Marília Isabel Tarnowski Correia

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  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Técnica de laboratório de química no campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Química, com ênfase em físico-química, pelo Programa de Pós Graduação em Química da UFSC e Licenciada pela mesma instituição. Possui interesse por físico-química orgânica e pelas áreas de Divulgação Científica e Ensino de Química em espaços não formais e em mídias virtuais. Cursou créditos em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marília Isabel Tarnowski Correia
Nome em citações bibliográficas
CORREIA, M. I. T.;CORREIA, Marília I. T.;TARNOWSKI, M.I.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Blumenau, Departamento de Ciências Exatas e Educação.
Rua João Pessoa, 2750
Velha
89036256 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 32325144


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Mecanismo de dessulfurização de carbonos modificados com SO2,
Orientador: Nito Ângelo Debacher.
Coorientador: Juan Jacob Humeres Allende.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
2015 - 2018
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: CINÉTICA DE DESSULFURIZAÇÃO DE CARBONOS MODIFICADOS POR SO2: POLIMERIZAÇÃO DOS INTERMEDIÁRIOS ALOTRÓPICOS DO ENXOFRE,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Nito Angelo Debacher.
Coorientador: Juan Jacob Eduardo Humeres Allende.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
Palavras-chave: carbono modificado; dessulfurização; polimerização de enxofre; espectro UV.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Cinética Química e Catálise.
2011 - 2015
Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A utilização de um weblog de cosméticos como instrumento para o ensino de Química não-formal..
Orientador: Santiago Francisco Yunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2004 em Ciências Biológicas.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Ano de interrupção: 2004
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Pedro II, EEBPII, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso Extra-Curricular de Francês 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso de Química Forense. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - bolsista voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto CAPES/DGU nº 219/2010.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto "Mecanismo da funcionalização de nanopartículas de carbono. Inserção de aminas, aminoácidos e proteínas" - CAPES/DGU nº 219/2010.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório de Ensino de Química, Carga horária: 20
Outras informações
Programa Bolsa Permanência.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, M. I. T.; Yunes, Santiago F. . A Potencialidade de um Blog sobre Cosméticos como Instrumento para o Ensino Não-formal de Química. In: XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. EFD ? Educação em espaços não-formais e divulgação Científica, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
CORREIA, M. I. T.; Yunes, Santiago F. . A Potencialidade de um Blog sobre Cosméticos como Instrumento para o Ensino Não-formal de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORREIA, M. I. T.; LEITE, S. R. . REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CORREIA, Marília I. T.; HUMERES, Eduardo . Mecanismo da funcionalização de nanopartículas de carbono. Inserção de aminas, aminoácidos e proteínas'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CORREIA, Marília I. T.. Contém Química - Facebook. 2015; Tema: Contém Química - facebook. (Rede social).

2.
CORREIA, Marília I. T.. Contém Química - Blog. 2015; Tema: Ensino de Química. (Blog).

3.
Yunes, Santiago F. ; CORREIA, Marília I. T. . Página do PIBID QMC UFSC. 2014; Tema: PIBID QMC UFSC. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.A potencialidade de um Blog sobre cosméticos como Instrumento para o Ensino Não-formal de Química. 2016. (Encontro).

2.
III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.A potencialidade do Horto Didático de Plantas Medicinais do HU UFSC como espaço não-formal para o Ensino de Química. 2014. (Seminário).

3.
III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, I Mostra PIBID UFSC.A Atuação do PIBID Química UFSC no CEJA. 2014. (Seminário).

4.
VII SEMAQ ? Semana Acadêmica de Química. 2013. (Outra).

5.
II Escola de Química e VI Semana Acadêmica de Química da UFSC. 2012. (Outra).

6.
I Escola de Inverno de Química e V Semana Acadêmica de Química da UFSC. 2011. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CORREIA, M. I. T.; Yunes, Santiago F. . A Potencialidade de um Blog sobre Cosméticos como Instrumento para o Ensino Não-formal de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORREIA, M. I. T.; LEITE, S. R. . REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Yunes, Santiago F. ; CORREIA, Marília I. T. . Página do PIBID QMC UFSC. 2014; Tema: PIBID QMC UFSC. (Rede social).

2.
CORREIA, Marília I. T.. Contém Química - Facebook. 2015; Tema: Contém Química - facebook. (Rede social).

3.
CORREIA, Marília I. T.. Contém Química - Blog. 2015; Tema: Ensino de Química. (Blog).




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