Iain David Mott

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5981318071840816
  • Última atualização do currículo em 27/02/2018


Artista sonoro inglês-australiano e professor adjunto no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) na área de voz e performance, ministrando a disciplina Voz em Performance. Possui doutorado pela University of Wollongong, Austrália (2010) intitulado Sound Installation and Self-listening e graduação, Bachelor of Science (BSc) em microbiologia, da University of Queensland (1986). Concluiu ainda Graduate Diploma in Music Technology (especialização em tecnologia da música contemporânea) na La Trobe University, Melbourne (1990). Foi Professor Visitante da UnB por quatro anos até 2012, no Departamento de Música, ministrando disciplinas como Elementos da Linguagem, Estética e História da Arte (ELEHA3), Acústica Musical 1, Teoria e Prática de Gravação 1 e Composição 1, 2, 3 e 7. Como artista, atua desde 1990 como especialista no campo da arte sonora, tecnologia musical e instalação. Realizou exposições na Austrália, Áustria, Espanha, China, Holanda e no Brasil. Participa como professor orientador da linha de pesquisa Audiocena, do Laboratório de Performance e Teatro do Vazio (LPTV), grupo de pesquisa e extensão do Instituto de Artes vinculado ao Decanato de Extensão (DEX) e ao Departamento de Artes Cênicas da UnB. Sua instalação mais recente, feito em colaboração com atriz Simone Reis, O Espelho, foi apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília, no segundo semestre de 2012 entre outros lugares. Seu projeto "Cerrado Ambisônico: Pesquisa acústica-espacial do cerrado sob a perspectiva das artes cênicas" foi deferido pela Chamada Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2013.

Maiores informações:
http://escuta.org
(Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iain David Mott
Nome em citações bibliográficas
MOTT, I. D.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Doutorado.
University of Wollongong, UOW, Austrália.
Título: Sound Installation and Self-listening, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Gregory Schiemer.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1989 - 1990
Especialização em Graduate Diploma in Contemporary Music Technology.
La Trobe University, LATROBE, Austrália.
Título: Não aplicável.
1983 - 1986
Graduação em Bachelor of Science.
The University of Queensland, UQ, Austrália.




Formação Complementar


2011 - 2012
Técnica vocal e canto.
Professor Flávio de Moraes, PROF.FM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor do quadro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Artes Cênicas

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor Visitante Estrangeiro do Departamento de Música da UnB em processo de finalização de contrato.


The University of Melbourne, UNIMELB, Austrália.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: "The Australian Sound Design Project" patrocinado pelo Australian Research Council (ARC). Líder do grupo: Dra. Ros Bandt. Mais informações: www.sounddesign.unimelb.edu.au


Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, CSIRO, Austrália.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Artista em residencia, Enquadramento Funcional: Artista em residência, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Patrocínio da Australia Council for the Arts e CSIRO.


C'est Ça Recording Services, C'EST ÇA, Austrália.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Produtor de Música, Enquadramento Funcional: Feelance
Outras informações
Collingwood, Melbourne, Austrália.



Projetos de extensão


2010 - Atual
Laboratorio de Performance e Teatro do Vazio (LPTV)
Descrição: Orientador de estudos sonoros e visuais do Laboratório e Grupo de Pesquisa do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IDA) da UnB,fundado em 2010,em colaboração com pesquisadores de diversas áreas tais como teatro, performance, cenografia e dança..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Iain David Mott - Integrante / Simone Silva Reis Mott - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instalação sonora.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Acústica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música eletroacústica.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Voz e som.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Chamada Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2013: Cerrado Ambisônico: Pesquisa acústica-espacial do cerrado sob a perspectiva das artes cênicas, CNPq.
2012
Arte na Rua - "Fale com Ela Doce Como Quê?" (Laboratório de Performance e Teatro do Vazio), FUNARTE.
2010
Patrocínio para O Espelho pela Arte Viva Produções Artísticas (Premiação: R$240.000), FAC.
2005
Australia China Council Arts Fellow (Premiação: AU$13.500), Australia China Council / Asialink, University of Melbourne.
2005
UNESCO Digital Art Award, 3° lugar pelo trabalho Zhong Shuo (Premiação: US$1.000), UNESCO.
2005
Patrocínio para projeto Zhong Shuo (Premiação: AU$10.000), The Australia Council: New Media Arts Board.
2003
Patrocínio para viagem para Beijing para investigar projeto de instalação narrativa na China (Premiação: AU$10.252)), Australian Network for Art & Technology (ANAT).
2003
Patrocínio para pesquisa e desenvolvimento para projeto de análise de voz (Premiação: AU$10.000), The Australia Council: New Media Arts Board.
2002
Patrocínio para trabalho Summoned Voices, New Media Arts Board (Premiação: AU$6.090), The Australia Council.
2000
Patrocínio para trabalho Close, New Media Arts Fund (Premiação: AU$15.770), The Australia Council.
2000
Patrocínio para o produção de vídeo de Close (Premiação: AU$2.364), Arts Victoria.
1999
CSIRO Mathematical and Information Sciences Artist in Residence (Premiação: AU$35.000), Australian Council e Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), Austrália.
1998
Menção Honrosa, Prix Ars Electronica (na categoria Arte Interativa), Ars Electronica Center / Prix Ars Electronica.
1998
Patrocínio para apresentação e promoção de Sound Mapping no Festival Ars Electronica (Premiação: AU$11.050), The Australia Council.
1998
Patrocínio para Sound Mapping (Premiação: AU$3.016), Arts Tasmania: Music Board.
1996
ABC Classic FM Australian Computer Composition Awards, finalista, Australian Broadcasting Corporation.
1996
Patrocínio para The Talking Chair na Conferência Internacional de Música Computacional (Premiação: AU$1.770), Arts Tasmania.
1996
Patrocínio para desenvolvimento do projeto Sound Mapping (Premiação: AU$18.300), The Australia Council: New Media Arts Board.
1995
Patrocínio para projeto: Upgrade da interface com The Talking Chair (Premiação: AU$1.800), The Australia Council: Hybrid Arts.
1993
Patrocínio para projeto Squeezebox (Premiação: AU$13.380), The Australia Council: Performaing Arts Unit (Opera & Music Theatre Projects.
1992
Patrocínio para projeto The Talking Chair (Premiação: AU$11.610), The Australia Council: Performing Arts Unit (Music).
1991
Patrocínio para desenvolvimento criativo de The Talking Chair (Premiação: AU$8.000), The Australia Council: Performing Arts Unit (Music).
1991
Writer Full Member, Australasian Performing Right Association Limited.
1980
Examinação de violino "Grade 7: pass", Trinity College London (www.trinitycollege.co.uk).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTT, I. D.2010 MOTT, I. D.. Self-listening. Revista VIS (UnB), v. 9, p. 173-195, 2010.

2.
MOTT, I. D.2009 MOTT, I. D.. Close: Mute video installation in null extension. Revista VIS (UnB), v. 8, p. 47-67, 2009.

3.
MOTT, I. D.1995 MOTT, I. D.. The Talking Chair: Notes on a Sound Sculpture. Leonardo (Oxford), v. 28, p. 69-70, 1995.

Capítulos de livros publicados
1.
MOTT, I. D.. Botanica: navigable, immersive sound art. In: Catarina S. Martins, Cleomar Rocha, Maria de Fátima Lambert, Maria Manuela Lopes, Miguel Carvalhais, Paulo Almeida, Paulo Bernardino Bastos, Suzete Venturelli. (Org.). 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL. 1ed.Porto: i2ADS ? Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2017, v. , p. 526-533.

2.
REIS, S. S. ; MOTT, I. D. . A Telefonista. In: Catarina S. Martins, Cleomar Rocha, Maria de Fátima Lambert, Maria Manuela Lopes, Miguel Carvalhais, Paulo Almeida, Paulo Bernardino Bastos, Suzete Venturelli. (Org.). 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL. 1ed.Porto: i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2017, v. , p. 582-588.

3.
MOTT, I. D.. O Fantasma Acústico. In: Fernando Aleixo, Janaína Trazel Martins, Daiane Dordete Steckert Jacobs. (Org.). Práticas e poéticas vocais. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2016, v. 2, p. 61-86.

4.
MOTT, I. D.. Zhong Shuo (People Say).... In: Ros Bandt, Michelle Duffy, Dolly MacKinnon.. (Org.). Hearing Places. 1ed.Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2007, v. 33, p. 389-401.

5.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. ; Sosnin, Jim . Sound Mapping. In: Hannes Leopoldseder, Christine Schöpf.. (Org.). Cyberarts 98: International Compendium Prix Ars Electronica. Viena, Nova York: Springer-Verlag, 1998, v. , p. 94-95.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOTT, I. D.. In Beijing and Chongqing people say.... Realtime+Onscreen, Sydney, p. 26 - 26, 01 fev. 2006.

2.
MOTT, I. D.. Dashanzi International Art Festival. Filter, , v. 57, 01 jul. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTT, I. D.. O Espelho: uma instalação sonora e cênica. In: 9° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2010, Brasília. 9o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2010.

2.
MOTT, I. D.. Continuum: Harvesting and mapping media with mobile phones. In: 6° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2007, Brasília. Arte e tecnologia, interseções entre arte e pesquisas tecno-cientificas. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. p. 10-12.

3.
MOTT, I. D.. Chinese Whispers. In: Qi and Complexity: 6th International Research Conference Consciousness Reframed, 2004, Pequim. Procedings of the 6th International Consciousness Reframed Research Conference, 2004. p. 270-276.

4.
BANDT, R. E. ; MOTT, I. D. . Report on the Australian Sound Design Project. In: Australasian Computer Music Conference, 2002, Melbourne. Form, space, time: music, architecture & design, 2002.

5.
MOTT, I. D.; Sosnin, Jim . Sound Mapping: An Assertion of Place. In: Australasian Computer Music Conference, 1997, Auckland. Australasian Computer Music Conference Procedings. Melbourne: Australasian Computer Music Association, 1997.

6.
MOTT, I. D.; Sosnin, Jim . A New Method for Interactive Sound Spatialisation. In: International Computer Music Conference, 1996, Hong Kong. Procedings of the International Computer Music Conference. San Francisco: International Computer Music Association, 1996. v. 1996. p. 169-172.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTT, I. D.. Mosca: exposição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MOTT, I. D.. Sound, Performance and Audio Illusion. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BANDT, R. E. ; MOTT, I. D. . Hearing Place. Melbourne: Move Records MD 3275, 2003 (Àudio CD).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Mosca. 2016.

2.
MOTT, I. D.. motex / pd-motex (library da linguagem de música Puredata). 2001.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MOTT, I. D.; REIS, S. S. . Audiocena. 2013; Tema: Pesquisa sobre a voz, o som e a escuta no teatro. (Site).

2.
MOTT, I. D.; Sosnin, Jim ; RASZEWSKI, M. ; REIS, S. S. . Reverberant. 2013; Tema: Arte sonora de Iain Mott.. (Site).

3.
MOTT, I. D.. Rabeca.org. 2013; Tema: Site de musicologia sobre a rabeca brasileira, portuguesa e o rawé guarani. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTT, I. D.. A Voz em ambientes virtuais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MOTT, I. D.. O Teatro dos Ouvidos. 2017. Teatral.

2.
MOTT, I. D.; SOARES, D. ; FERNANDES, F. ; LUIZ, R. ; COSTA, E. ; GONZALES, J. . Um Rei à Escuta. 2015. Teatral.

3.
REIS, S. S. ; MOTT, I. D. . Little World / Mundinho - Peça teatral. 2006. Teatral.

4.
REIS, S. S. ; MOTT, I. D. . Little World / South Project. 2004. Teatral.

5.
NASH, I. ; Draffin, R. ; MOTT, I. D. . Burnout. 1987. Teatral.

Música
1.
MOTT, I. D.. Zhong Shuo (instalação única, State Library of Queensland). 2006. Composição (estréia).

2.
MOTT, I. D.; DING, J. . Zhong Shuo (instalação única, Long March Space, Pequim). 2005. Composição (estréia).

3.
MOTT, I. D.; Li, Chuan ; REN, Q. ; LI, Y. . Zhong Shuo (instalação única, Chongqing Planning Exhibition Gallery, Chongqing). 2005. Composição (estréia).

4.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . Summoned Voices (Art in Output). 2003. Composição (estréia).

5.
MOTT, I. D.. Close (Melbourne International Festival of the Arts). 2001. Composição (estréia).

6.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (Tasmanian Museum and Art Gallery). 1998. Composição (estréia).

7.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (Linden Gallery). 1994. Composição (estréia).

8.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. ; BARRASS, T. . Squeezebox (Experimenta Festival). 1994. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOTT, I. D.; REIS, S. S. . O Espelho. 2012 (Instalação/Installation).

2.
MOTT, I. D.. Close (6° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia). 2007 (Instalação/Installation).

3.
MOTT, I. D.; Li, Chuan ; LI, Y. ; REN, Q. . Zhong Shuo (Zendai Museum of Modern Art). 2006 (Instalação/Installation).

4.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (International Conference on Auditory Display). 2004 (Instalação/Installation).

5.
MOTT, I. D.. Close (Dashanzi International Art Festival, Pequim). 2004 (Instalação/Installation).

6.
MOTT, I. D.. Sound Mapping (Sonic Connections 04). 2004 (Instalação/Installation).

7.
MOTT, I. D.. Close (MAAP, Multimedia Arts Asia Pacific Festival, The Art Museum of China Millenium). 2003 (Instalação).

8.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (Experimenta). 2002 (Instalação/Installation).

9.
MOTT, I. D.. Close (Zeppelin Sound Art Festival). 2002 (Instalação/Installation).

10.
MOTT, I. D.. Close (Queensland Art Gallery). 2002 (Instalação/Installation).

11.
MOTT, I. D.. Close (Emoção Art.ficial, Itaú Cultural). 2002 (Instalação/Installation).

12.
MOTT, I. D.. Close (Art Gallery of New South Wales). 2001 (Instalação).

13.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . Sound Mapping (Ars Electronica Festival). 1998 (Instalação/Installation).

14.
MOTT, I. D.. Music of the Sphere. 1996 (Composição/Composition).

15.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (versão revisada, Tasmanian Museum and Art Gallery). 1996 (Instalação/Installation).

16.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (versão revisada, International Computer Music Conference). 1996 (Instalação/Installation).

17.
MOTT, I. D.; RASZEWSKI, M. . The Talking Chair (Ararat Regional Art Gallery). 1995 (Instalação/Installation).

18.
MOTT, I. D.. 'After the Beep', ABC Television - tema da série de TV (7 x 30min). 1995 (Composição para TV/Composition for TV).

19.
MOTT, I. D.. Life at Little Lon. Trilha sonora do documentário de televisão. 1992 (Composição/Composition).

20.
MOTT, I. D.. Rhino Christmas - trilha sonora do filme de curta metragem, Armstrong-Cochrane Films/Film Victoria. 1992 (Composição/Composition).

21.
MOTT, I. D.. Saving Hieronymus, Film Australia - trilha sonoro do filme de curta metragem. 1992 (Composição).

22.
MOTT, I. D.. Hinkler the Aviator - trailha sonora para documentário. 1990 (Composição).

23.
MOTT, I. D.. The Great Call. 1990 (Composição).

24.
MOTT, I. D.. The Fridge - trilha sonora do filme de curta metragem. 1989 (Composição/Composition).

25.
MOTT, I. D.. Dr Plughole, plughole Productions/Film Victoria - trilha sonora do filme de curta metragem. 1988 (Composição).

26.
MOTT, I. D.. Compo - trilha sonora do filme de longa metragem. 1987 (Composião).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTT, I. D.; MATSUMOTO, R.. Participação em banca de Clarissa Pimental Portugal.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

2.
MOTT, I. D.; MATSUMOTO, R.. Participação em banca de Loretta de Almeida Martins.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

3.
MOTT, I. D.; MATSUMOTO, R.. Participação em banca de Izabella Nonato de Pina.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

4.
MOTT, I. D.; Rodrigues,G. Participação em banca de Luara Learth.Tranalho de Conclusão de Curso: A Maria Fumaça e sua Curiosa Busca pelo Teatrinho das Pipocas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

5.
MOTT, I. D.; Rodrigues,G. Participação em banca de Paulo Victor Gandra Oliveira.Tranalho de Conclusão de Curso: À Pequena Sombra do Vilão Dançarino ou a Capivara e Outras Criaturinhas Terríveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

6.
MOTT, I. D.; REIS, S. S.. Participação em banca de Leôni Cristina Santos Dias.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

7.
MOTT, I. D.; GIUSTINA, F. M. D.. Participação em banca de Káshi Melo.Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

8.
MOTT, I. D.; Rodrigues,G. Participação em banca de Mariana de Araújo Neiva.Trabalho de Conclusão de Curso: Performance Radical de Artistas Rebeldes Coletivo La Pocha Nostra e Laboratório de Performance e Teatro do Vazio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sons da Cidade - Belfast / ECCO.Mesa Redonda Sobre Sound Art. 2013. (Encontro).

2.
II Seminário A Voz e a Cena.A Voz e o Espaço na Instalação Sonora e Cênica O Espelho. 2012. (Seminário).

3.
Atividades Complementares: UDF.Temas emergentes em TI: Arte e Tecnologia. 2011. (Encontro).

4.
I Seminário de Composição Algorítmica MUS/UnB.I Seminário de Composição Algorítmica MUS/UnB, orgadizado por Carlos Eduardo Vianna de Mello. 2010. (Encontro).

5.
PLAN (Pervasive and Locative Arts Network) Worshop, Mixed Media Laboratory, University of Nottingham.The PLAN MRL workshop, organisado por Ben Russell, Steve Benford, Drew Hemment. 2005. (Oficina).

6.
Sonic Connections.Artist in Residence Speaks. 2004. (Encontro).

7.
Hail Seminar, CSIRO.Sounds, Space, Touch and Memory: Outcomes of a CMIS artist residency. 2000. (Seminário).

8.
Next Wave Festival: Art Tech Symposium.The Talking Chair. 1994. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BANDT, R. E. ; MOTT, I. D. . Hearing Place Exhibition and Audioteque (Acoustic Ecology: an International Symposium). 2003. (Exposição).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Mosca. 2016.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOTT, I. D.. Sound, Performance and Audio Illusion. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:18:16