Lamonielli Fagá Michaliski

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  • Última atualização do currículo em 16/04/2018


Bacharela em Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), atualmente é aluna de Mestrado em Química Orgânica e Biológica na mesma instituição. Formada no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como estagiária no Laboratório de Química (SMIL.DT) na Usina Hidrelétrica de Itaipu. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lamonielli Fagá Michaliski
Nome em citações bibliográficas
MICHALISKI, L. F.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Quimica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Descoberta de metabólitos secundários bioativos produzidos por linhagens microbianas de ambientes isolados,Orientador: Roberto Gomes de Souza Berlinck.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Química dos Produtos Naturais.
2014 - 2017
Graduação em Química.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2013
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante


Usina Hidrelétrica de Itaipu, ITAIPU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária no Laboratório de Química, Carga horária: 22


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante



Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Disciplina de Prática de Ensino de Química: Espaço para a Formação de Base de Conhecimento de Licenciandos sobre a Argumentação
Descrição: (CNPq - Processo: 446189/2014-6) Nas aulas de Ciências são enfatizados os conteúdos científicos referentes a esta disciplina. No entanto, as novas orientações curriculares destacam a importância da abordagem de questões que fomentem o entendimento sobre a natureza da Ciência por parte dos alunos e o engajamento em atividades argumentativas. Com o intuito de incorporar tais atividades ao ensino de Ciências é necessário que os professores adotem abordagens dialógicas, que envolvam os alunos em discussões, e que também considerem a maneira como eles próprios interagem com a turma para desencadear a argumentação. O presente projeto tem como objetivo desenvolver, colocar em funcionamento e investigar o potencial de um programa de formação que visa subsidiar licenciandos em Química, matriculados em disciplina de Prática de Ensino, na colocação em prática de atividades argumentativas no Ensino Médio. A pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira etapa os licenciandos participarão de aulas nas quais serão discutidas estratégias pedagógicas e materiais didáticos potencialmente capazes de favorecer a argumentação em ambientes de ensino, assim como modelos e perspectivas teóricas sobre a argumentação. Na segunda etapa eles elaborarão projetos de regência, ministrarão aulas de Química individualmente, referentes aos projetos, e participarão de discussões coletivas sobre episódios extraídos das regências. Estas serão gravadas em áudio e vídeo e a investigação das ações didáticas propostas pelos licenciandos nos planos de regência e colocadas em funcionamento nas mesmas serão investigadas na perspectiva da promoção da argumentação. Entrevistas individuais serão também realizadas com os licenciandos após o término da dinâmica, tendo em vista o conhecimento sobre as suas percepções a respeito da argumentação e a sua integração ao ensino de Ciências.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lamonielli Fagá Michaliski - Integrante / Salete Linhares Queiroz - Coordenador / Ariane Baffa Lourenço - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
PESQUISA DE SWAB NAS MÃOS, UTENSÍLIOS E AMBIENTE DE PREPARO DA CANTINA DA UTFPR CÂMPUS MEDIANEIRA
Descrição: Diagnosticar a higiene dos manipuladores, do ambiente físico, dos utensílios e equipamentos no Restaurante Universitário da UTFPR campus Medianeira inaugurado em março de 2010, no intuito de proporcionar um serviço de atendimento aos usuários de qualidade bem como a produção segura de refeições, do ponto de vista higiênico-sanitário. Realização de um diagnóstico inicial do serviço de alimentação no Restaurante Universitário da UTFPR campus Medianeira, através de um checklist; O projeto visa realizar treinamento com os funcionários e proprietários (totalizando 30 horas); Realizar análises de superfície das mãos dos colaboradores, utensílios e equipamentos (SWAB´s); Oportunizar aos alunos do Curso Técnico em Química, a associação dos fundamentos teóricos e práticos da Disciplina de Microbiologia adquiridos durantes as aulas, com a realidade prática de um Serviço de Alimentação no Restaurante Universitário-RU do campus Medianeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOURENCO, A. B.2017LOURENCO, A. B. ; MICHALISKI, L. F. ; QUEIROZ, S. L. . Estratégias didáticas distintas na promoção de ações pró-argumentação. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2731-2736, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOURENCO, A. B. ; MICHALISKI, L. F. ; QUEIROZ, S. L. . Formação inicial de professores de química com foco na promoção da argumentação. In: 2º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2016, Piracicaba. 2º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MICHALISKI, L. F.; LOURENCO, A. B. ; QUEIROZ, S. L. . Ações pró-argumentação e estratégias didáticas: relações e articulações possíveis. In: I Encontro de Educadores em Ciências, 2017, São Carlos. Anais do I Encontro de Educadores em Ciências, 2017.

2.
MICHALISKI, L. F.; QUEIROZ, S. L. . Práticas argumentativas na educação básica: reflexões de licenciandos em química. In: 25º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo, 2017, São Carlos. Anais do 25º SIICUSP, 2017.

3.
MICHALISKI, L. F.; LOURENCO, A. B. ; QUEIROZ, S. L. . O uso de vídeo na promoção da lembrança estimulada: a formação inicial de professores de química como contexto. In: XIV Evento de Educação em Química, 2016, Araraquara. Anais do XIV Evento de Educação em Química, 2016.

4.
MICHALISKI, L. F.; QUEIROZ, S. L. . Lembrança estimulada na formação inicial de professores de química. In: 24º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo, 2016, São Carlos. Anais do 24º SIICUSP, 2016.

5.
MICHALISKI, L. F.; LOURENCO, A. B. ; QUEIROZ, S. L. . Método de Lembrança Estimulada: um cenário para investigação do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. In: I Reunião da Sociedade Brasileira de Química de Mato Grosso do Sul, 2015, Dourados. Anais da I Reunião da Sociedade Brasileira de Química de Mato Grosso do Sul, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Práticas argumentativas na educação básica: reflexões de licenciandos em química. 2017. (Simpósio).

2.
I Encontro de Educadores em Ciências.Oficina: Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Ciências. 2017. (Outra).

3.
24º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Lembrança estimulada na formação inicial de professores de química. 2016. (Simpósio).

4.
III Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio - UTFPR.Controle microbiológico dos serviços prestados pelo restaurante universitário da UTFPR - campus Medianeira. 2013. (Seminário).




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