Patricia de Campos Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5303846268623990
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Docente na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS); Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação Padre Gervásio (INAPÓS) e no SENAC Minas Campus Pouso Alegre. Mestre em Ciências da Linguagem pela UNIVÁS (2014). Pós Graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI - 2012). Pós Graduada em Gestão Empresarial pelo Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI - 2012). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS - 2006). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia de Campos Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Sapucaí.
Avenida Coronel Alfredo Custodio de Paula, 320
Fátima
37550000 - Pouso Alegre, MG - Brasil
Telefone: (35) 34499275
URL da Homepage: www.univas.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Título: O SUJEITO SURDO ENTRE LÍNGUAS,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Renata Chrystina Bianchi Barros.
Palavras-chave: Sujeito; Surdez; Língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2014
Especialização em andamento em LIBRAS. (Carga Horária: 360h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2010
Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior.
Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Título: A Formação Pedagógica do Professor Universitário.
Orientador: Valéria Paduan.
2007
Especialização em andamento em Gestão Empresarial.
Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Título: Profissionalização na Empresa Familiar.
Orientador: Aldo Ambrósio Morelli.
2003 - 2006
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Título: A Empresa Familiar do Nascimento a Sucessão.
Orientador: Aécio Flávio Ribeiro.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, EECJEF, Brasil.
1998 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, EESBP, Brasil.
1990 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Adventista, EA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Intérprete de Libras. (Carga horária: 20h).
Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Libras Básico. (Carga horária: 50h).
Cursos OnLine SP, COLSP, Brasil.
2016 - 2016
Libras Intermediário. (Carga horária: 20h).
Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.
2016 - 2016
Atendimento Educacional Especializado (AEE). (Carga horária: 20h).
Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.
2016 - 2016
Língua Brasileira de Sinais - EAD. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2014 - 2014
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 50h).
Secretaria de Educação da Cidade de Praia Grande, SECPG, Brasil.
2014 - 2014
LIBRAS Básico. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos do Brasil, PCB, Brasil.
2013 - 2013
Mini Curso de Matemática em Libras. (Carga horária: 16h).
Igreja Presbiteriana em Santa Rita do Sapucaí, IPSRS, Brasil.
2012 - 2012
Linguagem e Ciência.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2012 - 2012
Introdução aos Estudos da Linguagem.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2012 - 2012
Escrita e Oralidade.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2012 - 2012
Língua, Sujeito e Ideologia.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Análise de Discurso.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia de Pesquisa.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2011 - 2011
Conceito de Qualidade. (Carga horária: 8h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2010 - 2011
MBA em Docência do Ensino Superior.
Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Título: A Formação Pedagógica do Professor Universitário.
Orientador: Valéria Paduan.
2006 - 2011
MBA em Gestão Empresarial.
Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Palavras-chave: Empresa Familiar. Patriarca. Profissionalização.; Pai.
2007 - 2007
Prático de Departamento Pessoal. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2006 - 2006
Curso Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 30h).
Igreja Presbiteriana de santa Rita do Sapucaí, IPSRS, Brasil.
2001 - 2001
Conceito de Qualidade. (Carga horária: 8h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2001 - 2001
Prático de Departamento Pessoal. (Carga horária: 27h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1998 - 1998
Contabilidade para não Contadores. (Carga horária: 12h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 22


Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação Padre Gervásio, INAPÓS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 2


Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, EESBP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Intérprete de Libras - PEB 1 A, Carga horária: 16
Outras informações
Intérprete de Libras de aluno do 9º ano no período matutino.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Intérprete de Libras - PEB 1 A, Carga horária: 16


Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: aluna, Carga horária: 16

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Univás, .


CLP Moda Mundy Confecções Ltda - ME, CLP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2013
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Católica de Pouso Alegre, FACAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Professora de curso de extensão de Libras Básico / Intermediário / Avançado.


Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, ELPRC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 3
Outras informações
Curso de Libras básico oferecido à comunidade pela Câmara Municipal de Pouso Alegre.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9



Linhas de pesquisa


1.
Língua e Ensino / Análise do Discurso


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Outros sentidos na formação continuada em processos inclusivos: sujeito, corpo, linguagem.
Descrição: As atividades realizadas no âmbito do convênio entre o PPGCL-UNIVÁS e o NGIME-UFJF vêm sendo desenvolvidas desde o ano de 2013 com propostas inovadoras e de ampliação das pesquisas desenvolvidas sobre os temas Deficiência, Diversidade e Inclusão. O Convênio entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, da UNIVÁS e o Núcleo do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância, da UFJF foi firmado sob a iniciativa das Profas. Eni Orlandi e Eliana Ferreira, que já vinham desenvolvendo trabalhos conjuntos em longa data. Inicialmente, esse convênio foi articulado pelo Grupo de Pesquisa DISUPI - Grupo de Pesquisa Discurso, Individuação do Sujeito e Processos Identitários Espaço, Acontecimento e Memória, visando o intercâmbio, em mútua colaboração entre as duas Instituições, e desta frutífera parceria já foram realizados cursos de formação continuada para professores da Rede Básica de Ensino em todo o Brasil via Universidade Aberta do Brasil por meio da tecnologia do EAD; Materiais Didáticos; Encontros científicos, Reuniões de pesquisadores, e, entre outras atividades, a organização, publicação e distribuição do livro Discursos sobre a Inclusão , publicado pela Editora Intertextos no ano de 2014. Numa segunda etapa desse convênio interinstitucional, desde o início do primeiro semestre de 2014 foi estabelecida uma organização que pudesse ampliar e estreitar a relação acadêmica entre a pesquisa e a extensão, comprometendo as atividades desenvolvidas sobre o tema inclusão e exclusão com a formação de professores da rede básica de ensino, dando continuidade à esta parceria por meio dos cursos oferecidos à distância pelo NGIME para a SECADI Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC), e, oferecendo e ampliando os temas a serem trabalhados pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. No período de 2013-2014, participaram da equipe de pesquisadores pelo lado do PPGCL-UNIVÁS 05 Professores-pesquisadores e 14 Alunos-pesquisadores que também desenvolvem a atividade de tutoria dos cursos em EAD oferecidos pelo NGIME-SECADI, beneficiando os alunos inclusive com bolsas-tutores do CNPq. A partir do ano de 2015, com o encerramento do Grupo de Pesquisa DISUPI, as atividades no âmbito do convênio entre NGIME-UFJF e PPGCL-UNIVÁS passaram a ser desenvolvidas por meio do Projeto de Pesquisa outros sentidos na formação continuada em processos inclusivos: sujeito, corpo, linguagem , por meio do qual objetivamos compreender os processos profissionais inclusivos no território mineiro para a elaboração de atividades formativas que privilegiem o que é próprio do sujeito a linguagem, visando delinear percursos que favoreçam a elaboração de ações para a consideração da diversidade em formação continuada junto a profissionais que estejam comprometidos com uma práxis inclusiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Efeitos de sentido do discurso medicalizante na escola
Descrição: Este Projeto de Pesquisa está formulado segundo os métodos da pesquisa metodológica exploratória-descritiva qualitativa, ocupando-se de estudar o funcionamento dos modos de dizer os sujeitos da/na escola, tendo os acontecimentos urbanos contemporâneos da medicalização da educação e da vida como pano de fundo. Pensamos a medicalização da educação como um processo de convencionar a incapacidade dos sujeitos de se adequarem ao modelo educacional para o desenvolvimento do País, como posto pela política da educação tecnológica, promovendo um percurso de segregação e a busca de solução desfragmentada dos processos educacionais. Como desenho de pesquisa, este estudo se dá por meio da apresentação, caracterização e análise da superfície linguística de documentos governamentais e não governamentais que são voltados para a divulgação do conhecimento e da informação para a formação, constituindo nosso corpus de pesquisa. A fim de construir uma fundamentação teórica e de procedimento analítico, o levantamento do referencial bibliográfico é realizado objetivando a consolidação de uma base de compreensão dos conceitos de sujeito, escola e medicalização, ancorados na perspectiva da análise de discurso enquanto dispositivo teórico e analítico. No decorrer deste projeto de pesquisa serão elaborados textos voltados à divulgação científica na forma de relatórios e artigos científicos a serem submetidos à apreciação por pares da área do conhecimento. O Projeto conta com a participação de Docentes e de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS, de Pesquisadores de diferentes IES no território brasileiro, assim como, de pessoas que se interessem pelo tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patricia de Campos Lopes - Integrante / Renata Chrystina Bianchi de Barros - Coordenador / Cassiane Souza de Medeiros - Integrante / Priscila Ferreira e Silva - Integrante / Fernando Cesar Paulino Pereira - Integrante / Mirian dos Santos - Integrante / Tatiane Freitas de Souza - Integrante / Maria Aparecida Dalt Vasconcelos - Integrante / Joelma Pereira de Faria - Integrante / Ana Carolina Sales Oliveira - Integrante / Diego Luís Silva - Integrante / Ângelo Gregory Vicente de Souza - Integrante / Maria Lucia Hage Masini - Integrante / Vera Regina Vitagliano Teixeira - Integrante / Jason Gomes Rodrigues Santos - Integrante / Eduardo Alves Rodrigues - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Curso de Libras OnLine
Descrição: Instruir os funcionários da FUVS a utilizarem à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que possam se comunicar com a comunidade surda dos municípios que a cidade de Pouso Alegre atende..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Intérprete de LIBRAS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua e Sociedade.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. V. ; DAHLET, V. B. ; DIAS, C. ; NUNES, J. H. ; BARROS, R. C. B. ; LOPES, P. C. ; MONTEIRO, M. ; CAVALLARI, J. S. ; LIMA, J. S. ; COSTA, G. C. ; BRASIL, P. ; SANTOS, R. S. ; TELLES, C. M. A. . Os Efeitos de Sentidos do Termo Cultura nos Processos de Segregação e Visibilidade da Surdez - A (Im)Possibilidade de Inclusão. In: Eni P. Orlandi; Débora Massmann. (Org.). Cultura e Diversidade. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 7-229.

2.
ORLANDI, E. P. ; SOUZA, L. L. ; MASSMANN, D. R. ; FLORIANO, M. ; COSTA, S. M. ; COSTA, G. C. ; CARROZA, G. ; BARROS, RCB ; LOPES, P. C. ; NATALI, D. M. ; DOMINGUES, A. S. ; SIMOES, B. C. C. F. ; SILVA, T. D. ; SANTOS, M. F. ; SANTOS, M. ; CHIARETTI, P. ; RODRIGUES, S. M. S. ; CAMPEAN, F. ; FRANCO, W. E. J. ; CALDONAZO, L. . Instituição, relatos e lendas: narratividade e individuação dos sujeitos. In: Eni P. Orlandi. (Org.). Instituição, relatos e lendas: narratividade e individuação dos sujeitos. 1ed.Campinas: RG Editores, 2016, v. , p. 9-287.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ORLANDI, E. L. P. ; MASSMANN, D. R. ; NOGUEIRA, L. ; CHIARETI, P. ; LOPES, P. C. . A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA LIBRAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ ? UNIVÁS. In: ENELIN - VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2017, Pouso Alegre. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E DE RESUMOS. Pouso Alegre: UNIVÁS, 2017. v. 1. p. 7-254.

2.
LOPES, P. C.; BARROS, R. C. B. . O funcionamento do sujeito surdo entre duas línguas. In: V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem Linguagem, Sociedade, Políticas., 2013, Pouso Alegre. LÍNGUA E ENSINO V, 2013. v. 1.

3.
LOPES, P. C.; BARROS, R. C. B. . O funcionamento do sujeito surdo entre duas línguas na escola. In: VI Seminário Fala (Outra) Escola Diálogo e Conflito: por uma escuta alteritária, 2013, Campinas - SP. CADERNO DE RESUMOS Roda Escola-universidade/Universidade-Escola Diálogos, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, P. C.. O Tradutor/Intérprete de Libras no Ensino Superior: Práticas e Desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LOPES, P. C.. O funcionamento do sujeito surdo entre duas línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOPES, P. C.; BARROS, R. C. B. . O funcionamento do sujeito surdo entre duas línguas na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LOPES, P. C.. A inserção do jovem no mercado de trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, P. C.. Campanha de Candidato à Prefeito. 2016. (Campanha Eleitoral Partidária).

2.
LOPES, P. C.. LIBRAS 'Língua Brasileira de Sinais: Noções de Comunicação'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, P. B.; PEREIRA, C. V.; MOREIRA, E. R.; DOMINGUES, L. V. M.; DIONISIO, S. C. L.; LOPES, P. C.. Participação em banca de CAMILA; ELAINE; LURIANY; SUELY.ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E SUA INCLUSÃO NA VIDA ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí.

2.
ANDRADE, P. B.; TOMAS, H. M.; LOPES, P. C.. Participação em banca de HÉBONE.A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí.

3.
MESQUITA, V. S.; OLIVEIRA, A. R.; SANTOS, B. F.; OLIVEIRA, J. L.; RODRIGUES, S. S.; LOPES, P. C.. Participação em banca de ALINE; BRUNA; JULIANA; SIMONE.A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA NO MEIO EDUCACIONAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí.

4.
ANDRADE, P. B.; PENHA, H. C.; SANTOS, L. S.; LOPES, P. C.. Participação em banca de HEVELLYN; LILIAN.O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ANDRADE, A. E. N.; TEIXEIRA, Y. S.; LOPES, P. C.. Corpos Femininos no Asfalto: A Marcha das Vadias pede passagem no mundo virtual. 2018. Universidade do Vale do Sapucaí.

2.
ANDRADE, A. E. N.; COSTA, F. V. S.; LOPES, P. C.. História e Música: Tropicália - Um movimento de ruptura no cenário musical. 2018. Universidade do Vale do Sapucaí.

3.
ANDRADE, A. E. N.; SILVEIRA, F. A.; LOPES, P. C.. MEMÓRIA E NARRATIVIDADE: RELATOS E VERSÕES DE UMA LENDA URBANA NO ESPAÇO DIGITAL. 2018. Universidade do Vale do Sapucaí.

4.
ANDRADE, A. E. N.; ESTUPINAN, A. E. B.; LOPES, P. C.. O tema da guerra na sala de aula: uma proposta didática desde a literatura e a arte. 2018. Universidade do Vale do Sapucaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. Tradução do Português para Libras da Conferência de Abertura: ?Educação Brasileira: (des) construções contínuas?; Mesa redonda: BNCC e Reforma do Ensino Médio e Conferência de Encerramento ?Privatização da educação obrigatória...". 2018. (Congresso).

2.
3ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade. 2018. (Outra).

3.
Link: Summit de Acessibilidade Digital. 2018. (Outra).

4.
XV Congresso de Iniciação Científica e IV Feira de Ciências e Tecnologia da UNIVÁS. Interpretação em Libras da Conferência de Abertura: "Perspectivas Sobre as Políticas Públicas de Financiamento de Pesquisas". 2018. (Congresso).

5.
XVIII Jornada de Psicologia da Univás.A Psicologia no Contexto da Surdez - Psicóloga Ingrid Moura. 2018. (Outra).

6.
XVIII Jornada de Psicologia da Univás.Interpretação em Libras das Palestras de Abertura dos dias 23 e 24/05/2018. 2018. (Outra).

7.
"Desafios da Inclusão" com Neuropediatra Dr. Cley Brites. 2017. (Congresso).

8.
2ª Semana Cidadã - Educação. 2017. (Seminário).

9.
Cidade Criativa, Cidade Feliz. Palestra: Desafios da Implementação da Lei Brasileira de Inclusão. 2017. (Outra).

10.
Encontro de Estudos e Pesquisas - Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas: Desafios Con.Interpretação em Libras. 2017. (Encontro).

11.
ENELIN - VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.Tradução do Português para Libras da Conferência de Abertura: ?Negação e desconhecimento da ficção como forma própria da linguagem? com a Profa. Dra. Alma Bolón (UDeLaR - Uruguai). 2017. (Encontro).

12.
ENELIN - VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.Tradução do Português para Libras da 2ª Conferência: "Efeitos das práticas colíngues e codiscursivas sobre a instituição do sentido e dos sujeitos políticos no Parlamento Europeu" com a ? Profa. Dra. Rachele Raus (Universidade de Turim ? Itália). 2017. (Encontro).

13.
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.Intérprete de Libras. 2017. (Outra).

14.
II Jornada de Inclusão e Acessibilidade da UNIVÁS.Interpretação/Tradução Simultânea em Libras das Falas dos Participantes. 2017. (Outra).

15.
Jornada da Psicologia. 2017. (Outra).

16.
XIV Congresso de Iniciação Científica e III Feira de Ciências e Tecnologia. Comissão Científica do XIV Congresso de Iniciação Científica e III Feira de Ciências e Tecnologia. 2017. (Congresso).

17.
XIV Congresso de Iniciação Científica e III Feira de Ciências e Tecnologia. Tradução simultânea em Libras da abertura do XIV Congresso de Iniciação Científica e III Feira de Ciências e Tecnologia. 2017. (Congresso).

18.
1ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade da UNIVÁS.Interpretação/Tradução Simultânea em Libras das Falas dos Participantes. 2016. (Outra).

19.
1º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - CEVS. A práxis de uma intérprete de libras com aluno surdo do ensino fundamental II na rede estadual de Minas Gerais. 2016. (Congresso).

20.
2º Concurso de Declamação de Poesia - Autor: Vinícius de Moraes.Interpretação em Libras de um Trecho da Poesia: "Amigo". 2016. (Outra).

21.
Arte e Música - Música e Debate - Ideologia, eu preciso de uma para viver? - INATEL. 2016. (Outra).

22.
Desfile de 07/09/2016.Interpretação em Libras da Música "Aquarela Brasileira" de Martinho da Vila. 2016. (Outra).

23.
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.Intérprete de Libras. 2016. (Outra).

24.
I Seminário Sociedade e Sentido. 2016. (Seminário).

25.
Processo Seletivo SENAI.Interpretar a prova do processo seletivo do português para a libras. 2016. (Outra).

26.
Vestibular UNIVÁS.Intérprete de Libras. 2016. (Outra).

27.
XIII Congresso de Iniciação Científica e II Feira de Ciências e Tecnologia. Traduzir do Português (oral) para Libras (Língua Brasileira de Sinais). 2016. (Congresso).

28.
ENELIN.O Tradutor/Intérprete de Libras no Ensino Superior: Práticas e Desafios. 2015. (Encontro).

29.
Festival de Artes.Apresentação das Músicas (popurri) "Tocando em Frente", "Telefone Mudo" e "Menino da Porteira" em Libras com Aluno surdo do 8ºM2. 2015. (Outra).

30.
Festival de Dança e Música de Inglês.Apresentação da Música "Heal The Word" em Língua de Sinais com Alunos do 8ºM2. 2015. (Outra).

31.
FETIN. EngeLibras (filmagem de sinais em libras específicos dos cursos de engenharia e tecnologia). 2015. (Feira).

32.
XV Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. 2015. (Feira).

33.
Aula Inaugural do Mestrado em Ciências da Linguagem. Tema Discurso Científico e Interpretação: uma questão para o cientista. Profª Dra. Eni P. Orlandi. 2014. (Outra).

34.
Aula Magna: Entusiasmo, Motivação e Competência. Fatores Essenciais para o Sucesso Profissional. Prof. Jahu Pinto de Aguilar Filho.. 2014. (Outra).

35.
Inclusão e Docência: teoria e prática pedagógica junto a pessoas com deficiência e/ou com necessidade educacional especial..Deficiência Auditiva x Surdez. 2014. (Oficina).

36.
Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses - III SIMDT.O sujeito surdo entre línguas. 2014. (Seminário).

37.
Workshop: "Conecte-se - Empreendedorismo para Elas".Amigos Solidários - recreação para crianças da "Casa da Criança". 2014. (Oficina).

38.
XIII Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporto. 2014. (Feira).

39.
Conferência "Correr ou Pensar. Produção e Divulgação de Conhecimento nos tempos atuais". 2013. (Outra).

40.
Enelin 2013. O funcionamento do sujeito surdo entre duas línguas. 2013. (Congresso).

41.
Mãotemática. 2013. (Outra).

42.
Um dispositivo teórico para a reflexão sobre a TradAutoria - Profa. Dra. Solange Mittmann (UFRGS) -. 2013. (Outra).

43.
VI Fala outra escola. Diálogo e conflito: Por uma escuta literária..O funcionamento do sujeito surdo entre duas línguas na escola. 2013. (Seminário).

44.
V Seminário Aberto: Conhecimento e Sociedade: Gestos de Interpretação e Autoria. 2013. (Seminário).

45.
Aula Inaugural da Pós-Graduação em Ciencias da Liguagem.. 2012. (Outra).

46.
II Jornada Nacional "Os sujeitos, as línguas e o ensino". 2012. (Olimpíada).

47.
II Seminário dos Alunos do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). 2012. (Seminário).

48.
I Jornada Nacional ?Sentidos em Fuga?. 2012. (Encontro).

49.
Palestra: A Disciplinarização das Idéias Linguiticas no Brasil. 2012. (Encontro).

50.
Reunião do Projeto: Discurso Jornalístico, Mídia e Sujeito: Práticas Textuais nas Tecnologias de Linguagem. 2012. (Encontro).

51.
Juventude no Mercado de Trabalho.A Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, R. R. ; LOPES, P. C. . Mini Curso: "Expressão Facial e/ou Corporal como Ferramenta de Aprendizagem da Língua de Sinais".. 2018. (Outro).

2.
LOPES, P. C.. 1º Encontro Comemorativo ao Dia Nacional da Pessoa Surda. 2017. (Outro).

3.
MATOS, M. R. F. ; LOPES, P. C. . 5º Festival de Dança. 2015. (Concurso).

4.
CORDEIRO, C. C. ; LOPES, P. C. . Garoto / Garota Senador 2015. 2015. (Concurso).

5.
LOPES, P. C.. V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, sociedade, políticas.. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Evelyn Kathrin Souza Cypriano. A IN(EX)CLUSÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS EM DOIS MUNICÍPIOS SUL MINEIROS: UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE. Início: 2017 - Universidade do Vale do Sapucaí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renata Chrystina Bianchi de Barros. O sujeito surdo entre linguas. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM) - Universidade do Vale do Sapucaí, . Orientador: Patricia de Campos Lopes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valéria Paduan. A formação pedagógica do professor universitário. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Orientador: Patricia de Campos Lopes.

2.
Aldo Morelli. Profissionalização na Empresa Familiar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Orientador: Patricia de Campos Lopes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SAMARA CRISTINA RESENDE. OS SUJEITOS SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR INCLUSIVO NO FUNDAMENTAL I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí. Orientador: Patricia de Campos Lopes.

2.
Jaqueline Aparecida Lopes e Mayara de Almeida Vitorino Gonça. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí. Orientador: Patricia de Campos Lopes.

3.
PRISCILLA HELENA CIOFI E RUBIANA OLIVEIRA DA SILVA. INCLUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO COMPONENTE CURRICULAR A PARTIR DO FUNDAMENTAL I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Sapucaí. Orientador: Patricia de Campos Lopes.

4.
Aécio Flávio Ribeiro. Empresa Familiar do Nascimento à Sucessão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Sapucaí. Orientador: Patricia de Campos Lopes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 14:10:14