William Resende de Faria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0034766313828003
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2018); Especialista em: Educação Especial e Inclusiva, União Educacional de Brasilia - UNEB (2016); Psicopedagogia Institucional e Clínica, UNEB (2015), Gestão e Orientação Educacional, UNEB (2014) e Docência do Ensino Superior, Faculdade do Meio Ambiente e de Tecnologia de Negócios ? FAMATEC (2011); Licenciatura plena em Pedagogia, Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia - IESA (2013); Bacharel em Administração de Empresas, Uni PROJEÇÃO (2011); Técnico em Violão Popular pelo CEP - Escola de Música de Brasília (2012). Já trabalhou como Educador Salesiano no Centro Salesiano do Menor em Ceilândia-DF (entre 2011 e 2016) onde atuou com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) ministrando os módulos de Administração e Cidadania. No Cesam-DF também atuou na função de Analista de Relacionamento. Foi Professor Temporário do Curso de Formação Inicial e Continuada - FIC Auxiliar de Pessoal na CEP - Escola Técnica de Ceilândia (entre 2015 e 2016) pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. Foi professor do Ensino Fundamental de Quarto Ano na Escola Classe 21 de Ceilândia (em 2017), Escola Classe 01 de Ceilândia (em 2018) e atualmente no primeiro ano do Ensino Fundamental como Alfabetizador na Escola Classe 46 de Ceilândia. Possui dois artigos publicados na Revista Brasileira de Administração - RBA organizada pelo Conselho Federal de Administração. Tem experiência com palestras e treinamentos motivacionais atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia social, empreendedorismo, liderança, motivação de pessoas, oratória, R&S, T&D, comércio e legislação trabalhista. Outras fontes: 2 artigos publicados na Revista Brasileira de Administração-RBA.(disponível em:>http://www.cfa.org.br/rba/edicoes-anteriores): ed.90 - Setembro/Outubro páginas 20 e 21: "Gestão de pessoas vs Apagão de Talentos" ed.86 - Janeiro/Fevereiro páginas 31 e 32: "Existe fórmula para o suce$$o?" Egresso Destaque Faculdades Projeção (disponível em:>http://www.faculdadeprojecao.edu.br/egresso) Reportagem para portal da Rede Globo G1 Notícias (disponível em:>http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/02/no-df-ex-ambulante-faz-2-faculdades-e-passa-em-concurso-para-professor.html) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Resende de Faria
Nome em citações bibliográficas
FARIA, W. R.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: O impacto da aprendizagem profissional em adolescentes em situação de vulnerabilidade social no DF,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Geraldo Caliman.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, FAP/DF, Brasil.
Palavras-chave: aprendiz; Aprendizagem Profissional; Adolescente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2016
Especialização em Educação especial e inclusiva. (Carga Horária: 400h).
União Educacional de Brasília, UNEB/DF, Brasil.
Título: Educação Inclusiva no cotidiano da gestão escolar.
2014 - 2015
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 400h).
União Educacional de Brasília, UNEB/DF, Brasil.
Título: A importância da avaliação durante o processo de ensino aprendizagem no contexto psicopedagógico.
2014 - 2014
Especialização em gestão e orientação educacional. (Carga Horária: 400h).
União Educacional de Brasília, UNEB/DF, Brasil.
Título: O impacto do processo avaliativo de ensino aprendizagem para a administração escolar.
2010 - 2011
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 480h).
Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios, FAMATEC, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.
Orientador: Jennifer Silva.
2010 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Faculdades IESA, IESA, Brasil.
Título: O IMPACTO DO PROCESSO AVALIATIVO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.
Orientador: Maelson Lopes.
2007 - 2011
Graduação em Administração de Empresas.
Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO, Brasil.
Título: COMPORTAMENTO MOTIVACIONAL: O IMPACTO DO INCENTIVO ORGANIZACIONAL NO COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL BRASILEIRO.
Orientador: José Airton Mendonça de Melo.
Bolsista do(a): Associação Brasileira pela Educação de Qualidade, ABDUQ, Brasil.
2000 - 2012
Curso técnico/profissionalizante em Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Violão Popular.
Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, CEP-EMB, Brasil.




Atuação Profissional



Inspetoria São João Bosco-CESAM/DF, ISJB-CESAM/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 40


Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor no curso ?FIC - Auxiliar de Pessoal? da CEP- Escola Técnica de Ceilândia, diários, ambiente virtual (moodle), tutoria EAD, 3 aulas presenciais sobre noções de legislação e cálculos trabalhistas (noturno até 2016). A partir de 2017, Professor vespertino do 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Classe 21 de Ceilândia e Escola Classe 01 de Ceilândia e atualmente professor alfabetizador no 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Classe 46 de Ceilândia.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Empreendedorismo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Motivação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Especialista em Gestão e Orientação Educacional, UNEB.
2014
Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, UNEB.
2011
Especialista em Docência do Ensino Superior, FAMATEC.
2010
Bacharel em Administração de Empresas, Faculdade Projeção.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARIA, W. R.. Gestão de pessoas x Apagão de talentos. Revista Brasileira de Administração, p. 20 - 21, 01 set. 2012.

2.
FARIA, W. R.. EXISTE FÓRMULA PARA O SUCE$$O?. Revista Brasileira de Administração (Brasília), Conselho Federal de Adm., p. 31 - 32, 01 fev. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DILEMAS DO PESQUISADOR NA PÓS-GRADUAÇÃO: DA TEORIA À PRÁTICA. 2017. (Seminário).

2.
I SEMINÁRIO DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CRE CEILÂNDIA ? DESAFIOS DA INCLUSÃO ? DA EDUCAÇÃO BÁSICA À ATUAÇÃO PROFISSIONAL. 2017. (Seminário).

3.
II CICLO DE DEBATE: POLÍTICAS, GESTÃO, FINANCIAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM TEMA: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2016. (Seminário).

4.
LANÇAMENTO DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO 2016016. 2016. (Encontro).

5.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL: JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA E DIREITOS HUMANOS. 2016. (Seminário).

6.
Encontro de Gestores e Educadores Sociais do Sistema Salesiano de Ação Social.GESTÃO DE PARCERIAS E CONVÊNIOS. 2012. (Encontro).

7.
Encontro Regional de Inculturação do Carisma Salesiano.Sistema Preventivo e Direitos Humanos na Perspectiva das Relações Étnico-Raciais. 2012. (Encontro).

8.
Congresso Salesiano 2011: Sistema Preventivo de Dom Bosco e os Direitos Humanos. 2011. (Congresso).

9.
Formação dos Educadores Sociais: Planejamento Estratégico Operacional do CESAM-DF.5w2h. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIA, W. R.. III Semana da Administração - CESAM/DF. 2013. (Exposição).

2.
FARIA, W. R.. II Semana da Administração - CESAM/DF. 2012. (Exposição).

3.
FARIA, W. R.. I Semana Acadêmica da Administração-CESAM/DF. 2011. (Exposição).



Outras informações relevantes


Graduação: bolsista do programa Cheque Educação. Aluno da CEP-Escola de Música de Brasília. Bolsista do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAP/DF



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 12:03:40