Helder Tenório Cavalcanti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8444564146719494
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Estudante de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (2016). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: decisão multicritério, pesquisa operacional, gerenciamento da cadeia de suprimentos e sustentabilidade. Pesquisador do RANDOM - Risk and Decision Analysis in Operations and Maintenance (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helder Tenório Cavalcanti
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTI, H. T.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Engenharia de Produção - Centro Acadêmico do Agreste.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: PROCESSO ESTRUTURADO DE DECISÃO PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA BACIA LEITEIRA DE PERNAMBUCO: uma abordagem multicritério,Orientador: Thalles Vitelli Garcez.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2010 - 2016
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, UFPE- CAA, Brasil.
Título: USO DE MÉTODO MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA BACIA LEITEIRA DE PERNAMBUCO.
Orientador: Thalles Vitelli Garcez.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
colégio criativo, CC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação de White Belts em Lean Seis Sigma. (Carga horária: 4h).
Voitto Treinamento e Desenvolvimento, VOITTO, Brasil.
2015 - 2015
MS Excel 2010. (Carga horária: 72h).
Escola Virtual - Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2014 - 2014
Estratégia de Negócios. (Carga horária: 20h).
Escola Virtual - Fundação Bradesco, FB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Inciciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2012 - 12/2016
Extensão universitária , Campus do Agreste da UFPE, Núcleo de Tecnologia do Campus do Agreste.

Atividade de extensão realizada
Monitor do Projeto Amigos do Meio Ambiente.

CIPAN Com. e Ind. de Prods. Alimentícios do Nordeste Ltda, CIPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Setor de Produção Biscoitos, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Processo estruturado de decisão para seleção de fornecedores na bacia leiteira de pernambuco: uma abordagem multicritério
Descrição: EDITAL FACEPE 17/2016 - PBPG-1295-3.08/16 Este projeto visa à investigação acerca das práticas de seleção de fornecedores para a cadeia produtiva do leite no Arranjo Produtivo Local (APL) de leite e seus derivados do agreste de Pernambuco. Atualmente os sistemas produtivos passam crises nos mais diversos setores. Portanto, as empresas têm a necessidade de avaliação dos seus processos, com o intuito de produzir de forma mais econômica, eficiente e com menos desperdício. Deste modo, o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode trazer vários benefícios dentro da organização. Uma das funções da logística é assegurar que o bem ou serviço adquirido será recebido no tempo e no local desejado. Consequentemente, uma parte fundamental desse processo é a escolha racional dos fornecedores. Considerando a cadeia produtiva do leite e seus derivados, saber o momento certo que o insumo, o leite, está disponível pode trazer diversos benefícios na qualidade e na produtividade. No entanto, questões tradicionais, como preço, confiabilidade, credibilidade, custo e margens de comercialização, e novas questões, como gestão da informação, mudanças tecnológicas, exportação, variações do mercado e incertezas naturais, desafiam ainda mais os agentes da cadeia do leite, e evidenciam a necessidade da abordagem de múltiplos critérios para um processo decisório racional. Portanto, conhecer os riscos deste setor e manter seu empreendimento necessita de alguns estudos sobre melhores práticas de obtenção do seu principal insumo, o leite. O objetivo geral deste trabalho visa analisar e estruturar o processo decisório de seleção de fornecedores na cadeia produtiva do leite, considerando os aspectos particulares e os melhores critérios que se adequem a realidade do APL da região do agreste de Pernambuco. Para isso, espera-se propor um modelo de apoio à decisão através da abordagem multicritério. Posteriormente, será aplicado e validado o modelo proposto através de um estudo de caso local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Helder Tenório Cavalcanti - Integrante / Thalles Vitelli Garcez - Coordenador / Taniere Cristine Jacinto de Lima - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2015 - 2016
Avaliação da Eficiência de Remoção de 17β-Estradiol e Nonilfenol em Água para Abastecimento Humano Utilizando Processos Oxidativos Avançados em Solução Modelo Dopada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Helder Tenório Cavalcanti - Integrante / Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Gilson Lima da Silva - Coordenador / Rogério Ferreira Silva - Integrante / Diego Luiz Carneiro de Souza Santos - Integrante / Túlio Rafael Barboza de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2014 - 2015
Avaliação da eficiência de degradação de micropoluentes(17β-Estradiol,Amoxicilina e Nonilfenol)presentes em reservatórios de água para abastecimento humano,utilizando processos oxidativos avançados e fotólise. EstudodeCaso:ETA Petrópolis-Caruaru-PE
Descrição: Neste sentido este subprojeto pretende avaliar a eficiência de remoção desses contaminantes, utilizando processos oxidativos avançados (POA). Esse subprojeto também tem o objetivo de consolidar trabalhos de pesquisas, no Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA), através do Grupo de Pesquisa de Gestão Avançada GAMA, ligado ao curso de Engenharia de Produção, do qual estamos à frente na coordenação e que tem a participação de 04 professores doutores pesquisadores e 20 alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil, sendo dois bolsistas de iniciação científica. Essa cooperação busca fortalecer a parceria dentro do Núcleo de Tecnologia com o Curso de Engenharia Civil Campus Caruaru, através do LEA (Laboratório de Engenharia Ambiental) e do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e Química Fundamental da UFPE Campus Recife, através do apoio técnico-científico do LEAQ (Laboratório de Engenharia Ambiental e da Qualidade) pertencente ao DEQ, como também do oportunizando aos alunos o acesso às tecnologias de ponta na área da gestão ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Helder Tenório Cavalcanti - Integrante / Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Gilson Lima da Silva - Coordenador / Rogério Ferreira Silva - Integrante / Diego Luiz Carneiro de Souza Santos - Integrante / Túlio Rafael Barboza de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2013 - 2014
Remoção de 17beta-estradiol em Reservatórios de Água para Abastecimento Humano utilizando Processos Oxidativos Avançados: Estudo de Caso: ETA Petrópolis - Caruaru-PE
Descrição: Descrição: O presente subprojeto se agregará ao referido projeto já em andamento, como forma de ampliar a pesquisa a outra região do Estado de Pernambuco, no caso o Agreste, que vem se destacando como um pólo de desenvolvimento, sobretudo pela presença do arranjo produtivo local da indústria têxtil (confecções de jeans, malhas e lavanderias). Apesar da importância econômica desse pólo, ao longo dos anos observa-se um estágio avançado de poluição ambiental, causado principalmente pelo descarte de efluentes das lavanderias nas duas principais bacias hidrográficas daquela região (Capibaribe e Ipojuca). desses problemas, ainda se observa uma ausência de saneamento básico nas cidades da região que culminam com toda sorte de lançamento de esgotos nas referidas bacias hidrográficas, o que compromete definitivamente a sua qualidade. Se não bastasse, do ponto de vista de saúde da população a situação se agrava, uma vez que essas bacias hidrográficas se constituem nos principais mananciais de abastecimento de água, expondo a população do seu entorno ao contato com os já mencionados contaminantes emergentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Helder Tenório Cavalcanti - Integrante / Heleno Luiz dos Santos Junior - Integrante / Bruno Ferreira da Costa Borba - Integrante / Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Gilson Lima da Silva - Coordenador / Rogério Ferreira Silva - Integrante / Valdinete Lins da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
Remoção de Contaminantes Emergentes em Reservatórios de Água para Abastecimento Humano utilizando Processos Oxidativos Avançados: Estudo de Caso: Reservatórios de Serra dos Cavalos - Caruaru-PE
Descrição: Neste sentido este subprojeto pretende avaliar a eficiência de remoção desses contaminantes nos principais reservatórios de Serra dos Cavalos, no município de Caruaru, utilizando processos oxidativos avançados (POA). Esse subprojeto também tem o objetivo de consolidar trabalhos de pesquisas, no Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA), através do Grupo de Pesquisa de Gestão Avançada GAMA, ligado ao curso de Engenharia de Produção, do qual estamos à frente na coordenação e que tem a participação de 03 professores doutores pesquisadores e 08 alunos dos cursos de Engenharia de Produção, sendo dois bolsistas de iniciação científica. Essa cooperação busca fortalecer a parceria dentro do Núcleo de Tecnologia com o Curso de Engenharia Civil Campus Caruaru, através do LEA (Laboratório de Engenharia Ambiental) e do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e Química Fundamental da UFPE Campus Recife, através do apoio técnico-científico do LEAQ (Laboratório de Engenharia Ambiental e da Qualidade) pertencente ao DEQ, como também do oportunizando aos alunos o acesso às tecnologias de ponta na área da gestão ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Helder Tenório Cavalcanti - Integrante / Heleno Luiz dos Santos Junior - Integrante / Bruno Ferreira da Costa Borba - Integrante / Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Gilson Lima da Silva - Coordenador / Rogério Ferreira Silva - Integrante / Valdinete Lins da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2016
Projeto Amigos do Meio Ambiente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Helder Tenório Cavalcanti - Integrante / André Tavares de Aquino - Integrante / Bruno Ferreira da Costa Borba - Integrante / Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Gilson Lima da Silva - Coordenador / Rogério Ferreira Silva - Integrante / Diego Luiz Carneiro de Souza Santos - Integrante / Túlio Rafael Barboza de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, H. T.; GARCEZ, T. V. . ESTUDO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA BACIA LEITEIRA DE PERNAMBUCO: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville/SC. Anais do XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2017. v. 37.

2.
FEITOSA, I. S. C. S. ; CAVALCANTI, H. T. ; SILVA, G. L. ; SILVA, R. F. . DEGRADAÇÃO DA AMOXICILINA E 17Β - ESTRADIOL EM SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS.. In: ENEGEP, 2016, João Pessoa. Anais eletrônicos da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2016.

3.
FREITAS, D. A. de ; CAVALCANTI, H. T. ; SILVA, J. V. P. ; MELO, R.M. . Aplicação de Modelo SMARTER no processo de Priorização de Ações Coletivas de Melhorias no APL Têxtil do Agreste. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2016, Ponta Grossa - PR. Anais CONBREPRO - Engenharia de Desenvolvimento de Produto, 2016. v. 6.

4.
SANTOS JUNIOR, H. L. ; AQUINO, A. T. ; BORBA, B. F. C. ; CAVALCANTI, H. T. ; SILVA, L. C. E. . MODELO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO PARA PRIORIZAÇÃO DE POLÍTICAS E AÇÕES SUSTENTÁVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014, Curitiba - PR. Anais do XXXIV ENEGEP, 2014.

5.
SILVA, G. L. ; SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; BORBA, B. F. C. ; CAVALCANTI, H. T. . Investigação de contaminantes emergentes em águas 'in natura' da ETA de Petrópolis na cidade de Caruaru/PE. In: Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste, 2013, Juazeiro do Norte - CE. Anais do VIII SEPRONe, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, H. T.; GARCEZ, T. V. . SELEÇÃO DE FORNECEDORES BASEADA EM OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS COM COORDENAÇÃO CENTRALIZADA NA BACIA LEITEIRA DE PERNAMBUCO. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. L Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTI, H. T.; GARCEZ, T. V. . Estudo de seleção de Fornecedores na Bacia Leiteira de Pernambuco: Uma abordagem Multicritério de Apoio à Decisão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAVALCANTI, H. T.; SANTOS JUNIOR, H. L. . Modelo de Decisão Multicritério para Priorização de Políticas e Ações Sustentáveis de Desenvolvimento do Produto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, G. L. ; SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; BORBA, B. F. C. ; CAVALCANTI, H. T. . Investigação de contaminantes emergentes em águas 'in natura' da ETA de Petrópolis na cidade de Caruaru/PE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Estudo de seleção de fornecedores na bacia leiteira de Pernambuco: uma abordagem multicritério de apoio à decisão. 2017. (Congresso).

2.
FEIRA DO EMPREEDERDOR - Fórum IEL de Carreiras. 2016. (Feira).

3.
Enegep - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. MODELO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO PARA PRIORIZAÇÃO DE POLÍTICAS E AÇÕES SUSTENTÁVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO;. 2014. (Congresso).

4.
Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste - Seprone.Investigação de contaminantes emergentes em águas 'in natura' da ETA de Petrópolis na cidade de Caruaru/PE. 2013. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:49:24