Pollyana Priscila Schuertz Paulino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9079867000557834
  • Última atualização do currículo em 18/05/2017


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Cathedral de Roraima. Bolsista de Iniciação Cientifica, CNPq na Embrapa Roraima 2011/2012. (Experiência na área produção e tecnologia de sementes, mamona, pinhão manso, gergelim, amendoim, feijão-caupi, soja-hortaliça, acácia). Mestrado em Genética e Melhoramento - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em melhoramento genético. Atualmente cursa doutorado em Genética e Melhoramento - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuando nos seguintes temas: melhoramento genético do feijão comum, antracnose e marcadores moleculares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pollyana Priscila Schuertz Paulino
Nome em citações bibliográficas
PAULINO, P. P. S.;SCHUERTZ-PAULINO, P. P.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Genética e Melhoramento.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Identificação de marcadores SNPs associado ao gene de resistência ao colletotricum lindemuthianum da cultivar andina de feijão comum Jalo Pintado 2,
Orientador: Maria Celeste Gonçalvez Vidigal.
Coorientador: Giseli Valentini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Genética e Melhoramento.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Mapeamento do gene de resistência ao "colletotrichum lindemuthianum" da cultivar andina de feijão comum Jalo Pintado 2,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Juliana Parisotto Poletine.
Coorientador: Maria Celeste Gonçalvez Vidigal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Ciências Biológicas.
Faculdades Cathedral de Ensino Superior, FACES, Brasil.
Título: Educação Ambiental no Ensino Médio como uma Alternativa para Desmistificar a Ordem Quiróptera..
Orientador: Silvana Stimer.




Formação Complementar


2016 - 2016
V Curso de Fisiologia de Sementes. (Carga horária: 29h).
Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes, ABRATES, Brasil.
2012 - 2012
Workshop de Observação de Aves. (Carga horária: 20h).
Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Roraima, SEBRAE/PR, Brasil.
2012 - 2012
Bioecologia de Morcegos (quiróptera). (Carga horária: 10h).
Faculdades Cathedral de Ensino Superior, FACES, Brasil.
2010 - 2010
Excursão Cientifica ao Viruá. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
2010 - 2010
Identificação Botânica de Espécies Arbóreas. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2010 - 2010
Configuraçao da Prática Educativa de Narrativas. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2009 - 2009
Informática Avançada. (Carga horária: 40h).
Telecentro Comunitário, TC, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação em Informática Básica. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Processo: 101446/2011-0; Processo: 125168/2011-0;

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Vigor e sanidade em sementes de linhagens de gergelim produzidas em áreas de cerrado em Roraima
Descrição: O desafio de determinar o vigor das sementes de determinado lote é constante e para isso a uniformidade do lote, bem como ajuste de metodologias, utilizadas para obter os resultados, são necessários. A sanidade das sementes é fator importante para a qualidade das mesmas, devendo ser realizados testes para verificar se há contaminação dos lotes com doenças que atacam as sementes de gergelim interferindo na qualidade fisiológica. Assim, objetiva-se no presente projeto: realizar determinação do vigor e a sanidade em sementes de linhagens de gergelim produzidas em área de cerrado em Roraima. Caracterizar e uniformizar os lotes para determinação de vigor das sementes comparando com a germinação em laboratório. Para atingir os objetivos, serão realizadas as atividades: At. 1 caracterização e uniformização dos lotes, pela coloração das sementes de gergelim produzidas em área de cerrado de Roraima em 2013; At. 2 determinação da lixiviação de eletrólitos pelo teste de condutividade elétrica e lixiviação de potássio na solução de imersão das sementes. Estabelecimento da curva de embebição das sementes. Determinações do vigor das sementes. Exp. 1- será determinada a curva de embebição de sementes dos lotes pela colocação de 100 sementes para embeber com leituras/ medições a cada hora até 24 horas, sendo que a cada pesagem realizada, as sementes serão recolocadas nos gerbox para leitura posterior. Exp. 2- serão realizadas determinações de CE utilizando 50 sementes por repetição, com leitura realizada 24 horas; será obtido conjuntamente o quanto de água foi embebido pelas sementes em 24 horas de imersão; Exp. 3- será determinada a germinação de sementes e obtido o índice de velocidade de germinação dos diferentes lotes. At. 3 verificação de possíveis patógenos que possam afetar a qualidade fisiológica das sementes; At. 4 validar os testes em sementes de quatro tonalidades de cores em seis genótipos diferentes para verificação de separação destes pelo vigor das sementes...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Pollyana Priscila Schuertz Paulino - Integrante / Oscar José Smiderle - Coordenador / Larisse Souza de Campos Oliva - Integrante / Juliana Maria Espíndola Lima - Integrante / Izabelle Maia Santiago - Integrante / José Maria Arcanjo Alves - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante / Aline das Graças Souza - Integrante / Dalhas Nascimento de sousa - Integrante.
2012 - 2013
Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi obtidas no cerrado de Roraima, em duas colheitas e armazenadas
Descrição: O feijão-caupi está presente na alimentação de todas as classes sociais, cuja produção destina-se, principalmente, ao mercado interno. Possui grande potencial produtivo para o Estado de Roraima, uma vez que é uma planta rústica, apresenta elevada capacidade de fixação biológica de nitrogênio atmosférico e se adapta aos solos de baixa fertilidade natural da região. Dessa forma, torna-se fundamental pesquisar os principais aspectos de produção para ampliar o desempenho da cadeia produtiva do feijão-caupi na região Norte. O cultivo dessa leguminosa é fortemente concentrado nas regiões e Nordeste do país. Entretanto, para obtenção de maiores rendimentos por área é indispensável o uso de sementes de qualidade. O feijão-caupi é cultivado por meio da utilização de sementes, de variadas formas, sendo que a qualidade das mesmas vai influenciar no estabelecimento adequado da lavoura. São vários os fatores que interferem na produção de sementes com qualidade, entre eles está o armazenamento e o momento de colheita. Assim, o objetivo será verificar a influência do porte das plantas das linhagens na qualidade física e fisiológica das sementes de feijão-caupi produzidas e armazenadas e, de determinar a qualidade fisiológica de sementes de linhagens de feijão-caupi obtidas com atraso de colheita em cerrado de Roraima, em função do porte das plantas e do armazenamento. A avaliação será de linhagens de porte ereto e 15 linhagens de porte prostrado, conduzidos no Campo Experimental Água Boa da Embrapa Roraima e após a colheita as sementes serão levadas ao Laboratório de Analises de Sementes da Embrapa Roraima, onde serão selecionadas e acondicionadas em garrafas tipo pet. Serão realizadas as determinações de massa de mil sementes, teor de água e a qualidade fisiológica das sementes por meio da condutividade elétrica, comprimento de plântula, massa seca de plântulas, emergência de plântula em campo, primeira contagem de germinação e germinação. O delineamento experimental utilizado se.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Pollyana Priscila Schuertz Paulino - Integrante / Oscar José Smiderle - Coordenador / Larisse Souza de Campos Oliva - Integrante / Juliana Maria Espíndola Lima - Integrante / José Maria Arcanjo Alves - Integrante / Cylles Zara dos Reis Barbosa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
Determinação de vigor e sanidade em sementes de gergelim produzidas em área de cerrado em Roraima
Descrição: O desafio de determinar com brevidade o vigor das sementes de um determinado lote é constante e para isso a uniformidade do lote, bem como metodologias, utilizadas para obter os resultados, devem estar ajustadas. A sanidade das sementes é outro fator importante para a qualidade das mesmas, devendo ser realizados testes para verificar se há contaminação do lote com doenças que atacam as sementes de gergelim interferindo assim, em sua qualidade fisiológica. Assim, objetiva-se no presente projeto: realizar um levantamento bibliográfico sobre as metodologias de testes rápidos para determinação do vigor e para a sanidade em sementes de gergelim, uniformizar um lote de sementes, para uso imediato no presente projeto; ajustar uma metodologia para determinação de vigor das sementes comparando com a emergência em campo e a germinação em laboratório. Para atingir os objetivos, serão realizadas ainda as atividades: Atividade 2 - uniformização do lote, pela coloração das sementes de gergelim produzidas em área de cerrado de Roraima em 2010, onde será realizado um estudo teórico para se identificar quais variações nos métodos conhecidos poderão ser utilizadas e onde as mesmas seriam aplicadas; Atividade 3 determinação da curva de embebição das sementes e variação nas metodologias quanto ao número de sementes para a determinação da lixiviação de eletrólitos pelo teste de condutividade elétrica (CE) e lixiviação de potássio. Determinação do vigor das sementes do lote estabelecido na atividade 1. Experimento 1- será determinada a curva de embebição de sementes do lote pela colocação de 100 sementes para embeber com leituras/ medições a cada hora até 24 horas, sendo que a cada pesagem realizada, as sementes serão recolocadas nos gerbox para nova leitura. Experimento 2- serão realizadas determinações de CE utilizando 25 e 50 sementes por repetição, com leituras realizadas 6 e 24 horas; será obtido conjuntamente o quanto de água foi embebido pelas sementes ao final de 24 horas de im..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Pollyana Priscila Schuertz Paulino - Integrante / Oscar José Smiderle - Coordenador / Larisse Souza de Campos Oliva - Integrante / Juliana Maria Espíndola Lima - Integrante / Izabelle Maia Santiago - Integrante / José Maria Arcanjo Alves - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - Atual
Aprimoramento de métodos rápidos para determinar vigor em sementes de Acácia provenientes de plantios estabelecidos em Roraima (Edital MCT/CNPq Nº 014/2011 - Universal, Processo 473274/2011-6)
Descrição: Acacia mangium Willd. é a espécie florestal mais plantada em Roraima, porém informações sobre a possibilidade de utilização das sementes desses plantios demandam estudos. Com isso, objetivar-se-á nessa pesquisa estabelecer aprimoramento em metodologias para determinar o vigor de sementes de A. mangium provenientes de plantios comerciais estabelecidos em solos de baixa fertilidade natural em áreas de cerrado de Roraima. As sementes serão coletadas de árvores em plantios localizados na região da Serra da Lua, no município de Bonfim, plantadas em 2001, 2003 e 2005, distante cerca de 120 km da Embrapa Roraima. As árvores serão selecionadas considerando o diâmetro na altura do peito (DAP), a altura do fuste, o estado fitossanitário e a posição da árvore dentro do plantio. O projeto é composto por três atividades de pesquisa e uma de gestão. A gestão do projeto envolverá o acompanhamento das demais atividades e do orçamento. Atividade 1. Classificar as sementes dos lotes (em grandes e pequenas) e determinar a qualidade física das sementes de A. mangium coletadas em área de cerrado de Roraima. Atividade 2. Envolverá as avaliações para estabelecer o potencial fisiológico das sementes obtidas para os três anos e dois tamanhos, tanto na colheita como aos 18 meses no armazenamento monitorado em laboratório. Atividade 3. Ajustar metodologias de testes rápidos para determinar o vigor das sementes pelos testes de condutividade elétrica e envelhecimento acelerado, assim como, realizar estudos dos padrões de embebição das sementes. Os dados obtidos de germinação, condutividade elétrica e envelhecimento acelerado serão submetidos a teste de normalidade e homogeneidade de variância. Em seguida, os dados serão submetidos à análise de variância, em delineamento inteiramente ao acaso, e comparação das médias dos tratamentos pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Para os dados de condutividade elétrica e envelhecimento acelerado será realizada a análise de regressão para ajuste do mo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Pollyana Priscila Schuertz Paulino - Integrante / Oscar José Smiderle - Coordenador / Larisse Souza de Campos Oliva - Integrante / Daniel Luiz Oliveira - Integrante / RITA DE CÁSSIA POMPEU DE SOUSA - Integrante / Dalton Roberto Schwengber - Integrante / Helio Tonini - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Potencial fisiológico de sementes de linhagens de feijão-caupi de portes ereto e prostrado produzidas em cerrado de Roraima
Descrição: Objetivos: Constatar a influência do porte das plantas das linhagens na qualidade física e fisiológica das sementes de feijão-caupi produzidas e armazenadas; Determinar a qualidade fisiológica de sementes de linhagens de feijão-caupi obtidas em cerrado de Roraima em função do porte das plantas e das diversas linhagens. Verificação da influência do porte da planta cultivada em cerrado de Roraima na qualidade física e fisiológica das sementes de linhagens de feijão-caupi. Contribuição para os avanços Tecnológicos no setor de produção e tecnologia de sementes para caupi no cerrado do Estado de Roraima. Reduzir os custos da produção e aumentar o rendimento dos cultivos com a utilização de sementes de qualidade fisiológica destacada...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Pollyana Priscila Schuertz Paulino - Integrante / Oscar José Smiderle - Coordenador / Larisse Souza de Campos Oliva - Integrante / Juliana Maria Espíndola Lima - Integrante / José Maria Arcanjo Alves - Integrante / Cylles Zara dos Reis Barbosa - Integrante / Aloisio Vilarinho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2012
Determinação de vigor em sementes de soja-hortaliça produzidas em área de cerrado em Roraima
Descrição: O desafio de determinar com brevidade o vigor das sementes de um determinado lote é constante e para isso a uniformidade do lote, bem como metodologias, utilizadas para obter os resultados, devem estar ajustadas. Assim, objetiva-se no presente projeto: realizar um levantamento bibliográfico sobre as metodologias de testes rápidos para determinação do vigor em sementes, uniformizar um lote de sementes, para uso imediato no presente projeto; ajustar uma metodologia para determinação de vigor das sementes comparando com a emergência em campo e a germinação em laboratório. Para atingir os objetivos, serão realizadas ainda as atividades: Atividade 2 - uniformização do lote, pelo tamanho das sementes de soja-hortaliça produzidas em área de cerrado de Roraima em 2010, onde será realizado um estudo teórico para se identificar quais variações nos métodos conhecidos que poderão ser utilizadas e onde as mesmas seriam aplicadas; Atividade 3 determinação da curva de embebição das sementes e variação nas metodologias quanto ao número de sementes para a determinação da lixiviação de eletrólitos pelo teste de condutividade elétrica (CE) e lixiviação de potássio. Determinação do vigor das sementes do lote estabelecido na atividade 1. Experimento 1- será determinada a curva de embebição de sementes do lote pela colocação de 100 sementes para embeber com leituras/ medições a cada hora até 24 horas, sendo a cada pesagem realizada das sementes, recolocadas nos gerbox para nova leitura posterior. Experimento 2- serão realizadas determinações de CE utilizando 25 e 50 sementes por repetição, com leituras realizadas 6 e 24 horas; será obtido conjuntamente o quanto de água foi embebido pelas sementes ao final de 24 horas de imersão. Assim como, será determinada a lixiviação de potássio contida na água de imersão das sementes por 24 horas, com leituras realizadas 24, 48 e 72 horas; 3- determinação do vigor das sementes pelo teste de envelhecimento acelerado por 24, 48 e 72 horas, com determ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Pollyana Priscila Schuertz Paulino - Integrante / Oscar José Smiderle - Coordenador / Larisse Souza de Campos Oliva - Integrante / Juliana Maria Espíndola Lima - Integrante / Izabelle Maia Santiago - Integrante / José Maria Arcanjo Alves - Integrante / Patricia Bombonati Chalita - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - Atual
Melhoramento de mamona para a região norte brasileiro
Descrição: avaliar produção de sementes de mamona em Roraima..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Pollyana Priscila Schuertz Paulino - Integrante / Oscar José Smiderle - Coordenador.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Melhoramento genético.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Tecnologia de Sementes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GENTIL, D.F.O.2016GENTIL, D.F.O. ; SMIDERLE, Oscar José ; SCHUERTZ-PAULINO, P. P. ; SOUZA, A. G. . Water absorption and improvement of methods for electrical conductivity test in acacia seeds. Revista de Biologia Tropical, v. 64, p. 10, 2016.

2.
SMIDERLE, O.J.2013 SMIDERLE, O.J. ; Lima, J.M.E. ; PAULINO, P. P. S. . Curva de absorção de água em sementes de Jatropha curcas L. com dois tamanhos. Agro@mbiente On-line, v. 7, p. 203-208, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. G. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; SOUZA, A. A. . Influência de diferentes arranjos de plantas no cultivo da mamoneira. In: II Congresso Internacional da realidade semiárida. III Simpósio Alagoano sobre ecossistemas do semiárido,, 2014, Delmiro Golveia - AL. II Congresso Internacional da realidade semiárida. III Simpósio Alagoano sobre ecossistemas do semiárido,, 2014. v. 1.

2.
PAULINO, P. P. S.; SOUSA, R. C. P. ; CAMARGO, L. M. A. P. ; SMIDERLE, O.J. . Valorização dos Resíduos Gerados na Avaliação da Qualidade de Sementes de Mamona. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS, 2013, São Pedro-SP. III SIGERA - III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS, 2013. v. 1.

3.
SILVA, C. A. ; TONINI, H. ; SOUSA, R. C. P. ; PAULINO, P. P. S. . POTENCIAL DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DE FRUTOS DE ANDIROBA PARA ELABORAÇÃO DE CO-PRODUTOS AGROPECUÁRIOS NA AMAZÔNIA. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS, 2013, São Pedro-SP. III SIGERA - III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS, 2013. v. 1.

4.
Lima, J.M.E. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. . Produtividade de amendoim BRS 151 L7 cultivado em área de cerrado em Roraima.. In: Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8, 2012, Salvador. Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8. Lavras: UFLA, 2012. v. 1. p. 193-194.

5.
Lima, J.M.E. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. ; SANTIAGO, I. M. . Produtividade de amendoim 184 AM L7Bege cultivado em cerrado de Roraima com diferente adubação residual.. In: Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8, 2012, Salvador. Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8. Lavras: UFLA, 2012. v. 1. p. 195-196.

6.
Lima, J.M.E. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. . Desempenho de genótipos de amendoim cultivados em cerrado de Roraima 2011. In: Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8, 2012, Salvador. Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8. Lavras: UFLA, 2012. v. 1. p. 197-198.

7.
PAULINO, P. P. S.; SMIDERLE, O.J. ; OLIVA, L.S.C. . Padrão de absorção de água por sementes de mamona de porte alto produzidas em Roraima 2010. In: Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8, 2012, Salvador. Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8. Lavras: UFLA, 2012. v. 1. p. 543-544.

8.
PAULINO, P. P. S.; SMIDERLE, O.J. ; OLIVA, L.S.C. . Curva de embebição de sementes de genótipos de mamona de porte baixo produzidas em Roraima. In: Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8, 2012, Salvador. Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 5 / Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 8. Lavras: UFLA, 2012. v. 1. p. 553-554.

9.
SMIDERLE, O.J. ; VILARINHO, A. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. . Qualidade e produtividade de sementes de cultivares de soja produzidas em cerrado de Roraima 2010. In: Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, 2011, São Pedro. Resumos Expandidos. Londrina: Embrapa Soja, 2011. p. 351-353.

10.
SMIDERLE, O.J. ; VILARINHO, A. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. . Tamanho e germinação de sementes de cultivares de soja produzidas em três áreas de cerrado em Roraima 2010.. In: Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, 32, 2011, São Pedro., 2011, São Pedro. Resumos Expandidos. Londrina: Embrapa Soja, 2011. p. 348-350.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. G. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. ; LIMA, C. G. B. ; SCHWENGBER, D. R. . Aspectos biométricos de sementes de maçaranduba (Manilkara Huberi (DUCKE) A. CHEV.) procedentes do estado de Roraima.. In: XIX Congresso Brasileiro de Sementes, 2015, Foz do Iguaçu - PR. XIX Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes). Brasília: Abrates, 2015. v. 1. p. 117-117.

2.
SOUZA, M. C. M. ; GONÇALVES-VIDIGAL, M. C. ; LACANALLO, G. F. ; COSTA, A. F. ; DARTIBALE, G. B. ; SCHUERTZ-PAULINO, P. P. . Pathogenic Variability of Colletotrichum lindemuthianum in the State of Pernambuco, Brazil.. In: BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE, 2015, Niagara Falls, Ontario, Canada. BIC. A VOLUNTARY AND INFORMAL ORGANIZATION TO EFFECT THE EXCHANGE OF INFORMATION AND MATERIALS. Michigan EUA: BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE - BIC, 2015. v. 59. p. 63-64.

3.
PAULINO, P. P. S.; SMIDERLE, O.J. . Caracterização de mamoneira Cultivada em Roraima em Diferente Arranjos de Plantas. In: VI Congresso Brasileiro de Mamona. III Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas., 2014, Fortaleza - CE. Congresso Brasileiro de Mamona, 6.; Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, 3.. Campina Grande - PB: Embrapa Algodão, 2014. v. 1. p. 140-140.

4.
SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. . Caracterização Agronômica de Mamona Cultivada em Roraima em Diferentes Espaçamentos e Densidade de Plantas. In: VI Congresso Brasileiro de Mamona. III Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas., 2014, Fortaleza - CE. VI Congresso Brasileiro de Mamona, 6.; Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, 3.. Campina Grande - PB: Embrapa Algodão, 2014. v. 1. p. 139-139.

5.
SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; CARDOSO, Y. T. G. . Produtividade de Cultivares de Mamona Cultivada em Roraima em 2013. In: VI Congresso Brasileiro de Mamona. III Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas., 2014, Fortaleza -CE. VI Congresso Brasileiro de Mamona, 6.; Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, 3.. Campina Grande - PB: Embrapa Algodão, 2014. v. 1. p. 168-168.

6.
SOUZA, R. C. P. ; PAULINO, P. P. S. ; SOUSA, L. M. ; DUARTE, O. R. ; SHWENGBER, D. R. . Avaliação do estado de conservação de óleo bruto extraído da polpa de Inajá congelada durante cinco anos. In: VII SBOE - Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2013, Santarém - PA. VII SBOE - Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2013.

7.
VALE, H. S. ; DUARTE, O. R. ; PAULINO, P. P. S. ; SOUZA, R. C. P. ; SILVA, M. R. ; ALBUQUERQUE NETO, A. A. R. . Ensaio da metodologia de avaliação da partição de materia fresca de inajá em diferentes genótipos. In: II Simpósio Internacional de Botância Aplicada II Simpósio Nacional de Frutíferas do Norte e Nordeste, 2013, Manaus - AM. II SINBOT II SINFAN, 2013.

8.
PAULINO, P. P. S.; OLIVEIRA, D.L. ; SMIDERLE, O.J. ; SOUZA, R. C. P. . Qualidade fisiológica de sementes de Acacia mangium provenientes de arvore com dez anos de idade. In: II Simpósio Internacional de Botância Aplicada II Simpósio Nacional de Frutíferas do Norte e Nordeste, 2013, Manaus - AM. II SINBOT II SINFAN, 2013.

9.
PAULINO, P. P. S.; SANTOS, D. S. ; SMIDERLE, O.J. ; SOUZA, A. G. ; SILVA, M. W. . Teores de clorofilas em folhas de mudas de cedro doce cultivadas sob diferentes substratos. In: VIII Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Estado de Roraima, 2013, Boa Vista - RR. VIII Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Estado de Roraima: Ciência, saúde e esporte, 2013. p. 101-101.

10.
OLIVEIRA, D.L. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. . Condutividade elétrica de sementes de Acácia (Acacia mangium Willd) provenientes de plantios com diferentes idades.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, 2013, Florianópolis - SC. XVIII Congresso Brasileiro de Sementes. Londrina: Informativo ABRATES, 2013. v. 23.

11.
OLIVEIRA, D.L. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; OLIVA, L.S.C. ; SOUZA, R. C. P. . Envelhecimento acelerado de sementes de Acácia submetidas a superação de dormencia.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, 2013, Florianopolis - SC. XVIII Congresso Brasileiro de Sementes. Londrina: Informativo ABRATES, 2013. v. 23.

12.
PAULINO, P. P. S.; SMIDERLE, O.J. ; DIONISIO, L. F. S. ; SILVA, M. W. . Características biométricas de sementes de Carapa guianensis. In: VIII Semana Nacional de Ciências e Tecnologias do Estado de Roraima, 2013, Boa Vista - RR. Semana Nacional de Ciências e Tecnologias do Estado de Roraima: Ciência, saúde e esporte. Boa Vista - RR: UERR.Boletim de Resumos/2013, 2013. p. 1-107.

13.
SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; SANTIAGO, I. M. ; Lima, J.M.E. . Tamanho e embebição de água em sementes de pinhão manso. In: Congresso Brasileiro de Mamona, 5 / Simpósi Internacional de Oleaginosas Energéticas, 2 & Fórum Capixaba de Pinhão Manso, 1, 2012, Guarapari. Desafios e Oportunidades. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2012. p. 425-425.

14.
PAULINO, P. P. S.; SMIDERLE, O.J. ; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. . Caracterização de mamoneira cultivada em Roraima em função de arranjos de plantas no cultivo. In: Congresso Brasileiro de Mamona, 5 / Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, 2 & Fórum Capixaba de Pinhão, 2012, Salvador. Desafio e Oportunidade. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2012. p. 272-272.

15.
PAULINO, P. P. S.; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. . Caracterização Agronômica de Mamona cultivada em Roraima em Função de Espaçamento e densidade de Plantas. In: Congresso Brasileiro de Mamona, 5 / Simposio Internacional de Oleaginosas Energeticas, 2 & Forum Capixaba de Pinhão Manso, 1, 2012, Salvador. Desafio e Oportunidades. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2012. p. 271-271.

16.
OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. ; Lima, J.M.E. ; SANTIAGO, I. M. ; PAULINO, P. P. S. . Potencial Fisiológico de Sementes de Linhagens de Feijão- Caupi de Portes Ereto e Prostrado Produzidas em Cerrado de Roraima.. In: Encontro do Programa de Iniciação Científica, 2012, Boa Vista. Anais.... Boa Vista: UFRR, 2012. p. 18-18.

17.
PAULINO, P. P. S.; OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. ; OLIVEIRA, D.L. . Biometria de Sementes de Linhagens de Mamona de Porte Alto Produzidas em cerrado de Roraima 2010. In: Semana de integração universitária, EPIC, 10 Encontro de pesquisa e iniciação científica, 2011, Boa Vista. Semana de Integração. Boa Vista: UFRR, 2011.

18.
SMIDERLE, O.J. ; Lima, J.M.E. ; OLIVA, L.S.C. ; PAULINO, P. P. S. . Emergência de Plântulas de Feijão-Caupi em Função da Profundidade de Semeadura. In: Congresso Brasileiro de Sementes, 2011, Natal-RN. A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade, 2011.

19.
Lima, J.M.E. ; SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. . Testes para Determinação da Qualidade Física e Fisiologica de Sementes de Soja-Hortaliça em Funçã. In: XVII Congresso Brasileiro de Sementes, 2011, Natal-RN. A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade. Londrina: Informativo ABRATES. Edição Especial - CD rom., 2011. v. 21.

20.
SMIDERLE, O.J. ; Lima, J.M.E. ; PAULINO, P. P. S. ; SALES, G. S. G. . Biometria e Qualidade de Sementes de Pintanga em Função de Profundidade de semeadura. In: XVII Congresso Brasileiro de Sementes, 2011, Natal-RN. A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade. Londrina: Informativo ABRATES. Edição Especial - CD rom., 2011. v. 21.

21.
SMIDERLE, O.J. ; RODRIGUES, G. S. ; MEDEIROS, R. D. ; PAULINO, P. P. S. . Qualidade de Sementes de Feijão-Caupi em Função de Doses de Herbicida e do Atraso de Colheita. In: XVII Congresso Brasileiro de Sementes, 2011, Natal-RN. A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade. Londrina: Informativo ABRATES. Edição Especial - CD rom.. v. 21.

Apresentações de Trabalho
1.
PAULINO, P. P. S.; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. . Caracterização Agronômica de Mamona Cultivada em Roraima em Função de Espaçamentos e Densidade de Plantas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PAULINO, P. P. S.; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. . Caracterização de Mamoneira Cultivada em Roraima em Função de Arranjos Espacial de Plantas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SMIDERLE, O.J. ; PAULINO, P. P. S. ; SANTIAGO, I. M. ; Lima, J.M.E. . Tamanho e Embebição de Água em Sementes de Pinhão Manso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PAULINO, P. P. S.; SMIDERLE, O.J. ; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. . Caracterização de Mamoneira Cultivada em Roraima em Função de Arranjos de Plantas no Cultivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PAULINO, P. P. S.; OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. ; OLIVEIRA, D.L. . Biometria de Sementes de Linhagens de Mamona de Porte Alto Produzidas em Cerrado de Roraima 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAPAVERDE JUNIOR, U. D. ; MAGALHAES, I. J. Q. ; RODRIGUES, M. F. B. ; PAULINO, P. P. S. ; COSTA, S. E. R. ; ARAGAO, J. N. ; STIMER, S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO COMO UMA ALTERNATIVA PARA DESMISTIFICAR A ORDEM QUIRÓPTERA.. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
The Bean Improvement Cooperative - BIC.Pathogenic variability of Colletotrichum lindemuthianum in the state of Pernambuco, Brazil. 2015. (Outra).

2.
XIII Seminario Nacional de Milho Safrinha. 2015. (Seminário).

3.
Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão. 2014. (Congresso).

4.
II Encontro de Graduandos e Pós Graduandos de Biotecnologia - UEM. 2014. (Encontro).

5.
Feira Norte do Estudante. 2013. (Feira).

6.
II Simpósio Iternacional de Botânica Aplicada e II Simpósio Nacional de Frutíferas do Norte e Nordeste. 2013. (Simpósio).

7.
V Congresso Brasileiro de Mamona / II Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas / I Fórum Capixaba de Pinhão Manso. Tamanho e Embebição de Água em Sementes de Pinhão Manso. 2012. (Congresso).

8.
V Semana de Biologia e II Semana de Gestão Ambiental. 2012. (Outra).

9.
I Seminario Universitário sobre Criação ou Evolução: introdução às evidências cientifícas. 2011. (Seminário).

10.
Mostra de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outra).

11.
7° Ação Multidisciplinar do Projeto Cathedral Cidadã de Responsabilidade Social. 2010. (Outra).

12.
Reunião Regional da SBPC em Boa Vista. 2010. (Outra).

13.
X Semana de Ciências Biológicas - Biodiversidade de Roraima/2010. 2010. (Outra).

14.
1° Conferência Nacional de Saúde Ambiental.Participante - Delegado Defesa de diretrizes propostas do evento. 2009. (Outra).

15.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental. 2009. (Outra).

16.
4° Conferência Municipal da Cidade de Pacaraima. 2009. (Outra).

17.
II Seminário Internacional Amazônia: Dinâmica do Carbono e Impactos Sócio-Econômicos e Ambientais. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAULINO, P. P. S.. XIII Seminário Nacional Milho Safrinha. 2015. (Outro).

2.
PAULINO, P. P. S.. Semana da Integração Universitária - UFRR. 2011. (Outro).

3.
PAULINO, P. P. S.. Reunião Regional da SBPC em Boa Vista. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PAULINO, P. P. S.; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. . Caracterização Agronômica de Mamona Cultivada em Roraima em Função de Espaçamentos e Densidade de Plantas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PAULINO, P. P. S.; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. ; SMIDERLE, O.J. . Caracterização de Mamoneira Cultivada em Roraima em Função de Arranjos Espacial de Plantas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PAULINO, P. P. S.; SMIDERLE, O.J. ; SANTIAGO, I. M. ; OLIVA, L.S.C. . Caracterização de Mamoneira Cultivada em Roraima em Função de Arranjos de Plantas no Cultivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:46:25