Luciane Ferreira Bomfim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1303641400640444
  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Possui graduação em Pedagogia (2010). Professora de educação especial. Especialista em LIBRAS (2013) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2014) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Especial. Mestrado pelo Programa de Gestão e Tecnologia aplicados a educação -GESTEC (2018). Atualmente é pesquisadora do TIPEMSE - Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação da UNEB e o do TECINTED- Tecnologias Inteligentes e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciane Ferreira Bomfim
Nome em citações bibliográficas
BOMFIM, L. F.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Ressignificação das práticas pedagógicas para os professores que ensinam Língua Portuguesa Como L2 para surdos, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Didima Maria de Mello Andrade.
Coorientador: Claudia Paranhos de Jesus Portela.
Palavras-chave: formação de professores; surdez; práticas pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Especialização em Atendimento Educacional Especializado. (Carga Horária: 420h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: Limites e perspectivas na aprendizagem de alunos surdos e/ou deficientes auditivos.
Orientador: Tânia Regina C. Periotto.
2011 - 2013
Especialização em Libras. (Carga Horária: 380h).
Faculdade Dom Pedro II, FDPII, Brasil.
Título: Educação Inclusiva e/ou Educação Bilíngue: Estudos das propostas educacionais para surdos.
Orientador: Sheila B.M.S.R. da Costa.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Vasco da Gama, FVG, Brasil.
Título: A inclusão de surdos em turmas regulares: um estudo de caso na escola Raphael Serravalle..
Orientador: kamila Novais.




Formação Complementar


2017 - 2017
Língua Portuguesa como L2 para surdos. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação - São Francisco do Conde, SEDUC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Agentes da caravana do Lazer. (Carga horária: 24h).
SUPERINTENDÊNCIA DOS DESPORTOS DO ESTADO DA BAHIA, SUDESB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Libras- Curso de Formação. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.
2015 - 2015
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2015 - 2015
Uso do Scratch em Aula. (Carga horária: 10h).
Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2015
Gestão e EJA. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2015 - 2015
Como produzir um curso a distância. (Carga horária: 17h).
Portal da Educação, PE, Brasil.
2014 - 2014
Abordagens Sócio educacional da Deficiência. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
Sala de Recursos Multifuncional. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Políticas Públicas, Direitos Humanos e Educação. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 - 2013
FUNDEB. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2013
LIBRAS- Intermediário. (Carga horária: 40h).
Colégio Estadual Rui Barbosa, CERI, Brasil.
2012 - 2012
Módulo de Controle Social para Conselheiros. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Tradução e Interpretação em Língua de S. (Carga horária: 20h).
Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana, CAP, Brasil.
2012 - 2012
 Oficina de Escrita de Sinais Signwriting. (Carga horária: 20h).
Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana, CAP, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao Letramento, LIBRAS. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação de Madre de Deus, SEDUC, Brasil.
2012 - 2012
Tutora do curso Libras-Básico. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação de Madre de Deus, SEDUC, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS- Básico. (Carga horária: 40h).
Colégio Estadual Rui Barbosa, CERI, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Educação - São Francisco do Conde, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 40


Faculdades Integradas Ipitanga, UNIBAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS, Carga horária: 3


Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Prefeitura de Madre de Deus, PMD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 20

Atividades

03/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagem, Matemática, Natureza , Sociedade

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 4

Atividades

06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, .


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: monitor, Enquadramento Funcional: temporario, Carga horária: 40

Atividades

09/2018 - 09/2018
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Monitoria- XIX ENDIPE.


Linhas de pesquisa


1.
Mobilização Social pela Educação


Projetos de extensão


2016 - Atual
UNEB PARQUE: resgate e valorização de brincadeiras tradicionais com perspectivas intergeracionais, sustentáveis e de preservação do meio ambiente

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Didima Maria de Mello Andrade em 27/10/2016.
Descrição: Este projeto visa a mobilização social pela educação, utilizando como estratégia a promoção de atividades de lazer através do proposta itinerante do UNEB Parque. que consiste em uma ação cujos participantes oferecem oficinas para criança, pais e familiares em locais diversos transformados-os em espaços de multilinguagem para o lazer, com vistas à continuidade pelos colaboradores locais, propondo assim a ampliação da Rede de Mobilizadores pela Educação através do Lazer - Rede MEL, empoderando estes agentes em prol de melhor exigir o direito à educação para todos e cada um dos brasileiros. Nesta itinerância, são oferecidas constantes oportunidades de formação aos participantes voluntários deste projeto. Sendo que na versão 2016, estamos buscando contribuir para a formação quanto aos princípios epistemológicos da pesquisa, com vista ao exercício extensionista mais qualificado. Além disto, buscaremos a criação do Grupo de Teatro Amador para melhor apresentarmos as propostas da Rede MEL...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciane Ferreira Bomfim - Integrante / Valnice Sousa Paiva - Integrante / Osimara da Silva Barros - Integrante / Didima Maria de Mello Andrade - Coordenador.
2014 - 2017
INCLUIR: REDE COLABORATIVA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Descrição: Fomentar a criação do trabalho/estudo em rede com professores, pesquisadores e especialistas em educação especial/inclusiva, através da exploração do potencial das tecnologias digitais, utilizando blog, redes sociais e outras possibilidades da WEB 2.0 como estruturantes desta ação, com vistas a (in) formação de professores à educação de estudantes com deficiência. Para atingir tal objetivo lançamos mão da pesquisa-ação como abordagem metodologica, cuja dinâmica específica de pesquisa, implica em uma atuação que é demandada com vista a interferir na situação problema numa perspectiva de contribuir com mudanças. E, neste caso, pretende-se interferir no modelo educacional, com reflexo direto na prática pedagógica, através de um processo que busca uma ação participativa entre os demandantes da ação e os pesquisadores que nesse processo atuarão. Espera-se que o blog e as redes sociais amplie o debate, a aprendizagem e o contato entre profissionais e professores que se interessem pelo tema da educação inclusiva, propiciando ações em rede. Espera-se também possibilitar feedback em relação as ações de mobilização social pela educação desenvolvidas pela rede, bem como, ampliação da quantidade e qualidade dos colaboradores e possíveis novos mobilizadores em prol da melhoria da qualidade da educação das pessoas com deficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciane Ferreira Bomfim - Coordenador / Najara Santos de Oliveira - Integrante / Valnice Sousa Paiva - Integrante / Osimara da Silva Barros - Integrante / Kátia Cristina Novaes Leite - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - 2016
MIGRE
Descrição: A situação de violência e insegurança, cotidianamente, vivenciada em nossa sociedade tem, preocupantemente, invadido as nossas escolas. Este fato tem apontado à premente necessidade de uma educação dialógica que favoreça a adoção de propostas concernentes à solução pacífica de conflitos e implantação da cultura da paz. Conforme apontado em escutas comunitárias realizadas pela Câmera Setorial de Prevenção Social (CSPS) do Programa Pacto pela Vida (PPV) do Governo do Estado da Bahia em áreas de sua atuação, sendo estas localidades as diagnosticadas com alto índice de Crimes Letais Violentos Intencionais (CVLI). Tais constatações nos mostram que urge a necessidade atuação nas escolas, tendo como princípio os Direitos Humanos, incluindo as escolas no lugar que lhe é propício no sistema de prevenção social. Isso é possível através de projetos pedagógicos que ajudem adolescentes e jovens a lidarem de forma mais consciente a respeito das frustrações e diferenças, tendo em vista que estas são potencializadoras de tensões e conflitos que geram a violência. Contudo, existem alternativas dialógicas e mais eficientes para atuação nesse tipo de processo. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta a proposta de atuação nas escolas em parceria com seus grêmios estudantis com vistas a adoção de práticas restaurativas de mediação de conflitos, neste caso especialmente, através da criação de grupos de mediação escolar, basilares às ações dos grêmios. E tem por objetivo a criação de Núcleos de Mediação de Conflitos amalgamados aos grêmios em escolas de comunidades com alto CVLI na cidade do Salvador, com vistas a potencializar protagonismo juvenil, aumento da sensação de segurança e fomento à cultura de paz...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciane Ferreira Bomfim - Integrante / Eliana da silva Neiva Brito - Integrante / Najara Santos de Oliveira - Coordenador / Valnice Sousa Paiva - Integrante / Osimara da Silva Barros - Integrante / Andreia Tourinho - Integrante.
2014 - Atual
VALORIZAÇÃO DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA BAHIA: UNEB PARQUE EM UMA PESQUISA-AÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valnice Sousa Paiva em 27/10/2016.
Descrição: As brincadeiras populares, que permearam nossa infância com os sabores de sua prática e saber, estão ameaçadas de extinção. Vemos esta evidencia na medida em que mais raramente se apresentam no cotidiano das crianças, as quais, na negociação com seus partícipes, se encarregavam de disseminar esta cultura, com maior freqüência, distribuindo seus saberes, inclusive sem a necessidade da mediação de adultos. E, hoje o processo de extinção esta ocorrendo de forma bastante acentuada e tem influência também pelo processo de esquecimento que ameaça a memória dos adultos da última geração que viveu sua infância envolvida com essas brincadeiras, ou seja, geração que teve sua infância entre as décadas de 40 a 80, o que coincide com a emergência das TIC ? Tecnologias da Informação e Comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) .
Integrantes: Luciane Ferreira Bomfim - Integrante / Valnice Sousa Paiva - Coordenador / Osimara da Silva Barros - Integrante / Sarlete Almeida Santana Santos - Integrante / Lucas Sousa Paiva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, Didima Maria de Mello2016ANDRADE, Didima Maria de Mello ; OLIVEIRA, N. S. ; BOMFIM, L. F. . O USO DAS TENOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO CATALISADOR NA FORMAÇÃO DE EDUCADOES:UMA EXPERIENCIA DE EXTENSÃO NO GRUPO DE PESQUISA TECINTED/UNEB. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 10, p. 1, 2016.

2.
LEITE, Kátia Cristina N.2015LEITE, Kátia Cristina N. ; MIRANDA, A.T.P. ; PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; CARVALHO, Jucineide L. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . ARTE E RECRIAÇÃO NA ESCOLA: O TRANSFORMAR E O TRANSFORMAR-SE EM DIREÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DO RESPEITO À DIVERSIDADE. Prática do Canto Coral: desafios na formação Humanística, v. 8, p. 30-33, 2015.

3.
PAIVA, Valnice S.2015PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; CARVALHO, Jucineide L. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . AUTORIA DO PROFESSOR: UMA REALIDADE DA SOCIEDADE DIGITAL. Prática do Canto Coral: desafios na formação Humanística, v. 8, p. 36-39, 2015.

4.
CARVALHO, Jucineide L.2015CARVALHO, Jucineide L. ; BOMFIM, L. F. ; PAIVA, Valnice S. ; POLAK, Y. N. S. ; BARROS,O. S. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E POLOS DE APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: DIFERENTES CONTEXTOS. Prática do Canto Coral: desafios na formação Humanística, v. 8, p. 41-45, 2015.

5.
BOMFIM, L. F.2015BOMFIM, L. F.; PAIVA, Valnice S. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; CARVALHO, Jucineide L. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . INCLUIR: UMA PESQUISA-AÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DA WEB 2.0. Prática do Canto Coral: desafios na formação Humanística, v. 8, p. 47-49, 2015.

6.
OLIVEIRA, N. S.2015OLIVEIRA, N. S. ; BOMFIM, L. F. ; PAIVA, Valnice S. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; CARVALHO, Jucineide L. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; BARROS,O. S. . MEDIAÇÃO ESCOLAR, GRÊMIO ESTUDANTIL E TIC'S COMO TRÍADE PROPULSORA DO BEM ESTAR E DA JUSTIÇA SOCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS. Prática do Canto Coral: desafios na formação Humanística, v. 8, p. 50-54, 2015.

7.
BARROS,O. S.2015BARROS,O. S. ; BOMFIM, L. F. ; MIRANDA, A.T.P. ; PAIVA, Valnice S. ; CARVALHO, Jucineide L. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. . REMOSS - REDE DE MOBILIZADORES SOCIAIS SOTEROPOLITANOS PELA EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRUTURANTE NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO FAMILIA-ESCOLACOMUNIDADE. Prática do Canto Coral: desafios na formação Humanística, v. 8, p. 25-28, 2015.

8.
BOMFIM, L. F.2014BOMFIM, L. F.. A INCLUSÃO DE SURDOS EM TURMAS REGULARES NA ESCOLA ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE. Didática e Docência Lúdica, v. 3, p. 1-14, 2014.

9.
BOMFIM, L. F.2014BOMFIM, L. F.. LIMITES E PERSPECTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS.. Educação inclusiva uma Abordagem Multidisciplinar, v. IV, p. 1-10, 2014.

10.
BRITO, E. S. N.2014BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO COMO PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DOS DEBATES SOBRE A ESCOLA BILÍNGUE. Educação Inclusiva: uma abordagem multidisciplinar, v. 4, p. 1-11, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
BOMFIM, L. F.; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; CORREIA, P. C. H. . Educação inclusiva e/ou educação bilíngue: que escola os surdos desejam?. In: Barbara Coelho Neves ; Patricia Carla da Hora Correia. (Org.). As tecnologias e o contexto da educação inclusiva: problematizações em espaços educacionais. 1ed.Cidade Universitária: UFS, 2018, v. 1, p. 147-166.

2.
ANDRADE, Didima Maria de Mello ; BOMFIM, L. F. . As mudanças no processo formativo da Eja na contemporaneidade. In: Lúcia Gracia Ferreira, Rita de Cassia Souza Nascimento Ferraz. (Org.). Formação Docente : Identidade, Diversidade e saberes. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 147-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOMFIM, L. F.; OLIVEIRA, N. S. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello . O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO CATALISADOR NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO GRUPO DE PESQUISA TECINTED/UNEB. In: X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2016, São Cristovão- SE. Tecnologias, Mídias e Educação, 2016. v. 1. p. 1-12.

2.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. . PROPOSTAS EDUCACIONAIS PARA SURDOS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE. In: X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2016, São Cristovão-SE. Educação e Inclusão, 2016. v. 1. p. 1-12.

3.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. ; CORDEIRO, R. S. . EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS E OS DESAFIOS NO COTIDIANO EDUCACIONAL. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL E VI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: PERSPECTIVA PARA O SÉCULO XXI, 2016, Salvador. Seminário de Educação Bilíngue para Surdos, 2016. v. 1. p. 123-134.

4.
BOMFIM, L. F.. LIMITES E PERSPECTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS.. In: IV Congresso Baiano de Educação Inclusiva e II Simpósio Brasileiro de Educação Especial, 2014, Salvador. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR, 2014.

5.
BOMFIM, L. F.. A INCLUSÃO DE SURDOS EM TURMAS REGULARES NA ESCOLA ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE. In: III FÓRUM DE DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, 2014, Salvador. DIDÁTICA E DOCÊNCIA LÚDICA, 2014.

6.
BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO COMO PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DOS DEBATES SOBRE A ESCOLA BILÍNGUE. In: IV Congresso Baiano de Educação Inclusiva e II Simpósio Brasileiro de Educação Especial, 2014, Salvador. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, E. S. ; BOMFIM, L. F. . CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO DO SURDO EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: III (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação., 2014, Salvador, BA. Atos do currículo, Poiésis e Diferença, 2014.

2.
BOMFIM, L. F.; ROCHA, E. S. . CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE SURDO: INTERCULTURA E BILINGUISMO. In: III (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação., 2014, Salvador, BA. Atos do currículo, Poiésis e Diferença, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. . AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: EDUCAR PARA A DIVERSIDADE. In: III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: Diferenças e desigualdades no cotidiano escolar, 2017, Salvador. As políticas de inclusão e as propostas educacionais para a educação de surdos: educar para a diversidade. Salvador, 2017. p. 73-73.

2.
BESSA, G.E. ; BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. . SCHOOL INCLUSION IN THE INFORMATION SOCIETY: ADVANCES AND CHALLENGES IN THE ART OF EDUCATION. In: X WCCA -World Congress on Communication and Arts, 2017, Salvador. Communication and arts on time of technological innovation, 2017. p. 32-32.

3.
BOMFIM, L. F.; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; LEITE, Kátia Cristina N. ; CARVALHO, Jucineide L. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; PAIVA, Valnice S. . INCLUIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DA WEB 2.0. In: WCCA'2015 - VIII WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS, 2015, Salvador. Comunicação e Artes como elementos estruturantes ao Bem Estar e Justiça Social, 2015. v. 8. p. 27-27.

4.
CARVALHO, Jucineide L. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; PAIVA, Valnice S. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E POLOS DE APOIO AO ENSINO PRESENCIAL: DIFERENTES CONTEXTOS. In: WCCA'2015 -VIII WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS, 2015, Salvador. Comunicação e Artes como elementos estruturantes ao Bem Estar e Justiça Social, 2015. v. 8. p. 39-44.

5.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; CARVALHO, Jucineide L. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; LEITE, Kátia Cristina N. . AUTORIA DO PROFESSOR: UMA REALIDADE DA SOCIEDADE DIGITAL. In: WCCA'2015 - VIII WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS, 2015, Salvador. Comunicação e Artes como elementos estruturantes ao Bem Estar e Justiça Social, 2015. v. 8. p. 26-26.

6.
BARROS,O. S. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; CARVALHO, Jucineide L. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; PAIVA, Valnice S. . REMOSS - REDE DE MOBILIZADORES SOCIAIS SOTEROPOLITANOS PELA EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRUTURANTE NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO FAMILIA-ESCOLA COMUNIDADE. In: WCCA' 2015 - VIII WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS, 2015, Salvador. Comunicação e Artes como elementos estruturantes ao Bem Estar e Justiça Social, 2015. v. 8. p. 26-26.

7.
OLIVEIRA, N. S. ; BOMFIM, L. F. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; BARROS,O. S. ; PAIVA, Valnice S. ; CARVALHO, Jucineide L. . MEDIAÇÃO ESCOLAR, GRÊMIO ESTUDANTIL E TIC'S COMO TRÍADE PROPULSORA DO BEM ESTAR E DA JUSTIÇA SOCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS. In: VIII WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS - WCCA, 2015, Salvador. Comunicação e Artes como elementos estruturantes ao Bem Estar e Justiça Social, 2015. v. 8. p. 27-27.

8.
LEITE, Kátia Cristina N. ; BOMFIM, L. F. ; CARVALHO, Jucineide L. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; PAIVA, Valnice S. . ARTE E RECRIAÇÃO NA ESCOLA: O TRANSFORMAR E O TRANSFORMAR-SE EM DIREÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DO RESPEITO À DIVERSIDADE. In: WCCA'2015 -VIII WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS, 2015, Salvador. Comunicação e Artes como elementos estruturantes ao Bem Estar e Justiça Social, 2015. v. 8. p. 26-26.

9.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. . MOBILIZAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS BILÍNGUES. In: VIII SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER, 2014, JUAZEIRO. EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2014.

10.
LEITE, Kátia Cristina N. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. . DIREITO DO BRINCAR Á CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA DEMANDA PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO. In: VIII SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER, 2014, JUAZEIRO. EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
BOMFIM, L. F.; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; PORTELA, C. P. J. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . OS DILEMAS ENTRE ENSINAR E APRENDER PARA OS PROFESSORES QUE ENSINAM LÍNGUA PORTUGUESA COM L2 PARA SURDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BOMFIM, L. F.; BARROS,O. S. ; OLIVEIRA, N. S. . CURTE E COMPARTILHA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO EM REDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. . AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: EDUCAR PARA A DIVERSIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. ; CORDEIRO, R. S. . EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS E OS DESAFIOS NO COTIDIANO EDUCACIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; PAIVA, Valnice S. ; CARVALHO, Jucineide L. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello . INCLUIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DA WEB 2.0. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GOMES, M. D. S. O. ; BOMFIM, L. F. . APRENDENDO A APRENDER:UMA INTERVENÇÃO SOCIAL E COLETIVA EM FAVOR DOS JOVENS SEBASTIANENSES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BOMFIM, L. F.; OLIVEIRA, N. S. ; BESSA, G.E. . FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM CONTEXTO COMUNITÁRIO: PARTILHANDO SABERES E CONSTRUINDO PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BOMFIM, L. F.. SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BOMFIM, L. F.. O DIREITO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BOMFIM, L. F.; ROCHA, E. S. . CURRÍCULO, IDENTIDADE E CULTURA : PONTOS QUE SE ENTRECRUZAM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. ; BOMFIM, L. F. . DIREITO DO BRINCAR Á CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA DEMANDA PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. . MOBILIZAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS BILÍNGUES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
BOMFIM, L. F.. LIMITES E PERSPECTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO COMO PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DOS DEBATES SOBRE A ESCOLA BILÍNGUE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BOMFIM, L. F.. A INCLUSÃO DE SURDOS EM TURMAS REGULARES NA ESCOLA ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BOMFIM, L. F.; ROCHA, E. S. . CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE SURDO: INTERCULTURA E BILINGUISMO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. ; GOMES, M. D. S. O. . A INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO : CENSO E CONTRASSENSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. . Os dilemas entre ensinar e aprender para os professores que trabalham com alunos surdos na contemporaneidade.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BOMFIM, L. F.; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . Você Pode. 2017; Tema: Trabalhos acadêmicos. (Rede social).

2.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. . INCLUIR. 2014; Tema: Educação Especial/ Inclusiva. (Blog).

3.
BOMFIM, L. F.. Currículo, Projeto Pedagógico e Informação: pontos que se entrecruzam. 2014; Tema: Porta da Educação. (Site).

4.
BOMFIM, L. F.. Inclusão: O desafio do século XXI. 2014; Tema: Porta da Educação. (Site).

5.
BOMFIM, L. F.. Perspectivas Pedagógicas diante do paradigma da inclusão. 2014; Tema: Porta da Educação. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BOMFIM, L. F.. Eu, contando e fazendo histórias em São Francisco do Conde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - caderno pedagógico).

2.
BOMFIM, L. F.; BARROS,O. S. . TECNOLOGIAS APLICADAS Á DINAMIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: GOOGLE DOCS E A ESCRITA COLABORATIVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. . Criação de Livros de Histórias: Comunicando com Artes desde a Infância. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BOMFIM, L. F.; PAIVA, Valnice S. . Criação de livros de histórias: Comunicando com artes desde a infância. 2015. .

5.
BOMFIM, L. F.; OLIVEIRA, N. S. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello . Uso das tecnologias aplicadas à dinamização de trabalhos Acadêmicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
JESUS, C.M.A ; ROCHA, E. S. ; BOMFIM, L. F. . Módulo, Introdução ao Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BOMFIM, L. F.; SOARES, A. T. C.. Participação em banca de Shara Kaminsky Bernfeld de Castro. O LÚDICO E A EXPRESSÃO CORPORAL: A AUTONOMIA DA CRIANÇA COM AUTISMO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário de Maringá.

2.
BOMFIM, L. F.; SOARES, A. T. C.. Participação em banca de MAYARA ROSA LIMA DE SOUZA. O BILINGUISMO COMO FATOR IMPORTANTE NA INSERÇÃO DO SUJEITO SURDO NO ESPAÇO ESCOLAR E NA SOCIEDADE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário de Maringá.

3.
BOMFIM, L. F.; SOARES, A. T. C.. Participação em banca de JANEDE SANTANA PERUNA PASSOS. A IMPORTÂNCIA DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE E AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário de Maringá.

4.
BOMFIM, L. F.; SOARES, A. T. C.. Participação em banca de Eliane Santos Ataide. A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS ESCOLAS REGULARES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário de Maringá.

5.
BOMFIM, L. F.; SOARES, A. T. C.. Participação em banca de Viviane Silva Santana de Castro. OS DESAFIOS DOS PROFESSORES PARA PROPORCIONAR A INCLUSÃO NA S ESCOLAS PUBLICAS DE SAOLVADOR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário Cesumar.

6.
BOMFIM, L. F.; SOARES, A. T. C.. Participação em banca de Belinda Faouzat wehbe. O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário Cesumar.

7.
BOMFIM, L. F.; SOARES, A. T. C.; SANTANA, E. C.. Participação em banca de Cleide Regina Silva de Araújo. NEUROCIÊNCIA: REFLEXOES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário Cesumar.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Heloisa Lopes Silva de; BOMFIM, L. F.. Participação em banca de Catia Silene Paixão Alves.EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
BOMFIM, L. F.; SILVA, D. B.. Participação em banca de Carolina Ribeiro Rocha.ITINERÂNCIA E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista Brasileira.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENDIPE-XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.MOBILIZAÇÃO, FORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DO VOCÊ PODE: Um projeto para o empoderamento de estudantes de graduação. 2018. (Encontro).

2.
ENDIPE- XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Legado e porvir: possibilidades para a formação do educador na contemporaneidade. 2018. (Encontro).

3.
I Forinho Social Mundial. 2018. (Outra).

4.
Sinaleira Amarela. 2018. (Outra).

5.
WCCA 2018 -VIII Word Congress Communication and Arts. Os dilemas entre ensinar e aprender para os professores que trabalham com o ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos. 2018. (Congresso).

6.
I Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação.Os desafios de ensinar Língua Portuguesa como L2 para os professores de surdos na contemporaneidade. 2017. (Outra).

7.
III Colóquio docência e diversidade na educação básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar.As políticas de inclusão e as propostas educacionais para a educação de surdos: educar para a diversidade. 2017. (Outra).

8.
WCCA 2017 -World Congress on Communication and Arts. SCHOOL INCLUSION IN THE INFORMATION SOCIETY: ADVANCES AND CHALLENGES IN THE ART OF EDUCATION. 2017. (Congresso).

9.
EDUCON- X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO CATALISADOR NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO GRUPO DE PESQUISA TECINTED/UNEB. 2016. (Outra).

10.
I Congresso Internacional e VI Seminário de Educação Bilíngue Para Surdos: Perspectiva para o Século XXI,. Educação bilíngue para surdos e os desafios no cotidiano educacional. 2016. (Congresso).

11.
I Jornada TECINTED.Os dilemas entre ensinar e aprender para os professores que trabalham com alunos surdos na contemporaneidade.. 2016. (Outra).

12.
INTERTECH -2016 Conferencia Internacional em Educação em Engenharia e Tecnologia. 2016. (Congresso).

13.
SHEWC- Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança. 2016. (Congresso).

14.
WORD-CAFÉ: como estrategia para a proximações Teoricas -Epistemológicas da Pesquisa -Ação. 2016. (Outra).

15.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação.Uso da Tecnologia da informação e comunicação alterando a lógica comunicacional de construção de saberes na formação de pesquisadores.. 2015. (Simpósio).

16.
I Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias. 2015. (Outra).

17.
I Seminário de Metodologias Participativas: perspectiva e desafios da Pesquisa-ação e extensão em comunidadesrspectivas e desafios.FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM CONTEXTO COMUNITÁRIO: PARTILHANDO SABERES E CONSTRUINDO PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS. 2015. (Seminário).

18.
IV Colóquio Nacional de Educação, currículo e processos tecnológicos- CONECTE.Coordenador de comunicação oral. 2015. (Outra).

19.
WCCA 2015 -VIII Word Congress Communication and Arts. INCLUIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DA WEB 2.0. 2015. (Congresso).

20.
III Colóquio Nacional de educação, Curriculo e Processos Tecnológicos CONECTE. 2014. (Outra).

21.
III Encontro Internacional de estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE SURDO: INTERCULTURA E BILINGUISMO. 2014. (Encontro).

22.
III Fórum de Didática e Prática Pedagógica.A INCLUSÃO DE SURDOS EM TURMAS REGULARES NA ESCOLA ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE. 2014. (Outra).

23.
III Semináriode Cultura,Juventude e Participação Social.A INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO : CENSO E CONTRASSENSO. 2014. (Seminário).

24.
I Mesa-redonda : Estudos e Experiências sobre Libras.Curriculo, Identidade e Cultura: Pontos que se Entrecruzam na educação de Surdos.. 2014. (Outra).

25.
IV Congresso Baiano de Educação Inclusiva e II Simpósio Brasileiro de Educação. LIMITES E PERSPECTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS.. 2014. (Congresso).

26.
IV Seminario da Pesquisa, Pós graduação e Inovação.INCLUIR: REDE COLABORATIVA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. (Seminário).

27.
IV Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade. 2014. (Seminário).

28.
Roda da Diversidade: Inclusão, DIireito á Educação e Trajetórias.Semana de Ação Mundial direito a educação inclusiva. 2014. (Outra).

29.
VIII Siimpósio Nacional Estado e Poder : Educação, Políticas Públicas e Movimentos Sociais.MOBILIZAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS BILÍNGUES. 2014. (Simpósio).

30.
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação- Educação , Tecnologia e Formação do professor. 2014. (Congresso).

31.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste EPENN. 2014. (Encontro).

32.
Libras, Módulo Introdução ao Letramento.Introdução ao letramento. 2012. (Oficina).

33.
I Seminário de surdos: Um povo , duas línguas, qual escola?. 2011. (Seminário).

34.
II Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOULART, R. C. C. ; BOMFIM, L. F. ; PAIVA, Valnice S. . Sinaleira Amarela. 2018. (Outro).

2.
BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. ; PAIVA, Valnice S. ; BESSA, G.E. . WCCA 2017 -World Congress on Communication and Arts. 2017. (Congresso).

3.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; BARROS,O. S. ; OLIVEIRA, N. S. . INTERTECH -2016 Conferencia Internacional em Educação em Engenharia e Tecnologia. 2016. (Congresso).

4.
PAIVA, Valnice S. ; BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; CARVALHO, Jucineide L. . SHEWC- Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança. 2016. (Congresso).

5.
PAIVA, Valnice S. ; BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. . OFICINA PARA CRIATIVIDADE: CRIAÇÃO DE ESPAÇOS INTERATIVOS E DE MULTILINGUAGENS. 2016. (Outro).

6.
PAIVA, Valnice S. ; BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. . UNEB PARQUE 2016. 2016. (Outro).

7.

8.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; BRITO, E. S. N. . V CJPAS - seminário de Cultura, Juventude e Participação Social. 2016. (Outro).

9.
NASCIMENTO, A. D. ; BOMFIM, L. F. ; PAIVA, Valnice S. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; JESUS, C.M.A . IV CJPAS - Seminário de Cultura, Juventude e Participação Social. 2015. (Outro).

10.
BRITO, E. S. N. ; PAIVA, Valnice S. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. ; JESUS, C.M.A ; BOMFIM, L. F. . UNEB PARQUE 2015. 2015. (Outro).

11.
LIMA JUNIOR, A. S. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . IV Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. 2015. (Outro).

12.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . WCCA 2015- VIII Congresso Mundial de Comunicação e Artes. 2015. (Congresso).

13.
NASCIMENTO, A. D. ; PAIVA, Valnice S. ; BARROS,O. S. ; BOMFIM, L. F. . IV Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade: campesinato , culturas e educação. 2014. (Outro).

14.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . III CJPAS -Seminário de Cultura, Juventude e Participação Social. 2014. (Outro).

15.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . Formação Valorização dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais: Imagens para Imaginação e Ação UNEB Parque. 2014. (Outro).

16.
BOMFIM, L. F.; OLIVEIRA, N. S. ; LEITE, Kátia Cristina N. . Roda de Diversidade: Inclusão , Direito a educação e Trajetórias. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BOMFIM, L. F.; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; CORREIA, P. C. H. . Educação inclusiva e/ou educação bilíngue: que escola os surdos desejam?. In: Barbara Coelho Neves ; Patricia Carla da Hora Correia. (Org.). As tecnologias e o contexto da educação inclusiva: problematizações em espaços educacionais. 1ed.Cidade Universitária: UFS, 2018, v. 1, p. 147-166.


Apresentações de Trabalho
1.
BOMFIM, L. F.. O DIREITO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BOMFIM, L. F.; ROCHA, E. S. . CURRÍCULO, IDENTIDADE E CULTURA : PONTOS QUE SE ENTRECRUZAM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. ; BOMFIM, L. F. . DIREITO DO BRINCAR Á CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA DEMANDA PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. . MOBILIZAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS BILÍNGUES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
BOMFIM, L. F.. LIMITES E PERSPECTIVAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BRITO, E. S. N. ; BOMFIM, L. F. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO COMO PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DOS DEBATES SOBRE A ESCOLA BILÍNGUE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BOMFIM, L. F.. A INCLUSÃO DE SURDOS EM TURMAS REGULARES NA ESCOLA ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BOMFIM, L. F.; ROCHA, E. S. . CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE SURDO: INTERCULTURA E BILINGUISMO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. ; GOMES, M. D. S. O. . A INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO : CENSO E CONTRASSENSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GOMES, M. D. S. O. ; BOMFIM, L. F. . APRENDENDO A APRENDER:UMA INTERVENÇÃO SOCIAL E COLETIVA EM FAVOR DOS JOVENS SEBASTIANENSES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. ; CORDEIRO, R. S. . EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS E OS DESAFIOS NO COTIDIANO EDUCACIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BOMFIM, L. F.; ANDRADE, Didima Maria de Mello ; PORTELA, C. P. J. ; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . OS DILEMAS ENTRE ENSINAR E APRENDER PARA OS PROFESSORES QUE ENSINAM LÍNGUA PORTUGUESA COM L2 PARA SURDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BOMFIM, L. F.; BARROS,O. S. ; OLIVEIRA, N. S. . CURTE E COMPARTILHA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO EM REDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PAIVA, Valnice S. ; BOMFIM, L. F. . Criação de Livros de Histórias: Comunicando com Artes desde a Infância. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BOMFIM, L. F.; BARROS,O. S. . TECNOLOGIAS APLICADAS Á DINAMIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: GOOGLE DOCS E A ESCRITA COLABORATIVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BOMFIM, L. F.; OLIVEIRA, N. S. ; ANDRADE, Didima Maria de Mello . Uso das tecnologias aplicadas à dinamização de trabalhos Acadêmicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BOMFIM, L. F.. Eu, contando e fazendo histórias em São Francisco do Conde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - caderno pedagógico).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOMFIM, L. F.; BESSA, G.E. . Os dilemas entre ensinar e aprender para os professores que trabalham com alunos surdos na contemporaneidade.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BOMFIM, L. F.; OLIVEIRA, N. S. ; BARROS,O. S. . Você Pode. 2017; Tema: Trabalhos acadêmicos. (Rede social).

2.
BOMFIM, L. F.; LEITE, Kátia Cristina N. ; OLIVEIRA, N. S. . INCLUIR. 2014; Tema: Educação Especial/ Inclusiva. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:04:52