Luciana Cristina De Oliveira Azulai

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3954222598149272
  • Última atualização do currículo em 25/01/2019


Mestre em Antropologia com ênfase em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia - PPGA/UFPA, concluído em 2018. Graduada em Museologia (bacharelado) pela Universidade Federal do Pará- UFPA, em 2014. Possui experiências em trabalhos com mediação em museus, exposições e monitoria em eventos culturais e científicos. Atuou em projeto de pesquisa relacionado aos temas da Arte, Ciência e Arqueologia. Atuou no campo de pesquisas e trabalhos relacionados à Arqueologia Histórica como escavações arqueológicas e práticas laboratoriais com análise de materiais arqueológicos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GAHIA (Grupo de Arqueologia Histórica Amazônida), coordenado pelo prof. Dr. Diogo Costa; e GATA (Grupo de Antropologia do Turismo na Amazônia), coordenado pela profª. Drª. Renata de Godoy. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Cristina De Oliveira Azulai
Nome em citações bibliográficas
AZULAI, L. C. O.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: PERCEPÇÕES SOBRE CULTURA MATERIAL E SÍTIO HISTÓRICO URBANO NA CIDADE DE BELÉM-PA: O CASO DO MUSEU DA UFPA E SUA COLEÇÃO DE ARQUEOLOGIA URBANA,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Diogo Menezes Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arqueologia urbana; Museu da UFPA; Coleção; Cultura material; Patrimônio.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2011 - 2015
Graduação em Museologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MUSEOLOGIA E ARQUEOLOGIA: UMA PERSPECTIVA DE PRESERVAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PATRIMONIAL DO SÍTIO HISTÓRICO DO ENGENHO MURUTUCU.
Orientador: Diogo Menezes Costa.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Professor Antônio Gondim Lins, E.E.PROF., Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Minicurso Decreto 8.124/13: Plano Museológico. (Carga horária: 10h).
6º Fórum Nacional de Museus, 6º FNM, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Extensão III Caminhos da Arqueologia na UFPA: Pesquisas atuais e p. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso de Gestão e Documentação de Acervo. (Carga horária: 12h).
5º Fórum Nacional de Museus, FNM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Laboratório de Arqueologia do PPGA- UFPA, Carga horária: 252
Outras informações
Estágio curricular como cumprimento do regimento disciplinar do Curso de Museologia da UFPA. As principais atividades executadas no período de estágio foram: a higienização, numeração, e remontagem de material arqueológico; Identificação e seleção dos tipos de materiais que compõem a amostra arqueológica coletada no sítio (louças, vidros, e cerâmicas) para a constituição e pesquisa do acervo; Catalogação e análise do material arqueológico do sítio; seleção de material para compor coleção e planejamento para uma exposição museológica com o acervo histórico do Sítio arqueológico do Engenho do Murutucu; planejamento de atividades de educação patrimonial.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
ARQUEOLOGIA URBANA: UMA RELAÇÃO DO PASSADO E DO PRESENTE NO ACERVO ARQUEOLÓGICO DO MUSEU DA UFPA
Descrição: O projeto de pesquisa de mestrado intitulado "Arqueologia Urbana: uma relação do passado e do presente no acervo arqueológico do Museu da UFPA" teve como objeto de estudo o Museu da Universidade Federal do Pará- MUFPA e a Coleção de Arqueologia Urbana que se encontra sob a guarda desta instituição. O MUFPA encontra-se instalado no Palacete Augusto Montenegro, um Patrimônio histórico da cidade de Belém, datado do início do século XX, situado no bairro de Nazaré. O objetivo do projeto foi conhecer a própria história do local do Museu, dos grupos sociais que viveram no passado, e estabelecer possíveis diálogos entre as relações sociais existentes nesse espaço e a percepção das mudanças do contexto urbano e histórico da cidade de Belém. Além disso, buscou-se compreender a formação da coleção de Arqueologia urbana no Museu a partir da investigação e análise da cultura material que compõe a mesma.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luciana Cristina De Oliveira Azulai - Coordenador / Diogo Menezes Costa - Integrante.
2013 - 2014
ARQUEOLOGIA DOS SUBALTERNOS: PROJETO SÍTIO ESCOLA ENGENHO DO MURUTUCU
Descrição: o projeto de pesquisa teve como principal objetivo investigar a documentação secundária sobre o Engenho Murutucu, possibilitando a elaboração de um histórico sobre o mesmo bem como a sua divulgação. A metodologia partiu no primeiro momento, de levantamento sobre o histórico do sítio arqueológico das Ruínas do Engenho Murutucu, e também a análise de materiais coletados nas escavações ocorridas no sítio nos anos de 1986, 1996-1997 e 2000, tais materiais encontram-se sob a guarda do Museu Paraense Emílio Goeldi- MPEG, no laboratório de Arqueologia Histórica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luciana Cristina De Oliveira Azulai - Integrante / Diogo Menezes Costa - Coordenador / Fernando Luiz Tavares Marques - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
MEMÓRIA , CIÊNCIA E ARTE: NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DAS CERÂMICAS ARQUEOLÓGICAS NA MANUFATURA DE ICOARACI- MEMÓRIAS DA FAMÍLIA CARDOSO
Descrição: O projeto de extensão, promovido pelo programa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará, e vinculado ao Programa de Extensão Arte na Escola - Pólo Belém, consistiu em levantamento de dados sobre a relação entre Ciência e Arte através das narrativas da família Cardoso, um grupo familiar que possui um ateliê de cerâmica no distrito de Icoaraci. Esta atividade familiar se iniciou com o patriarca da família, o já falecido mestre Raimundo Cardoso (1930-2006), que era um apaixonado pelas cerâmicas arqueológicas encontradas na região do estado do Pará. Este fato que o levou a estudar a coleção arqueológica do Museu Paraense Emílio Goeldi, que o tornou um grande reprodutor de réplicas das mesmas.Além disso, o projeto utilizou os referenciais da memória, pesquisas de campo pela cidade de Belém, verificando as influências das cerâmicas arqueológicas em vários espaços da cidade. Neste sentido, atentando para a relevância da importância das atividades ceramistas da família Cardoso como um patrimônio vivo da região metropolitana de Belém, o projeto focou na produção e desenvolvimento de pesquisas, produção de artigos , apresentações de trabalho,visitas técnicas, a realização de entrevistas, produção de um material áudio visual em meio de multimídia (CD-ROM) e a realização de cursos de capacitação para professores e a comunidade de Icoaraci..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Luciana Cristina De Oliveira Azulai - Integrante / Diogo Jorge de Melo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, D. J.2012 MELO, D. J. ; MONÇÃO, V. M. ; SANTOS, M. G. ; AZULAI, L. C. O. . Descendentes dos marajoaras: empoderamento e identidade na cidade de Belém. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE), v. Nº 43, p. 191-210, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, D. J. ; MONÇÃO, V. M. ; SANTOS, M. G. ; AZULAI, L. C. O. . Descendentes dos Marajoaras: empoderamento e identidade na cidade de Belém. In: Ana María Rocchietti; Graciana Pérez Zavala; y Jovino Pizzi.. (Org.). Amazônia: desafios étnicos, ambientales e interculturales. Una mirada desde Sudamérica. 1ºed.Bueno Aires: Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Instituto Superior del Profesorado Dr. Joaquín V. González., 2014, v. , p. 61-76.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, D. J. ; MONÇÃO, V. M. ; AZULAI, L. C. O. ; SANTOS, M. G. . Antropofagia e Museofagia: desvelando relações interculturais. Documento de trabalho do 21º Encontro Regional. In: IV SIAM - Encontro Regional ICOFOM LAM 2012, 2012, Petrópolis- RJ. Termos e Conceitos da Museologia: Museu Inclusivo, Interculturalidade e Patrimônio Integral. Rio de Janeiro- RJ: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2012. p. 165-173.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AZULAI, L. C. O.; MELO, D. J. . Representações do passado no presente: as influências das culturas ceramistas Marajoara e Tapajônica em Belém-PA. In: XVI Jornada de Extensão da UFPA- 'Políticas Públicas e Desenvolvimento Local', 2013, Belém-PA. Livro dos Anais da XVI Jornada de Extensão da UFPA- Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Belém-PA: Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFPA, 2013. p. 129-133.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AZULAI, L. C. O.. Sítio Histórico do Engenho do Murutucu: pesquisas e perspectivas de produção de conhecimento em Belém-PA. In: 2º Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira- Regional Norte, 2014, Macapá- AP. Caderno de Resumos SAB Norte, 2014. p. 9.

Apresentações de Trabalho
1.
AZULAI, L. C. O.. Caminhos de Pesquisa: relações e perspectivas no campo interdisciplinar entre Arqueologia e Museologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AZULAI, L. C. O.. A Interação entre o Museu da UFPA, a Feira Cultural e o Público. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AZULAI, L. C. O.. Patrimônio Cultural, Arqueologia e Sociedade: o Museu da UFPA e sua Coleção de Arqueologia Urbana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
AZULAI, L. C. O.. Cultura Material, Museus e Sociedade: passado e presente na Coleção de Arqueologia Urbana do Museu da UFPA em Belém-PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AZULAI, L. C. O.. Do Jardim ao Museu: a coleção de Arqueologia Urbana do Museu da Universidade Federal do Pará- PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AZULAI, L. C. O.. Arqueologia Urbana: uma relação do passado e do presente no acervo arqueológico do Museu da UFPA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AZULAI, L. C. O.. Sítio Histórico do Engenho do Murutucu: pesquisas e perspectivas de produção de conhecimento em Belém-PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
AZULAI, L. C. O.. Arqueologia e Museologia: pensando os processos museológicos no sítio Histórico do Engenho do Murutucu.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MELO, D. J. ; AZULAI, L. C. O. ; SALES, T. S. N. ; SANTOS, M. G. . Corpos do Passado e suas representações: um ensaio sobre a cultura Marajoara e Tapajônica e a cidade de Belém, PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AZULAI, L. C. O.; MELO, D. J. . Representações do Passado no presente: as influências das culturas ceramistas marajoara e tapajônica em Belém- PA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
AZULAI, L. C. O.; SANTOS, M. G. . Memória, patrimônio e identidade: A Influência das Culturas arqueológicas na Cidade de Belém. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AZULAI, L. C. O.. O Engenho do Murutucu: um patrimônio histórico de Belém 2014 (Texto publicado no Site do Evento Sítio-escola Engenho do Murutucu).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AZULAI, L. C. O.. Caminhos Arqueológicos. 2013; Tema: Arqueologia na Amazônia. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Turma de Museologia. ; AZULAI, L. C. O. . Memórias de Gaveta: prostitutas entre objetos e falas. 2014 (Exposição Curricular).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Paisagens, dinâmicas e sensibilidades: pelo direito ao Centro Histórico de Belém. 2018. (Outra).

2.
Escrita e Normalização nos Textos Acadêmicos, realizado na biblioteca central da da UFPA. 2018. (Outra).

3.
Palestra: Patrimônio Cultural e Legislação. 2018. (Outra).

4.
Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Norte. 2018. (Seminário).

5.
Escavação do Sítio- Escola Engenho do Murutucu, realizada em Julho de 2016. Coordenação: Diogo M. Costa.Trabalho de campo. 2016. (Outra).

6.
Palestra "Intervenções em Centros Históricos: atribuição de valor estético ou afetivo?" proferida pela profª. Drª. Cybelle Miranda, no auditório do PPGA-UFPA.. 2016. (Outra).

7.
Escavação do Sítio-Escola Engenho do Murutucu, realizada no mês de Julho de 2015. Coordenação: Diogo M. Costa.Trabalho de campo. 2015. (Outra).

8.
Oficina de Digitalização de Documentos Históricos. Ministrada por José Imbiriba Neto no Laboratório de História da UFPA. 2015. (Oficina).

9.
6º Fórum Nacional de Museus. 2014. (Congresso).

10.
II Reunião da SAB Norte (Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira).Sítio Histórico do Engenho do Murutucu: pesquisas e perspectivas de produção de conhecimento em Belém-PA. 2014. (Simpósio).

11.
Oficina de Análise de Material Arqueológico do Engenho do Murutucu.Coordenada pelo prof. Dr. Diogo M. Costa do PPGA/IFCH/UFPA. 2014. (Oficina).

12.
Oficinas de Análise do Material Arqueológico do Engenho do Murutucu no Museu Paraense Emílio Goeldi.Ministrada pelo Prof. Dr. Diogo M. Costa do PPGA/IFCH/UFPA. 2014. (Oficina).

13.
Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES- UFPA, com carga horária de de 8 hrs. Ocorrido no Auditório Benedito Nunes. 2014. (Outra).

14.
III Primavera nos Museus do Curso de Museologia da Universidade Federal do Parál do. 2013. (Seminário).

15.
VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA.Corpos do Passado e suas representações: um ensaio sobre a cultura Marajoara e Tapajônica e a cidade de Belém, PA.. 2013. (Seminário).

16.
5º Fórum Nacional de Museus. 2012. (Congresso).

17.
IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitarios - IV EIEMC. 2012. (Encontro).

18.
V Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia- ENEMU.Memória, Patrimônio e Identidade: A Influência das Culturas Arqueológicas na Cidade de Belém. 2012. (Seminário).

19.
XIV Feira do Vestibular da UFPA. Evento ocorrido no período de 27 a 29 de junho, totalizando carga horária de 30 horas.. 2012. (Feira).

20.
Curso de Mediação Cultural para a Exposição Ver-o-Peso. Ministrado por Luzia Gomes e Alexandre da Silva.. 2011. (Outra).

21.
Encontro Científico- Cultural Museu e Memória, Paisagens na História. 2011. (Encontro).

22.
Memória e Ensino no Seminário Museu, Museologia e Mulheres da I Primavera nos Museus do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará. 2011. (Oficina).

23.
Seminário Museu, Museologia e Mulheres da I Primavera nos Museus do Curso de de Museologia da UFPA. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZULAI, L. C. O.; SIQUEIRA, A. . Oficina sobre a Memória Institucional do Museu da UFPA. 2017. (Outro).

2.
GODOY, Renata ; AZULAI, L. C. O. ; MOURA, C. F. S. ; COSTA, T. S. A. ; COSTA, L. ; JESUS, C. . V Caminhos da Arqueologia na UFPA: desvendando a Geoarqueologia. 2016. (Outro).

3.
Turma de Museologia. ; AZULAI, L. C. O. . Memórias de gaveta: prostitutas entre objetos e falas. 2014. (Exposição).

4.
COSTA, D. M. ; AZULAI, L. C. O. ; Estudantes e bolsistas da UFPA . Escavação no Sítio Histórico do Engenho do Murutucu. 2014. (Outro).

5.
COSTA, D. M. ; AZULAI, L. C. O. ; CAVALCANTE, D. A. ; PINA, A. D. V. ; SANTOS, S. F. . Colóquio de Arqueologia Histórica na Amazônia. 2014. (Outro).

6.
SIMONIAN, L. T. L. ; MELO, D. J. ; AZULAI, L. C. O. . Exposição de Fotografias Museus do Mundo e mais uma Obra de Arte.. 2012. (Exposição).

7.
AZULAI, L. C. O.. IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários - IV EIEMC. 2012. (Congresso).

8.
AZULAI, L. C. O.. Encontro Científico- Cultural Museu e Memória, Paisagens na História. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
AZULAI, L. C. O.. Caminhos Arqueológicos. 2013; Tema: Arqueologia na Amazônia. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:10:49