Iain David Mott

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5981318071840816
  • Última atualização do currículo em 09/03/2014


Artista sonoro inglês-australiano e professor adjunto no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) na área de voz e performance, ministrando a disciplina Voz em Performance. Possui doutorado pela University of Wollongong, Austrália (2010) intitulado Sound Installation and Self-listening e graduação, Bachelor of Science (BSc) em microbiologia, da University of Queensland (1986). Concluiu ainda Graduate Diploma in Music Technology (especialização em tecnologia da música contemporânea) na La Trobe University, Melbourne (1990). Foi Professor Visitante da UnB por quatro anos até 2012, no Departamento de Música, ministrando disciplinas como Elementos da Linguagem, Estética e História da Arte (ELEHA3), Acústica Musical 1, Teoria e Prática de Gravação 1 e Composição 1, 2, 3 e 7. Como artista, atua desde 1990 como especialista no campo da arte sonora, tecnologia musical e instalação. Realizou exposições na Austrália, Áustria, Espanha, China, Holanda e no Brasil. Participa como professor orientador da linha de pesquisa Audiocena, do Laboratório de Performance e Teatro do Vazio (LPTV), grupo de pesquisa e extensão do Instituto de Artes vinculado ao Decanato de Extensão (DEX) e ao Departamento de Artes Cênicas da UnB. Sua instalação mais recente, feito em colaboração com atriz Simone Reis, O Espelho, foi apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília, no segundo semestre de 2012 entre outros lugares. Seu projeto "Cerrado Ambisônico: Pesquisa acústica-espacial do cerrado sob a perspectiva das artes cênicas" foi deferido pela Chamada Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2013.

Maiores informações:
http://audiocena.com.br
www.reverberant.com/index_pt.htm (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iain David Mott
Nome em citações bibliográficas
MOTT, I. D.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Doutorado.
University of Wollongong.
Título: Sound Installation and Self-listening, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Gregory Schiemer.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1989 - 1990
Especialização em Graduate Diploma in Contemporary Music Technology.
La Trobe University, LATROBE, Austrália.
Título: Não aplicável.
1983 - 1986
Graduação em Bachelor of Science.
The University of Queensland, UQ, Austrália.




Formação Complementar


2011 - 2012
Técnica vocal e canto.
Professor Flávio de Moraes.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor do quadro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Artes Cênicas

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor Visitante Estrangeiro do Departamento de Música da UnB em processo de finalização de contrato.


The University of Melbourne, UNIMELB, Austrália.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: "The Australian Sound Design Project" patrocinado pelo Australian Research Council (ARC). Líder do grupo: Dra. Ros Bandt. Mais informações: www.sounddesign.unimelb.edu.au


Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, CSIRO, Austrália.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Artista em residencia, Enquadramento Funcional: Artista em residência, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Patrocínio da Australia Council for the Arts e CSIRO.


C'est Ça Recording Services, C'EST ÇA, Austrália.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Produtor de Música, Enquadramento Funcional: Feelance
Outras informações
Collingwood, Melbourne, Austrália.



Projetos de extensão


2010 - Atual
Laboratorio de Performance e Teatro do Vazio (LPTV)

Descrição: Orientador de estudos sonoros e visuais do Laboratório e Grupo de Pesquisa do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IDA) da UnB,fundado em 2010,em colaboração com pesquisadores de diversas áreas tais como teatro, performance, cenografia e dança..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Iain David Mott - Integrante / Simone Silva Reis Mott - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instalação sonora.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Acústica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música eletroacústica.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Voz e som.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Chamada Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2013: Cerrado Ambisônico: Pesquisa acústica-espacial do cerrado sob a perspectiva das artes cênicas, CNPq.
2012
Arte na Rua - "Fale com Ela Doce Como Quê?" (Laboratório de Performance e Teatro do Vazio), FUNARTE.
2010
Patrocínio para O Espelho pela Arte Viva Produções Artísticas (Premiação: R$240.000), FAC.
2005
Australia China Council Arts Fellow (Premiação: AU$13.500), Australia China Council / Asialink, University of Melbourne.
2005
UNESCO Digital Art Award, 3 lugar pelo trabalho Zhong Shuo (Premiação: US$1.000), UNESCO.
2005
Patrocínio para projeto Zhong Shuo (Premiação: AU$10.000), The Australia Council: New Media Arts Board.
2003
Patrocínio para viagem para Beijing para investigar projeto de instalação narrativa na China (Premiação: AU$10.252)), Australian Network for Art & Technology (ANAT).
2003
Patrocínio para pesquisa e desenvolvimento para projeto de análise de voz (Premiação: AU$10.000), The Australia Council: New Media Arts Board.
2002
Patrocínio para trabalho Summoned Voices, New Media Arts Board (Premiação: AU$6.090), The Australia Council.
2000
Patrocínio para trabalho Close, New Media Arts Fund (Premiação: AU$15.770), The Australia Council.
2000
Patrocínio para o produção de vídeo de Close (Premiação: AU$2.364), Arts Victoria.
1999
CSIRO Mathematical and Information Sciences Artist in Residence (Premiação: AU$35.000), Australian Council e Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), Austrália.
1998
Patrocínio para apresentação e promoção de Sound Mapping no Festival Ars Electronica (Premiação: AU$11.050), The Australia Council.
1998
Patrocínio para Sound Mapping (Premiação: AU$3.016), Arts Tasmania: Music Board.
1998
Menção Honrosa, Prix Ars Electronica (na categoria Arte Interativa), Ars Electronica Center / Prix Ars Electronica.
1996
Patrocínio para The Talking Chair na Conferência Internacional de Música Computacional (Premiação: AU$1.770), Arts Tasmania.
1996
Patrocínio para desenvolvimento do projeto Sound Mapping (Premiação: AU$18.300), The Australia Council: New Media Arts Board.
1996
ABC Classic FM Australian Computer Composition Awards, finalista, Australian Broadcasting Corporation.
1995
Patrocínio para projeto: Upgrade da interface com The Talking Chair (Premiação: AU$1.800), The Australia Council: Hybrid Arts.
1993
Patrocínio para projeto Squeezebox (Premiação: AU$13.380), The Australia Council: Performaing Arts Unit (Opera & Music Theatre Projects.
1992
Patrocínio para projeto The Talking Chair (Premiação: AU$11.610), The Australia Council: Performing Arts Unit (Music).
1991
Patrocínio para desenvolvimento criativo de The Talking Chair (Premiação: AU$8.000), The Australia Council: Performing Arts Unit (Music).
1991
Writer Full Member, Australasian Performing Right Association Limited.
1980
Examinação de violino "Grade 7: pass", Trinity College London (www.trinitycollege.co.uk).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTT, I. D.2010 MOTT, I. D. . Self-listening. Revista VIS (UnB), v. 9, p. 173-195, 2010
Palavras-chave: Escuta; Arte Sonora; ontologia.; Meio de divulgação: Impresso. Homepage: http://reverberant.com/selflistening_IainMott.pdf; Série: 2; ISSN/ISBN: 15185494.

2.
MOTT, I. D.2009 MOTT, I. D. . Close: Mute video installation in null extension. Revista VIS (UnB), v. 8, p. 47-67, 2009
Palavras-chave: Arte Sonora; Escuta; instalação; cinema.; Meio de divulgação: Impresso. Homepage: http://reverberant.com/cl/Close_VideoInstallationInNullExtension.pdf; Série: 2; ISSN/ISBN: 15185494.

3.
MOTT, I. D.1995 MOTT, I. D. . The Talking Chair: Notes on a Sound Sculpture. Leonardo (Oxford), v. 28, p. 69-70, 1995
Palavras-chave: Arte Sonora; instalação; escultura sonora; arte e tecnologia.; Meio de divulgação: Impresso. Homepage: http://www.mitpressjournals.org/loi/leon; Série: 1; ISSN/ISBN: 0024094X.

Capítulos de livros publicados
1.
MOTT, I. D. . Zhong Shuo (People Say).... In: Ros Bandt, Michelle Duffy, Dolly MacKinnon.. (Org.). Hearing Places. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2007, v. 33, p. 389-401.
Palavras-chave: Arte Sonora; China; instalação; contos.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.c-s-p.org/flyers/Hearing-Places--Sound--Place--Time-and-Culture.htm; ISBN: 1847182550.
Por mais informações veja por favor: http://www.reverberant.com/zs/index_pt.htm.

2.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. ; Sosnin, Jim . Sound Mapping. In: Hannes Leopoldseder, Christine Schöpf.. (Org.). Cyberarts 98: International Compendium Prix Ars Electronica. Viena, Nova York: Springer-Verlag, 1998, v. , p. 94-95.
Palavras-chave: Arte Sonora; Mapeamento; interatividade; instalação.
Referências adicionais: Austria/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 3211831355.
Veja também: http://www.reverberant.com/sm/index_pt.htm.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOTT, I. D. . In Beijing and Chongqing people say.... Realtime+Onscreen, Sydney, p. 26 - 26, 01 fev. 2006.
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; China; contos; instalação; interatividade.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.realtimearts.net/article.php?id=8035; Data de publicação: 01/02/2006.

2.
MOTT, I. D. . Dashanzi International Art Festival. Filter, , v. 57, 01 jul. 2004.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Homepage: http://filter.org.au/issue-57/dashanzi-international-art-festival/; Data de publicação: 01/07/2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTT, I. D. . O Espelho: uma instalação sonora e cênica. In: 9 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2010, Brasília. 9o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2010.
Palavras-chave: Arte Sonora; arte e tecnologia; Escuta; instalação; ontologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.reverberant.com/oe/IainMott_EncontroArteTec.pdf.
Veja por favor: http://www.reverberant.com/oe/index_pt.htm.

2.
MOTT, I. D. . Continuum: Harvesting and mapping media with mobile phones. In: 6 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2007, Brasília. Arte e tecnologia, interseções entre arte e pesquisas tecno-cientificas. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. p. 10-12.
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; interatividade; Mapeamento.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 9788589698139.

3.
MOTT, I. D. . Chinese Whispers. In: Qi and Complexity: 6th International Research Conference Consciousness Reframed, 2004, Pequim. Procedings of the 6th International Consciousness Reframed Research Conference, 2004. p. 270-276.
Palavras-chave: Arte Sonora; arte e tecnologia; China; instalação; interatividade.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; China/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://reverberant.com/zs/CR2004ChinWhis.pdf.
Veja também: http://www.reverberant.com/zs/index_pt.htm.

4.
BANDT, R. E. ; MOTT, I. D. . Report on the Australian Sound Design Project. In: Australasian Computer Music Conference, 2002, Melbourne. Form, space, time: music, architecture & design, 2002.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Austrália/ Inglês.

5.
MOTT, I. D. ; Sosnin, Jim . Sound Mapping: An Assertion of Place. In: Australasian Computer Music Conference, 1997, Auckland. Australasian Computer Music Conference Procedings. Melbourne: Australasian Computer Music Association, 1997.
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; instalação; interatividade; Mapeamento.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Nova Zelândia/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://conference.acma.asn.au.

6.
MOTT, I. D. ; Sosnin, Jim . A New Method for Interactive Sound Spatialisation. In: International Computer Music Conference, 1996, Hong Kong. Procedings of the International Computer Music Conference. San Francisco: International Computer Music Association, 1996. v. 1996. p. 169-172.
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; instalação; interatividade; escultura sonora; ultrasom.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Hong Kong/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://quod.lib.umich.edu/cgi/t/text/pageviewer-idx?c=icmc;idno=bbp2372.1996.052;cc=icmc;view=image.

Outras produções bibliográficas
1.
BANDT, R. E. ; MOTT, I. D. . Hearing Place. Melbourne: Move Records MD 3275, 2003 (Àudio CD).
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.move.com.au/disc/hearing-place.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MOTT, I. D. . motex / pd-motex (library da linguagem de música Puredata). 2001.
Referências adicionais: Austrália/; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://puredata.info/community/projects/software/motex; Finalidade: extensões para; Plataforma: múltiplo; Ambiente: Puredata; Disponibilidade: Irrestrita.
"Source code library" de extensões para "Puredata", uma linguagem pela síntese de áudio. Escrito em "C". Também disponível em várias distribuidoras de Linux tais como: Debian: http://packages.debian.org/search?keywords=pd-motex; Ubuntu: http://packages.ubuntu.com/oneiric/pd-motex..

Redes sociais, websites e blogs
1.
MOTT, I. D. ; REIS, S. S. . Audiocena. 2013; Tema: Pesquisa sobre a voz, o som e a escuta no teatro. (Site).
Palavras-chave: voz; radioteatro; instalação teatral; arte e tecnologia; Arte Sonora; Escuta.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
MOTT, I. D. ; Sosnin, Jim ; RASZEWSKI, M. ; REIS, S. S. . Reverberant. 2013; Tema: Arte sonora de Iain Mott.. (Site).
Referências adicionais: Austrália/Português.

3.
MOTT, I. D. . Rabeca.org. 2013; Tema: Site de musicologia sobre a rabeca brasileira, portuguesa e o rawé guarani. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTT, I. D. . A Voz em ambientes virtuais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: UDESC; Cidade: Florianópolis; Inst. promotora: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Iain David Mott participou do II SEMINÁRIO A VOZ E A CENA, realizado de 14 a 17 de novembro de 2012, em Florianópolis, Santa Catarina. O seminário é uma realização do grupo interinstitucional de pesquisa Práticas e Poéticas Vocais (CNPQ) e foi promovido pelas universidades UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, por meio dos Projetos de Extensão "II Seminário A Voz e A Cena", coordenado pela professora Janaina Träsel Martins (Artes Cênicas/UFSC) e "Programa Laboratório de Performance", coordenado pela professora Daiane Dordete Steckert Jacobs (Artes Cênicas/UDESC). A pessoa supracitada realizou as atividades: Palestra Inaugural "A Voz e o espaço na instalação sonora e cênica O Espelho", com Iain David Mott (UnB) e o Curso "A Voz em ambientes virtuais", além de ter participado de todas as atividades do evento. No verso a programação completa do seminário..


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
REIS, S. S. ; MOTT, I. D. . Little World / Mundinho - Peça teatral. 2006. Teatral.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: ; Local do evento: La Mama Theatre; Cidade: Melbourne; Inst. promotora: La Mama Theatre.
Sonoplastia e composição..

2.
REIS, S. S. ; MOTT, I. D. . Little World / South Project. 2004. Teatral.
Referências adicionais: Austrália/Português.
Sonoplastia..

3.
NASH, I. ; Draffin, R. ; MOTT, I. D. . Burnout. 1987. Teatral.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Homepage: http://www.ozscript.org/script483.html.
Sonoplastia..

Música
1.
MOTT, I. D. . Zhong Shuo (instalação única, State Library of Queensland). 2006. Composição (estréia).
Referências adicionais: Austrália/Chinês; Homepage: http://www.reverberant.com/zs/index_pt.htm; Obra inédita: Sim; Tipo de evento: Festival; Local do evento: State Library of Queensland; Cidade: Brisbane; Inst. promotora: Multimedia Art Asia Pacific - MAAP.
Instalação sonora.

2.
MOTT, I. D. ; DING, J. . Zhong Shuo (instalação única, Long March Space, Pequim). 2005. Composição (estréia).
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; China; contos; instalação; interatividade.
Referências adicionais: China/Português; Homepage: http://www.reverberant.com/zs/index_pt.htm; Premiação: 2005 UNESCO Digital Art Award, 3 lugar; Obra inédita: Sim; Local do evento: Long March Space, Dashanzi Arts Precinct; Cidade: Pequim; Inst. promotora: Long March Foundation.
Zhong Shuo (As pessoas dizem) é uma instalação sonora feita colaborativamente pelo artista sonoro Australiano Iain Mott, o artista visual de Beijing Ding Jie e o grupo de Chongqing The Li Chuan Group, contendo Li Chuan, Ren Qian e Li Yong. O trabalho funciona como um sistema para a coleta e narração de histórias, focado na rápida força da mudança na China. Em 2005 o trabalho consistia de duas instalações, uma no Long March Space no bairro Dashanzi em Beijing e a segunda no Chongqing Planning Exhibition Gallery no Chaotianmen Square, em Chongqing. Conectadas pela internet, as instalações compartilharam histórias e produziram uma reprodução automático na instalação e online usando streaming MP3. Uma terceira e quarta instalações foram feitas em Shangai e Brisbane em 2006 como parte do Multimedia Art Asia Pacific - MAAP..

3.
MOTT, I. D. ; Li, Chuan ; REN, Q. ; LI, Y. . Zhong Shuo (instalação única, Chongqing Planning Exhibition Gallery, Chongqing). 2005. Composição (estréia).
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; China; contos; instalação; interatividade.
Referências adicionais: China/Chinês; Homepage: http://www.reverberant.com/zs/index_pt.htm; Obra inédita: Sim; Local do evento: Chaotianmen Square; Cidade: Chongqing; Inst. promotora: Chongqing Planning Exhibition Gallery.
Instalação sonora.

4.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . Summoned Voices (Art in Output). 2003. Composição (estréia).
Referências adicionais: Holanda/Holandês; Homepage: http://www.reverberant.com/sv/index.htm; Obra inédita: Sim; Tipo de evento: Festival; Local do evento: Technische Universiteit Eindhoven; Cidade: Eindhoven; Inst. promotora: Studium Generale da Technische Universiteit Eindhoven.
Instalação sonora.

5.
MOTT, I. D. . Close (Melbourne International Festival of the Arts). 2001. Composição (estréia).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.reverberant.com/cl/index.htm; Obra inédita: Sim; Tipo de evento: Festival; Local do evento: Interactive Media Lounge Blackbox; Cidade: Melbourne; Inst. promotora: Close (Melbourne International Festival of the Arts).
Close é uma instalação de som e vídeo multi-tela de Iain Mott que examina a morte e a perda. Nesta instalação o público vê um personagem na tela e escuta o som sob a perspectiva desse personagem, através de técnicas de gravação 3D. Close foi exposta no Melbourne Festival e na Art Gallery of NSW em 2001. Exposta em 2002 no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, na Queensland Art Gallery, no Itaú Cultural em São Paulo na exposição Emoção Art.ficial, no Performance Space em Sydney, Multimedia Art Asia Pacific (MAAP) e no Dashanzi International Art Festival em Beijing..

6.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (Tasmanian Museum and Art Gallery). 1998. Composição (estréia).
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; instalação; interatividade; Mapeamento.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Homepage: http://www.reverberant.com/sm/index_pt.htm; Obra inédita: Sim; Local do evento: Tasmanian Museum and Art Gallery e Sullivan's Cove; Cidade: Hobart; Inst. promotora: Tasmanian Museum and Art Gallery.
Um trabalho de ambiente aberto, Sound Mapping (Mapeamento do som) faz uso da localização geográfica dos participantes de forma a produzir som. Usando malas instaladas com GPS, equipamento de percepção de movimento, computadores e comunicação por rádio, membros do público exploram uma composição passo a passo. O som criado é fundamentalmente relacionado com a arquitetura, fisicalidade e história de um lugar, tanto quanto com o movimento e criatividade do público. Sound Mapping foi apresentado no Sullivan s Cove em Hobart pelo Tasmanian Museum and Art Gallery em 1998 e no festival Ars Electronica em Linz, Austria em Setembro do mesmo ano. O trabalho recebeu uma Menção Honrosa no Prix Ars Electronica de 1998. O trabalho foi remapeado para South Bank, Melbourne para o evento Experimenta em 2002 e para a Sydney Opera House em 2004. Sound Mapping foi feito colaborativamente por Iain Mott, Marc Raszewski e Jim Sosnin. O projeto foi apoiado por: Australia Council, Arts Tasmania, Vere Brown, Fader Marine, Salamanca Arts Centre, Hobart City Council e Hobart Summer Festival..

7.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (Linden Gallery). 1994. Composição (estréia).
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Homepage: http://www.reverberant.com/tc/index_pt.htm; Obra inédita: Sim; Local do evento: Linden Gallery, St Kilda; Cidade: Melbourne; Inst. promotora: Linden Gallery.
The Talking Chair (A Cadeira Falante) é um ambiente para ouvir sons em três dimensões, permitindo aos participantes controlar a trajetória do som pelo espaço que os rodeia. O trabalho tem uma estrutura externa parar suportar um conjunto de seis alto-falantes, uma cadeira central, e uma interface de usuário envolvendo uma varinha de ultrassom. Um sistema remoto de áudio é ligado por cabo. Sentado na cadeira, o participante interage com o trabalho pela varinha, a qual cria dados tridimensionais usados para produzir o som e desenhar a trajetória dele pelo espaço. Enquanto o som muda, suas qualidades acústicas também mudam em resposta à sua proximidade com o ouvinte, velocidade e localização espacial. A cadeira esculpida assume uma presença humana dentro os arcos da estrutura. Os arcos definem um espaço sonoro que é tanto quanto dinâmico e esférico, com o ouvinte na posição central. The Talking Chair foi feito colaborativamente por Iain Mott, Marc Raszewski & Jim Sosnin. O projeto foi apoiado por: The Australia Council. O trabalho tem sido exibido nos estados de Victoria e Tasmânia na Austrália, e na 1996 International Computer Music Conference em Hong Kong..

8.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. ; BARRASS, T. . Squeezebox (Experimenta Festival). 1994. Composição (estréia).
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Homepage: http://www.reverberant.com/sb/index.htm; Obra inédita: Sim; Tipo de evento: Festival; Local do evento: ether ohnetitel (galeria); Cidade: Melbourne; Inst. promotora: Experimenta.
Instalação sonora.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOTT, I. D. ; REIS, S. S. . O Espelho. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Home-page: http://reverbernt.com/oe/index_pt.htm
Em andamento. Exposição no CCBB Brasília em julho, 2012.

2.
MOTT, I. D. . Close (6 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia). 2007.
Referências adicionais: Brasil/Italiano; Home-page: http://arte.unb.br/6art/exposicao.html; Local do evento: Espaço Cultural Renato Russo; Cidade: Brasília; Inst. promotora: UnB
Instalação sonora.

3.
MOTT, I. D. ; Li, Chuan ; LI, Y. ; REN, Q. . Zhong Shuo (Zendai Museum of Modern Art). 2006.
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; China; contos; instalação; interatividade.
Referências adicionais: China/Chinês; Home-page: http://www.reverberant.com/zs/index_pt.htm; Local do evento: Zendai Museum of Modern Art; Cidade: Shanghai; Inst. promotora: Multimedia Art Asia Pacific - MAAP
Instalação sonora.

4.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (International Conference on Auditory Display). 2004.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: Outro; Home-page: http://www.reverberant.com/sm/index_pt.htm; Local do evento: Sydney Opera House; Cidade: Sydney; Inst. promotora: International Conference on Auditory Display
Instalação sonora.

5.
MOTT, I. D. . Close (Dashanzi International Art Festival, Pequim). 2004.
Referências adicionais: China/Inglês; Home-page: http://www.reverberant.com/cl/index_pt.htm; Local do evento: Dashanzi Art Precinct; Cidade: Beijing; Inst. promotora: http://www.reverberant.com/cl/index_pt.htm
Instalação sonora.

6.
MOTT, I. D. . Sound Mapping (Sonic Connections 04). 2004.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: Outro

7.
MOTT, I. D. . Close (MAAP, Multimedia Arts Asia Pacific Festival, The Art Museum of China Millenium). 2003.
Referências adicionais: China/Outros; Home-page: http://www.realtimearts.net/article/54/7061

8.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (Experimenta). 2002.
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; instalação; interatividade; Mapeamento.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: Outro; Home-page: http://www.reverberant.com/sm/index_pt.htm; Local do evento: South Bank; Cidade: Melbourne; Inst. promotora: Experimenta
Instalação sonora.

9.
MOTT, I. D. . Close (Zeppelin Sound Art Festival). 2002.
Referências adicionais: Espanha/Inglês; Meio de divulgação: Outro; Home-page: http://www.reverberant.com/cl/index_pt.htm; Local do evento: Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB); Cidade: Barcelona; Inst. promotora: Zeppelin Sound Art Festival
Instalação sonora.

10.
MOTT, I. D. . Close (Queensland Art Gallery). 2002.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://www.reverberant.com/cl/index_pt.htm; Local do evento: Queensland Art Gallery; Cidade: Brisbane; Inst. promotora: Queensland Art Gallery
Instalação sonora.

11.
MOTT, I. D. . Close (Emoção Art.ficial, Itaú Cultural). 2002.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Home-page: http://www.reverberant.com/cl/index_pt.htm; Local do evento: Itaú Cultural; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Itaú Cultural
Instalação sonora.

12.
MOTT, I. D. . Close (Art Gallery of New South Wales). 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português; Home-page: http://www.reverberant.com/cl/index_pt.htm; Local do evento: Art Gallery of New South Wales; Cidade: Sydney; Inst. promotora: Art Gallery of New South Wales
Instalação sonora.

13.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (Ars Electronica Festival). 1998.
Palavras-chave: arte e tecnologia; Arte Sonora; instalação; interatividade; Mapeamento; ultrasom.
Referências adicionais: Austria/Inglês; Meio de divulgação: Outro; Home-page: http://www.reverberant.com/sm/index_pt.htm; Premiação: Menção Honrosa na categoria Arte Interativa, Prix Ars Electronica; Local do evento: Austria; Cidade: Linz; Inst. promotora: Ars Electronica Center
Instalação sonora. Ars Electronica Center: http://aec.at.

14.
MOTT, I. D. . Music of the Sphere. 1996.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://www.reverberant.com/tc/audio.htm; Premiação: Finalista no ABC Classic FM Australian Computer Composition Awards 1996
Disponível no CD 'Anthology of Australian Music on Disc' CSM:35..

15.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (versão revisada, Tasmanian Museum and Art Gallery). 1996.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://www.reverberant.com/tc/index_pt.htm; Local do evento: Tasmanian Museum and Art Gallery; Cidade: Hobart; Inst. promotora: Tasmanian Museum and Art Gallery
Instalação sonora.

16.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (versão revisada, International Computer Music Conference). 1996.
Referências adicionais: Hong Kong/Inglês; Home-page: http://www.reverberant.com/tc/index_pt.htm
Instalação sonora.

17.
MOTT, I. D. ; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (Ararat Regional Art Gallery). 1995.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://www.reverberant.com/tc/index_pt.htm; Local do evento: Ararat Regional Art Gallery; Cidade: Ararat, Victoria, Austrália; Inst. promotora: Ararat Regional Art Gallery

18.
MOTT, I. D. . "After the Beep", ABC Television - tema da série de TV (7 x 30min). 1995.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://www.australiantelevision.net/afterthebeep.html
Produção: ABC TV Comedy Produtor Executivo: John O'Grady Produtor: Geoffrey Portmann Director: Geoffrey Portmann Escritor: Julie Harris 1995 (7 x 30 min).

19.
MOTT, I. D. . "Life at Little Lon" - trilha sonora do documentário de televisão. 1992.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://trove.nla.gov.au/work/10709243
26min Diretora: Jo Lane Produtores: Jo Bell, Ann Darrouzett, Film Victoria e SBS Television.

20.
MOTT, I. D. . Rhino Christmas - trilha sonora do filme de curta metragem, Armstrong-Cochrane Films/Film Victoria. 1992.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://miff.com.au/60_years_of_miff/film_archive?movieid=20252

21.
MOTT, I. D. . Saving Hieronymus, Film Australia - trilha sonoro do filme de curta metragem. 1992.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://trove.nla.gov.au/work/10390544?q=subject%3A%22Greenhouse+effect%2C+Atmospheric+-+Australia.%22&c=music

22.
MOTT, I. D. . "Hinkler the Aviator", Channel 9 Network Australia - trilha sonora do documentário de televisão. 1990.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://trove.nla.gov.au/work/34854328
25min Diretor: John Armstrong Nine Network (Australia).

23.
MOTT, I. D. . The Great Call. 1990.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://nla.gov.au/nla.cs-ma-an42614292
Disponível no disco: La Trobe University Music Department CD archive, volume 3 (http://nla.gov.au/nla.cs-ma-an42614292). Música tocada no seguinte: 1990 Astra Concert Series; Guild Dance Theatre, University of Melbourne; no show "Random Round", ABC Classic FM..

24.
MOTT, I. D. . "The Fridge" - trilha sonora do filme de curta metragem. 1989.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://www.experimenta.org/hot/thefridge.html

25.
MOTT, I. D. . Dr Plughole, plughole Productions/Film Victoria - trilha sonora do filme de curta metragem. 1988.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Home-page: http://miff.com.au/60_years_of_miff/film_archive?movieid=19495
Director: John Armstrong.

26.
MOTT, I. D. . "Compo" - trilha sonora do filme de longa metragem. 1987.
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Meio de divulgação: Filme; Home-page: http://www.innersense.com.au/mif/buesst.html
Compo (1987, 82 mins, col, 35mm) Diretor/Produtor: Nigel Beusst.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTT, I. D.; MATSUMOTO, R.. Participação em banca de Clarissa Pimental Portugal.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Trabalho de conclusão de curso aprovado, apresentado à UnB, no Instituto de Artes /CEN como requisito para obtenção do título Bacharelado em Interpretação Teatral - Artes Cênicas, com nota final de SS sob orientação do professor Doutor César Lignelli..

2.
MOTT, I. D.; MATSUMOTO, R.. Participação em banca de Loretta de Almeida Martins.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado com nota final de SS sob a orientação de Dr César Lignelli..

3.
MOTT, I. D.; MATSUMOTO, R.. Participação em banca de Izabella Nonato de Pina.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.
Trabalho de conclusão de curso aprovado, apresentado à UnB, no Instituto de Artes /CEN como requisito para obtenção do título Bacharelado em Interpretação Teatral - Artes Cênicas, com nota final de SS sob orientação do professor Doutor César Lignelli..

4.
MOTT, I. D.; Rodrigues,G. Participação em banca de Luara Learth.Tranalho de Conclusão de Curso: A Maria Fumaça e sua Curiosa Busca pelo Teatrinho das Pipocas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.

5.
MOTT, I. D.; Rodrigues,G. Participação em banca de Paulo Victor Gandra Oliveira.Tranalho de Conclusão de Curso: À Pequena Sombra do Vilão Dançarino ou a Capivara e Outras Criaturinhas Terríveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.

6.
MOTT, I. D.; REIS, S. S.. Participação em banca de Leôni Cristina Santos Dias.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.

7.
MOTT, I. D.; GIUSTINA, F. M. D.. Participação em banca de Káshi Melo.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.

8.
MOTT, I. D.; Rodrigues,G. Participação em banca de Mariana de Araújo Neiva.Trabalho de Conclusão de Curso: Performance Radical de Artistas Rebeldes Coletivo La Pocha Nostra e Laboratório de Performance e Teatro do Vazio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.
Referências adicionais: Brasil/Português.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sons da Cidade - Belfast / ECCO.Mesa Redonda Sobre Sound Art. 2013. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.eccobrasilia.com.br/.

2.
II Seminário A Voz e a Cena.A Voz e o Espaço na Instalação Sonora e Cênica O Espelho. 2012. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Homenageado
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://vozecena.wix.com/vozecena.

3.
Atividades Complementares: UDF.Temas emergentes em TI: Arte e Tecnologia. 2011. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado.

4.
I Seminário de Composição Algorítmica MUS/UnB.I Seminário de Composição Algorítmica MUS/UnB, orgadizado por Carlos Eduardo Vianna de Mello. 2010. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado.

5.
PLAN (Pervasive and Locative Arts Network) Worshop, Mixed Media Laboratory, University of Nottingham.The PLAN MRL workshop, organisado por Ben Russell, Steve Benford, Drew Hemment. 2005. (Oficina).
Referências adicionais: Inglaterra
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.open-plan.org/index.php?mrl05.

6.
Sonic Connections.Artist in Residence Speaks. 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Austrália
Tipo de participação: Homenageado
Forma de participação: Convidado.

7.
Hail Seminar, CSIRO.Sounds, Space, Touch and Memory: Outcomes of a CMIS artist residency. 2000. (Seminário).
Referências adicionais: Austrália
Tipo de participação: Homenageado
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.ict.csiro.au/hail/Abstracts/2000-past/IainMott.htm.

8.
Next Wave Festival: Art Tech Symposium.The Talking Chair. 1994. (Simpósio).
Referências adicionais: Austrália
Tipo de participação: Simposista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://trove.nla.gov.au/work/15798310.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BANDT, R. E. ; MOTT, I. D. . Hearing Place Exhibition and Audioteque (Acoustic Ecology: an International Symposium). 2003. (Exposição).
Referências adicionais: Austrália/Inglês; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Victorian College of the Arts; Cidade: Melbourne; Inst. promotora/financiadora: Victorian College of the Arts.
Curador com Dra Ros Bandt da exposição e audioteca "Hearing Place" no evento "Acoustic Ecology: an International Symposium". A exposição incluía uma instalação da compositora canadense/alemã Hildegard Westerkamp e a audioteca possuía mais de 60 composições de várias partes do mundo. O CD Hearing Places (Ros Bandt, Iain Mott orgs) foi lançado por R. Murray Schafer no evento..




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 01/11/2014 às 1:12:59