Mateus Emerson de Souza Miranda

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  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Bacharel em Letras/Inglês, com ênfase em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É também licenciado em Letras/Inglês pela mesma instituição. Durante a graduação, atuou como Teaching Assistant (TA) no Projeto de Educação Continuada de Professores de Língua Estrangeira (EDUCONLE), sob orientação da Profª. Drª. Deise Prina Dutra, trabalhando com Linguística de Corpus e metodologias de ensino de inglês. Foi integrante do projeto COBAI (Corpus Oral Brasileiro de Aprendizes de Inglês), realizando estudo de critérios transcritórios, sendo orientado pela Profª. Drª. Heliana Ribeiro de Mello. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica (IC), financiado pela FAPEMIG, também sob orientação da Profª. Drª. Heliana Ribeiro de Mello. Atualmente desenvolve materias didáticos de língua inglesa para o Centro de Extensão (CENEX) da Faculdade de Letras da UFMG, sob a orientação da Profª. Drª. Ana Adorno Oliveira. Atua como Supervisor Avaliação e na parte administrativa do CENEX. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Sociolinguística e Linguística de Corpus, atuando com pesquisas e estudos de língua baseados em corpora. Atualmente presta serviços de ensino e consultoria na área de língua inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mateus Emerson de Souza Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, M. E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais.
Avenida Presidente Antônio Carlos
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Graduação em Letras - Licenciatura.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em California State University, Fullerton (Orientador: Dr. Janet Eyring).
Título: Near-synonyms in learner essays: an analysis based on corpora.
Orientador: Deise Prina Dutra.




Formação Complementar


2018 - 2018
Corpus Linguistics Summer School: Language learning, teaching and testing. (Carga horária: 25h).
Lancaster University, LANCASTER, Inglaterra.
2017 - 2017
SMRT English Workshop. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Critérios de Segmentação da Fala. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Linguistas e computadores: programação em Python. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Online corpora: resources for language description. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Understanding Language: Learning and Teaching. (Carga horária: 12h).
University of Southampton, SOUTHAMPTON, Inglaterra.
2014 - 2014
Exploring English: Language and Culture. (Carga horária: 12h).
British Council, Inglaterra.
2014 - 2014
Linguística Cognitiva. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Corpus Linguistics: Method,Analysis,Interpretation. (Carga horária: 24h).
Lancaster University, LANCASTER, Inglaterra.
2014 - 2014
Teaching English to Speakers of Other Languages. (Carga horária: 45h).
California State University, Fullerton, CSUF, Estados Unidos.
2013 - 2014
Intercâmbio Acadêmico.
California State University, Fullerton, CSUF, Estados Unidos.
2013 - 2013
Fonética Acústica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Workshop on Corpus Linguistics & Language Teaching. (Carga horária: 8h).
UNICSUL e PUC-SP, UNICSUL E PUC-SP, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento para aplicadores dos Testes TOEFL ITP. (Carga horária: 10h).
Mastertest - Certificação Internacional, MASTERTEST, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao R - Módulo A. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Programação em R aplicada a corpora. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Teachers' Training. (Carga horária: 20h).
Wise Up - Inglês Inteligente, WU, Brasil.
2009 - 2010
Língua Espanhola. (Carga horária: 150h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
2001 - 2009
Língua Inglesa. (Carga horária: 840h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente administrativo do Centro de Extensão (CENEX) da Faculdade de Letras.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Centro de Estudos Africanos da UFMG (CEA), Carga horária: 5
Outras informações
Projeto de preservação de um remanescente africano em Minas Gerais desenvolvido sob a supervisão da Profª. Drª. Sônia Maria de Melo Queiroz.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisão Avaliação, Carga horária: 10
Outras informações
Orientar os professores do CENEX na elaboração das provas dos cursos de lingua inglesa. Revisão e postagem das provas na plataforma de avaliação.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Inglesa no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (CENEX/FALE)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsa Arquivo (B.A.), Carga horária: 5
Outras informações
Correção de testes de nivelamento e substituição de professores.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação Científica sob orientação da Profª Drª Heliana Ribeiro de Mello (Bolsista FAPEMIG).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Teaching Assistant, Carga horária: 10
Outras informações
Teaching Assistant (TA) do Projeto de Educação Continuada para Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5
Outras informações
Monitor do Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem - LEEL, sob orientação do Prof Dr Tommaso Raso.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Teaching Assistant, Carga horária: 20
Outras informações
Teaching Assistant (TA) do Projeto de Educação Continuada para Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE).

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Língua Inglesa no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (CENEX/FALE)

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Básico Inicial III
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Departamento de Lingüística.

Linhas de pesquisa
Estudos da Língua em Uso
08/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Básico Inicial II
Inglês: Básico Inicial III
Inglês: Intermediário Superior I
Inglês: Pré-Intermediario II
2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

08/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Pré-Intermediario II
03/2016 - 06/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Pré-Intermediario I
Inglês: Pré-Intermediario II
02/2016 - 03/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Pré-Intermediario II (Summer Course)
08/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Básico Inicial II
Inglês: Pré-Intermediario II
03/2015 - 05/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Básico Inicial II
Inglês: Básico Inicial III
01/2015 - 01/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Básico Inicial I (Summer Course)
2012 - 2013
Ensino, EDUCONLE, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulos de Linguística: Introdução à Linguística de Corpus, sob orientação da Profª Drª Deise Prina Dutra
2012 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Básico Inicial III
Inglês: Pré-Intermediario I

Escola Livre de Idiomas, ELI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador dos cursos de Inglês, através da ELI, para os projetos sociais na cidade de Contagem: Projeto Preparando o Futuro (Jovens), Projeto Socialização (Crianças), Inglês para Todos (Comunidade em Geral).

Atividades

2017 - Atual
Treinamentos ministrados , Escola Livre de Idiomas, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de Professores
2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
English - Kids 2
English - Intermediate 3
English - Superior 1
English - TOEFL Preparation

Achieve Languages - Oxford University Press, AL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 15

Atividades

02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Business English
Inglês: Expert 2
Inglês: Expert 3
Inglês: Master 1
08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Expert 2
Inglês: Expert 3
Inglês: Expert 4
Inglês: Teens 2
Preparation Course for the TOEFL iBT Exam

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Inglês no projeto do Governo Federal - PRONATEC

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Inglês no projeto do Governo Federal - PRONATEC

Atividades

2014 - 2014
Ensino, PRONATEC, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês - Intermediário
2012 - 2012
Ensino, PRONATEC, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês Aplicado a Serviços Turísticos - Básico
Inglês Aplicado a Serviços Turísticos - Intermediário

Wise Up - Inglês Inteligente, WU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 13

Atividades

2011 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês: Avançado I
Inglês: Básico I, II, III
Inglês: Básico INTRO
Inglês: CAL - Classes for Advanced Learners I
Inglês: Intermediário I, II, III

Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
2.
Estudos linguísticos baseados em corpora

Objetivo: Estudo probabilístico da linguagem via análise de grandes quantidades de dados naturais organizados em corpora. Compilação de corpora de natureza diversa. Análise sintática..
3.
Estudos da Língua em Uso


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Produção de Materiais para Ensino de Inglês: gramática discursiva e ensino de leitura e escrita
Descrição: O objetivo geral deste projeto é duplo: (a) construir um repositório digital/impresso de tarefas de língua e de literatura destinadas ao ensino de Inglês no Centro de Extensão (CENEX) da Faculdade de Letras da UFMG; (b) produzir e consolidar um espaço de formação em serviço para o aluno de Letras da FALE UFMG, que terá a oportunidade de desenvolver materiais didáticos, implementá-los e avaliá-los, de modo teoricamente informado e com a orientação de professores/pesquisadores da área de língua e de literatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mateus Emerson de Souza Miranda - Integrante / Ana Larissa Adorno Marciotto - Coordenador / Carlos Guedes Pinto Júnior - Integrante / Bárbara Malveira Orfanó - Integrante.
2015 - Atual
Um patrimônio imaterial: a preservação da Língua do Negro da Costa
Descrição: A Língua do Negro da Costa ou língua da Tabatinga é constituída fundamentalmente de léxico africano, provindo de línguas do grupo banto e da gramática portuguesa (QUEIROZ, 1998, p. 78). Entretanto, a situação de rápido desaparecimento dessas línguas demonstra a necessidade de desenvolver práticas para sua manutenção (SIMÕES, 2014). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção, visando estimular, através de Projetos, a aprendizagem de termos que compõem a língua. Desse modo, será possível preservar a identidade cultural das futuras gerações, uma vez que o uso da língua entre seus falantes permite de modo particular e peculiar uma percepção de mundo e seu entorno. Os resultados iniciais foram apresentados no VI SIALA Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas e IV Jornada do Centro de Estudos Africanos da UFMG, na mesa de comunicação 'Estudos sobre línguas bantu e kwa em Moçambique e Benin e falares bantu no Brasil'..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Análises fonéticas de aspetos da fala espontânea documentada através de corpora
Descrição: O projeto reúne um grande número de pesquisadores de diferentes sedes, coordenadas pela UFMG, e se insere dentro de um grande projeto (C-ORAL-BRASIL) ativo e extremamente produtivo desde 2007. Nesse sub-projeto os objetivos principais são: a) utilizar o corpus C-ORAL-BRASIL informal (Raso; Mello, 2012) e C-ORAL-ROM (Cresti; Moneglia, 2005) para (i) estudar os aspectos fonéticos das unidades dialógicas; (ii) estudar os aspectos semântico-cognitivos das diferentes formas da unidade informacional de tópico; (iii) começar o estudo dos aspectos fonéticos e pragmáticos das ilocuções em fala espontânea; (iv) aprofundar o estudo do ritmo da fala espontânea em PB e italiano; b) terminar duas das três partes das quais se compõe o C-ORAL-BRASIL formal (contexto natural e gravações telefônicas); c) tornar comparáveis com os corpora C-ORAL, quanto a 12 textos para cada corpus, dois corpora de fala espontânea do inglês americano e do inglês britânico. Além disso, é prevista a conclusão de uma infa-estrutura que permita a fruição online do corpus C-ORAL-BRASIL e a sua análise nos diferentes níveis cruzados: sócio-linguístico, ilocucionário, informacional e léxico-morfossintático. Por fim, a participação de um estatístico ao projeto permite a validação dos diferentes estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Mateus Emerson de Souza Miranda - Integrante / Heliana Ribeiro de Mello - Integrante / Tommaso Raso - Coordenador / Maryualê Malvessi Mittmann - Integrante / Emanuela Cresti - Integrante / Massimo Moneglia - Integrante / Frederico Amorim - Integrante / Luis Felipe Lima e Silva - Integrante / Crysna Bomjardim - Integrante / Priscila Osório Côrtes - Integrante / Diego Moraes Malachias Silva Santos - Integrante.
2013 - 2014
Pacotes lexicais na escrita de aprendizes brasileiros de inglês: um estudo baseado em corpus
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado "A interlíngua de estudantes brasileiros: uma análise léxico-gramatical em corpora de aprendizes" tem como objetivo geral descrever a interlíngua de alunos universitários brasileiros evidenciada em sua produção escrita e oral. Com o crescimento da internacionalização no sistema de ensino superior brasileiro muitas são as pressões para que a comunidade acadêmica fique cada vez mais proficiente em língua inglesa e, assim, possa participar ativamente de eventos, publicações e interações com parceiros de diversos países. Através da compilação de corpora de aprendizes em disciplinas e cursos oferecidos na UFMG, esse projeto descreverá aspectos linguísticos da produção desses alunos. Como a área é carente de descrições criteriosas da interlíngua do público em foco, esperamos contribuir para a melhoria do ensino de inglês no contexto universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
LINDSEI-BR (COBAI - Corpus Oral Brasileiro de Aprendizes de Inglês - Fase I)
Descrição: Este projeto propõe-se a compilação de um corpus oral de intelíngua de aprendizes brasileiros de língua inglesa. Sua fase inicial compilará 50 gravações de 15 minutos cada, incorporando uma narrativa, uma entrevista e uma descrição. A fase inicial do COBAI será incorporado ao projeto internacional LINDSEI (Louvain International Database of Spoken English Interlanguage) , com base na Universidade de Louvain, Bélgica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mateus Emerson de Souza Miranda - Integrante / Heliana Ribeiro de Mello - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras
Descrição: O Programa "Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras" tem como proposta integrar projetos de extensão que visem também o ensino e a pesquisa e cujo foco seja a formação de professores de línguas estrangeiras, tanto no nível inicial quanto continuado. O Programa reconhece as necessidades da área da educação em línguas estrangeiras e propõe ações efetivas que têm impacto na sociedade através da melhoria da qualificação de professores das redes públicas municipal e estadual e privada, conseqüentemente, na melhor educação que os alunos dessas escolas passam a receber. O Programa engloba os projetos: Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE), coordenado por Deise Prina Dutra, e ARADO, coordenador por Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva - até 2010. A partir de 2011 o programa conta com três projetos: Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (coordenado por Deise P. Dutra e Heliana Mello), UFMG vai à sala de aula de inglês (coordenado por Ana Larissa A. M. Oliveira) e ContinuAÇÃO Colaborativa (Coordenado por Maralice S. Neves)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Mateus Emerson de Souza Miranda - Integrante / Deise Prina Dutra - Coordenador / Heliana Ribeiro de Mello - Integrante / Victor Hugo Medina Soares - Integrante / Carla Demicheli - Integrante.
2012 - 2013
Projeto Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE)
Descrição: Curso de atualização para professores de inglês e espanhol da rede pública de ensino. O projeto é a priori um projeto de extensão, mas envolve pesquisa e ensino. Em 2002 o projeto recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do CENEX-FALE. Em 2003 o Projeto passou a fazer parte do Programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras (coordenação geral de Deise Prina Dutra) que engloba, também, os projetos ARADO (Agir, Refletir, Doar), coordenado pela professora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva e o Projeto ESCOLEX (Estágio Colaborativo através da Extensão: Formação Inicial e Continuada como Ações Interdependentes, coordenado pela professora Heliana Mello..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Mateus Emerson de Souza Miranda - Integrante / Deise Prina Dutra - Coordenador / Heliana Ribeiro de Mello - Integrante / Victor Hugo Medina Soares - Integrante / Carla Demicheli - Integrante.
2012 - 2012
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC Inglês)
Descrição: O Pronatec Copa é um programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação e tem como principal objetivo capacitar trabalhadores para atender com qualidade e competência os turistas que visitam o país. Atendendo às metas do programa, o público dos cursos são os profissionais que trabalham com turismo e também aqueles que pretendem se profissionalizar no setor. O objetivo do programa é preparar os interessados para a comunicação em língua inglesa nas variadas situações exigidas por essa área de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística de Corpus.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Africana.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2015
TOEFL IBT Certificate of Proficiency in English, ETS.
2014
TOEFL ITP - Test of English as a Foreign Language, ETS.
2013
Relevância Acadêmica na XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, M. E. S.2017MIRANDA, M. E. S.. Corpus Linguistics as a tool for language teachers. CRÁTILO: REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, v. 10, p. 87-96, 2017.

2.
MIRANDA, M. E. S.2017MIRANDA, M. E. S.. Teaching with technology: the virtual classroom experience. Interfacis, v. 3, p. 124-129, 2017.

3.
MIRANDA, M. E. S.2017 MIRANDA, M. E. S.. Evaluating Communicative Language by Using Creative Dialogues. Forum, v. 55, p. 32-35, 2017.

4.
MIRANDA, M. E. S.2016MIRANDA, M. E. S.. A Perspective on the Study of Age and Second Language Acquisition. Crátilo (Patos de Minas), v. 9, p. 89-92, 2016.

5.
MIRANDA, M. E. S.2016MIRANDA, M. E. S.. 'DOUBT or QUESTION?' How Corpus Linguistics Can Help Solve This Issue. MOSAICO (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO), v. 15, p. 437-466, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, M. E. S.. O contexto atual e o processo de revitalização de um remanescente de língua africana em Minas Gerais. In: II Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária, 2017, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2017. v. 2. p. 1058-1058.

2.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Produção de Materiais para a Sala de Aula de Língua Inglesa: Gramática Discursiva e Ensino de Leitura e Escrita. In: XIV Semana de Letras da UFOP e I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2016, Ouro Preto. Caderno de Resumos e Programação, 2016. p. 225-225.

3.
MIRANDA, M. E. S.; MENDES, B. P. . Planejamento de aula: uma ação efetiva na prática docente. In: I Seminário Interinsticional de Extensão em Formação de Professores: a Integração entre a Formação Inicial e Continuada, 2014, Belo Horizonte. Caderno de Programação e Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. 1. p. 48-49.

4.
MIRANDA, M. E. S.. A formação inicial e continuada de professores de inglês: um contato colaborativo. In: I Seminário Interinsticional de Extensão em Formação de Professores: a Integração entre a Formação Inicial e Continuada, 2014, Belo Horizonte. Caderno de Programação e Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. 1. p. 30-31.

5.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. . Formação Continuada de Professores de Inglês: Considerações sobre a importância do desenvolvimento linguístico. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. X CBLA Caderno de Resumos. Rio de Janeiro, 2013. v. 1. p. 222-222.

6.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. . Parceria da Educação Continuada e a Inicial: Ensino e Aprendizagem. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. X CBLA Caderno de Resumos. Rio de Janeiro, 2013. p. 77-77.

7.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. . 'DOUBT or QUESTION?' How Corpus Linguistics can help solve this issue. In: 19º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada e 5º SIL ? Seminário Internacional de Linguística, 2013, São Paulo. InPLA-SIL 2013 - Anais do Congresso -. São Paulo, 2013. v. 1. p. 580-580.

8.
MIRANDA, M. E. S.; MELLO, Heliana . Investigating transcription challenges in an English learner spoken corpus: LINDSEI-BR. In: 19º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada e 5º SIL ? Seminário Internacional de Linguística, 2013, São Paulo. InPLA-SIL 2013 - Anais do Congresso -. São Paulo, 2013. v. 1. p. 581-581.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, M. E. S.. O contexto atual e o processo de revitalização de um remanescente de língua africana em Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MIRANDA, M. E. S.. Brasil monolíngue? Um exemplo de contato linguístico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MIRANDA, M. E. S.. Tipura aí: a preservação de um léxico de base africana em Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; ROSSINI, R. . Materials for Grammar Teaching. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. . Produção de materiais para o ensino de língua inglesa: teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MIRANDA, M. E. S.. Palavras quase-sinônimas em redações de aprendizes: uma análise baseada em corpora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MIRANDA, M. E. S.. A Linguística de Corpus como ferramenta para professores de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Produção de Materiais para a Sala de Aula de Língua Inglesa: Gramática Discursiva e Ensino de Leitura e Escrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MIRANDA, M. E. S.. A língua da Tabatinga: ontem e hoje. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MIRANDA, M. E. S.. Collaborative learning through web tools. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. ; MOISES, L. ; SARAMAGO, M. E. ; FORCATHO, F. . Tales and TV Series in the Classroom. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MIRANDA, M. E. S.. African American: Language and Identity. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MIRANDA, M. E. S.; BADIE, G. T. . Picturing Vocabulary Words: Utilizing Socrative Application as a Way of Integrating Vocabulary in the Classroom. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MIRANDA, M. E. S.. Colocações problemáticas para aprendizes brasileiros de inglês: uma análise baseada em corpus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MIRANDA, M. E. S.; SARAMAGO, M. E. ; FERREIRA, J. R. . Using Corpora in Language Teaching. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MIRANDA, M. E. S.. A formação inicial e continuada de professores de inglês: um contato colaborativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MIRANDA, M. E. S.; MENDES, B. P. . Planejamento de aula: uma ação efetiva na prática docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MIRANDA, M. E. S.. Qualificação Linguística de Professores em um Projeto de Educação Continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MIRANDA, M. E. S.; FONTOURA, B. R. ; OLIVEIRA, I. S. ; MENDES, B. P. . Projeto EDUCONLE: alunos em (trans)formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MIRANDA, M. E. S.; FONTOURA, B. R. ; OLIVEIRA, I. S. ; MENDES, B. P. . O Processo de Aperfeiçoamento Linguístico em um Projeto de Educação Continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MIRANDA, M. E. S.. O processo de transcrição da fala em um corpus de interlíngua de aprendizes de L2. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. . Formação Continuada de Professores de Inglês: Considerações sobre a importância do desenvolvimento linguístico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. . Parceria da Educação Continuada e a Inicial: Ensino e Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. . 'DOUBT or QUESTION?' Como a Linguística de Corpus pode resolver essa questão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MIRANDA, M. E. S.; MELLO, Heliana . Investigando os desafios transcritórios de um corpus oral de aprendizes de inglês: LINDSEI-BR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MIRANDA, M. E. S.; OLIVEIRA, I. S. ; MENDES, B. P. . Planejando a aula de inglês: como os professores unem teoria à prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MIRANDA, M. E. S.; MENDES, B. P. ; OLIVEIRA, I. S. . Formação de Professores: ensino e ações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MIRANDA, M. E. S.. Desafios transcritórios em um corpus de interlíngua - o caso do LINDSEI-BR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MIRANDA, M. E. S.; MONTEIRO, FLÁVIA. R. . Língua Inglesa e o Projeto Vídeos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MIRANDA, M. E. S.; FONTOURA, B. R. ; GERMAN, R. V. ; DEMICHELI, C. ; SOARES, Victor ; BARBOSA, I. C. . Professores de Língua Estrangeira em Contínua Formação: Foco na Qualificação Linguística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. ; MELLO, Heliana ; SARTORI, A. T. ; ARAUJO, Adriana Garcia . Dez anos do EDUCONLE: educação continuada e formação inicial de professores de Inglês da FALE/UFMG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MIRANDA, M. E. S.. As contribuições do EDUCONLE na formação inicial do professor de Inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, M. E. S.. Resenha do livro: Introdução à Linguística Africana. Fortaleza: Revista Entrepalavras, 2017 (Resenha).

2.
MIRANDA, M. E. S.. Da infância à melhor idade: os benefícios de estudar uma língua estrangeira. Belo Horizonte: Em Foco Mídia, 2017 (Entrevista).

3.
MIRANDA, M. E. S.. Near-synonyms in learner essays: an analysis based on corpora 2015 (Monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MIRANDA, M. E. S.. Consultoria de Materiais Didáticos de Inglês para o Centro de Extensão da Faculdade de Letras (CENEX) da UFMG. 2016.

2.
MIRANDA, M. E. S.. Revisão de Provas para Processos Seletivos - Língua Inglesa. 2016.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
MIRANDA, M. E. S.; QUEIROZ, S. M. M. . Falares Afrobrasileiros. 2017. (Site).

2.
MIRANDA, M. E. S.; SILVA, J. V. . Método Comunicativo de Ensino. 2017; Tema: Metodologias de Ensino. (Blog).

3.
MIRANDA, M. E. S.; SILVA, J. V. . Por que estudar idiomas?. 2017; Tema: Ensino de Idiomas. (Blog).

4.
MIRANDA, M. E. S.; TEIXEIRA, J. M. M. F. ; SILVA, J. V. . Escola Livre de Idiomas. 2016. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. ; MARCIOTTO, A. L. A. ; ORFANO, B. M. . CENEX Test Preparation and Editing. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A. ; GUEDES, C. ; ORFANO, B. M. . CENEX Test Preparation and Editing. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A. ; GUEDES, C. . CENEX Test Preparation. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A. ; ORFANO, B. M. . CENEX Test Preparation. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MIRANDA, M. E. S.. This is Not a Portfolio. 1ª Edição. 2017. (Revisão de tradução/Revista).

6.
MIRANDA, M. E. S.. Projeto Breves Bandeiras. 2017. (Revisão de tradução/Revista).

7.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; ROSSINI, R. . Materials for Grammar Teaching. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A. ; GUEDES, C. . CENEX Test Preparation I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A. ; GUEDES, C. . CENEX Test Preparation II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A. ; ORFANO, B. M. ; GUEDES, C. P. J. . Test Preparation/Editing. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MIRANDA, M. E. S.; ORFANO, B. M. ; GUEDES, C. . Test Preparation/Editing. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A. ; ORFANO, B. M. ; GUEDES, C. . Test Preparation Guidelines. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas V. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

14.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas VI. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

15.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas VII. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

16.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas VIII. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

17.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

18.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

19.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas III. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

20.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; MARCIOTTO, A. L. A. . Ensino Baseado em Tarefas IV. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

21.
MIRANDA, M. E. S.. O processo de transcrição da fala do Corpus Oral Brasileiro de Aprendizes de Inglês - COBAI. 2014. (Relatório de pesquisa).

22.
MIRANDA, M. E. S.. Exploring Online Corpora. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
MIRANDA, M. E. S.. An Introduction to Corpus Linguistics. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MIRANDA, M. E. S.; SANTANA, G. S. . A língua da Tabatinga: ontem e hoje. 2016. Filme.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MIRANDA, M. E. S.; TENUTA, A. M.. Banca de seleção de Professores de Língua Inglesa para o CENEx-FALE/UFMG. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MIRANDA, M. E. S.; CARNEIRO, M. M.. Banca de seleção de Professores de Leitura e Compreensão de textos em Inglês do CENEx-FALE/UFMG.. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MIRANDA, M. E. S.; REIS, V. S.; MATTOS, A. M. A.. Banca de seleção de Professores de Língua Inglesa para o CENEx-FALE/UFMG. 2017.

4.
MIRANDA, M. E. S.; FALEIRO, A. P.. Banca de Seleção de Candidatos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A.; ANDRADE, W.. Banca para a seleção de Auxiliar Administrativo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A.; ANDRADE, W.. Banca para a seleção de Auxiliar Acadêmico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A.; ANDRADE, W.. Banca para a seleção de Professor de Inglês do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MIRANDA, M. E. S.; MARCIOTTO, A. L. A.. Banca para a seleção de Professor de Inglês do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Summer school in Corpus linguistics for language learning, teaching and testing. 2018. (Outra).

2.
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A produção da invisibilidade linguística. 2017. (Congresso).

3.
II Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária. O contexto atual e o processo de revitalização de um remanescente de língua africana em Minas Gerais. 2017. (Congresso).

4.
III Encontro sobre a diversidade linguística em Minas Gerais (III DIVERMINAS).Tipura aí: a preservação de um léxico de base africana em Minas Gerais. 2017. (Encontro).

5.
Semana da Letras 2017 UFMG.Brasil monolíngue? Um exemplo de contato linguístico. 2017. (Outra).

6.
I Jornada de Português para Estrangeiros em Regime Especial de Permanência no Brasil. 2016. (Outra).

7.
Jornada de Língua Inglesa.Materials for Grammar Teaching. 2016. (Outra).

8.
VII Semana da Letras da UFMG.A Linguística de Corpus como ferramenta para professores de línguas. 2016. (Outra).

9.
VII Semana da Letras da UFMG.Produção de materiais para o ensino de língua inglesa: teoria e prática. 2016. (Outra).

10.
VII Semana da Letras da UFMG.Palavras quase-sinônimas em redações de aprendizes: uma análise baseada em corpora. 2016. (Outra).

11.
VI SIALA Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas e IV Jornada do Centro de Estudos Africanos da UFMG.A língua da Tabatinga: ontem e hoje. 2016. (Seminário).

12.
Workshop Semântica e Interfaces. 2016. (Outra).

13.
XIV Semana de Letras da UFOP e I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Produção de Materiais para a Sala de Aula de Língua Inglesa: Gramática Discursiva e Ensino de Leitura e Escrita. 2016. (Congresso).

14.
CENEX-FALE/UFMG Workshop: Literature and English Teaching.Tales and TV Series in the Classroom. 2015. (Outra).

15.
CENEX-FALE/UFMG Workshop: Online Teaching Tools.Picturing Vocabulary Words: Utilizing Socrative Application as a Way of Integrating Vocabulary in the Classroom. 2015. (Outra).

16.
IX LABLITA and IV LEEL International Workshop: Units of Reference for Spontaneous Speech and their correlations across Languages. 2015. (Congresso).

17.
V Seminário do CENEX-FALE/UFMG.Collaborative learning through web tools. 2015. (Seminário).

18.
Workshop - Literature and English Teaching. 2015. (Outra).

19.
XII Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE UFMG. 2015. (Seminário).

20.
23rd Annual California State University Linguistics Symposium. 2014. (Simpósio).

21.
8th Annual California State University Conference on Literature, Culture and Languages. 2014. (Outra).

22.
Encontro Regional Pedagógico Achieve Languages: Plan and Act. 2014. (Encontro).

23.
I Seminário Interinstitucional de Extensão em Formação de Professores: a Integração entre a Formação Inicial e Continuada.A formação inicial e continuada de professores de inglês: um contato colaborativo. 2014. (Seminário).

24.
I Seminário Interinstitucional de Extensão em Formação de Professores: a Integração entre a Formação Inicial e Continuada.Planejamento de aula: uma ação efetiva na prática docente. 2014. (Seminário).

25.
IV Seminário sobre Atividades Comunicativas do CENEX FALE UFMG.Using Corpora in Language Teaching. 2014. (Seminário).

26.
V Semana da Letras - UFMG.Colocações problemáticas para aprendizes brasileiros de inglês: uma análise baseada em corpus. 2014. (Outra).

27.
Workshop - Linguística Cognitiva. 2014. (Outra).

28.
InPLA-SIL - 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º Seminário Internacional de Linguística. "DOUBT or QUESTION?" Como a Linguística de Corpus pode resolver essa questão. 2013. (Congresso).

29.
InPLA-SIL - 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º Seminário Internacional de Linguística. Investigando os desafios transcritórios de um corpus oral de aprendizes de inglês: LINDSEI-BR. 2013. (Congresso).

30.
I Seminário de Tratamento de Corpus. 2013. (Seminário).

31.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (IV CLAFPL). Qualificação Linguística de Professores em um Projeto de Educação Continuada. 2013. (Congresso).

32.
IV Semana da Letras - UFMG.Projeto EDUCONLE: alunos em (trans)formação. 2013. (Outra).

33.
IV Semana da Letras - UFMG.O processo de transcrição da fala em um corpus de interlíngua de aprendizes de L2. 2013. (Outra).

34.
IV Semana da Letras - UFMG.O Processo de Aperfeiçoamento Linguístico em um Projeto de Educação Continuada. 2013. (Outra).

35.
Seminário Letramentos Acadêmicos - Novas Abordagens. 2013. (Seminário).

36.
X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (X CBLA). Parceria da Educação Continuada e a Inicial: Ensino e Aprendizagem. 2013. (Congresso).

37.
X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (X CBLA). Formação Continuada de Professores de Inglês: Considerações sobre a importância do desenvolvimento linguístico. 2013. (Congresso).

38.
XII Jornada de Extensão da UFMG: O impacto na formação do aluno. 2013. (Outra).

39.
XI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Língua Inglesa e o Projeto Vídeos. 2013. (Encontro).

40.
XI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Formação de Professores: ensino e ações. 2013. (Encontro).

41.
XVI Semana de Extensão.Planejando a aula de inglês: como os professores unem teoria à prática. 2013. (Encontro).

42.
XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Desafios transcritórios em um corpus de interlíngua - o caso do LINDSEI-BR. 2013. (Outra).

43.
Encontro Internacional sobre Novos Letramentos - Globalização e Ensino. 2012. (Encontro).

44.
III Semana da Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 2012. (Outra).

45.
Letras Debate - linguagens e ensino.As contribuições do EDUCONLE na formação inicial do professor de Inglês. 2012. (Outra).

46.
Letras Debate - Percepção da fala: estudos experimentais. 2012. (Outra).

47.
Seminários do Laboratório de Fonética - Labfon UFMG. 2012. (Seminário).

48.
VII International GSCP Conference: Speech and Corpora. 2012. (Congresso).

49.
V SETED UFMG. 2012. (Seminário).

50.
XI Jornada de Extensão - UFMG Conhecimento e Cultura. 2012. (Outra).

51.
XV Semana de Extensão. Professores de Língua Estrangeira em Contínua Formação: Foco na Qualificação Linguística. 2012. (Congresso).

52.
X Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE UFMG. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. . III CENEX English Language Culture Fair. 2017. .

2.
MIRANDA, M. E. S.; ALVES, R. ; TENUTA, A. M. ; GUEDES, C. . II Mostra Cultural CENEX. 2017. .

3.
MIRANDA, M. E. S.; CARVALHO, D. ; PERNA, A. ; RACHIT, G. ; SUAREZ, F. . I CENEX English Language Culture Festival. 2016. .

4.
MIRANDA, M. E. S.; RACHIT, G. ; PERNA, A. ; SUAREZ, F. . II CENEX English Language Culture Fair. 2016. .

5.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. ; MEDINA, V. H. . Abertura do Programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras - EDUCONLE e ConCol. 2013. (Outro).

6.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. ; MELLO, Heliana ; OLIVEIRA, I. S. ; MENDES, B. P. . Evento de lançamento do livro do Projeto EDUCONLE - Educação Continuada: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Outro).

7.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. ; DEMICHELI, C. ; MEDINA, V. H. . Abertura do Programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras - EDUCONLE e ConCol. 2012. (Outro).

8.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. ; MELLO, Heliana . Dez anos do EDUCONLE: educação continuada e formação inicial de professores de Inglês da FALE/UFMG. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MIRANDA, M. E. S.2017MIRANDA, M. E. S.. Corpus Linguistics as a tool for language teachers. CRÁTILO: REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, v. 10, p. 87-96, 2017.

2.
MIRANDA, M. E. S.2017 MIRANDA, M. E. S.. Evaluating Communicative Language by Using Creative Dialogues. Forum, v. 55, p. 32-35, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. ; MELLO, Heliana ; SARTORI, A. T. ; ARAUJO, Adriana Garcia . Dez anos do EDUCONLE: educação continuada e formação inicial de professores de Inglês da FALE/UFMG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MIRANDA, M. E. S.; DUTRA, D. P. . Parceria da Educação Continuada e a Inicial: Ensino e Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. ; ROSSINI, R. . Materials for Grammar Teaching. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MIRANDA, M. E. S.; GUEDES, C. P. J. . Produção de materiais para o ensino de língua inglesa: teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MIRANDA, M. E. S.. A Linguística de Corpus como ferramenta para professores de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MIRANDA, M. E. S.. A língua da Tabatinga: ontem e hoje. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


2013 - 2014 - Membro-estudante do Grupo de Pesquisa INCOGNITO/CNPq (Interfaces Linguagem, Cognição e Cultura), coordenado pela Profª. Drª. Heliana Ribeiro de Mello. FALE/UFMG; 2013 - 2014 - Membro do Núcleo de Estudos em Linguagem e Cognição (NELC), coordenado pela Profª. Drª. Heliana Ribeiro de Mello. FALE/UFMG. 2013 - Grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus, coordenado pela Profª. Drª. Deise Prina Dutra. FALE/UFMG. 2015 - 2016 - Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Gramaticais da Língua em Uso: descrição e comparação nas abordagens funcional e cognitiva (GRAMALU) e Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (GEArtD), coordenados pela Profª. Drª. Ana Larissa Adorno Marciotto de Oliveira. FALE/UFMG. 2013/Atual - Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB); 2014/Atual - Student Ambassador do programa de intercâmbio colaborativo entre a California State University e a Universidade Federal de Minas Gerais (juntamente com a Profª. Drª Janet Eyring); 2014/Atual - Membro do Teaching English to Speakers of Other Languages (TESOL) Club da California State University Fullerton, CSUF, nos Estados Unidos da América.



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