Luciano Augusto Pereira dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9796346586014202
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Presenciais e EAD em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do curso de Certificate in Entrepreneurship and Management da Saint Paul ? Escola de Negócios SP. Professor no Curso de Graduação em Administração de Empresas da Faculdade FAPPES. Pesquisador do GECTOS - Grupo de Pesquisa de Gestão, Tecnologia e Competência em Serviços da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie; especialista em Marketing pela Universidade Nove de Julho. Graduado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Possui ampla experiência como empresário, consultor e palestrante em Marketing e Comunicação, notadamente nas áreas de Planejamento Estratégico, Novas Tecnologias e Comportamento do Consumidor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Augusto Pereira dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. A. P.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DINÂMICAS: um estudo exploratório em uma instituição de ensino fundamental e médio.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Dimária Silva e Meirelles.
Palavras-chave: Capacidades Dinâmicas; Competência Tecnológica; Tecnologias Educacionais; Tecnologia na Prática; Instituição de Ensino Fundamental e Médio; Serviço Mediado por Tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2010 - 2011
Especialização em MBA em Marketing. (Carga Horária: 400h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Relação entre o Consumo Pink Money e o Turismo na Cidade de São Paulo.
Orientador: Felix Hugo Aguero Diaz Leon.
1981 - 1987
Graduação em Comunicação Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Multilinearidade - Pensamento transversa - Progr. Capacitação de Docentes. (Carga horária: 3h).
Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior, FAPPES, Brasil.
2017 - 2017
Gamificação - Programa de Capacitação de Docentes. (Carga horária: 3h).
Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior, FAPPES, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Programa de Formação do Futuro Professor. (Carga horária: 160h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado Pós Grad. Lato Sensu EAD, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 12
Outras informações
Professor convidado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Pós-Graduação Lato Sensu dos cursos de Administração de Marketing e de Gestão Estratégica de Vendas

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Participante do Grupo de Pesquisa GETCOS - Gestão, Tecnologia e Competência em Serviços. Núcleo de Administraçao de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atividades

8/2016 - Atual
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Cultura e Comportamento Organziacional
Gestão de Negócios em Ambientes Virtuais
Pesquisa de Mercado
Pesquisa de Mercado EAD
Tópicos Avançados de Markeitng

Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior, FAPPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Admin. de Empresas, Carga horária: 12

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
EMPREENDEDORISMO DIGITAL: DESCUBRA O MAPA DA MINA Como criar, montar e lucrar com um e-commerce de sucesso
Gestão de Estratégias Digitais
MARCAS APAIXONANTES, VENDAS IMPRESSIONANTES Aprenda a atrair e fidelizar consumidores com o Content Marketing
MERCADOS INEXPLORADOS Como descobrir e faturar com mercados e clientes não-atendidos
NEOCONSUMIDORES Descubra como as novas gerações estão revolucionando a economia e o mundo.
Teoria Geral da Administração I e II

PanaPanã - CIdadania de Marca, PANAPANÃ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Planejamento, Carga horária: 20


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8


Blend Comunicação, BLEND, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
MODELO DE NEGÓCIO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PROCESSO DE CRIAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO VALOR
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a lógica de configuração e reconfiguração dos modelos de negócio a partir da compreensão dos processos de criação, configuração e apropriação do valor. A pesquisa tem caráter exploratório e está baseada em uma perspectiva teórica multidisciplinar que inclui não só os autores de modelos de negócio mas também autores de marketing, operações, estratégia e estudos organizacionais. Do ponto de vista metodológico, o projeto adota, de um lado, a abordagem da prática para captar o papel dos agentes e suas inter-relações com artefatos e estruturas e, de outro, a abordagem de processo para analisar o surgimento e evolução de um modelo de negócio por meio da análise de eventos e atividades.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
GETCOS - Gestão, Tecnologia e Competência em Serviços
Descrição: O projeto de pesquisa ?Tecnologias e Competências Tecnológicas em Serviços: um estudo exploratório? se propõe a compreender os elementos envolvidos no processo de desenvolvimento da competência tecnológica das empresas de serviço por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MEIRELLLES, D. S. E.2017 MEIRELLLES, D. S. E. ; LEON, F. H. A. D. ; SANTOS, L. A. P. ; FRANCISCO, R. N. D. . TECNOLOGIA E COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.. Future Studies Research Journal - Future, v. 9, p. 140-166, 2017.

2.
2SANTOS, L. A. P.2017SANTOS, L. A. P.. DE EXECUTIVO A PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS FERRAMENTAS E METODOLOGIAS DE ENSINO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA.. REVISTA PANDORA BRASIL, v. 80, p. 1, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, L. A. P.; MEIRELLLES, D. S. E. . 'MODELO DE NEGÓCIO E VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO B2B: SERVITIZAÇÃO NO SETOR DE MÁQUINAS PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA.'.. Revista de Administração de Roraima - RARR, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, L. A. P.. Os três pilares das organizações do futuro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LEON, F. H. A. D. ; SANTOS, L. A. P. ; SILVA, A. C. L. ; MARTINS, F. P. ; GUDERGUES, G. C. O. . A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO SETOR DE VESTUÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, L. A. P.. Como Vencer os Desafios do Século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MEIRELLLES, D. S. E. ; SANTOS, L. A. P. ; LEON, F. H. A. D. ; FRANCISCO, R. N. D. . Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distância: um estudo exploratório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, L. A. P.. O poder dos clientes na era da Internet. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, L. A. P.. O poder dos clientes na era da Internet. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, L. A. P.. Clientes: Vc é ou vc tem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, L. A. P.. Cliente: Voce Sempre é. Você sempre tem!. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, L. A. P.. Atendimento ao Cliente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, L. A. P.; MAZURKIEWICZ., L. Z. . Tecnologia: Disrupções e Simplificações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, L. A. P.. Atendimento ao Cliente. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CuradoriadeDisciplinaparaaPósGraduaçãoLatoSensuaDistância-CursoMarketingEstratégico).

2.
SANTOS, L. A. P.. Pesquisa de Mercado. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curadoria de Disciplina para a Pós Graduação Lato Sensu a Distância - Curso Marketing Estratégico).

3.
SANTOS, L. A. P.. MARCAS APAIXONANTES, VENDAS IMPRESSIONANTES Aprenda a atrair e fidelizar consumidores com o Content Marketing. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Disciplina para Curso Suoerior de Administração de Empresas).

4.
SANTOS, L. A. P.. EMPREENDEDORISMO DIGITAL: DESCUBRA O MAPA DA MINA Como criar, montar e lucrar com um e-commerce de sucesso. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Disciplina para Curso Suoerior de Administração de Empresas).

5.
SANTOS, L. A. P.. NEOCONSUMIDORES Descubra como as novas gerações estão revolucionando a economia e o mundo.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Disciplina para Curso Suoerior de Administração de Empresas).

6.
SANTOS, L. A. P.. MERCADOS INEXPLORADOS Como descobrir e faturar com mercados e clientes não-atendidos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Disciplina para Curso Suoerior de Administração de Empresas).

7.
SANTOS, L. A. P.. Gestão de Estartégia Digital. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
THOMAZ, J. C.; CASSANO, F. A.; SANTOS, L. A. P.. Participação em banca de Mosquetto. A. A. V.; Nogueira, B.; Tunes, E. A.; Tavares, G..As estratégias dos bancos de varejo em relação às fintechs ligadas ao mercado de crédito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
LEON, F. H. A. D.; ROMITO, F. G.; SANTOS, L. A. P.. Participação em banca de Braz, A.; Silva; C.T. F.; Silva, J. C. M.; Lins, P. H. A..UM ESTUDO SOBRE OS DETERMINANTES DA QUALIDADE DE SERVIÇOS QUE INFLUENCIAM O MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DE SEGUROS AUTOMOBILÍSTICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
SANTOS, L. A. P.; LEON, F. H. A. D.; MORGADO, R. S.. Participação em banca de Jacqueline S. Faria, Leonardo Thorpe Santos, Vitor Monso.COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: AS INFLUENCIAS DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE DECISAO DE COMPRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Mídias Sociais. 2017. (Simpósio).

2.
Workshop Redes Sociais Influenciando Tomada de Decisões em Marketing e Comunicaçãoção. 2017. (Simpósio).

3.
Indústria 4.0 e Internet das Coisas.Disrupção e Servitização como solução para o setor Industrial. 2016. (Encontro).

4.
IX Semana da Ciência e Tecnologia - CCSA - Universidade Presbiteriana Mackenzie.Redes Socias e Carreiras - O que você tem a ganhar ou a perder.. 2016. (Encontro).

5.
VII Semana de Admistração Fappes.Transforme-se em Hércules: mudando o que parece ser impossível. 2016. (Encontro).

6.
VII Semana de Admistração Fappes.Mudança e Realização Profissional: transformando Sonhos em Realidade. 2016. (Encontro).

7.
II Semana de Responsabilidade Social.Estratégias de Sustentabilidade Empresarial. 2015. (Outra).

8.
Comunicação Integrada em Administração - Mackenzie Tamboré.Propaganda na Indústria Farmacêutica. 2011. (Outra).

9.
Palestras de profissionais para curso de Graduaçao em Administraçao da Universidade Nove de Julho.PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. 2010. (Outra).

10.
 Planejamento de Comunicação em Meios Digitais. 2009. (Oficina).

11.
Semana da Administraçao - Mackenzie.PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. 2009. (Encontro).

12.
Internet Brasileira - Oportunidades, tendências e desafios - IBOPE. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEIRELLLES, D. S. E. ; LEON, F. H. A. D. ; MASCARENHAS, S. ; SANTOS, L. A. P. . V ENCONTRO REDLAS ? REDE LATINO AMERICANA E DO CARIBE PARA A PESQUISA EM SERVIÇOS. 2016. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, L. A. P.; MEIRELLLES, D. S. E. . 'MODELO DE NEGÓCIO E VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO B2B: SERVITIZAÇÃO NO SETOR DE MÁQUINAS PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA.'.. Revista de Administração de Roraima - RARR, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, L. A. P.. Como Vencer os Desafios do Século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MEIRELLLES, D. S. E. ; SANTOS, L. A. P. ; LEON, F. H. A. D. ; FRANCISCO, R. N. D. . Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distância: um estudo exploratório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, L. A. P.. Os três pilares das organizações do futuro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, L. A. P.. Gestão de Estartégia Digital. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTOS, L. A. P.. Pesquisa de Mercado. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curadoria de Disciplina para a Pós Graduação Lato Sensu a Distância - Curso Marketing Estratégico).

2.
SANTOS, L. A. P.. EMPREENDEDORISMO DIGITAL: DESCUBRA O MAPA DA MINA Como criar, montar e lucrar com um e-commerce de sucesso. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Disciplina para Curso Suoerior de Administração de Empresas).

3.
SANTOS, L. A. P.. MERCADOS INEXPLORADOS Como descobrir e faturar com mercados e clientes não-atendidos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Disciplina para Curso Suoerior de Administração de Empresas).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, L. A. P.; MAZURKIEWICZ., L. Z. . Tecnologia: Disrupções e Simplificações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEIRELLLES, D. S. E. ; LEON, F. H. A. D. ; MASCARENHAS, S. ; SANTOS, L. A. P. . V ENCONTRO REDLAS ? REDE LATINO AMERICANA E DO CARIBE PARA A PESQUISA EM SERVIÇOS. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Certificado em 2011 no Programa de Formação do Futuro Professor, curso de Extensão em Educação, com vistas ao preparo e à qualificação como docente universitário.

- 10 anos como Sócio-Diretor da Blend Comunicação ?(www.blendcomunicacao.com.br)

- 24 anos de experiência em Propaganda e Marketing em agências e empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais;

- Grande experiência em liderança junto a equipes de trabalho e de apresentação a clientes;

- Sólida experiência no mercado de Marketing/Comunicação para produtos e empresas farmacêuticas/saúde, Health Care.

- Sólida experiência na criação/desenvolvimento de ações promocionais de produtos cosméticos junto a públicos formadores de opinião e consumidores finais;

- Sólida experiência na criação/desenvolvimento de campanhas de propaganda e ações promocionais de produtos alimentícios/éticos junto a públicos formadores de opinião e consumidores finais;

- Coordenação e participação ativa no desenvolvimento de campanhas de propagandas para produtos de consumo e produtos dirigidos a targets específicos;

- Desenvolvimento de planejamentos estratégicos/campanhas de propaganda para lançamento de linhas de produtos de Marketing e Trade Marketing;

- Desenvolvimento de estratégias/campanhas de Merchandising/PDV para produtos de consumo ? grande e pequeno varejo;

- Desenvolvimento de sites/portais de conteúdo para internet;

- Coodenação de Pesquisas e análises qualitativas de lançamentos de campanhas de comunicação;

- Desenvolvimento de projetos de Endomarketing;

- Desenvolvimento de linhas de embalagens;

- Desenvolvimento de projetos de mídia alternativa;

- Projeto e implantação de calendário promocional/acompanhamento e controle de verba;

- Experiência em congressos / seminários e eventos em geral (planejamento, execução, acompanhamento e controles);

- Desenvolvimento de estratégias de comunicação interna e externa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:16:27