Gabriel Esteves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5997514817678212
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atualmente atua como pesquisador de dedicação exclusiva (bolsista CAPES) vinculado ao programa de pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Esteves
Nome em citações bibliográficas
ESTEVES, G.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Alckmar Luiz dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2017
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso extracurricular de grego moderno. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2016
Curso extracurricular de alemão. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2014
Curso extracurricular de francês. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando (CAPES/UFSC), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua como pesquisador de dedicação exclusiva (bolsista CAPES) vinculado ao programa de pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), onde trabalha sob orientação do professor Alckmar Luiz dos Santos.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como bolsista voluntário do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL/UFSC), onde trabalhou no projeto "Tratamentos digitais de obras literárias" e na pesquisa "A espetacularização do intelectual contemporâneo".

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de Língua Latina III, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitor da disciplina de Língua Latina III (atendendo também às disciplinas de Língua Latina I e II) durante os dois semestres de 2016, sob a orientação do professor Mauri Furlan.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de latim, Carga horária: 3
Outras informações
Atuou como professor voluntário de língua latina do curso de idiomas do PET (Programa de Educação Tutorial-Letras) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação à docência, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto PIBID-Português da UFSC (2014-2016), sob a coordenação do Prof. Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar (no primeiro semestre de 2014) e do Prof. Dr. Rodrigo Acosta Pereira (a partir do segundo semestre de 2014).



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Tradição e inovação no primeiro romantismo brasileiro
Descrição: Este projeto de pesquisa, desenvolvido como dissertação de mestrado, revisita os fundamentos do primeiro projeto romântico desenvolvido no Brasil para identificar os seus pressupostos, intenções e limites. A pesquisa se divide fundamentalmente em duas linhas: i) o estudo de fontes históricas (periódicos, livros, prefácios, etc.); ii) o estudo estilístico das próprias obras. Pretende-se, através desse método, demonstrar que a nova escola desenvolvida em meados de 1830 não pretendia superar completamente a tradição literária ocidental e substituí-la por um inédito projeto romântico, mas conduzir uma deliberada mediação entre os dois extremos, aproveitando o melhor de cada universo. Defende-se, portanto, a existência de um ecletismo intencional que se opõe tanto ao classicismo servil, quanto ao já conhecido ultrarromantismo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Esteves - Integrante / Alckmar Luiz dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2015 - Atual
Tratamentos digitais de obras literárias
Descrição: Este projeto pretende dar sequência às atividades que o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolve em ambiente virtual (mais especificamente, na Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa). É a este trabalho de cadastramento manual e tratamento de obras que a biblioteca deve a sua constante atualização. O Banco de Dados de História Literária, como chamamos o sistema em que as atividades se desenvolvem, constitui a base sobre a qual a Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa se assenta e, portanto, este projeto atua diretamente na manutenção de seu corpus.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
A espetacularização do intelectual contemporâneo
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende compreender como os intelectuais de letras do Brasil contemporâneo utilizam as novas tecnologias (twitter, facebook, blogs, etc.) para construírem suas camaleônicas figuras públicas e chamar para si as atenções do leitor mais variado, partindo do princípio de que com o progressivo desprestígio dos meios de divulgação da teoria literária (antigos jornais, por exemplo), não resta outra opção senão adaptar o discurso às novas modalidades e forçar o espetáculo a continuar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gabriel Esteves - Integrante / Alckmar Luiz dos Santos - Coordenador / Everton Vinicius de Santa - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Construção de blogs para socialização de atividades relacionadas ao PIBID
Descrição: O projeto tem como objetivo a construção de plataformas virtuais, no gênero blog, para a socialização/divulgação de ações acadêmico-científicas de ensino, pesquisa e extensão do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), ação coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Acosta Pereira.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Lê Bem.
Inglês
Lê Bem.
Espanhol
Lê Bem.
Francês
Lê Bem.
Italiano
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Diploma de Mérito Estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESTEVES, G.2017ESTEVES, G.. Breve análise composicional d?O Trovador, de Gonçalves Dias. MAFUÁ, v. 27, p. 1-1, 2017.

2.
ESTEVES, G.2016ESTEVES, G.. Profanação d?O isqueiro, conto de Hans Christian Andersen. MAFUÁ, v. 25, p. 1-1, 2016.

3.
ESTEVES, G.2015ESTEVES, G.. A perniciosa leitura de Pierre Menard. Mafuá, v. 23, p. 3-3, 2015.

4.
ESTEVES, G.2014ESTEVES, G.. Maquete do naufrágio das ilusões: o que é Iaiá Garcia?. Mafuá, v. 21, p. 5-5, 2014.

5.
ESTEVES, G.2013ESTEVES, G.. A Consciência do Mau em Auto Representado na Festa de São Lourenço, de José de Anchieta. MAFUÁ, v. 20, p. 2-2, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
ESTEVES, G.; MONGUILHOTT, I. O. E. S. ; HENTZ, M. I. B. ; GONCALVES, D. M. ; CARVALHO, G. E. ; CABRAL, J. S. ; SANTOS, L. M. ; HUSEIN, V. S. C. . O ensino de língua portuguesa e literatura na sala de aula. In: JUNIOR, Atilio Butturi; FRITZEN, Celdon; MORITZ, Maria Ester; GUIMARÃES, Noêmia Soares; PEDRALLI, Rosângela. (Org.). Estudos indisciplinares de língua, literatura e tradução. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 253-266.

2.
ESTEVES, G.; SANTOS, A. L. . O intelectual das Letras em sua ribalta. In: BURLAMAQUE, Fabiane Verardi; RETTENMAIER, Miguel. (Org.). Novas leituras do mundo: a literatura na ecologia das mídias. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2017, v. 1, p. 221-240.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESTEVES, G.. Classificando as Poesias de Gonçalves de Magalhães. In: XX Semana de Letras da UFPR, 2018, Curitiba. Cadernos de Resumos da XX Semana de Letras da UFPR. Curitiba: UFPR, 2018. v. 2. p. 120-129.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ESTEVES, G.. Clássico-romantismo em Poesias de Gonçalves de Magalhães. In: XX Semana de Letras da UFPR, 2018, Curitiba. Cadernos de Resumos da XX Semana de Letras da UFPR. Curitiba: UFPR, 2018. v. 1. p. 106-107.

2.
ESTEVES, G.. Clássico-romantismo em Poesias de Gonçalves de Magalhães. In: XII Semana Acadêmica de Letras da UFSC, 2018, Florianópolis. Caderno de Resumos da XII Semana Acadêmica de Letras da UFSC. Florianópolis: CCE/UFSC, 2018. v. 1. p. 55-55.

3.
ESTEVES, G.; CARVALHO, G. E. . Entre teses e argumentos: articulistas, opiniões e convencimentos. In: XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC, 2017, Florianópolis. Caderno de Resumos XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC: O intelectual ausente: Umberto Eco, semiótica e literatura. Florianópolis: CCE/UFSC, 2017. v. 1. p. 195-195.

4.
ESTEVES, G.; SANTOS, A. L. . A biblioteca digital e o banco de dados de história literária do NuPILL/LAPESD. In: XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC, 2017, Florianópolis. Caderno de Resumos XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC: O intelectual ausente: Umberto Eco, semiótica e literatura. Florianópolis: CCE/UFSC, 2017. v. 1. p. 191-191.

5.
ESTEVES, G.; SANTOS, A. L. ; GUGLIELMI, C. ; CAMPOS, E. C. S. S. L. . Cadastramento de obras na Biblioteca Digital de Literaturas em Língua Portuguesa: projeto Inocêncio. In: X Semana Acadêmica de Letras da UFSC, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos da X Semana Acadêmica de Letras da UFSC: cem anos do Curso de Linguística Geral: estruturalismos & pós-estruturalismos. Florianópolis: CCE/UFSC, 2016. v. 5. p. 186-186.

6.
ESTEVES, G.; UNGARETTI, L. F. A. S. ; GONCALVES, D. S. ; SILVEIRA, N. L. D. . O bullying na escola: um breve estudo em um colégio de Florianópolis. In: X Semana Acadêmica de Letras da UFSC, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos da X Semana Acadêmica de Letras da UFSC: cem anos do Curso de Linguística Geral: estruturalismos & pós-estruturalismos. Florianópolis: CCE/UFSC, 2016. v. 5. p. 187-187.

7.
ESTEVES, G.. Gigantismos de Trimálquio e Gargântua. In: 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2016, Florianópolis. Anais da 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Florianópolis: UFSC, 2016. v. 15.

8.
ESTEVES, G.. Cadastramento de obras em biblioteca digital: projeto Borba de Moraes. In: 25º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina, 2015, Florianópolis. Resumos SIC, 2015.

9.
ESTEVES, G.; ACOSTA-PEREIRA, R. ; VOLKART, A. C. C. ; RODRIGUES, B. ; BUENO, B. V. T. ; KOROLL, L. ; SANTOS, L. M. ; SILVA, N. ; CORREA, S. H. ; LIMA, G. L. . O PIBID-Português da UFSC: a escola e os multiletramentos. In: 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2014, Florianópolis. Anais da 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Florianópolis: UFSC, 2014. v. 1.

10.
ESTEVES, G.. O teatro da figura pública: os intelectuais da literatura no mundo da internet. In: 24º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina, 2014, Florianópolis. Resumos SIC, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ESTEVES, G.. Clássico-romantismo em Poesias de Gonçalves de Magalhães. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ESTEVES, G.. As Poesias clássicas e/ou românticas de Gonçalves de Magalhães. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ESTEVES, G.. Clássico-romantismo em Poesias de Gonçalves de Magalhães. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ESTEVES, G.; CARVALHO, G. E. . Reflexões sobre o Estágio Obrigatório I. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ESTEVES, G.; SANTOS, A. L. . A biblioteca digital e o banco de dados de história literária do NuPILL/LAPESD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ESTEVES, G.; CARVALHO, G. E. . AIUÊ! Falando em contistas africanos de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ESTEVES, G.; KUROWSKY, K. ; SENS, R. M. ; SALVIATO, A. V. . Publicação de artigos acadêmicos por graduandos na área de Letras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ESTEVES, G.. O Lagarto. Florianópolis: Revista Mafuá, 2017. (Tradução/Outra).

2.
ESTEVES, G.. Romance a Noto com paralelismos. Florianópolis: Revista Mafuá, 2016 (Poema).

3.
ESTEVES, G.. Sobre como surgiu o café com açúcar. Florianópolis: Revista Uox, 2013 (Conto).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFSC. 2018. (Outra).

2.
XII Semana Acadêmica de Letras - UFSC.[Apresentação] Clássico-romantismo em Poesias de Gonçalves de Magalhães. 2018. (Outra).

3.
XX Semana de Letras - UFPR.[Apresentação] Clássico-romantismo em Poesias de Gonçalves de Magalhães. 2018. (Outra).

4.
XXXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL).[Apresentação] As Poesias clássicas e/ou românticas de Gonçalves de Magalhães. 2018. (Encontro).

5.
XXXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL). 2018. (Encontro).

6.
XXXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL).[Banner] Banco de dados de história literária: cadastramento dos verbetes do Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva. 2018. (Encontro).

7.
16ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFSC. [Banner] Banco de Dados de História Literária do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL). 2017. (Exposição).

8.
V Colóquio vivências de docência na Educação Básica: o ensino da língua Portuguesa.[Apresentação] AIUÊ! Falando em contistas africanos de Língua Portuguesa. 2017. (Seminário).

9.
XI Semana Acadêmica de Letras - UFSC.[Apresentação] Reflexões sobre o Estágio Obrigatório I. 2017. (Simpósio).

10.
XI Semana Acadêmica de Letras - UFSC.[Apresentação] A biblioteca digital e o banco de dados de história literária do NuPILL/LAPESD. 2017. (Oficina).

11.
XI Semana Acadêmica de Letras - UFSC. [Banner] Entre teses e argumentos: articulistas, opiniões e convencimentos. 2017. (Exposição).

12.
15ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFSC. [Banner] Gigantismos de Trimálquio e Gargântua. 2016. (Exposição).

13.
VII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VII SLIJ). 2016. (Seminário).

14.
X Semana Acadêmica de Letras - UFSC. [Banner] O bullying na escola: um breve estudo em um colégio de Florianópolis. 2016. (Exposição).

15.
X Semana Acadêmica de Letras - UFSC. [Banner] Cadastro de obras na biblioteca digital de literaturas em língua portuguesa: projeto Inocêncio. 2016. (Exposição).

16.
25º Seminário de Iniciação Científica (SIC) - UFSC. [Banner] Cadastramento de obras: projeto Borba de Moraes. 2015. (Exposição).

17.
Ciclo de conferências sobre o centenário da revista Orpheu. 2015. (Seminário).

18.
IX Semana Acadêmica de Letras - UFSC. [Apresentação] GT publicação de artigos acadêmicos por graduandos na área de letras - revista Mafuá e outras. 2015. (Exposição).

19.
IX Semana Acadêmica de Letras - UFSC. [Banner] Letramento(s) e escolarização da leitura e da escrita: A construção da revista digital Ligad@ na escola. 2015. (Exposição).

20.
13ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFSC. [Banner] O PIBID-Português da UFSC: a escola e os multiletramentos. 2014. (Exposição).

21.
24º Seminário de Iniciação Científica (SIC) - UFSC. [Banner] O teatro da figura pública: os intelectuais da literatura no mundo da internet. 2014. (Exposição).

22.
VIII Semana Acadêmica de Letras - UFSC. 2014. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 14:36:31