Lucas Costa Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9519306355864837
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Mestrando em Engenharia Mecânica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Engenheiro Mecânico pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Participante do ​Programa CsF (Ciência Sem Fronteira) na Lakehead University, Thunder Bay, Canadá, no período de JAN/2014 a ABR/2015. Green Belt em Six Sigma. Membro da Equipe Técnica do Gep_LASID (Grupo de Estudos e Pesquisas do Laboratório de Sistemas Dinâmicos) da UFSJ sob orientação do Prof. D.Sc. Jorge Nei Brito. Estagiário da Saint-Gobain Materiais Cerâmicos, unidade Barbacena, no período AGO/2013 a DEZ/2013, setores de Manutenção Industrial e PCM (Planejamento e Controle da Manutenção). Estagiário da AMG Brasil, unidade São João del-Rei, MG, no período JAN/2016 a FEV/2016, setores de Manutenção Industrial e PCM (Planejamento e Controle da Manutenção). Bolsista de Iniciação Científica do Programa PIBIC/CNPq/UFSJ no período de AGO/2015 a JUL/2016. Autor de artigos técnicos apresentados e publicados em congressos técnico-científicos. Palestrante convidado em congressos regionais e nacionais. Especialista na Área de Manutenção e Lubrificação Industrial com foco em Técnicas Preditivas (Análise de Vibração; Análise de Óleo; Análise Termográfica; Balancemaneto Dinâmico e Alinhamento a Laser) e melhorias contínua. brito.lcb@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Costa Brito
Nome em citações bibliográficas
Brito, L.C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Determinação da vida útil da ferramenta de corte via monitoramento on-line de vibração,Orientador: Marcus Antônio Viana Duarte.
Coorientador: Márcio Bacci da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Monitoramento; Vibração; Ferramenta de Corte; Desgaste.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Usinagem.
2011 - 2016
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
com período sanduíche em Lakehead University (Orientador: Jorge Nei Brito).
Título: VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DO BIOGÁS GERADO EM BIODIGESTORES COMO ENERGIA RENOVÁVEL EM PROPRIEDADES RURAIS.
Orientador: Flávio Neves Teixeira.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Maria Coraçao Eucaristico, CSM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Análise Dinâmica de Equipamentos Rotativos e Estruturas. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2015 - 2015
PCM - Planejamento e Controle da Manutenção. (Carga horária: 24h).
Plano T&D, PLANO T&D, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas Preditivas Aplicadas a Detecção Falhas. (Carga horária: 24h).
Excelência Consultoria e Treinamento, EXCELÊNCIA, Brasil.
2012 - 2012
Green Belt - Six Sigma. (Carga horária: 40h).
RL&Associados, RL, Brasil.
2012 - 2012
Os Óleos Lubrificantes E A Atividade De Manutenção. (Carga horária: 4h).
VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica Industrial), VII CONEM, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Técnica Preditiva Análise de Vibração. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2011 - 2011
Curso Bombas Centrifugas. (Carga horária: 16h).
Krozai Aprimoramento Profissional, Krozai, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Saint Gobain - Materiais Cerâmicos, SG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - Manutenção Mecânica, Carga horária: 30


AMG Brasil, AMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - Manutenção Mecânica, Carga horária: 30


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Determinação da vida útil da ferramenta de corte via monitoramento on-line de vibração.
Descrição: O objetivo do presente trabalho é identificar o momento ideal para a troca da ferramenta de corte em um processo de torneamento visando o aumento da sua vida útil e, consequentemente, da produtividade da planta industrial. Os sinais de vibração da ferramenta de corte serão obtidos on-line e analisados através de técnicas estatísticas. Através dessas análises pretende-se definir os sintomas vibratórios que possuem maior correlação com parâmetros de uma ferramenta de corte ideal, como, por exemplo, a rugosidade, e finalmente predizer o momento ideal de sua troca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Costa Brito - Coordenador / Marcus Antônio Viana Duarte - Integrante / Márcio Bacci da Silva - Integrante.
2015 - 2016
Estudo de rigidez de base através da técnica de ODS e análise de vibração
Descrição: O objetivo desse trabalho é dar continuidade aos estudos sobre detecção de falhas em equipamentos rotativos e suas estruturas. Motivado pelo TCC "Utilização de uma bancada didática para estudo do comportamento dinâmico de máquinas rotativas - vibrações mecânicas" no qual foi detectado a necessidade de um estudo mais detalhado sobre a base da bancada didática. Além disso, esta nova pesquisa permitirá consolidar os conhecimentos já adquiridos sobre a técnica preditiva de Análise de Vibração e o estudo e conhecimento da técnica de ODS (Análise da Forma de Deflexão Operacional ou em inglês Operating Deflection Shape)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Estudo da influência dos inversores de frequência no acionamento de motores elétricos através de técnicas preditivas
Descrição: O objetivo desse trabalho é dar continuidade aos estudos sobre detecção de falhas em equipamentos rotativos, com ênfase em motores elétricos, iniciados na Iniciação Científica em curso, conforme Edital 005/2011/PROPE. Além disso, esta nova pesquisa permitirá consolidar os conhecimentos já adquiridos sobre a técnica preditiva de Análise deVibração e o estudo e conhecimento da nova técnica recém-adquirida pelo Gep_LASID, ou seja, o Módulo de Análise de Variadores de Frequência (VFD). Este módulo é específico para detecção de falhas em motores elétricos acionados por inversores de frequência, porém não se tem trabalhos publicados uma vez que essa tecnologia é recente no Brasil. O estudo comparativo dessas duas técnicas é sem dúvida uma contribuição significativa, tanto para os pesquisadores que trabalham com detecção de falhas como para os profissionais da Área de Manutenção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Estudo Comparativo das Técnicas de Análise de Vibração e Análise de Torque do Motor na Detecção de Falhas em Rolamentos
Descrição: Projeto a aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/FAPEMIG/UFSJ, Edital 005/2011/PROPE. O objetivo desse trabalho é ampliar o conhecimento da técnica de manutenção preditiva, Análise de Vibração (Envelope de Aceleração) e, principalmente, estudar e compreender a recente técnica Análise de Torque. Apresentar um comparativo entre essas técnicas é uma contribuição significativa para os pesquisadores que trabalham com detecção de falhas e para os profissionais da Área de Manutenção. A motivação de se realizar esta pesquisa em um motor de indução trifásico se deve ao fato do mesmo ser um tipo de sistema eletromecânico comumente encontrado em qualquer planta fabril e ainda pelos rolamentos serem os principais responsáveis pelas falhas de origem mecânica. Consequentemente, os resultados a serem obtidos serão aplicáveis a uma vasta gama de empresas em Minas Gerais e no Brasil. Destaca-se ainda que, com algumas adaptações, o sistema pode ser estendido a outros tipos de sistemas eletromecânicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Costa Brito - Integrante / Jorge Nei Brito - Coordenador / Paulo Cezar Monteiro Lamim Filho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Honor al mérito profesional - Conferencista sobresaliente y distinguido en el XXV - Congresso Panamericano de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y ramos afines, COPIMERA.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . INSPEÇÃO EM PAINÉIS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS ATRAVÉS DA TERMOGRAFICA INFRAVERMELHA. TORREdoTOMBO, 01 nov. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, L.H.F. ; Brito, L.C. ; RODRIGUES, D. J. S. ; SILVA, V. A. D. ; Brito, J.N. . Detecção de defeitos em rolamentos industriais através de redes neurais artificiais e análise de vibração. In: XVII CONEMI, 2017, Aracajú. Anais do XVII CONEMI, 2017.

2.
RIBEIRO, E. M. B. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DISSIPAÇÃO TÉRMICA APLICADO NO REDUTOR DE VELOCIDADE COM DISPOSITIVO DE ARREFECIMENTO POR CONVECÇÃO FORÇADA. In: XVI CONEMI, 2016, Goiânia. Anais do XVI CONEMI, 2016.

3.
RODRIGUES, D. J. S. ; Sales, M.H. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . ESTUDO DE BARRAS QUEBRADAS ATRAVÉS DE DIFERENTES TÉCNICAS PREDITIVAS. In: XVI CONEMI, 2016, Goiânia. Anais do XVI CONEMI, 2016.

4.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . La Importancia de las Técnicas Productivas para el Aumento de la Disponibilidad y Confiabilidad de los Equipos Industriales. In: XXV - Congresso Panamericano de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramos Afines, 2015, Tegucigalpa, Honduras. Anais XXV - Congresso Panamericano de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramos Afines, 2015.

5.
Melo, D.J. ; Gomes, R. A. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . UTILIZAÇÃO DA OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS COMO FERRAMENTA DE DIRECIONAMENTO DE MELHORIA CONTÍNUA. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2015, Ceará. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2015.

6.
CARVALHO, A. L. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . WCM Green Belt: Reduction of the exchange time of the ?shirt of the roller mill. In: XX International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM), 2014, Malaga. Anais XX International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM), 2014.

7.
CARVALHO, A. L. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . Aplicação do World Class Manufacturing na Redução do Tempo de Parada para Manutenção. In: VIII COLIM - Congresso Latinoamericano de Ingenieria Mecanica, 2014, Cuenca. Anais do VIII COLIM, 2014.

8.
Brito, L.C.; Brito, J.N. ; LACERDA, N. L. M. ; LAMIM FILHO, P. C. M. ; REIS, R. A. . Estudo Comparativo De Diferentes Técnicas De Análise De Sinais De Vibração Aplicadas Na Detecção De Falhas Em Rolamentos. In: VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012, São Luis - MA. Anais do VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012.

9.
Samuel Carvalho ; Pereira, J.G. ; Sales, M.H. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . Detecção De Falha Em Equipamento Industrial Através Da Análise Ferrográfica. In: VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012, São Luis - MA. Anais do VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012.

10.
Sales, M.H. ; Alves, J.V.T. ; Brito, L.C. ; Pereira, J.G. ; Brito, J.N. . Monitoramento Das Condições De Rolamentos Utilizando Análise De Graxa. In: VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012, São Luis - MA. Anais do VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012.

11.
Pereira, J.G. ; Brito, L.C. ; Sales, M.H. ; Brito, J.N. . Análise De Falhas No Motor Elétrico Através Da Análise De Graxa. In: VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012, São Luis - MA. Anais do VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), 2012.

12.
Brito, L.C.; Pereira, J.G. ; Brito, J.N. . Associação Das Técnicas Preditivas: Análisis De Vibração E Análise De Graxa, Para Detecção De Falhas Em Rolamentos. In: VII CONEM (Congresso Boliviariano de Ingeniría Mecánica), 2012, Cusco - Peru. Anais do VII CONEM (Congresso Boliviariano de Ingeniría Mecánica), 2012.

13.
SANTOS, J. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . A Importância Da Lubrificação Na Vida Útil Dos Equipamentos. In: II COEN e XII CONEMI, 2012, São João del Rei - MG. Anais do II COEN e XII CONEMI, 2012.

14.
CAU, T. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . Monitoramento básico da condição de funcionamento de centrífuga decanter através do ?medidor de vibração?. In: II COEN e XII CONEMI, 2012, São João del Rei - MG. Anais do II COEN e XII CONEMI, 2012.

15.
Sales, M.H. ; Brito, L.C. ; Andrade, P.S. ; Dumont, T.S. ; Portes, D.F. ; Brito, J.N. . Avaliação das Condições de Equipamentos Industriais Através da Análise de Óleo: Estudos de Caso. In: COEN - Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei, 2011, São João del Rei. Anais do I COEN, 2011.

16.
BUENO, G. D. ; Brito, L.C. ; Christoforo, A.L. ; Sousa, G.R. ; Brito, J.N. . Gerenciamento das Atividades do Grupo de Pesquisa do Gep_Lasid Através do MS Project. In: COEN - Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei, 2011, São João del Rei. Anais do I COEN, 2011.

17.
Pereira, J.G. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . Análise de Falhas no Motor Elétrico Através da Análise de Graxa. In: COEN - Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei, 2011, São João del Rei. Anais do I COEN, 2011.

18.
Brito, L.C.; Junior, A.A.M. ; Marques, F.M. ; BUENO, G. D. ; Ladeira, P.G. ; Brito, J.N. . Avaliação de três diferentes classes de óleos lubrificantes e três diferentes tipos de fabricantes. In: COEN - Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei, 2011, São João del Rei. Anais do I COEN, 2011.

19.
Sales, M.H. ; Brito, L.C. ; Andrade, P.S. ; Dumont, T.S. ; Brito, J.N. . Diagnóstico do Estado de Conservação de Equipamentos Industriais Através da Análise de Óleo: Casos de Sucesso. In: CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, 2011, Porto Alegre. Anais do IX CONEMI, 2011.

20.
Alves, J.V.T. ; Brito, L.C. ; LAMIM FILHO, P. C. M. ; Brito, J.N. . Monitoramento Básico da Condição de Funcionamento de Máquinas Rotativas Através da ''Caneta de Vibração''. In: CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, 2011, Porto Alegre - RS. Anais do IX CONEMI, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
Brito, L.C.. Manutenção Classe Mundial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Brito, L.C.. Introdução ao Planejamento e Controle da Manutenção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Brito, L.C.. Técnicas Preditivas: Tecnologias Aplicadas para o Aumento da Disponibilidade e Confiabilidade dos Equipamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Brito, L.C.. Detecção de Falhas por Técnicas Preditivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Brito, L.C.. Detecção de Falhas por Inteligência Artificial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Brito, L.C.. Técnicas Preditivas e Melhoria Contínua nos Processos de Manutenção Industrial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Brito, L.C.; LAMIM FILHO, P. C. M. ; SILVA, V. A. D. ; BATISTA, F. B. ; Brito, J.N. . Electrical Fault Diagnosis in Induction Motors Using Envelope Analysis from Vibration Signals. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Técnicas em manutenção preditiva com foco na análise de óleo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Detecção de defeitos incipientes em equipamentos industriais através de técnicas preditas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . La importancia de las Técnicas Productivas para el Aumento de la Disponibilidad y Confiabilidad de los Equipos Industriales. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Brito, L.C.. Detecção de falhas em equipamentos industriais através de técnicas preditas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CARVALHO, A. L. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . WCM Green Belt: Reduction of the exchange time of the ?shirt of the roller mill. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Brito, L.C.. Técnicas em Manutenção Preditiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Brito, L.C.; Pereira, J.G. ; Brito, J.N. . Associação Das Técnicas Preditivas - Análise De Vibração E Análise De Graxa, Para Detecção De Falhas Em Rolamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Brito, L.C.; LACERDA, N. L. M. ; REIS, R. A. ; LAMIM FILHO, P. C. M. ; Brito, J.N. . Estudo Comparativo De Diferentes Técnicas De Análise De Sinais De Vibração Aplicadas Na Detecção De Falhas Em Rolamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Pereira, J.G. ; Brito, L.C. ; Sales, M.H. ; Brito, J.N. . Análise De Falhas No Motor Elétrico Através Da Análise De Graxa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Sales, M.H. ; Alves, J.V.T. ; Brito, L.C. ; Pereira, J.G. ; Brito, J.N. . Monitoramento Das Condições De Rolamentos Utilizando Análise De Graxa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Samuel Carvalho ; Pereira, J.G. ; Sales, M.H. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . Detecção De Falha Em Equipamento Industrial Através Da Análise Ferrográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, J. ; Brito, L.C. ; Brito, J.N. . A Importância Da Lubrificação Na Vida Útil Dos Equipamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Brito, L.C.; Sales, M.H. ; Pereira, J.G. ; Brito, J.N. . Detecção de Falhas em Equipamentos Industriais Através da Análise de Óleo Casos de Sucesso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Técnicas em Manutenção Preditiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Sales, M.H. ; Brito, L.C. ; Andrade, P.S. ; Dumont, T.S. ; Brito, J.N. . Diagnóstico do Estado de Conservação de Equipamentos Industriais Através da Análise de Óleo: Casos de Sucesso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
Brito, L.C.; Junior, A.A.M. ; Marques, F.M. ; BUENO, G. D. ; Ladeira, P.G. ; Brito, J.N. . Avaliação de três diferentes classes de óleos lubrificantes e três diferentes tipos de fabricantes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Alves, J.V.T. ; Brito, L.C. ; LAMIM FILHO, P. C. M. ; Brito, J.N. . Monitoramento Básico da Condição de Funcionamento de Máquinas Rotativas Através da ''Caneta de Vibração''. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Detecção de defeitos em equipamentos industriais através de técnicas preditas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Planejamento e Controle da Manutenção. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Brito, L.C.. Introdução ao Planejamento e Controle da Manutenção. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Brito, L.C.. Introdução a Lubrificação Industrial. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Brito, L.C.. Técnicas preditivas aplicadas a detecção de falhas em equipamentos industriais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Introdução ao planejamento e controle da manutenção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Introdução ao planejamento e controle da manutenção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Brito, L.C.. Lubrificação Industrial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Introdução a lubrificação industrial: Teoria e Prática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Brito, J.N. ; Brito, L.C. ; Pereira, J.G. . Introdução à Análise de Óleos Industriais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Brito, L.C.; Brito, J.N. . Manutenção Preditiva Através da Análise de Óleo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 Semana das Engenharias do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.Detecção de defeitos em equipamentos industriais através de técnicas preditas. 2018. (Outra).

2.
1 Semana de Ciência e Tecnologia Brasil - Colômbia.Introdução ao Planejamento e Controle da Manutenção. 2017. (Outra).

3.
III Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica UNIGRAN.Introdução ao Planejamento e Controle da Manutenção. 2017. (Outra).

4.
III SEMEC - Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica - UNIPAM.Técnicas Preditivas e Melhoria Contínua nos Processos de Manutenção Industrial. 2017. (Outra).

5.
Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - POSMEC 2017 | UFU. 2017. (Simpósio).

6.
X SEEMI - Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial.Técnicas preditivas aplicadas a detecção de falhas em equipamentos industriais. 2017. (Seminário).

7.
XVII CONEMI - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. Técnicas Preditivas: Tecnologias Aplicadas para o Aumento da Disponibilidade e Confiabilidade dos Equipamentos. 2017. (Congresso).

8.
73 SOEA (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia). 2016. (Encontro).

9.
Evento Preparatório - Conferência Internacional Água e Energia: Novas Abordagens Sustentáveis. 2016. (Seminário).

10.
IMECE - International Mechanical Engineering Congress and Exposition. Electrical fault diagnosis in induction motors using envelope analysis from vibration signals. 2016. (Congresso).

11.
Quintas Tecnológicas.Técnicas em manutenção preditiva com foco na análise de óleo. 2016. (Encontro).

12.
XVI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. Introdução ao planejamento e controle da manutenção. 2016. (Congresso).

13.
XXIII CREEM - Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. Detecção de defeitos incipientes em equipamentos industriais através de técnicas preditas. 2016. (Congresso).

14.
Desaios e Oportunidades da Engenharia Mecânica e Industrial do Mato Grosso do Sul.Lubrificação Industrial. 2015. (Seminário).

15.
XXII Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Mecânica. Detecção de falhas em equipamentos industriais através de técnicas preditas. 2015. (Congresso).

16.
XXV - Congresso Panamericano de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramos Afines. La Importancia de las Técnicas Productivas para el Aumento de la Disponibilidad y Confiabilidad de los Equipos Industriales. 2015. (Congresso).

17.
XX International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM). WCM Green Belt: Reduction of the exchange time of the ?shirt? of the roller mill. 2014. (Congresso).

18.
28 Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos. 2013. (Congresso).

19.
7 SEEMI 2013 - Seminario Estadual de Engenharia Mecânica Industrial.Técnicas em Manutenção Preditiva. 2013. (Seminário).

20.
18 Seminário de Manutenção Preditiva e Inspeção de Equipamentos.Detecção de Falhas em Equipamentos Industriais Através da Análise de Óleo Casos de Sucesso. 2012. (Seminário).

21.
69 SOEA (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia). 2012. (Encontro).

22.
II COEN e XII CONEMI (Congresso Nacional de Engenharias da UFSJ e Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial). A Importância Da Lubrificação Na Vida Útil Dos Equipamentos. 2012. (Congresso).

23.
VII COBIM (Congresso Boliviariano de Ingeniería Mecánica). Associação Das Técnicas Preditivas: Análisis De Vibração E Análise De Graxa, Para Detecção De Falhas Em Rolamentos. 2012. (Congresso).

24.
VII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica). DETECÇÃO DE FALHA EM EQUIPAMENTO INDUSTRIAL ATRAVÉS DA ANÁLISE FERROGRÁFICA. 2012. (Congresso).

25.
VI SEEMI (Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial).Técnicas em Manutenção Preditiva. 2012. (Seminário).

26.
COBEM 2011 - 21st International Congress of Mechanical Engineering. 2011. (Congresso).

27.
I COEN - Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei. Avaliação de três diferentes classes de óleos lubrificantes e três diferentes tipos de fabricantes. 2011. (Congresso).

28.
XI CONEMI (Congreso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial. Diagnóstico do Estado de Conservação de Equipamentos Industriais Através da Análise de Óleo: Casos de Sucesso. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brito, L.C.. POSMEC 2018. 2018. (Outro).

2.
Brito, J.N. ; Brito, L.C. . XVII - CONEMI (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica Industrial). 2017. (Congresso).

3.
Brito, J.N. ; Brito, L.C. . XVI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. 2016. (Congresso).

4.
Brito, L.C.; Brito, J.N. ; RODRIGUES, D. J. S. . III Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei. 2013. (Congresso).

5.
Brito, L.C.; Brito, J.N. ; ABDALLA, T. R. ; Samuel Carvalho . II COEN/UFSJ e XII CONEMI (II Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei e XII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica Industrial). 2012. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 16:49:39