Haroldo Luiz Nogueira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5519795709092941
  • Última atualização do currículo em 02/06/2016


Mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC (2013), Engenheiro Eletricista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), possui certificação internacional CMVP (Certified Measurement and Verification Professional), membro da Association of Energy Engineers, tem como linha de pesquisa eficiência energética em edificações. Atua como docente na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) no curso de Tecnologia em Construção de Edifícios e também em cursos livres de extensão na Academia de Engenharia e Arquitetura e A&F Partner Consulting ministrando treinamentos nas áreas de Gestão de Operação e Manutenção, e Eficiência Energética na Operação de Empreendimentos Comerciais. Ampla experiência na área de manutenção e operação de edificações, com atuação em ambientes de missão crítica e edifícios comerciais de grande porte. Atua também com consultoria em eficiência energética e comissionamento de instalações prediais para certificação LEED, e planos de Medição e Verificação de Performance Energética conforme protocolo internacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Haroldo Luiz Nogueira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Haroldo. L. N.;SILVA, H. L. N.

Endereço


Endereço Profissional
Preditiva Engenharia e Manutenção Predial.
Rua Antônio de Barros, 2802 Sala 2
Vila Carrão
03401001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26742616
URL da Homepage: www.preditiva.eng.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Energia.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: BARREIRAS NÃO TECNOLÓGICAS ASSOCIADAS À IMPEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA APLICADA A EDIFICAÇÕES COMERCIAIS EM USO NA CIDADE DE SÃO PAULO,
Orientador: Sergio Ricardo Lourenço.
Palavras-chave: Edificações; Eficiência Energética.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Atividades imobiliárias.
2011
Mestrado em andamento em Energia.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: Benchmarking de consumo energético em edifícios comerciais de alto padrão na cidade de São Paulo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Sérgio Ricardo Lourenço.
Setores de atividade: Atividades imobiliárias; Construção de edifícios.
1998 - 2002
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Cabeamento Estruturado: Uma contribuição à revisão de aspectos técnicos e normativos.
Orientador: Maxnuc Rodrigues.




Formação Complementar


2014 - 2014
Certificação CMVP. (Carga horária: 24h).
Efficiency Valuation Organization, EVO, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 24
Outras informações
Docente no Curso de Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios na Fatec Tatuapé onde ministra as disciplinas Instalações Elétricas Prediais e Eletrotécnica Aplicada. Atuação também como orientador de trabalhos de graduação e em grupos de estudo na área de energia. Ocupa também a função de Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Fatec Tatuapé.


Preditiva Engenharia e Manutenção Predial, PRED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Empresário individual, Carga horária: 8
Outras informações
Empresário individual especializado na execução de manutenções preditivas e análises em instalações elétricas como termografia, análise de qualidade de energia. Elaboração de laudos em geral como Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), laudo de instalações elétricas, laudos de grupo geradores entre outros. Avaliação de instalações prediais e consultoria em implantação e operação de sistemas manutenção predial. Atua também com análises e consultoria em eficiência energética em edificações e possui certificação CMVP (Certified Mesasurement and Verification Professional) em Sistemas de M&V (Medição e Verificação de Performance) conforme Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP). Membro da Efficiency Valuation Organization e também da Association of Energy Engineers.


Academia de Engenharia e Arquitetura, AEA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Atuação como docente nos cursos livres de extensão "Supervisão de Facilities" ministrando o módulo de Gestão de Manutenção e no curso Gestão de Instalações Prediais ministrando o módulo de "Gestão de Instalações Prediais" tendo como público alvo Gerentes de Facilities e Gerentes de Operação de empreendimentos comerciais, Engenheiros, Arquitetos e profissionais ligados a operação e manutenção de edificações ou mesmo projetos. Atuação em nível nacional onde já ministrou cursos em diversos estados sejam cursos abertos ou "In Company" em entidades como Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (DF), Câmara dos Deputados - Congresso Nacional (DF), Tribunal Regional Eleitoral de Maceió (AL), BR Properties (SP).


A&F Partner Consulting, A&F, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações
Consultor independente atuando nas áreas de consultoria e auditorias de manutenção e operação de edificações. Realização de auditorias técnicas em instalações prediais e desenvolvimento de planos de comissionamento de instalações prediais em processo de certificação ambiental LEED do US Green Building Council envolvendo sistemas de energia (baixa e média tensão), alimentação normal e emergência, sistemas de geração e cogeração de energia, sistemas de detecção e alarme de incêndio, sistemas de abastecimento e recalque de água e sistemas de automação predial. Elaboração de Planos de M&V, bem como acompanhamento de resultados energéticos mediante construção de indicadores de eficiência. Auta também na elaboração e realização de planos de treinamento para profissionais de operação de empreendimentos certificados com vistas a maximizar o potencial energético de empreendimentos. Um dos responsáveis pela áreas de treinamentos da empresa onde desenvolveu os cursos Gestão de Operação e Manutenção e Eficiência Energética em Empreendimentos Comerciais.


Cushman & Wakefield Consultoria Imobiliária, CW, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente coordenador responsável pela operação de uma regional da área de property management em empresa multinacional líder de mercado no segmento onde atua tendo como atribuições, avaliação de resultados, cumprimento de metas operacionais, financeiras, operações de facilities. Coordenação de estudos de eficiência energética, projetos de retrofit e melhorias, implantação e operação de serviços.


Socicam Adm. Proj. e Particpações, SOC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Engenheiro responsável pela coordenação das equipes de manutenção elétrica, civil, infra-estrutura e utilidades dos terminais rodoviários da divisão São Paulo. Responsável pelo acompanhamento do andamento dos projetos e aprovação dos mesmos junto à órgãos públicos. Elaboração de escopos e contratação de fornecedores. Elaboração de metas e indicadores de desempenho dos sistemas de manutenção. Averiguação de projetos e acompanhamento de obras, gerenciamento de contratos com terceiros.


Normatel Nordeste, NOR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Engenheiro responsável pela manutenção do Site de um grande banco, atuando diretamente na coordenação da equipe composta por 25 profissionais da área de manutenção predial e de toda infra-estrutura composta por geradores, no-breaks, cabeamento estruturado, obras civis, sistema de ar condicionado em ambiente crítico e conforto, sistemas de CFTV, controle de acesso, alarme de incêndio, etc.


Proceda Tecnologia e Informática, PRO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Infraestrutura Tr., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por instalações elétricas e de infraestrutura de TI envolvendo geradores, no-breaks, painéis de distribuição e sistemas de ar condicionado de precisão e conforto.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Uso Eficiente de Energia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, H. L. N.; LOURENCO, S. R. . Energy Benchmarking in high-end office buildings in the metropolitan region of São Paulo. In: 38th World Energy Engineering Congress, 2015, Orlando. 38th WEEC, 2015.

2.
SILVA, H. L. N.; LOURENCO, S. R. . Consumo energético e emissões de gases de efeito estufa provenientes do uso e operação de edificações de escritórios de alto padrão na cidade de São Paulo. In: XIII Safety, Health and Environment World Congress, 2013, Porto. Developing a healthier environment under worldwide economical constraints. Porto: Science and Education Research Council, COPEC, 2013. v. 13. p. 1-467.

3.
SILVA, H. L. N.; LOURENCO, S. R. . Certificação e etiquetagem como mecanismos de promoção de eficiência energética em edificações comerciais. In: Safety, Healt and Environment World Congress, 2011, São Vicente. SHEWC 2011- Safety, Health and Environment World Congress 2011, 2011. p. 231-235.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, H. L. N.. Gestão de Instalações Prediais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, H. L. N.. Gerência de Manutenção. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, A. D.; SILVA, H. L. N.. Participação em banca de Emerson Meira dos Santos.Implantação de aquecedores solares de água em residências existentes da CDHU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios) - Fatec Tatuapé.

2.
SILVA, H. L. N.. Participação em banca de Lilian Magri Gomes Soares e Milena Elesvão Vieira.Estudo sobre telhados verdes e jardins verticais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

3.
HARA, M. K. I.; SILVA, H. L. N.. Participação em banca de Roger Prata dos Santos.Estudo da viabilidade de implantação de placas fotovoltaicas no prédio da Fatec Tatuapé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josiane de Lima Batista e Stephanie Lopes da Silva. Plano de Gestão Energética na Fatec Tatuapé: uma proposta de implementação. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gustavo Ramires e André Luiz Chagas Ramos. Energia solar fotovoltaica: aplicação a edificações residenciais de interesse popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Orientador: Haroldo Luiz Nogueira da Silva.

2.
Caio Gomes Freitas. Aplicação de tecnologias e estrategicas energeticamente eficientes aplicadas a edificação comercial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Orientador: Haroldo Luiz Nogueira da Silva.

3.
Danilo Marx Nascimento Costa. Certificação Ambiental e Sustentável na Construção de Edifícios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Orientador: Haroldo Luiz Nogueira da Silva.



Outras informações relevantes


Possui Certificação Internacional CMVP (Certified Measurement and Verification Professional) em medição e verificação de performance energética. 

É membro da Efficiency Valuation Organization (EVO) e também da Association of Energy Engineers (AEE).

Atua como membro do Comitê Temático de Energia no Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Participa de grupo de pesquisa em Eficiência Energética da UFABC.

Como projeto atual relevante, vale destacar a participação no programa de capacitação de gestores e plano estratégico para eficiência energética em prédios públicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, programa patrocinado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) desenvolvido por equipe multidisciplinar pela Mitsidi Projetos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:51:59