Andréa Peliccioni Sobreiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9325065503039321
  • Última atualização do currículo em 18/06/2018


É Mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016). Realizou na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerias - UEMG os seguintes cursos: Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Musica (2013); Bacharelado em Música com Habilitação em Canto (2010) e Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2018). Atualmente é Professora Canto, efetiva, na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Sua experiência profissional tem ênfase em Canto e Educação Musical, atuando nas seguintes áreas: canto, performance, canto coral, educação musical e surdez. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Peliccioni Sobreiro
Nome em citações bibliográficas
SOBREIRO, A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo - de 501/502 ao fim
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34798309


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: COMPREENSÃO MUSICAL DE ADOLESCENTES SURDOS: um estudo exploratório,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Patrícia Furst Santiago.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Musical. Surdez. Compreensão Musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2017 - 2018
Especialização em Braille e Libras.
Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG, Brasil.
Título: Tópicos importantes para a Compreensão da Surdocegueira: uma pesquisa através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações.
2011 - 2013
Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Edmundo Villani-Côrtes: o mestre-educador.
Orientador: Fernado Rodrigues Macedo.
2013 - 2018
Graduação em Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Canto.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: O Sujeito Surdo e sua relação com a música.
Orientador: Aline Nunes Carneiro.
2007 - 2010
Graduação em Bacharelado em Música com Habilitação em Canto.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Revisão e Edição Crítica da Canção Renascença de Edmundo Villani-Côrtes.
Orientador: Guilherme Silveira do Nascimento.




Formação Complementar


2018 - 2018
Criação de material didático para práticas de musicalização para surdos. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Meios de comunicações utilizados com pessoas surdocegos. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Libras - Pré - Intermediário II. (Carga horária: 52h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Conhecendo Libras. (Carga horária: 40h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2017 - 2017
Libras - Intermediário I. (Carga horária: 60h).
Confederação Brasileira de Surdos, CBS, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao EAD. (Carga horária: 10h).
Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais, UAITEC, Brasil.
2017 - 2017
XIII Seminário: Desafios na Educação dos Surdos. (Carga horária: 4h).
Centro de Capacitação de Profis. da Educ. e de Aten. às Pessoas com Surdez, CAS, Brasil.
2017 - 2017
Trilha Autoconhecimento. (Carga horária: 8h).
Fundação Estudar, FUNDAÇÃO ESTUDAR, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Classificadores. (Carga horária: 4h).
Centro de Capacitação de Profis. da Educ. e de Aten. às Pessoas com Surdez, CAS, Brasil.
2017 - 2017
APAE - Informática para Deficientes. (Carga horária: 20h).
Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais, UAITEC, Brasil.
2016 - 2017
Libras - Curso de Formação. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Libras - Pré - Intermediário I. (Carga horária: 52h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Básico II - Libras. (Carga horária: 52h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Básico III - Libras. (Carga horária: 52h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Bacharelado em Música com Habilitação em Canto. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Básico I - Libras. (Carga horária: 52h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2003
Técnico em Canto.
Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, CEMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Cantora - Soprano - Coral Ars Nova, Carga horária: 20


Colégio Frei Orlando, CFO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Música
Outras informações
Carteira Assinada


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Concurso temporário, Enquadramento Funcional: Instrutor de Canto Popular, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto da Prefeitura de Contagem - Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura


Conservatório de Música "JKO" de Pouso Alegre, CEMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Canto Coral, Carga horária: 24


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
> Canto I, III - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Canto II, III - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Canto VIII - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto - Aluna: Kellen Cláudia Carneiro de Sousa; > Leitura à Primeira Vista I - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Prática em Pesquisa I: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Prática em Pesquisa I: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar; > Prática em Pesquisa II: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Criação de Disciplina Optativa: TE.: Educação Musical e Surdez I - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar; > TE.: Fundamentos da Fisiologia da Voz aplicados ao Ensino do Canto - Educação Musical e Surdez I - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
> Canto II, IV - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Canto IV - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Leitura à Primeira Vista II - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Práticas em Pesquisa I: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar; > Práticas em Pesquisa II: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Práticas em Pesquisa II: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar; > Criação de Disciplina Optativa: TE.: O Stabat Mater de Pergolesi: performance e investigação interpretativa - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Criação de Disciplina Optativa: TE.: Fund. da Fisiologia da Voz aplicados ao Ensino do Canto - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar;

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público Efetivo, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
> Canto II, IV - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Canto IV - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Leitura à Primeira Vista II - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Práticas em Pesquisa I: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar; > Práticas em Pesquisa II: TCC - Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Crianção de Disciplina Optativa: TE.: O Stabat Mater de Pergolesi: performance e investigação interpretativa - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Crianção de Disciplina Optativa: TE.: Fund. da Fisiologia da Voz aplicados ao Ensino do Canto - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
> Canto I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII - Bacharelado e Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Canto - Curso de Extensão Permanente; > Leitura à Primeira Vista I - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Criação de Disciplina Optativa: Processo do Ensino da Leitura à Primeira Vista - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar; > Criação de Disciplina Optativa: Fundamentos de Fisiologia da Voz aplicados ao ensino do canto; > Criação de Disciplina Optativa: Educação Musical e Surdez I: Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar; > Criação de Disciplina Optativa: Educação Musical e Surdez II: Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
> Canto I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII - Bacharelado e Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento ou Canto; > Fisiologia da Voz - Bacharelado e Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento ou Canto.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
> Canto I ao VIII - Bacharelado e Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Canto - Curso de Extensão Permanente; > Leitura à Primeira Vista II - Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto; > Criação de Disciplina Optativa: Noções de Fisiologia da Voz Aplicadas à Criação de Aquecimento Vocal I - Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Canto I ao VIII - Bacharelado e Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento ou Canto Canto - Curso de Extensão Permanente Leitura à Primeira Vista I - Bacharelado em Música Leitura à Primeira Vista III - Bacharelado em Música Noções de Fisiologia da Voz Aplicadas à Criação de Aquecimento Vocal II - Licenciatura em Educação Musical Educação Musical e Surdez I - Licenciatura em Educação Musical


Associação Pró-Cultural e Promoção das Artes, APPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Músico Cantor, Carga horária: 20
Outras informações
Participação da Ópera La Bohéme, durante o mês de outubro de 2011, no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte.


Instituto Cultural Sérgio Magnani, ICSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Músico Cantor, Carga horária: 20
Outras informações
Músico Cantor na Ópera Macbeth, durante o período de 19/06 a 27/06 do ano de 2009, no Grande Teatro do Palácio das Artes.


Associação Profissionalizante do Menor, ASSPROM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Música e Preparadora Vocal, Carga horária: 1
Outras informações
Professora de Música e Preparadora Vocal do Jovens do Núcleo Vida


Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ALMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Preparadora Vocal, Carga horária: 1
Outras informações
Preparadora Vocal do Coral da ALMG Regente: Guilherme Bragança


Fundação Torino, FUNDAÇÃO TORINO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professora de Música - Educação Infantil, Carga horária: 6



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canto.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Surdez e Música.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Jovem Músico BDMG, BDMG Cultural.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOBREIRO, A. P.2012SOBREIRO, A. P.. Revisão e Edição Crítica da Canção Renascença, de Edmundo Villani-Côrtes. MODUS - REVISTA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UEMG, v. 11, p. 77-95, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOBREIRO, A. P.. Edmundo Villani-Côrtes: o mestre-educador. 1. ed. Frutal: Editora Prospectiva, 2016. 59p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOBREIRO, A. P.. Revisão e edição crítica da canção renascença de Edmundo Villani-Côrtes. In: Otávio Luiz Machado. (Org.). Universidade de Ideias. 640ed.Frutal - MG: Editora Prospectiva, 2016, v. 2, p. 355-426.

2.
SOBREIRO, A. P.. Surdez e Linguagem Musical. In: José Carlos de Oliveira; Romana Castro Zambrano; Cleide Emília Faye Pedrosa. (Org.). Multidisciplinaridades em Estudos Surdos: olhares de surdos e de ouvintes. 371ed.Florianópolis - SC: Editora Bookess, 2016, v. 1, p. 79-103.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, D. A. O. ; SOBREIRO, A. P. ; ROCHA, E. . A utilização de ferramentas tecnológicas no contexto acadêmico-científico em música: relatório de um estudo aplicado. In: XXV Congresso da Anppom, 2015, Vitória, ES. Anais da Anppom.

2.
SOBREIRO, A. P.; MACHADO, D. A. O. ; ROCHA, E. . Ferramentas Tecnológicas para a Pesquisa em Música: Dinâmicas de um estudo aplicado. In: XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2015, Natal/RN. Educação Musical: formação humana, petica e produção de conhecimento, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOBREIRO, A. P.. Surdez e Linguagem Musical. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015, Belém -PA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SOBREIRO, A. P.. O Surdo e sua Relação com a Música. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MACHADO, D. A. O. ; SOBREIRO, A. P. ; ROCHA, E. . A utilização de ferramentas tecnológicas no contexto acadêmico-científico em música: relatório de um estudo aplicado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOBREIRO, A. P.; MACHADO, D. A. O. ; ROCHA, E. . Ferramentas Tecnológicas para a Pesquisa em Música: Dinâmicas de um estudo aplicado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOBREIRO, A. P.. Surdez e Linguagem Musical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SOBREIRO, A. P.. O Surdo e sua Relação com a Música 2017 (Palestra).

2.
ROCHA, E. ; Amorim, Felipe ; Viana, Fábio ; Zille, José Antônio B. ; Canesso, Roger ; Carvalho, Sara ; SOBREIRO, A. P. ; MACHADO, D. A. O. . 1º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais. Belo Horizonte (MG) 2015 (Anais).

3.
SOBREIRO, A. P.. Revisão e edição crítica da canção Renascença, de Edmundo Villani-Côrtes. Belo Horizonte: EdUEMG, 2012 (Artigo).


Produção artística/cultural
Música
1.
SOBREIRO, A. P.. Temporada 2017 - Fora de Série 4 - Barroco Mineiro. 2017. Interpretação.

2.
SOBREIRO, A. P.; ROCHA, E. . Concertos ao Orgão. 2017. Interpretação.

3.
SOBREIRO, A. P.. Temporada Allegro Vivace. 2017. Interpretação.

4.
SOBREIRO, A. P.. Temporada Allegro Vivace. 2017. Interpretação.

5.
ROCHA, E. ; SOBREIRO, A. P. . II Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina. 2016. Interpretação.

6.
ROCHA, E. ; SOBREIRO, A. P. . Música Portuguesa no período de Cervantes (1547-1616) (Celebração dos 400 anos de sua morte). 2016. Interpretação.

7.
SOBREIRO, A. P.. Cantata de Natal - ALMG. 2015. Interpretação.

8.
SOBREIRO, A. P.; LOPES, A. . Recital / Palestra. 2015. Interpretação.

9.
SOBREIRO, A. P.. Projeto Viva Música. 2014. Interpretação.

10.
SOBREIRO, A. P.. Prata da Casa. 2014. Interpretação.

11.
SOBREIRO, A. P.. Turnê Estadual Tiradentes. 2014. Interpretação.

12.
SOBREIRO, A. P.. Turnê Estadual São João Del Rei. 2014. Interpretação.

13.
SOBREIRO, A. P.. Concerto Ars Nova Coral da UFMG. 2014. Interpretação.

14.
SOBREIRO, A. P.. Concerto Ars Nova Coral da UFMG. 2014. Interpretação.

15.
SOBREIRO, A. P.. Concerto Ars Nova Coral da UFMG. 2014. Interpretação.

16.
SOBREIRO, A. P.. Segunda Musical - 8º Encontro ALMG de Corais - Ars Nova Coral da UFMG. 2014. Interpretação.

17.
SOBREIRO, A. P.. Prata da Casa. 2013. Interpretação.

18.
SOBREIRO, A. P.. Exultate - Homenagem ao Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. 2013. Interpretação.

19.
SOBREIRO, A. P.. Exultate - Homenagem ao Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. 2013. Interpretação.

20.
SOBREIRO, A. P.. Concerto no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. 2013. Interpretação.

21.
SOBREIRO, A. P.. Concerto Ars Nova Coral da UFMG. 2013. Interpretação.

22.
SOBREIRO, A. P.. Concerto de Natal - Ars Nova Coral da UFMG e Orquestra Barroca. 2013. Interpretação.

23.
SOBREIRO, A. P.. Concerto de Natal - Ars Nova Coral da UFMG e Orquestra Barroca. 2013. Interpretação.

24.
SOBREIRO, A. P.. X Jogo do Livro Infantil e Juvenil. 2013. Interpretação.

25.
SOBREIRO, A. P.. Concerto com Ars Nova ? Coral UFMG. 2013. Interpretação.

26.
SOBREIRO, A. P.. IV Semana de Música Antiga da UFMG - Bizzarie Alegórica. 2013. Interpretação.

27.
SOBREIRO, A. P.. Cantata de Natal - ALMG. 2013. Interpretação.

28.
SOBREIRO, A. P.. Ópera em 3 atos de Giacomo Puccini. 2012. Interpretação.

29.
SOBREIRO, A. P.. A Viúva Alegre. 2012. Interpretação.

30.
SOBREIRO, A. P.. Madame Butterfly - Puccini. 2012. Interpretação.

31.
SOBREIRO, A. P.. Grande Concerto de Natal. 2012. Interpretação.

32.
SOBREIRO, A. P.. Segunda Musical. 2011. Interpretação.

33.
SOBREIRO, A. P.; CARMO, J. M. . Francisco Raposo. 2011. Interpretação.

34.
SOBREIRO, A. P.. Concerto Missa de Réquiem - Giuseppe Verdi - Orquestra da OSESP e Coral da OSESP convidam: Coral Lírico de Minas Gerais. 2011. Interpretação.

35.
SOBREIRO, A. P.. Segunda Musical - Ano 10. 2011. Interpretação.

36.
SOBREIRO, A. P.. Ópera La Bohème - Ópera de Puccini. 2011. Interpretação.

37.
SOBREIRO, A. P.. Segunda Musical. 2010. Interpretação.

38.
SOBREIRO, A. P.. Audição de Alunos. 2010. Interpretação.

39.
SOBREIRO, A. P.. Audição de Música de Câmara. 2010. Interpretação.

40.
SOBREIRO, A. P.. Audição de Alunos. 2010. Interpretação.

41.
SOBREIRO, A. P.. Série de Concertos Acadêmicos. 2010. Interpretação.

42.
SOBREIRO, A. P.. 11ª Festival Música nas Montanhas. 2010. Interpretação.

43.
SOBREIRO, A. P.. 11ª Festival Música nas Montanhas. 2010. Interpretação.

44.
SOBREIRO, A. P.. Grupo Experimental de Ópera da UEMG. 2010. Interpretação.

45.
SOBREIRO, A. P.. Segunda Musical. 2010. Interpretação.

46.
SOBREIRO, A. P.. 11º Festival Música nas Montanhas. 2010. Interpretação.

47.
SOBREIRO, A. P.. Audição de alunos. 2010. Interpretação.

48.
SOBREIRO, A. P.. Audição - Música de Câmara. 2010. Interpretação.

49.
SOBREIRO, A. P.. Audição de alunos. 2010. Interpretação.

50.
SOBREIRO, A. P.. BDMG Cultural - 21 anos. 2009. Interpretação.

51.
SOBREIRO, A. P.. Homenagem a Marcos Leite. 2009. Interpretação.

52.
SOBREIRO, A. P.. Madrigale canta Música Brasileira. 2009. Interpretação.

53.
SOBREIRO, A. P.; CARMO, J. M. . Escolas em concerto. 2009. Interpretação.

54.
SOBREIRO, A. P.. As Cantigas de Santa Maria. 2009. Interpretação.

55.
SOBREIRO, A. P.. 10 Anos do Jovem Músico BDMG. 2009. Interpretação.

56.
SOBREIRO, A. P.; Canedo, Sérgio . Música Medieval - As Cantigas de Santa Maria - Projeto Música Comentada. 2009. Interpretação.

57.
SOBREIRO, A. P.. Requiem de Johannes Brahms. 2009. Interpretação.

58.
SOBREIRO, A. P.. Audição - Música de Câmara. 2009. Interpretação.

59.
SOBREIRO, A. P.. Audição de alunos. 2009. Interpretação.

60.
SOBREIRO, A. P.. Concertos de Outono. 2009. Interpretação.

61.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Oficina de Performance. 2009. Interpretação.

62.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Alunos - História da Música 4. 2009. Interpretação.

63.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Alunos - História da Música 3. 2009. Interpretação.

64.
SOBREIRO, A. P.. Audição de alunos. 2009. Interpretação.

65.
SOBREIRO, A. P.. A Menina das Nuvens - Villa Lobos. 2009. Interpretação.

66.
SOBREIRO, A. P.. Série de Concertos no Grande Teatro - Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais. 2009. Interpretação.

67.
SOBREIRO, A. P.. Macberth - G.Verdi. 2009. Interpretação.

68.
SOBREIRO, A. P.. Recital Jovem Múcico BDMG. 2008. Interpretação.

69.
SOBREIRO, A. P.. Série Jovem Músico. 2008. Interpretação.

70.
SOBREIRO, A. P.. Concerto de Música Sacra. 2008. Interpretação.

71.
SOBREIRO, A. P.. Requiem de Mozart. 2008. Interpretação.

72.
SOBREIRO, A. P.. Concertos de Primavera - Coro Madrigale. 2008. Interpretação.

73.
SOBREIRO, A. P.. Vespro della Beata Vergine - Cláudio Monteverdi. 2008. Interpretação.

74.
SOBREIRO, A. P.. Escolas em concerto. 2008. Interpretação.

75.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Alunos - História da Música 2. 2008. Interpretação.

76.
SOBREIRO, A. P.. Ópera Aida - G. Verdi. 2008. Interpretação.

77.
SOBREIRO, A. P.. Audição Temática. 2008. Interpretação.

78.
SOBREIRO, A. P.. Segunda Musical - Ano 07. 2008. Interpretação.

79.
SOBREIRO, A. P.. Concerto de Música Sacra. 2008. Interpretação.

80.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Alunos - História da Música 1. 2008. Interpretação.

81.
SOBREIRO, A. P.. Série de Concertos no Grande Teatro - Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais. 2008. Interpretação.

82.
SOBREIRO, A. P.. Grupo de Música Antiga da UEMG. 2007. Interpretação.

83.
SOBREIRO, A. P.. Grupo de Música Antiga da UEMG. 2007. Interpretação.

84.
SOBREIRO, A. P.. Coral Curumim Salesiano. 2007. Interpretação.

85.
SOBREIRO, A. P.. Grupo de Música Antiga da Escola de Música da UEMG - A (Re)Criação da Música Antiga. 2007. Interpretação.

86.
SOBREIRO, A. P.. V Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da ESMU/ UEMG. 2007. Interpretação.

87.
SOBREIRO, A. P.. Audição Temática - Canto. 2007. Interpretação.

88.
SOBREIRO, A. P.. Audição Temática - Canto. 2007. Interpretação.

89.
SOBREIRO, A. P.. Grupo de Música Antiga da Escola de Música da UEMG - A (Re)Criação da Música Antiga. 2007. Interpretação.

90.
SOBREIRO, A. P.. Concerto de Cravo: O Erudito Popular. 2007. Interpretação.

91.
SOBREIRO, A. P.. Audição Temática. 2007. Interpretação.

92.
SOBREIRO, A. P.. Audição Temática. 2007. Interpretação.

93.
SOBREIRO, A. P.. Porque a vida é feita de encontros. 2007. Interpretação.

94.
SOBREIRO, A. P.. 8º Festival de Música nas Montanhas. 2007. Interpretação.

95.
SOBREIRO, A. P.. 7º Festival Música nas Montanhas. 2006. Interpretação.

96.
SOBREIRO, A. P.. 6º Festival Música nas Montanhas. 2005. Interpretação.

97.
SOBREIRO, A. P.. 14º Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga. 2003. Interpretação.

98.
SOBREIRO, A. P.. 14º Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga. 2003. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOBREIRO, A. P.; MELO, R. A. S.. Participação em banca de David Alves Sousa.O estágio como interface entre a teoria e a prática: relatos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SOBREIRO, A. P.; Rodrigues, F. M.. Participação em banca de Leila Moraes Sá Nascimento.Pensando a inclusão de Alunos Surdos e Alunos Deficientes Visuais: propostas pedagógicas para o ensino de música na escola regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
SOBREIRO, A. P.; Rodrigues, F. M.; RODRIGUES, M. A.. Participação em banca de Leonardo Dias Bordon.Relato descritivo de um Show: etapas e resultados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
COSTA, A. A.; SOBREIRO, A. P.. Participação em banca de Wandison M. Muniz; Ivan F. Rodrigues.Estúdio Escolar: uma proposta para o ensino de música na educação básica.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SOBREIRO, A. P.. Participação em banca de Mariana Correa de Oliveira.O Erlkönig de Schubert e de Goethe: proposta de performance. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SOBREIRO, A. P.; Brandão, Domingos Sávio Lins; SILVA JUNIOR, I. E.. Participação em banca de Giovanni Trigueiro de Assis.Ansiedade de desempenho na performance musical: Um estudo sobre alunos de canto do curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da UEMG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
SOBREIRO, A. P.; SILVA, C. L.. Participação em banca de Arthur Messias Rocha Pinto.Educação inclusiva: a música como instrumento de inclusão.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
SOBREIRO, A. P.; Brandão, Domingos Sávio Lins. Participação em banca de Fausto José Caetano Neto.A relação do emocional e das tensões musculares do músico cantor.. 2015.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
SOBREIRO, A. P.; MELO, D.; XAVIER, E. D.. Avaliação Final dos alunos de Canto - Curso Formação Musical da Escola de Música da UEMG. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SOBREIRO, A. P.; DUARTE, P. T.. Avaliação Semestral dos Alunos de Canto do Curso de Formação Musical - UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
SOBREIRO, A. P.. Banca de Vestibular de acesso à UEMG (área canto). 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SOBREIRO, A. P.. Banca da Prova de Aproveitamento de Disciplina - Leitura à Primeira Vista. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
SOBREIRO, A. P.. Banca da Prova de Obtenção de Novo Título - Bacharelado e Licenciatura em Canto. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
SOBREIRO, A. P.. Banca de seleção de alunos do curso de Extensão - Curso: Canto. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SOBREIRO, A. P.. Banca da Prova de Teoria Musical e Solfejo dos Alunos do Curso de Extenção. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SOBREIRO, A. P.. Banca de Vestibular de acesso à UEMG (área canto). 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. Surdez e Linguagem Musical. 2015. (Congresso).

2.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. 2015. (Congresso).

3.
XXII CONGRESSO ANUAL DA ABEM. Ferramentas Tecnológicas para a Pesquisa em Música: Dinâmicas de um estudo aplicado. 2015. (Congresso).

4.
XXV CONGRESSO DA ANPPOM. 2015. (Congresso).

5.
XXV CONGRESSO DA ANPPOM. A utilização de ferramentas tecnológicas no contexto acadêmico-científico em música: relatório de um estudo aplicado. 2015. (Congresso).

6.
11º Festival Música nas Montanhas. 2010. (Oficina).

7.
8º Festival Música nas Montanhas - Classe de Canto - Ópera Stúdio - 30 horas. 2007. (Oficina).

8.
8º Festival Música nas Montanhas - Classe de Canto Repertório - 30 horas. 2007. (Oficina).

9.
3ª Semana de Música de Ouro Branco - Canto - 36 horas.. 2006. (Oficina).

10.
7º Festival Música nas Montanhas - Classe de Canto. 2006. (Oficina).

11.
7º Festival Música nas Montanhas - Classe de Canto. 2006. (Oficina).

12.
16º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2005. (Oficina).

13.
16º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2005. (Oficina).

14.
6º Festival Música nas Montanhas. 2005. (Oficina).

15.
15º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2004. (Oficina).

16.
15º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2004. (Oficina).

17.
4º Workshop de Canto Coral - Projeto comunicantos - Coralista - 8 horas. 2004. (Encontro).

18.
14º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2003. (Oficina).

19.
14º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOBREIRO, A. P.; SAMPAIO, M. . Recital de IV Período de Bacharelado em Canto - Aluno Matheus Dufrayer. 2017. (Concerto).

2.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Formatura - Raissa Brant. 2016. (Concerto).

3.
ROCHA, E. ; Amorim, Felipe ; Viana, Fábio ; Zille, José Antônio B. ; Canesso, Roger ; Carvalho, Sara ; SOBREIRO, A. P. ; MACHADO, D. A. O. . 1º Nas Nuvens... Congresso de Música. 2015. (Congresso).

4.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Formatura - Fausto Caetano. 2015. (Concerto).

5.
SOBREIRO, A. P.. Audição de Alunos de Canto - Classe da Professora Andréa Peliccioni Sobreiro. 2015. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA CAROLINA FELIX DA SILVA DIAS. Música na Terceira Idade por meio do Canto Coral. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Dafne Kontoyannopoulos. O apoio respiratório na técnica vocal: pedagogia e aplicabilidade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Talita Suelen Santos. Vocalize na prática: Manual de Estudo Definições e objetivos de vocalizes para aplicação no estudo do canto.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

4.
RAUL ALVES DE OLIVEIRA. CULTURA AFRO-BRASILEIRA E EDUCAÇÃO MUSICAL: Uma coletânea estruturada segundo o Método Kodály. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leila Moraes Sá Nascimento. Pensando a inclusão de Alunos Surdos e Alunos Deficientes Visuais: propostas pedagógicas para o ensino de música na escola regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andréa Peliccioni Sobreiro.

2.
Leonardo Dias Bordon. Relato descritivo de um Show: etapas e resultados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andréa Peliccioni Sobreiro.

3.
Elisângela Célia da Silva. Orientações fundamentais para o professor de canto: estudo de caso com professores e alunos de canto da Escola de Música da UEMG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andréa Peliccioni Sobreiro.

4.
Giovanni Trigueiro de Assis. Ansiedade de desempenho na performance musical: um estudo sobre alunos de canto do curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da UEMG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andréa Peliccioni Sobreiro.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOBREIRO, A. P.. O Surdo e sua Relação com a Música. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Formatura - Fausto Caetano. 2015. (Concerto).

2.
SOBREIRO, A. P.. Audição de Alunos de Canto - Classe da Professora Andréa Peliccioni Sobreiro. 2015. (Concerto).

3.
SOBREIRO, A. P.. Recital de Formatura - Raissa Brant. 2016. (Concerto).

4.
SOBREIRO, A. P.; SAMPAIO, M. . Recital de IV Período de Bacharelado em Canto - Aluno Matheus Dufrayer. 2017. (Concerto).


Musica
1.
ROCHA, E. ; SOBREIRO, A. P. . Música Portuguesa no período de Cervantes (1547-1616) (Celebração dos 400 anos de sua morte). 2016. Interpretação.



Outras informações relevantes


Bolsista do Mestrado - UFMG - CAPES



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:18:11