Janison Correia de Andrade Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2465393456896936
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; Membro do grupo de pesquisa GEOPLAN - Geoecologia e Planejamento Territorial; Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2015); Graduado em Geografia pela Universidade Tiradentes - UNIT (2012); Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, tendo atuado na rede pública e particular de ensino da educação básica entre os anos de 2013 e 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janison Correia de Andrade Junior
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE JUNIOR, J. C.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Territórios da Agroindústria de Laticínios em Nossa Senhora da Glória - SE,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Gicélia Mendes da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Territórios; Agroindústria; Impactos Ambientais; Impactos Culturais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.
2014 - 2015
Especialização em Gestão Ambiental.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: A Expansão da Indústria e seus Impactos Ambientais, na Cidade de Nossa Senhora da Glória ? SE, no Alto Sertão Sergipano..
2009 - 2012
Graduação em Geografia.
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Saneamento. (Carga horária: 40h).
Procuradoria da República em Sergipe, PRS, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2011 - 2011
Recursos Hídricos no Século XXI. (Carga horária: 4h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2010 - 2010
Seminários Integrados de Geografia. (Carga horária: 12h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2010 - 2010
Ética e Educação Ambiental. (Carga horária: 4h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2009 - 2009
Análise, Interpretação e Construção de Textos.. (Carga horária: 36h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal Tiradentes, EMTD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 40


Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor na Disciplina de Geologia., Carga horária: 12
Outras informações
Monitor na disciplina de Fundamentos da Geologia, Pedologia e Petrografia. Durante o período vigente foram ministrados conteúdos referentes a Geologia do Planeta Terra e sua relação com a Tectônica de Placas, onde foi possível associar tais processos aos três principais tipos de rochas que são observadas. São elas: as Rochas Magmáticas (Intrusivas e Extrusivas), Rochas Metamórficas e, por fim, as Rochas Sedimentares. Como resultado da dinâmica exógena terrestre também foram salientados conteúdos referentes aos tipos de solo, assunto este que é objeto de estudo da ciência pedológica, onde foram observados os principais tipos de solos, sua formação e características na crosta terrestre.


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O estágio de docência é uma atividade complementar importante na formação do aluno de Graduação, assim como de Pós-Graduação. A mesma tem como finalidade preparar, orientar e dar suporte ao exercício da docência em nível superior de ensino, fornecendo experiência prática para atuação profissional. Consistindo ainda em uma atividade necessária ao cumprimento das obrigações do aluno bolsista no programa de pós-graduação. O estágio de docência foi realizado no decorrer das atividades curriculares do Curso de mestrado do aluno Janison Correia de Andrade Junior, sob a supervisão da Professora Dra. Sônia de Souza Mendonça Menezes, responsável pela disciplina escolhida para a realização do estágio, possibilitando, a oportunidade de aprofundar temas relevantes à sua pesquisa, e contribuir com a interação e complementação aos conhecimentos adquiridos. Dessa forma, este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no período de estágio na disciplina Geografia Rural, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe - UFS, ofertada ao curso de Geografia, referente ao período letivo 2017/1, ministrada pela Professora Dra. Sônia de Souza Mendonça Menezes. O estudo da Geografia Rural, segundo ementa elaborada, visa ?proporcionar discussão do embasamento conceitual do mundo rural a partir dos paradigmas elaborados nas Ciências Humanas e Sociais entre as quais aquelas desenvolvidas na Geografia?. Suas abordagens se relacionam com toda a produção bibliográfica sobre as origens do Espaço Geográfico, especialmente o Rural, fornecendo bases teóricas para o desenvolvimento de conhecimentos e experiências práticas. Auxiliando na formação de competências que envolvem técnicas de observação e reflexão sobre a cultura camponesa, respeitando todo o desdobramento e particularidades do rural brasileiro EMENTA Objetivos: Geral:  Proporcionar discussão do embasamento conceitual do mundo rural a partir dos paradigmas elaborados nas Ciência



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
SUSTENTABILIDADE GEOECONÔMICA: ANÁLISE DOS ASSENTAMENTOS RURAIS QUE SE FORMARAM SOB A AÇÃO DA IGREJA CATÓLICA. O CASO DO ASSENTAMENTO RURAL BARRA DA ONÇA, MUNICÍPIO DE POÇO REDONDO - SE.
Descrição: Tendo como berço uma Europa recentemente industrializada, a ação social da Igreja Católica surge em um contexto de crescimento acelerado do sistema fabril e, conseqüentemente, da exploração da classe operária, deixando-a viver em condições impróprias e indignas de vida, levando as autoridades eclesiais católicas a tomarem algumas atitudes em relação ao seu papel social. No Brasil, o papel social da Igreja influenciou muito em sua estrutura fundiária à medida que lutava por Reforma Agrária ajudando na criação de vários assentamentos rurais. Com o intuito de estudar a atual situação dos assentamentos rurais que se formaram sob a ação da Igreja Católica que o presente artigo tem como objetivo geral analisar a sustentabilidade geoeconômica dos assentamentos rurais sob enfoque do Assentamento Rural Barra da Onça, Município de Poço Redondo - Se. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamentos bibliográficos, pesquisa de campo com aplicação de técnicas de observação e questionários. A pesquisa se justifica ao passo que está associada à relação existente entre teoria e prática, bem como a importância desse estudo para a ciência geográfica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janison Correia de Andrade Junior - Coordenador / José Adailton Barroso da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Meio Ambiente.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silva, Adailton Barroso da.2011 Silva, Adailton Barroso da. ; ANDRADE JUNIOR, J. C. . REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM SÃO PAULO (1889-1930) NO PROJETO REPUBLICANO.. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 5, p. http://www.educ, 2011.

2.
ANDRADE JUNIOR, J. C.2011 ANDRADE JUNIOR, J. C.; Silva, Adailton Barroso da. . Análise do Surgimento e Desenvolvimento do Pensamento Sustentável. Anais - Seminários de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes, v. 1, p. 110-110, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE JUNIOR, J. C.. A Natureza da Verdade. In: Carlos Alexandre N. aragão; Izaque Vieira Machado; Márcia Fernanda Oliveira Borges; Marcos Antônio Lima. (Org.). Antologia - 2º Encontro dos Escritores Monte-alegrenses e Convidados. 1ed.Nossa Senhora da Glória: Lumia Escritório de Design, 2017, v. 2, p. 121-122.

2.
ANDRADE JUNIOR, J. C.. Caatinga: natureza e história nordestina. In: Carlos Alexandre N. Aragão; Izaque Viera Machado; Márcia Fernanda Oliveira Borges Silva; Marcos Antônio Pereira Lima. (Org.). Antologia - 1º Encontro de Escritores Monte-alegrenses e Convidados. 1ed.Nossa Senhora da Glória: Lúmia Escritório de Design, 2015, v. 1, p. 83-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Silva, Adailton Barroso da. ; ANDRADE JUNIOR, J. C. . Reflexões Sobre a Implantação dos Grupos Escolares em São Paulo (1889-1930) no Projeto Republicano. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, São Cristovão - Se. Educação, Sociedade e Práticas Educativas, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE JUNIOR, J. C.; Silva, Adailton Barroso da. . Análise do Surgimento e Desenvolvimento do Pensamento Sustentável. In: 13º SEMPSq - Semana de Pesquisa - Direito e Educação no Brasil das Diferenças, 2011, Aracaju. Seminários de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE JUNIOR, J. C.; ANDRADE JUNIOR, J. C. . Terrotórios da Indústria de Laticínios e Impactos Socioambientais no Município de Nossa Senhora da Glória-SE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ANDRADE JUNIOR, J. C.. A Igreja Católica e os Movimentos Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE JUNIOR, J. C.; Santos, Alane Regina Rodrigues do ; Matos, Josinval Santos ; Oliveira, Sérgio de Assumpção ; Santos, Silvia Maria ; Fernandes, Tatiane Rodrigues . A Cultura da Mandioca no Povoado Tapera, Município de Itaporanga d'ajuda.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Silva, Adailton Barroso da. ; ANDRADE JUNIOR, J. C. . Reflexões Sobre a Implantação dos Grupos Escolares em São Paulo (1889-1930) no Projeto Republicano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE JUNIOR, J. C.; Silva, Adailton Barroso da. . Análise do Surgimento e Desenvolvimento do Pensamento Sustentável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Seminário Nacional Integrador da Rede Prodema. 2017. (Seminário).

2.
SIIRP 1996/2016 - XX Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema.Territórios da Indústria de Laticínios e Impactos Socioambientais no Município de Nossa Senhora da Glória-SE. 2016. (Seminário).

3.
8º Semana de Geografia. "Geografia e Dilemas Urbanos". 2011. (Outra).

4.
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2011. (Encontro).

5.
12º Sempesq - Semana de Pesquisa - Estratégias da Ciência para o Desenvolvimento Sustetável.. 2010. (Outra).

6.
4ª Semana de Extensão da Unit - Semex - "A extensão Universitária e os Desafios da Contemporaneidade".. 2010. (Outra).

7.
7ª Semana de Geografia. "Geografias" e a (re)produção Contemporânea do Espaço. 2010. (Outra).

8.
11º Sempresq - Semana de Pesquisa - Contribuições da Pesquísa Científica para o Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE JUNIOR, J. C.. Seminário Nacional Integrador da Rede Prodema. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Silva, Adailton Barroso da.2011 Silva, Adailton Barroso da. ; ANDRADE JUNIOR, J. C. . REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM SÃO PAULO (1889-1930) NO PROJETO REPUBLICANO.. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 5, p. http://www.educ, 2011.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 22:43:30