Letícia dos Santos Fogaça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6824173136463576
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Franciscano em janeiro de 2014. Foi bolsista junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como integrante do Subprojeto PIBID/Matemática, de agosto de 2010 à dezembro de 2013. Mestre em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Franciscano em dezembro de 2015. Possui experiência como professora do Ensino Médio. Atualmente, é doutoranda na Escuela de Doctorado da Universidad de Burgos (Espanha) e é professora do Curso de Matemática da Universidade Franciscana (UFN). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Letícia dos Santos Fogaça
Nome em citações bibliográficas
FOGAÇA, Letícia dos Santos


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educación - Didacticas Específicas.
Universidad de Burgos, UBU, Espanha.
Orientador: Marco Antônio Moreira.
Coorientador: Maria Concesa Caballero.
Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2015
Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemátic.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruências de figuras geométricas planas, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: José Carlos Pinto Leivas.
2010 - 2013
Graduação em Matemática.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: O estudo da função polinomial do segundo grau por meio de mídias digitais e representaçõeas semióticas.
Orientador: José Carlos Pinto Leivas.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Coronel Pilar, RS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar I, Carga horária: 15
Outras informações
?O Centro Universitário Franciscano teve sua transformação em Universidade Franciscana (UFN) em 22 de março de 2018 pela Portaria Nº 259/2018 do Ministério da Educação.?

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática II
07/2018 - Atual
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biomatemática
07/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
02/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2018 - 06/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
02/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Matemática I
07/2017 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
02/2017 - 06/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
02/2017 - 06/2017
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
02/2016 - 06/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
07/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
02/2015 - 06/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
02/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
02/2015 - 06/2015
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biomatemática

Colégio Marista Santa Maria, CMSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 1º ano - Ensino Médio

Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar I, Carga horária: 15
Outras informações
?O Centro Universitário Franciscano teve sua transformação em Universidade Franciscana (UFN) em 22 de março de 2018 pela Portaria Nº 259/2018 do Ministério da Educação.?

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada à Arquitetura
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Matemática I
02/2018 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2018 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
A metodologia da Modelagem Matemática como possibilidade de qualificação da formação inicial e continuada de professores para os diferentes níveis de ensino
Descrição: Este projeto, tendo como foco principal a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, pretende dar continuidade à pesquisa desenvolvida nos anos de 2010 a 2012 no Centro Universitário Franciscano. As atividades, concluídas em setembro de 2012, mostraram que os professores tanto do curso de licenciatura em Matemática, como os professores em formação continuada, sentem dificuldades de introduzir novos conceitos por meio da metodologia da Modelagem Matemática. Sentiu-se, então, a necessidade de aprofundar a temática em um novo projeto voltado para a formação inicial e continuada de professores, utilizando-se esta metodologia. Desta forma, serão participantes da pesquisa professores e alunos da licenciatura em Matemática e professores da Educação Básica que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência, PIBID-UNIFRA bem como professores alunos do mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática. As metas previstas são realizar pelo menos três experiências de uso da Modelagem Matemática em cursos de formação inicial e continuada de Matemática e na Educação Básica; elencar possíveis dificuldades comuns a professores da Educação Básica ao construírem conceitos matemáticos com seus alunos, por meio da Modelagem Matemática; escrever pelo menos três artigos sobre os resultados do projeto; apresentar pelo menos três comunicações sobre os resultados do projeto, em eventos científicos da área de Educação Matemática; e orientar pelo menos uma dissertação de mestrado envolvendo a análise de uma das experiências desenvolvidas com o uso da Modelagem Matemática no ensino de Matemática. Ao desenvolver experiências com uso de Modelagem Matemática em turmas da Educação Básica e Superior, analisando as dificuldades encontradas pelos professores ao utilizar essa abordagem metodológica e avaliando os conhecimentos construídos pelos alunos, pensa-se que o projeto pode trazer contribuições significativas para o ensino de Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Letícia dos Santos Fogaça - Integrante / Karla Jaqueline Souza Tatsch - Integrante / Lozicler Maria Moro dos Santos - Integrante / Jessica Wisniewiski - Integrante / Vanilde Bisognin - Coordenador / Eleni Bisognin - Integrante / Silvia Maria de Aguiar Isaia - Integrante / Herton Gilvan Caminha Goerch - Integrante / Tatiana Pricilla Martins Teixeira - Integrante.
2013 - 2014
Contribuições de práticas educativas na educação básica e no ensino superior na formação profissional de qualidade para licenciandos e professores de Matemática
Descrição: A partir da relevância em oportunizar situações de práticas de experimentação metodológica no processo de ensino e aprendizagem na formação inicial e continuada, propõe-se, com essa pesquisa, o estudo sobre diferentes metodologias do ensino da Matemática e, a partir desses estudos, são elaboradas e aplicadas unidades de ensino nos níveis fundamentais e médios. A pesquisa conta com a participação de professores do ensino superior e do ensino básico, bem como de alunos da licenciatira em matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Letícia dos Santos Fogaça - Integrante / Karla Jaqueline Souza Tatsch - Coordenador / Lozicler Maria Moro dos Santos - Integrante / Ana Maria Beltrame - Integrante / Jessica Wisniewiski - Integrante / Andressa Cezar - Integrante / Caren Kruse - Integrante.
2010 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto Matemática
Descrição: O Projeto institucional (PIBID) tem como objetivo: o fortalecimento da inter-relação e interlocução entre educação superior e educação básica, no sentido de qualificar a formação inicial e permanente de professores para a atuação pedagógica interdisciplinar, bem como [re]significar e otimizar a gestão universitária e escolar. Para dar conta destes objetivos, desenvolveu-se as seguintes ações: elaborar projetos integrados e propor atividades interdisciplinares sobre as questões socioambientais, ética, cidadania e diversidade sociocultural; desenvolver ações integradoras entre IES, escolas parceiras, afim de dar suporte pedagógico à concepções e ações dos professores e gestores; produzir materiais e/ou produtos didático-pedagógicos, que utilizassem diferentes tecnologias digitais e materiais de consumo, para utilização nos processos educativos; articular com os professores das disciplinas dos eixos formativos e didático-pedagógicos a elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares; fortalecer a formação inicial e permanente de professores, para uma prática pedagógica que valorize a transversalidade; e implementar uma gestão institucional compartilhada: com reuniões de estudos e planejamento entre Coordenação PIBID, Coordenadores das Licenciatura e Gestores da Prograd..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Letícia dos Santos Fogaça - Integrante / Karla Jaqueline Souza Tatsch - Coordenador / Lozicler Maria Moro dos Santos - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, M. A.2018 MOREIRA, M. A. ; FOGAÇA, Letícia dos Santos ; SAHELICES, C. C. . ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES E GRÁFICOS, EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, FUNDAMENTADO NAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 8, p. 1-18, 2018.

2.
José Carlos Pinto Leivas2017 José Carlos Pinto Leivas ; FOGAÇA, Letícia dos Santos . REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E GEOMETRIA DINÂMICA PARA O ENSINO DE CONGRUÊNCIA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 10, p. 81-100, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; PRETTO, Valdir . Ser Professor Porquê?. In: Luísa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais. (Org.). VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. VIIed.Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016, v. , p. 2764-2771.

2.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; WISNIEWSKI, J. R. ; SANTOS, L. M. M. ; TATSCH, K. J. S. . A resolução de problemas no ensino e aprendizagem da adição algébrica de números inteiros. In: Marcos Alexandre Alves; Valéria Iensen Bortoluzzi. (Org.). Formação inicial e continuada de professores: reflexões e experiências do PIBID - Centro Universitário Franciscano. 1ed.Nova Petrópolis, RS: Nova Harmonia, 2013, v. 1, p. 3-11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; PRETTO, Valdir . Ser Professor Porquê?. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem:, 2016, Bragança, Portugal. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de atas, 2016. p. 2764-2771.

2.
PRETTO, Valdir ; FOGAÇA, Letícia dos Santos . Desafios e Preocupações na Formação Docente: a interdisciplinaridade como uma possível contribuição.. In: XIX SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação 'VidaS de Professor...' - V Encontro do PIBID, 2014, Cachoeira do Sul - RS., 2014, Cachoeira do Sul. ANAIS XIX SIEDUCA e 5° Encontro PIBID ULBRA. Cachoeira do Sul: ULBRA, 2014. v. 1. p. 1-8.

3.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; WISNIEWSKI, J. R. ; SANTOS, L. M. M. ; TATSCH, K. J. S. ; MEDEIROS, S. R. P. . Uma experiência com a reciclagem do lixo no ensino fundamental: conscientização por meio da modelagem matemática. In: VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM, 2013, Santa Maria. Anais do VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM, 2013.

4.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; WISNIEWSKI, J. R. ; TATSCH, K. J. S. ; SANTOS, L. M. M. . Tentângulo: Um aliado para a melhoria da aprendizagem de frações e equivalência de áreas no Ensino Fundamental. In: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática - XI EGEM, 2012, Lajeado. Tentângulo: Um aliado para a melhoria da aprendizagem de frações e equivalência de áreas no Ensino Fundamental. Lajeado: Editora da Univates, 2012. p. 1077-1083.

5.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; TATSCH, K. J. S. ; KOGLIN, I. M. . A resolução de problemas como metodologia para a melhoria da compreensão de modelos exponenciais. In: 2º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: relação entre saberes e fazeres, 2012, Santa Maria. 2º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: relação entre saberes e fazeres, 2012. v. 2. p. 1-8.

6.
WISNIEWSKI, J. R. ; FOGAÇA, Letícia dos Santos ; TATSCH, K. J. S. . Os jogos matemáticos e o conceito de fração nos anos finais do ensino fundamental. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Os jogos matemáticos e o conceito de fração nos anos finais do ensino fundamental, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; PRETTO, Valdir . Escolha da Profissão Docente: Incertezas e Desafios. In: XXI Seminário Internacional de Educação, 2016, Cachoeira do Sul. Anais do XXI Seminário Internacional de Educação, 2016.

2.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; WISNIEWSKI, J. R. ; TATSCH, K. J. S. . O número de ouro e a matemática do corpo humano: uma atividade de ensino e aprendizagem. In: I Encontro Interinstitucional Pibid/Unisinos I Encontro das licenciaturas - Unisinos Formação Compartilhada: Socializando Experiências de iniciação à Docência, 2012, São Leopoldo. O número de ouro e a matemática do corpo humano: uma atividade de ensino e aprendizagem, 2012.

3.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; WISNIEWSKI, J. R. ; TATSCH, K. J. S. . Feira de Matemática: uma experiência inovadora de bolsistas do PIBID/UNIFRA - Matemática. In: II Seminário Institucional do PIBID UNIVATES - Novos desafios da prática profissional docente: saberes e práticas, 2012, Lajeado. Anais do II Seminário Institucional do PIBID UNIVATES. Porto Alegre: Evangraf, 2012. v. 1. p. 82-84.

4.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; WISNIEWSKI, J. R. ; TATSCH, K. J. S. . A importância do uso de atividades diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem e a conquista do interesse e da participação dos alunos, na adição de números inteiros. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão, 2011, Santa Maria. A importância do uso de atividades diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem e a conquista do interesse e da participação dos alunos, na adição de números inteiros, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; WISNIEWSKI, J. R. ; TATSCH, K. J. S. . Objetos de aprendizagem no ensino fundamental. In: II Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2012, Santa Maria. Objetos de aprendizagem no ensino fundamental, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; PRETTO, Valdir . Escolha da Profissão Docente: Incertezas e Desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; PRETTO, Valdir . UM OLHAR ATENTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; MOREIRA, M. A. ; SAHELICES, C. C. . APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES E GRÁFICOS, FUNDAMENTADA NAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS CAMPOS CONCEITUAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. Trajetória de vida profissional no Centro Universitário Franciscano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; José Carlos Pinto Leivas . Mídias Digitais e Representações Semióticas da Função do Segundo Grau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. Experiências do PIBID-UNIFRA: Compartilhando ideias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. Programa Institucional de Tutoria - PROINT. 2014.

2.
FOGAÇA, Letícia dos Santos; José Carlos Pinto Leivas . Frações e Equivalência de Áreas utilizando o Tentângulo. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. Formação Docente e o PIBID: Reflexões de Bolsistas Egressos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. XVII Jornada de Educação e IV Seminário Interdisciplinar PIBID: profissão docente: criatividade, identidade e valorização humana. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. Rodas de Conversas entre Universidade e escola. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. Rodas de Conversas entre Universidade e escola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. 7º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2018. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA. 2016. Universidade Franciscana.

3.
FOGAÇA, Letícia dos Santos. XIX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE. 2016. Universidade Franciscana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.Avaliador dos Trabalhos do 7º ENAS. 2018. (Encontro).

2.
Alta Performance para Professores na Educação a Distância. 2017. (Outra).

3.
O ensino da Matemática: fundamentos e metodologias. 2017. (Outra).

4.
XIII Semana de Investigación da Universidad de Burgos.Estudo sobre aprendizagem de equações e gráficos, em estudantes de um curso de Administração, fundamentado nas teorias da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais. 2017. (Outra).

5.
6º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2016. (Encontro).

6.
Aprendizagem Significativa e Estratégias Facilitadoras. 2016. (Oficina).

7.
Avaliação da Aprendizagem Significativa. 2016. (Oficina).

8.
Curso Moodle Básico para Professores na modalidade da Educação a Distância. 2016. (Outra).

9.
III SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2016. (Simpósio).

10.
III SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: Pesquisa, desafios e perspectivas.APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES E GRÁFICOS, FUNDAMENTADA NAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS CAMPOS CONCEITUAIS. 2016. (Simpósio).

11.
VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem. Ser Professor Porquê?. 2016. (Congresso).

12.
XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA. 2016. (Outra).

13.
XXI Seminário Internacional de educação.Escolha da Profissão Docente: Incertezas e Desafios. 2016. (Seminário).

14.
XXI Seminário Internacional de educação. 2016. (Seminário).

15.
XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE. 2016. (Simpósio).

16.
XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE: Educar pessoas para transformar o mundo.UM OLHAR ATENTO AO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2016. (Simpósio).

17.
Introdução ao Latex. 2015. (Oficina).

18.
4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID - Matemática. 2014. (Encontro).

19.
III Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência PIBID - URI. 2013. (Seminário).

20.
III Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. 2013. (Seminário).

21.
XVII Simpósio de ensino, pesquisa e extensão: educação e cultura para a transformação de pessoas. 2013. (Simpósio).

22.
XVII Simpósio de ensino, pesquisa e extensão: educação e cultura para a transformação de pessoas.Aplicação dos conteúdos: números inteiros e decimais por meio da modelagem matemática. 2013. (Simpósio).

23.
2º Simpósio de Ensino de física e de matemática: relação entre saberes e fazeres.A resolução de problemas como metodologia para a melhoria da compreensão de modelos exponenciais. 2012. (Simpósio).

24.
2º Simpósio de Ensino de física e de matemática: relação entre saberes e fazeres.Comissão de apoio. 2012. (Simpósio).

25.
Disseminadores de educação fiscal - RS-RFB - 2/2012. 2012. (Outra).

26.
I Encontro Interinstitucional Pibid/Unisinos, I Encontro das Licenciaturas - Unisinos, Formação compartilhada: Socializando Experiências de Iniciação à docência.O Número de Ouro e a matemática do corpo humano: uma atividade de ensino e aprendizagem. 2012. (Encontro).

27.
I Encontro Interinstitucional Pibid/Unisinos, I Encontro das Licenciaturas - Unisinos, Formação compartilhada: Socializando Experiências de Iniciação à docência. 2012. (Encontro).

28.
II Curso de capacitação de bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência - PIBID/ UNIFRA. 2012. (Outra).

29.
III Seminário Institucional do PIBID UNIVATES - Novos desafios da prática profissional docente: Saberes e práticas.Feira de matemática: uma experiência inovadora de bolsistas do PIBID/UNIFRA - Matemática. 2012. (Seminário).

30.
II Jornada de Matemática.Mesa redonda: PIBID: aproximações Universidade e Escola. 2012. (Outra).

31.
II Seminário Institucional do PIBID UNIVATES - Novos desafios da prática profissional docente: Saberes e práticas. 2012. (Seminário).

32.
II Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.Objetos de aprendizagem no ensino fundamental. 2012. (Seminário).

33.
II Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.Mesa redonda: Rodas de conversa entre universidade e escola. 2012. (Seminário).

34.
II Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. 2012. (Seminário).

35.
Oficinas Pedagógicas 2012.Frações e equivalência de áreas utilizando o tentângulo. 2012. (Oficina).

36.
XI Encontro gaúcho de Educação Matemática - XI EGEM.Tentângulo: Um aliado para a melhoria da aprendizagem de frações e quivalência de áreas no Ensino Fundamental. 2012. (Encontro).

37.
XI Encontro Gaúcho de educação Matemática - XI EGEM. 2012. (Encontro).

38.
10ª Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2011. (Outra).

39.
I Circuíto PIBID 2011.O número de ouro e a matemática no corpo humano. 2011. (Oficina).

40.
III Ciclo de Palestras da Matemática. 2011. (Outra).

41.
I Salão de Iniciação Científica da UNIFRA - SIC.Os jogos matemáticos e o conceito de fração no ensino fundamental. 2011. (Outra).

42.
I Salão de Iniciação Científica da UNIFRA - SIC. 2011. (Outra).

43.
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.Os jogos matemáticos e o conceito de fração nos anos finais do ensino fundamental. 2011. (Seminário).

44.
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.Mesa redonda: Rodas de conversa entre universidade e escola. 2011. (Seminário).

45.
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. 2011. (Seminário).

46.
Oficina de apoio técnico: apresentação oral de trabalho em eventos. 2011. (Oficina).

47.
Oficina de apoio técnico: currículo Lattes - atualização. 2011. (Oficina).

48.
Oficina de apoio técnico: elaboração de projeto de pesquisa. 2011. (Oficina).

49.
Oficina de apoio técnico: elaboração de resenha para trabalho acadêmico. 2011. (Oficina).

50.
Oficina de apoio técnico: elaboração de resumo para trabalho acadêmico. 2011. (Oficina).

51.
Oficina de apoio técnico: elaboração e produção de pôster. 2011. (Oficina).

52.
Oficina de apoio técnico: técnicas de estudo e memorização. 2011. (Oficina).

53.
Oficinas pedagógicas PIBID/UNIFRA. 2011. (Oficina).

54.
VII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2011. (Outra).

55.
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Simpósio).

56.
XV Simpósio de ensino, pesquisa e extensão - Educação e ciência na era digital.A importância do uso de atividades diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem e a conquista do interesse e da participação dos alunos, na adição de números inteiros. 2011. (Simpósio).

57.
1º Colóquio de Matemática da Região Sul. 2010. (Outra).

58.
I Curso de Capacitação de Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFRA. 2010. (Outra).

59.
III Ciclo de Palestras do Curso de Filosofia - O Pensamento Franciscano e a Universidade. 2010. (Outra).

60.
VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2010. (Outra).

61.
8ª Semana Acadêmica Integrada de Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2009. (Outra).

62.
12ª Jornada Nacional de Educação. 2006. (Outra).

63.
X Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2006. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:11:36