Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos

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  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Mestre em Letras (Linguagens e Letramentos) pela Universidade Federal de Campina Grande/PB (UFCG, 2015), com bolsa de estudos do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2010), e graduado em Licenciatura em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central/PE (2009). Docente efetivo de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), em caráter de dedicação exclusiva. Atua também nas seguintes diretrizes temáticas: Literatura Brasileira; Teoria Literária; Crítica Literária. Seus principais direcionamentos de pesquisa dirigem-se à constituição do leitor e a práticas de ensino com a oralidade e o letramento literário, em interface com a formação do professor de língua portuguesa e literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. R. J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS - Campus Aquidauana.
Rua José Tadao Arima, 222
Vila Ycaraí
79200000 - Aquidauana, MS - Brasil
Telefone: (67) 39401600
URL da Homepage: http://www.ifms.edu.br/campi/campus-aquidauana


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Linguagem e Ensino.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Relações entre Práticas de Oralidade e Letramento Literário: O Leitor no Exercício de sua Potência, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Nelson Eliezer Ferreira Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2010
Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Literatura, do Prestígio à Caricatura: Uma Análise de Práticas com Textos Literários no Ensino Médio.
Orientador: Profa. Ms. Francisca Núbia Bezerra e Silva.
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura em Letras.
Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, FACHUSC, Brasil.
Título: A Individualidade do Narrador em "Angústia", de Graciliano Ramos.
Orientador: Profa. Ana Célia Martins Macedo Reynaldo.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Aquidauana, .

Cargo ou função
Membro da Comissão.
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Aquidauana, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI).
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Aquidauana, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) do curso Engenharia Civil..
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Aquidauana, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).
02/2018 - Atual
Ensino, Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva e Diversidade
02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Linguística
02/2018 - 07/2018
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Linguística
02/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Ensino Fundamental e Médio D. Maria Amélia Bezerra, EMAB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 60
Outras informações
Atuou como professor efetivo de Língua Portuguesa na referida instituição pública, tendo lecionado para turmas de 9º ano do ensino fundamental e para turmas de ensino médio. Nessa mesma escola, foi professor coordenador da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e, logo depois, coordenador pedagógico, tendo articulado projetos de incentivo à leitura e produção de textos para estudantes da 1ª série do ensino médio.


Escola Pais e Mestres, EPM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 40
Outras informações
Professor, no ensino fundamental 2 e no médio, de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Texto, Gramática e Literatura. Coordenou o I Concurso de Redação da Escola, que propôs a produção de gêneros discursivos: poema, crônica e artigo de opinião.


Escola Estadual Gumercindo Cabral, EEGC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionou Português nas turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental 2.


Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura
Outras informações
Colaborou como professor-monitor de Teoria Literária e de Literaturas Brasileira e Portuguesa, no curso de Licenciatura em Letras. Auxiliou no processo de orientação de monografias, cujas temáticas e autores integram o cenário da produção literária nacional.


Curso Integrado Sapiento, CIS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura
Outras informações
Professor de Literatura no curso pré-vestibular. Destacou-se em seu trabalho a interpretação do texto literário e suas relações com a atualidade.



Projetos de extensão


2018 - Atual
"(Hu)Manifeste-se": Festival de Língua e Literatura
Descrição: O Festival da Língua Portuguesa, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana, é uma alternativa didática para corroborar e aprofundar os conteúdos dispostos na ementa da referida disciplina nos cursos técnicos integrados, visto que aos alunos são incumbidas atividades de pesquisa, as quais visam complementar o que foi abordado em sala de aula. O evento contemplará atividades de âmbito cultural (teatro, dança, canto, interpretação em Língua Brasileira de Sinais, exposições diversas acerca da Língua Portuguesa), de modo a assegurar a inte(g)ração discente com a comunidade em geral, a fim de expor ? e sobretudo valorizar ? as atividades desenvolvidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Libras, bem como acentuar atividades de extensão, como o curso FIC-Libras, o Coro Escola e o Grupo de Expressão Corporal Aquicênicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Por dentro da ficção
Descrição: O objetivo deste projeto é promover o desenvolvimento sistemático da escrita de textos literários, ampliando a criatividade no processo de (re)escritura e favorecendo a competência e o talento artísticos dos estudantes/participantes..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: - Aprimorar a capacidade analítica de textos literários de média e alta complexidade narrativa. - Conhecer a produção literária de autoras e autores nacionais e estrangeiros - canônicos e não canônicos. - Analisar as estruturas e elementos de uma narrativa. - Criar textos narrativos diversos a partir de propostas bem definidas, aprimorando o senso de crítica e criatividade..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (10) .
Integrantes: Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos - Coordenador / Pablo Polese de Queiroz - Integrante.


Outros Projetos


2018 - 2018
Argumentação aplicada à área da Física: debate regrado face à energia elétrica e suas formas de produção
Descrição: Este projeto tem por objetivo promover a compreensão sistemática e aprofundada das cinco principais formas da produção de energia elétrica de que dispõe a humanidade (a saber: parque eólico; placa solar; hidroelétrica; planta nuclear e usina termoelétrica), e terá como produtos finais a produção de um debate regrado e a exposição de estandes, ambos na Semana do Meio Ambiente, evento oficial do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Desse modo, a Física desponta como ciência e disciplina primeira na qual as atividades têm o seu início e desenvolvimento, uma vez que todos os conteúdos centrais serão trabalhados durante o semestre em cada turma. O professor colaborador, Sóstenes Renan, contribuirá diretamente com o planejamento, a elaboração e consecução do debate regrado: para tanto, serão estudados os diversos tipos e estratégias de argumentação e contra-argumentação, bem como os modos de organização desse gênero textual oral de caráter argumentativo tão relevante nas esferas acadêmica e jornalística..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2018 - 2018
Estratégias de produção e correção de textos científicos
Descrição: Objetiva-se, com este projeto, planejar, executar e reavaliar estratégias necessárias à produção de textos da esfera científica/acadêmica (relatório, resenha crítica, texto de divulgação científica, artigo de opinião, artigo científico, 'paper', resumo, entre outros), bem como à sua adequada correção. Sabe-se que, ainda na graduação e na pós-graduação, muitos de nossos estudantes enfrentam sérias dificuldades diante da escrita de gêneros textuais/discursivos que exigem habilidades mais complexas de reflexão, argumentação e sistematização de conhecimentos formais. Frente a essa realidade, pretende-se minorar tais dificuldades, tanto na preparação de atividades voltadas às turmas em que o professor leciona, quanto no que se refere à análise e correção dos textos produzidos pelos discentes, visando oferecer-lhes devolutivas das observações constatadas em suas produções escritas e possibilitando-lhes a reescrita sistemática destas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (65) .
Integrantes: Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos - Coordenador.
2018 - Atual
Clube da leitura
Descrição: Este projeto propõe uma ação que promova o contato do leitor em formação com obras literárias ? neste caso, em três gêneros: poema, conto e crônica ?, de modo a, sobretudo, fomentar a prática da leitura como exercício constante e libertador. A proposta prevê a eleição dos gêneros supramencionados porque estes são mais concisos e, em alguns casos, monotemáticos, o que oportuniza uma melhor abordagem dos gêneros literários no ambiente escolar. Intencionamos, portanto, colaborar com a formação de leitores críticos por meio da apresentação e discussão de textos literários de forma menos extenuante e mais dinâmica, uma vez que, de modo dialógico e discursivo, nos esquivaremos de exigências pré-estabelecidas em ementas ? visando a reconfigurar percursos de aprendizagem com a leitura de literatura, face à sua recepção pelo público discente..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais específicas
Descrição: Com base na Lei 13.146/15, que rege sobre a inclusão de pessoas com deficiência, este PAT tem por objetivo atender às demandas de estudantes do nosso Campus que têm algum tipo de necessidade especial. De acordo com o artigo 28 da lei supracitada, inciso XIII, compete às instituições federais oferecer acesso à educação superior, bem como a educação profissional e tecnológica a esses estudantes, propiciando, desta forma, iguais oportunidades e condições em relação às demais pessoas. Contudo, para que a inclusão desses alunos seja efetivada, é necessária a promoção de algumas medidas conjuntas no que se refere aos docentes da instituição que atendem, diretamente, a esse público. Por conseguinte, há que se pensar, também, em uma concessão de tempo para que os profissionais possam dispor de formação complementar, e, assim, elaborar estratégias didático-pedagógicas no sentido de suprir essas demandas. Esta ação conta, ainda, com o apoio e a participação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFMS - Campus Aquidauana..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi)
Descrição: A importância do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) para a nossa Instituição é indiscutível, pois, como sabemos, ainda ocorrem, no Brasil, casos de racismo envolvendo estudantes e professores, uma vez que herdamos, historicamente, sérias consequências de um período escravocrata, machista e preconceituoso - período que nos envergonha. O referido Núcleo tem, entre suas atividades, a escolha de obras e material bibliográfico para estudo individual e nos encontros entre seus membros, visando a discussões efetivas e à sistematização destas em produções científicas e literárias. Além disso, buscamos, sempre que cabível, possível e necessário, realizar eventos em datas especiais, tais como o Dia do Índio e a Semana da Consciência Negra. Uma outra busca do Neabi é a integração entre o nosso Campus e a comunidade que o circunda, sabendo-se que é preciso incluí-la e nos incluirmos nela: assim, temos a participação, entre os membros, de pessoas que se reconhecem negras e indígenas, uma vez que a nossa sociedade é tecida pelos fios da cultura como um todo desses povos, e tendo em vista a concentração, em Aquidauana, da etnia Terena. Dialoga também, e muito fortemente, com o Neabi, o grupo teatral do nosso Campus, o "Aquicênicas", que sempre realiza belíssimas apresentações, em interface com outras produções artísticas contemporâneas. Relevante dizer ainda que este Núcleo não se encerra (e nem poderia) nos que dele fazem parte formalmente, mas, sim, procura mobilizar toda a comunidade envolvida, a fim de que estejamos sempre alertas a quaisquer situações preconceituosas que venham a surgir. Numa atitude, enfim, de justiça e coerência com o nosso ofício de professores e educadores brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, S. R. J. C.2017 SANTOS, S. R. J. C.. Interseções entre o Letramento Literário e a Oralidade no Ensino Fundamental. Linguagens & Letramentos, v. V. 2, p. 127-146, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, S. R. J. C.. A literatura na sala de aula: entre os documentos oficiais e a prática pedagógica. In: Aline Pires de Morais. (Org.). Entre a literatura e a linguística: diálogos possíveis e vozes educacionais. 1ed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018, v. 1, p. 11-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. R. J. C.. 'UMA EM DUAS: Transgressão Feminina num Conto de Lya Luft'. In: V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2015, Fortaleza/CE. Feminismos, Cidadania e Participação Política no Brasil. Fortaleza/CE: Editora da UECE, 2015. v. V. p. 669-682.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. R. J. C.. 'Um Fantástico Misticismo: Nos Meandros d'A Lenda de São Julião Hospitaleiro', de Gustav Flaubert'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, S. R. J. C.. "Significação do Projeto Político-Pedagógico". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, S. R. J. C.. Oficina de Elaboração de Itens do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará). 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Festa Literária Internacional de Pernambuco. 2015. (Outra).

2.
Campanha "Quem Cala Consente". 2012. (Seminário).

3.
VIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). 2012. (Outra).

4.
II Encontro Acadêmico (PPGL-UFPE) "Gêneros na Linguística e na Literatura". 2011. (Encontro).

5.
II Congresso de Pesquisa e Extensão da Associação de Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco. "Significação do Projeto Político-Pedagógico". 2009. (Congresso).

6.
Semana Pedagógica: "Interdisciplinando com as Ciências". 2009. (Outra).

7.
"A Escola dos Pais e a Escola de Hoje". 2008. (Seminário).

8.
"A Palavra, a Afetividade e a Disciplina em Sala de Aula". 2008. (Outra).

9.
"Artigo Científico". 2008. (Oficina).

10.
"Coesão e Coerência na Produção de Texto". 2008. (Encontro).

11.
"Como Incentivar a Parceria Família-Escola?". 2008. (Outra).

12.
"Disciplinas Pedagógicas nas Licenciaturas: Uma Visão Contemporânea". 2008. (Seminário).

13.
"Novas Maneiras de Ensinar, Novas Formas de Aprender". 2008. (Outra).

14.
"Professor, Acredite em seu Potencial". 2008. (Outra).

15.
Congresso de Educação do São Francisco. 2008. (Congresso).

16.
"A Construção dos Sentidos no Texto: Uma Abordagem Semântico-Pragmática". 2007. (Simpósio).

17.
Semana Pedagógica: "Entrelaçando Culturas". 2007. (Outra).

18.
Workshop: "O Reencantamento Humano na Educação". 2007. (Outra).

19.
Semana Pedagógica: "Ética e Ótica nas Dimensões Educativas". 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. R. J. C.. Pluralidade Cultural no Brasil. 2017. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Mariana Vargas da Silveira. Monitoria de Língua Portuguesa e Literatura. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Teófilo Jeremias da Silva Costa. Verdades da Romaria: um olhar investigativo sobre a fé católica em Juazeiro do Norte (CE). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em 2º ano ensino médio) - Escola de Ensino Médio D. Maria Amélia Bezerra. Orientador: Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos.




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