Juliana Rocha Duarte Neves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0896161218851064
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Atualmente é professora de dedicação exclusiva no curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Mestre em Clima e Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG CLIAMB) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e faz parte do grupo MAUA (Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas). Durante o mestrado, estudou o estoque e sequestro de carbono em florestas alagáveis de igapó que sofreram distúrbios, utilizando a dendrocronologia e modelos alométricos para estimativas de biomassa e fitofisionomia da floresta. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (2015), na qual estudou sobre a dinâmica e interação biosfera-atmosfera de florestas de savana (campos naturais) e floresta ombrófila-densa. Tem experiências na área de hidrologia, hidráulica, modelagem ambiental, gerenciamento ambiental, estoque e sequestro de carbono, biomassa de floresta, inventário florestal e dendrocronologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Rocha Duarte Neves
Nome em citações bibliográficas
Neves, Juliana Rocha Duarte;NEVES, J. R. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Dinâmica Ambiental.
Avenida André Araújo
Petrópolis
69067375 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 36433266
Ramal: 3266
URL da Homepage: http://maua.inpa.gov.br/index.html


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Clima e Ambiente.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: IMPACTO DE ALTERAÇÕES DO CICLO HIDROLÓGICO NO ESTOQUE E PRODUÇÃO DE BIOMASSA LENHOSA EM FLORESTAS ALAGÁVEIS DE IGAPÓ NA AMAZÔNIA CENTRAL,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Jochen Schongart.
Coorientador: Maria Teresa Fernandez Piedade.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2015
Graduação em Engenharia Ambiental.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Estudo do comportamento do lençol freático e solos de uma savana-parque e savana-gramíneo-lenhosa no Sul do Amazonas.
Orientador: Fabrício Berton Zanchi.
2008 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Patronato Maria Auxiliadora, PMA, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Informática Básica - LINUX. (Carga horária: 80h).
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação à Docência - Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Sob a orientação do Professor Dr. Fabrício Berton Zanchi, a experiência permitiu realizar aulas práticas com os alunos da disciplina, trabalhando em conjunto a organização logística, de materiais e coleta de dados. Assim como a elaboração de relatórios e de resultados a partir dos dados coletados. A monitoria também tinha como objetivo auxiliar os alunos extra sala de aula nos conteúdos ministrados pelo professor da disciplina, agregando aos alunos mais conhecimento e preparo.


JBS/SA Ariquemes, FRIBOI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O estágio propiciou conhecimentos teóricos e práticos em sistemas de tratamento de água e esgoto, plano de gestão de resíduos sólidos, licenciamento ambiental, entre outros. O relacionamento interpessoal no convívio profissional foi de suma importânica.


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Clima e Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante do grupo MAUA (Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas)


Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
PELD MAUA II ? Áreas Úmidas Amazônicas -Ecologia e monitoramento da vegetação de áreas úmidas oligotróficas na Amazônia Central: impactos antropogênicos e implicações para conservação em áreas protegidas nas bacias dos rios Negro e Uatumã
Descrição: O PELD MAUA objetiva monitorar a vegetação arbórea, herbácea e os componentes epifíticos, epifílicos e fúngicos em florestas de áreas úmidas oligotróficas (campinarana e igapó), e compará-los a suas contrapartidas nas terras firmes adjacentes, para avaliar o impacto de eventos hidroclimáticos extremos e antrópicos em sistemas naturais e alterados na Amazônia Central. Este projeto dá continuidade à fase I do PELD MAUA, onde os resultados evidenciaram, entre outros, que as alterações do ciclo hidrológico, principalmente nas duas últimas décadas, com o aumento da frequência de cheias e secas extremas, interferem no crescimento da vegetação. Como é prognosticado que esses eventos extremos serão intensificados no futuro, é de se esperar alterações na composição de espécies vegetais desses ecossistemas e seus serviços ambientais, com consequências negativas em escala local e regional para as comunidades de plantas e o ciclo hidrológico. Essas consequências negativas poderão influenciar drasticamente as populações ribeirinhas residentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Distúrbios hidrológicos sobre a vegetação de florestas alagáveis por rios de água-preta (igapó) na Amazônia Central: diferenciando anomalias climáticas de impactos antropogênicos
Descrição: A presente proposta de projeto está focada em florestas alagáveis por rios de água preta, denominadas de igapó. Estas florestas sofrem um regime de alagamento por águas de pH ácido, com baixa carga de sedimentos. Os igapós ocorrem em formações antigas do período Terciário, que apresentam baixos níveis de nutrientes. Somente ao longo do Rio Negro e seus afluentes o igapó ocupa aproximadamente 118.000 km2 com uma grande, porém pouco estudada diversidade de espécies de árvores. O foco desta proposta de projeto é determinar como as alterações do regime hidrológico (cheias e secas) causadas por distúrbios naturais (eventos climáticos extremos) e impactos antropogênicos (implantação de hidroelétricas) afetam a flora fanerógama (espécies arbóreas e herbáceas) dos igapós da Amazônia Central. Os estudos serão conduzidos em ambientes naturais de igapó no Parque Nacional do Jaú (PARNA Jaú) e nas florestas de igapó ao longo do Rio Uatumã, à jusante da barragem da usina hidroelétrica de Balbina (UHE Balbina), na Reserva de Desenvolvimento Uatumã (RDS Uatumã). O estudo envolve o monitoramento da vegetação em parcelas permanentes avaliando, particularmente, a distribuição e a diversidade das espécies, estoques de carbono na biomassa e a dinâmica da regeneração, bem como análises retrospectivas aplicando métodos dendrocronológicos para datar a morte de árvores e arbustos, além de construir cronologias de anéis de crescimento para reconstruir o regime hidrológico para períodos pré-instrumentais. Espera-se como produto deste esforço produzir uma avaliação do impacto das mudanças climáticas, bem como as mudanças decorrentes da implantação de hidroelétricas na biodiversidade do igapó. Os dados a serem produzidos serão divulgados da mais ampla forma e também colocados à disposição para planos de manejo em unidades de conservação e outros, contribuindo assim para o conhecimento e a melhoria das condições de vida das populações amazônicas, notadamente as populações ribeirinhas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Despoluição Ambiental de íons de Arsênio em meio aquoso por óxido metálico inorgânico
Descrição: O projeto ?Despoluição Ambiental de íons de Arsênio em meio aquoso por óxido metálico inorgânico? foi avaliado a despoluição da água contaminada pelo metal pesado Arsênio, sendo esta uma experiência científica que contribui para a pesquisa e desenvolvimento da vida acadêmica, principalmente na construção de projetos, cronogramas, planos de trabalho e relatórios. Bem como, no aprendizado de técnicas laboratoriais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliana Rocha Duarte Neves - Integrante / Maria José de Souza Serafim - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Saneamento Básico e Levantamento de Enteroparasitores no município de Humaitá-AM
Descrição: O projeto ?Saneamento Básico e Levantamento de Enteroparasitas no município de Humaitá, Amazonas? realizou a avaliação da qualidade microbiológica e das propriedades físicas e químicas da água, através de Sonda Multiparâmetros e kit da COLILERT aprovado pelo Standard Methods. Promovendo aos usuários a informação do nível de qualidade da água fornecida e comparando-a com a legislação vigente referente a este tema. Bem como, propiciou a interação com a comunidade geral através da realização de oficinas e palestras, além de trazer experiências em monitoramento e avaliação através de equipamentos e leis específicas quanto aos parâmetros que indicam a qualidade da água..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliana Rocha Duarte Neves - Integrante / Fabrício Berton Zanchi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal/Especialidade: Dendrometria e Inventário Florestal.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Águas Subterráneas e Poços Profundos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.
6.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEAL; M., L., M.2017LEAL ; PAVAO, V. M. ; NEVES, J. R. D. ; SOUZA, A. L. ; FERNANDES, W. M. . IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS ORIUNDOS DA ENCHENTE EM HUMAITÁ, SUL DO AMAZONAS: O caso do Bairro Santo Antônio.. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XVIII, p. 58-71-http://ieaa.ufa, 2017.

2.
DUARTE, MIQUEIAS LIMA2016DUARTE, MIQUEIAS LIMA ; ZANCHI, FABRÍCIO BERTON ; Neves, Juliana Rocha Duarte ; COSTA, HERON SALAZAR ; JORDÃO, WALLESON HIGOR CORRÊA . Vulnerabilidade à contaminação das águas subterrâneas no município de Humaitá, Amazonas, Brasil. Revista Ambiente & Água, v. 11, p. 402/10.4136-413, 2016.

3.
JORDÃO, WALLESON HIGOR CORRÊA2015JORDÃO, WALLESON HIGOR CORRÊA ; ZANCHI, FABRÍCIO BERTON ; FERREIRA, DOMKARLYKISOM MAHAMEDE MORAES ; PAGANI, CAIO HENRIQUE PATRÍCIO ; LUIZÃO, FLÁVIO JESUS ; Neves, Juliana Rocha Duarte ; DUARTE, MIQUEIAS LIMA . Variabilidade do índice de área foliar em campos naturais e floresta de transição na região Sul do Amazonas. Revista Ambiente & Água, v. 10, p. 363-375, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, J. R. D.; ZANCHI, FABRÍCIO BERTON ; DUARTE, MIQUEIAS LIMA ; SANTOS, P. G. S. ; LIMA, L. B. . Monitoramento da qualidade das águas subterrâneas no município de Humaitá. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2015. p. http://anaisele.

2.
DUARTE, MIQUEIAS LIMA ; ZANCHI, FABRÍCIO BERTON ; NEVES, J. R. D. ; Nascimento, W. B. . Mapeamento da Vulnerabilidade natural a contaminação de aquífero no município de Humaitá - AM. In: 28º Congresso Brasileiro de engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2015. p. http://anaisele.

3.
NEVES, J. R. D.; ZANCHI, FABRÍCIO BERTON ; DUARTE, MIQUEIAS LIMA ; SANTOS, P. G. S. ; LIMA, L. B. . Variabilidade e dependência do ecossistema em relação ao lençol freático no Sul do Amazonas. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2015. p. http://anaisele.

Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, MIQUEIAS LIMA ; ZANCHI, FABRÍCIO BERTON ; NEVES, J. R. D. ; Nascimento, W. B. . Congreso Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NEVES, J. R. D.; SERAFIM, M. J. S. . Remoção de íons As em meio aquoso pelo processo da adsorção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Remoção de íons As em meio aquoso pelo processo da adsorção. 2014. (Outra).

2.
I Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira: Marco Regulatório da Mineração no Estado do Amazonas. 2013. (Seminário).

3.
IV Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental - Da teoria à prática: Formação e Competencia do Engenheiro Ambiental. 2013. (Outra).

4.
I Workshop Clima, Biodiversidade e Uso da Terra no Interflúvio Madeira - Purus. 2012. (Exposição).

5.
Programa de Capacitação dos Jurisdicionados do Estado do amazonas - Módulo Fiscalização de Obras Públicas. 2012. (Oficina).

6.
Programa de Capacitação dos Jurisdicionados do Estado do amazonas - Módulo Oficina Técnica de Atos Oficiais. 2012. (Oficina).

7.
Programa de Capacitação dos Jurisdicionados do Estado do amazonas - Módulo Oficina Técnica de Procedimentos de Fiscalização e Obras. 2012. (Oficina).

8.
Programa de Capacitação dos Jurisdicionados do Estado do amazonas - Módulo Redação Funcional. 2012. (Oficina).

9.
2º Seminário Amazônico sobre Sequestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas. 2011. (Seminário).

10.
III Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental. 2011. (Oficina).

11.
Mini-curso Licenciamento Ambiental - III Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Silva, I. M. S. ; Neves, Juliana Rocha Duarte ; Tartari, R. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Perspectivas Econômicas de Reciclagem e de Qualidade de Vida. 2012. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Alunos da disciplina de Hidrologia e Hidráulica. Disciplina curricular de Hidrologia e Hidráulica. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Juliana Rocha Duarte Neves.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, J. R. D.; SERAFIM, M. J. S. . Remoção de íons As em meio aquoso pelo processo da adsorção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:52:49