Pedro Henrique Barbosa Balthazar

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  • Última atualização do currículo em 19/02/2015


é mestrando em História pela Universidade Federal Fluminense no setor de Contemporânea II. Possui bacharelado e licenciatura pela mesma instituição (2014). Atualmente, leciona História no Colégio Andrews para o 6º ano do ensino fundamental II, mas possui experiencia em sala de aula com a 3a série do Ensino Médio no Colégio Andrews e no Colégio e Curso PH. A ênfase de sua pesquisa é na História do Brasil Republicano, com destaque para alguns temas como: sindicalização rural, campesinato e política e golpe de 1964. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Henrique Barbosa Balthazar
Nome em citações bibliográficas
BALTHAZAR, P. H. B.


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A questão agrária e o golpe de 1964: governo Goulart e os movimentos sociais no campo,Orientador: Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone.
Coorientador: Mario Grynszpan.
Palavras-chave: sindicalização rural; golpe de 1964; campesinato e política.
2010 - 2014
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Sindicalização rural no governo de João Goulart (1961-1964) e a sua representação nos jornais cariocas.
Orientador: Marcus Ajuruam Dezemone.
1995 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Andrews.




Atuação Profissional



Colégio Andrews, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do 6o ano do Ensino Fundamental II


Colégio e Curso pH, PH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor de História
Outras informações
1) Monitoria de História para estudantes do 6o ano ao Curso Pré-Vestibular ; 2) Substituição de professores em todas as séries do fundamental II e Ensino Médio ; 3) Professor no Projeto Final com foco em questões para o vestibular da UERJ.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto: Educando o corpo,disciplinando o espírito, forjando a nação: as práticas corporais institucionalizadas como instrumentos educacionais no século XIX. Orientado pelo professor Victor Melo de Andrade


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: "Índios e mestiços no Rio de Janeiro oitocentista: reflexões sobre as relações interétnicas em perspectiva comparativa e interdisciplinar". Orientado pela professora Maria Regina Celestino.



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Programa de Iniciação à docência (PIBID)
Descrição: O projeto destina-se ao auxílio de professores de História em colégios públicos em Niterói. A experiência da bolsa ocorreu no Colégio Estadual Guilherme Briggs e tinha como principal objetivo o trabalho com os diversos segmentos do ensino escolar. Ao longo da bolsa foram desenvolvidas atividades como oficinas sobre a Ditadura civil-militar, oficina enem, discussão sobre questões raciais e de gênero, entre outras atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Henrique Barbosa Balthazar - Coordenador / Marcus Ajuruam Dezemone - Integrante.
2012 - 2014
Educando o corpo, disciplinando o espírito, forjando a nação: as práticas corporais institucionalizadas no Rio de Janeiro do século XIX
Descrição: Esse projeto tem por objetivo investigar, no Rio de Janeiro do século XIX (1830-1889), a relação estabelecida entre diferentes práticas corporais institucionalizadas (esporte, ginástica, dança) e certas noções ligadas à construção de uma ideia de nação: identidade nacional, defesa das fronteiras, desenvolvimento de hábitos saudáveis e higiênicos, organização da sociedade civil. Para alcance desse objetivo amplo, propõe-se a realização de quatro investigações: a) Instrutores, mestres, professores: pioneiros na Educação Física brasileira; b) A influência militar na configuração da Educação Física nacional; c) Entre cavalos, touros e homens fortes: tensões na construção de um projeto de modernidade para o país; d) Quando os corpos se tocam: as sociedades dançantes e a educação das boas maneiras. Trata-se de estudos históricos que, tendo em conta os temas a serem investigados, serão desenvolvidos a partir da perspectiva da História Cultural e/ou da História Política. Como fontes serão utilizados periódicos publicados na cidade (com especial interesse pelas crônicas) e documentos a serem consultados no Arquivo Geral da Cidade, no Arquivo Nacional e no Arquivo Histórico do Exército. Trata-se de um projeto que, para além de suas ambições de natureza teórica, pretende dar sequência à constituição de um grupo de referência, nacional e internacional, organizado ao redor da história das práticas corporais institucionalizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Henrique Barbosa Balthazar - Integrante / Victor Andrade de Melo - Coordenador / Anna Luiza de Azevedo Silva dos Santos - Integrante.
2011 - 2011
Índios e mestiços no Rio de Janeiro oitocentista: reflexões sobre as relações interétnicas em perspectiva comparativa e interdisciplinar
Descrição: Trabalho com fontes de casamentos indígenas na Curia Metropolitana do Rio de Janeiro, localizada na Catedral do Rio de Janeiro. Além disso, parte da bolsa de iniciação científica era destinada a uma carga de leitura para enriquecer a análise documental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BALTHAZAR, P. H. B.. SINDICALIZAÇÃO RURAL NO GOVERNO DE JOÃO GOULART (1961-1964): AS DISCUSSÕES HISTORIOGRÁFICAS ACERCA DO CAMPO BRASILEIRO. In: XVI Encontro Regional de História: ANPUH-RIO, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio:saberes e práticas científicas, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
BALTHAZAR, P. H. B.. História Rural no Brasil:saberes e práticas científicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana: 50 anos do Golpe.Paixões nacionais: futebol, samba e novela. 2014. (Oficina).

2.
Semana: 50 anos do Golpe.Ditaduras Latinoamericanas. 2014. (Oficina).

3.
XVI Encontro Regional de História da Anpuh Rj.SINDICALIZAÇÃO RURAL NO GOVERNO DE JOÃO GOULART (1961-1964): AS DISCUSSÕES HISTORIOGRÁFICAS ACERCA DO CAMPO BRASILEIRO. 2014. (Simpósio).

4.
I Olimpíada Estadual de Filosofia. Que conhecimento é possível na era das incertezas?. 2013. (Olimpíada).

5.
VI Oficina /2013 - Arquivo Nacional.Videogames e Documentos Audiovisuais. 2013. (Oficina).

6.
Biblioteca Fazendo História. 2010. (Seminário).

7.
XII Jornada de Estudos da Antiguidade. 2010. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Henrique Barbosa Balthazar. SINDICALIZAÇÃO RURAL NO GOVERNO DE JOÃO GOULART (1961-1964) E A SUA REPRESENTAÇÃO NOS JORNAIS CARIOCAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Pedro Henrique Barbosa Balthazar.




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