Fabio Yoshiaru Noguti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6051872756583368
  • Última atualização do currículo em 14/06/2017


Possui graduação em Tecnólogo em Projetos Mecânicos - Fatec/SP (1993). Atualmente é Diretor Industrial - F.Y. Noguti Publicidade ME e Professor de Ensino Superior(02/C) na Faculdade de Tecnologia de Osasco. Tem experiência na área de Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluidos e Fenômenos de Transporte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Yoshiaru Noguti
Nome em citações bibliográficas
NOGUTI, F. Y.


Formação acadêmica/titulação


1995
Graduação em andamento em Mecânica: Processos de Soldagem.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Projetos Mecânicos.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Título: Maquina de calandragem de Chapas de grandes dimensões.
Orientador: Antonio Sakai.




Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Osasco, FATEC-OSASCO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 27
Outras informações
Professor assistente(Sistema emergencial) Professor das disciplinas: Mecânica dos fluidos e Materiais de Contrução Mecânica Período: 02/08/2010 à 31/01/2011. Professor assistente concursado. Professor das disciplinas: Fenômenos de Transporte, Mecanica de Fluidos e Materiais de Construção Mecânica. Desde 23/03/2011

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Emergencial, Carga horária: 22
Outras informações
Professor Emergencial no curso de Manutenção Industrial e Automação Industrial. Disciplinas: Em Automação Industrial: Fenômenos de Transporte; Em Manutenção Industrial: Mecânica de Fluidos e Materiais de Construção Mecânica.


F. Y. Noguti Publicidade, FYN SOLUÇÕES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Empresário, Enquadramento Funcional: Diretor Industrial, Carga horária: 22
Outras informações
Diretor Industrial (Empresário), na área de indústria de manufatura de sinalização e comunicação visual, serviços de usinagem e projetos mecânicos e industriais. Atuando no mercado de sistemas de informação, projetos executivos de diversos portes, tanto na área de sinalização quanto em projetos mecânicos e civis na área de tubulação de ar e água.


IMAGENS DIGITAL LTDA, IMAGE PRESS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tecnólogo em Projetos Mecânicos, Carga horária: 12
Outras informações
- Empresa: Imagens Digitais Ltda - desde: 01/08/2007 Descrição das principais atribuições e atividades na função ou cargo: a) Desenvolvimento de projetos para alguns clientes e projetos; b) Execução de projeto de captação das águas da chuva, para reutilização da água para resfriamento de caldeiras e utilização como água de reuso; c) Projeto de canalização de sistemas de ar comprimido, formando redes de tubulações para envio de cargas de pressão nos diversos setores da fábrica, visando a economia da energia elétrica, com as respectivas trocas de ferramentas manuais; d) Ministrou palestras para equipe de manutenção hidráulica da empresa; e) Projetos de reservatórios e limpeza do fluido água através de filtros de retirada de impurezas, sendo o fluído aproveitado para o processo de corte em jato dágua adquirido pela empresa em 2009.; f) Projeto de reciclagem de produtos químicos proibidos de serem despejados em tubulação de esgotos normais.


IBERSIGN Sign and Design, IBERSIGN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnólogo em Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Descrição das principais atribuições e atividades na função ou cargo: a) Desenvolvimento em projetos de canalização de efluentes das sobras de residos da cabine de pintura; b) Projeto de canalização de sistemas de ar comprimido, formando redes de tubulações para envio de cargas de pressão nos diversos setores da fábrica, visando a economia da energia elétrica, com as respectivas trocas de ferramentas manuais; c) Desenvolvimento de projetos em sistema pneumático e hidráulico para alimentação de ferramentas manuais e de equipamentos grande porte. d) Orçamentos técnicos e desenvolvimento de novos produtos.


Publitas Ind. e Comercio de Luminosos Ltda, PUBLITAS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnologo em Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Descrição das principais atribuições e atividades na função ou cargo: a) Desenvolvimento de projetos em sistema pneumático e hidráulico para alimentação de ferramentas manuais e de equipamentos grande porte. b) Desenvolvimento de bombas à vácuo para melhoria de iluminação nas lâmpadas de Neon, produzidas na empresa. c) Orçamentos técnicos e desenvolvimento de novos produtos. d) Vendas a clientes específicos.


RTS ? Industria e Comercio de Válvulas Ltda, RTS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Aplicação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
a) Cálculo dos testes de pressão hidrostático nas diversas válvulas comercializadas e respectiva certificação do mesmo; b) Levantamento e projeto da necessidade do cliente em relação as diversas válvulas a serem comercializadas. c) Emissão de certificados de qualidade dos materiais vendidos


Roll-Tec Soc. Brasileira de Cilindro Rotogravura, ROLL-TEC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio em Tecnologo em Mecânica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Descrição das principais atribuições e atividades na função ou cargo: a) Análise e sistema de tempo de preparação de cilindros na usinagem; b) Sistema de corrosão química nos cilindros de rotogravura; c) Verificação da acidez do banho para Cromação; d) Auxilio em desenho em projetos específicos; e) Manutenção em equipamentos como Tornos, retifica e plainas.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Robson Cavalcante da Costa.Plano de Manutenção Preventiva em uma Máquina Piloto de Fabricação de Cabos de Aço. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

2.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Alex dos Santos.Manutenção Autônoma Predial: Redução de Custos e do Impacto Ambiental na Fatec Osasco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

3.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Rogerio Devolio Serpa.Atualização dos Limpadores de Para-brisas dos Trens da CPTM da Série 5000. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

4.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Eduardo Sinopoli.Aplicação de Metodologia de Retrofit em Fornos de Refusão de Alumínio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

5.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Ivo Norberto Ferreira.Eficiência Energética com a Aplicação da Automação KNX para Iluminação Predial no Condomínio Residencial Portal da Casa Verde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

6.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Ana Paula Corrêa.Proposta de Aplicação de um Plano de Gestão em um Setor de Usinagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

7.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Isaque Antonio Pereira Domingos.Aumentar a Vida Útil da Corrente Transportadora de um Carrocel para Envase de Gás GLP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

8.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Luis Davi da Conceição Pereira.Proposta de Substituição de Motor Elétrico de Baixo Rendimento por Motor Elétrico Energeticamente Eficiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

9.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Fabio Oliveira da Silva.Proposta de Implantação de Sistema de Manutenção Piloto em uma Maquina de uma Empresa Metalúrgica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

10.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Alessandro de Lima Barbosa Silva.Estudo da Viabilidade para a Implementação do 5S e Plano Preventivo de uma Micro Empresa de Usinagem da Grande São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

11.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Ronaldo Cesar de Oliveira.Implementação do Programa de 5S em Oficina de Manutenção de uma Empresa de Comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

12.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Cristiane Mota Jardim.Análise da Viabilidade de Implantação de Manutenção Preditiva em Compressores de Ar em uma Empresa do Segmento de Autopeças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

13.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Gilmar Conceição da Silva.Estudo de Caso: Proposta de Melhoria da Manutenção Preventiva de uma Máquina Totalmente Automática Instalada no Setor de Produção de uma Empresa de Equipamentos de Segurança da Grande São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

14.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Evandro da Silva Sampaio.Analise da Viabilidade de Implantação da Manutenção Preventiva dos Equipamentos de Marcenaria em uma Industria de Fabricação de Divisórias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

15.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Carlos Eduardo de Oliveira.Implementação de Manutenção Preventiva em uma Micro Empresa Metalúrgica da Grande São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

16.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Claudio Henrique de Godoy.Proposta de Implantação de Sistema de Manutenção Preventiva e Controle de Manutenção em uma Micro Empresa de Usinagem Situada na Grande São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.

17.
NOGUTI, F. Y.. Participação em banca de Fabio Alexandre Ferreira.Análise de Fratura em Rolamentos Seguidores do Tripé de Bloqueios para Sistemas de Acesso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, C.; NOGUTI, F. Y.. Professor de Ensino Superior na Disciplina Planejamento e Controle da Manutenção. 2013. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

2.
NOGUTI, F. Y.; FREITAS, C.. Professor de Ensino Superior na Disciplina Resistência dos Materiais. 2013. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

3.
FREITAS, C.; NOGUTI, F. Y.. Professor de Ensino Superior na Disciplina Hidráulica e Pneumática. 2013. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

4.
FREITAS, C.; NOGUTI, F. Y.. Professor de Ensino Superior na Disciplina de Soldagem. 2013. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

5.
NOGUTI, F. Y.; FREITAS, C.. Professor de Ensino Superior na Disciplina Elementos de Máquinas. 2013. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

6.
FREITAS, C.; NOGUTI, F. Y.. Professor de Ensino Superior na Disciplina de Soldagem. 2012. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

7.
NOGUTI, F. Y.; FREITAS, C.. Professor de Ensino Superior na Disciplina Análise de Sistemas Térmicos. 2012. Faculdade de Tecnologia de Osasco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Feira da semana de Tecnologia da FATEC ? SP. 2010. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Turma de Automação do 3ºsemestre de 2011. SISTEMA DE RETENÇÃO DE ÁGUAS PARA O COMBATE A ENCHENTES. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Faculdade de Tecnologia de Osasco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Geriedson dos Santos. Manutenção Corretiva para a Diminuição de Desgaste em Rolo de Micro Moagem de Café. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco. Orientador: Fabio Yoshiaru Noguti.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 16:25:34