Márcia Salomão de Castro-Caputo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3245939880489389
  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado com ênfase em Comportamento Motor em adultos e crianças. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ / MG). Graduação com estudos enfatizados em Desenvolvimento Motor em crianças. Tutora EaD no curso de Formação em Políticas Sociais: PELC e Vida Saudável do Ministério do Esporte em parceria com a UFMG. Membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Salomão de Castro-Caputo
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, M. S.;Márcia Salomão.;CAPUTO-CASTRO, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Márcio Mário Vieira.
Palavras-chave: Aprendizagem motora; Processamento de informação; Conhecimento de Resultados (CR); Frequência de Conhecimento de Resultados; Habilidade Motora.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.
2018
Graduação em andamento em Educação Física.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Estrutura espacial e material das escolas e possibilidades para o desenvolvimento motor: um estudo exploratório.
Orientador: Cláudio Manoel Ferreira Leite.




Formação Complementar


2017 - 2017
Capacitação do Curso Esporte, Lazer e Idosos do PELC. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação do Curso Dança e Lazer do PELC e VS. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação do Curso Esporte, Lazer e Povos tradicionais do PELC. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação do Curso Gestão de Espaços e Lazer do PELC. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação do Curso Esporte, Lazer e Adultos do PELC. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Atualização?Formação Técnico-Pedagógica para Tutores em EaD. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Workshop ?Estratégia e dicas para se escrever um artigo de alta qualidade?. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação de Tutores e Supervisores da EAD.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação do Curso As Ações do Esporte e Lazer no Contexto da EaD do PELC.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Curso Saúde Vocal para Professores. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES ? MG, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento sobre os produtos da Web of Science. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Clínica Internacional de Personal Training. (Carga horária: 40h).
Congresso Internacional de Sport, Fitness e Saúde, ENAF, Brasil.
2013 - 2013
Curso ?A História das Copas do Mundo?. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2013 - 2013
Oficina ?Pedagogia do Esporte com ênfase em jogos de invasão?. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2012 - 2012
Mini curso ?Semiótica das Paixões no Futebol Midiatizado?. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2011 - 2011
Oficina Pedagogia do Esporte e Iniciação Esportiva. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Iniciação à Orientação. (Carga horária: 20h).
Clube de Orientação Serra do Lenheiro, COSELE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EaD

Atividades

11/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física, Departamento de Esportes.

Cargo ou função
Comissão Organizadora do VII Seminário Mineiro de Comportamento Motor promovido pelo Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG..
11/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física, Departamento de Esportes.

Cargo ou função
Comissão Organizadora do VI Seminário Mineiro de Comportamento Motor realizado pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ? GEDAM da Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG..

Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria na unidade curricular Comportamento Motor no curso de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão Organizadora V Jogos Pedagógicos
Outras informações
Comissão Organizadora do V Jogos Pedagógicos da Universidade Federal de São João del-Rei.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do subprojeto de licenciatura em Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID da Universidade Federal de São João del-Rei.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica.

Atividades

10/2015 - 10/2015
Ensino, Educação Física Licenciatura - Integral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina ministrada com base nos princípios da Abordagem Desenvolvimentista no curso de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei.
10/2013 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Organização, auxílio, UFSJ, .

Cargo ou função
Árbitra no V Jogos Pedagógicos da Universidade Federal de São João del-Rei..
06/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, Participação em Mestrado no âmbito de Pós-Graduação em Psicologia pela UFSJ.

02/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto de Extensão da Universidade Federal de São João del-Rei: Exercitar para Tratar e Prevenir..

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, EEPTN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Educação Física para o Ensino Fundamental.


Escola Estadual Três Poderes, EETP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Educação Física para o Ensino Médio.



Linhas de pesquisa


1.
Participação na pesquisa de mestrado de Vanessa Conrado Montalvão Torres no âmbito de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei.


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças.
Descrição: A frequência no fornecimento de conhecimento de resultados (CR) vem sendo estudada como uma forma de favorecer o desempenho na aprendizagem de habilidades motoras, tanto em tarefas de demanda de força, espacial ou temporal. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é investigar o efeito da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças. Este estudo foi realizado em dois experimentos, sendo que no primeiro experimento foi investigado o efeito da frequência de CR na aquisição de uma habilidade motora em adultos e no segundo experimento este mesmo efeito foi investigado em crianças. Em ambos os experimentos uma tarefa com demanda temporal foi realizada no transporte manual de uma bola de tênis em uma sequência e tempo alvo pré-determinados, sendo o instrumento utilizado um aparelho de Controle de Tempo de Reação e Movimento (CTRM). Participaram dos experimentos 60 voluntários (30 adultos e 30 crianças) de ambos os sexos e inexperientes na tarefa. Em ambos os experimentos os voluntários foram divididos em três grupos com diferentes frequências de CR, tais como, 100%, 66% e 33% de CR, sendo que em cada grupo de cada experimento continha 10 voluntários. O estudo foi constituído pela fase de aquisição, contendo 30 tentativas com CR específico para cada grupo e com sequência e tempo alvo pré-determinados. Após 10 minutos da fase de aquisição foi realizado o teste de transferência que continha 10 tentativas sem CR, sendo que este apresentava sequência e tempo alvo diferentes da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado 24 horas após a fase de aquisição e continha 10 tentativas sem fornecimento de CR, neste teste a sequência e tempo alvo foram os mesmos da fase de aquisição. Os resultados mostraram que no primeiro experimento as frequências de 66 e 33 % apresentaram melhor desempenho, tanto na precisão quanto na consistência, em comparação com o grupo que recebeu 100% de CR. No segundo experimento os resultados mostraram que o grupo com frequência de 66% de CR apresentou melhor desempenho na precisão e na consistência quando comparado com os grupos que receberam 100 e 33% de CR. Em suma, conclui-se nos dois experimentos que adultos e crianças presentes nos grupos com frequência de CR reduzidas apresentam um bom desempenho na aquisição de uma habilidade motora, sendo que o desempenho dos grupos com frequências de 66 e 33% foi mais eficiente para adultos e o grupo com frequência de 66% de CR para crianças apresentou melhor desempeno quando ambos comparados com o grupo os grupos que receberam frequência de 100% de CR..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Márcia Salomão de Castro-Caputo - Coordenador / Márcio Mário Vieira - Integrante.
2011 - 2012
"De branco e preto o próprio coração" O Athletic Club e os primórdios do futebol em São João del-Rei, MG (1907-1916)
Descrição: O surgimento do Athletic Club insere-se nesse cenário, marcado por entusiasmo e incertezas quanto a estes novos hábitos e divertimentos que irão desencadear movimentos de criação de agremiações de natureza esportiva e recreativa, tais como o referido clube, os quais promoverão novas formas de sociabilidade na cidade de origem colonial. Pode-se inferir que sua fundação se caracteriza como um marco na instauração do ?habitus? esportivo e da introdução do futebol como prática esportiva na cidade de São João del-Rei, fazendo com que as configurações sociais, anteriormente pautados pelas festas religiosas, passassem a ter um caráter denominado de festa esportiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Márcia Salomão de Castro-Caputo - Coordenador / Kleber do Sacramento Adão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2010 - 2014
Estrutura espacial e material das escolas e possibilidades para o desenvolvimento motor: um estudo exploratório.
Descrição: O movimento é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, uma vez que é por meio de movimentos que os seres humanos relacionam entre si e com o meio onde se localizam. O desenvolvimento motor é um fenômeno que acontece durante toda a vida, tendo várias fases, e somente termina com a morte. Alguns fatores influenciam diretamente o desenvolvimento motor: as tarefas a serem realizadas, as particularidades biológicas do indivíduo, e o ambiente em que este se encontra. No que concerne o fator ambiente, especificamente, são observados vários ambientes em que as crianças atuam, dentre estes o de Educação Física Escolar com seus espaços e materiais. A quantidade e qualidade dos materiais disponíveis nas aulas de Educação Física irão determinar em larga extensão as possibilidades de atividades motoras a serem realizadas e consequentemente a contribuição para o desenvolvimento motor dos alunos. Partindo da relação entre o desenvolvimento motor da criança com o ambiente de Educação Física Escolar, o presente estudo teve como objetivo verificar a estrutura espacial e material disponibilizada para as aulas de Educação Física e analisar se estas são adequadas à realização de aulas que potencializem o desenvolvimento motor dos alunos. Quatro escolas da cidade de São João del-Rei/MG foram analisadas de acordo com: número de alunos e de professores por turma, a quantidade e característica dos espaços disponibilizados para as aulas de Educação Física, bem como a quantidade e variedade de materiais disponíveis para as aulas. Essa análise foi feita a partir de um checklist especificamente elaborado para esse fim. Após a análise foi determinada uma classificação geral da condição das escolas como Inviável, Fraca, Regular, Boa ou Excelente conforme as possibilidades espaciais e materiais para favorecer o desenvolvimento motor dos alunos. Os resultados mostraram que as escolas apresentam uma condição ?Regular?, em relação aos espaços, e ?Fraca? em relação aos materiais, sugerindo que, nestes aspectos as aulas de Educação Física não possibilitam potencializar o desenvolvimento motor dos alunos. Contudo, foi observada uma discrepância na classificação isolada de cada escola, o que aponta a necessidade de uma análise mais detalhada que considere as particularidades das escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Márcia Salomão de Castro-Caputo - Coordenador / Cláudio Manoel Ferreira Leite - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, C. L. A. ; CASTRO, M. S. ; UGRINOWITSCH, H. . Dificuldade da meta e percepção de competência na aquisição do saque do voleibol. In: IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte, 2016, Belo Horizonte. IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte. Rio de Janeiro: Revista de Educação Física, 2016. v. 85. p. 170-170.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, C. L. A. ; CASTRO, M. S. ; VIEIRA, M. M. ; SANTOS, B. R. ; UGRINOWISTCH, H. . Dificuldade da meta e percepção de competência na aquisição do saque do voleibol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO, M. S.; FERNANDES, L. A. ; JANUARIO, M. S. ; UGRINOWISTCH, H. ; BENDA, R. N. ; VIEIRA, M. M. . As diferentes extensões de conhecimento de resultados (CR) médio na aquisição de uma habilidade motora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERNANDES, L. A. ; CASTRO, M. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; JANUARIO, M. S. ; UGRINOWISTCH, H. ; BENDA, R. N. ; VIEIRA, M. M. . O efeito de diferentes faixas de amplitude de conhecimento de resultado (CR) na aquisição de uma habilidade motora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, M. S.; ADAO, K. S. . ?De Branco e Preto o próprio coração': o Athletic Club e os primórdios do futebol em São João del-Rei (1907 ? 1916). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTRO, M. S.; ADAO, K. S. . ?De Branco e Preto o próprio coração?: O Athletic Club e os primórdios do futebol em São João del-Rei ? MG (1907 ? 1916). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Márcia Salomão.. Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física Escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Formação da Equipe dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável.Formação da Equipe do PELC e VS. 2017. (Encontro).

2.
I Colóquio interno do GEDAM. 2016. (Outra).

3.
Seminário de Avaliação do Curso de Educação à Distância ? EAD de Formação em Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável (VS). 2015. (Seminário).

4.
VII Seminário Mineiro de Comportamento Motor na UFMG. 2015. (Seminário).

5.
Workshop ?Estratégia e dicas para se escrever um artigo de alta qualidade? promovido pela Editage na UFMG. 2015. (Outra).

6.
IV Workshop on Exercise and Autonomic Regulation na UFMG. 2014. (Outra).

7.
VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. As diferentes extensões de conhecimento de resultados (CR) médio na aquisição de uma habilidade motora. 2014. (Congresso).

8.
VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. O efeito de diferentes faixas de amplitude de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. 2014. (Congresso).

9.
V Workshop on Exercise and Autonomic Regulation na UFMG. 2014. (Outra).

10.
I Encontro Internacional de Motricidade Humana na UFSJ. 2013. (Encontro).

11.
Seminário As práticas Pedagógicas e o Estágio Supervisionado na UFSJ. 2013. (Seminário).

12.
VI Seminário Mineiro de Comportamento Motor na UFMG. 2013. (Seminário).

13.
V Jogos Pedagógicos da UFSJ. 2013. (Outra).

14.
XVIII CONBRACE e V CONICE. 2013. (Congresso).

15.
XX Seminário de Iniciação Científica.De Branco e Preto o próprio coração: o Athletic Club e os primórdios do futebol em São João del-Rei (1907 ? 1916).. 2013. (Seminário).

16.
IV Encontro Nacional do Observatório da Mídia Esportiva ? ENOME. 2012. (Encontro).

17.
Jogos Pedagógicos ? 4ª edição da UFSJ. 2012. (Outra).

18.
Visita técnica à Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação em Belo Horizonte/MG.. 2012. (Outra).

19.
XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. ?DE BRANCO E PRETO O PRÓPRIO CORAÇÃO? O ATHLETIC CLUB E OS PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL EM SÃO JOÃO DEL-REI ? MG (1907 ? 1916). 2012. (Congresso).

20.
II Encontro de Educação Física Escolar da UFSJ. 2011. (Encontro).

21.
IX Olimpíada Regional das APAEs do Campo das Vertentes realizado em São João del-Rei.. Auxiliar na parte organizacional.. 2011. (Olimpíada).

22.
Jogos Pedagógicos ? 3ª edição da UFSJ. 2011. (Outra).

23.
Seminário Futebol nas Gerais realizado na UFMG. 2011. (Seminário).

24.
V Seminário de Saúde e Educação: Onde há Obra, não há Loucura realizado na UFSJ. 2011. (Seminário).

25.
I Simpósio de Fisiologia Geral do Curso de Ciências Biológicas da UFSJ. 2010. (Simpósio).

26.
Jogos Pedagógicos - 2ª edição da UFSJ. 2010. (Outra).

27.
Palestra ?Educação Física, mídias e comunicação? ministrada pelo professor Laércio Elias Pereira na UFSJ. 2010. (Outra).

28.
Seminário UFSJ Sem Barreiras: Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação e no Trabalho promovido pela UFSJ. 2010. (Seminário).

29.
V Encontro de Psicologia e II Encontro Regional da ABRAPSO da da UFSJ. 2010. (Encontro).

30.
XIII SEMAPE. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, M. S.. VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2014. (Congresso).

2.
CASTRO, M. S.. VI Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2013. (Outro).

3.
SADI, R. S. ; CASTRO, M. S. ; entre outros . V Jogos Pedagógicos. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


- Participação/Colaboradora no PROJETO DE EXTENSÃO DA UFSJ: EXERCITAR PARA TRATAR E PREVENIR. Realizado: 2010.
- Participação na pesquisa O EFEITO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA E O DESEMPENHO COGNITIVO NA MATURIDADE, no âmbito da Pós-graduação de Vanessa Montalvão, orientada pela Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Cintra da UFSJ-MG. Realizado em 2012.
- Árbitra voluntária no XIII Jogos Internos Maristas e XIV Jogos Interinos Maristas realizados em São Vicente de Minas-MG, em Maio de 2012 e Junho de 2013.
- Bolsista do subprojeto de licenciatura em Educação Física do PIBID/UFSJ/CAPES.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 4:20:03