Amanda Gonçalves Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6435402060893259
  • Última atualização do currículo em 25/01/2018


Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) e Bacharela em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuou em projetos de pesquisa e extensão como bolsista e voluntária, publicando os resultados destes trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Foi duas vezes agraciada com o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, nos anos 2012 e 2016, com artigos científicos nas categorias estudantes de graduação e pós-graduação, respectivamente. Temas de interesse e atuação: relações de gênero na pesca artesanal, relações étnico-raciais, comunicação popular e alternativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Gonçalves Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. G.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Narrativas e trajetórias de mulheres pescadoras: o discurso do Boletim O LEME,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: A Casa & A Maré: um estudo sobre a trajetória das mulheres pescadoras na Colônia Z-10 Itapissuma-PE.
Orientador: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Investigação Qualitativa. (Carga horária: 15h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2012 - 2012
Epistemologia Feminista. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
Cultura e Mídia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico em Extensão no País, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação ao extensionismo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20


Grande Recife - Consórcio de Transporte Metropolitano, GRCTM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Realizar entrevistas de campo e levantamento de dados; auxiliar em registros de demanda, e pesquisa de satisfação junto aos usuários;dar apoio na elaboração de relatórios das pesquisas; realizar tabulação, digitação, análise e interpretação dos dados da pesquisa


Movimento de Assistência e Inclusão Social, MAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Núcleo de Pesquisa Ação Mulher e Ciência
Descrição: A proposta priorizará realização de estudos, eventos e elaboração de publicações no tema Mulher e Ciência nos espaços de poder e decisão. A abordagem incluirá o debate sobre o espaço das mulheres estudantes nas carreiras universitárias de algumas Universidades Brasileiras, fazendo estudo de caso comparativo com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nosso interesse em aprofundar os dados referentes a UFRPE, se fundamenta em que esta instituição se constitui numa universidade cujo curso de agronomia data de 1912, mas com ingresso da primeira mulher neste curso em 1939 . Passados cem anos da criação desses cursos, hoje é visível a representatividade numérica de mulheres nos cursos da UFRPE, no entanto, ainda não se incorpora a perspectiva de gênero na teoria e prática, por isso questões que envolve educação e processos de formação/atuação profissional, relacionados à divisão sexual do trabalho se configura nosso objeto de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Amanda Gonçalves Pereira - Coordenador / Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão - Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Transversalidade de gênero nas políticas públicas, nas relações de poder e no trabalho: o cotidiano das mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal
Descrição: A pesquisa visa resgatar a trajetória de acesso de mulheres, aos espaços de poder e decisão, na Presidência das Colônias de Pescadores/as em Pernambuco no período de 2004 a 2012. Considerando a importância, para o movimento de mulheres e para o feminismo da identificação de mudanças sociais nesta inserção das pescadoras nestes espaços de poder..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Amanda Gonçalves Pereira - Integrante / Maria do Rosario de Fátima Andrade Leitão - Coordenador / Livia Tavares Mendes Froes - Integrante / Claudia Maria de Lima - Integrante / Anderson Oliveira de Lima - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Fulni-ô Falante
Descrição: O projeto visava acompanhar a comunidade indígena Fulni-ô, localizada no município da Águas Belas -PE, na produção matérias de áudio e vídeo, para que pudessem retratar a sua cultura através do manejo de equipamentos tectológicos. Também foi desenvolvido um trabalho com crianças indígenas da comunidade, a fim compreender de maneira lúdica a simbologia de sua cultura e a importância de preservá-la. O trabalho foi conduzido através de observações participantes e oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Recicla Rural
Descrição: O projeto Recicla Rural visa unificar os esforços de separação de lixo, coleta seletiva e reciclagem de forma a atingir a comunidade universitária como um todo e de forma sistematizada, iniciando sua prática com o papel produzido no Campus de Dois Irmãos. O material recolhido será doado para a ONG Trapeiros de Emaús e a renda obtida será utilizada em cursos profissionalizantes junto às comunidades carentes no grande Recife. Entre as etapas de execução do trabalho estão: o treinamento de funcionários da limpeza; campanhas de sensibilização com a comunidade acadêmica; coleta seletiva e doação do material. Pretendem-se com o projeto, promover redução nos gastos com a coleta de lixo na UFRPE e verificar mudanças de atitudes por parte da comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
Meu Ambiente: comunidades escolares na gestão pública de Unidades de Conservação
Descrição: O projeto é uma estratégia de Educação Ambiental que visa promover a gestão participativa de Unidades de Conservação no estado de Pernambuco. Seu objetivo é construir uma cartilha educativa, com e para comunidades escolares inseridas ou no entorna da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, a partir do material elaborado por educandos e educadores da rede pública de ensino em oficinas de Educação Ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Amanda Gonçalves Pereira - Coordenador / Dandara Marques - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
2012
Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, A. G.2014PEREIRA, A. G.; MAGALHÃES, K. M. . PROJETO RECICLA RURAL: INICIATIVAS E LIMITES NA BUSCA POR UMA UNIVERSIDADE SOCIOAMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL. Educação Ambiental em Ação, v. 46, p. 1728, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, A. G.. A divisão sexual do trabalho como obstáculo à mulher como agente do desenvolvimento. In: Maria do Rosário da Silva. (Org.). Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero Ano V. 1ed.Recife: A Secretária, 2012, v. 1, p. 115-125.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEITÃO, M. R. F. A ; PEREIRA, A. G. . Desigualdades de Gênero e Poder na Pesca Artesanal - Brasil. In: 1.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. 1.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015.

2.
Moraes, J. A. ; PEREIRA, A. G. . Quintal produtivo: potencializando a agroecologia e a agricultura familiar.. In: I Congresso de Agroecologia do Semiárido e VII Simpósio Brasileiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido,, 2015, Mossoró. I Congresso de Agroecologia do Semiárido e VII Simpósio Brasileiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido,, 2015.

3.
LEITÃO, M. R. F. A ; ARAUJO, E. ; BOMFIM, A. O.M ; PEREIRA, A. G. . Mulher e Ciência: resgate, narrativas e políticas. In: 18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero, 2014, Recife. 18ºEncontroNacionaldaRedeFeministaNorteeNordestedeEstudosePesquisassobreaMulhereRelaçõesdeGênero, 2014.

4.
PEREIRA, A. G.; LEITÃO, M. R. F. A . Relações de gênero e pesca artesanal: um estudo sobre a trajetória política de mulheres pescadoras na Colônia Z-10 de Itapissuma- PE. In: 18ºEncontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero, 2014, Recife. 18ºEncontroNacionaldaRedeFeministaNorteeNordestedeEstudosePesquisassobreaMulhereRelaçõesdeGênero, 2014.

5.
PEREIRA, A. G.; LEITÃO, M. R. F. A . Mulher na maré: narrativas sobre a trajetória política de mulheres pescadoras na Colônia Z-10 de Itapissuma- Pernambuco. In: XVII Jornadas Nacionales de Extensión Rural y IX del Mercosur, 2014, Rosário. XVII Jornadas Nacionales de Extensión Rural y IX del Mercosur. El encuentro en la diversidad, 2014.

6.
PEREIRA, A. G.; LEITÃO, M. R. F. A . A casa & a maré: um estudo sobre a trajetória das pescadoras na colônia Z-10 Itapissuma-PE. In: IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2013, João Pessoa. Subjetividades e Contradiscursos. João pessoa: Editora UFPB, 2013.

7.
BRITO, A. J. ; PEREIRA, A. G. ; Lima. A. O. ; LIMA. C. L. ; FROES. L.T.M. ; LEITÃO, M. R. F. A ; SILVA, M.S. . Comunicação, educação e cultura na pesca artesanal. In: IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2013, João Pessoa. Subjetividades e Contradiscursos. João pessoa: Editora UFPB, 2013.

8.
PEREIRA, A. G.. DIivisão Sexual do Trabalho: limitação à igualdade de gênero e ao desenvolvimento. In: 17º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre Mulheres e Relações de Gênero - REDOR, 2012, João Pessoa. 7º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero > Apresentação e Autoras/es, 2012. v. 375.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. G.; MOURA, R. F. . A divisão sexual do trabalho como obstáculo à igualdade de gênero e ao desenvolvimento. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2012, 2012, Recife. ANAIS - JEPEX 2012, 2012.

2.
PEREIRA, A. G.; LEANDRO, M. E. D. A. ; ROCHA, G. L. M. M. ; LIMA, G. O. ; LOPES, V. R. J. ; MAGALHÃES, K. M. . Propostas para a melhoria da gestão ambiental do Restaurante Universitário da UFRPE. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2012, 2012, Recife. ANAIS - JEPEX 2012, 2012.

3.
ROCHA, G. L. M. M. ; LEANDRO, M. E. D. A. ; LIMA, G. O. ; PEREIRA, A. G. ; Lopes. V. R. J. ; MAGALHÃES, K. M. . Projeto Recicla Rural: importância, atuação e necessidade de expansão na UFRPE. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2012, 2012, Recife. ANAIS - JEPEX 2012, 2012.

4.
LEANDRO, M. E. D. A. ; ROCHA, G. L. M. M. ; LIMA, G. O. ; PEREIRA, A. G. ; LOPES, V. R. J. ; MAGALHÃES, K. M. . Avaliação da rede de esgoto do restaurante universitário da UFRPE. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2012, 2012, Recife. ANAIS - JEPEX 2012, 2012.

5.
LOPES, V. R. J. ; LIMA, G. O. ; PEREIRA, A. G. ; ROCHA, G. L. M. M. ; LEANDRO, M. E. D. A. ; MAGALHÃES, K. M. . Resíduos sólidos na UFRPE: uma análise sobre projetos e ações já realizados dentro do campus. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2012, 2012, Recife. ANAIS - JEPEX 2012, 2012.

6.
MOURA, R. F. ; PEREIRA, A. G. . O COMÉRCIO INFORMAL E A MIGRAÇÃO CHINESA NO CENTRO DA CIDADE DO RECIFE. In: XII Jornada de Ensino , Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2012, Recife. Anais JEPEX, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. G.; ARAUJO, E. ; BOMFIM, A. O.M ; LEITÃO, M. R. F. A ; CONCEIÇÃO, J. M. . Espaços de poder e decisão: trajetórias profissionais de docentes nas ciências agrárias na UFRPE. In: XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2014, Recife. Ciência e Tecnologia para o enfrentamento de Problemas Globais, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. G.. A participação das mulheres nos processos de economia cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, A. G.; LEITÃO, M. R. F. A . Relações de gênero e pesca artesanal: um estudo sobre a trajetória política de mulheres pescadoras na Colônia Z-10 de Itapissuma- PE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, A. G.; LEITÃO, M. R. F. A . A casa & a maré: um estudo sobre a trajetória das pescadoras na colônia Z-10 Itapissuma-PE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRITO, A. J. ; PEREIRA, A. G. ; Lima. A. O. ; LIMA. C. L. ; FROES. L.T.M. ; SILVA, M.S. ; LEITÃO, M. R. F. A . Comunicação, educação e cultura na pesca artesanl. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, A. G.. DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: LIMITAÇÃO À IGUALDADE DE GÊNERO E AO DESENVOLVIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, A. G.; MAGALHÃES, K. M. . Propostas para a melhoria da gestão ambiental do Restaurante Universitário da UFRPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, A. G.; MOURA, R. F. . A divisão sexual do trabalho como obstáculo à igualdade de gênero e ao desenvolvimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, A. G.. Sistema prisional: dilemas e dinâmicas das mães,esposas e filhas de presos pernambucanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHÃES, K. M. ; PEREIRA, A. G. . Reciclagem. 2012. (Mine curso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Crise Econômica, Transformação do Trabalho e Formas de Precarização. 2015. (Seminário).

2.
IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais.A casa & a maré: um estudo sobre a trajetória das pescadoras na colônia Z-10 Itapissuma-PE. 2013. (Seminário).

3.
17º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre a Mulher e Relações de Gênero. DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: LIMITAÇÃO À IGUALDADE DE GÊNERO E AO DESENVOLVIMENTO. 2012. (Congresso).

4.
Seminário: Estado e Direitos Reprodutivos: em defesa da plataforma pela maternidade livre, contra a criminalização das mulheres e pelo direito à autodeterminação reprodutiva.. 2012. (Seminário).

5.
XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2012. A divisão sexual do trabalho como obstáculo à igualdade de gênero e ao desenvolvimento;Propostas para a melhoria da gestão ambiental do Restaurante Universitário da UFRPE. 2012. (Congresso).

6.
III Semana de Ciências Sociais da UFRPE. 2011. (Outra).

7.
I Colóquio de Interpretação Do Subdesenvolvimento - Construção de Uma Identidade Latino-Americana: Política, Pensamento e Globalização. 2010. (Outra).

8.
I Encontro Regional dos estudantes de Ciências Sociais. 2010. (Encontro).

9.
I Seminário Sobre o Ciclo das Revoluções Pernambucanas: Revolução Pernambucana de 1817. 2010. (Outra).

10.
14º CISO- Encontro de Ciências Sociais do Note e Nordeste. 2009. (Congresso).

11.
I Semana de Ciências Sociais da UFRPE. 2009. (Outra).

12.
Ciclo de Palestra: Colóquio Guerra e Paz No Oriente Médio. 2008. (Outra).

13.
Semana de Debates Sobre a Profissionalização e o Mercado de trabalho do Cientista Social. 2008. (Outra).

14.
XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, A. G.. 14 Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste - CISO.. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 13:23:20