Naely Iamarino Pizzi Cazarin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2802937211806906
  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Mestre em Educação (2016) pela Universidade Estadual de Londrina, possui Especialização em Psicopedagogia (2009) e graduação em Letras com Habilitação em Português e Língua Estrangeira Moderna - Espanhol - e as respectivas literaturas (2006). Tem experiência no ensino superior, lecionou no curso de Letras-espanhol da Universidade Estadual de Londrina e na Universidade Estadual do Paraná - em Apucarana. Também tem experiência no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Naely Iamarino Pizzi Cazarin
Nome em citações bibliográficas
PIZZI, Naely Iamarino


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E A SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Sueli Édi Rufini.
2007 - 2009
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 705h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem da língua espanhola.
Orientador: Marlene Angélica Kronemberger.
2003 - 2006
Graduação em Letras Com Habilitação em Português e Língua Estrangeira Moderna Com As Res.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Relatório de estágio.
Orientador: Silvana Salino Ramos.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de español, lengua y cultura para profesores. (Carga horária: 60h).
Fundación CELEC de Argentina, CELEC, Argentina.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 14
Outras informações
Atuação como docente e supervisora de estágio no Curso de Licenciatura - Letras em Língua Espanhola e Literatura Hispânica.

Atividades

06/2011 - 01/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado II
Gramática e ensino
Gramática I
Gramática III
Língua Espanhola III
Prática de Ensino I
Língua Espanhola IV

Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei com as seguintes disciplinas no curso de Letras-espanhol: Seminário de Estágio I Introdução à pesquisa científica I Metodologia do ensino de língua espanhola I Oficina de Oralidade e Escuta II Oficina de Leitura e produção escrita II Gramática e léxico III Também ocupei o cargo de coordenadora do estágio supervisionado obrigatório do terceiro ano do curso de Letras-espanhol.


Escola Pinheiros, COLÉGIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: professora de língua espanhola, Carga horária: 14
Outras informações
Atuação como professora de espanhol no Ensino Fundamental II.


Hispano - Instituto de cultura espanhola de Londrina, INSTITUTO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora de espanhol, Carga horária: 10


Fisk -Instituto de língua, INSTITUTO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora de espanhol, Carga horária: 20


Escola Dom Quixote, COLÉGIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: professora de língua espanhola e portuguesa, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como professora de espanhol e português no Ensino Fundamental II.



Projetos de pesquisa


2004 - 2006
PROJETO ESPERANÇA E AÇÃO - PROESA PELA PALAVRA E PELO GESTO
Descrição: O PROJETO ESPERANÇA E AÇÃO - PROESA PELA PALAVRA - TEM COMO OBJETIVO GERAL ROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA A ANÁLISE E PRODUÇÃO DE METODOLOGIAS ADQUADAS AO DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO DENTRO DO CONTEXTO CULTURAL DA COMUNIDADE DA FAVELA NOVO AMPARO II, COM VISTAS A MELHORIAS NAS ÁREAS SOCIAL, CULTURAL E EDUCACIONAL. PARA TAL, PROPÕE ENVOLVER, NUMA AÇÃO INTERATIVA, ALUNOS DA GRADUAÇÃO E DA ÓS-GRADUAÇÃO, DOCENTES, COLABORADORES ORIUNDOS DA COMUNIDADE EXTERNA E MORADORES DA REFERIDA FAVELA. AO FINAL DO PROJETO DE SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO DO SER HUMANO PELA MANIFESTAÇÃO DAS VÁRIAS FORMAS DE LINGUAGEM, ESPERA-SE UMA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGNIFICATIVA SOB FORMA DE COMUNICAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS, ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVRO (S), MONOGRAFIAS E TRABALHOS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Naely Iamarino Pizzi Cazarin - Integrante / Loredana Límoli - Coordenador.
2004 - 2005
Matizes equivalentes do verbo português ficar no espanhol
Descrição: O ESTUDO PROPOSTO ALMEJA ALCANÇAR OS SEGUINTES RESULTADOS: 1. SISTEMATIZAÇÃO DOS MATIZES EM AMBAS LÍNGUAS; 2. AVALIAÇÃO DAS IMPLICAÇÕES DE TAL TEMA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE BRASILEIROS ESTUDANTES DE ESPANHOL; 3. CONTRIBUIÇÃO PARA AUXILIAR NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS VOLTADOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA BRASILEIROS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (39) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Naely Iamarino Pizzi Cazarin - Integrante / Otavio Goes de Andrade - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - Atual
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA
Descrição: A BUSCA POR RESULTADOS SATISFATÓRIOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO ATUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.1161/05 TEM REVELADO A NECESSIDADE DE REFORMAS SIMULTÂNEAS DOS PROGRAMAS DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA TANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO REVER O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO CONJUNTO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. ACREDITAMOS QUE O INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO CONTEXTUALIZADA DO PROFESSOR, EM HARMONIA COM A COMUNIDADE ESCOLAR, SEJA UM PASSO IMPORTANTE PARA ATINGIRMOS UMA MELHORIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM SALA DE AULA EM AMBOS OS CONTEXTOS. SENDO ASSIM, ESTE PROJETO VISA À INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA, BUSCANDO CRIAR UM AMBIENTE FAVORÁVEL PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, BEM COMO PROPORCIONAR ESPAÇO SIMULTÂNEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SERÃO CARACTERIZADOS POR ETAPAS DE TRABALHO QUE PERMITAM AO GRUPO ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS, EXECUÇÃO DAS MESMAS E AVALIAÇÃO CONTÍNUA DO PROCESSO COM VISTAS ÀS ALTERAÇÕES SEMPRE QUE NECESSÁRIAS. ESTA AVALIAÇÃO SERÁ CONDUZIDA PELA EQUIPE DO PROJETO (DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE LETRAS - GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS, PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DE ESCOLAS DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE LONDRINA, BEM COMO DIRETORES, SUPERVISORES DE ESTÁGIO, ORIENTADORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ENVOLVIDAS) BIMESTRALMENTE COM DESCRIÇÃO DE AÇÕES, RESULTADOS E PROPOSTAS DE RECONDUÇÃO SE NECESSÁRIA. A DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS SERÁ FEITA PERIODICAMENTE EM EVENTOS CIENTÍFICOS DA ÁREA, BEM COMO ATRAVÉS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO PERMANENTE COM A COMUNIDADE ESCOLAR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Naely Iamarino Pizzi Cazarin - Integrante / Valdirene Zorzo Veloso - Coordenador / Ana Raquel Abelha Cavenaghi - Integrante.


Outros Projetos


2011 - 2013
PIBID/UEL II: CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES
Descrição: GERAIS: - CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS SEGUINTES LICENCIATURAS: FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA, FILOSOFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, LETRAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS), MÚSICA, PEDAGOGIA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; - CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO EM SERCIÇO DOS PROFESSORES SUPERVISORES; - CONSOLIDAR O TRABALHO EM ANDAMENTO, COM BASE NA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NO PROJETO ANTERIOR; - AMPLIAR O TRABALHO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENVOLVENDO NOVAS LICENCIATURAS NO PROJETO. ESPECÍFICAS: - PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INOVADORAS, POR MEIO DA INSERÇÃO DOS LICENCIADOS NO COTIDIANO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO; - ENVOLVER OS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS COMO CO-FORMADORES DOS FUTUROS PROFESSORES (PROFESSORES SUPERVISORES)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Naely Iamarino Pizzi Cazarin - Coordenador / Sergio de Mello Arruda - Integrante / Ana Raquel Abelha Cavenaghi - Integrante.
2010 - Atual
(RE)CONHECENDO UNIDADES LÉXICAS DAS LÍNGUAS MATERNA/ESTRANGEIRA POR MEIO DA LINGUÍSTICA CONTRASTIVA
Descrição: ESTE PROJETO PARTE DAS CONSTATAÇÕES FEITAS NUMA TESE DE DOUTORADO (ANDRADE, 2010) NA QUAL SE PROVOU A EXISTÊNCIA DE UMA IMPORTANTE QUANTIDADE DE UNIDADES LÉXICAS (UL) QUE OCASIONAM DIFERENTES TIPOS DE DESVIOS LÉXICOS-SEMÂNTICOS NA INTERLÍNGUA ORAL (ILO) DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE). AS ANÁLISES DESSES DESVIOS LÉXICO-SEMÂNTICOS NA ILO DESSE PERFIL DE APRENDIZ DEMONSTRARAM QUE HÁ UMA LACUNA PERIGOSA NO DOMÍNIO DE UL MONOVERBAIS (FALSOS AMIGOS, ENTRE OUTRAS) E DE UL PLURIVERBAIS (EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E COLOCAÇÕES). TENDO EM VISTA ESTA PROBLEMÁTICA, O OBJETIVO DESTE PROJETO É INSTRUMENTALIZAR OS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (COM HABILITAÇÃO EM ESPANHOL) PARA QUE POSSAM MANUSEAR O CONCEITO DE UL COM VISTAS A SUPERAR O CONCEITO DE PALAVRA TÃO ARRAIGADO NO SENSO COMUM. ESSA INSTRUMENTALIZAÇÃO SE DARÁ POR MEIO DA LINGÜÍSTICA CONTRASTIVA (LC) MAIS ESPECIFICAMENTE PELO MODELO DE ANÁLISE CONTRASTIVA (AC)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Naely Iamarino Pizzi Cazarin - Integrante / Otavio Goes de Andrade - Coordenador / Tatiana Helena Carvalho Rios - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIZZI, Naely Iamarino; CAVENAGHI, A. R. A. . Ações de consolidação da língua espanhola na cidade de londrina (PR) por meio do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID-UEL). In: III SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: 'A competência inter/cultural no ensino de línguas estrangeiras', 2013, Assis. III SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: "A competência inter/cultural no ensino de línguas estrangeiras", 2013. p. 6.

Apresentações de Trabalho
1.
PIZZI, N. I. ; PIZZI, Naely Iamarino . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS ESPANHOL DA UEL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ORTIGOZA, A. F. ; PIZZI, Naely Iamarino . PIBID Letras- Espanhol - UEL em sintonia com o ensino de línguas espanhola pautado nos gêneros textuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PIZZI, Naely Iamarino; ZORZO VELOSO, V. . 'PIBID LETRAS ESPAÑOL UEL: Las nuevas tecnologías y la formación de profesores de español'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PIZZI, Naely Iamarino; GALVAO, R. M. . CONTO DE FADAS: GÊNERO TEXTUAL NAS AULAS DE E/LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIZZI, Naely Iamarino; ANDRADE, O. G. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PIZZI, Naely Iamarino. Crianças assentadas e a construção do referente linguístico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIZZI, Naely Iamarino; LIMOLI, L. . Os fatores sociais e o desenvolvimento da língua materna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIZZI, Naely Iamarino. O papel dos estereótipos no processo de construção semântica da linguagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PIZZI, Naely Iamarino. Práxis social e desenvolvimento linguístico em contextos de assentados urbanos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PIZZI, Naely Iamarino; LIMOLI, L. . Desenvolvimento da leitura em poemas lúdicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornadas Internacionais Brasil-Argentina. 2014. (Encontro).

2.
Congreso Brasileño de Profesores de Español. PIBID Letras-espanhol-UEL em sintonia com o ensino de língua espanhola pautado nos gêneros textuais. 2013. (Congresso).

3.
II Encuentro Portugués y Español como Lengua Segunda y Extranjera: el (PELESE).A formação de professores de língua espanhola no Brasil: contribuições do PIBID Letras Espanhol da UEL. 2013. (Encontro).

4.
I Simpósio de gramática en español y portugués como lengua segunda y extranjera.PIBID Letras EspañolU EL: las Nuevas Tecnologías y la formación de profesor de español. 2013. (Simpósio).

5.
Explorando a plataforma Lattes: histórico, recursos disponíveis, cadastro e dicas de preenchimento.. 2012. (Encontro).

6.
II Encontro PIBID/UEL. 2012. (Encontro).

7.
IV Jornadas de estudos hispânicos:18 anos da área de língua espanhola na UEL.. 2012. (Encontro).

8.
La certificación del español: El examen CELU. 2012. (Outra).

9.
Nuevas tecnologías aplicadas a la enseñanza de español - VIII SELISIGNO - Edição internacional e IX SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL. 2012. (Outra).

10.
XX SEMINARIO DE DIFICULTADES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A LUSOHABLANTES. 2012. (Seminário).

11.
II FÓRUM DOS PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DE LONDRINA. 2011. (Outra).

12.
Um Olhar sobre a Unidade Léxica. 2011. (Outra).

13.
V Selisigno e VI Simpósio de leitura da UEL.O papel dos estereótipos no processo de construção semântica da linguagem. 2006. (Simpósio).

14.
V Selisigno e VI Simpósio de Leitura da UEL. 2006. (Simpósio).

15.
V SEPECH - Seminário de projetos em ciências humanas.Crianças assentadas e a construção do referente linguístico. 2006. (Seminário).

16.
XV EAIC.Os fatores sociais e desenvolvimento da língua materna. 2006. (Encontro).

17.
IV Semana de Letras da Universidade Estadual de Londrina.Práxis social e desenvolvimento linguístico em contextos de assentados urbanos. 2005. (Encontro).

18.
XIV Encontro Anual de Iniciação Científica.Desenvolvimento da leitura em poemas lúdicos. 2005. (Encontro).

19.
II Oficina Didática de Língua Espanhola: Os 'Verbos de Cambio' da Língua Espanhola e seus Equivalentes em Língua Portuguesa. 2004. (Oficina).

20.
Elementos para Ensino de Espanhol. 2003. (Outra).

21.
I Simpósio Internacional de Linguística Contrastiva e Gêneros Textuais - SILIC & GET. 2003. (Simpósio).

22.
XVI CELLIP. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonia Iraide. Motivação de alunos do curso de Letras-espanhol de uma universidade pública do Paraná. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - espanhol) - UNESPAR - Campus Apucarana. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PIZZI, Naely Iamarino; ANDRADE, O. G. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Outras informações relevantes


Atuou como orientadora de 12 (doze) alunos em Estágio Curricular Obrigatório na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também desenvolveu atividades de orientação de Estágio Curricular Não-Obrigatório nos anos de 2011 e 2013.

Homenageada peplo Curso de letras Estrangeiras Modernas - Espanhol - Vespertino como Paraninfa na solenidade de Colação de Grau de Fevereiro de 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:26:07