Luiza de Cavalcanti Azeredo Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3423119870751436
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Doutoranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense, possui graduação (2011) e mestrado (2015) pela mesma instituição. Seus interesses e pesquisas centram-se nos estudos da História do Brasil Contemporâneo, com os seguintes enfoques temáticos: Patrimônio Cultural, Identidade, História Cultural, História Política, Governos Militares, História do Rio de Janeiro e suas transformações urbanas. Desde 2015 é Gerente de Pesquisa do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiza de Cavalcanti Azeredo Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, L. C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.
Rua Amoroso Lima
Cidade Nova
20211120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22733141
Ramal: 9


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Do Pub-Rio ao Corredor Cultural: trajetórias do planejamento urbano no RJ (1976-1992),
Orientador: Beatriz Kushnir.
Palavras-chave: Transformações Urbanas; Planejamento Urbano; PUB-Rio; Urbanismo; Rio de Janeiro.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2015
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: E a Cultura? O Centro Nacional de Referência Cultural e a identidade do Brasil (1975-1979),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Beatriz Kushnir.
Coorientador: Paulo Knauss de Mendonça.
Palavras-chave: CNRC; Esdi; Identidade; Cultura.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2011
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Construção de um Perfil: Aloísio Magalhães e as Políticas Patrimoniais.
Orientador: Beatriz Kushnir.




Formação Complementar


2018 - 2018
Emergências interpretativas em torno de uma cidade sitiada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Guia de Turismo. (Carga horária: 820h).
Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria, CIETH, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Antropologia para Historiadores. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentação. (Carga horária: 180h).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.
2011 - 2011
Uma História da Pintura - a 2ª metade do século 20. (Carga horária: 8h).
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, MAC, Brasil.
2010 - 2010
Francês. (Carga horária: 40h).
Alliance Française de Paris, AF, França.


Atuação Profissional



Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente II, Carga horária: 40


Museu de Arte Contemporânea de Niterói, MAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Responsável por visitas guiadas ao acervo do Museu. Supervisora dos monitores durante o ano de 2011.


Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, AGCRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Dicionário Biográfico da Administração Pública Municipal
Descrição: O Dicionário Biográfico da Administração Pública Municipal pretende produzir verbetes histórico-biográficos dos Secretários, Diretores, Intendentes, etc., ou seja, do primeiro escalão da Administração Pública Municipal. Este grupo de técnicos e/ou políticos atuou no Executivo, em seus quatro períodos pós-República (Conselho Municipal de Intendentes, Prefeitura do Distrito Federal, Estado da Guanabara e Prefeitura da Cidade do RJ), compreendendo o espaço temporal de 1889 a 2012. Este projeto é um desdobramento do e-book Administração Pública Municipal - a estrutura e os titulares. Da Comissão de Intendência à Prefeitura do Rio (1889-2012), que se propôs a mapear as transformações na estrutura da Administração Pública Municipal desde 1889. Promoveu-se este esforço, certamente e em primeiro lugar, para sanar uma dívida. Poder-se-ia interrogar sobre a importância de se constituírem esses organogramas quando o foco de trabalho é, em última instância, a organização documental. Para esclarecer o valor da peleja e seguindo os princípios arquivísticos (entendidos como um conjunto de práticas, conceitos e técnicas a serem observados nas fases de produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos), a acuidade de se elaborar este Mapa da Administração consistiu em permitir que, ao se conhecer a estrutura do Poder Executivo Municipal, o respeite quando da organização dos fundos documentais. A partir deste e-book, incluímos como necessidade, vislumbrar os quadros dos Gestores do Executivo: Quem eram? Que formação tinham? Que gerações compunham? Que projetos encarnavam? O cronograma que propomos é o de enfrentamento de cada um destes períodos político-administrativos da Cidade, dividindo este projeto, então, em quatro fases.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiza de Cavalcanti Azeredo Ferreira - Integrante / Beatriz Kushnir - Coordenador / José Ygor Silva Pena - Integrante / Amanda Vilela Gomes - Integrante / Caio Mathias Vaz Pereira - Integrante.
2014 - Atual
Com régua e compasso, os traços da cidade. Engenheiros e arquitetos do Rio, sua trajetória na administração pública
Descrição: O projeto visa identificar e mapear a atuação de algumas gerações da Engenharia Pública que, por meio da coleta de depoimentos orais, identificará os perfis de arquitetos e engenheiros que nela atuaram entre 1950 e 2000. Este grupo selecionado exerceu suas atividades profissionais na administração pública do Rio de Janeiro, em suas várias instâncias institucionais: Distrito Federal, estado da Guanabara e município do Rio de Janeiro. Circunscrever as atividades desses profissionais e suas redes de sociabilidades é poder vislumbrar e refletir sobre os jogos de poder nas ocupações dos espaços urbanos, pelo poder público. Já que o grupo foi escolhido por atuar como responsáveis por elaborar os projetos, fiscalizar e acompanhar as obras que transformaram o cenário urbano a partir das marcas deixadas na cidade/Capital quando da transferência para Brasília. A constituição deste acervo está em sincroniza com a constante ampliação do Acervo Sonoro do Arquivo Geral a Cidade do Rio de Janeiro, além de ser de fundamental importância para os projetos de Gestão Documental implementados pelo AGCRJ junto as Secretarias de Urbanismo e de Obras da Prefeitura da Cidade do RJ.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiza de Cavalcanti Azeredo Ferreira - Integrante / Yama Ke Te Arruda D Assumpcao - Integrante / Isabel Dias - Integrante / Sandra Horta - Integrante / Beatriz Kushnir - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, L. C. A.. Entre Viadutos e Corredores: Política e Preservação no Rio de Janeiro dos anos 1970. In: XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2018. p. 1-12.

2.
FERREIRA, L. C. A.. Centro Nacional de Referência Cultural: O desenho industrial como via de independência nacional. In: VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Anais da VIII Semana de História Política da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2013. v. 2. p. 706-717.

3.
FERREIRA, L. C. A.. Os intelectuais do Centro Nacional de Referência Cultural e a dinâmica do particular-universal (1975-1979). In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014, Rio de Janeiro. XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014. p. 1-9.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, L. C. A.. Os intelectuais do Centro Nacional de Referência Cultural e a dinâmica do particular-universal (1975-1979). In: Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: Saberes e Práticas Científicas. Rio de Janeiro: Anpuh, 2014. v. 16.

2.
FERREIRA, L. C. A.. Centro Nacional de Referência Cultural: O desenho industrial como via de desenvolvimento nacional. In: Semana de História Política / Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Anais da VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro: PPGH-UERJ, 2013. v. VIII. p. 192-192.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, L. C. A.. O Rio de Janeiro de Ontem e de Hoje: o Papel da Pesquisa Histórica no AGCRJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FERREIRA, L. C. A.. O PUB-Rio e a formação da Secretaria Municipal de Planejamento do RJ: o federal e o local na política carioca dos anos 1970. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FERREIRA, L. C. A.. Do PUB-Rio ao Corredor Cultural: Memória, política e preservação no Rio de Janeiro dos anos 1970. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FERREIRA, L. C. A.. Os intelectuais do Centro Nacional de Referência Cultural e a dinâmica do particular-universal (1975-1979). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, L. C. A.. Centro Nacional de Referência Cultural: O desenho industrial como via de desenvolvimento nacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, L. C. A.. O Centro Nacional de Referência Cultural e as duas faces da política desenvolvimentista brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, L. C. A.. Centro Nacional de Referência Cultural: do Design ao Patrimônio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, L. C. A.. De Largo do Matadouro à Praça da Bandeira. 2018. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. 2018. (Seminário).

2.
O Rio de Janeiro e o seu Desenvolvimento Urbano ? o papel do setor municipal de urbanismo. 2017. (Outra).

3.
V Seminário fluminense de Pós-graduandos em HIstória.O PUB-Rio e a formação da Secretaria Municipal de Planejamento do RJ: o federal e o local na política carioca dos anos 1970. 2017. (Seminário).

4.
VIII Encontro do GPAF - I Encontro Integrado Sobre Acervos Fotográficos. 2015. (Encontro).

5.
VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.Centro Nacional de Referência Cultural: O desenho industrial como via de independência nacional. 2014. (Seminário).

6.
XVI Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: Saberes e Práticas Científicas.Os intelectuais do Centro Nacional de Referência Cultural e a dinâmica do particular-universal (1975-1979). 2014. (Encontro).

7.
2ª Semana de História da UFF.O Centro Nacional de Referência Cultural e as duas faces da política desenvolvimentista brasileira. 2013. (Outra).

8.
II Laboratório de Comunicação Acadêmica e Pesquisa Histórica.Centro Nacional de Referência Cultural: do Design ao Patrimônio. 2013. (Outra).

9.
II Seminário de História Política da UFF. 2013. (Seminário).

10.
III Seminário Internacional Políticas Culturais. 2012. (Seminário).

11.
II Jornada de Estudos Fluminenses do Museu do Ingá. 2012. (Outra).

12.
Patrimônio, Memória e Identidade Negra. 2012. (Seminário).

13.
Semana de História da UFF. 2012. (Congresso).

14.
1º Ciclo de palestras sobre Artes Visuais no Brasil/ Projeto Universidade Livre de Niterói. 2011. (Outra).

15.
III Colóquio Internacional Raízes do privilégio: hierarquia e mobilidade social no mundo ibérico do Antigo Regime. 2009. (Outra).

16.
As Hierarquias Sociais - II Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, L. C. A.. Do Archivo do Distrito Federal ao AGCRJ: 125 anos de trajetória. 2018. (Outro).

2.
FERREIRA, L. C. A.. Dossiê Avenida Presidente Vargas: Vamos Fazê-la!. 2017. (Outro).

3.
FERREIRA, L. C. A.. Dossiê Escravidão Contemporânea e trabalho forçado: problemas e abordagens da historiografia. 2017. (Outro).

4.
FERREIRA, L. C. A.. Dossiê Enchentes Urbanas. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 12:50:42