Renan Vinicius Aranha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1379046709112495
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Atualmente é aluno de doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É mestre na área de Metodologias e Técnicas de Computação pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação da USP e bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante a formação acadêmica, foi estagiário na Assessoria de Comunicação da UFG, onde atuou também como representante discente do Conselho Diretor da Regional Jataí, da Comissão de Avaliação Institucional (Comissão Permanente de Avaliação) e do Colegiado do Curso de Ciências da Computação, além de ter sido monitor voluntário das disciplinas "Algoritmos e Programação I" e "Algoritmos e Programação II". Na USP, foi estagiário no Programa de Apoio ao Ensino (PAE) em duas disciplinas de graduação do curso de Sistemas de Informação. Foi professor do Senac São Paulo nas bases de lógica de programação, desenvolvimento de sites e criação de games. Recebeu da UFG honra ao mérito "por sua destacada atuação como acadêmico e sua efetiva contribuição para a melhoria da educação no Câmpus Jataí" e, ainda na instituição, participou da comissão organizadora do I Encontro Acadêmico e do X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, ambos realizados no ano de 2013. Tem interesse pelas áreas de Interação Humano-Computador (IHC) e Computação Afetiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renan Vinicius Aranha
Nome em citações bibliográficas
ARANHA, R. V.;RENAN V ARANHA;R. V. ARANHA;ARANHA, RENAN V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica.
Prédio da Engenharia Elétrica - Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, 158
Cidade Universitária
03280000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915733
URL da Homepage: http://lapis.each.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Adaptação automática de aplicações computacionais a partir da análise da personalidade do usuário,
Orientador: Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Computação afetiva; Personality Computing; Serious games; Jogos sérios.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação afetiva.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Serious Games.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2015 - 2017
Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: EasyAffecta: um framework baseado em Computação Afetiva para adaptação automática de jogos sérios para reabilitação motora,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Computação afetiva; Jogos sérios; Serious games.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Serious Games.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação afetiva.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2011 - 2014
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Interação Natural com Jogos Sérios na Reabilitação Física de Pacientes.
Orientador: Marcos Wagner de Souza Ribeiro.




Formação Complementar


2017 - 2017
After Effects CC - finalização e efeitos para vídeo. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento em Mídias Sociais. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2014 - 2014
Assessoria de Comunicação em Redes Sociais. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2013 - 2013
Unity 3D. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação para Uso do Moodle. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Aplicações com a API do Twitter. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Visão Computacional. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio curricular não-obrigatório na Assessoria de Comunicação da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. Atividades realizadas: gestão dos sites da Regional Jataí, criação de portais estratégicos, atualização das redes sociais, atendimento à imprensa, produção de conteúdo para os veículos de comunicação da Universidade Federal de Goiás e criação de sistemas internos.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista PROBEC, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio na Assessoria de Comunicação do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás. Atividades realizadas: atualização do site do Câmpus Jataí, produção de campanhas institucionais e atendimento à comunidade acadêmica.

Atividades

04/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, .

Cargo ou função
Representante Discente na Comissão de Avaliação Institucional (CAVI/CPA) da UFG.
03/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Jataí, .

Cargo ou função
Representante Discente no Conselho Diretor do Câmpus Jataí.
02/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Jataí, .

Cargo ou função
Representante Discente no Colegiado do curso de Ciências da Computação.
11/2012 - 03/2013
Outras atividades técnico-científicas , Câmpus Jataí, Câmpus Jataí.

Atividade realizada
Monitoria da Disciplina de Algoritmos e Programação II.
02/2012 - 07/2012
Outras atividades técnico-científicas , Câmpus Jataí, Câmpus Jataí.

Atividade realizada
Monitoria da Disciplina Algoritmos e Programação I..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio Supervisionado em Docência pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina "PCS3559 - Tecnologias para Aplicações Interativas", ofertada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo aos cursos de graduação.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio supervisionado em docência pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina "ACH2014 - Fundamentos de Sistemas de Informação", ofertada ao curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio supervisionado em docência pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina "ACH2127 - Governança de Tecnologia da Informação", ofertada ao curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente (Monitor de Educação Profissional), Carga horária: 25
Outras informações
Docente nos temas de lógica de programação, produção de games e desenvolvimento web.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
HTML5 e CSS3 - Criação de websites
Projeto de Games
04/2017 - 05/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
HTML5 e CSS3 - Criação de websites (40h)
02/2017 - 02/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção de Games


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Interação Natural com Jogos Sérios na Reabilitação Física de Pacientes
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renan Vinicius Aranha - Integrante / Marcos Wagner de Souza Ribeiro - Coordenador / Clarissa Avelino Xavier de Camargo - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2015
ASCOM Câmpus Jataí: democratizando a informação
Descrição: A Assessoria de Comunicação da Regional Jataí da UFG promove a comunicação organizacional e desempenha a função de fonte de informação para sua comunidade interna, assim como para a comunidade externa à instituição, difundindo as ações da Universidade e promovendo o desenvolvimento científico e cultural.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Renan Vinicius Aranha - Integrante / Estael de Lima Gonçalves - Coordenador / Luciana Aparecida Ferreira - Integrante / Larissa Soares Silva - Integrante.
2012 - 2015
Projeto Carona
Descrição: O "Projeto Carona da UFG" tem como objetivo precípuo colaborar com a redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente ocasionada pelo funcionamento de veículos automotores. A proposta é conclamar as pessoas da comunidade acadêmica a compartilharem seus automóveis por meio da oferta de "carona" a outros integrantes da comunidade durante a realização de viagens e, como resultado direto desta ação, colaborarem com a redução do número de veículos em trânsito nas rodovias e cidades. Aqueles que desejam obter o benefício de "pegar carona" também poderão registrar sua necessidade de viagem e aguardar contato daquele(a) que ofertará a "carona". Um efeito colateral porém benéfico desta atitude é que a viagem se tornará mais segura devido à presença de duas ou mais pessoas no mesmo veículo, bem como possibilitará a ampliação das relações interpessoais entre os participantes. A participação é voluntária e por adesão, franqueada somente aos membros da comunidade acadêmica da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás (REJ/UFG), ou seja, aos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e eventualmente seus familiares e amigos, desde que acompanhados por um membro participante do projeto. Como ferramenta tecnológica para viabilizar e agilizar a comunicação entre os participantes será utilizada a Plataforma Moodle da UFG, o que é garantia de segurança e sigilo das informações, pois apenas as pessoas cadastradas têm acesso à plataforma.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renan Vinicius Aranha - Integrante / Claudio Andre Barbosa de Lira - Coordenador.
2012 - 2014
Implantação da Assessoria do Câmpus de Jataí - UFG por meio da internet
Descrição: A proposta do presente projeto foi implantar uma Assessoria de Comunicação para o Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG). Por definição, Assessoria de Comunicação é uma atividade de comunicação social que estabelece uma ligação entre uma entidade (indivíduo ou instituição) e o público. Para tanto, as atividades de uma Assessoria de Comunicação podem ser divididas em, basicamente, dois setores: Assessoria de Imprensa e Publicidade & Propaganda. Os principais resultados do presente projeto foram: 1-manutenção e atualização do website da Regional Jataí da UFG (www.jatai.ufg.br), criação de páginas oficiais nas principais mídias sociais (Facebook, Google Plus e Twitter), criação de canais de comunicação eletrônica com a comunidade interna e externa (Boletim Informativo e ASCOM Informa), criação de websites de setores estratégicos da Regional Jataí, tais como, Assessoria de Graduação, Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Assessoria de Desenvolvimento & Inovação Tecnológica e etc. Após o projeto, o número de visitantes do website da Regional Jataí aumentou 35% e contamos com cerca de 5 mil pessoas cadastradas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Renan Vinicius Aranha - Integrante / Claudio Andre Barbosa de Lira - Coordenador / Carolina Oliveira e Oliveira - Integrante.
2012 - Atual
Programa Para Sempre UFG: Programa de relacionamento com os ex-alunos
Descrição: Há uma preocupação crescente entre as instituições de ensino superior no que se refere ao destino dos seus ex-alunos no mercado de trabalho. Essa avaliação é de suma importância, pois permite que a instituição identifique as necessidades profissionais específicas de uma determinada região, bem como as necessidades impostas pelo mercado de trabalho. Adicionalmente, mas não menos importante, dois aspectos devem ser levados em consideração: a) a avaliação do estudante egresso pode fornecer informações relevantes acerca da instituição e do curso de graduação; e b) os instrumentos do INEP/MEC para avaliação institucional e de cursos de graduação levam em consideração o destino no mercado de trabalho dos egressos de uma instituição. Por isso, foi criado o Programa Para Sempre UFG com os seguintes objetivos: a) identificar o perfil do egresso dos cursos de graduação da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG); b) assegurar um canal de comunicação junto aos seus ex-alunos; e c) aproximar os ex-alunos da Universidade. Para tanto, será criado um questionário com questões que solicitam informações pessoais, profissionais e percepções com relação à Regional Jataí da UFG. Os resultados desse projeto de extensão serão utilizados para a criação de políticas institucionais de aprimoramento dos cursos de graduação na Regional.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renan Vinicius Aranha - Integrante / Claudio Andre Barbosa de Lira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Natural.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Serious Games.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação afetiva.


Prêmios e títulos


2017
"2nd place in the Undergraduate Student Workshop" no "Symposium on Virtual and Augmented Reality 2017", Sociedade Brasileira de Computação.
2017
1st place category "Application" no "Symposium on Virtual and Augmented Reality 2017" - Artigo "AGaR: a VR serious game to support the recovery of post-stroke patients", Sociedade Brasileira de Computação.
2014
Melhor Monografia do Curso de Ciências da Computação no ano de 2014, Universidade Federal de Goiás.
2013
Honra ao Mérito - Primeira colocação na IV Mostra de Linguagens, Universidade Federal de Goiás.
2012
Honra ao Mérito - Aluno destaque, Universidade Federal de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FUNABASHI, A. M. M.2018FUNABASHI, A. M. M. ; ARANHA, R. V. ; SILVA, T. D. ; MONTEIRO, C. B. M. ; SILVA, W. S. ; NUNES, F. L. S. . A serious game for virtual rehabilitation: evaluation with patients and physiotherapists. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS, v. 9, p. 14-25, 2018; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://seer.ufrgs.br/jis/article/view/79850; Série: 2; ISSN/ISBN: 22363297.

2.
CAMARGO, V. A. X.2016 CAMARGO, V. A. X. ; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; ARANHA, R. V. ; FLEURI, G. S. B. ; CORREA, D. F. ; MORAES, P. H. F. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER, E. A. . Potencializando aspectos de Interação Natural por meio de diferentes dispositivos multissensoriais. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 6, p. 84-103, 2016; Meio de divulgação: Vários; ISSN/ISBN: 21776776.

3.
ARANHA, R. V.2015 ARANHA, R. V.; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. S. . Uso de Interação Natural e Serious Games em Processos de Reabilitação Motora. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 5, p. 65-86, 2015
Palavras-chave: Interação Natural; Realidade Virtual; Serious games; Reabilitação Motora.; Meio de divulgação: Vários. Homepage: http://www.insper.edu.br/svr2015; ISSN/ISBN: 21776776.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARANHA, R. V.. Conpeex é realizado pela primeira vez na Regional Jataí. Jornal UFG, p. 16 - 16, 10 nov. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://https://jornalufgonline.ufg.br/n/76953-conpeex-e-realizado-pela-primeira-vez-na-regional-jatai; Data de publicação: 10/11/2014.

2.
ARANHA, R. V.. Regional Jataí intensifica divulgação de pesquisas. Jornal UFG, Goiânia, p. 12 - 12, 10 set. 2014.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://https://jornalufgonline.ufg.br/pages/73928-regional-jatai-intensifica-divulgacao-de-pesquisas; Data de publicação: 10/09/2014.

3.
ARANHA, R. V.; BRAOIOS, A. . Projeto do Câmpus Jataí realiza levantamento sobre comportamento sexual de risco de alunos da UFG. Jornal UFG, Goiânia, p. 14 - 14, 14 nov. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.jornalufgonline.ufg.br/pages/63763; Data de publicação: 14/11/2013.

4.
ARANHA, R. V.. Câmpus Jataí realiza workshop sobre realidade virtual e aumentada. Jornal UFG, 15 ago. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.jornalufgonline.ufg.br/; Data de publicação: 15/08/2013.

5.
ARANHA, R. V.. Inaugurado o Hospital Veterinário. Jornal UFG, 15 jul. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.jornalufgonline.ufg.br/; Data de publicação: 15/07/2013.

6.
ARANHA, R. V.. Câmpus Jataí lança programa de relacionamento com ex-alunos. Jornal UFG, 15 maio 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.jornalufgonline.ufg.br; Data de publicação: 15/05/2013.

7.
ARANHA, R. V.. Inclusão digital para a Melhor Idade em Jataí. Jornal UFG, p. 13 - 13, 18 mar. 2013.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.jornalufgonline.ufg.br/; Data de publicação: 18/03/2013.

8.
ARANHA, R. V.. Projeto Carona estimula a redução do uso de automóveis. Jornal UFG, Interior, p. 22 - 22, 18 dez. 2012.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://www.jornalufgonline.ufg.br/; Data de publicação: 18/12/2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARANHA, R. V.; NAKAMURA, R. ; TORI, R. ; NUNES, F. L. S. . Personality Traits Impacts in Virtual Reality's User Experience. In: 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2018, Foz do Iguaçu. Proceedings of 21th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2018.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

2.
ARANHA, RENAN V.; SILVA, Leonardo S ; CHAIM, M. L. ; NUNES, F. L. S. . Using Affective Computing to automatically adapt serious games for rehabilitation. In: 30th International Symposium on Computer-Based Medical Systems, 2017, Thessaloniki. 30th International Symposium on Computer-Based Medical Systems, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Grécia/ Inglês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://cbms2017.org.

3.
FUNABASHI, A. M. M. ; ARANHA, R. V. ; SILVA, T. D. ; MONTEIRO, C. B. M. ; SILVA, W. S. ; NUNES, F. L. S. . AGaR: a VR serious game to support the recovery of post-stroke patients. In: 2017 XIX Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2017, Curitiba. Proceedings of XIX Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

4.
ARANHA, RENAN V.; ARAUJO, LUCIANO V. ; MONTEIRO, CARLOS B.M. ; DA SILVA, TALITA D. ; NUNES, FATIMA L.S. . MoVEROffice: Virtual Reality for Upper Limbs Rehabilitation. In: 2016 XVIII Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2016, Gramado. 2016 XVIII Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR). p. 160.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9781509041497.

5.
LIMA, W. A. ; ARANHA, R. V. ; RAIMANN, E. ; INOCENCIO, A. C. G. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. S. . Uma Proposta de Framework para o Auxílio na Criação de Serious Games. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014, Marília, SP. Anais do Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://wrva2014.univem.edu.br/wrva2014/submissoes/trabalhos; ISSN/ISBN: 9788587937209.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARANHA, R. V.; NUNES, FATIMA L.S. . Computação Afetiva para adaptação de contexto em jogos sérios. In: Workshop de Teses e Dissertações - Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2016, Gramado - RS. Anais do Workshop de Teses e Dissertações - Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre - RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2016.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

2.
ARANHA, R. V.; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. . Serious Games e Interação Natural na Terapêutica Posterior ao Tratamento do Câncer de Mama. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre, RS. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.
Palavras-chave: Realidade Virtual; Interação Natural; Câncer de Mama; Reabilitação Motora.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Treinamento e Reabilitação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Serious Games.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.sbgames.org/sbgames2014/trilha_cultura_aprovados_short_papers; ISSN/ISBN: 2179-2259.

3.
RODRIGUES, F. A. ; SOUZA, S. A. ; ARANHA, R. V. ; BOAVENTURA, A. P. F. V. . Application programming interface Library para Algoritmo Genético com Operador Transgênico. In: X Encontro Anual de Computação, 2013, Catalão. EnAComp, X Encontro Anual de Computação, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Vários.

4.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. ; OLIVEIRA, C. O. . Assessoria de Comunicação do Câmpus Jataí da UFG: Levando informações da universidade para a sociedade. In: I Encontro Acadêmico, 2013, Jataí, Goiás. I Encontro Acadêmico, 2013.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.ea.jatai.ufg.br.

5.
ARANHA, R. V.; OLIVEIRA, C. O. ; DE LIRA, C. A. B. . Implantação da Assessoria do Câmpus de Jataí - UFG por meio da internet. In: IX Conpeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2012, Goiânia. X Mostra de Extensão e Cultura da UFG, 2012.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARANHA, R. V.; NUNES, F. L. S. . Computação Afetiva para a adaptação automática de jogos sérios. In: Semana da Ciência e Tecnologia EACH, 2017, São Paulo. Livro de Resumos da Semana da Ciência e Tecnologia EACH, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

2.
FUNABASHI, A. M. M. ; ARANHA, R. V. ; SILVA, T. D. ; MONTEIRO, C. B. M. ; SILVA, W. S. ; NUNES, F. L. S. . AGaR: um Serious Game com Realidade Virtual para suporte à recuperação de pacientes pós-AVC. In: Semana da Ciência e Tecnologia EACH, 2017, São Paulo. Livro de Resumos da Semana da Ciência e Tecnologia EACH, 2017.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

Apresentações de Trabalho
1.
ARANHA, R. V.. PhysiumGame - Reabilitação Motora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo Expo; Cidade: São Paulo, SP; Evento: Campus Party Brasil 2015; Inst. promotora/financiadora: Futura Networks.

2.
ARANHA, R. V.; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. . Serious Games e Interação Natural na Terapêutica Posterior ao Tratamento do Câncer de Mama. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos da PUCRS; Cidade: Porto Alegre, RS; Evento: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital; Inst. promotora/financiadora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
ARANHA, R. V.; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. . Ambientes Virtuais de Interação Natural em Processos de Reabilitação Motora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVEM; Cidade: Marília, SP; Evento: XI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Eurípes de Marília.

4.
LIMA, W. A. ; ARANHA, R. V. ; RAIMANN, E. ; INOCENCIO, A. C. G. ; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. S. . Uma Proposta de Framework para o Auxílio na Criação de Serious Games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVEM; Cidade: Marília, SP; Evento: XI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Eurípes de Marília.

5.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. ; OLIVEIRA, C. O. . Assessoria de Comunicação do Câmpus Jataí da UFG: Levando informações da universidade para a sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Jatahy Shopping; Cidade: Jataí, Goiás; Evento: I Encontro Acadêmico; Inst. promotora/financiadora: Câmpus Jataí - Universidade Federal de Goiás.

6.
ARANHA, R. V.; OLIVEIRA, C. O. ; DE LIRA, C. A. B. . Implantação da Assessoria do Câmpus de Jataí - UFG por meio da internet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Câmpus Samambaia; Cidade: Goiânia; Evento: IX CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Goiás.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ARANHA, R. V.. SIGRAD. 2015.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Sistema de controle de monitorias e estágios da Regional Jataí; Plataforma: PHP; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Goiás.

2.
ARANHA, R. V.. SisASCOM/UFG - Sistema de gerenciamento de assessoria de comunicação. 2012.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Sistema de apoio para as atividades desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás.; Plataforma: PHP, HTML, CSS; Ambiente: Controle|Automação; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Goiás.
O sistema divide-se em categorias que contemplam as áreas de atuação da Asessoria de Comunicação (ASCOM). É responsável pela automatização da geração de assinaturas institucionais, agenda telefônica virtual, controle de atividades e também auxilia a geração do boletim informativo..

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARANHA, RENAN V.. Que tal trabalhar com criação de games? Conheça as oportunidades!. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Desenvolvimento de Games; Data de apresentação: 17/06/2017; Emissora: Blog do Senac São Paulo.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ARANHA, R. V.. Perfil oficial da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás no Instagram. 2013. (Rede social).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://instagram.com/ufgjatai.

2.
DE LIRA, C. A. B. ; ARANHA, R. V. . Site do programa Para Sempre UFG. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://parasempreufg.jatai.ufg.br.

3.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. . Portal do Calouro. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://calouros.jatai.ufg.br.

4.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. . Perfil oficial da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás no YouTube. 2013. (Rede social).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://youtube.com/ufgjatai.

5.
ARANHA, R. V.. Criação do site da Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação (APPG) da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://appg.jatai.ufg.br.

6.
ARANHA, R. V.. Criação do site da Assessoria de Desenvolvimento & Inovação Tecnológica (ADIT) da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://inovacaotecnologica.jatai.ufg.br.

7.
ARANHA, R. V.. Criação do site da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://ascom.jatai.ufg.br.

8.
ARANHA, R. V.. Criação do site da Assessoria de Extensão e Cultura (ASSEC) da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://assec.jatai.ufg.br.

9.
ARANHA, R. V.. Criação do site da Assessoria de Assuntos Estudantis (ASSAE) da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://assae.jatai.ufg.br.

10.
ARANHA, R. V.. Criação do site da Assessoria de Graduação (ASSEGRAD) da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://assegrad.jatai.ufg.br.

11.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. . Perfil oficial da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás no Twitter. 2012. (Rede social).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://twitter.com/ufgjatai.

12.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. . Perfil oficial da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás no Facebook. 2012. (Rede social).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://facebook.com/ufgjatai.

13.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. ; OLIVEIRA, C. O. ; LIMA, D. D. S. . Portal do Vestibular. 2012; Tema: Portal do Vestibular UFG - Regional Jataí. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.vestibular.jatai.ufg.br.

14.
ARANHA, R. V.. Atualização e modernização do layout do site do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2012; Tema: Ação objetivou a atualização do layout do site do Câmpus Jataí para os padrões atuais por meio do sistema de gerenciamento de conteúdo Weby, desenvolvido pela própria Universidade Federal de Goiás.. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.jatai.ufg.br.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARANHA, RENAN V.. Workshop de desenvolvimento de games. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: Senac Lapa Scipião; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

2.
ARANHA, R. V.. Gerenciando portais UFG com Weby. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Câmpus Cidade Universitária; Cidade: Jataí; Inst. promotora: Universidade Federal de Goiás.

3.
ARANHA, R. V.. Revisor do Comitê Científico - VI Escola Regional de Informática de Mato Grosso. 2015. (Membro do Comitê Científico).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Finalidade: Revisor do Comitê Científico na VI Escola Regional de Informática de Mato Grosso; Cidade: Cuiabá; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
ARANHA, R. V.. Treinamento em sistemas UFG: Weby. 2014. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 8; Local: Câmpus Cidade Universitária; Cidade: Jataí; Inst. promotora: Universidade Federal de Goiás.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARANHA, R. V.; GONÇALVES, E. L.. Avaliação de Trabalho Científico e Mostra de Ciências. 2014. Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18th Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR.MoVEROffice: Realidade Virtual na reabilitação de membros superiores. 2016. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

2.
Campus Party Brasil 2015. PhysiumGame - Reabilitação Motora. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

3.
Simpósio Internacional de Tecnologia e Recuperação Funcional: Um enfoque interdisciplinar. 2015. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://simptecnologia.com.

4.
I Congresso de Ciência, Tecnologia e Comunicação. 2014. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

5.
XI CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2014. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

6.
XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Serious Games e Interação Natural na Terapêutica Posterior ao Tratamento do Câncer de Mama. 2014. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante; Homepage: http://SBGames.org/sbgames2014.

7.
XI Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Ambientes Virtuais de Interação Natural em Processos de Reabilitação Motora. 2014. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

8.
I Encontro Acadêmico.Assessoria de Comunicação do Câmpus Jataí da UFG: Levando informações da universidade para a sociedade. 2013. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.ea.jatai.ufg.br.

9.
X WRVA - Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2013. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://wrva2013.jatai.ufg.br.

10.
IX CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Implantação da Assessoria de Comunicação do Câmpus de Jataí - UFG por meio da internet. 2012. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.eventos.ufg.br/conpeex2012.

11.
IX WRVA - Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2012. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

12.
IX Encontro Anual de Computação - ENACOMP. 2011. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://www.enacomp.com.br.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARANHA, R. V.; GONÇALVES, E. L. ; FERREIRA, L. A. ; MORAES, P. H. F. ; SILVA, L. S. ; SANTOS, Y. P. ; CAMARA, M. A. B. . XI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2014. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia; Cidade: Jataí, GO; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Goiás.

2.
ARANHA, R. V.; DE LIRA, C. A. B. ; GONÇALVES, E. L. ; FERREIRA, L. A. ; MORAES, P. H. F. ; JAPONES, G. C. ; OLIVEIRA, C. O. . I Encontro Acadêmico. 2013. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Jatahy Shopping; Cidade: Jataí; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Goiás.

3.
RIBEIRO, M. W. S. ; INOCENCIO, A. C. G. ; ARANHA, R. V. ; MORAES, P. H. F. ; FERREIRA, L. A. ; CAMARGO, C. A. X. ; BOAVENTURA, A. P. F. V. ; JAPONES, G. C. . X WRVA - Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2013. (Congresso).
Palavras-chave: Realidade Virtual; Realidade Aumentada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Hotel Thermas Bonsucesso; Cidade: Jataí, Goiás; Inst. promotora/financiadora: Universidade Federal de Goiás.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ARANHA, R. V.. PhysiumGame - Reabilitação Motora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo Expo; Cidade: São Paulo, SP; Evento: Campus Party Brasil 2015; Inst. promotora/financiadora: Futura Networks.


Cursos de curta duração ministrados
1.
ARANHA, RENAN V.. Workshop de desenvolvimento de games. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 6; Local: Senac Lapa Scipião; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 5:40:17