Beatriz Walid de Magalhães Naddi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2060117358525218
  • Última atualização do currículo em 06/10/2018


Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam-USP) na linha de pesquisa de Práticas Políticas e Relações Internacionais. Membro do Observatório de Regionalismo vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (2014). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidad de Guadalajara (México) por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades (2012/2). Realiza pesquisas na área de Relações Internacionais, com ênfase em Integração Latino-Americana e História do México. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Walid de Magalhães Naddi
Nome em citações bibliográficas
NADDI, B. W. M.;NADDI, Beatriz W. M.;NADDI, Beatriz.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Programa em Integração da América Latina.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A inserção de Brasil e México na integração latino-americana A UNASUL e a Aliança do Pacífico,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Amaury Patrick Gremaud.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aliança do Pacífico; Brasil; Integração Latino-americana; México; UNASUL.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Externa do Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Externa do México.
2011 - 2014
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: México entre dois mundos: Estados Unidos e América Latina como alternativas de desenvolvimento.
Orientador: Rafael Balardim.




Formação Complementar


2015
TOEFL Preparation.
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
2012 - 2012
Relações Internacionais.
Universidade de Guadalajara, UDG, México.
2011 - 2011
Francês.
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2005 - 2010
Inglês.
Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.
2009 - 2009
Espanhol.
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da Disciplina Optativa de Temas Contemporâneos da Ibero-América sob supervisão do Professor Doutor Pedro Bahomoletz de Abreu Dallari, no curso de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.


Projeto Concurso Para Todos, CPT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor


Upgrade, UPGRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Graduação, Enquadramento Funcional: Discente, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cátedra José Bonifácio
Descrição: De iniciativa do Centro Ibero-americano e gerenciada por esse núcleo de apoio à pesquisa, que se encontra vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, a Cátedra José Bonifácio foi instituída com a finalidade de estimular, através da contribuição de convidados estrangeiros ilustres, a geração, assim como a disseminação de conhecimento sobre a Ibero-América, inclusive por meio do incremento do relacionamento da Universidade de São Paulo com a comunidade acadêmica ibero-americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Observatório de Regionalismo
Descrição: O Observatório de Regionalismo foi criado por alunos do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/ Unicamp/ PUC-SP), sob a coordenação da Profa. Dra. Karina L. P. Mariano como um espaço de investigação e diálogo entre pesquisadores e o objetivo de fomentar o debate sobre iniciativas regionais de integração e cooperação. Nossos trabalhos se encontram vinculados à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), grupo formado por pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, como a UFU, UNIFESP, UNESP, UNB, UFGD, IPE; e cujos estudos e pesquisas buscam, a partir de objetos e perspectivas teóricas e metodológicas diversas, compreender as motivações e os determinantes da política externa dos Estados e dos processos de regionalismo e multilateralismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Círculo Diálogos do Barão
Descrição: Historicamente, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco situa-se entre as principais instituições responsáveis por preencher os quadros da diplomacia brasileira. A relação simbiótica entre o corpo diplomático nacional e as Arcadas remonta ao século XIX, contando com nomes da estirpe de Joaquim Nabuco e Carlos Magalhães de Azeredo. No século XX, os laços foram ainda mais fortalecidos, sobretudo pela atuação do antigo aluno e patrono da diplomacia brasileira, o lendário Barão do Rio Branco. Não se pode olvidar, ainda, Ruy Barbosa, "Águia de Haia", também antigo aluno do Largo de São Francisco, além dos tantos outros que integraram ou integram o Itamaraty. É em sintonia com essa ligação entre as duas instituições que surge o grupo ?Círculo Diálogos do Barão?, destinado a criar uma ponte sólida entre os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e os quadros da diplomacia brasileira. Estabelece-se um diálogo amplo sobre a atuação diplomática, direito internacional e política externa, valendo-se de profissionais desse campo em contato direto com os participantes do Círculo. Nesse sentido, o Círculo busca desenvolver o raciocínio crítico dos estudantes, aproximar as relações entre a Universidade e o Itamaraty e incentivar a pesquisa no âmbito das relações internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Grupo de Análise Estratégica - Oriente Médio e África Muçulmana (GAE-OMAM)
Descrição: Grupo de pesquisa que visa analisar questões políticas, militares, econômicas, religiosas e sociais que envolvam os países do Oriente Médio e do Magreb. Tendo em vista a importância que o Oriente Médio (aqui, entende-se Oriente Médio de "forma estendida", ou seja, do Egito ao Afeganistão e da Turquia à Arábia Saudita) representa para o sistema internacional, seja pelo aspecto econômico ou mesmo geopolítico, as transformações que lá ocorrem repercutem diretamente em outras partes do mundo. Desse modo, compreender os processos endógenos e exógenos de cada país torna-se fundamental para o próprio entendimento da estrutura do sistema internacional. Ainda, diante da perspectiva do suposto enfrentamento entre Ocidente e Mundo Muçulmano (Huntington), ainda mais temido pelo reflexo dos eventos conhecidos por Primavera Árabe, a necessidade de analisar os processos de transição dos países muçulmanos do norte da África se torna primordial. Assim, o objetivo do Grupo é analisar histórica e politicamente os eventos que ocorrem nessa região delimitada para problematizar as políticas propostas pelas potências, pois elas afetam impactam diretamente nos países da região, ora em foco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
IV Festival Sul-Americano da Cultura Árabe
Descrição: A cultura árabe é tão ampla quanto o próprio conceito de ?árabe?, o qual extrapola delimitações territoriais e étnicas e avança por conceituações antropológicas, sociológicas e políticas. Assim, a dimensão do que engloba ?árabe? somente pode ser percebida quando se busca encontrar suas influências. Nesse sentido, e, partindo do pressuposto de que muitas vezes a cultura árabe está tão impregnada nas tradições brasileiras que há dificuldade de distingui-la, faz-se necessário expor o que vem a ser esta ?cultura árabe? para que, por conseguinte, se conheça melhor um importante grupo que encontra-se fortemente representado na nação brasileira. Desse modo, o IV Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, que ocorrerá simultaneamente em outras cidades do Brasil e do exterior ? de 18 a 31 de março de 2013 -, programará eventos de dança, música, artes visuais, lançamento de livros, além de debates com personalidades de notório saber sobre questões que envolvem o mundo árabe. O evento ocorrerá nas cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). Ressalta-se, também, a importância do Festival, devido à presença marcante de árabes (palestinos inclusos) na região sul do Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Beatriz Walid de Magalhães Naddi - Integrante / Renatho Costa - Coordenador / Carla Ricci - Integrante / Carlos Henrique Silva Moraes - Integrante / Cássio Ferreira Dias - Integrante / Débora Juliana Ribeiro de Faria - Integrante / Diego Souza de Araújo - Integrante / Jéssica Monteiro Clementino da Silva - Integrante / Rafael Augusto Masson Rocha - Integrante / Rodrigo Duque Estrada Campos - Integrante / Túlio Cezar de Oliveira Bunder - Integrante / Yesa Portela Ormond - Integrante.
2011 - 2011
Mundo em Debate
Descrição: Este projeto teve como objetivo visitar escolas da cidade de Santana do Livramento para debater assuntos em voga das relações internacionais e, assim, divulgar o curso de Relações Internacionais e a Universidade Federal do Pampa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Integração da América Latina.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Externa do México.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Externa do Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Test of English as a Foreign Language (TOEFL) IBT - 105, ETS.
2014
Test of English as a Foreign Language (TOEFL) IBT - 79, ESL.
2009
Preliminary English Test (PET), University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NADDI, Beatriz W. M.2015 NADDI, Beatriz W. M.. As relações México-Estados Unidos: uma perspectiva histórico-econômica. Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais, v. 2, p. 80-101, 2015.

2.
1NADDI, Beatriz W. M.2014 NADDI, Beatriz W. M.; BELUCI, V. P. . Fronteira México-Estados Unidos: Um panorama geral. INTERAÇÃO, v. 7, p. 94-126, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NADDI, Beatriz W. M.; ARAUJO, A. L. . Marina Silva. Política Externa e Regionalismo: Os Programas dos Presidenciáveis nas Eleições de 2018, p. 32 - 36, 24 set. 2018.

2.
NADDI, Beatriz.. O México na Integração Latino-Americana. Encuentro Latinoamericano, p. 6 - 28, 01 jun. 2015.

3.
NADDI, B. W. M.; PEDECERT, B. L. . ANÁLISE DAS RELAÇÕES ECONÔMICAS ENTRE O BRASIL E PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO E NORTE DA ÁFRICA: O CASO DO EGITO. A Platéia, Santana do Livramento, p. 10 - 10, 29 abr. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NADDI, Beatriz W. M.. México e Turquia como Estados bifronte. In: 4o Seminário da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do 4o Seminário da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2018.

2.
NADDI, Beatriz W. M.. Teoria Marxista da Dependência e Integração Regional: Uma Conversa Necessária. In: XIII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, 2018, Mariana. Anais do XIII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NADDI, Beatriz W. M.. Fordlândia e Belterra: uma resenha bibliográfica crítica. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ADHILAC-BRASIL, 2016, São Paulo. RUPTURAS E CONTINUIDADES NA DINÂMICA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE: ATÉ O SÉCULO XXI, 2016.

2.
NADDI, Beatriz W. M.. O México na Aliança do Pacífico. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. O México na Aliança do Pacífico. São Paulo: ECA-USP, 2016. v. 2. p. 144-144.

3.
NADDI, Beatriz W. M.; RICCI, C. ; MORAES, C. H. S. ; DIAS, C. F. ; FARIA, D. J. R. ; ARAUJO, D. S. ; SILVA, J. M. C. ; ROCHA, R. A. M. ; COSTA, R. ; CAMPOS, R. D. E. ; BUNDER, T. C. O. ; ORMOND, Y. P. . IV Festival Sul-Americano da Cultura Árabe. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2013, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013. v. 5.

Artigos aceitos para publicação
1.
NADDI, Beatriz W. M.. Análise comparativa da inserção brasileira e mexicana na America Latina de 2000 a 2015: semelhanças e diferenças. Latinoamerica. Revista de Estudios Latinoamericanos, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
NADDI, Beatriz W. M.. Teoria Marxista da Dependência e integração regional: uma conversa necessária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NADDI, Beatriz W. M.. O México na Aliança do Pacífico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NADDI, Beatriz W. M.. Fordlândia e Belterra: uma resenha bibliográfica crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NADDI, Beatriz.. O México na integração latino-americana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
NADDI, Beatriz W. M.; BELUCI, V. P. . Desenvolvimento de Cidades de Fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NADDI, Beatriz W. M.; MORAES, C. H. S. ; RICCI, C. ; DIAS, C. F. ; FARIA, D. J. R. ; ARAUJO, D. S. ; SILVA, J. M. C. ; ROCHA, R. A. M. ; COSTA, R. ; CAMPOS, R. D. E. ; BUNDER, T. C. O. ; ORMOND, Y. P. . IV Festival Sul-Americano da Cultura Árabe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
NADDI, Beatriz W. M.. O Conselho de Defesa Sul-Americano, a crise da UNASUL e adesão da Colômbia à OTAN 2018 (Artigo para o site do Observatório de Regionalismo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
NADDI, Beatriz.; ARAUJO, D. S. . RI, e aí?. 2016; Tema: Esta página busca ajudar pessoas interessadas em Relações Internacionais a conhecer mais o curso e seu mercado de trabalho por meio da divulgação de eventos, oportunidades em estágio, emprego e concurso públicos e depoimentos de internacionalistas.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
NADDI, Beatriz W. M.. Idas e vindas da integração latino-americana: de Bolívar à atualidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NADDI, Beatriz W. M.; RIBEIRO NETO, P. H. . A pesquisa científica na arena internacional,. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4o Seminário da Associação Brasileira de Relações Internacionais.México e Turquia como Estados bifronte. 2018. (Seminário).

2.
I Encontro Internacional de Política Externa Latino-Americana.O México na integração latino-americana. 2015. (Encontro).

3.
Mini Curso: Participação Social na Política Externa Latino-Americana. 2015. (Outra).

4.
Memórias do Golpe: ciclo de palestras sobre a ditadura militar na América Latina. 2014. (Outra).

5.
Fórum Mundial dos Direitos Humanos. 2013. (Outra).

6.
Política Externa Uruguaia. 2013. (Outra).

7.
Semana Acadêmica 2013. 2013. (Outra).

8.
XXVI Congresso da Associação Mexicana de Relações Internacionais. 2013. (Congresso).

9.
XVII Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais. 2012. (Encontro).

10.
Fórum Permanente sobre Mercado de Trabalho em Relações Internacionais. 2011. (Seminário).

11.
II Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2011. (Encontro).

12.
O Fim da União Soviética e seu Impacto Internacional (1991-2011). 2011. (Seminário).

13.
Semana Acadêmica 2011. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NADDI, Beatriz W. M.. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. 2016. (Outro).

2.
COSTA, R. ; NADDI, Beatriz. ; RICCI, C. ; CAMPOS, R. D. E. ; FARIA, D. J. R. ; ORMOND, Y. P. ; MORAES, C. H. S. ; DIAS, C. F. ; ARAUJO, D. S. ; SILVA, J. M. C. ; ROCHA, R. A. M. ; BUNDER, T. C. O. . IV FESTIVAL SUL-AMERICANO DA CULTURA ÁRABE. 2013. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
NADDI, Beatriz W. M.. Idas e vindas da integração latino-americana: de Bolívar à atualidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NADDI, Beatriz W. M.; RIBEIRO NETO, P. H. . A pesquisa científica na arena internacional,. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
NADDI, Beatriz.; ARAUJO, D. S. . RI, e aí?. 2016; Tema: Esta página busca ajudar pessoas interessadas em Relações Internacionais a conhecer mais o curso e seu mercado de trabalho por meio da divulgação de eventos, oportunidades em estágio, emprego e concurso públicos e depoimentos de internacionalistas.. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:29:18