Ivan Dutra Belo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9962553730817973
  • Última atualização do currículo em 19/04/2018


Atua como professor no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA/UFBA), Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (concentração em Antropologia) pela mesma instituição, pesquisador colaborador do Programa de Pesquisas sobre Povos indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB). Atua com ênfase nas áreas de Etnologia indígena e Antropologia da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Dutra Belo
Nome em citações bibliográficas
BELO, I. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia.
Estrada de São Lázaro, 197
Federação
40210-730 - Salvador, BA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: (Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cecilia Anne McCallum.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2018
Especialização em andamento em Educação à Distância. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Ciências Sociais/Bacharelado (Antropologia).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ESCOLARIZAÇÃO, CIDADANIA E ANTROPOLOGIA:elementos para compreender a educação indígena no Brasil.
Orientador: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho.
2008 - 2011
Graduação em Ciências Sociais/Licenciatura.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Etnografia: dez lições para jovens antropólogos em. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Construção do Objeto de Pesquisa em Antropologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
Laudos antropológicos em processos de regularizaçã. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2017 - 04/2018
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia das Organizações

Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

03/2013 - 04/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsita (FAPESB), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsita (Permanecer), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, CELEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário - IEL, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio docente, pelo Instituto Euvaldo Lodi/SEC. Disciplina ministrada: Sociologia.



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
(Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe
Descrição: O presente estudo pretende investigar a educação escolar diferenciada e específica vivenciada pelas populações indígenas, tomando como referência empírica a escola central da Reserva Indígena Paraguaçu ? Caramuru, localizada na porção sul do Estado da Bahia, próxima aos municípios de Camacã, Pau Brasil e Itaju do Colônia. Minha intenção é observar, no cotidiano da reserva, o modelo de educação vivenciado pelos grupos étnicos que a ocupam - os índios que em sua totalidade são conhecidos sob o etnônimo Pataxó Hãhãhãe, que abarca, hoje, as etnias Baenã, Pataxó, Kamacã, Tupinambá e Kariri-Sapuyá ? e a forma como estes compreendem e se relacionam com o mesmo, procurando dialogar com as principais discussões teóricas sobre a escolarização entre os índios.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
OS ÍNDIOS DA RESERVA PARAGUASSU-CARAMURU NA CONTEMPORANEIDADE (1926-PRESENTE): PARENTESCO, TERRITÓRIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA MEDIANTE O USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS
Descrição: O projeto está vinculado às linhas de pesquisa Antropologia Histórica e Antropologia Social do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB/Departamento de Antropologia/FFCH-UFBA). O seu objetivo é reunir a bibliografia (etnológica, histórico-documental e jornalística) produzida, no período compreendido entre 1926 até o presente, sobre a presença dos Índios estabelecidos na Reserva Paraguassu-Caramuru, porção sul do estado da Bahia, assim como atualizar dados que vimos produzindo sobre a configuração territorial, as relações de parentesco e identitárias do sistema interétnico ali formado.Trata-se de um projeto que articula pesquisa e extensão, e cujos objetivos prevêem o treinamento de agentes indígenas de cada grupo étnico para a atualização das genealogias pertinentes e a produção de cartografias sociais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Organização do Acervo Etnológico do PINEB
Descrição: O projeto está ligado ao PINEB e tem como objetivos principais, identificar, reunir e sitematizar toda a produção etnológica, no âmbito do programa. Consiste, portanto, em reunir trabalhos de Iniciação Científica, Monografias, Dissertações e Teses. Proceder a resumos destes trabalhos e classifica-los. Além disso, o projeto tem como objetivo construir uma "árvore genealógica" do PINEB, clasificando os autores por critério cronológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BELO, I. D.. 'Retomando' a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BELO, I. D.. Os estudos sobre educação escolar indígena no brasil: conflitos e ambiguidades da 'instituição de fronteira'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BELO, I. D.. Um estudo etnográfico do processo de escolarização entre os Pataxó Hãhãhãe, Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BELO, I. D.. Um Estudo Etnográfico do Processo de Escolarização Entre os Pataxó Hãhãhãe, Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BELO, I. D.. Um estudo etnográfico do processo de escolarização entre os Pataxó Hãhãhãe, Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BELO, I. D.. Organização do Acrevo Etnológico do PINEB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BELO, I. D.. Relatório Final. 2011. (Relatório de pesquisa).

2.
BELO, I. D.. Relatório de estágio. 2011. (Relatório de estágio docente.).

3.
BELO, I. D.. Relatório Final. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, M. G.; BELO, I. D.. Prova de Desempenho Didático do concurso público, para contratação de professor do quadro efetivo do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Edital de Abertura n°04/2016. 2017. Instituto Federal da Bahia.

2.
MORAES, Emmanuel Vitor Hugo; OLIVEIRA, José Roberto Silva de; BELO, I. D.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2014. Instituto Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. "Retomando" a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe. 2014. (Congresso).

2.
IV REA/XIII ABANNE.Os estudos sobre educação escolar indígena no brasil: conflitos e ambiguidades da "instituição de fronteira". 2013. (Encontro).

3.
28 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Um estudo etnográfico do processo de escolarização entre os Pataxó Hãhãhãe, Bahia. 2012. (Congresso).

4.
III Encontro de São Lázaro.Um Estudo Etnográfico do Processo de Escolarização Entre os Pataxó Hãhãhãe, Bahia. 2012. (Encontro).

5.
V Seminário do LEME.Um estudo etnográfico do processo de escolarização entre os Pataxó Hãhãhãe, Bahia. 2012. (Seminário).

6.
II Encontro de São Lázaro. 2011. (Encontro).

7.
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

8.
27ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia (RBA). 2010. (Congresso).

9.
I Encontro de São Lázaro. 2010. (Encontro).

10.
XXIX Seminário Estudantil de Pesquisa/ XI Semináro de Pesquisa e Pós-Graduação- UFBA.Organização do Acervo Etnológico do PINEB/UFBA.. 2010. (Seminário).

11.
XIV Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais Norte/Nordeste. 2009. (Encontro).

12.
XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELO, I. D.. XI Congrsso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

2.
BELO, I. D.. 27 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


1º colocado na seleção para o mestrado em antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA - da Universidade Federal da Bahia (UFBA).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:11:27