Ivan Mussa Tavares Gomes

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  • Última atualização do currículo em 19/01/2019


Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/Uerj), onde defendeu a tese "O jogador descentralizado: comunicação humano-videogame no contexto pós-Minecraft", sob orientação do Prof. Vinicius Andrade Pereira. Foi bolsista CAPES e bolsista de doutorado sanduíche na IT University of Copenhagen, no Center for Computer Games Research, sob orientação do Prof. Espen Aarseth. É componente do grupo de pesquisa "Comunicação, Entretenimento e Cognição" (Cibercog), coordenado pela Profª Drª Fátima Régis, no qual atua como pesquisador do projeto de extensão "Mídias Digitais e Desenvolvimento Cognitivo no Ensino Formal", no PPGCOM/Uerj. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/Uerj), com a dissertação "Exploração de ambientes em jogos eletrônicos". Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui experiência docente na Universidade Estácio de Sá, tendo preparado o conteúdo das disciplinas "Game Studies" e "Design de Interação" e lecionado a disciplina "Game Studies" desde 2014, no MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. É autor do livro didático "Design de Jogos", projetado para o curso graduação em Jogos Digitais da Universidade Estácio de Sá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Mussa Tavares Gomes
Nome em citações bibliográficas
MUSSA, Ivan


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em IT University of Copenhagen (Orientador: Espen Aarseth).
Título: O jogador descentralizado: comunicação humano-videogame no contexto pós-Minecraft, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Vinicius Andrade Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: videogames; ambientes digitais; comunicação; Minecraft.
2012 - 2014
Mestrado em Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Exploração de ambientes em jogos eletrônicos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: jogos eletrônicos; exploração; ambientes; game studies.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Roteiro para Cinema, TV e Novas Mídias.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Barbárie (Projeto de série de TV). Ano de finalização: 2011.
Orientador: José Carvalho.
2007 - 2011
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Como mergulhar em mundos desconhecidos: as características e a estrutura da história espacial nos jogos eletrônicos.
Orientador: Andrea França Martins.




Formação Complementar


2012 - 2012
Cultura Visual, Arte e Tecnologia. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2010
Curso Básico e Avançado de Animação Clássica. (Carga horária: 60h).
ANIMA MUNDI Festival Internacional de Animação - IMAN Imagens Animadas Ltda, IMAN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada: Comunicação e Imagem


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Participa do Projeto Políticas Públicas para Tecnologias da Educação do Programa Observatório da Educação da CAPES, no grupo de pesquisa Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço (Labespaço), no IPPUR/UFRJ.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina: Game Studies (MBA Comunicação e Marketing em Mídias Digitais)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina: Advergames (MBA Comunicação e Marketing em Mídias Digitais)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 3
Outras informações
Discilipna: Design de Interação (MBA Comunicação e Marketing em Mídias Digitais)



Projetos de pesquisa


2014 - 2018
O jogador descentralizado: comunicação humano-videogame no contexto pós-Minecraft
Descrição: Desde o lançamento de Minecraft em 2009, a indústria dos videogames passa por uma transformação na forma como seus jogos comunicam-se com seus jogadores. Se antes as interfaces gráficas, as regras e as demais propriedades audiovisuais tendiam a ser orquestradas em torno do comportamento e letramento do jogador, esse cenário vem mudando de aspecto. Cada vez mais é possível notar o aparecimento de jogos que simulam ambientes nos quais o jogador é apenas mais um agente perdido em meio a diversas outras forças-motrizes que dão vida aos mundos de jogo. Essa pesquisa tem como objetivo rastrear as origens históricas dessa transformação, bem como seus impactos no presente, concentrando a análise em um ponto específico: o modo como tais jogos configuram seus estímulos sensoriais de modo a tecer sua linha de comunicação com o jogador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ivan Mussa Tavares Gomes - Coordenador.
2013 - 2014
Políticas públicas para tecnologias da educação - Edital Observatório da educação/CAPES
Descrição: A proposta do presente projeto de pesquisa está associada à analise de novas formas de comunicação, mediadas por tecnologias de informática sobre a educação na cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida considera a comunicação, como a ação que coloca em comum, são os fios invisíveis da comunicação que formam o tecido social e dão sentido comum ao mundo. A educação forma o cidadão para a ação em suas dimensões objetivas e subjetivas. Por isso a importância do presente edital que valoriza o ensino da matemática e da língua portuguesa, na primeira se trata de estimular uma forma o pensamento abstrato e a capacidade desenvolver o cérebro do cidadão para o exercício da ação objetiva na vida cotidiana: como trabalhar, compreender a dimensão física da existência, objetivar fatos, abstrair o mundo social. A segunda, língua portuguesa, educa para a capacidade de comunicar com o outro e estabelecer vínculos com o mundo social, dar sentido comum ao mundo, produzir identidades e alteridades, capacitar o cérebro para produzir representações do pensamento, e a interagir com o mundo social ele mesmo. O que produz a possibilidade de participação e pertencimento. Quando a comunicação cessa, temos o esgarçamento do tecido social e a instalação da violência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ivan Mussa Tavares Gomes - Integrante / Tamara Tania Cohen Egler - Coordenador.
2011 - Atual
Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Capacitação Cognitiva na Cibercultura
Descrição: O projeto tem por objetivo geral analisar como as práticas de comunicação e entretenimento possibilitadas pelas TIC afetam a experiência cognitiva do indivíduo na contemporaneidade. Como método de investigação será realizada uma pesquisa empírica na expectativa de que seus achados venham a embasar as análises teóricas. A pesquisa empírica consistirá de uma análise comparativa entre produtos culturais produzidos nas décadas de 1980, 1990 e 2000 para identificar quais competências cognitivas estão sendo estimuladas pelas práticas de comunicação atuais. o problema pode ser enunciado por meio de cinco questões que orientam a pesquisa: 1) quais habilidades cognitivas são requeridas pelo sistema de mídia e entretenimento?; 2) que práticas comunicativas são estimuladas nesse processo?; 3) como essas práticas afetam as experiências perceptivas e subjetivas contemporâneas; 4) qual (is) modelos cognitivos podem embasar as práticas comunicativas contemporâneas?; e 5) que tipo de capacitação cognitiva está sendo promovido pelo sistema de mídia e entretenimento?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ivan Mussa Tavares Gomes - Integrante / Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira - Coordenador.
2011 - Atual
Ler, escrever, imprimir: as tecnologias de comunicação e seus usos
Descrição: A pesquisa Ler, escrever, imprimir: as tecnologias de comunicação e seus usos aborda o papel dos humanos e o papel do suporte de apresentação de texto na produção de sentido no universo da leitura. Tem assim como eixo central de discussão a tensão entre o poder dos meios e o poder dos agentes humanos na relação entre seres humanos e tecnologias de comunicação que veiculam textos, notadamente livros, em três modalidades de existência, manuscritos, impressos e digitais. Trata-se de investigar o modo como nos relacionamos com livros, como lemos, o poder determinante dos livros na produção de efeitos sociais e de sentido e, por outro lado, o poder dos leitores. Tal objeto será abordado duplamente: do ponto de vista teórico, através da análise de diversas teorias acerca da presença do livro, dos textos e da leitura nas sociedades humanas, nas quais se verificará de que modo articulam essa tensão entre o poder do objeto textual e o poder do leitor; do ponto de vista prático, será feita uma investigação empírica da leitura em livros impressos e telas eletrônicas, considerando que tal comparação possa produzir resultados interessantes acerca do papel do objeto e do humano no processo de leitura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ivan Mussa Tavares Gomes - Integrante / Márcio Souza Gonçalves - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Mídias Digitais e Habilidades Cognitivas no Ensino Formal

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira em 14/05/2018.
Descrição: O projeto Mídias Digitais e Habilidades Cognitivas no Ensino Formal irá capacitar professores e alunos de Ensino Fundamental II de escolas da rede pública (CAp/Uerj e E. M. Orsina da Fonseca) e alunos da Uerj (graduação e pós-graduação) no uso das mídias digitais no ensino formal. Pertencente ao Laboratório de Mídias Digitais (LMD), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, o projeto investiga, desde 2007, o modo como as mídias digitais e produtos de entretenimento (livros, videogames, filmes etc.) estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas em jovens. Após estudo teórico anterior, em 2014 o laboratório se empenhou em realizar o planejamento de uma metodologia de aprendizagem inovadora que permite que os alunos façam um uso ?cognitivo? dessas mídias. A partir de oficinas de um projeto de extensão, o método busca integrar as mídias digitais ao conteúdo formal das disciplinas, de forma a introduzir as técnicas e o conhecimento das mídias digitais da área da Comunicação, próprio do ensino superior, desde a base escolar. Após a aplicação de um projeto piloto, verificou-se que as oficinas estimulam diferentes competências cognitivas: 1) capacidade de participação do aluno (busca de informação desejada, produção e criação de conteúdo e exploração de ambientes midiáticos); 2) aprendizado de linguagem nas plataformas midiáticas, diferentes usos e apropriações dos softwares; e 3) criações resultantes das interações sociais. As pesquisas demonstram que atividades com as mídias digitais funcionam como catalisadores do ensino/aprendizagem, uma vez que despertam o interesse, geram engajamento e a consequente construção do aprendizado escolar, de maneira prazerosa. Assim, o que se pretende na próxima etapa é a aplicação desse método nas escolas e o desenvolvimento de produtos tecnológicos pelo LMD, por meio da criação de aplicativos e arquitetura de videogames para o ensino. Por isso, o objetivo do presente projeto é buscar o auxílio de equipamentos e infra-estrutura para esse setor, para possibilitar a realização da proposta, visando a fortalecer o laboratório como a possibilidade de desenvolvimento tecnológico e o provimento de futuros modelos de negócios inovadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ivan Mussa Tavares Gomes - Integrante / Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2012 - 2013
Periódico: Revista Contemporânea (UERJ. Online)
2012 - 2013
Periódico: Logos (UERJ. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovado no Processo Seletivo para Professor Substituto em "Linguagem e Prática das Artes Audiovisuais", Universidade Federal Fluminense (UFF).
2018
Aprovado no Processo Seletivo para Professor Substituto em "Tecnologias em Linguagem", Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
2017
Bolsa do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES., CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESSIAS, José2018MESSIAS, José ; MUSSA, Ivan . Code breakers e bunny hoppers: transgressão inventiva nas camadas intra e suprajogo. SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE), v. 38, p. 14-27, 2018.

2.
MUSSA, Ivan2018MUSSA, Ivan. Jogos viciados: videogames e a interseção entre ações políticas e lúdicas. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 12, p. 213-229, 2018.

3.
MUSSA, Ivan2017MUSSA, Ivan. Interfaces rebeldes: o jogador em meio à instabilidade dos videogames de sobrevivência. Metamorfose, v. 2, p. 208-227, 2017.

4.
MUSSA, Ivan2016MUSSA, Ivan. Desembrulhando Verdades: Comunicação e simulação de ambientes nos videogames. Entre.meios, v. 12, p. 1-13, 2016.

5.
GARCIA, Yuri2016GARCIA, Yuri ; MUSSA, Ivan . Videogames no cinema: um olhar sobre as primeiras transposições. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 16, p. 1-16, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
MUSSA, Ivan. A emergência da conexão jogador-jogo: aprendizado e comunicação nos mundos dos videogames. In: Tamara Tania Cohen Egler; Lalita Kraus; Vera Lúcia Magalhães. (Org.). Tecnologia na política de educação Vol. III. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, v. III, p. 83-100.

2.
MUSSA, Ivan. Ambientes caóticos: A descentralização dos jogadores nos videogames. In: Thiago Falcão; Daniel Marques. (Org.). Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil. 1ed.: , 2017, v. , p. 89-107.

3.
MUSSA, Ivan. Jogar com textos: Aproximações entre leitura e jogo nos videogames do gênero roguelike. In: MAIA, Alessandra. (Org.). Reencontros da Comunicação: cidade, estéticas & resistências. 1ed.: , 2015, v. , p. 10-23.

4.
MUSSA, Ivan. Exploração de ambientes em jogos eletrônicos: uma breve revisão histórica. In: Vitor Barletta Machado; Sandra Rubia da Silva; Alessandra Maia. (Org.). Comunicação e Mídias Digitais: uma perspectiva histórica e contemporânea. 1ed.: , 2015, v. , p. 181-.

5.
MAIA, Alessandra ; MUSSA, Ivan . A experiência da ficção através da exploração no jogo: o caso de Red dead redemption. In: Glaucia Davino; Fernanda Bellicieri. (Org.). Histórias de roteiristas: Multiplas Telas. 1ed.São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012, v. 1, p. 260-273.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUSSA, Ivan. Regras inventadas: Criatividade e técnica no cenário competitivo de Super Smash Bros. In: Intercom 2018, 2018, Joinville - SC. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018.

2.
MUSSA, Ivan. O jogador descentralizado: perspectiva e dinâmica nos videogames de sobrevivência. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

3.
MUSSA, Ivan. Ambientes Caóticos: A Descentralização dos Jogadores nos Videogames. In: Intercom 2016, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

4.
MUSSA, Ivan. Jogos viciados: videogames e a interseção entre ações política e lúdica. In: IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, 2016, Niterói. Anais do IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, 2016.

5.
MUSSA, Ivan. A Materialidade das Regras: Conexão Humano-Máquina no Jogo Spelunky. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo (Comunicon), 2016. Comunicon 2016, 2016.

6.
MUSSA, Ivan. Roguelikes: conexão jogador-máquina nos ambientes digitais de videogames. In: Comunicon 2015, 2015, São Paulo. Anais Comunicon 2015, 2015.

7.
MUSSA, Ivan. Desembrulhando verdades: Comunicação e simulação de ambientes nos videogames. In: 8º Coneco/XII PosCom, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 8º Coneco/XII PosCom, 2015.

8.
MUSSA, Ivan. Jogador vs. Programa: Conexões entre as ideias de Vilém Flusser e a questão da liberdade nos videogames. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo - SP. Anais do 4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2014.

9.
MUSSA, Ivan; GARCIA, Yuri . Terror, Horror, Survival-Horror: A transposição do gênero horror dos videogames para o cinema. In: VIII Simpósio Nacional da ABCiber, 2014, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Nacional da ABCiber, 2014.

10.
MUSSA, Ivan. Jogar com textos: Aproximações entre leitura e jogo nos videogames do gênero roguelike. In: VII Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2014.

11.
MUSSA, Ivan. Exploração de ambientes em jogos eletrônicos: uma breve revisão histórica. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto - MG. Anais do 9º Encontro Nacional de HIstória da Mídia, 2013.

12.
MUSSA, Ivan. Mundos abertos: a experiência da exploração de ambientes em jogos eletrônicos. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (COMUNICON), 2013, São Paulo - SP. Anais do Congresso Internacional em Comunicação e Consumo 2013, 2013.

13.
MUSSA, Ivan. A experiência da ficção através da exploração no jogo: O caso de Red Dead Redemption. In: III Seminário Histórias de roteiristas: Múltiplas Telas, 2013, São Paulo. Anais do III Seminário Histórias de Roteiristas: Múltiplas Telas, 2012.

14.
MUSSA, Ivan. Como os jogos imaginam o mundo? - Um estudo do caso Braid. In: VI Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.

15.
MUSSA, Ivan. Exploração de ambientes digitais: Processos cognitivos e a relação indivíduo-espaço nos jogos eletrônicos. In: XXXVI Congresso brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus - AM. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013.

16.
MUSSA, Ivan; MAIA, Alessandra . Quais elementos poderiam produzir efeitos de presença durante uma partida de videogame?. In: XXXV Congresso brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza - CE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

17.
MUSSA, Ivan. Hardwares e aparelhos: notas sobre os jogos eletrônicos e a produção de imagens técnicas. In: V Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2012, Niterói - RJ. Anais do V Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2012.

18.
MUSSA, Ivan. Ler e agir: o texto escrito como mecânica de interação nos jogos eletrônicos. In: VI Simpósio Nacional da ABCiber, 2012, Novo Hamburgo - RS. Anais do VI Simpósio Nacional da ABCiber, 2012.

19.
BARBOSA, R. O. ; MUSSA, Ivan ; GARCIA, Yuri . Resgate Midiático na Internet: democratização e produção no mercado de nicho online. In: XI INTI - International Conference - La Plata: Territorial Intelligence and Globalization Tensions, Transition and Transformation, 2012, La Plata. XI INTI - International Conference - La Plata: Territorial Intelligence and Globalization Tensions, Transition and Transformation, 2012.

20.
MUSSA, Ivan. História Espacial, Narrativa e Jogabilidade. In: V Simpósio ABCiber, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber, 2011.

21.
MUSSA, Ivan. História espacial e os mecanismos de interação nos jogos eletrônicos. In: X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento DIgital, 2011, Salvador - BA. SBGames 2011 - Computing Track, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MUSSA, Ivan. A história dos videogames e a descentralização do jogador (Palestra - Instituto Infnet). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MUSSA, Ivan. Pesquisa e análise de games para comunicação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MUSSA, Ivan. Bergson plays with the Tao: Survival and Invention in the gameworld interface (Philosophy at Play, Gloucestershire, England). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MUSSA, Ivan. Descentralização do jogador nos videogames (I Seminário Interlinhas, UERJ). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MUSSA, Ivan. O jogador descentralizado: comunicação e exploração de ambientes nos videogames. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MUSSA, Ivan. History of roguelike games and the position of the player in Game Studies (IT University of Copenhagen, Dinamarca). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MUSSA, Ivan. Decentralization of the player: human-game communication in survival games (IT University of Copenhagen, Dinamarca). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MUSSA, Ivan; GARCIA, Yuri . 3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MUSSA, Ivan. Jogos eletrônicos como ambientes textuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MUSSA, Ivan. Exploração de ambientes em jogos eletrônicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MUSSA, Ivan. Exploração de ambientes digitais: Processos cognitivos e a relação indivíduo-espaço nos jogos eletrônicos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MUSSA, Ivan. Mundos abertos: a experiência da exploração de ambientes em jogos eletrônicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MUSSA, Ivan. Como os jogos imaginam o mundo? - Um estudo do caso Braid. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MUSSA, Ivan. 9º Encontro Nacional de História da Mídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MUSSA, Ivan. Quais elementos poderiam produzir efeitos de presença durante uma partida de videogame?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MUSSA, Ivan. Exploração de espaços como mecânica de jogo (I Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa da Uerj e UFRGS). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MUSSA, Ivan. Hardwares e aparelhos: Notas sobre os jogos eletrônicos e a produção de imagens técnicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MUSSA, Ivan. Ler e agir: o texto escrito como mecânica de interação em jogos eletrônicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUSSA, Ivan. Ambientes e Interfaces Digitais. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de disciplina de graduação (EAD)).

2.
MUSSA, Ivan. Design de Jogos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

3.
MUSSA, Ivan. Design de Interface e Usabilidade. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de disciplina de graduação (EAD)).

4.
MUSSA, Ivan. Game Studies. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para disciplina de Pós-Graduação).

5.
MUSSA, Ivan. Design de Interação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de Disciplina de Pós-Graduação).

6.
MUSSA, Ivan. A Imagem na Educação: O Documentário e o Pensamento Científico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MUSSA, Ivan; GARCIA, Yuri . Adaptação cinematográfica: um estudo teórico do caso dos videogames e HQs. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
HENRIQUE, L. ; MUSSA, Ivan . Mais de três foi o diabo que fez (Documentário) - Técnico de Som. 2012. Filme.

2.
Leonardo Neumann ; Alan Ribeiro ; MUSSA, Ivan . À Margem (Mostra Kinoplex PUC-Rio 2012) - Roteiro. 2011. Filme.

3.
ROSA, B. ; MUSSA, Ivan . Croco - Verão no Pântano (Selecionado para a Semana de Design 2012 - PUC-Rio) - Animação. 2011. Animação.

4.
Alan Ribeiro ; MUSSA, Ivan . Outro Tempo Meu (Documentário) - Técnico de Som. 2011. Filme.

5.
HENRIQUE, L. ; MUSSA, Ivan . O minuto é um milagre que não se repete (Festival do Rio 2010 - Mostra Competitiva) - Som Direto. 2010. Filme.

6.
MUSSA, Ivan. O Som do Gol (Técnico de Som). 2010. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MUSSA, Ivan. Participação em banca de Christian Danniel Bernardo Souza. The Angry Video Game Nerd: humor e nostalgia em resenhas de jogos antigos no YouTube. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MUSSA, Ivan. Participação em banca de Mateus Pereira.Watch Dogs: Novos contornos acerca dos conceitos de Mídias Locativas e Metamídia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MUSSA, Ivan. Participação em banca de Nicollas Fraga.Acão de espionagem imersiva: Os Processos de Imersão em Metal Gear Solid 3: Snake Eater. 2018.

3.
MUSSA, Ivan. Participação em banca de Gisele Caroline Salvato Delatorre.Glitch e Trap: Um estudo da estética do erro em manifestações artísticas visuais e sonoras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MUSSA, Ivan. Participação em banca de Lucas Pessoa de Freitas.?BEYOND THE FOG? CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA HISTÓRIA INTERATIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Anais do 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Exploração de ambientes em jogos eletrônicos: uma breve revisão histórica. 2013. (Congresso).

2.
Rede de política, tecnologia e educação.A Imagem na Educação: O Documentário e o Pensamento Científico. 2013. (Seminário).

3.
I Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa da Uerj e UFRGS.Exploração de espaços como mecânica de jogo. 2012. (Encontro).

4.
V Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Hardwares e aparelhos: Notas sobre os jogos eletrônicos e a produção de imagens técnicas. 2012. (Congresso).

5.
VI Simpósio Nacional da ABCiber.Ler e agir: o texto escrito como mecânica de interação em jogos eletrônicos. 2012. (Simpósio).

6.
XXI Encontro Anual Compós. 2012. (Congresso).

7.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Quais Elementos Poderiam Produzir Efeitos De Presença Durante Uma Partida De Videogame?. 2012. (Congresso).

8.
Noites com Vampiros: representações e estéticas do sangue. 2011. (Seminário).

9.
IV Simósio ABCiber. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, V. A. ; MUSSA, Ivan . III Simpósio Artecnologia. 2016. (Congresso).

2.
MAIA, Alessandra ; OLIVEIRA, Thaiane ; MUSSA, Ivan . VI CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. 2013. (Congresso).

3.
FELINTO, Erick ; MAIA, Alessandra ; MUSSA, Ivan . I Simpósio Internacional A VIDA SECRETA DOS OBJETOS: medialidades, materialidades, temporalidades. 2012. 2012. (Congresso).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MUSSA, Ivan. A Imagem na Educação: O Documentário e o Pensamento Científico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


O artigo "Jogar com textos: Aproximações entre leitura e jogo nos videogames do gênero roguelike" foi selecionado por meio de parecer cego para compor o ebook do evento "VII Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação" (CONECO).



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