Francilene Macedo Rocha

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  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Mestre em Educação (2017) pela FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia com formação complementar em Administração de Sistemas e Instituições de Ensino (FAE/UFMG). Atuou como Monitora de Graduação do Departamento de Administração Escolar nas disciplinas de Política Educacional e Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino. Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG e do Grupo de Pesquisa UNIVERSITÁTIS/FaE/UFMG.Empreende estudos nos seguintes temas: Ensino Médio, Educação Superior, Trabalho Docente, Sindicalismo Docente, Carreira e Remuneração Docente. Atualmente atua como Professora da Educação Infantil na Prefeitura de Belo Horizonte. Atuação na Coordenação Pedagógica de Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) no período de 2015 a 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francilene Macedo Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, F. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: implicações das políticas públicas,
Orientador: Savana Diniz Gomes Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Carreira; Remuneração; Trabalho Docente; Educação Superior.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: CARREIRA, REMUNERAÇÃO E PERSPECTIVAS DAS LUTAS DOCENTES A PARTIR DA CRIAÇÃO DO CARGO DE EDUCADOR INFANTIL E DA LEI DO PISO,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Savana Diniz Gomes Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Carreira; Remuneração; Piso Salarial Profissional Nacional; Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Como Falar em Público. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Software Educativo (Power Point e Everest).. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2008 - 2008
Informática. (Carga horária: 144h).
CNI Escola de Informática, CNI, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor para a Educação Infantil, Carga horária: 22

Atividades

08/2015 - 12/2016
Direção e administração, Prefeitura de Belo Horizonte, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa, Carga horária: 25
Outras informações
Apoio Técnico a Pesquisa no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico-Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Apoio técnico-pedagógico na realização da avaliação e seleção de obras de apoio pedagógico destinadas a docentes para o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE do Professor 2013

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria nas disciplinas Política Educacional e Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino, sob orientação da Profª. Drª. Savana Diniz Gomes Melo, atuando no acompanhamento das aulas com a professora orientadora; esclarecimento de dúvidas dos alunos em relação às temáticas trabalhadas nas disciplinas e aos trabalhos avaliativos; participação na pesquisa e escolha de bibliografia complementar do curso; participação na elaboração de atividades avaliativas; elaboração de apresentações em Power Point; postagem de materiais da disciplina na plataforma Moodle; auxílio à professora orientadora no lançamento das notas e freqüência no diário de classe; apoio na preparação de materiais didáticos e reserva de recursos audiovisuais utilizados nas aulas.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária da biblioteca do Centro Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no atendimento às demandas informacionais dos usuários da biblioteca. Participação dos projetos da biblioteca com ênfase na formação do leitor. Auxílio em: pesquisas escolares; preparação de materiais bibliográficos para circulação; elaboração de listas para compra de livros e materiais especiais; conferência anual do patrimônio e do acervo da biblioteca; mudança do layout da biblioteca; oficinas e painéis temáticos de acordo com calendário escolar. Encaminhamento de demandas dos professores e alunos aos bibliotecários, organização diária do acervo de acordo com as áreas do conhecimento, desenvolvimento de estatísticas de empréstimos, guarda de livros e de consultas.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A CARREIRA, A REMUNERAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DOCENTE EM CINCO ESTADOS BRASILEIROS
Descrição: Este projeto possui como objetivo analisar as implicações do PSPN, instituído pela Lei nº. 11.738/2008, sobre os planos de carreira, a remuneração e a atuação das organizações sindicais docentes em cinco estados brasileiros, a saber, Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás e Sergipe. O estudo prevê a realização de pesquisa bibliográfica a fim de levantar os trabalhos produzidos sobre o piso salarial, carreira, remuneração e organização sindical docente (artigos, teses e dissertações) e a utilização dos relatórios dos grupos focais concretizados na investigação TDEBB e sobre o bloco de questões sobre a valorização do magistério. Prevê, também, a busca de dados disponíveis nas páginas do governo federal, estadual, e de sindicatos docentes dos cinco estados da pesquisa sobre o PSPN, remuneração e carreira; pressupostos normativos que regulam a carreira e remuneração dos professores das redes públicas de ensino e a realização de entrevistas com representantes do poder público estadual, dirigentes sindicais e docentes das redes estaduais públicas a serem estudadas. O estudo pode contribuir para o avanço do conhecimento sobre a realidade salarial do professor no Brasil, marcada por grande desigualdade, e sobre a efetivação da Lei do piso, em um quadro de ajuste estrutural que tanto tem impactado a educação pública, na atualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Francilene Macedo Rocha - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Coordenador / Pauliane Romano - Integrante / Tiago Antônio da Silva Jorge - Integrante / Samilla Nayara dos Santos Pinto - Integrante / Muryel Kathellen Moreira Cirino - Integrante / Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito - Integrante / Ana Maria Alves Saraiva - Integrante / Jussara Paschoalino - Integrante / Edneia Angélica Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Trabalho e Sindicalismo Docente Universitário: A experiência da UFMG
Descrição: A pesquisa é vinculada ao Grupo de Pesquisa Universitátis, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Universitátis/UFMG). O seu objetivo geral é caracterizar e analisar a política sindical adotada e praticada pela APUBH. Os objetivos específicos são: i. identificar as transformações operadas no sindicato dos professores da UFMG, a APUBH, no período de 2004 a 2016; ii. caracterizar a natureza das modificações processadas em diferentes aspectos: estatuto, estrutura, finalidades, gestão, atividades desenvolvidas, relações estabelecidas, entre outras; iii. identificar a conjuntura em que se verificam tais mudanças; iv. identificar as motivações para tais mudanças; v. identificar a percepção e a participação dos sindicalistas e dos professores da UFMG nesse processo; vi. Analisar as implicações da política sindical adotada sobre o trabalho e a a participação político sindical dos professores da UFMG. A expectativa é depreender, da prática política sindical da entidade e das percepções dos sujeitos envolvidos, o tipo de sindicalismo docente que vem sendo constituído na UFMG e suas implicações sobre o trabalho e a participação político-sindical dos professores da UFMG. O estudo é de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, desenvolvido em duas etapas consecutivas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francilene Macedo Rocha - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Coordenador / Pauliane Romano - Integrante / MARIA ROSIMARY SOARES DOS SANTOS - Integrante / Luciana Cristina Nogueira Honório Rodrigues - Integrante / Samilla Nayara dos Santos Pinto - Integrante / José Angelo Gariglio - Integrante / Rosilene Horta Tavares - Integrante / Paula Francisca Da Silva - Integrante / Muryel Kathellen Moreira Cirino - Integrante / Neide Elisa Portes dos Santos - Integrante / Aryanne Martins Oliveira - Integrante / Natália Fraga Carvalhais Oliveira - Integrante.
2015 - Atual
O PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL EM MINAS GERAIS: IMPLICAÇOES SOBRE A CARREIRA, A REMUNEÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DOCENTE
Descrição: Essa proposta de estudo apresenta-se como um desdobramento e se vincula organicamente a uma investigação de âmbito nacional intitulada "O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil" desenvolvida pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO/FAE/UFMG, a partir de 2009. O estudo atual visa identificar e analisar as implicações do Piso Salarial Profissional Nacional sobre os planos de carreira, a remuneração e a atuação das organizações sindicais docentes em Minas Gerais. Para tanto prevê a utilização dos relatórios dos grupos focais concretizados na investigação TDEBB como fonte de dados, levantamento documental, revisão bibliográfica e a realização de entrevistas com informantes. A expectativa é de que o presente estudo possa subsidiar a avaliação desta política pública tendo em vista seus impactos na qualidade do ensino...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Francilene Macedo Rocha - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Coordenador.
2013 - 2015
Políticas para o Ensino Médio Estadual em MG: implicações sobre a gestão
Descrição: Este projeto apresenta-se como um desdobramento da pesquisa nacional intitulada - O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO/FAE/UFMG, em cooperação com a Secretaria de Educação Básica - SEB do Ministério da Educação MEC, a partir de 2009. Propõe-se, para este projeto investigação levantar o elenco de políticas educacionais dirigido ao ensino médio público em Minas Gerais e suas implicações na gestão das escolas, no período 2002-2012. Com este fim, propõe-se: traçar o perfil dos diretores escolares; identificar e analisar os meios e processos por meio dos quais se realizam a gestão da escola; conhecer as condições de trabalho dos diretores e dos professores das escolas; identificar a percepção dos diretores escolares sobre as possíveis alterações ocorridas na gestão escolar e no trabalho do diretor no período estudado; identificar a percepção dos diretores sobre os possíveis efeitos das políticas educacionais em curso na gestão da escola; verificar como os docentes avaliam a gestão da escola. Colocou-se o foco deste estudo na gestão das escolas de ensino médio, considerando que esta etapa da educação básica, provoca controversos debates, seja pelos persistentes problemas de acesso, seja pela qualidade da educação oferecida, ou ainda, pela discussão acerca de sua identidade; mas tem sido pouco analisada, principalmente do ponto de vista da sua gestão e do papel que a gestão escolar passou a assumir com as reformas da década de 1990.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Francilene Macedo Rocha - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Integrante / Camila Raquel Benevenuto de Andrade - Integrante / Adriana Maria Cancella Duarte - Coordenador / Maria Helena Augusto - Integrante / Tiago Antônio da Silva Jorge - Integrante / JUSCELIA APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante / Luiz Fernando da Silva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Integrante / Danilo Marques da Silva - Integrante / Simone Grace Paula - Integrante / Geovanna Passos Duarte - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Sindicalismo docente e o Piso Salarial Profissional Nacional em cinco estados brasileiros
Descrição: Este projeto busca investigar os efeitos da Lei Federal do Piso Salarial Profissional Nacional, aprovada em 2008, nas iniciativas e mobilizações dos sindicatos docentes da educação básica, em cinco estados Brasileiros: Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba e Pará. Em cada estado serão pesquisadas a estrutura sindical e suas relações com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que representou politicamente os professores nas negociações da Lei do Piso; a evolução das pautas de reivindicação, após a Lei do Piso; a evolução do perfil dos sindicalizados; e as alterações provocadas pela Lei do Piso na representação sindical, no interior de redes estaduais e municipais. A proposta pressupõe a revisão de literatura sobre o tema sindicalismo docente e piso salarial; a realização de pesquisa documental nas organizações sindicais de abrangência estadual existentes em cada estado pesquisado e nas organizações sindicais municipais de cada capital dos cinco estados; e entrevistas semiestruturadas com dirigentes sindicais e professores da educação básica pública. A pesquisa será desenvolvida por uma rede de grupos/núcleos de pesquisa, instalados em quatro universidades públicas brasileiras, são eles: GTPC/UFGD, Departamento de Educação/UFMS, NUPE/UFPR e GESTRADO/UFMG. (Edital MCTI/CNPQ Nº. 14/2012)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. ; PINTO, S. N. S. . POLÍTICA SALARIAL DOCENTE EM MINAS GERAIS: perspectivas governamentais e sindicais. In: DALILA ANDRADE OLIEVEIRA; SAVANA DINIZ GOMES MELO. (Org.). Sindicalismo docente: desafios e perspectivas. 1ªed.Camaragibe, PE: CCS Gráfica e Editora, 2014, v. , p. 381-412.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. . PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DA PARCERIA PÚBLICO PRIVADA NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE. In: XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 2016, Cidade do México. XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO ? Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización, 2016.

2.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. . Parceria Público Privada na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: análises e proposições do Governo e do Sind-Rede/Bh. In: I Simpósio Educação, Marxismo e Socialismo, 2016, Belo Horizonte, 2016, Belo Horizonte. Anais do I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo, 2016.

3.
SILVA, D. M. ; ROCHA, F. M. . A produção de artigos sobre o Ensino Médio no Brasil: 1996-2014. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. X Seminário Internacional da Rede Estrado - Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador: REDE ESTRADO, GESTRADO/UFMG; GRAFHO/UNEB, PPGEduC/UNEB, 2014.

4.
MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. ; PINTO, S. N. S. . Política salarial docente em Minas Gerais. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. X Seminário Internacional da Rede Estrado - Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador: REDE ESTRADO, GESTRADO/UFMG; GRAFHO/UNEB, PPGEduC/UNEB, 2014.

5.
MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. . Política salarial docente: concepções e ações governamentais e sindicais no estado de Minas Gerais. In: IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação, 2013, Niterói. Anais do IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. Brasília: Paralelo 15, 2013.

6.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. . O complexo processo de precarização do trabalho docente em Minas Gerais. In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, 2013, Uberlândia. VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. Uberlândia: Gráfica UFU, 2013. p. 09-127.

7.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. . Trabalho docente na contemporaneidade: o processo de precarização na rede estadual de ensino de Minas Gerais. In: IX Seminário Internacional Práxis Docente y Transformación Social, 2012, Santiago do Chile. IX Seminario Internacional Práxis Docente y Transformación Social, 2012.

8.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. ; DUARTE, R. C. . O (novo) Enem e a reestruturação curricular do ensino médio. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, F. M.; RODRIGUES, L. C. N. H. ; MELO, S. D. G. . Concepções e perspectivas sindicais sobre carreira e remuneração docente em Minas Gerais. In: V Seminário Internacional de la Red de investigadores sobre Asociacionismo y Sindicalismo de los trabajadores de la Educación, 2015, Rosario. "Educación, trabajo docente y organizaciones gremiales, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. ; PINTO, S. N. S. . Política salarial docente em Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, D. M. ; ROCHA, F. M. . A produção de artigos sobre o Ensino Médio no Brasil: 1996-2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. . O complexo processo de precarização do trabalho docente em Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. . Projeto Acadêmico-49 O complexo processo de precarização do trabalho docente em Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. . Política salarial docente: concepções e ações governamentais e sindicais no estado de Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. ; DUARTE, R. C. . O (novo) Enem e a reestruturação curricular do ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. ; DUARTE, R. C. . O (novo) Enem e a reestruturação curricular do ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, F. M.; MELO, S. D. G. . Trabalho docente na contemporaneidade: o processo de precarização na rede estadual de ensino de Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. . Trabalho docente na contemporaneidade: o processo de precarização na rede estadual de ensino de Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ROCHA, F. M.; SANTOS, M. R. S. ; DUARTE, A. M. C. ; COELHO, C. L. ; CUNHA, D. M. ; LEAO, G. M. P. ; GOMES, H. A. S. ; SANTOS, J. A. R. ; LEITE, L. H. A. ; GOMES, L. S. L. ; DUARTE, M. R. T. ; FERREIRA, M. B. C. ; SA, N. A. ; CAMPOS, R. C. ; CARVALHO, S. S. D. ; MELO, S. D. G. . Monitoria do Departamento de Administração Escolar 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ROCHA, F. M.. MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 2011. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, F. M.; SARAIVA, A. M. A. ; MELO, S. D. G. . Carreira, Remuneração e Piso Salarial na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte 2018 (Capítulo de livro (prelo)).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, F. M.; RODRIGUES, L. C. N. H. ; ROCHA, G. O. S. . Trabalho Docente, Carreira, Remuneração e Piso Salarial Profissional Nacional nas Redes Públicas de Ensino de Belo Horizonte e Minas Gerais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. . Relatório das Fase da Pesquisa O Piso Salarial Profissional Nacional em Minas Gerais: implicações sobre a carreira, a remuneração e a representação sindical docente. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
DUARTE, A. M. C. ; MELO, S. D. G. ; ROCHA, F. M. . POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO ESTADUAL EM MINAS GERAIS: IMPLICAÇÕES SOBRE A GESTÃO DA ESCOLA. 2015. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, F. M.; RUAS, T. S.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Tamara Danielle de Souza Alves Amorim.Desafios e possibilidades vivenciados por profissionais da educação com alunos portadores de diabetes melittus: análise situacional de uma escola pública de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.

2.
ROCHA, F. M.; RUAS, T. S.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Cassia Regina de Souza Madureira.A situação pedagógica no sistema penitenciário: uma análise do processo de ensino aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.

3.
ROCHA, F. M.; RUAS, T. S.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Cristiane de Cássia Rosa.A indisciplina na escola: concepção e práticas de docentes de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Crise do capital: privatização da educação pública, perspectivas e possibilidades da revolução no Brasil no século XXI". 2017. (Outra).

2.
VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo, Sindicalismo dos Trabalhadores da Educação. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Crianças, Professores e Famílias: olhares sobre a Educação Infantil. 2016. (Seminário).

4.
XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO.PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DA PARCERIA PÚBLICO PRIVADA NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE. 2016. (Seminário).

5.
1º Seminário da Educação na Regional Norte -. 2015. (Seminário).

6.
Avaliação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Outra).

7.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Seminário).

8.
V Seminário Internacional de la Red de Investigadores sobre Asosocionismo y Sindicalismo de los Trabajadores de la Educación.Concepções e perspectivas sindicais sobre carreira e remuneração docente em Minas Gerais. 2015. (Seminário).

9.
X Seminário Internacional da Rede Estrado.A produção de artigos sobre o Ensino Médio no Brasil: 1996-2014. 2014. (Seminário).

10.
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Política salarial docente em Minas Gerais. 2014. (Seminário).

11.
XX Seminário Infância na Ciranda da Educação.Projeto identidade: trabalhando com formas geométricas e cores. 2014. (Seminário).

12.
IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação.Política salarial docente: concepções e ações governamentais e sindicais no estado de Minas Gerais. 2013. (Seminário).

13.
Sociologia da Infância: Cenário da Pesquisa com Criança. 2013. (Outra).

14.
VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente.O complexo processo de precarização do trabalho docente em Minas Gerais. 2013. (Simpósio).

15.
III Seminário Internacional Teias de Cidadania - A cultura popular tece caminhos para uma Educação Integral. 2012. (Seminário).

16.
IX Seminário Internacional Práxis Docente y Transformación Social.Trabalho docente na contemporaneidade: o processo de precarização na rede estadual de ensino de Minas Gerais. 2012. (Seminário).

17.
X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo. O (novo) Enem e a reestruturação curricular do ensino médio. 2012. (Congresso).

18.
XXI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG.Trabalho docente na contemporaneidade: o processo de precarização na rede estadual de ensino de Minas Gerais. 2012. (Outra).

19.
XXI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG.O (novo) Enem e a reestruturação curricular do ensino médio. 2012. (Outra).

20.
Plano Nacional de Educação: a Educação Superior, a Formação e a e a Valorização dos profissionais da educação. 2011. (Outra).

21.
Seminário Estadual - Docentes na Educação Básica Brasileira, o caso de Minas Gerais: debatendo os finais de pesquisa. 2011. (Seminário).

22.
XV Semana da Graduação.PMG-054 Monitoria do Departamento de Administração Escolar. 2011. (Outra).

23.
7° Ciclo de Debates e Oficinas sobre Educação e Necessidades Educacionais Especiais. 2010. (Outra).

24.
Ciclo de Conferências Socialismo e Educação (CCSE). 2010. (Seminário).

25.
XV ENDIPE ? ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS. 2010. (Encontro).

26.
30 Anos de Luta Pela Anistia Política no Brasil. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, F. M.. Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Outro).

2.
ROCHA, F. M.. X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Congresso).

3.
ROCHA, F. M.. 36ª Reunião Nacional da ANPED - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. 2013. (Congresso).




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