Raquel Riffel

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  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Graduada em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi Secretária da Associação de Professores de Ensino Religioso de Santa Catarina (ASPERSC). Integrante (Pesquisadora) do Grupo de Pesquisas Ethos Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB). Atuação nos seguintes temas: Povos Indígenas, Políticas Públicas, Tolerância/Intolerância, Direitos Humanos, Diversidade Cultural Religiosa, Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento na Concepção de Bem Viver. Atualmente é professora no Grupo Uniasselvi (Sociedade Educacional Vale do Itapocu S/S LTDA), ministrando aulas nas disciplinas de Finanças Públicas e Legislação Tributária; Direito Civil II - Fatos Jurídicos); Trabalho de Curso I (Projeto e Orientação Individual) e Advogada inscrita na OAB/SC 53.381, subseção de Joinville/SC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Riffel
Nome em citações bibliográficas
RIFFEL, R.;RIFFEL, RAQUEL


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Desenvolvimento Regional.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS POVOS INDÍGENAS EM SANTA CATARINA: uma leitura a partir da Constituição Federal de 1988,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Lilian Blanck de Oliveira.
Coorientador: Oklinger Mantovaneli Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Povos Indígenas; Desenvolvimento; Direitos Humanos; Direitos Fundamentais; Constituição Federal de 1988.
2018
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Direito e Processo Tributário. (Carga Horária: 360h).
Escola Paulista de Direito, EPD, Brasil.
2015 interrompida
Graduação interrompida em 2016 em Ciências da Religião - Ensino Religioso.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2008 - 2014
Graduação em Direito.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Impactos e Consequências da convenção n. 169 da OIT sobre os direitos fundamentais dos Povos Indígenas e Tribais no Brasil.
Orientador: Tarcísio Alfonso Wickert.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Rodrigues Alves, EEBRA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
CONHECIMENTO, SABER E CIÊNCIA. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2006 - 2007
Informática Avançada. (Carga horária: 60h).
WE Centro de Treinamento em Informática, WE, Brasil.
2005 - 2006
Informática Básica. (Carga horária: 80h).
WE Centro de Treinamento em Informática, WE, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Demanda Social CAPES - Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio de Docênte, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docente na Disciplina de Diálogos Interculturais e Diversidade Religiosa (72h), com supervisão/orientação da Dra. Lilian Blanck de Oliveira.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Núcleo de Prática Jurídica, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas - Atimento e cadastramento ao público externo; - Atendimento aos acadêmicos em estágio interno obrigatório; - Apoio aos professores; - Intimação aos clientes; - Leitura e lançamento de sentenças e despachos nos autos; - Confecção de relatórios referentes a diversas providências tomadas no tramite do processo; - Arquivamento no geral.


Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), TRT12, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagio na 3ª Vara do Trabalho de Bluemenau, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas - Participação na atuação de processos (verificação de petição inicial, procuração e ordem de juntada de documentos), designação de audiência, expedição de notificação e registros pertinentes; - Participação na audiência de conciliação (verificação de contestação, procuração e ordem de juntada de documentos), participação na audiência de instrução, lavratura de termos/atas de audiência e registros pertinentes; - Protocolo de petições, preparação de despacho em petição, juntada de petições, anotações/contagem de prazos processuais e registros pertinentes; - Elaboração e expedição de notificações, mandados, alvarás, guias de depósito judicial, atendimento de balcão/carga, acompanhamento das atividades dos oficiais de justiça e registros pertinentes; - Acompanhamento na elaboração de sentenças, pesquisa jurídica, recursos ( análises da admissibilidade dos recursos, contagem de prazos processuais) e registros pertinentes; - Acompanhamento na elaboração dos cálculos de liquidação de sentença, atualizações, informações contábeis, estatísticas, arquivamento e registros pertinentes.


Sociedade Educacional de Santa Catarina, UNISOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Eventual, Carga horária: 28
Outras informações
Ministrando aulas no curso de DIREITO, nas disciplinas de Direito Processual Civil II; Direito Processual Civil - Processo de Conhecimento; Direito Processual Civil IV - Procedimentos Especiais; Direito Civil V - Responsabilidade Civil.


Sociedade Educacional do Vale do Itapocu, SEVITA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações
Ministrando aulas nas disciplinas de Finanças Públicas e Legislação Tributária; Direito Civil II - Fatos Jurídicos (Titular); Direito Civil II - Obrigações (Substituição licença maternidade)



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
MUSICA LAKLÃNÕ XOKLENG: TEMPOS/ESPAÇOS E LUGARES PARA e NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Descrição: (INTRODUÇÃO) A Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, já modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, para incluir no currículo oficial dos sistemas de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena . Nesta esteira de adequações curriculares, em 18 de agosto 2008 é promulgada a Lei nº 11.769, que altera a LDBEN e torna a música um componente curricular obrigatório na Educação Básica do Brasil. O Povo Indígena Laklanõ/Xokleng, que reside na Terra Indígena Ibirama Lã Klanô traz como um dos traços marcantes de sua história a presença da música, elemento integrador e identitário de sua cultura. Enquanto fenômeno universal a música possui significados e linguagens distintas entre os povos sendo culturalmente construída e apreendida. Conhecer as expressões musicais de um povo é achegar-se ao que de mais profundo ele tem e o constitui ontologicamente. Estudos, pesquisas e encontros com educadores e gestores nos últimos anos na Região do Vale do Itajaí revelam certa fragilidade de conhecimentos e referenciais teórico-práticos, que deem sustentação para intervir pedagógica e socialmente em questões, que dizem respeito à cultura e história dos Povos Indígenas. (OBJETIVOS) Este projeto visa investigar presenças, gêneros, formas e inferências da música Laklãnõ/Xokleng na sua história e cultura, buscando identificar tempos/espaços e lugares para sua participação e contribuição na Educação Básica e Superior, em atendimento à Lei nº 11.645/08 e à Lei nº 11.769/08, para e na construção de outras cartografias curriculares na Região do Vale do Itajaí. (METODOLOGIA) A investigação de cunho qualitativo e caráter etnográfico se constitui de pesquisa bibliográfica, social (entrevistas semiestruturadas e/ou narrativas) e documental a partir do acervo e meios disponíveis nas Bibliotecas da FURB e UNIDAVI; Arquivos Histórico de Blumenau, Rio do Sul e Ibirama; Museus de Música de Timbó. (RESULTADOS) Os resultados serão socializados na Terra Indígena Ibirama Lã Klanô, em eventos científicos, seminários, encontros pedagógicos na área, entre outros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raquel Riffel - Integrante / Lilian Blanck de Oliveira - Coordenador / Georgia Fontoura - Integrante / Tasley Ramos Teixeira - Integrante / Natália Koch - Integrante.
2015 - 2016
O POVO LAKLÂNÕ XOKLENG E A BARRAGEM NORTE: ENTRE A CONTENÇÃO DE CHEIAS E A DESAGREGAÇÃO SOCIAL
Descrição: A construção da Barragem Norte na cidade de José Boiteux Santa Catarina, na década de 70, em pleno regime militar, com intuito de conter as cheias no Vale do Itajaí, teve sua conclusão no início dos anos 90. No entanto, tal obra, desalojou o Povo Laklãnõ Xokleng das melhores áreas de suas terras (cerca de 900 hectares) trazendo prejuízos, entre outros aspectos, para a pesca, plantio em terras férteis, proximidade entre as famílias e a preservação de sua cultura milenar. Um estudo mais atento sobre este evento, suas práticas e múltiplas consequências, ainda em vigor, envolvendo governo, comunidades do Vale do Itajaí e da Terra Indígena Ibirama La Klãnô poderá contribuir com referenciais para a busca da construção de outras relações, ações e superações de históricos problemas regionais. Este projeto de pesquisa objetiva investigar documentos históricos e registros orais acerca da criação e construção da Barragem Norte, buscando identificar ações e consequências para os envolvidos na problemática, de modo especial, os habitantes da Terra Indígena Ibirama La Klanô, em José Boiteaux. A investigação de cunho qualitativo e quantitativo, se constituirá em pesquisa bibliográfica, documental nos arquivos públicos históricos da Região do Vale do Itajaí e realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos no processo de criação, construção e consequências da construção da Barragem Norte. Os resultados serão socializados em eventos científicos, seminários, encontros pedagógicos na área, entre outros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Raquel Riffel - Integrante / Lilian Blanck de Oliveira - Coordenador / Georgia Fontoura - Integrante / Karla Lucia Bento - Integrante / Cátia Dagnoni - Integrante / HUGO MAURICIO GRUBERT - Integrante / Nicole Correa - Integrante.
2012 - 2013
DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E BEM VIVER: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO
Descrição: (Introdução) O processo de colonização ocorrido na América Latina oprimiu invisibilizou e marginalizou os povos latino-americanos onde estes foram obrigados a adotar, aprender e colocar em prática a cultura dos povos dominadores em todos os campos de atividades, entre elas, as atividades materiais e subjetivas, de forma particular, a religiosa. A visão de bem viver (cosmovisão dos povos indígenas) foi substituída pela visão de viver bem e boa vida de caráter homogeneizante dos povos colonizadores. Na atualidade podemos identificar buscas na direção do resgatar concepções e práticas do bem viver por povos e até governos latino-americanos. A diversidade é marca indelével a formar a multiplicidade de culturas, etnias, povos e concepções. Inexiste uma verdade absoluta ou um só caminho para sanar as necessidades e/ou buscar o desenvolvimento de um povo, uma cultura e/ou uma nação. A singularidade de cada diversidade clama pelo direito de expressão, entre elas a diversidade cultural religiosa, uma vez que, encontra-se ligada ao universo de significados que dão sentido a sua vida. Documentos como a Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948); Pacto Internacional em Direitos Civis e Políticos (1966); Pacto Internacional em Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966); Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (2001); Constituição da República Federativa do Brasil (1988) resultam da busca de atendimento destas necessidades com base nos Direitos Humanos. (Objetivos) Este projeto busca investigar olhares, leituras e relações tecidas entre direitos humanos, diversidade cultural religiosa e desenvolvimento na perspectiva de uma concepção de bem viver. (Metodologia) A investigação se constitui de pesquisa bibliográfica e documental Biblioteca da FURB, Comitê dos Direitos Humanos e Diversidade Religiosa da Presidência da República e sites/bibliotecas especializados na área. (Resultados) Os resultados serão socializados em eventos científicos, seminários e encontros pedagógicos buscando subsidiar e/ou fomentar estudos e pesquisas relacionadas ao tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Riffel - Integrante / Lilian Blanck de Oliveira - Coordenador.
2012 - 2012
POVOS INDÍGENAS, LEI N. 11645/08 E FORMAÇÃO INICIAL: UMA LEITURA A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA FURB
Descrição: (Introdução) O art. 26-A da LDBEN no 9.394, com a nova redação pela Lei no 11.645/2008 (BRASIL, 2008), torna obrigatório o estudo da cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Fundamental e Médio, buscando aproximar comunidades, povos e regiões pelo conhecimento. De acordo com o § 2o da referida legislação, ?os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras?. A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) tem uma tradição de Curso de Graduação na área de História há 24 anos, contribuindo qualitativamente na formação dos formadores da Educação Básica da Região do Vale do Itajaí e além dela. Esta região também conta em seu território com a presença do Povo Indígena Laklãnõ Xokleng - único grupo desta nação milenar no Planeta. O Curso de História da FURB teve seu início em agosto de 1987 e atualmente oferece a comunidade em geral as modalidades de licenciatura e bacharelado. (Objetivos). O presente projeto de pesquisa objetiva investigar representações da(s) história(s) e cultura (s) indígena(s), em especial do Povo Laklãnõ Xokleng em documentos curriculares e atores sociais, que compõem o Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional de Blumenau. (Metodologia) A investigação, de cunho qualitativo, se constituirá em pesquisa bibliográfica, documental e social ? recursos da história oral - escritos e falas de docentes, acadêmicos e egressos do Curso de História da FURB. (Resultados) Os resultados serão socializados em eventos científicos, seminários e encontros pedagógicos na área de História e eventos de Iniciação Científica como a Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE) da FURB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VAZ, NATÁLIA CAROLINA DE OLIVEIRA2018VAZ, NATÁLIA CAROLINA DE OLIVEIRA ; RIFFEL, RAQUEL . BREVE ANÁLISE SOBRE A NATUREZA E POLÍTICA: OUTRO MUNDO POSSÍVEL?. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, p. 1-20, 2018.

2.
RIFFEL, RAQUEL2018RIFFEL, RAQUEL; VAZ, NATÁLIA CAROLINA DE OLIVEIRA . MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM ACERCA DAS IMPLICAÇÕES CAUSADAS POR UM DESENVOLVIMENTO DESEQUILIBRADO COM ENFOQUE NA SAÚDE. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, p. 1-20, 2018.

3.
RIFFEL, R.;RIFFEL, RAQUEL2016RIFFEL, R.; VAZ, N. C. O. ; OLIVEIRA, L. B. . A CULTURA DO POVO INDÍGENA LAKLÃNÕ/XOKLENG DA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ/SC A PARTIR DO CONTATO COM OS COLONIZADORES. ACADÊMICO MUNDO, v. 6, p. 1-13-13, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIFFEL, RAQUEL; CORREA, P. D. (Org.) . Bioética e Direitos Humanos. 1. ed. Blumenau: UNIASSELVI, 2018. v. 1. 177p .

Capítulos de livros publicados
1.
CECCHETTI, E. ; MACHADO, Franciele ; OLIVEIRA, L. B. ; KREUZ, M. ; REIS, R. M. P. O. ; RIFFEL, R. ; WARTHA, R. . HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: Região do Vale do Itajaí. In: Lilian Blanck de Oliveira; Martin Kreuz; Rodrigo Wartha. (Org.). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. 1ed.Blumenau: edifurb, 2014, v. , p. 85-113.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIFFEL, R.; WARTHA, R. ; OLIVEIRA, L. B. ; FONTOURA, G. ; BENTO, K. L. ; DAGNONI, C. ; REIS, R. M. P. O. . Brechas nas feridas da história: políticas públicas e ?desenvolvimento? de/em/para as populações indígenas no Brasil. In: 3º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade, 2016, Blumenau. Anais do 3º SEDRES. Blumenau: Edifurb, 2016. v. 1. p. 1-15.

2.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. . DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E BEM VIVER: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2015, Belém-PA. Anais do XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. Florianópolis: FONAPER, 2015. v. 1. p. 893-908.

3.
RIFFEL, R.; PINHO, M. C. D. ; SANTOS, N. G. . FRANCISCO MARIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL. In: VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2015, Santa Cruz do Sul/RS. Anais do VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. . Direitos Humanos, Diversidade Cultural Religiosa e Bem viver: presenças e ausências na construção de uma outra concepção de desenvolvimento. In: 8 MiPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Blumenau. ANAIS DA 8ª MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Blumenau: Edifurb, 2014. v. 3. p. 228-228.

2.
RIFFEL, R.; MACHADO, Franciele ; OLIVEIRA, L. B. . Povos Indigenas, Lei n 11645/08 e o termo Tolerância: uma leitura a partir do curso de licenciatura em história da FURB. In: 7 Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Blumenau. Anais 7 Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Blumenau: Edifurb, 2013. p. 719-90.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIFFEL, R.; VAZ, N. C. O. ; SANTOS, M. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. C. . O ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO E AS PECULIARIDADES DO MODELO FEDERATIVO: A PERSPECTIVA VIGENTE. In: Mostra Científica da União Estadual Dos Estudantes De Minas Gerais (UEE-MG), 2017, Diamandina/MG. Anais da Mostra Científica da União Estadual Dos Estudantes (UEE-MG), 2017. p. 37-37.

2.
RIFFEL, R.; VAZ, N. C. O. ; SANTOS, M. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. C. . CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS DA CULTURA INDÍGENA NO BRASIL: DA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO AO SURGIMENTO DOS DIREITOS INDÍGENAS NO BRASIL ATÉ O ANO DE 2002 SOB UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA. In: Mostra Científica da União Estadual Dos Estudantes (UEE-MG), 2017, Diamantina/MG. Anais da Mostra Científica da União Estadual Dos Estudantes (UEE-MG), 2017. p. 36-36.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIFFEL, R.; VAZ, N. C. O. . MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM ACERCA DAS IMPLICAÇÕES CAUSADAS POR UM DESENVOLVIMENTO DESEQUILIBRADO COM ENFOQUE NA SAÚDE. PRAGMATIZES- REVISTA LATINO AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA, 2017.

2.
RIFFEL, R.; VAZ, N. C. O. . Breve Análise sobre a Natureza e Política: Outro Mundo Possível?. PRAGMATIZES- REVISTA LATINO AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
RIFFEL, R.; VAZ, N. C. O. . Meio Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento: uma Abordagem Acerca das Implicações Causadas por um Desenvolvimento Desequilibrado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIFFEL, R.; VAZ, N. C. O. . Breve Análise sobre a Natureza e Política: Outro Mundo Possível?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, L. B. ; RIFFEL, R. . Tolerância: princípio básico para uma educação 'para' e 'com' as diversidades?!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, N. G. ; PINHO, M. C. D. ; RIFFEL, R. . FRANCISCO MARIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BENTO, K. L. ; OLIVEIRA, L. B. ; GRUBERT, H. M. ; RIFFEL, R. . DIVERSIDADE ÉTNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONHECENDO VOZES E SABERES INDÍGENAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. ; BENTO, K. L. ; GRUBERT, H. M. . VOZES E SABERES INDÍGENAS: EXERCÍCIOS INTERCULTURAIS NA DIVERSIDADE ÉTNICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. . O termo tolerância: desafios a partir da Lei n. 11645/08. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. . Lei 11.645/08 e o termo tolerância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. . DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E BEM VIVER: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. . DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E BEM VIVER: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, L. B. ; RIFFEL, R. . POVOS INDÍGENAS, LEI N. 11645/08 E O TERMO TOLERÂNCIA: UMA LEITURA A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA FURB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, L. B. ; RIFFEL, R. . POVOS INDÍGENAS, LEI N. 11645/08 E O TERMO TOLERÂNCIA: UMA LEITURA A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA FURB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, L. B. ; RIFFEL, R. . DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E BEM VIVER: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
OLIVEIRA, L. B. ; RIFFEL, R. . POVOS INDÍGENAS, LEI 11.645/08 E FORMAÇÃO INICIAL: UMA LEITURA A PARTIR DO CURSO DE HISTÓRIA DA FURB. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Direito Tributário na compra e locação de imóveis. 2018. (Outra).

2.
III Encontro Humanístico Multidisciplinar / II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares. 2017. (Congresso).

3.
Olhares e descobertas: círculos de conversa em sociologia da infância. 2016. (Outra).

4.
Universidade Aberta: Ciência e Cultura em Debate: Imigração, Racismo e Interculturalidade na América Latina. 2016. (Outra).

5.
Universidade Aberta: Ciência e Cultura em Debate: lançamento do livro Enciclopédia Latino-Americana dos Direitos Humanos (Editora da FURB). 2016. (Outra).

6.
VII Colóquio Catarinense do Ensino Religioso. 2016. (Outra).

7.
VI Seminário Nacional das Licenciaturas de Ensino Religioso. 2016. (Seminário).

8.
XIV Seminário de Formação de Professores de Ensino Religioso. 2016. (Seminário).

9.
América Latina e Interculturalidade. 2015. (Seminário).

10.
VIII Congresso Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2015. (Congresso).

11.
VIII Seminário Catarinense de Ensino Religioso. 2015. (Seminário).

12.
VIII Seminário Catarinense de Ensino Religioso.Direitos Humanos e Diversidade Religiosa.. 2015. (Seminário).

13.
8ª Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (MIPE). DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E BEM VIVER: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO. 2014. (Exposição).

14.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento.Lei 11.645/08 e o termo tolerância. 2014. (Seminário).

15.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2014. (Seminário).

16.
Programa de Formação Institucional da Universidade Regional de Blumenau.Mesa Redonda - Impactos e desafios na Terra Indígena Lakãnõ-Xokleng: O outro lado da Barragem Norte. 2014. (Encontro).

17.
Programa de Formação Institucional da Universidade Regional de Blumenau - FURB.Roda de Diálogo: Povo Indígena Xokleng Laklãnõ - uma cultura milenar no Vale do Itajaí: desafios e perspectivas. 2014. (Encontro).

18.
XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso.DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E BEM VIVER: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO. 2014. (Seminário).

19.
XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2014. (Seminário).

20.
7 Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.POVOS INDÍGENAS, LEI Nº 11645/08 E O TERMO TOLERÂNCIA: UMA LEITURA A PARTIR DO CURSO DE HISTÓRIA DA FURB.. 2013. (Outra).

21.
I Fórum Mundial de Direitos Humanos.Direitos Humanos, Diversidade Cultural Religiosa e Mobilidades. 2013. (Outra).

22.
I Fórum Mundial de Direitos Humanos. 2013. (Outra).

23.
Palestra ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Arenhart com o tema "Acesso à Justiça"a". 2012. (Outra).

24.
XXX Semana de Estudos Jurídicos - Direitos contemporâneo: Instrumentalidade técnica e necessidade de atuação crítica. 2011. (Outra).

25.
Palestra do Dr. Flávio Duarte de Souza. 2010. (Outra).

26.
Palestra ministrada pelo Prof. Damásio de Jesus "Justiça e Criminalidade". 2010. (Outra).

27.
Simpósio Catarinense Sobre Violência Doméstica. 2009. (Simpósio).

28.
XIV Jornada Internacional de Direito. 2009. (Congresso).

29.
I Semana acadêmica do curso de direito. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POZZER, A. ; FONTANIVE, D. H. ; CECCHETTI, E. ; SIMONI, J. C. ; PIOVEZANA, L. ; RIFFEL, R. ; KOCH, S. R. . XIV Seminário de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2016. (Outro).

2.
POZZER, A. ; PINEDA, A. ; MONTOYA, A. ; DAGNONI, C. ; FONTANIVE, D. H. ; CECCHETTI, E. ; FONTOURA, G. ; MORA, G. ; ROJAS, J. A. C. ; MENDEZ, J. M. M. ; ANDRADE, J. M. F. ; VARGAS, H. ; BENTO, K. L. ; FLORES, K. I. C. ; PIOVEZANA, L. ; OLIVEIRA, L. B. ; VASQUEZ, M. ; BERNARTT, M. L. ; RIFFEL, R. ; SANTOS, S. ; BARQUERO, S. O. ; SANCHEZ, V. M. . III Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2016. (Outro).

3.
POZZER, A. ; CRUSARO, D. ; CECCHETTI, E. ; SIMONI, J. C. ; RIFFEL, R. ; KOCH, S. R. ; PIOVEZANA, L. ; HOLMES, M. J. T. ; CABRAL, N. A. ; SANTOS, D. R. M. ; CAVALCANTI, F. ; SOUSA, R. S. ; FERNANDES, M. A. . VIII Congresso Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso ? CONERE. 2015. (Congresso).

4.
RIFFEL, R.. O Outro lado da Barragem Norte: impactos e desafios na Terra Indígena Laklãnõ-Xokleng. 2015. (Outro).

5.
RIFFEL, R.; FONTOURA, G. ; OLIVEIRA, J. ; OLIVEIRA, L. B. ; REIS, R. M. P. O. . O outro lado da Barragem Norte: impactos e desafios na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng. 2014. (Outro).

6.
RIFFEL, R.; RIFFEL, R. CECCHETTI, E. OLIVEIRA, L. B. PIOVEZANA, L. COSTA, M. A. S. GONCALVES, D. F. OLIARI, G. POZZER, A. BROCCO, A. K. SILVA, A. C. CHIARELLO, A. P. R. TRINTINI, A. SPENGLER, C. A. AMORIM, C. M. CIPRIANI, C. CRUSARO, D. FONTANIVE, D. H. FINATTO, E. LUDWIG, E. PEREIRA, E. DANELICZEN, F. FONTOURA, G. MEDRONHA, J. VALDERI, J. S. SIMONI, J. C. , et al.SOUZA, J. BENTO, K. L. SERRA, K. S. BAUMGARTNER, M. K. FASSINA, M. OLDIGES, M. M. T. SANTIN, M. A. V. FEIJO, N. REIS, R. M. P. O. VARGAS, R. L. ZAMPIERON, R. FERRARI, R. P. SANTOS, S. KOCH, S. R. JESUS, S. A. F. POZZER, S. A. DILL, T. M. S. SCHMITZ, Z. I. WICKERT, T. A. ; II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2014. (Outro).

7.
SILVA, A. C. ; GONCALVES, D. F. ; FONTANIVE, D. H. ; FONTOURA, G. ; OLIVEIRA, L. B. ; RIFFEL, R. ; WICKERT, T. A. ; FONTANIVE, D. Z. ; DIETRICH, L. J. ; SILVA, M. R. ; BEVIAN, E. C. ; DAGNONI, C. . I Fórum Mundial de Direitos Humanos - Direitos Humanos: diversidades, territórios e mobilidades. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RIFFEL, R.; OLIVEIRA, L. B. ; BENTO, K. L. ; GRUBERT, H. M. . VOZES E SABERES INDÍGENAS: EXERCÍCIOS INTERCULTURAIS NA DIVERSIDADE ÉTNICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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