Neylson João Batista Filho Crepalde

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6278579384947511
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Doutorando e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA. Foi professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais de 2012 a 2014. Atualmente é professor no Instituto Metodista Izabela Hendrix (MG). Suas pesquisas contemplam as áreas de Sociologia da arte, sociologia da música e sociologia econômica. Desde 2015 integra o GIARS (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neylson João Batista Filho Crepalde
Nome em citações bibliográficas
CREPALDE, N. J. B. F.;CREPALDE, N.J.B.F.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Rua da Bahia, 2020
Lourdes
30160012 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32447200
URL da Homepage: www.izabelahendrix.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Centre de Sociologie Des Organisations (Orientador: Emmanuel Lazega).
Título: A construção social da qualidade num mercado de música orquestral,
Orientador: Silvio Segundo Salej Higgins.
Palavras-chave: Social Network Analysis; Markets; Orchestral music.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia econômica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da arte.
2013 - 2015
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O maestro, a orquestra e a racionalização das práticas musicais.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Renan Springer de Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Racionalização.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Orquestra.
2012 - 2012
Especialização em Gestão Cultural. (Carga Horária: 432h).
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: A Cultura na Pós-modernidade: O Desafio da Gestão Cultural.
Orientador: Natália Cristina Chaves.
2005 - 2010
Graduação em Regência.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Ópera La Cambiale di Matrimonio.
Orientador: Lincoln Andrade, Silvio Viegas, e Charles Roussin.




Formação Complementar


2015 - 2015
Visualização e análise de dados espaciais. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Análise Fatorial e de Componentes Principais. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Captura, sistematização e análise de "Big Data". (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Análise de dados categóricos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Modelos Hierárquicos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao R. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Regência com Osvaldo Ferreira. (Carga horária: 48h).
Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.
2014 - 2014
Causalidade e Análise Experimental. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Regressão Linear. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Estatística com STATA. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Estatística. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Master Class de Regência Coral com Ragnar Bohlin. (Carga horária: 3h).
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Regência com Osvaldo Ferreira. (Carga horária: 21h).
Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Regência com Isaac Karabtchevsky. (Carga horária: 20h).
Mostra Internacional de Música em Olinda, MIMO, Brasil.
2013 - 2013
MasterClass de Regência com Kenneth Kiesler. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Regência com Isaac Karabtchevsky.
Mostra Internacional de Música em Olinda, MIMO, Brasil.
2009 - 2009
I Laboratório de Regência com Fábio Mechetti.
Orquestra Filarmônica de MG, OFMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Regência com Osvaldo Ferreira.
Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Regência com Osvaldo Ferreira.
Casa de Música de Ouro Branco, CMOB, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Regência com Osvaldo Ferreira.
Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.
2007 - 2008
Aulas e máster classes com Roberto Tibiriçá.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Master Classe Internacional com Kurt Masur.
Orquestra Sinfônica Brasileira, OSB, Brasil.
2007 - 2007
Regência e Fenomenologia com Guillermo Scarabino.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Regência com Osvaldo Ferreira.
Casa de Música de Ouro Branco, CMOB, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Regência com Demetrius Fuller.
Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.
2006 - 2006
Master Classe com maestro Florin Totan.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Violão com Edelton Gloeden.
Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Violão com Fábio Zanon.
Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Violão com Fábio Zanon.
Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

10/2017 - Atual
Direção e administração, CST em Ciências de Dados, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2015 - Atual
Direção e administração, Curso de Música, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
07/2013 - Atual
Extensão universitária , Curso de Música, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação e regência do Coral Izabela Hendrix.
05/2013 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canto Coral: "Fundamentos Básicos" e "Formação de Repertório"
Coral Izabela Hendrix
Instrumento Harmônico: (Teclado)
Orientação de TCC
Teoria e Percepção Musical

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3

Atividades

03/2013 - 05/2014
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Co-coordenador do Programa de Extensão "Núcleo de Música Coral".
03/2012 - 05/2014
Ensino, Música - Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Regência I
Fundamentos de Regência II
Oficina Coral
Prática de Música Contemporânea
Regência
03/2013 - 07/2013
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitor da disciplina Introdução à Sociologia.

Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, SEDESE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DAD-6, Carga horária: 30
Outras informações
Diretor de Monitoramento e Avaliação de Programas Especiais


centro universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês da UNA Idiomas, Carga horária: 10

Atividades

08/2012 - 12/2014
Extensão universitária , UNA Idiomas, .

Atividade de extensão realizada
Professor de Inglês.

Palácio das Artes, PA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Cantor - Barítono, Carga horária: 20


Instituto Cultural Inhotim, ICI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Regente, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2013 - Atual
Coral Izabela Hendrix
Descrição: Conforme o PPC do curso, ao longo da formação profissional, o conhecimento produzido e divulgado na Licenciatura em Música, acerca da cultura e da educação musical, deve superar o conhecimento do senso comum, contribuindo com a disseminação de um olhar crítico que possibilita avanços sociais. A prática de canto coral, uma das práticas artístico-musicais mais difundidas em Minas Gerais e por todo o Brasil costuma ser conduzida por profissionais mal preparados e que não dão a devida atenção ao aspecto pedagógico relacionado à técnica vocal inerente à prática. O maestro de coro é comumente o único professor de canto que os integrantes de corais amadores provavelmente terão em sua vida. Deduz-se daí a grande responsabilidade dos professores de música de terem formação e prática adequadas que abordem técnica vocal e ferramentas para a condução e orientação de um coro. Além disso, o projeto representa uma grande forma de comunicação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix com o público em geral. Objetivo geral: Proporcionar a prática de canto coral a toda a comunidade acadêmica e externa. Objetivos específicos: Realizar ensaios semanais; Realizar dois concertos semestrais e um concerto de gala ao fim do ano; Fortalecer a imagem institucional através da divulgação do grupo. Metodologia: Ensaios semanais orientados pelo coordenador do projeto, o maestro Neylson. A estrutura do ensaio é composta por um momento inicial de aquecimento vocal e exercícios de sonoridade coletiva seguido do ensaio do repertório selecionado para o semestre..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Neylson João Batista Filho Crepalde - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Formação@Docente
2018 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Segurança Pública


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Cultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, Aírton da Cruz2017GONÇALVES, Aírton da Cruz ; CREPALDE, N. J. B. F. . O Consumo de Música e o Rádio. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 9, p. 56-72, 2017.

2.
CREPALDE, N.J.B.F.2017 CREPALDE, N.J.B.F.. A racionalização das práticas musicais: a regência de orquestra. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, v. 5, p. 195-220, 2017.

3.
GOMES, Larisse Vieira2016GOMES, Larisse Vieira ; CREPALDE, N. J. B. F. ; ANDRADE, Débora . Um Estudo Sobre a Extensão e a Tessitura Vocal de Mulheres entre 20 e 45 Anos que Atuam no Naipe Contralto de Corais Amadores em Belo Horizonte. Formação@Docente, v. 8, p. 58-70, 2016.

4.
CAMPOS, Vanzilucy N. S.2016CAMPOS, Vanzilucy N. S. ; CREPALDE, N. J. B. F. . A musicalização como forma de ampliar o capital cultural. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 8, p. 20-34, 2016.

5.
CREPALDE, N. J. B. F.2016 CREPALDE, N. J. B. F.; SILVEIRA, Leonardo Souza . DESEMPENHO UNIVERSITÁRIO NO BRASIL: Estudo sobre desigualdade educacional com dados do Enade 2014. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, p. 211-238, 2016.

6.
CREPALDE, N.J.B.F.2015CREPALDE, N.J.B.F.. Produção Musical, Consumo Cultural e Extensão Universitária. Tecer (Belo Horizonte), v. 8, p. 12-88, 2015.

7.
Nascimento, Camilla Aparecida Alves2015Nascimento, Camilla Aparecida Alves ; CREPALDE, N. J. B. F. . A Música como Recurso nos Processos de Humanização Hospitalar. Formação@Docente, v. 7, p. 24-35, 2015.

8.
CREPALDE, N. J. B. F.;CREPALDE, N.J.B.F.2012CREPALDE, N. J. B. F.. Villa-Lobos: uma manifestação cultural nacional. Música Hodie, v. 12, p. 232-241, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CREPALDE, N. J. B. F.; HONORINO, Geiza da C. ; CORRẼ ; SILVA, Paulo S. A. . O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES E PESQUISADORES CULTURAIS. In: IX ENAPEGS, 2016, Porto Alegre. ANAIS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL (ENAPEGS 2016), 2016. p. 1-3221.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CREPALDE, N.J.B.F.. Social Capital Inequalities among Postgraduate Students and Social Selection Processes. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2017, São Paulo. Anais do XXXVII congresso da sociedade brasileira de computação : #ComputaçãoParaTudoeParaTod*s. São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CREPALDE, N.J.B.F.. SOCIAL CAPITAL INEQUALITIES AMONG POSTGRADUATE STUDENTS AND SOCIAL SELECTION PROCESSES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CREPALDE, N.J.B.F.. Big Data na pesquisa científica - possibilidades e limitações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CREPALDE, N. J. B. F.. O desempenho dos alunos dos cursos de Música no Enade 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CREPALDE, N.J.B.F.; HONORINO, Geiza da C. ; CORRẼ ; SILVA, Paulo S. A. . O papel da extensão universitária na formação de gestores e pesquisadores culturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CREPALDE, N.J.B.F.; SATHLER, L ; OLIVEIRA, C. M. C. S. . Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Ciências de Dados do CEUNIH 2017 (Projeto Pedagógico).

2.
CREPALDE, N. J. B. F.. O papel da educação na integração social. Belo Horizonte, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CREPALDE, N. J. B. F.. Elaboração do projeto de manutenção da 'Associação Artística e Assistencial Glenda Linhares - AGL'. 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Helena Lopes da ; CARNEIRO, Aline Nunes ; CREPALDE, N. J. B. F. . Seminário de Música Izabela Hendrix. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CREPALDE, N.J.B.F.. R, Python e Redes. 2016; Tema: Programação em R e Python, Análise Redes Sociais, Análise de Dados. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CREPALDE, N.J.B.F.. Big Data. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CREPALDE, N.J.B.F.. Introdução ao R. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CREPALDE, N.J.B.F.. Introdução ao R. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CREPALDE, N.J.B.F.. Big Data para Análise de Redes Sociais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CREPALDE, N. J. B. F.; RODRIGUES JUNIOR, A. ; CARNEIRO, Aline Nunes ; CASTRO, G. A. S. ; SILVA, G. L. ; NUNES, Carlos Geovane . Projeto Pedagógico do curso de Música do CEUNIH. 2015. (Reformulação de Projeto Pedagógico).


Produção artística/cultural
Música
1.
CREPALDE, N.J.B.F.. Cosi Fan Tutte. 2018. Interpretação.

2.
CREPALDE, N. J. B. F.. Don Giovanni - Mozart. 2017. Interpretação.

3.
CREPALDE, N.J.B.F.. Dido and Aeneas. 2016. Interpretação.

4.
CREPALDE, N.J.B.F.. Marc'Antonio e Cleopatra - Johann Adolph Hasse. 2016. Interpretação.

5.
CREPALDE, N. J. B. F.. Musical de Páscoa - Corra para a Cruz. 2015. Interpretação.

6.
CREPALDE, N. J. B. F.. Musical de Páscoa - Corra para a Cruz. 2015. Interpretação.

7.
CREPALDE, N. J. B. F.. Musical de Páscoa - Corra para a Cruz. 2015. Interpretação.

8.
CREPALDE, N. J. B. F.. Musical de Páscoa - Corra para a Cruz. 2015. Interpretação.

9.
CREPALDE, N.J.B.F.. L'incoronazione di Poppea - C. Monteverdi. 2015. Interpretação.

10.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra de Cordas da Oficina de Música de Curitiba. 2014. Interpretação.

11.
ELLERA, Lucas ; CREPALDE, N. J. B. F. . 'Requiem de Mozart'. 2014. Interpretação.

12.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. 2014. Interpretação.

13.
CREPALDE, N. J. B. F.. XIV. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
CREPALDE, N. J. B. F.. 'Passos da Cruz' XIV. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a OSUSP - Encerramento da MasterClass de Regência de Kenneth Kiesler. 2013. Interpretação.

16.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. 2013. Interpretação.

17.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto de Natal Coral Getsemani e Orquestra de Sarzedo. 2012. Interpretação.

18.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concertos no Parque - Orquestra Sinfônica de MG. 2010. Interpretação.

19.
CREPALDE, N. J. B. F.. La Traviata (G. Verdi) - cantor solista (Barão Douphol). 2010. Interpretação.

20.
CREPALDE, N. J. B. F.. La Cambiale di Matrimonio (G. Rossini) - Cantor Solista (Slook). 2010. Interpretação.

21.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - Mostra Internacional de Música de Olinda. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra Filarmônica de MG - Encerramento do I Laboratório de Regência. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra de Câmara de BH. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da EMUFMG. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra de Câmara de BH. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da EMUFMG. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
CREPALDE, N. J. B. F.. Così Fan Tutte (Mozart) - Cantor Solista (Guglielmo). 2008. Interpretação.

28.
CREPALDE, N. J. B. F.. Concerto com a Orquestra de Câmara de BH. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, Silas Fernandes; CREPALDE, N. J. B. F.; FIALHO, Waldiane e Ávila. Participação em banca de Ricardo de Assis Faria.Gestão de carreiras no ramo audiovisual em Belo Horizonte: desafios e oportunidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

2.
ROCHA, Silas Fernandes; CREPALDE, N. J. B. F.; FIALHO, Waldiane e Ávila. Participação em banca de Ana Cláudia de Aquino Evangelista.Análise da satisfação de alunos em relação ao método de ensino Kumom do Instituto de Educação em Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

3.
CREPALDE, N. J. B. F.; RODRIGUES JUNIOR, A.; AKEHO, Laysa Maria. Participação em banca de Míriam Alves de Oliveira.A experiência musical nos Ministérios de Louvor das Igrejas Evangélicas: a musicalização como uma vivência além da música funcional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

4.
CREPALDE, N. J. B. F.; CASTRO, G. A. S.; CARNEIRO, Aline Nunes. Participação em banca de Vanzilucy Nery dos Santos Campos.A musicalização como forma de ampliar o capital cultural: propostas para uma vivência sem fronteiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

5.
CREPALDE, N. J. B. F.; CARNEIRO, Aline Nunes; RODRIGUES JUNIOR, A.. Participação em banca de Athos Fantauzzi da Silva Franco.A utilização da prática do Backing Vocal como recurso de musicalização em grupos de louvor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

6.
CREPALDE, N. J. B. F.. Participação em banca de Rosa Maria da Silva Ferreira."Arte Para Todos em Sistemas Prisionais": A música e a relação sociocultural no desenvolvimento do indivíduo em espaço não formal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

7.
CREPALDE, N. J. B. F.; RODRIGUES JUNIOR, A.; CASTRO, G. A. S.. Participação em banca de Ivan Ferreira de Freitas.A escala pentatônica como ferramenta de iniciação à composição musical: um olhar pedagógico para o aprendizado e formação de novos compositores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

8.
CREPALDE, N. J. B. F.; RODRIGUES JUNIOR, A.. Participação em banca de Larisse Vieira Gomes.Um estudo sobre a extensão e a tessitura vocal de mulheres entre 20 e 45 anos que atuam no naipe contralto de corais amadores em Belo Horizonte.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CREPALDE, N. J. B. F.; OLIVEIRA, Joanir de. EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2013 - SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, LAZER, CULTURA E TURISMO - Concurso para professores de música. 2013. Prefeitura Municipal de Sarzedo.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CREPALDE, N. J. B. F.; CARNEIRO, Aline Nunes ; SILVA, Helena Lopes da . Seminário de Música Izabela Hendrix 2015/1. 2015. (Outro).

2.
CREPALDE, N. J. B. F.; CASTRO, G. A. S. ; RODRIGUES JUNIOR, A. ; CARNEIRO, Aline Nunes ; NUNES, Carlos Geovane . 1ª Semana Acadêmica da Mùsica. 2014. (Outro).

3.
CREPALDE, N. J. B. F.. Seminário de Gestão Cultural UNA 2012. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Aparecida Alves Nascimento. A música como recurso dos processos de socialização nos programas de humanização hospitalar: uma revisão de literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Neylson João Batista Filho Crepalde.

2.
Bruno Valeriano. O Aprendizado de Música na Folia de Reis Estrela da Guia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Neylson João Batista Filho Crepalde.

3.
Cecília Ildefonso Cunha. A influência da estrutura da igreja em sua prática musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Neylson João Batista Filho Crepalde.

4.
Míriam Alves de Oliveira. A experiência musical nos Ministérios de Louvor das Igrejas Evangélicas: a musicalização como uma vivência além da música funcional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Neylson João Batista Filho Crepalde.

5.
Vanzilucy Nery dos Santos Campos. A musicalização como forma de ampliar o capital cultural: propostas para uma vivência sem fronteiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Neylson João Batista Filho Crepalde.

6.
Larisse Vieira Gomes. Um estudo sobre a extensão e a tessitura vocal de mulheres entre 20 e 45 anos que atuam no naipe contralto de corais amadores em Belo Horizonte.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Neylson João Batista Filho Crepalde.

Orientações de outra natureza
1.
Lucas Ellera. "Requiem de Mozart". 2014. Orientação de outra natureza. (Música - Regência) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Neylson João Batista Filho Crepalde.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CREPALDE, N. J. B. F.;CREPALDE, N.J.B.F.2012CREPALDE, N. J. B. F.. Villa-Lobos: uma manifestação cultural nacional. Música Hodie, v. 12, p. 232-241, 2012.

2.
GOMES, Larisse Vieira2016GOMES, Larisse Vieira ; CREPALDE, N. J. B. F. ; ANDRADE, Débora . Um Estudo Sobre a Extensão e a Tessitura Vocal de Mulheres entre 20 e 45 Anos que Atuam no Naipe Contralto de Corais Amadores em Belo Horizonte. Formação@Docente, v. 8, p. 58-70, 2016.

3.
CREPALDE, N.J.B.F.2015CREPALDE, N.J.B.F.. Produção Musical, Consumo Cultural e Extensão Universitária. Tecer (Belo Horizonte), v. 8, p. 12-88, 2015.

4.
CAMPOS, Vanzilucy N. S.2016CAMPOS, Vanzilucy N. S. ; CREPALDE, N. J. B. F. . A musicalização como forma de ampliar o capital cultural. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 8, p. 20-34, 2016.

5.
GONÇALVES, Aírton da Cruz2017GONÇALVES, Aírton da Cruz ; CREPALDE, N. J. B. F. . O Consumo de Música e o Rádio. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 9, p. 56-72, 2017.

6.
CREPALDE, N. J. B. F.2016 CREPALDE, N. J. B. F.; SILVEIRA, Leonardo Souza . DESEMPENHO UNIVERSITÁRIO NO BRASIL: Estudo sobre desigualdade educacional com dados do Enade 2014. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, p. 211-238, 2016.

7.
CREPALDE, N.J.B.F.2017 CREPALDE, N.J.B.F.. A racionalização das práticas musicais: a regência de orquestra. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, v. 5, p. 195-220, 2017.

8.
Nascimento, Camilla Aparecida Alves2015Nascimento, Camilla Aparecida Alves ; CREPALDE, N. J. B. F. . A Música como Recurso nos Processos de Humanização Hospitalar. Formação@Docente, v. 7, p. 24-35, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
CREPALDE, N. J. B. F.. O desempenho dos alunos dos cursos de Música no Enade 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CREPALDE, N.J.B.F.; HONORINO, Geiza da C. ; CORRẼ ; SILVA, Paulo S. A. . O papel da extensão universitária na formação de gestores e pesquisadores culturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CREPALDE, N.J.B.F.. SOCIAL CAPITAL INEQUALITIES AMONG POSTGRADUATE STUDENTS AND SOCIAL SELECTION PROCESSES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Helena Lopes da ; CARNEIRO, Aline Nunes ; CREPALDE, N. J. B. F. . Seminário de Música Izabela Hendrix. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CREPALDE, N. J. B. F.. Seminário de Gestão Cultural UNA 2012. 2012. (Outro).

2.
CREPALDE, N. J. B. F.; CARNEIRO, Aline Nunes ; SILVA, Helena Lopes da . Seminário de Música Izabela Hendrix 2015/1. 2015. (Outro).

3.
CREPALDE, N. J. B. F.; CASTRO, G. A. S. ; RODRIGUES JUNIOR, A. ; CARNEIRO, Aline Nunes ; NUNES, Carlos Geovane . 1ª Semana Acadêmica da Mùsica. 2014. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CREPALDE, N.J.B.F.. R, Python e Redes. 2016; Tema: Programação em R e Python, Análise Redes Sociais, Análise de Dados. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 4:25:08