Mateus Cereza Brandão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9583389039136302
  • Última atualização do currículo em 17/10/2017


Aluno de Graduação em Engenharia Química desenvolvendo atividades de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mateus Cereza Brandão
Nome em citações bibliográficas
BRANDÃO, M. C.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Engenharia Química.
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2010 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em Engenharia Química.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Jesus Cristo Rei, CREI, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Programação e Utilização da Série DUO ? MP6. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Desenvolvimento de ferramentas para o auxílio ao projeto de cabines de máquinas agrícolas
Descrição: Descrição: Diante do atual processo de evolução das máquinas agrícolas, impulsionada em grande parte pela agricultura de precisão, aliado a necessidade do aumento de produtividade, as máquinas agrícolas autopropelidas vem empregando alta tecnologia. Em meio a este contexto, o modo como estas estão sendo disponibilizadas ao usuário no posto de operação, bem como o ambiente envolvido, tornam-se fatores importantes a serem observados. Neste sentido, este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de ferramentas para auxílio ao projeto de cabines, enfatizando o sistema homem-máquina-ambiente. Para tanto, pretende-se adotar metodologias destinadas ao desenvolvimento de sistemas modulares e ao projeto e a concepção de máquinas agrícolas seguras. Dentre as metas previstas estão a identificação e caracterização dos fatores envolvidos, o desenvolvimento de um software que contemple as fases informacional e conceitual do processo de projeto, e a aplicabilidade desta ferramenta no desenvolvimento do conceito de uma cabine para um pulverizador autopropelido. Acredita-se que tal pesquisa contribuirá para a disponibilização de postos de operação mais seguros, ergonômicos e eficientes...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Mateus Cereza Brandão - Integrante / Ulisses Benedetti Baumhardt - Coordenador / Airton dos Santos Alonço - Integrante / Paulo Roberto Bedin - Integrante / Cristiano Corrêa Ferreira - Integrante / Rodrigo Martins Alves - Integrante / Rafael Marins Alves - Integrante / Alex Rovian Zonne - Integrante / Douglas Ramos Mendes - Integrante.
2012 - Atual
Desenvolvimento de revestimento com a adição de inibidores de corrosão
Descrição: Desenvolvimento de revestimento com a adição de inibidores de corrosão incorporados em sua matriz para promover uma lenta e localizada liberação do agente inibidor. Diferentes produtos serão testados como inibidores, principalmente resíduos industriais. A eficiência destes "Smart Coatings" será testada por técnicas eletroquímicas e monitorada por microscopia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mateus Cereza Brandão - Integrante / Luciana Machado Rodrigues - Integrante / Sabrina Neves da Silva - Coordenador.
2012 - Atual
Caracterização de Materiais por Técnicas Espectroscópicas
Descrição: Utilização de técnicas espectroscopicas de absorção na região do infravermelho e do ultravioleta e visível para a identificação e caracterização de materiais poliméricos, minerais e soluções aquosas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mateus Cereza Brandão - Coordenador / Luciana Machado Rodrigues - Integrante / Sabrina Neves da Silva - Integrante / Priscila Baruffi Ribeiro - Integrante / Thamara Rizério da Silva Vargas - Integrante.
2010 - Atual
Caracterização de Diferentes Tipos de Solos e Carvões da Região Sul do RS e Estudo da sua Influência na Corrosão de Estruturas Enterradas
Descrição: A constante corrosão de materiais enterrados, como estruturas metálicas: tubulações, tanques de armazenamento, sistemas de aterramento, grelhas de postes de transmissão de energia elétrica, fundações de pontes,... torna importante a investigação sobre a corrosividade de solos e carvões de uma região. O Projeto visa a realização de uma caracterização das propriedades físicas e químicas de solos e carvões da região sul do Estado do Rio Grande do Sul, como teor de sais, de metais, pH, umidade, entre outros. A partir destas amostras de solos e carvões serão extraídas as substâncias húmicas solúveis, sendo fracionadas em ácidos húmicos e fúlvicos. Estas frações serão caracterizadas eletroquimicamente, investigando-se sua influência na corrosão de metais. Além disso, serão realizados em laboratório, ensaios acelerados de corrosão metálica nas amostras de solos e carvões por gravimetria. As amostras metálicas submetidas ao ataque corrosivo serão caracterizadas por Microscopia de Força Atômica, Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectrometria Raman..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mateus Cereza Brandão - Integrante / Luciana Machado Rodrigues - Coordenador / Sabrina Neves da Silva - Integrante / Nayana Simon de Vargas - Integrante / Akel Ferreira Kanaan - Integrante / Éric da Cruz Severo - Integrante / Anderson Cagliari - Integrante / Roberta de Mesquita Klein - Integrante / Steffany Rincon Peters - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro do Carvão Mineral. DESENVOLVIMENTO DE REVESTIMENTOS CONTENDO ADIÇÕES DE CINZAS DA COMBUSTÃO DO CARVÃO MINERAL GERADAS EM UTE'S. 2013. (Congresso).

2.
IV Congresso Brasileiro do Carvão Mineral. CORROSIVIDADE DO CARVÃO MINERAL DE CANDIOTA. 2013. (Congresso).

3.
SBPMat.Development Of Coatings Containing Rice Husk and Coal Ash Addition. 2013. (Encontro).

4.
IV SIEPE - IV Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão. 2012. (Outra).

5.
Workshop Polímeros de Fontes Renováveis da Região Sul - ABPol. 2012. (Outra).

6.
Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química. 2011. (Outra).

7.
Biodiesel. 2010. (Outra).

8.
Tratamento de Água - Industrial e Convencional. 2010. (Outra).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:32:58