Carla Melli Tambarussi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3234492590666364
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? Unioeste, Campus de Cascavel. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? Unioeste, Campus de Cascavel. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. É membro do grupo de Pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Matemática. Atuou como professora substituta do Instituto Federal do Paraná de Assis Chateaubriand. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Melli Tambarussi
Nome em citações bibliográficas
TAMBARUSSI, C. M.;TAMBARUSSI, CARLA MELLI


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Uma compreensão sobre a formação continuada de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática,
Orientador: Maria Aparecida Viggiani Bicudo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em EDUCAÇÃO.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A formação de professores em Modelagem Matemática: considerações a partir de professores egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - PDE,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Tiago Emanuel Klüber.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Ensino de Ciências e Matemática; Educação Matemática; Formação de professores de Matemática.
2012 - 2012
Especialização em Educação do Campo. (Carga Horária: 360h).
Uniao Paranaense de Ensino, UPE, Brasil.
Título: Os jogos como possíveis facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da Matemática..
2008 - 2011
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A formalização no ensino da geometria e um olhar para a pedagogia histórico-crítica..
Orientador: Fabiana Magda Garcia Papani.




Formação Complementar


2015 - 2015
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da Educação Matemática. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2011 - 2011
Usando o computador para ensinar e para aprender.. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução à matemática financeira.. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Integração, -, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Monitora de Matemática, Enquadramento Funcional: Monitora de Matemática


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática III - Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio
Matemática III - Informática Integrado ao Ensino Médio
Matemática IV - Informática Integrado ao Ensino Médio
3/2016 - 12/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
03/2016 - 8/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos em Matemática - Técnico em Eletromecânica
3/2016 - 8/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática aplicada a Ciências Biológicas
04/2015 - 03/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática III - Informática Integrado ao Ensino Médio
Matemática IV - Informática Integrado ao Ensino Médio
04/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada a Ciências Biológicas


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Modelagem Matemática na Educação Matemática: Metapesquisa e Formação de Professores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tiago Emanuel Klüber em 01/03/2014.
Descrição: Dentre as principais demandas da pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática estão a realização de metaestudos e a formação de professores (BARBOSA; CALDEIRA; ARAÚJO, 2009 e NISS, 2001). Essas demandas indicam um caminho a ser trilhado no âmbito e sob esse entendimento, consideramos que o nosso projeto se justifica. Ele será desenvolvido de modo metainterpretativo sob a postura Fenomenológica de Investigação, buscando ir-a-coisa-mesma, transcendendo impressões primeiras (HUSSERL, 1996). Desde essa postura, busca-se focar distintos aspectos concernentes à Modelagem Matemática na Educação Matemática. Esses aspectos, subdivididos em dois eixos que representam os subprojetos que coordenamos e orientamos, quais sejam: 1) Metapesquisa da Pesquisa em Modelagem Matemática; e 2) Formação de Professores em Modelagem Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carla Melli Tambarussi - Integrante / Tiago Emanuel Klüber - Coordenador / Paulo Wichnoski - Integrante / Wellington Piveta Oliveira - Integrante / Daniel Zampieri Loureiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tiago Emanuel Klüber em 27/09/2016.
Descrição: O projeto de extensão emerge da necessidade de ofertar aos professores de Matemática formação específica para a compreensão e a prática de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Nesse sentido, pensamos numa proposta de formação continuada de professores, a partir de um modelo de formação misto, que envolve a reflexão, investigação e prática pedagógica. A partir dessa demanda, o objetivo central do projeto de extensão é disseminar a Modelagem Matemática, sob a perspectiva da Educação Matemática, por meio da formação de professores. A formação ocorrerá no âmbito das próprias escolas, com acompanhamento da equipe de formadores. Nessa perspectiva, busca-se constituir coletivos de professores que compartilhem teorias e práticas de Modelagem para o trabalho na Educação Básica. O projeto envolve quatro fases cíclicas e não lineares, que são: 1) Introdução ao projeto; 2) Inserção no contexto das atividades de Modelagem Matemática, a partir da dinâmica interna do grupo; 3) Diálogo e prática de Modelagem com vistas a apropriação de aspectos de estilo de pensamento próprio da Modelagem Matemática; 4) Experiências pedagógicas com a Modelagem Matemática, seguidas de reflexões sistemáticas sobre a sua própria ação. Esperamos formar grupos ou coletivos de Modelagem Matemática para o trabalho permanente com ela nas escolas da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Carla Melli Tambarussi - Integrante / Tiago Emanuel Klüber - Coordenador / Gabriele de Sousa Lins Mutti - Integrante / Silvio Rogerio Martins - Integrante / Elhane de Fatima Fritsch - Integrante / Marcio Virgínio da Silva - Integrante.
2010 - 2011
Estudando o Banco de Questões e despertando o prazer em raciocinar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Resolução de Problemas Matemáticos em Sala de aula
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Curso preparatório para o vestibular para os municípios de Santa Lúcia e Lindoeste: Ciências Naturais e Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Coordenação Regional das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2012
PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
PROMAT - Programa de Acesso e de Permanência de Estudantes da Rede Pública de Ensino em Universidades Públicas: Um enfoque à Área de Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Pesquisa Qualitativa


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Menção Honrosa pela 3ª colocação geral entre os formandos 2011 do Curso de Licenciatura Plena em Matemática., Universidade Estadual do Oeste do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KLUBER, T. E.2017KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. . A formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma hermenêutica. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 412-426, 2017.

2.
KLUBER, T. E.2017KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. . A pesquisa em Modelagem Matemática desde a VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 563-583, 2017.

3.
TAMBARUSSI, CARLA MELLI2017TAMBARUSSI, CARLA MELLI; KLÜBER, TIAGO EMANUEL . Formação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 851-866, 2017.

4.
KLUBER, T. E.2015KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. ; LOUREIRO, D. Z. ; WICHNOSKI, P. ; OLIVEIRA, W. P. . Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM. Indagatio Didactica, v. 7, p. 80-95, 2015.

5.
LOUREIRO, D. Z.2015LOUREIRO, D. Z. ; TAMBARUSSI, C. M. ; KLUBER, T. E. . Estágio Docente: Sobre a formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 63-71, 2015.

6.
TAMBARUSSI, C. M.;TAMBARUSSI, CARLA MELLI2014 TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Focos da pesquisa stricto sensu em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: considerações e reflexões. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 209-225, 2014.

7.
TAMBARUSSI, C. M.;TAMBARUSSI, CARLA MELLI2014TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . A pesquisa em Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática brasileira: um olhar epistemológico. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, p. 180-199, 2014.

8.
TAMBARUSSI, CARLA MELLI2014TAMBARUSSI, CARLA MELLI; KLÜBER, TIAGO EMANUEL . A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 9, p. 38-56, 2014.

9.
TAMBARUSSI, C. M.;TAMBARUSSI, CARLA MELLI2010TAMBARUSSI, C. M.; OLIVEIRA, Franciele Taís de ; PAPANI, F.M.G. ; ANTUNES, F.C.A. . A Generalização de problemas em um curso de formação continuada, um olhar para o tratamento algébrico.. Vivências (URI. Erechim), v. 6, p. 20-29, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Formação de professores e a Modelagem Matemática na Educação Básica. In: Celia Finck Brandt; Dionísio Bural; Tiago Emanuel Klüber. (Org.). Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. 2ed.Ponta Grossa: UEPG, 2016, v. , p. 131-145.

2.
OLIVEIRA, Franciele Taís de ; TAMBARUSSI, C. M. . Áreas de figuras planas. In: Andréia Büttner Ciani; Arleni Elise Sella Langer; Dulcyene Maria Ribeiro; Francieli Agostinetto Antunes; Tânia Stella Bassoi. (Org.). Propostas Didáticas de Matemática: Uma contribuição de Futuros Professores. 1ed.Porto Alegre: Evangraf: UNIOESTE, 2013, v. , p. 35-48.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAMBARUSSI, C. M.. Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática em Revista, p. 59 - 62, 15 maio 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAMBARUSSI, C. M.; BICUDO, M. A. V. . Compreensões sobre o conhecimento matemático: um breve ensaio. In: Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em debate, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. . A ATUAÇÃO DO FORMADOR-FORMANDO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. Anais. São Paulo: SBEM, 2018. p. 1-12.

3.
MARTENS, A. S. ; TAMBARUSSI, C. M. ; KLUBER, T. E. . Formação continuada em Modelagem na Educação Matemática: análise de práticas formativas em contexto de pesquisa. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017. p. 1-13.

4.
MARTENS, A. S. ; TAMBARUSSI, C. M. ; KLUBER, T. E. . Compreensões sobre a formação continuada em Modelagem Matemática em Contexto de Pesquisa. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017. p. 1-12.

5.
KLUBER, T. E. ; MUTTI, G. S. L. ; TAMBARUSSI, C. M. ; MARTINS, S. R. . Prática Pedagógica em artigos sobre formação de professores em Modelagem: algumas considerações. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: Universidade Cruzeiro Sul, 2016. v. 1. p. 1-12.

6.
TAMBARUSSI, C. M.; REGINALDO, E. L. ; WICHNOSKI, P. ; KLUBER, T. E. . Uma análise de artigos que tratam da formação de professores em Matemática a partir de critérios de cientificidade. In: XIV Conferencia Interamericana de Educácion Matemática, 2015, Chiapas. XIV Conferencia Interamericana de Educácion Matemática. Chiapas: CIAEM, 2015. p. 1-9.

7.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . O discurso de professores egressos do PDE sobre a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. In: IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos. Modelagem Matemática: pluralidades e debates. São Carlos: Ufscar, 2015. v. 1. p. 1-11.

8.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Formação de professores em Modelagem Matemática: contribuições a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis: SBEM, 2015. p. 1-11.

9.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . A formação de professores sob o olhar de professores egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE / Paraná. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e pesquisas no campo da Educação Matemática. Ponta Grossa: UEPG, 2015. v. 1. p. 1-13.

10.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Algumas características da pesquisa em Modelagem Matemática na formação continuada de professores. In: XII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. XII Encontro Paranaense de Educação Matemática - Perspectivas e diálogos entre os diferentes níveis de ensino. Campo Mourão: UNESPAR, 2014. v. 1. p. 1-16.

11.
KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. ; LOUREIRO, D. Z. ; WICHNOSKI, P. ; OLIVEIRA, W. P. . Rumos e Avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática: um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM. In: VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba. Rumos e Avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Curitiba: UTFPR, 2014. v. 1. p. 1-19.

12.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Modelagem Matemática ma Educação Matemática: O que se tem pesquisado?. In: VIII Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, 2013, Santa Maria. VIII Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática - Pesquisas, práticas e implicações para a Educação Matemática. Santa Maria: UNIFRA, 2013. v. 1. p. 1-15.

13.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Um olhar sobre a constituição da Educação Matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. v. 1. p. 1-9.

14.
OLIVEIRA, Franciele Taís de ; TAMBARUSSI, C. M. ; ANTUNES, F.C.A. . A importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores. In: III Simpósio Nacional de Educação, 2012, Cascavel. III Simpósio Nacional de Educação, 2012.

15.
TAMBARUSSI, C. M.; OLIVEIRA, Franciele Taís de ; ANTUNES, F.C.A. . O estágio supervisionado na formação inicial de professores: o primeiro contato com a realidade escolar. In: XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011, Apucarana. XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011.

16.
OLIVEIRA, Franciele Taís de ; TAMBARUSSI, C. M. ; ANTUNES, F.C.A. ; PAPANI, F.M.G. . A generalização de problemas reforçando a importância do tratamento algébrico. In: X SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2010, Marechal Cândido Rondon. X SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2010.

17.
OLIVEIRA, Franciele Taís de ; TAMBARUSSI, C. M. ; ANTUNES, F.C.A. ; PAPANI, F.M.G. . A importância do pensamento algébrico na resolução de problemas. In: XVI Erematsul: Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2010, Porto Alegre. Editora Universitária da PUCRS, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. ; FRITSCH, E. F. ; MUTTI, G. S. L. ; SILVA, M. V. ; MARTINS, S. R. . Considerações sobre projeto de extensão: Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: Seminário de Extensão da Unioeste, 2016, Francisco Beltrão. Unioeste e comunidade: Extensão para quem?. Francisco Beltrão: Unioeste, 2016. p. 469-477.

Apresentações de Trabalho
1.
TAMBARUSSI, C. M.; BICUDO, M. A. V. . Compreensões sobre o conhecimento matemático: um breve ensaio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
KLÜBER, TIAGO EMANUEL ; TAMBARUSSI, C. M. . A ATUAÇÃO DO FORMADOR-FORMANDO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARTENS, A. S. ; TAMBARUSSI, C. M. ; KLUBER, T. E. . Compreensões sobre a formação continuada em Modelagem Matemática em Contexto de Pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . O discurso de professores egressos do PDE sobre a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . A formação de professores sob o olhar de professores egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE / Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Algumas características da pesquisa em Modelagem Matemática na formação continuada de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. ; LOUREIRO, D. Z. ; WICHNOSKI, P. ; OLIVEIRA, W. P. . Rumos e Avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática: um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. ; LOUREIRO, D. Z. ; WICHNOSKI, P. ; OLIVEIRA, W. P. . Rumos e Avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática: um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Um olhar sobre a constituição da Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
TAMBARUSSI, C. M.; KLUBER, T. E. . Modelagem Matemática ma Educação Matemática: O que se tem pesquisado?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, Franciele Taís de ; TAMBARUSSI, C. M. ; ANTUNES, F.C.A. . A importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TAMBARUSSI, C. M.; OLIVEIRA, Franciele Taís de ; ANTUNES, F.C.A. . O estágio supervisionado na formação inicial de professores: o primeiro contato com a realidade escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, Franciele Taís de ; TAMBARUSSI, C. M. ; ANTUNES, F.C.A. ; PAPANI, F.M.G. . A GENERALIZAÇÃO DE PROBLEMAS REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ALGÉBRICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TAMBARUSSI, C. M.. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. 2018.

2.
TAMBARUSSI, C. M.. VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2018.

3.
TAMBARUSSI, C. M.. X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2017.

4.
TAMBARUSSI, C. M.. IX Conferência Nacional sobre Modelagem sobre Modelagem na Educação Matemática. 2015.

5.
TAMBARUSSI, C. M.. VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
KLUBER, T. E. ; TAMBARUSSI, C. M. . Uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, Franciele Taís de ; TAMBARUSSI, C. M. ; ANTUNES, F.C.A. . Webquest: um recurso tecnológico para o ensino e aprendizagem de matemática.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUERREIRO, R. L.; SETTI, E. J. K.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Rubia Wilhems França. Análise das questões de ?Matemática e suas Tecnologias? do ENEM 2009 a 2017: um olhar na matriz de referência. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

2.
LUIZ JUNIOR, O. J.; OLIVEIRA, W. P.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Milleny dos Santos Aguetoni. Modelagem como uma alternativa pedagógica para o Ensino da Matemática na Educação Infantil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

3.
GORLA, F. A.; BECHLIN, K. R. K.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Mayara Vendramini Codognos. Modelagem Matemática à luz da Educação Matemática Crítica: Análise das considerações finais dos artigos publicados na IX e X CNMEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KLUBER, T. E.; TAMBARUSSI, C. M.; MUTTI, G. S. L.. Participação em banca de Sara Taís Theobald.Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática: experiência e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
CIANI, A. B.; GARCIA, F. M.; TAMBARUSSI, C. M.. Participação em banca de Amanda de Fátima Mello Macedo.Teorema Fundamental do Cálculo: algumas tarefas para o ensino e aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BUENO, G.; TAMBARUSSI, C. M.; GONGORA, W. S.. Processo seletivo para professor substituto. 2016. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos.Compreensões sobre o conhecimento matemático: um breve ensaio. 2018. (Seminário).

2.
VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.Sessão sala de aula. 2018. (Encontro).

3.
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.ATUAÇÃO DO FORMADOR-FORMANDO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018. (Seminário).

4.
X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.A formação continuada em Modelagem Matemática em Contexto de Pesquisa. 2017. (Outra).

5.
XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática.Formação continuada em Modelagem na Educação Matemática: análise de práticas formativas em contexto de pesquisa. 2017. (Encontro).

6.
XX Conferência do GPIMEM e I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. 2017. (Outra).

7.
Seminário Avançado em Fenomenologia e Educação Matemática. 2016. (Seminário).

8.
XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Prática Pedagógica em artigos sobre formação de professores em Modelagem: algumas considerações. 2016. (Encontro).

9.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.A formação de professores sob o olhar de professores egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE / Paraná. 2015. (Encontro).

10.
IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.O discurso de professores egressos do PDE sobre a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. 2015. (Outra).

11.
VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Rumos e Avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática: um olhar sobre a pesquisa a partir dos resumos do V SIPEM. 2014. (Encontro).

12.
XII Encontro Paranaense de Educação Matemática.Algumas características da pesquisa em Modelagem Matemática na formação continuada de professores. 2014. (Encontro).

13.
VIII Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática.Modelagem Matemática ma Educação Matemática: O que se tem pesquisado?. 2013. (Outra).

14.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Um olhar sobre a constituição da Educação Matemática. 2013. (Encontro).

15.
III Simpósio Nacional de Educação.A Importância do Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores. 2012. (Seminário).

16.
I Fórum Regional do PIBID do Oeste e Sudoeste do Paraná. 2011. (Outra).

17.
XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2011. (Encontro).

18.
XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.O estágio supervisionado na formação inicial de professores: o primeiro contato com a realidade escolar. 2011. (Encontro).

19.
XXV Semana Acadêmica de Matemática - SAM. 2011. (Outra).

20.
X SEU - Seminário de Extensão da Unioeste.A GENERALIZAÇÃO DE PROBLEMAS REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ALGÉBRICO. 2010. (Seminário).

21.
XVI EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. 2010. (Encontro).

22.
XXIV Semana Acadêmica de Matemática - SAM. 2010. (Outra).

23.
XXIII Semana Acadêmica de Matemática - SAM. 2009. (Outra).

24.
XIV EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. 2008. (Encontro).

25.
XXII Semana Acadêmica de Matemática - SAM. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAMBARUSSI, C. M.. VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2018. (Outro).

2.
TAMBARUSSI, C. M.. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Outro).

3.
TAMBARUSSI, C. M.. XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2017. (Outro).

4.
TAMBARUSSI, C. M.. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:18:36