Andressa Nunes Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0060470473464227
  • Última atualização do currículo em 11/06/2018


Possui ensino fundamental concluído na E.E.E.B. Prof. Justino Costa Quintana; Curso médio-técnico integrado em Informática concluído no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Bagé; Curso técnico subsequente em Administração concluído na E.M.E.P. Dr. Antenor Gonçalves Pereira; Atualmente está cursando o 3º semestre do curso de licenciatura em Matemática na FURG; (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andressa Nunes Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, A. N.


Formação acadêmica/titulação


2017
Graduação em andamento em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2015 - 2016
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração.
EMEF Dr. Antenor Gonçalves Pereira, GETECO, Brasil.
2011 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal sul-rio-grandense Campus Bagé, IFSUL, Brasil.
2003 - 2010
Ensino Fundamental (1º grau).
Justino Quintana (RS), JUSTINO, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 21h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2011 - 2013
Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 174h).
TopWay English School, TOPWAY, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Imersão. (Carga horária: 48h).
TopWay English School, TOPWAY, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisas, Carga horária: 10


Instituto Federal sul-rio-grandense Campus Bagé, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Clinica de Diagnostico por Imagem - CTSUL, CTSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação na área de digitação de laudos, manutenção e abastecimento de impressoras, atendimento ao publico e processos administrativos internos.


Viasul - Oficina Mecânica e Autopeças, VIASUL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Área Administrativa, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio aplicado para conclusão do curso de técnico em administração.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ECOLOGIA COGNITIVA DIGITAL: Mathemolhes em dispositivos móveis.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Coordenador / Richard Nunes Machado - Integrante / Débora Pereira Laurino - Integrante.
2017 - Atual
O ensino de matemática na universidade com tecnologias digitais: mapeando artefatos, software e objetos virtuais.
Descrição: Desejamos pesquisar como as tecnologias digitais perpassam o ensinar Matemática na Educação Superior, a fim de compreender as concepções dos professores universitários e acadêmicos de disciplinas de Matemática sobre a forma de utilização de artefatos, software e objetos de ensino. A intenção é mapear as tecnologias digitais para o ensino de Matemática utilizadas pelos professores da universidade; conhecer as vivências e as percepções pedagógicas dos professores de Matemática que usam as tecnologias digitais no processo formativo e analisar o discurso dos acadêmicos de disciplinas de Matemática quanto a potencialidade das tecnologias digitais para o aprender. A pesquisa se fará no movimento regido pela reformulação da experiência, visto que tomaremos por base a explicação científica proposta por Maturana no qual o explicar é uma reformulação da experiência e o que observamos é sempre a partir de nós mesmos. Utilizaremos o Discurso do Sujeito Coletivo (Lefèvre e Lefèvre) para análise dos registros, por ser uma forma de organizá-los a partir de diferentes materiais que constituem o corpus. Pretendemos produzir e expressar sentidos no que se refere ao uso da tecnologia digital para ensinar matemática na Educação Superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Coordenador / Tanise Paula Novello - Integrante / Richard Nunes Machado - Integrante / Débora Pereira Laurino - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante / Vanda Leci Bueno Gautério - Integrante.
2013 - 2015
AcMAth
Descrição: A utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICS) na educação contribui para criação de condições favoráveis ao aprendizado, devido as suas características dinâmicas, interativas e lúdicas. Para estudantes com alguma forma de limitação motora ou cognitiva, essas ferramentas são ainda mais importantes. Nesse contexto, insere-se o presente trabalho, que visa por meio do acompanhamento de alunos com deficiência física ou intelectual, (como a paralisia cerebral, déficit de atenção, distrofia muscular e outras), identificar suas dificuldades e desenvolver ferramentas computacionais que facilitem a compreensão e representação de conceitos matemáticos. Inicialmente, foi realizado um estudo teórico de trabalhos sobre paralisia cerebral e déficit de atenção, tecnologias voltadas ao ensino de matemática e tecnologia assistiva. Paralelamente a esse estudo teórico foi realizado o acompanhamento de alunos com deficiência matriculados em escolas regulares do município de Bagé, visando identificar suas principais dificuldades e potencialidades. Em seguida, foi desenvolvida uma ferramenta, utilizando a linguagem de programação Java e a api gráfica swing, a partir da qual podemos criar aplicações visuais para desktop, tal ferramenta permite o aprendizado de uma forma adaptada, com foco nos conteúdos básicos de matemática trabalhados no ensino fundamental e médio oferecendo uma série de operações, tais como, equação de segundo grau, raiz quadrada, MMC e Pitágoras. O funcionamento da ferramenta permite que o aluno possa interagir com a mesma através de diferentes dispositivos de acordo com a sua limitação, podendo ser um sensor visual, um mouse ou o próprio teclado. Atualmente o projeto está sendo utilizado por três alunos da rede pública municipal, permitindo que os mesmos possam ter uma maior autonomia na resolução de provas e avaliações, acompanhando o ritmo dos demais colegas de sala de aula, além de permitir que os professores possam identificar melhor o nível de entendimento do aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Integrante / Iuri Barcelos Pereira Rocha - Coordenador / Marciele Varella Ferraz - Integrante / Marcelo de Oliveira Siedler - Integrante.
2013 - 2013
Religiosidade Afro Brasileira em Bagé
Descrição: Quando tratamos de religião, entramos em um campo em que são colocadas frente a frente diferentes formas de ver o mundo. Onde estão em jogo verdades tidas como absolutas pelos que creem nelas, que explicam e dão sentido à própria vida destas pessoas. Esta crença íntima e profunda, esta forma de explicar e dar sentido ao mundo, tida como única e verdadeira, que é a religião, dá pouca abertura a compreender e respeitar a verdade e a forma de ver o mundo do outro. Isso pode dar origem à intolerância, ao desrespeito e ao fundamentalismo religioso. Conhecer as diferentes religiões e suas simbologias é fundamental para compreender e conviver, de forma harmoniosa e menos discriminatória, com pessoas de diferentes crenças e formas de pensar. É importante salientar que saber sobre outra religião não implica em uma ?conversão? a esta outra, nem muda nada na fé..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Coordenador / Lisandro Lucas de Lima Moura - Integrante / Ana Lúcia Pereira Ferreira de Quadros - Integrante.
2013 - 2013
Arquiteturas do abandono: Perspectivas Rizomáticas
Descrição: O presente estudo tem como tema as arquiteturas do abandono, termo trabalhado pelo professor Dr. Eduardo Rocha no grupo de pesquisa Cidade + Contemporaneidade (FAUrb-UFPel). O objetivo principal do trabalho foi o de identificar, reconhecer e refletir sobre as arquiteturas do abandono no espaço urbano da cidade de Bagé. A metodologia utilizada teve inspiração na cartografia, termo cunhado por Gilles Deleuze. E ela foi desenvolvida em dois momentos ? tomadas fotográficas e estudo bibliográfico sobre o material coletado. Na análise dos dados discute-se sobre o abandono de algumas edificações no espaço urbano de Bagé, entre elas destaca-se: ? uma fábrica abandonada, o cinema abandonado no centro da cidade, edifícios que não tiveram o término da sua construção e prédios com arquitetura do início do século XX que apresentam sinais de abandono. A pesquisa permitiu uma reflexão e um olhar para a cidade ao tentar entender seus abandonos. Entendendo que abandonamos uma coisa sempre em troca de outra e que esses processos podem ser compreendidos como tecnologias da existência. Desta forma, concluímos que cada abandono deve ser estudado cuidadosamente, pois ele pode nos ajudar a compreender melhor a cidade, seus espaços urbanos e problemas sociais, bem como pensar em soluções para eles..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Integrante / Sandra Corrêa Vieira - Coordenador / Bruna de Lima Barbachan - Integrante / Nathália da Rosa Fonseca - Integrante.
2012 - 2013
O patrimônio histórico, artístico e cultural como fonte de conhecimento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Integrante / Sandra Corrêa Vieira - Coordenador / André de Azambuja Maraschin - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2012
Cartografias
Descrição: O presente trabalho busca explorar os estilos arquitetônicos predominantes na cidade de Bagé-RS, com ênfase na historia, características estéticas, elementos que compõem os prédios e conhecimentos da geometria. Estamos obtendo sucesso na pesquisa, pois podemos demonstrar o quanto rica é a paisagem e o designer da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Integrante / Sandra Corrêa Vieira - Coordenador / André de Azambuja Maraschin - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RECURSOS LÚDICOS: UM ESTUDO VOLTADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Descrição: O desenvolvimento deste projeto divide-se em três partes. Inicialmente foi realizado um estudo de caso, por meio de reuniões com as profissionais responsáveis pelo acompanhamento dos alunos selecionados, tal grupo de alunos é composto por alunos inclusos com laudo e também alunos com grandes dificuldades de aprendizagem, especialmente no raciocínio lógico matemático. Através desse diálogo foi possível observar a metodologia de ensino utilizada pelos professores do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente -CAIC, a forma como o aluno aprende, suas potencialidades, suas limitações e algumas formas de minimizar essas dificuldades. Em um segundo momento deu-se uma pesquisa de ferramentas, materiais, métodos e propostas de jogos a serem aplicadas nas aulas, bem como o planejamento e organização dos grupos de alunos e horários. Tais materiais e jogos foram escolhidos com a finalidade articular os conceitos matemáticos trabalhados em aula no ensino fundamental e minimizar as dificuldades apresentadas pelo aluno. Paralelamente ao estudo de caso e o planejamento das aulas, foi realizado um levantamento bibliográfico de trabalhos sobre inclusão, tecnologias assistivas e estratégias de ensino de matemática para pessoas com deficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Coordenador / Janaina Amorim Noguez - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2015
AcMAth: Software para Estudo de Matemática voltada para Pessoas com Deficiência
Descrição: Desenvolvimento completo do AcMAth, software usado para estudo de matemática, em casa ou no acompanhamento escolar, dos alunos com diferentes tipos de deficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) .

Integrantes: Andressa Nunes Martins - Integrante / Iuri Barcelos Pereira Rocha - Coordenador / Marciele Varella Ferraz - Integrante / Marcelo de Oliveira Siedler - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Troféu e Medalha de 1º Lugar na 4ª Feira de Tecnologia e 5ª Mostra de Ciências Exatas e suas Interface do IFSul-Campus Camaquã. Eixo temático: Ciências Exatas, Modalidade: Poster, Nível: Ensino Médio., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Camaquã.
2012
Medalha de 1º Lugar no 1º Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul-Campus Bagé. Eixo temático:Ciências Humanas, Comportamentais e Artes, Modalidade: Oral, Nível: Ensino Médio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Bagé.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, V. P. ; ROCHA, I. B. P. ; MARTINS, A. N. ; FERRAZ, M. V. . Aprendendo matemática através de recursos lúdicos. Desenvolvimento de software para acessibilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARTINS, A. N.; FERRAZ, M. V. ; ROCHA, I. B. P. ; SIEDLER, M. D. O. . Software para Estudo de Matemática voltado para portadores de necessidades especiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, A. N.; ROCHA, I. B. P. ; FERRAZ, M. V. ; SIEDLER, M. D. O. . AcMAth: Software para Estudo de Matemática voltada para Pessoas com Deficiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MARTINS, A. N.; ROCHA, I. B. P. ; FERRAZ, M. V. ; SIEDLER, M. D. O. . AcMAth: Software para Estudo de Matemática voltada para Pessoas com necessidades especiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARTINS, A. N.; BARBACHAN, B. L. ; VIEIRA, S. C. . Arquiteturas do abandono: um estudo do abandono urbano em Bagé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, A. N.; BARBACHAN, B. L. ; VIEIRA, S. C. . Arquiteturas do abandono: um estudo do abandono urbano em Bagé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, A. N.; BARBACHAN, B. L. ; FONSECA, N. R. . Arquiteturas do abandono: um estudo do abandono urbano no espaço bajeense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARTINS, A. N.; VIEIRA, S. C. . Outros Espaços: Cartografando a Arte Tumular do Cemitério de Bagé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARTINS, A. N.; VIEIRA, S. C. . Outros Espaços: Cartografando a Arte Tumular do Cemitério de Bagé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MARTINS, A. N.; VIEIRA, S. C. . Outros Espaços: Cartografando a Arte Tumular do Cemitério de Bagé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MARTINS, A. N.; MARASCHIN, A. A. ; VIEIRA, S. C. . Cartografias tumulares: Um olhar sensível sobre o cemitério de Bagé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARTINS, A. N.; MARASCHIN, A. A. . Poéticas do patrimônio: práticas com fotografias digitais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS, A. N.; HAMPEL, A. . Bullying: a violência de hoje e o doente de amanhã. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Mostra da Produção Universitária. 2017. (Exposição).

2.
20º Seminário de Extensão.APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RECURSOS LÚDICOS: UM ESTUDO VOLTADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2017. (Seminário).

3.
A Geometria Espacial Axiomática no GeoGebra 3D. 2017. (Oficina).

4.
I Mini Colóquio da Matemática. 2017. (Simpósio).

5.
Uma Proposta Didática Para O Ensino De Funções De Variável Complexa No Ensino Médio Usando Planilha Eletrônica. 2017. (Oficina).

6.
7º Semana Técnica Municipal. 2015. (Outra).

7.
4ª Feira de Tecnologia e 5ª Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces. AcMAth: Software para Estudo de Matemática voltada para Pessoas com Deficiência. 2014. (Feira).

8.
4ª Feira de Tecnologia e 5ª Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces. 2014. (Feira).

9.
4º Fórum sobre Educação e Cultura Digital. Software para Estudo de Matemática voltado para portadores de necessidades especiais. 2014. (Congresso).

10.
7º Jornada de Iniciação Científica e 3º Mostra de Extensão. 2014. (Outra).

11.
III Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação. 2014. (Feira).

12.
III Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci). AcMAth: Software para Estudo de Matemática voltada para Pessoas com necessidades especiais. 2014. (Feira).

13.
I Seminário de Globalização ABADEF: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA x MATERIAL PEDAGÓGICO.Aprendendo Matemática Através de Recursos Lúdicos: Desenvolvimento de Software para Acessibilidade. 2014. (Seminário).

14.
I Seminário de Globalização ABADEF: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA x MATERIAL PEDAGÓGICO. 2014. (Seminário).

15.
IV Seminário de Integração "Saúde e Educação": Tecnologia Assistiva e Inclusão. 2014. (Seminário).

16.
Seminário de Tecnologias Assistiva e Acessibilidade. 2014. (Seminário).

17.
1ª Semana Acadêmica dos Cursos de Informática: "Mercado de Trabalho e Tecnologias". 2013. (Outra).

18.
6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul.Arquiteturas do abandono: um estudo do abandono urbano em Bagé. 2013. (Outra).

19.
6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul. 2013. (Outra).

20.
II Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação.Arquiteturas do abandono: um estudo do abandono urbano no espaço bajeense. 2013. (Outra).

21.
VII Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSul - Campus Charqueadas.Arquiteturas do abandono: um estudo do abandono urbano em Bagé. 2013. (Outra).

22.
1º Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul-Campus Bagé.Outros espaços: cartografando a arte tumular do cemitério de Bagé. 2012. (Encontro).

23.
1º Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul-Campus Bagé. 2012. (Outra).

24.
2º Fórum sobre Educação e Cultura Digital. 2012. (Outra).

25.
2º Fórum sobre Educação e Cultura Digital.Poéticas do patrimônio: práticas com fotografias digitais.. 2012. (Outra).

26.
4ª Semana Técnica Municipal. 2012. (Outra).

27.
Mesa redonda: Capitalismo, Comunismo e Anarquismo. 2012. (Outra).

28.
Oficina Fotografia e Sociedade do 1º Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul. 2012. (Oficina).

29.
VI Mostra de Ciências e Tecnologia(s) do IFSul - Campus Charqueadas.Cartografias tumulares: Um olhar sensível sobre o cemitério de Bagé. 2012. (Outra).

30.
V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul.Outros Espaços: Cartografando a Arte Tumular do Cemitério de Bagé. 2012. (Outra).

31.
V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul. 2012. (Outra).

32.
Dia Internacional de Segurança em Informática. 2011. (Congresso).

33.
IV Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul. 2011. (Outra).

34.
V Mostra de Ciências e Tecnologia(s) de Charqueadas - MOCITEC.Bullying: a violência de hoje e o doente de amanhã. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, A. N.. Computação Ubíqua: conceitos e tecnologias. 2012. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 19:18:17