Viviane Gil da Silva Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 25/03/2018


Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2017). Especialização em andamento em Formação Pedagógica para a Docência em EPT pelo Institutro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas(2016). Cientista Natural Licenciada pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014). Enquanto graduanda desenvolveu trabalhos na área de ensino como acadêmica voluntária no Clube de Ciências da UFAM, assim como atuou em outros projetos relacionados a área de Ensino, Pesquisa e Extensão (2010-2014). Profissionalmente: trabalhou na administração do Gabinete do IFAM-CMZL no ano de 2010. Atuou administrativamente na Coordenação de Agroecologia no ano de 2011. E, realizou trabalhos Técnicos no Herbário EAFM no ano de 2012 a 2014. Atualmente, atua na área de ensino como Técnica na Coordenação de Integração Escola Comunidade - CIEC do Instituto Federal do Amazonas, desde 2010 é servidora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Meio Ambiente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Gil da Silva Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, V. G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, IFAM CAMPUS MANAUS ZONA LESTE.
Avenida Cosme Ferreira
Aleixo
69083000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 32144015
URL da Homepage: http://www.cmzl.ifam.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Análise da Sustentabilidade das Práticas Socioculturais de Manejo e Conservação de Quelônios na RDS Igapó-Açu, BR 319-AM,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Antônio Carlos Witkoski.
2016
Especialização em andamento em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica. (Carga Horária: 435h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Orientador: Vitor Bremgartner da Frota.
2010 - 2014
Graduação em Ciências Naturais.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos Surdos: Linguagem, Aspectos Didático-Pedagógicos e Avaliação..
Orientador: Elizandra Rego de Vasconcelos.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Agrotécnica Federal de Manaus, EAFM, Brasil.




Formação Complementar


2016
Estágio em Docência em Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2015 - 2015
Horta Escolar e Ecoalfabetização. (Carga horária: 16h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2013 - 2014
Estágio em Docência em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2013 - 2013
Política e Gerenciamento de Coleções de Herbários. (Carga horária: 32h).
Instituto de Botânica, IBT, Brasil.
2013 - 2013
Infecção Experimental. (Carga horária: 8h).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
2013 - 2013
Prática de Campo e Estudo Dirigido de Vetores. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
2011 - 2011
Gestão de Documentos Públicos. (Carga horária: 32h).
Consultoria & Treinamento, CONSULTRE, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Libras Básico. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2010 - 2010
Informática Básica, Avançada e Linux com BrOffice.. (Carga horária: 180h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2005 - 2009
Curso de Inglês - Projeto CEL/UFAM. (Carga horária: 480h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Educacional Batista Canaã, CEBAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Docente de L.E.M/ INGLÊS, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Saberes científicos-ecológicos do Estado Físico-Químico da Água: experimentação científica, saberes primevos e ensino de ciências
Descrição: PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA ? PCE: O estudo que se pretende realizar tem como objetivo promover experimentação investigativa a partir do ensino de ciências do estado físico-químico da água, nesse sentido buscar-se-á realizar alfabetização científica e ecológica dos sujeitos envolvidos a partir de conceitos e assuntos correlacionados com o cotidiano, saberes locais e concepções científicas vigentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Elizandra Rego de Vasconcelos - Integrante / Stephane Ladislau da Cruz - Coordenador.
2013 - 2013
Projeto REFLORA Edital nº056/2010 - FAPEAM
Descrição: Virtualização do Herbário do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG, na cidade de Belém - PA, com registro fotográfico de espécimens herborizadas (exsicatas) arquivadas em acervo científico, e, posterior inserção desses registros em banco de dados BRAHMS para indexação em rede nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Michael John Gilbert Hopkins - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Alfabetização Científica e Ecológica pela Abordagem Participativa na Amazônia: construindo saberes para a sustentabilidade e conservação da natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã Ponta Negra
Descrição: O projeto busca promover por meio da Abordagem Participativa a integração da Escola (agentes do campus Manaus Zona Leste) junto aos comunitários da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora/Escola Santo André, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã Ponta Negra. Nesse contexto, buscar-se-á realizar alfabetização científica e ecológica dos sujeitos envolvidos a partir de conceitos e assuntos correlacionados com o seu cotidiano, conhecimento ecológico local, saberes primevos e concepções científicas vigentes com o objetivo de desenvolver conceitos e saberes das ciências ambientais em educação ambiental, a partir do ensino não formal e informal, para sensibilização dos sujeitos com relação a sustentabilidade e conservação dos recursos naturais manejados em seu cotidiano.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Coordenador / Irlane Maia de Oliveira - Integrante / Kesiane Oliveira Biase Adegas - Integrante / Ângela Maria Gonçalves de Oliveira - Integrante / Andreza Vidinha de Paula - Integrante / Angeline Ugarte Amorim - Integrante / Maria de Fátima Pereira do Nascimento - Integrante / Maria Suely Silva Santos Guimarães - Integrante.
2015 - 2015
Semeando Agroecologia em Creche Escolar
Descrição: O projeto Semeando Agroecologia em Creche Escolar teve como objetivos o fortalecimento de parceria entre a comunidade externa e interna da Creche Municipal Professora Virgínia Marília Mello e IFAM- Campus Manaus Zona Leste, melhorando o meio ambiente, agregando conhecimentos na produção de alimentos saudáveis, além de fomentar a discussão da agroecologia e a valorização do trabalho coletivo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Francisneide de Sousa Lourenço - Coordenador / Francisco Pereira de Brito Júnior - Integrante / RAFAELA DE ARAÚJO SAMPAIO LIMA - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2014
Laboratório Multidisciplinar em Ação: Ensino de Biologia unindo Teoria e Prática.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elizandra Rego de Vasconcelos em 14/06/2016.
Descrição: PACE que promove o ensino das ciências por meio de experimentação investigativa desenvolvendo idéias e hipóteses acerca dos assuntos estudados. Nessa perspectiva, busca desenvolver com estudantes da rede pública de Manaus (conveniadas) o ensino lúdico e contextualizado das concepções alternativas que já se constituíram no saber destes sujeitos ás concepções científicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Elizandra Rego de Vasconcelos - Coordenador.
2013 - 2014
PROJETO PIBEX: CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFAM
Descrição: Criado no ano de 1985, o Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas é resultado de um Programa de Extensão, que faz pesquisas nas áreas de ensino de Química, Física e Biologia, planejando e realizando atividades didáticas com estudantes do ensino das redes públicas estadual e municipal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Elizandra Rego de Vasconcelos - Coordenador.
2012 - 2012
A Formação Continuada de Professores de Ciências: perspectivas para a construção identitária do professor reflexivo.
Descrição: É um projeto de extensão que busca reunir professores de ciências da educação básica e áreas afins para discussão das práticas docentes, a desconstrução de paradigmas educacionais e formação continuada acerca das didáticas das ciências. Nesse sentido, o dialogo nessas três vertentes contribuem para novas perspectivas que podem compor os signos que se constituem na identidade do professor ao longo dos anos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Irlane Maia de Oliveira - Coordenador.
2011 - 2011
A Formação Continuada de Professores de Ciências: perspectivas para a construção identitária do professor reflexivo.
Descrição: É um projeto de extensão que busca reunir professores de ciências da educação básica e áreas afins para discussão das práticas docentes, a desconstrução de paradigmas educacionais e formação continuada acerca das didáticas das ciências. Nesse sentido, o dialogo nessas três vertentes contribuem para novas perspectivas que podem compor os signos que se constituem na identidade do professor ao longo dos anos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Irlane Maia de Oliveira - Coordenador.
2010 - 2010
Qualificação de Agentes de ATER, para a Promoção de Mudanças Sustentáveis no Meio Rural
Descrição: É um projeto de Extensão promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Manaus Zona Leste (antiga Escola Agrotécnica Federal) e entidades parceiras em Convênio com a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) pelo Programa de Formação de Agentes de ATER..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Eleano Rodrigues da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Etnobiologia e Etnoecologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Manejo e Conservação de espécies.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, L. C.2016PEREIRA, L. C. ; FARIAS, W. S. ; JÚNIOR, F. P. B. ; OLIVEIRA, V. G. S. ; LOURENCO, F. S. . Semeando Agroecologia em Creche Escolar (Sowing Agroecology School Nursery). Revista de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - NEXUS IFAM, v. 2, p. 19/2, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIMA, J. C. (Org.) ; PAIVA, J. S. (Org.) ; COSTA, K. A. S. (Org.) ; AGUIAR, R. P. (Org.) ; ANUNCIACAO, R. (Org.) ; SANTOS, S. M. (Org.) ; OLIVEIRA, V. G. S. (Org.) . Gestão pública : a visão dos técnicos administrativos em educação das Universidades Públicas e Institutos Federais. 1. ed. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2016. v. 3. 267p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . Proposta de Construção de Modelo Didático ''Aprendendo Zoologia em Alto Relevo'' para Ensino de Ciências na Educação Inclusiva de Jovens e Adultos. In: IV SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM, 2014, Manaus. SECAM 2014, 2014. v. 4.

2.
OLIVEIRA, V. G. S.; SANTOS, R. B. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS DE LINGUAGEM, DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM ESCOLAS INCLUSIVAS.. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 2014, Ponta Grossa. IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 2014. v. 4. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, S. L. ; OLIVEIRA, V. G. S. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ECOLÓGICA DO ESTADO FÍSICO-QUÍMICO DA ÁGUA: COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL, DIMENSÕES ECOLÓGICAS E SABERES PRIMEVOS. In: IV Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - SICASA e 1º Encontro Amazônico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS, 2016, Manaus. Anais do IV SICASA e 1º ANPPAS, 2016. v. 1. p. 588-589.

2.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . Técnicas de Manejo de Espécimes Vegetais de Importância Florestal Nativa e Exótica para Registro/Inserção em Coleção Científica de um Herbário da Cidade de Manaus. In: 67 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2015, São Carlos. 67 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2015.

3.
OLIVEIRA, V. G. S.. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE RECURSOS HUMANOS PARA ATENDER AS DINÂMICAS PRÁTICAS E CIENTÍFICAS DE HERBÁRIOS. In: III Simpósio Nacional de Inventário Florestal, 2014, Manaus. Anais do III Simpósio de Inventário Florestal. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2014. v. 3. p. 107-107.

4.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . O ENSINO TÉCNICO DE BOTÂNICA EM UM HERBÁRIO DA CIDADE DE MANAUS COMO FONTE ALTERNATIVA PARA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PELO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL DO IFAM. In: III Simpósio Nacional de Inventário Florestal, 2014, Manaus. Anais do III Simpósio de Inventário Florestal. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2014. v. 3. p. 106-106.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . Proposta de Construção de Modelo Didático ''Aprendendo Zoologia em Alto Relevo'' para Ensino de Ciências na Educação Inclusiva de Jovens e Adultos. SECAM 2011, 2014.

2.
OLIVEIRA, V. G. S.; SANTOS, R. B. ; VASCONCELOS, E. R. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS DE LINGUAGEM, DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM ESCOLAS INCLUSIVAS.. II SINECT, 2014.

3.
OLIVEIRA, V. G. S.; MENEZES, I. S. . A Diversidade Didática no Ensino de Ciências: um relato de experiência de ensino e aprendizagem na EJA. 2014.. I SESDOC/UFAM, 2014.

4.
OLIVEIRA, V. G. S.. Educação Científica no Ensino de Ciências para Jovens e Adultos Surdos: Desafios de Comunicação e Inclusão Didático-Pedagógica. I SESICB/UFAM, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . Técnicas de Manejo de Espécimes Vegetais de Importância Florestal Nativa e Exótica para Registro/Inserção em Coleção Científica de um Herbário da Cidade de Manaus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . Proposta de Construção de Modelo Didático ''Aprendendo Zoologia em Alto Relevo'' para Ensino de Ciências na Educação Inclusiva de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
OLIVEIRA, V. G. S.; SANTOS, R. B. ; VASCONCELOS, E. R. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS DE LINGUAGEM, DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM ESCOLAS INCLUSIVAS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, V. G. S.. Construção de Tabuleiro Didático ''Sexo, Saúde e Ser Humano'': ensino e avaliação lúdica na educação de jovens e adultos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, V. G. S.. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE RECURSOS HUMANOS PARA ATENDER AS DINÂMICAS PRÁTICAS E CIENTÍFICAS DE HERBÁRIOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . O ENSINO TÉCNICO DE BOTÂNICA EM UM HERBÁRIO DA CIDADE DE MANAUS COMO FONTE ALTERNATIVA PARA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PELO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL DO IFAM.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
OLIVEIRA, V. G. S.; MENEZES, I. S. . A Diversidade Didática no Ensino de Ciências: um relato de experiência de ensino e aprendizagem na EJA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
OLIVEIRA, V. G. S.. O Ensino Técnico de Botânica em Herbários da cidade de Manaus como Fonte de Conhecimento Científico Alternativo e Conservação da Diversidade Biológica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OLIVEIRA, V. G. S.. Educação Científica no Ensino de Ciências para Jovens e Adultos Surdos: Desafios de Comunicação e Inclusão Didático-Pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
JARABIZA, C. ; OLIVEIRA, V. G. S. . A Capacitação e o Desafio da Motivação dos Auxiliares de Biblioteca das Instituições Públicas. 2015.

2.
Moscon, F. ; OLIVEIRA, V. G. S. . A Interligação da Gestão Gerencial com a Gestão Burocrática: Novas Formas de Entender e Aplicar Antigos Conceitos em Instituições Públicas Federais de Ensnio. 2015.

3.
Santos, S. P. ; OLIVEIRA, V. G. S. . Literatura Infantil na Educação de Jovens e Adultos. 2015.

4.
COSTA, M. S. ; OLIVEIRA, V. G. S. . Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Estudo de caso no IFS. 2015.

5.
FLORES, C. R. ; OLIVEIRA, V. G. S. . Difusão das Políticas de Gestão Documental na Universidade Federal de Pampa através do Treinamento de Usuários Internos. 2015.

6.
BATISTA, E. M. ; OLIVEIRA, V. G. S. . Limites e Possibilidades Interacionais na Pedagogia a Distância - Olhar de uma Técnica-Administrativa na Educação Pública. 2015.

7.
CORREIA, J. B. S. ; OLIVEIRA, V. G. S. . A Inclusão de Pessoa com Deficiência Auditiva através de um Projeto de Extensão Universitária. 2015.

8.
Martens, A. E. ; OLIVEIRA, V. G. S. . Formulação de Estratégias nas Universidades Estudando o Processo num Departamento de Ensino. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, V. G. S.. Aprendizado Sequencial: etapas para uma percepção consciente. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?Assimetria do cérebro e comportamento em animais?. 2015. (Outra).

2.
67 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Técnicas de Manejo de Espécimes Vegetais de Importância Nativa e Exótica para Registro/Inserção em Coleção Científica de um Herbário da Cidade de Manaus. 2015. (Outra).

3.
Morfologia do Trato digestório em tartarugas. 2015. (Outra).

4.
Palestra Intraempreendorismo na Empresa. 2015. (Outra).

5.
Quintais Urbanos e Segurança Alimentar: Relato de uma Experiência em Manaus - Palestra do Projeto Para Além da Sala de Aula: Debate Ambiental.. 2015. (Outra).

6.
Recursos Queneficos Comestíveis - Palestra do Projeto Para Além da Sala de Aula: Debate Ambiental.. 2015. (Outra).

7.
Vilas e Cidades e Sazonalidade na Amazônia - Palestra do Projeto Para Além da Sala de Aula: Debate Ambiental.. 2015. (Outra).

8.
Vocalização em Tartarugas. 2015. (Outra).

9.
III Simpósio Nacional de Inventário Florestal.O Ensino Técnico de Botânica em um Herbário da Cidade de Manaus como Fonte Alternativa para Formação de Recursos Humanos pelo Programa de Aperfeiçoamento Técnico Profissional do IFAM. 2014. (Simpósio).

10.
III Simpósio Nacional de Inventário Florestal. 2014. (Simpósio).

11.
III Simpósio Nacional de Inventário Florestal.A Importância da Formação Profissional Técnica de Recursos Humanos para Atender as Dinâmicas Práticas e Científicas de Herbários. 2014. (Simpósio).

12.
I Simpósio de Estágio Supervisionado para a Docência - I SESDOC.A Diversidade Didática no Ensino de Ciências: um relato de experiência de ensino e aprendizagem na EJA. 2014. (Outra).

13.
IV Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática. 2014. (Encontro).

14.
IV Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática.Construção de Tabuleiro Didático ''Sexo, Saúde e Ser Humano'': ensino e avaliação lúdica na educação de jovens e adultos. 2014. (Encontro).

15.
IV Semana Acadêmica de Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas -.O Ensino Técnico de Botânica em Herbários da cidade de Manaus como Fonte de Conhecimento Científico Alternativo e Conservação da Diversidade Biológica. 2014. (Outra).

16.
IV Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia - SECAM.Proposta de Construção de Modelo Didático ''Aprendendo Zoologia em Alto Relevo'' para Ensino de Ciências na Educação Inclusiva de Jovens e Adultos. 2014. (Simpósio).

17.
IV Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia - SECAM. 2014. (Simpósio).

18.
IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT.O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão sobre os aspectos de linguagem, didática e avaliação em escolas inclusivas. 2014. (Simpósio).

19.
Ciclo de Palestras: Educação para Convivência.. 2013. (Outra).

20.
I Simpósio dos estágios supervisionados do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM: O que vi na escola?.Educação Científica no Ensino de Ciências para Jovens e Adultos Surdos: Desafios de Comunicação e Inclusão Didático-Pedagógica. 2013. (Simpósio).

21.
XIII Seminários Avançados em Doenças Tropicais e Controle de Vetores. 2013. (Seminário).

22.
II Encontro Regional da Didática de Ciências. 2012. (Encontro).

23.
I Seminário de Experiências Agroecológicas no Contexto Amazônico. 2012. (Seminário).

24.
I Workshop de Start-Ups. 2012. (Outra).

25.
Palestra: Psicologia, ciência e profissão. 2012. (Outra).

26.
Seminário de Lançamento, no Amazonas, da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. 2011. (Seminário).

27.
I Workshop de Criação do Curso Superior em Agroecologia do IFAM CMZL. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, V. G. S.. Semana de Meio Ambiente 2015. 2015. (Exposição).

2.
OLIVEIRA, I. M. ; OLIVEIRA, V. G. S. . II Encontro Regional de Didática das Ciências e Matemática. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Marina Silva da Cunha. Alfabetização Científica e Ecológica pela Abordagem Participativa na Amazônia: construindo saberes para a sustentabilidade e conservação da natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã Ponta Negra. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

2.
Nathália Feitosa Barata. Alfabetização Científica e Ecológica pela Abordagem Participativa na Amazônia: construindo saberes para a sustentabilidade e conservação da natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã Ponta Negra. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

3.
Paulo Vinícius Pacheco Costa. Saberes científicos-ecológicos do Estado Físico-Químico da Água: experimentação científica, saberes primevos e ensino de ciências. Programa Ciência na Escola - PCE.. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Escola Estadual Pe. Pedro Gislandy. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

4.
Luana Kemilly Ferreira de Souza. Saberes científicos-ecológicos do Estado Físico-Químico da Água: experimentação científica, saberes primevos e ensino de ciências. Programa Ciência na Escola (PCE).. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Escola Estadual Pe. Pedro Gislandy. (Orientador).

5.
Katharina Coelho da Silva. Alfabetização Científica e Ecológica pela Abordagem Participativa na Amazônia: construindo saberes para a sustentabilidade e conservação da natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã Ponta Negra. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

6.
Eduardo Soares da Silva. Saberes científicos-ecológicos do Estado Físico-Químico da Água: experimentação científica, saberes primevos e ensino de ciências. Programa Ciência na Escola - PCE.. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Escola Estadual Pe. Pedro Gislandy. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, L. C.2016PEREIRA, L. C. ; FARIAS, W. S. ; JÚNIOR, F. P. B. ; OLIVEIRA, V. G. S. ; LOURENCO, F. S. . Semeando Agroecologia em Creche Escolar (Sowing Agroecology School Nursery). Revista de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - NEXUS IFAM, v. 2, p. 19/2, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . Proposta de Construção de Modelo Didático ''Aprendendo Zoologia em Alto Relevo'' para Ensino de Ciências na Educação Inclusiva de Jovens e Adultos. SECAM 2011, 2014.

2.
OLIVEIRA, V. G. S.; SANTOS, R. B. ; VASCONCELOS, E. R. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS DE LINGUAGEM, DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM ESCOLAS INCLUSIVAS.. II SINECT, 2014.

3.
OLIVEIRA, V. G. S.; MENEZES, I. S. . A Diversidade Didática no Ensino de Ciências: um relato de experiência de ensino e aprendizagem na EJA. 2014.. I SESDOC/UFAM, 2014.

4.
OLIVEIRA, V. G. S.. Educação Científica no Ensino de Ciências para Jovens e Adultos Surdos: Desafios de Comunicação e Inclusão Didático-Pedagógica. I SESICB/UFAM, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, V. G. S.. Educação Científica no Ensino de Ciências para Jovens e Adultos Surdos: Desafios de Comunicação e Inclusão Didático-Pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
OLIVEIRA, V. G. S.; SILVA, I. A. . Proposta de Construção de Modelo Didático ''Aprendendo Zoologia em Alto Relevo'' para Ensino de Ciências na Educação Inclusiva de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
OLIVEIRA, V. G. S.; SANTOS, R. B. ; VASCONCELOS, E. R. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS DE LINGUAGEM, DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM ESCOLAS INCLUSIVAS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, V. G. S.. Aprendizado Sequencial: etapas para uma percepção consciente. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, I. M. ; OLIVEIRA, V. G. S. . II Encontro Regional de Didática das Ciências e Matemática. 2012. (Outro).

2.
OLIVEIRA, V. G. S.. Semana de Meio Ambiente 2015. 2015. (Exposição).




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