Luar Maria Monteiro Vargas Escobar

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0066198607480458
  • Última atualização do currículo em 16/11/2017


Luar Maria é Professora Substituta do curso de Dança da UFRJ. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Mestre em Processos Formativos e Educacionais pela UNIRIO (2014), Bailarina e Professora, formada pela Faculdade Angel Vianna (2012). Atua no mercado como bailarina, coreógrafa, preparadora corporal, diretora de movimento e professora. É integrante de MÍUDA, núcleo de pesquisa continuada em artes cênicas, no qual pesquisa a contribuição de práticas corporais para a elaboração dramatúrgica da cena. Têm experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, e possui interesse sobre os seguintes temas: Corporeidade, Dança Contemporânea, Dramaturgia, Coreografia e Processos de Criação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luar Maria Monteiro Vargas Escobar
Nome em citações bibliográficas
ESCOBAR, Luar Maria


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Artes Cênicas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: Corporeidade e Construção de Dramaturgia na Cena Performativa: Aproximações entre o Diretor de Movimento no teatro e o Dramaturgista em dança contemporânea.,
Orientador: Joana Ribeiro da Silva Tavares.
Coorientador: Isabelle Launay.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Por uma dramaturgia do sentido: a preparação corporal em Cavalos e Baias,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Joana Ribeiro da Silva Tavares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Dramaturgia; Preparação Corporal; Dramaturgia do Corpo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dramaturgia.
2008 - 2012
Graduação em Licenciatura em dança contemporânea.
Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.
Título: Da ?coreografia? a ?dramaturgia corporal?: reflexões acerca do corpo na cena teatral carioca..
Orientador: Ana Bevilaqua.
2006 - 2012
Graduação em Artes Cênicas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional Anísio Teixeira, CEAT, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Plataforme Internationele Camping- avec Raimund Hoghe. (Carga horária: 20h).
Centre National de la Danse, CND, França.
2017 - 2017
Análise Funcional do Corpo no Movimento Dançado. (Carga horária: 20h).
Rencontres Internationales de Danse COntemporaine, RIDC, França.
2016 - 2016
HOBRA- Workshop de Dança Brasil Holanda com Dali Lima e Fernando Belfiore.. (Carga horária: 20h).
Pequena Central Produções Artísticas, PC, Brasil.
2015 - 2015
Abordagem Sistêmica do Gesto Expressivo- C. Roquet. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2015 - 2015
O corpo cênico- Oficina com Duda Maia. (Carga horária: 16h).
Sede das Cias., SEDE DAS CIAS, Brasil.
2015 - 2015
Dança Gamboa- Residência com Thereza Rocha. (Carga horária: 60h).
Instituto Galpão Gamboa, IGG, Brasil.
2013 - 2014
Oficina com João Saldanha. (Carga horária: 32h).
Teatro Poeira, TP, Brasil.
2013 - 2013
Whorkshop Modo Operativo AND- com João Fiadeiro. (Carga horária: 13h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2013 - 2013
Dança contemporânea com Cristina Moura. (Carga horária: 11h).
Estúdio Casa de Pedra, ECP, Brasil.
2013 - 2013
Whorkshop com a Cia Á fleur de Peau. (Carga horária: 15h).
Dos a Deux, DD, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Fundamentação. (Carga horária: 280h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2011 - 2012
Formação de professor em Técnica de Pilates. (Carga horária: 150h).
Uuatá- Caminho para o corpo inteligente, UUATÁ, Brasil.
2011 - 2011
Ferramentas para improvisação e composição de movi. (Carga horária: 20h).
Cia Dani Lima, CDL, Brasil.
2003 - 2011
Acrobacia aérea. (Carga horária: 300h).
Espaço de Criação Intrépida Trupe, ECIT, Brasil.
2010 - 2010
Dança contemporânea com Maria Alice Poppe. (Carga horária: 40h).
Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.
2009 - 2009
Performance: processos poéticos do corpo como supo. (Carga horária: 12h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2008 - 2008
"Le corps dans les arts despuis 1960". (Carga horária: 40h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, Sorbonne, França.
2008 - 2008
"Comedie musicale et métamorphoses scéniques". (Carga horária: 40h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, Sorbonne, França.
2008 - 2008
Dança contemporânea com Éleonore Valère. (Carga horária: 22h).
Ménagerie de Verre, MV, França.
2004 - 2004
Dança Afro. (Carga horária: 20h).
Rio Maracatu, RM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Subistituto, Enquadramento Funcional: Professor Subistituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas Técnica de dança E- Estudos sobre o Tempo (60h) (EFA367) Prática de Preparação Técnica para Dança ( 60h) (EFA488) Laboratórios da Dança A (30h) ( EFA201). Técnica de Dança A- Estudos sobre o Movimento (60h). Corpo e Movimento (30h).


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada da disciplina de Expressão Corporal III no segundo período letivo de 2013 e nos dois períodos letivos de 2014, totalizando 180 horas/aula. Disciplina ministrada Expressão Corporal III (ECOIII).


Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Aluna licencianda, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações
Professora estagiária devido à exigência da disciplina Estágio Supervisionado I. O nome atribuído para estas aulas foi : Ferramentas para a criação coreográfica.


Intrépida Trupe, IT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Acrobata/bailarino, Enquadramento Funcional: (Intérprete criador), Carga horária: 20
Outras informações
Participou como intérprete criadora dos seguintes espetáculos: Projeto Coleções e Coleções em Campo, ambos dirigidos por Valéria Martins


Cia Dani Lima, CDL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bailarino ( intérprete criador, Enquadramento Funcional: (Intérprete criador), Carga horária: 20
Outras informações
Participou como intérprete ciadora do espetáculo Coreografia para Prédios Pedestres e Pombos, dirigido por Dani Lima e Paola Barreto.


Rampa- Espaço de Criação, REC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor autônomo, Carga horária: 6
Outras informações
2011- Oficina de criação em aparelhos aéreos- quatro encontros cada de 3hs de duração cada, totalizando 12h. No espaço Rampa de Criação, Copacabana, Rio de Janeiro.


Uuatá- Caminho para um corpo inteligente, UAT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor autônomo, Carga horária: 9
Outras informações
2012- Lecionou aulas de Pilates nível inciante e intermediário no Studio Uuatá- Caminho para um corpo inteligente.


Studio Annemarie Anderson, SAA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor autônomo, Carga horária: 6
Outras informações
Lecionou aulas de Pilates níveis iniciante e intermediário no Studio Annemarie Anderson.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4



Projetos de extensão


2011 - 2013
Dramaturgia Cênica: composição estética no processo de encenação
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Cenografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente A, dedicação exclusiva. Área: Dança, Balé e Expressão Corporal., Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO.
2012
Contemplado pelo Edital de Microprojetos para expor, em oficina aberta, o processo de criação do espetáculo: CACO - possível produção de memória para o espaço da casa, Secretaria Estadual de Cultura d, Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESCOBAR, Luar Maria2015ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Lucas Canavarro ; Gunnar Borges . Pensar em Descolar a Pele do Músculo: Processo de Miúda em Residência com Thereza Rocha. Ensaia, v. 1, p. 1, 2015.

2.
ESCOBAR, Luar Maria2015 ESCOBAR, Luar Maria. Da Figura ao Fundo: imagem, gesto e espaço social em Mordedores. Questão de Crítica, v. VIII, p. 1, 2015.

3.
ESCOBAR, Luar Maria2012ESCOBAR, Luar Maria; Trotta, Rosyane . Por uma teoria bastarda. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB), v. 3, p. 7-21, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESCOBAR, Luar Maria. Reflexões Acerca Do Preparador Corporal No Teatro Pós-Dramático: A Experiência De Preparação Corporal No Espetáculo 'Cavalos E Baias'. In: VI Seminário de dança Angel Vianna, 2012, Rio de Janeiro. Anais digitais do seminário de dança Angel Vianna, 2012. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ESCOBAR, Luar Maria. Dramatrugia e Direção de Movimento: os Vianna como precursores.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ESCOBAR, Luar Maria. Aproximações entre o Dramaturgista e o Diretor de Movimento.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ESCOBAR, Luar Maria. Gesto e Espaço Social: as atitudes de Mordedores como um lugar de inscrição na história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ESCOBAR, Luar Maria. Eu é um outro: diálogo com alteridade e construção de dramaturgia na cena performativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ESCOBAR, Luar Maria. Estudos para uma dramaturgia do corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ESCOBAR, Luar Maria. O preparador corporal dramaturgo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Entrevista concedida ao jornalista Miguel Arcanjo.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ESCOBAR, Luar Maria. Entrevista concedida ao Dança Gamboa 2015. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ESCOBAR, Luar Maria. Entre as artes e as gerações. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Entrevista concedida a João Paulo Quintella para o projeto Permanências e Destruições. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ESCOBAR, Luar Maria; SAMPAIO, Patrick . Oficina: Viewpoints Technique. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ESCOBAR, Luar Maria. Oficina: Corpo e Sentido. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Oficina - Cavalos e Baias, preparação e treinamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Oficina - CACO, construção compartilhada. 2012. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ESCOBAR, Luar Maria. Morte e Vida Severina- Centre Dramatique National de Sartouville. 2017. Coreográfica.

2.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Espetáculo: Mó; Direção.. 2016. Coreográfica.

3.
ESCOBAR, Luar Maria. Espetáculo: Sob o Céu; Direção de Movimento. Direção: Gilberto Gawronski.. 2016. Teatral.

4.
ESCOBAR, Luar Maria. Performance: A elas. Criação e execução.. 2016. Performática.

5.
FABIAO, E. B. ; ESCOBAR, Luar Maria . Performance: Azul,azul,azul e azul; Execução.. 2016. Performática.

6.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Sonho Alterosa; Atuação como diretora de movimento e preparadora corporal; Direção: Caio Riscado. 2015. Performática.

7.
ESCOBAR, Luar Maria. Estamos indo embora...; Atuação como diretora de movimento; Direção: Luis Felipe Reis e Patrick Sampaio. 2015. Teatral.

8.
ESCOBAR, Luar Maria. SANTA, atuação como coreógrafa e diretora de movimento. Direção: Guilherme Leme Garcia, texto, Diogo Liberano. 2015. Coreográfica.

9.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Gunnar Borges ; Mayara Yamada ; Lucas Canavarro ; Pedro Capello . Sonho Alterosa em processo.. 2015. Performática.

10.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Thereza Rocha . Miúda + Thereza Rocha, Direção, Coreografia e Roteiro.. 2015. Coreográfica.

11.
ESCOBAR, Luar Maria. Pequeno Quadro Público; Atuação: Dramaturgia do movimento. Direção: Gunnar Borges. 2015. Teatral.

12.
ESCOBAR, Luar Maria. Transbordamento. 2015. Performática.

13.
ESCOBAR, Luar Maria; Lucas Canavarro . O Futuro Começou. 2015. Outra.

14.
ESCOBAR, Luar Maria. Cássia Eller - o musical; Atuação como assistente de direção de movimento; Direção; Márcia Rubin; Direção Geral; João Fonseca e Vinícius Arneiro. 2014. Teatral.

15.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Trotta, Rosyane . Couve-Flor; Atuação como diretora de movimento e preparadora corporal; Direção: Caio Riscado; Dramaturgia: Rosyane Trotta. 2014. Teatral.

16.
ESCOBAR, Luar Maria. Aventura de Pedro; Atuação como diretora de movimento e preparadora corporal; Direção: Maria Rebelo. 2014. Teatral.

17.
ESCOBAR, Luar Maria. Minissérie O Rebu; Atuação como elenco de apoio. Direção: José Luiz Vila Marim. 2014. Audiovisual.

18.
ESCOBAR, Luar Maria. ELO; Atuação como colaboradora de direção. Direção: Vanessa Garcia e Gabriel Belo. 2014. Coreográfica.

19.
ESCOBAR, Luar Maria. ZUMBI - um sonho de revolução; Atuação como bailarina; Direção: Renato Rocha. 2013. Coreográfica.

20.
ESCOBAR, Luar Maria. ZUMBI - um sonho de revolução; Atuação como coreógrafa de número aéreo; Direção: Renato Rocha. 2013. Coreográfica.

21.
ESCOBAR, Luar Maria. Só Não Viu Quem Não Quis; Atuação como orientadora de coreografia; Direção: Isadora Malta. 2013. Teatral.

22.
ESCOBAR, Luar Maria. Pequeno Quadro Público; Atuação: Dramaturgia do movimento. Direção: Gunnar Borges. 2013. Teatral.

23.
ESCOBAR, Luar Maria. Coleções em Campo; Intrépida Trupe. Atuação: bailarina. Direção: Valéria Martins. 2012. Coreográfica.

24.
ESCOBAR, Luar Maria. Projeto Coleções; Intrépida Trupe; Atuação como bailarina; Direção: Valéria Martins. 2012. Coreográfica.

25.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Trotta, Rosyane . Cavalos e Baias; Atuação como diretora de movimento e preparadora corporal; Direção; Caio Riscado. 2012. Coreográfica.

26.
ESCOBAR, Luar Maria. " Todo esse mato que cresceu ao meu redor ". Atuação: direção e elenco.. 2011. Teatral.

27.
ESCOBAR, Luar Maria. "Striptease". Atuação: Cenógrafa. Direção: Isadora Malta. 2011. Teatral.

28.
ESCOBAR, Luar Maria. "Antes que seja Dia". Atuação: Cenógrafa. Direção: Helena Saldanha. 2011. Teatral.

29.
ESCOBAR, Luar Maria. Terreno Baldio; Atuação como preparado corporal; Direção: Gunnar Borges; Dramaturgia; Diogo Liberano. 2011. Teatral.

30.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Trotta, Rosyane . Mas não aprofundando não concluo nada; Atuação como diretora de movimento e preparadora corporal; Direção: Caio Riscado. 2011. Teatral.

31.
ESCOBAR, Luar Maria; Lima, Daniela . Coreografia para Prédios, Pedrestes e Pombos. Atuação como bailarina. Direção: Dani Lima e Paola Barreto. 2010. Coreográfica.

32.
ESCOBAR, Luar Maria. "Caco- Possível produção de memória para o espaço da casa." Atuação: Preparadora Corporal. Direção: Caio Riscado. 2010. Teatral.

33.
ESCOBAR, Luar Maria. "Sonho de uma noite de Verão". Atuação: Cenógrafa. Direção: Leonardo Hinkel. 2010. Teatral.

34.
ESCOBAR, Luar Maria. Novela Passione; Atuação como acrobata.. 2010. Audiovisual.

35.
ESCOBAR, Luar Maria. Tem mais presença em mim o que me falta; Atuação como criadora e intérprete; Orientação: Ana Vitória. 2010. Coreográfica.

36.
ESCOBAR, Luar Maria. Nuvem Passageira; Atuação como criadora e intérprete; Orientação: Maria Alice Poppe. 2009. Coreográfica.

37.
ESCOBAR, Luar Maria. Segunda-feira; Atuação como criadora e intérprete; Orientação: Ana Vitória. 2009. Coreográfica.

38.
ESCOBAR, Luar Maria. DVD 20 anos de carreira Zezé de Camargo e Luciano; Atuação como bailarina e acrobata; Direção: Dani Lima. 2009. Coreográfica.

39.
ESCOBAR, Luar Maria. É muito tempo; Atuação como criadora e intérprete; Orientação: Márcia Rubin. 2009. Coreográfica.

40.
ESCOBAR, Luar Maria. O Baile; Atuação como acrobata; Direção: Helena Bitencourt. 2008. Teatral.

41.
ESCOBAR, Luar Maria. Ainda que nada aconteça; Atuação como intérprete e concepção; Direção: Leonardo Senna. 2008. Coreográfica.

Música
1.
Lucas Canavarro ; ESCOBAR, Luar Maria . Clipe da Música DESPERTO, para o cantor Brunno Monteiro. 2015. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Lucas Canavarro . Performance Rodinha de Abertura. Criação e Performance. Expo. Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul. Curadoria: Bernardo de souza e Victor Gorgulho. 2016. Performance.

2.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Permanências e Destruições; Atuação: Direção, coreografia e performance.. 2015. Performance.

3.
ESCOBAR, Luar Maria. Confluências; Atuação como performer convidada; Curadoria: Fernanda Lago. 2010. Performance.

4.
ESCOBAR, Luar Maria. Vou ficar mais um pouquinho...; Atuação como artista convidada; Curadoria: Bob N.. 2010. Diversas.

5.
ESCOBAR, Luar Maria. Instantes antes. Obra exposta no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, na exposição : Novas energias na arte. 2009. Vídeo.

6.
ESCOBAR, Luar Maria. Topologia da Solidão; Atuação como performer e criadora.. 2009. Performance.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ESCOBAR, Luar Maria. BR 040 - Práticas de proximidade; Atuação como colaboradora de curadoria em dança; Direção; Patrick Sampaio. 2015 (Curadoria).

2.
ESCOBAR, Luar Maria. "Topologia da solidão". Performance. Atuação: Criação e perfomance. Apresentada na EAV do Parque Lage.. 2009.

3.
ESCOBAR, Luar Maria. " A suprema Felicidade" . Atuação: Bailarina. Direção: Arnaldo Jabor. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ferreira, Fábio.; Castanheira, Daniel.; ESCOBAR, Luar Maria. Participação em banca de Felipe Roxo Teixeira Ramalho."O Palhaço/Ator/Palhaço Lui".. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
#ESFORÇOS 1- Mostra de Performances..A elas.. 2016. (Outra).

2.
Encontros de Crítica- Festival de Teatro de Curitiba..Debate sobre o espetáculo Mó.. 2016. (Encontro).

3.
Exposição: das virgens em cardumes e da cor das auras, com curadoria de Daniela Labra. Performance: Azul, Azul, Azul e Azul de Eleonora Fabião.. Azul, Azul, Azul e Azul.. 2016. (Exposição).

4.
Festival de Teatro de Curitiba- Apresentação do Espetáculo:Mó.Apresentação do espetáculo Mó.. 2016. (Outra).

5.
FotoRio 2016, Exposição: Delírios Coletivos, Curadoria: Julieta Roitman. Performance:Parangolek Parangoleca Parangolézin.. Parangolek Parangoleca Parangolézin.. 2016. (Exposição).

6.
Dança Gamboa 2015.Thereza Rocha + MIÚDA. 2015..Dança Gamboa 2015.Thereza Rocha + MIÚDA. 2015.. 2015. (Outra).

7.
IX Seminário de Dança angel Vianna."Gesto e Espaço Social: As atitudes posturais de Mordedores como um lugar de inscrição na História". 2015. (Seminário).

8.
Ocupação BR 040 - práticas de proximidade. Espetáculo: Couve-Flor.Couve-Flor. 2015. (Outra).

9.
Permanências e Destruições.MIÚDA no antigo Hotel 7 de Setembro.MIÚDA no antigo Hotel 7 de Setembro. 2015. (Outra).

10.
TEMPO FESTIVAL 2015.Sonho Alterosa em processo. 2015. (Outra)..TEMPO FESTIVAL 2015.Sonho Alterosa em processo. 2015.. 2015. (Outra).

11.
27 Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub).Espetáculo: Cavalos e Baias.Cavalos e Baias.. 2014. (Outra).

12.
FITU - Festival Integrado de Teatro da Unirio.Espetáculo: Todo Esse Mato Que Cresceu Ao Meu Redor.Todo Esse Mato Que Cresceu Ao Meu Redor. 2014. (Outra).

13.
VII Seminário da Faculdade Angel Vianna.Eu é um outro: diálogo com alteridade e construção de dramaturgia na cena performativa. 2014. (Seminário).

14.
I Encontro das Artes Cênicas: dramaturgias/modos de fazer.Espetáculo: Cavalos e Baias..Cavalos e Baias.. 2013. (Outra).

15.
II Seminário Internacional Corpo Cênico: Tradição e Contemporaneidade.Curso: Modo Operativo M.O-AND. 2013. (Seminário).

16.
I Ocupação Carioca em Belo Horizonte.Espetáculo: Só Não Viu Quem Não Quis.Só Não Viu Quem Não Quis. 2013. (Outra).

17.
Let's Dance International Festival Leicester; Espetáculo: ZUMBI - um sonhnho de revolução.ZUMBI - um sonho de revolução. 2013. (Outra).

18.
Mostra Universitária Salvador de Teatro (MUST).Espetáculo: Só Não Viu Quem Não Quis.Só Não Viu Quem Não Quis. 2013. (Outra).

19.
XIII Mostra de Teatro da UFRJ.Espetáculo: Pequeno Quadro Público.Pequeno Quadro Público. 2013. (Outra).

20.
XII Mostra de Teatro da UFRJ.Espetáculo: Só Não Viu Quem Não Quis.Só Não Viu Quem Não Quis. 2013. (Outra).

21.
Dança pra Cacilda; Espetáculo: Projeto Coleções.Projeto Coleções. 2012. (Outra).

22.
Rota Gamboa 2012.Espetáculo: CACO - possível produção de memória para o espaço da casa.CACO - possível produção de memória para o espaço da casa.. 2012. (Outra).

23.
Semana de Integração Acadêmica.Dramaturgia Cênica: composição estética no processo de encenação. 2012. (Outra).

24.
VI Seminário da Faculdade Angel Vianna.O preparador corporal dramaturgo. 2012. (Seminário).

25.
XII Festival de Teatro - Arte Em Cena.Espetáculo: CACO - possível produção de memória para o espaço da casa..CACO - possível produção de memória para o espaço da casa.. 2012. (Outra).

26.
XV Colóquio do PPGAC - UNIRIO - 2012.]estudos para uma dramaturgia do corpo: reflexões acerca do preparador corporal no teatro contemporâneo.. 2012. (Outra).

27.
I Colóquio Corpo e Dramaturgias : Diálogos entre Práticas Artísticas. 2011. (Simpósio).

28.
IV Festival Nacional de Teatro Universitário de Patos de Minas.Espetáculo: CACO - possível produção de memória para o espaço da casa..CACO - possível produção de memória para o espaço da casa.. 2011. (Outra).

29.
Mostra Mais 2011 da UFRJ.Espetáculo: Terreno Baldio.Espetáculo: Terreno Baldio. 2011. (Outra).

30.
XI Amostra Grátis de Teatro da UFRJ.Espetáculo: Striptease.Espetáculo: Striptease. 2011. (Outra).

31.
XI Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte (FETO).Espetáculo: CACO - possível produção de memória para o espaço da casa.CACO - possível produção de memória para o espaço da casa. 2011. (Outra).

32.
Festival Panorama de Dança; Solo de dança: Tem mais presença em mim o que me falta.Tem mais presença em mim o que me falta. 2010. (Outra).

33.
X Mostra de Teatro da UFRJ.Espetáculo: CACO - possível produção de memória para o espaço da casa..CACO - possível produção de memória para o espaço da casa.. 2010. (Outra).

34.
Conexões Dançantes - Mostra de Dança da Faculdade Angel Vianna.Tem mais presença em mim o que me falta. 2009. (Outra).

35.
IV Mostra Angel Vianna; Solo de dança: Nuvem Passageira.Nuvem Passageira. 2009. (Outra).

36.
VIII Mostra Angel Vianna.Esboço de uma possível super história; É muito tempo.. 2009. (Outra).

37.
I Simpósio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Carnavalesco - Imaginários do Carnaval no tempo e no espaços "". 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESCOBAR, Luar Maria. Créer à Deux: Klauss et Angel Vianna. 2017. (Outro).

2.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . I Panapaná Fortuito da Realizadora Miúda. 2013. (Outro).

3.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio ; Trotta, Rosyane . I Encontro das Artes Cênicas: dramaturgias/modos de fazer. 2013. (Outro).

4.
ESCOBAR, Luar Maria; RISCADO, Caio . Repertório MIÚDA na Gamboa.. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 9:11:41