estudo versa sobre as representações da África e dos africanos em caricaturas de revistas ilustradas da Europa e do Brasil. O período compreendido tem como marcos referenciais a Conferência de Berlim (1884/85) e o Tratado de Versalhes (1919). São analisadas a produção de caricaturas de várias revistas ilustradas nos principais centros metropolitanos (Londres, Paris, Lisboa e Berlim) envolvidos na Partilha da África e também de periódicos da imprensa brasileira, notadamente do Rio de Janeiro...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Kennya Souza Santos - Coordenador / Síilvio Marcus de Souza Correa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
O mundo atlântico e a colonização alemã (1884-1919)
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa abordar o "mundo atlântico" pelo viés da colonização alemã na África ocidental e no Brasil meridional. Trata-se de uma abordagem de história que visa conectar partes deste "mundo atlântico" em seu conjunto e numa época posterior ao tráfico de escravos africanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kennya Souza Santos - Coordenador / Ana Carolina Schveitzer - Integrante / Síilvio Marcus de Souza Correa - Integrante.
2009 - 2010
UFSC 50 Anos: Trajetórias e Desafios
Descrição: O projeto de pesquisa busca inicialmente realizar levantamento bibliográfico e documental sobre a história da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC de 1960-1990, estabelecendo as relações entre a Universidade e o contexto social, político e econômico nas diferentes décadas. Dessa forma buscamos perceber aspectos relacionados as políticas de acesso, aos projetos pedagógicos, o processo de constituição de seu quadro de pessoal, a criação dos cursos de graduação e pós-graduação e outros processos e suas relações com o contexto social, político e econômico. A expectativa é de realizar um pesquisa que apresente uma história distante de relatos laudatórios e hagiográficos . O projeto de criar uma Universidade em Santa Catarina, é um processo marcado por embates ente grupos com interesses diversos, perspectivas políticas e ideológicas diferenciadas. A proposta é abordar aspectos destes conflitos e destacar que esta instituição foi cirada, consolidade e desenvolvida não pela ação decisiva de poucos indivíduos, mas pelo trabalho de sucessivas gerações de professores, técnicos-adminsitrativos e estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
África em foco: aperfeiçoamento e difusão do conhecimento histórico
Descrição: O projeto de extensão ?África em foco: aperfeiçoamento e difusão do conhecimento histórico? tem por objetivo reunir num único projeto três atividades a ser desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf). O projeto África em foco visa promover o diálogo e a difusão do conhecimento acerca da história deste continente. A partir de quatro atividades (o Ciclo de cinema africano, a I Jornada de Estudos de História da África, o Curso de Leituras sobre o Colonialismo e Oficinas de História Visual da África) busca-se divulgar o conhecimento desenvolvidos na pesquisas acadêmicas junto a um público externo aos muros da universidade, como profissionais da área de ensino fundamental e médio e comunidade em geral. A integração das três atividades supracitadas tem por objetivos: a) divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de sua produção cinematográfica; b) possibilitar a propagação do conhecimento científico por meio de um grande evento que reúna pesquisadores, estudantes e demais interessados; c) auxiliar na formação complementar e aperfeiçoamento de professores e estudantes com o curso de leitura dirigida sobre a temática do colonialismo em África e oficinas de História Visual da África..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Kennya Souza Santos - Integrante / Síilvio Marcus de Souza Correa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África/Especialidade: África do Sul..
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Visual/Especialidade: Expressões gráficas de humor..


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Kennya S.. A UFSC sob o regime militar: do Centro de Estudos Básicos aos Movimentos Estudantis. In: NECKEL, Roselane. (Org.). UFSC 50 Anos: Trajetórias e Desafios. 1ed.Florianopolis: Ed. da UFSC, 2010, v. 1, p. 36-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Kennya S.. Xenofobia na África do Sul pós-apartheid: violência e o conceito de ubuntu pelo traço de Zapiro.. In: XIV Encontro Estadual de História da ANPUH-RS - Democracia, Liberdades e Utopias., 2018, Porto Alegre. Anais do XIV Encontro Estadual de História da ANPUH-RS. Porto Alegre: ANPUH-RS, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Kennya S.. Caricaturando a democratização da África do Sul. In: IV Conferência Internacional do Cento de Estudos Africanos, 2017, Maputo. LIVRO DE RESUMOS IV Conferência Internacional Do Conhecimento às Decisões: Desafio para Um Diálogo Social Permanente. Maputo: UEM, 2017. v. I. p. 59-59.

2.
SANTOS, Kennya S.. Caricaturando a democracia da África do Sul. In: XII Semana de História Política - UERJ, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em História - UERJ, 2017. p. 1-413.

3.
SANTOS, Kennya S.. PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA SANTA AFRO CATARINA. In: II Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, 2013, Florianópolis. Caderno Eletrônico de Resumos do Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Florianópolis, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, K. S.. África do Sul em torno do ano de 1968: Imprensa liberal e a luta anti-apartheid em charges.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, Kennya S.. Caricaturando a democratização da África do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, Kennya S.. Caricaturando a redemocratização da África do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, Kennya S.. 'As representações da África e dos africanos em caricaturas da revista ilustrada Punch Magazine.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Kennya S.; SILVA, A. A. . Patrimônio Cultural e História Local: Uma Experiência com o Programa Santa Afro Catarina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, Kennya S.; SILVA, A. A. . Patrimônio Cultural e História Local: Uma Experiência com o Programa Santa Afro Catarina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHIBELINSKI, D. ; SANTOS, Kennya S. . História Visual da África: África em caricaturas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, Kennya S.; Califano, Luigi ; Arauz, Walter Fernando da S. . V Semana de História. 2009. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1968 e o Sul global. História, memória e acervos.. 2018. (Seminário).

2.
África 68.África do Sul em torno do ano de 1968: Imprensa liberal e a luta anti-apartheid em charges.. 2018. (Outra).

3.
13º Mundos de mulheres & Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).

4.
Diálogos com Moçambique 42º Aniversário de Independência.. 2017. (Seminário).

5.
Histórias Possíveis Passagens. 2017. (Seminário).

6.
I Jornada de História e Linguagens.Caricaturando a redemocratização da África do Sul. 2017. (Outra).

7.
IV Conferência Internacional - Do conhecimento ás decisões: Desafio para um Diálogo Social Permanente. Caricaturando a democratização da África do Sul. 2017. (Congresso).

8.
Jornada de Estudos Africanos - ciência e letras em contexto colonial e pós-colonial. 2017. (Outra).

9.
POÉTICAS DIASPÓRICAS ?Lumières Noires: a história do pensamento negro contada pelos seus atores?. 2017. (Outra).

10.
POÉTICAS DIASPÓRICAS ?Negro: raça ou classe social? Nas trilhas de uma fronteirização histórica?. 2017. (Outra).

11.
I Jornada de Estudos em História da África.As representações da África e dos africanos em caricaturas de revistas ilustradas da Europa e do Brasil (1884-1919). 2016. (Outra).

12.
II Colóquio Cinema, Literatura e Materialismo Histórico. 2014. (Outra).

13.
XV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SC.As representações da África e dos africanos em caricaturas de revistas ilustradas da Europa e do Brasil (1884-1919). 2014. (Encontro).

14.
II Ciclo de Palestra do Laboratório de Estudos de História da África,. 2013. (Outra).

15.
II Simpósio ?Formação de Professores e Práticas Pedagógicas?.Patrimônio Cultural e História Local: Uma Experiência com o Programa Santa Afro Catarina. 2013. (Simpósio).

16.
IV Seminário de Estágios em História.Patrimônio Cultural e História Local: Uma Experiência com o Programa Santa Afro Catarina. 2013. (Seminário).

17.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos,. 2013. (Seminário).

18.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Historia - ENEH. 2010. (Encontro).

19.
Encontro Regional dos Estudantes de Historia - EREH. 2009. (Encontro).

20.
V Semana de Historia. 2009. (Outra).

21.
IV Semana de Historia. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORREA, S. M. S. ; SANTOS, Kennya S. . I Jornada de Estudos de História da África. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 24:45:38