Cândida Luiza Borges da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8598427063939652
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Cândida Borges é musicista contemporânea e artista interdisciplinar: pianista, cantora, compositora, performer e educadora. Desenvolve carreira com artes sonoras e visuais sobre composição multicultural em NY como investigação do seu Doutorado em Processos Criativos pela Plymouth University (UK/ 2018). Bacharel e Mestre em Piano (UFRJ/ 2005), é Professora Adjunta da Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/2009). Tem sido professora convidada de outras universidades e festivais, tais como a Montclair State University (US/ Jazz performance), Universidad de Antioquia (Colombia/ Mestrado em músicas latino-americanas), Festival Moving Arts Lab (US), Universidade Cândido Mendes (RJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros. Premiada pela FUNARTE (2013), Cândida ganhou uma residência artística em Nova Iorque para especializar-se em Produção de Música Eletrônica pelo SAE Institute (NY/US). Desde então, vem apresentando suas obras e interpretando outros compositores, gravando e produzindo trabalhos na cena da música eletrônica internacional, erudita, da performance e do cinema, com produtores internacionais, tais como Dan Freeman (US), Corey Baker (US) e Rami Abousabe (US), Alê Siqueira (SP), Deeplick (SP) e Patife (SP). Junto ao selo Touch of Class (NY), lançou diversos álbuns e faixas na cena da música eletrônica. Em 2014 foi selecionada pelo Immigrant Artist Program da New York Foundation for the Arts, que integra desde então como artista e mentora. Dedica-se a pesquisas em artes interdisciplinares, formando-se nas técnicas Linklater e Viewpoints (NY). Tem participado de residências artísticas e exposições, concertos e conferências internacionais por Nova York, Amsterdam, Berlim, Colômbia, Chile, Panamá, México, Inglaterra, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre. Desde 2016 integra o International Interdisciplinary Artists Consortium em Massachussets (USA) e integra o Instituto D?O Passo, sobre pesquisas em educação musical. É também pesquisadora da Rede Latino Americana de Inovação Social LASIN, coordenadora da ONG Casa de Arte e Cultura desde 2001 (RJ) e da World Music Academy em NY. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cândida Luiza Borges da Silva
Nome em citações bibliográficas
BORGES, C.;BORGES, Cândida.;SILVA, Cândida

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, CLA, IVL.
Av. Pasteur
Urca
22000-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25423311
URL da Homepage: unirio.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Pianismo de Egberto Gismonti em sua obra "Sonhos de Recife",Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Miriam Grossman.
2002 interrompida
Graduação interrompida em 2004 em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2004
1997 - 2001
Graduação em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ferramentas da PNL aplicadas ao estudo de piano.
Orientador: Miriam Grossman.
1994 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Federal de Química, ETFQ, Brasil.




Formação Complementar


2017
técnica 5Rhythms. (Carga horária: 70h).
5Rhythms, 5RHYTHMS, Estados Unidos.
2013
Linklater Designation. (Carga horária: 200h).
The linklater Center, TLC, Estados Unidos.
2013
Workshops de Piano e Harmonia de Jazz. (Carga horária: 180h).
Barry Harris e Richard Clements, BH&RC, Estados Unidos.
2012
Speech Level Singing. (Carga horária: 200h).
Particular, PART, Brasil.
2017 - 2017
TakeTina. (Carga horária: 19h).
Instituto TakeTina, TAKETINA, Brasil.
2016 - 2016
Ear Training com Richard Boukas. (Carga horária: 36h).
New York Jazz Workshop, NYJW, Estados Unidos.
2016 - 2016
Advanced Voice and text. (Carga horária: 10h).
The linklater Center, TLC, Estados Unidos.
2016 - 2016
Workshops com Meredith Monk. (Carga horária: 15h).
The House, THEHOUSE, Estados Unidos.
2015 - 2016
Workshops de Lucid Body com Shayna e Fay Simpson. (Carga horária: 20h).
The Lucid Body House NOVA YORK, LUCID, Estados Unidos.
2015 - 2015
Linklater meets Feldenkrais. (Carga horária: 8h).
The linklater Center, TLC, Estados Unidos.
2015 - 2015
Workshops com Meredith Monk. (Carga horária: 15h).
The House, THEHOUSE, Estados Unidos.
2014 - 2015
Freeing the Natural Voice. (Carga horária: 32h).
The linklater Center, TLC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Workshops com Meredith Monk. (Carga horária: 15h).
The House, THEHOUSE, Estados Unidos.
2013 - 2014
Performance. (Carga horária: 180h).
Escola Vocal Boot Camp, EVBC, Estados Unidos.
2013 - 2013
Music Foundation. (Carga horária: 8h).
DUBSPOT, DUBSPOT, Estados Unidos.
2013 - 2013
Electronic Music Production. (Carga horária: 72h).
Sound and Audio Engineering, SAE, Estados Unidos.
2013 - 2013
Forma e Estilo em Caetano Veloso. (Carga horária: 16h).
Sindicato das Empresas de Serviços Contabeis e das Empresas de Asses., SESCON, Brasil.
2013 - 2013
Eletronic Music Production. (Carga horária: 40h).
Audio Engineering School, SAE/NY, Estados Unidos.
2013 - 2013
Coral Gospel. (Carga horária: 60h).
Mama Foundation of Arts, CORAL MAMA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Workshops de Verão- Prática vocal. (Carga horária: 40h).
New York Jazz Academy, NYA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Produção de Música Eletrônica. (Carga horária: 72h).
Sound and Audio Engineering Institute, SAE INSTITUTE, Estados Unidos.
2012 - 2013
Treinamento em Teatro ? Oficina de ViewPoints. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2009 - 2013
Classes de canto e técnica vocal com Suely Mesquita. (Carga horária: 180h).
Particular, PART, Brasil.
2012 - 2012
Produção Musical com Beto Vilares. (Carga horária: 20h).
Nucleo Contemporaneo, NC, Brasil.
2011 - 2011
Empreendedorismo Musical. (Carga horária: 8h).
Cidade do Saber, CS, Brasil.
2011 - 2011
Música de matriz africana. (Carga horária: 12h).
Oi Futuro, Oi FUTURO, Brasil.
2010 - 2010
Advanced Voice and text. (Carga horária: 10h).
The linklater Center, TLC, Estados Unidos.
2010 - 2010
Seminário Coaching. (Carga horária: 20h).
Fundação Condor Blanco, CONDOR, Chile.
2009 - 2009
Arranjos Vocais para coros infantis, pelo Prof.. (Carga horária: 8h).
Associação de Canto Coral, ACC, Brasil.
2009 - 2009
Coro Juvenil ? uma proposta diferenciada. (Carga horária: 5h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2009 - 2009
Coro Juvenil ? uma proposta diferenciada. (Carga horária: 8h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2009 - 2009
Percussão Afro -Luisinho do Gegê. (Carga horária: 36h).
Particular, PARTICULAR, Brasil.
2009 - 2009
Música Popular com pianista Leandro Braga. (Carga horária: 60h).
Particular, PART, Brasil.
2009 - 2009
Música Popular com a pianistas Sheila Zagury. (Carga horária: 60h).
Particular, PART, Brasil.
2009 - 2009
Música Popular com pianista Bira Marques. (Carga horária: 60h).
Particular, PARTICULAR, Brasil.
2009 - 2009
Música Popular com pianista Kiko Continentino. (Carga horária: 60h).
Particular, PART, Brasil.
2009 - 2009
Música Popular, com o pianista Itamar Assiere. (Carga horária: 60h).
Particular, PART, Brasil.
2007 - 2007
Marketing Cultural. (Carga horária: 10h).
Manufatura da Cultura, MCUL, Brasil.
2007 - 2007
Lei Rouanet. (Carga horária: 5h).
Manufatura da Cultura, MCUL, Brasil.
2007 - 2007
Captação de Recursos. (Carga horária: 5h).
Manufatura da Cultura, MCUL, Brasil.
2006 - 2006
Workshop ?Vozterapia? com Sônia Prazeres. (Carga horária: 70h).
Particular, PART, Brasil.
2002 - 2002
Master-class de piano. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
Roda de choro. (Carga horária: 10h).
Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
2001 - 2001
Assessoria de Imprensa. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2000 - 2000
O som e o sentido. (Carga horária: 10h).
Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
2000 - 2000
Master-class de canto e piano. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
A Técnica Alexander para a prática instrumental. (Carga horária: 5h).
Seminários de Música Pro-Arte, PROARTE, Brasil.
2000 - 2000
Orientação particular de piano -Irany Leme e Aluísio Alencar. (Carga horária: 10h).
Particular, PART, Brasil.
1999 - 1999
Pratictioner em PNL. (Carga horária: 5h).
Instituto de Neurolinguística Aplicada, INAP, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Alta Interpretação Pianística. (Carga horária: 10h).
Seminários de Música Pro-Arte, PROARTE, Brasil.
1999 - 1999
Master-class de piano. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 1999
Orientação particular de piano - Laís Figueiró. (Carga horária: 10h).
Particular, PART, Brasil.
1998 - 1999
Orientação particular de piano - Glauco Batista. (Carga horária: 20h).
Particular, PART, Brasil.
1998 - 1998
Orientação particular de piano -Maria Alice Mendonça. (Carga horária: 10h).
Particular, PART, Brasil.
1998 - 1998
Master-class de piano. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1998 - 1998
Alta Interpretação Pianística com Luís Carlos de Moura Castro. (Carga horária: 10h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1996 - 1996
Master-class de piano. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Interpretação Pianística. (Carga horária: 10h).
Teatro Municipal João Caetano, TMN, Brasil.
1989 - 1996
Cursos de Teoria Musical e Harmonia. (Carga horária: 180h).
Conservatório de Música do Estado do RJ, CMERJ, Brasil.
1989 - 1996
Curso Técnico em Música - Piano. (Carga horária: 180h).
Conservatório de Música do Estado do RJ, CMERJ, Brasil.
1988 - 1995
Orientação particular de piano da Profª. e compositora Laura Pummar. (Carga horária: 60h).
Particular, PART, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Composição e Regência

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do núcleo de Inovação NICS, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2017 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
COORDENADORA DO NUCLEO DE INOVAÇAO CULTURAL E SOCIAL.
07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CLA, .

03/2010 - Atual
Extensão universitária , CLA, .

Atividade de extensão realizada
Programa "Inter".

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pianista de Coros Infantis, Carga horária: 20
Outras informações
Pianista de Coros Infantis Arranjos e Acompanhamento do Coro Infantil sob regência de Maria José Chevitarese e do Coro de Ana Cristina Silva

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar do Prof. Marco Pereira nas disciplinas 'Harmonia e Morfologia' e 'Harmonia Funcional e Improvisação'

Atividades

02/2004 - 02/2005
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acompanhamento ao Piano
Percepção Musical

Casa de Arte e Cultura, CAC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora/ Gestora/ Voluntária
Outras informações
Coordenadora de ações culturais

Atividades

2005 - 2008
Outras atividades técnico-científicas , Casa de Arte e Cultura, Casa de Arte e Cultura.

Atividade realizada
Coordenadora de Projeto social em educação musical "Pequenos Grandes amigos" Cidade duque de caxias.

Instituto Brasileiro de Educação Especial Continuada, IBEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2009 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , IBEC, IBEC.

Atividade realizada
'O código musical', um programa de workshops.

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora de Percepção Musical para o curso de Licenciatura em Música - Nível Superior.

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

2004 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção Musical

Montclair State University, MSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Adjunct Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Jazz Department - Calli School of Music


Agência Zanna, ZANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Esporádico, Enquadramento Funcional: Consultor/ Pesquisador

Atividades

11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Sound Branding, .


Projeto Multiversidade, MULTI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Mentor


Music Business Mentoring, MBM, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: esporádico, Enquadramento Funcional: Mentor


INTERNATIONAL BRAZILIAN OPERA COMPANY, IBOC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Esporádico, Enquadramento Funcional: Coordenadora de ações educacionais


NEW YORK FOUNDATION FOR THE ARTS, NYFA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Esporádico, Enquadramento Funcional: Mentor


Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, MUSEU DO INGÁ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professora de música, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Música - piano- no Museu do Ingá, Niterói - RJ. Oficina Musical promovida pela Secretaria Estadual de Cultura do RJ.


Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, TCE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Pianista do Coro do TCE-RJ, Enquadramento Funcional: Pianista
Outras informações
Pianista do Coro do TCE-RJ (Gravação de CD)

Atividades

2003 - 2003
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Atividade realizada
Gravação de CD.

Rede de Agentes Culturais, RAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Direção do Núcleo de Música, Enquadramento Funcional: Promotora de eventos, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Direção do Núcleo de Música - Promotora de Eventos RAC - Associação de artistas que promove atividades culturais com o apoio da Prefeitura de Niterói

Atividades

2001 - 2002
Direção e administração, Rede de Agentes Culturais, .

Cargo ou função
Direção do Núcleo de Música - Promotora de Eventos.

Fundação Cultural Exército Brasileiro, FUNCEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de piano
Outras informações
Professora de Piano- FUNCEB, Salvador-BA Direção do Maestro Letieres Leite


Instituo O Passo Música e Educação, O PASSO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutora oficial e pesquisadora
Outras informações
Instrutora oficial e pesquisadora no Instituto O Passo: Música e educação - RJ


Piano&Cia, P&C, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Fundadora, Enquadramento Funcional: Apresentações musicais, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fundou a empresa Piano&Cia, agência de apresentações musicais para eventos, atuante em diversos tipos de eventos comerciais. (Rio de Janeiro-RJ).


Fundação UnCollege Brasil, UNCOLLEGE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Mentora de Artes e Educação Livre
Outras informações
Projeto Multiversidade, São Paulo, SP Mentora de Artes e Educação Livre, Fundação UnCollege

Atividades

2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Projeto Multiversidade, Projeto Multiversidade.

Atividade realizada
Mentora de Artes e Educação Livre, Fundação UnCollege.


Linhas de pesquisa


1.
Interdisciplinaridade

Objetivo: Fortalecer a interdisciplinaridade musical por meio de fusões do erudito, eletrônico e culturas populares..
Palavras-chave: interdisciplinaridade; musica brasileira; música eletrônica.
2.
Tecnologia

Objetivo: Uso de recursos digitais na produção artística e aplicação de programas musicais educativos na educação musical..
Palavras-chave: música eletrônica; tecnologia.
3.
Inovação

Objetivo: Lançamento e manutenção do Núcleo de Inovação Cultural e Social da UNIRIO. Inovação social. Contribuir com a Rede Latino Americana de Inovação Social LASIN..
Palavras-chave: inovação; inovação social.
4.
Multidisciplinaridade

Objetivo: Integração de pesquisas de diversos campos de estudo. Por meio da Arte, visa-se a fomentação da criatividade no diálogo sobre interculturalidade, inclusão, motivação e inovação..
5.
Educação Livre

Objetivo: Estimular o desenvolvimento de novas linguagens artísticas por meio de metodologias de ensino inovadoras, que integrem atividades práticas e teóricas..
Palavras-chave: educação musical; educação; música.
6.
Performance

Objetivo: Criatividade em performance a partir da interdisciplinaridade: artes, pessoas, territórios, nacionalidades, temas e cultura são alvos centrais da pesquisa..
Palavras-chave: música; performance; arte.
7.
Sound Branding

Objetivo: Utilizar recursos internos e externos tais como a voz, jeito de falar, ritmos, timbres e instrumentos musicais para criação da identidade sonora..
Palavras-chave: social innovation; mercado musical.
8.
Music Business

Objetivo: Trabalhar o posicionamento no mercado musical. Articular produção inovadora e divulgação de sons..
Palavras-chave: music business; música; música eletrônica.
9.
Negócio da música

Objetivo: Reinventar modelos de negócios na área musical.Considerar fatores como show business, indústria fonográfica e direito autoral..
Palavras-chave: mercado musical; music business.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Processos contemporâneos em criação musical: interseções e performances multiarte
Descrição: Processos criativos contemporâneos em música e performance a partir da interdisciplinaridade, cujo estímulo e elaboração acontecem no espaço 'In between' (entre) artes, pessoas, territórios, nacionalidades, temas e cultura são alvos centrais da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador.
2013 - Atual
Laboratório de Criação HólosArte: multilinguagens e inovação social nos processos criativos em Artes Relacionais
Descrição: O projeto integrado de extensão, ensino e pesquisa, o 'Laboratório de Criação HólosArte: multilinguagens e inovação social nos processos criativos em Artes Relacionais - Hólos Lab' é um espaço multidisciplinar, e tem o objetivo de integrar pesquisas de diversos campos de estudo - através da Arte -, fomentando diálogos criativos sobre interculturalidade, inclusão, motivação e inovação. O Laboratório atua desde 2009, ano em que foi contemplado pela Faperj, (em parceria com o Nepaa) no programa de apoio institucional. O espaço físico do 'Hólos Lab' está situado na Escola de Teatro, no Centro de Letras e Artes da Unirio, e atua como um Laboratório de Inovação Social através da Arte, nos princípios de um 'Hub criativo'. O espaço vem acolhendo pesquisadores - nacionais e internacionais - em pesquisas individuais e colaborativas. Os projetos autorais do Lab dialogam com um projeto coletivo em 'Artes Relacionais', termo aqui indicado para referência à pesquisa interativa e relacional, inerente ao conceito 'HólosArte'. 'Hólos' , (que no grego antigo, significa 'inteiro, indiviso, tecido junto'), é em nossa pesquisa associado ao conceito de 'Complexidade', - central na metodologia de Edgard Morrin -, e conectado aos princípios filosóficos da Física Quântica. Integrado a este projeto de extensão propomos duas vertentes de ação: 'Interculturalidade, inclusão e inovação social: NI3s no contexto Lasin/Glasgow' (atuando em parceria com os pesquisadores do Núcleo Lasin/Sisu/Unirio/Glasgow), e 'Sonhadores & Solidários TV: Interculturalidade, Inclusão e Inovação Social na TV Universitária -UTV/Unirio', que estrutura um programa de TV sobre crianças e adolescentes em situação de rua, desenvolvido com alunos, professores, técnicos e pesquisadores, em parceria com a UTV. O 'Laboratório de Criação HólosArte: multilinguagens e inovação social nos processos criativos em Artes Relacionais' é coordenado pela Profa. Dra. Denise Telles Nascimento Hofstra e concebido como um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão, com dimensão transdisciplinar e multi-institucional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Integrante / Denise Telles Nascimento Hoffstra - Coordenador.
Número de orientações: 1
2002 - 2005
O piano de Egberto Gismonti - obra e performance
Descrição: Pesquisa 'O piano de Egberto Gismonti - obra e performance', sob orientação da pianista Miriam Grosman; apresentado no III Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ em 2002 -Publicado nos anais do evento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador / Miriam Grosman - Integrante.
1998 - 2000
Cadernos de Harmonia Funcional
Descrição: Projeto 'Cadernos de Harmonia Funcional' desenvolvido com o violonista Marco Pereira de 1998 a 2000. Apresentado na XXII e XXIII Jornada de Iniciação Científica e XII e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador / PEREIRA, Marco - Integrante / Alexandre GIsmonti Medeiros Amin - Integrante / Harlei Elbert - Integrante.
1998 - 2000
Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano
Descrição: sob orientação da pianista Miriam Grosman e da psicóloga Rita Coelho (Master em PNL); apresentado no II Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM/UFRJ em 2000 - publicado nos anais; apresentado na XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, publicado no Programa de Ciências Humanas e Sociais, onde recebeu 'Menção Honrosa', representando a Escola de Música junto ao CLA (Centro de Letras e Artes) da UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador / Miriam Grosman - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Laboratório de Criação Multimídia Holos Arte
Descrição: O projeto integrado de extensão, ensino e pesquisa, o 'Laboratório de Criação HólosArte: multilinguagens e inovação social nos processos criativos em Artes Relacionais - Hólos Lab' é um espaço multidisciplinar, e tem o objetivo de integrar pesquisas de diversos campos de estudo - através da Arte -, fomentando diálogos criativos sobre interculturalidade, inclusão, motivação e inovação. O Laboratório atua desde 2009, ano em que foi contemplado pela Faperj, (em parceria com o Nepaa) no programa de apoio institucional. O espaço físico do 'Hólos Lab' está situado na Escola de Teatro, no Centro de Letras e Artes da Unirio, e atua como um Laboratório de Inovação Social através da Arte, nos princípios de um 'Hub criativo'. O espaço vem acolhendo pesquisadores - nacionais e internacionais - em pesquisas individuais e colaborativas. Os projetos autorais do Lab dialogam com um projeto coletivo em 'Artes Relacionais', termo aqui indicado para referência à pesquisa interativa e relacional, inerente ao conceito 'HólosArte'. 'Hólos' , (que no grego antigo, significa 'inteiro, indiviso, tecido junto'), é em nossa pesquisa associado ao conceito de 'Complexidade', - central na metodologia de Edgard Morrin -, e conectado aos princípios filosóficos da Física Quântica. Integrado a este projeto de extensão propomos duas vertentes de ação: 'Interculturalidade, inclusão e inovação social: NI3s no contexto Lasin/Glasgow' (atuando em parceria com os pesquisadores do Núcleo Lasin/Sisu/Unirio/Glasgow), e 'Sonhadores & Solidários TV: Interculturalidade, Inclusão e Inovação Social na TV Universitária - UTV/Unirio', que estrutura um programa de TV sobre crianças e adolescentes em situação de rua, desenvolvido com alunos, professores, técnicos e pesquisadores, em parceria com a UTV. O 'Laboratório de Criação HólosArte: multilinguagens e inovação social nos processos criativos em Artes Relacionais' é coordenado pela Profa. Dra. Denise Telles Nascimento Hofstra e concebido como um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão, com dimensão transdisciplinar e multi-institucional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Integrante / Denise Telles Nascimento Hoffstra - Coordenador.
Número de orientações: 2
2010 - Atual
Projeto Intercâmbios
Descrição: www.programainter.wordpres.com.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador / Denise Telles Nascimento Hoffstra - Integrante.
Número de orientações: 2
2009 - Atual
Programa Inter
Descrição: www.programainter.wordpress.com.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador / Ivo Vargas - Integrante / Luis Veríssimo - Integrante / Jonathan Ferr - Integrante / Denise Telles Nascimento Hoffstra - Integrante / Arthur Santos - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Nucleo de Inovação Cultural e Social
Descrição: Núcleo executor do SISU LASIN/ Glasgow Caledonian University.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador / Maria Simone de Menezes Alencar - Integrante / Evelyn Goyannes Dill Orrico - Integrante.
2009 - Atual
Workshops
Descrição: Criou 'o código musical', um programa de workshops de educação musical e treinamentos em percepção. Ministra workshops na área de performance e educação musical Usina Cultural João Donato - Rio Branco/ AC Escola Baiana de Canto Popular IBEC/RJ.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador.
2005 - 2008
Pequenos Grande Amigos
Descrição: Coordenadora do projeto de Educação musical em Duque de Caxias, patrocinado por empresas da região. Mais de 200 crianças e jovens receberam iniciação musical através do Canto Coral. Professora de música, arranjadora, preparadora e regente de Coro..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Cândida Luiza Borges da Silva - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Vermelho
2013 - Atual
Periódico: Jardim da MPB


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interdisciplinaridade.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: inovação social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Mentor para o Immigrant Artist Mentoring Program: Performing and Literary, NYFA-New York Foundation for the Arts.
2016
Exposição 'Borderless: in perspective', NYFA, Museum van Loom e Lite-haus Galerie.
2015
Exposição 'Archimed's Bathtub, NYFA-Brooklin.
2014
Artista no Mentoring Program for Immigrant Artists, NYFA-New York.
2012
Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, FUNARTE.
2012
Finalistas da Mostra Competitiva do XV Festival Nacional 5 minutos, DIMAS -BA.
2012
Finalista do Concurso de Composição IRDEB, IRDEB.
2011
Promoção de Novos Artistias, SEC-RJ/MTV.
2011
Finalista do Concurso de Composição IRDEB, IRDEB.
2000
finalista do I Concurso 'Maria Tereza Madeira', Concurso 'Maria Tereza Madeira'.
1999
Menção Honrosa 'Recursos da Programação Neurolinguística aplicados ao estudo de piano', UFRJ.
1997
Destaque Positivo no Curso Técnico em Biotecnologia, ETFQ ? RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORGES, C.. NYC pra aumentar sua playlist2. Lavestuarista, Buenos Aires, 10 fev. 2014.

2.
BORGES, C.. O mundo depois da Biophilia de Bjork. Revista Vermelho, 01 out. 2013.

3.
BORGES, C.. NYC Indie Music. Jardim da MPB, Sao Paulo, 01 ago. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Cândida.; VARGAS, R. . Um caminho para a ampliação do caminho de apreciação e escuta musical. In: 8º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do 8º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Cândida.. Recursos digitais para a aula de música. In: Seminário Mídias &Tecnologia, 2015, Rio de Janeiro. Revista do Seminário Mídias & Tecnologia, 2015.

2.
BORGES, Cândida.. Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano. In: XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, 1999. Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ.

3.
BORGES, Cândida.. Cadernos de Harmonia Funcional. In: XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, 1999. Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Cândida.. O piano de Egberto Gismonti - obra e performance. In: 5º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2004, Rio de Janeiro2. Anais do 5º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2004.

2.
BORGES, Cândida.. O piano de Egberto Gismonti - obra e performance. In: 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2002. Anais do 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2002.

3.
BORGES, Cândida.. Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano. In: 2º Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2000. Anais do 2º Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ.

4.
BORGES, Cândida.; AMIN, Alexandre . Cadernos de Harmonia Funcional. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, 2000. Anais da XXIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, Cândida.. Multiart and musical processes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, Cândida.. Sonhos de Egberto Gismonti. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, Cândida.. Brasil, muestra tu cara! Impactos sociales del arte brasileño en la contemporaneidad. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BORGES, Cândida.. Recursos digitais para a aula de música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BORGES, C. ; SILVA, C. L. B. ; BORGES, C. . Panorama de uma residência artística em Nova Iorque.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORGES, Cândida.. Panorama de uma residência artística em Nova Iorque.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, Cândida. Um caminho para a ampliação do caminho de apreciação e escuta musical. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, Cândida. O piano de Egberto Gismonti - obra e performance. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, Cândida. O piano de Egberto Gismonti. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, Cândida. Recursos da Programação Neurolinguística aplicados ao estudo de piano. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, Cândida. Cadernos de Harmonia Funcional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, Cândida. Cadernos de Harmonia Funcional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BORGES, Cândida.. Recursos da Programação Neurolinguística aplicados ao estudo de piano. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES, C.. Exemplos musicais aplicados ao estudo de Percepção Musical 2011 (website).

2.
BORGES, C.. Candida Borges 2010 (website).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BORGES, C.. Elaboração de provas do THE 2012/2 vestibular UNIRIO. 2012.

2.
BORGES, C.. Participação de bancas do THE 2012/2 UNIRIO. 2012.

3.
BORGES, C.. Elaboração do MBA em Criatividade - Engenharia/UNirio. 2011.

4.
BORGES, C.. Elaboração de provas do THE 2012/1 vestibular UNIRIO. 2011.

5.
BORGES, C.. Participação de bancas do THE 2012/1 UNIRIO. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
BORGES, C.. Elaboração do projeto "CAM - uma experiencia de fusão da música pop e da de concerto". 2012.

2.
BORGES, C.. elaboração do projeto "Gravação do Album Candida". 2011.

3.
BORGES, C.. Elaboração do projeto "Montagem do show de lançamento do album Candida". 2011.

4.
BORGES, C.. Inter - mundo e sociedade. 2011.

5.
BORGES, C.. O codigo Musical. 2011.

6.
BORGES, C.. INTERCAMBIOS. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, Cândida.; SOARES, Vinícius . Estou realmente preparado para uma carreira musical?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BORGES, Cândida.. Não consigo mostrar meu potencial como músico. 2016.

3.
BORGES, C.. Rádio Globo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BORGES, Cândida.. Programa Som do Brasil ? WKCR. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BORGES, C.. Assessoria de Imprensa completa. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
BORGES, Cândida.. POST-FOLIO. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BORGES, Cândida.. Sala de concerto. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BORGES, Cândida.. Músicas e músicos do Brasil. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
BORGES, Cândida.. Sala de Concerto. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
BORGES, Cândida.. Profissão Talento. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
BORGES, Cândida.. ?Uma viagem no clássico. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BORGES, Cândida.. NICS UNIRIO. 2017; Tema: Inovação Cultural e Social. (Rede social).

2.
BORGES, Cândida.. Inovação UNIRIO. 2017; Tema: Inovação Cultural e Social. (Site).

3.
BORGES, Cândida.. Workdshop de Musica. 2016; Tema: Carreira Musical. (Rede social).

4.
BORGES, C.. Workshop de Musica. 2015; Tema: Novos recursos da educação musical. (Blog).

5.
BORGES, Cândida.. Candida Oficial. 2013. (Site).

6.
BORGES, C.. Percepção Musical. 2013. (Site).

7.
BORGES, Cândida.. Redes sociais: @candidaoficial. 2013. (Rede social).

8.
BORGES, Cândida.. O Código Musical. 2011. (Site).

9.
BORGES, Cândida.. Exemplos musicais aplicados ao estudo de percepção Musical. 2011. (Site).

10.
BORGES, Cândida.. Cândida Borges. 2009; Tema: portfolio. (Site).

11.
BORGES, Cândida.. Programa Inter. 2009. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, Cândida.. Workshop de Hamonização para Backing vocals. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BORGES, Cândida.; ROSSELE, K. . Workshop de Hamonização para Backing vocals. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BORGES, Cândida.. Website Percepção Musical. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Website).

4.
BORGES, C.. Workshop de Percepção Musical. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BORGES, C.. oficina de Piano. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BORGES, C.. Topicos Especiais em Educação 2. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BORGES, C.. Website Exemplos musicais aplicados ao estudo de Percepção Musical. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Website).

8.
BORGES, C.; SIQUEIRA, alexandre . EP CANDIDA. 2011. (disco).

9.
BORGES, C.. Topicos Especiais em Educação 1. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BORGES, C.. Oficina de Canto coral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SILVA, Cândida. 2º CD do Coro do TCE-RJ. 2003. (disco).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BORGES, Cândida.. Music is nature. 2016. Diversas.

2.
BORGES, Cândida.; ASSIS, Jeã ; HOFFSTRA, D. T. N. ; RIBEIRO, R. . Reza pro mar. 2016. Diversas.

3.
BORGES, C.. The Hound's Lullaby. 2015. Performática.

4.
BORGES, Cândida.. Better be more than human in NYC. 2013. Performática.

5.
BORGES, C.. At The Same Time. 2013. Performática.

6.
BORGES, Cândida.; GISMONTI, E. . Memoria e Fado. 2013. Diversas.

7.
BORGES, C.. Cenas Brasileiras: Machado de Assis e Artur Azevedo. 2006. Teatral.

8.
BORGES, Cândida.. 'Os tabladiadores'. 2004. Teatral.

9.
BORGES, Cândida.. O inferno somos nós. 2001. Teatral.

Música
1.
BORGES, Cândida.; HOFFSTRA, D. T. N. ; ASSIS, Jeã . Reza pro mar. 2016. Audiovisual.

2.
BORGES, Cândida.. Ela vem chegando. Música Eletrônica. 2016. Composição (estréia).

3.
BORGES, Cândida.. 'Pajáro'. 2016. Arranjo.

4.
BORGES, C.. 'É vem'. 2016. Interpretação.

5.
BORGES, Cândida.. Swingando. 2016. Interpretação.

6.
BORGES, Cândida.. Repente. Música Eletrônica.. 2015. Composição (estréia).

7.
BORGES, Cândida.. Reza pro mar. 2014. Registro Fonográfico.

8.
SILVA, Cândida. 'Brisa do mar' DJ Patife. 2014. Arranjo.

9.
BORGES, C.. Sweet romance. 2013. Registro Fonográfico.

10.
BORGES, Cândida.; GISMONTI, E. . Memoria e Fado. 2013. Registro Fonográfico.

11.
SILVA, Cândida. Bodhisatva. 2012. Arranjo.

12.
SILVA, Cândida; BAKER, C. . Girar o mundo. 2012. Composição (estréia).

13.
BORGES, Cândida.. Te devorar. 2012. Composição (estréia).

14.
BORGES, Cândida.. Dream Catchers. 2012. Trilha Sonora.

15.
BORGES, C.; PELLEGRINI, Milton ; ASSIS, Jeã ; REIS, Leonardo . Gravação do EP CANDIDA. 2011. Interpretação.

16.
BORGES, C.. Arranjo de Madeiras para O mapa da minha casa. 2011. Arranjo.

17.
BORGES, C.. Gravação do Album "Bodishatva!". 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
BORGES, C.. Gravação da trilha para balé "Descaminhos". 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
BROWN, Carlinhos ; SIQUEIRA, A. ; BORGES, Cândida. . Capitães da areia. 2010. Trilha Sonora.

20.
BORGES, Cândida.. Descaminhos. 2010. Composição (estréia).

21.
SILVA, Cândida. Villa Lobos e as crianças. 2010. Arranjo.

22.
BORGES, Cândida.. lançamento do CD Nyma Project. 2010. Interpretação.

23.
BORGES, C.; SIMOES, Nailson . Concerto em Duo com o trompetista Nailson Simoes. 2009. Interpretação.

24.
BORGES, C.. Concertos no IX Mercado |Cultural. 2009. Interpretação.

25.
BORGES, C.. Show no "Sarau du Brown". 2009. Interpretação.

26.
BORGES, C.. Participação do DVD de Erika Ender. 2009. Interpretação.

27.
BORGES, Cândida.. O papel do intérprete na música contemporânea. 2008. Diversas.

28.
BORGES, Cândida.. Recital 'A Modinha que não sai de moda',. 2007. Interpretação.

29.
BORGES, Cândida.. Musical infantil 'Gulliver'. 2004. Arranjo.

30.
BORGES, Cândida.. Sacra Vox. 2004. Audiovisual.

31.
BORGES, Cândida.; RAMIL, K. . Recital com Kleiton Ramil. 2004. Diversas.

32.
BORGES, Cândida.. Musical infantil 'Gulliver'. 2003. Arranjo.

33.
BORGES, Cândida.. Coro Infantil da UFRJ. 2003. Interpretação.

34.
BORGES, Cândida.. Mandu Çarará. 2003. Audiovisual.

35.
BORGES, Cândida.. João e Maria. 2003. Audiovisual.

36.
BORGES, Cândida.. Música contemporânea brasileira para clarineta e piano. 2002. Interpretação.

37.
BORGES, Cândida.. show solo de música popular. 2002. Interpretação.

38.
BORGES, Cândida.. Homenagem a Zizinho. 2001. Audiovisual.

39.
BORGES, Cândida.. Música Brasileira para Piano. 2000. Interpretação.

40.
BORGES, Cândida.; FREITAS, J. . Recital de abertura do masterclass de clarineta. 2000. Interpretação.

41.
BORGES, Cândida.. Jovens Talentos da Música Popular Brasileira. 2000. Diversas.

42.
BORGES, Cândida.. Os jovens fazem música. 1999. Interpretação.

43.
BORGES, Cândida.; GAGLIANO, G. ; GAGLIANO, T. . Grupo CanTiGa. 1999. Interpretação.

44.
BORGES, Cândida.. Ópera 'Colombo'. 1999. Interpretação.

45.
SILVA, Cândida; GAGLIANO, G. . Música Brasileira na Música de Câmara. 1997. Diversas.

Artes Visuais
1.
BORGES, Cândida.. Reza pro mar. 2016. Vídeo.

2.
BORGES, Cândida.. The Hound's Lullaby. 2015. Performance.

3.
BORGES, Cândida.. Memória e Fado. 2013. Vídeo.

4.
BORGES, Cândida.. Better be more than human in nyc. 2013. Performance.

5.
BORGES, Cândida.. At The Same Time. 2013. Performance.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BORGES, Cândida.. Website Candida Oficial. 2013 (website).

2.
BORGES, Cândida.. Website Percepçao Musical. 2013 (website).

3.
BORGES, C.. Clipe de Yema Samba. 2012 (Clipe).

4.
BORGES, C.. Clipe de "O mapa da minha casa". 2012 (Clipe).

5.
BORGES, C.; BROWN, Carlinhos . Trilha sonora para o filme "Capitães da Areia". 2011 (Trilha para cinema).

6.
BORGES, C.. Descaminhos. 2010.

Demais trabalhos
1.
BORGES, C.. Documentário: As mariscadeiras de Salinas da Margarida. 2012 (Documentario) .

2.
BORGES, C.. Blog candidalua. 2009 (Blog) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES, Cândida.; CARNEIRO, M.; GNATALLI, R.. Participação em banca de Guilherme da Silva Marques.PRODUTOR MUSICAL X ARRANJADOR - NOVOS PERSONAGENS DA PRODUÇÃO MUSICAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BORGES, Cândida.. Participação em banca de Jorge A. P. Modesto.A educação musical através do aprendizado coletivo de violão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes.

3.
BORGES, Cândida.. Participação em banca de Priscyla Torres Barbosa.A educação musical como ferramenta para a diminuição do estresse escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes.

4.
BORGES, Cândida.. Participação em banca de Talita H. de Mendonça.Música e Tecnologia: aplicação de programas musicais educativos na educação musical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes.

5.
BORGES, Cândida.. Participação em banca de Matheus L. C. Valente.Uma nova aplicação do Microsoft Excel voltada para as aulas da educação musical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes.

6.
BORGES, Cândida.. Participação em banca de Lanuzia I. Pimentel.As dificuldades de avaliação em música e o modelo de avaliação musical em Swanwick. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes.

7.
BORGES, Cândida.. Participação em banca de Linéa S. dos Santos.A importância da música da escola para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BORGES, Cândida.. Avaliação dos SISUs (Unidades Internacionais) do Projeto Lasin. 2017. Glasgow Caledonian University.

2.
BORGES, Cândida.. Banca de elaboração de Testes de Habilidade Específica da UNIRIO. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BORGES, C.; BORGES, Cândida.. Banca de elaboração, aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica da UNIRIO. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BORGES, C.; BORGES, Cândida; BORGES, Cândida.. Banca de elaboração, aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica da UNIRIO. 2015. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BORGES, C.. Banca de elaboração, aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica da UNIRIO. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
BORGES, Cândida; BORGES, C.; SILVA, C. L. B.; BORGES, Cândida.. Banca de elaboração, aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica da UNIRIO. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
BORGES, C.. Banca de elaboração, aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica da UNIRIO. 2012. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
BORGES, C.. Banca de elaboração, aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica da UNIRIO. 2011.

9.
BORGES, Cândida.. Banca de aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
BORGES, Cândida.. Banca de aplicação e correção de Testes de Habilidade Específica. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Festival de Música Contemporânea Brasileira - Vida e Obra de Egberto Gismonti e Marisa Rezende. Sonhos de Egberto Gismonti. 2018. (Congresso).

2.
Winter Residency - Transart Institute.Trajectory and PhD Proposal. 2018. (Encontro).

3.
2o. Painel Fest-Fic De Educação Musical do Rio de Janeiro.Inovações e inclusões no ensino superior de Música. 2017. (Outra).

4.
Aprendizado em Tempos Exponenciais. 2017. (Seminário).

5.
Association of Performing Arts Presenters- APAP/NYC. 2017. (Feira).

6.
Avaliação do SISU da Fundação Areandina.LAtin American Social Innovation Network. 2017. (Outra).

7.
Avaliação do SISU da Universidad de Antioquia.LAtin American Social Innovation Network. 2017. (Outra).

8.
I LASIN Conference on Social Innovation. Social Innovation support in Brazilian Universities. 2017. (Congresso).

9.
I LASIN Conference on Social Innovation. Social Innovation and people: social cohesion. 2017. (Congresso).

10.
International Interdisciplinary Artists Consortium.International Interdisciplinary Artists Consortium. 2017. (Simpósio).

11.
IX Congreso Internacional de Bellas Artes.Arte e Inovação Social no Brasil - uma trajetória prática. 2017. (Seminário).

12.
Trans-In-Corporados :: Seminário Internacional. 2017. (Seminário).

13.
XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. 2017. (Congresso).

14.
Association of Performing Arts Presenters- APAP/NYC. 2016. (Feira).

15.
International Interdisciplinary Artists Consortium.International Interdisciplinary Artists Consortium. 2016. (Encontro).

16.
Exposição ?Archimed?s Bathtub. vídeo-arte ?Memória e Fado. 2015. (Exposição).

17.
NADA Exhibition na Galeria Bodega. ?The Hound?s Lullaby?. 2015. (Exposição).

18.
Terra Symphony Orchestra. Pianista convidada. 2015. (Exposição).

19.
VII Semana de Ensino do Teatro.Tradições Afro-ameríndeas na Universidade. 2015. (Outra).

20.
Association of Performing Arts Presenters- APAP/NYC.Tour Cândida. 2014. (Encontro).

21.
Compositores em Foco.Panorama de uma residência artística em Nova Iorque.. 2013. (Encontro).

22.
Encontro Interdisciplinar da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda.Panorama de uma residência artística em Nova Iorque.. 2013. (Seminário).

23.
2º Encontro Internacional de Trompetes. 2009. (Encontro).

24.
Festival de Musica Mestiças. 2009. (Congresso).

25.
8º Colóquio de Pesquisa da EM- UFRJ. Um caminho para a ampliação do caminho de apreciação e escuta musical. 2008. (Congresso).

26.
VII Oficina Coral e Musicalização. 2008. (Oficina).

27.
VI Oficina Coral e Musicalização. 2007. (Oficina).

28.
V Oficina Coral e Musicalização. 2006. (Oficina).

29.
IV Oficina Coral e Musicalização. 2005. (Oficina).

30.
5º Colóquio de Pesquisa EM-UFRJ. O piano de Egberto Gismonti ? obra e performance. 2004. (Congresso).

31.
Oficina de Música Contemporânea EM- UFRJ. 2004. (Oficina).

32.
3º Colóquio de Pesquisa da EM-UFRJ. O piano de Egberto Gismonti. 2002. (Congresso).

33.
IV Seminário Pedagógico do Piano do Seminários de música Pró-Arte. 2002. (Seminário).

34.
2º Colóquio de Pesquisa EM-UFRJ. Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano. 2000. (Congresso).

35.
II Seminário Pedagógico do Piano do Seminários de música Pró-Arte. 2000. (Seminário).

36.
Seminários de Música Pró-Arte. 2000. (Congresso).

37.
XXIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ. Cadernos de Harmonia Funcional. 2000. (Congresso).

38.
I Festival Internacional de Música de Câmara de Curitiba.camerista integrante do Trio. 1999. (Outra).

39.
Master-class de piano- I Festival internacional de Musica de câmara. 1999. (Seminário).

40.
Master-class de piano ministrado - VII Femusica. 1999. (Outra).

41.
VIII Femusica no Teatro Trianon.camerista integrante do Trio Cantiga. 1999. (Outra).

42.
VIII Semana interdisciplinar de estudos anglo-germânicos do Departamento de letras da UFRJ.Camerista integrante do Trio Cantiga.. 1999. (Outra).

43.
XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ. Cadernos de Harmonia Funcional. 1999. (Congresso).

44.
VII Semana interdisciplinar de estudos anglo-germânicos do Departamento de letras da UFRJ.camerista integrante do Trio Cantiga. 1998. (Outra).

45.
VII Festival Pró-Música de Juiz de Fora. camerista integrante do Trio Cantiga. 1997. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KAMPELA, Arthur ; BORGES, Cândida. . Aula aberta com Arthur Kampela - sua obra e processos composicionais. 2017. (Outro).

2.
BORGES, Cândida.. Lançamento do Instituto do Passo. 2017. (Outro).

3.
SILVA, Cândida; MARTINEZ, Lucila . Lançamento do Núcleo de Inovação Cultural e Social da UNIRIO. 2017. (Outro).

4.
BORGES, Cândida.; HOFFSTRA, D. T. N. ; PAZ, André . Arte, Inovação, Sociedade - Conferência Internacional. 2017. (Congresso).

5.
MACDOWELL, J. ; BORGES, Cândida. . Palestra/oficina Harmonia e forma ? de Wagner a Jobim com João MacDowel. 2017. (Outro).

6.
BORGES, Cândida.. I Seminário música e empreendedorismo. 2016. (Outro).

7.
BORGES, Cândida.. Workshops de Música. 2016. (Outro).

8.
BORGES, Cândida.; GIRARDI, Claudio ; SOARES, Vinícius . Um novo modelo de artista ? como o mundo digital influencia a atual indústria da música. 2016. (Outro).

9.
BORGES, Cândida.; FARIA, Nelson . Workshop de Harmonia e Improvisação - Prof. Nelson Faria. 2016. (Outro).

10.
BORGES, Cândida.; PEREIRA, Marco . Workshop de Harmonização vocal com o Prof. Marco Pereira. 2016. (Outro).

11.
BORGES, Cândida.. Workshop de Ritmos Afro Brasileiros com o Prof. Tito Oliveira. 2016. (Outro).

12.
BORGES, Cândida.. Encontros e workshops do Projeto Intercâmbio. 2011. (Outro).

13.
BORGES, Cândida.. Encontros e workshops do Projeto Intercâmbio. 2010. (Outro).

14.
BORGES, Cândida.. Concertos de Natal. 2002. (Concerto).

15.
BORGES, Cândida.. Série 500 anos de Música Brasileira. 2000. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Arthur Santos. Exemplos musicais aplicados ao estudo de Percepção Musical. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Flávia Pimentel. Educação Musical ? Reflexões a respeito do desenvolvimento infantil e do fazer musical de crianças de zero a dois anos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thales Guimarães Alves. A utilização do Youtube no ensino da música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

2.
Mariana Guedes. Uma reflexão das metodologias da Percepção Musical e suas práticas na UNIRIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

3.
Guilherme da Silva Marques. PRODUTOR MUSICAL X ARRANJADOR - NOVOS PERSONAGENS DA PRODUÇÃO MUSICAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

4.
Rafael Macedo CUnha. Desmistificando o Autodidatismo Musical: Guitarristas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

5.
Guilherme Marques. o papel do arranjador e do produtor musical no mercado fonográfico atual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

6.
Jorge Augusto P. Modesto. A educação musical através do aprendizado coletivo de violão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

7.
Priscyla T. Barbosa. A educação musical como ferramenta para a diminuição do estresse escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

8.
Talita H. de Mendonça. Música e Tecnologia: aplicação de programas musicais educativos na educação musical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

9.
Matheus L. C. Valente. Uma nova aplicação do Microsoft Excel voltada para as aulas da educação musical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Ivo Vargas. Exemplos musicais aplicados ao estudo de Percepção Musical. 2011. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.

2.
Luis Verissimo. Exemplos musicais aplicados ao estudo de Percepção Musical. 2011. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cândida Luiza Borges da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORGES, C.. NYC pra aumentar sua playlist2. Lavestuarista, Buenos Aires, 10 fev. 2014.

2.
BORGES, C.. NYC Indie Music. Jardim da MPB, Sao Paulo, 01 ago. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, C. ; SILVA, C. L. B. ; BORGES, C. . Panorama de uma residência artística em Nova Iorque.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, Cândida.. Panorama de uma residência artística em Nova Iorque.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORGES, Cândida.. Recursos digitais para a aula de música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BORGES, Cândida.. Brasil, muestra tu cara! Impactos sociales del arte brasileño en la contemporaneidad. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BORGES, Cândida.. Multiart and musical processes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, Cândida.. Sonhos de Egberto Gismonti. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, Cândida.. I Seminário música e empreendedorismo. 2016. (Outro).

2.
BORGES, Cândida.. Encontros e workshops do Projeto Intercâmbio. 2010. (Outro).

3.
BORGES, Cândida.. Workshops de Música. 2016. (Outro).

4.
BORGES, Cândida.; GIRARDI, Claudio ; SOARES, Vinícius . Um novo modelo de artista ? como o mundo digital influencia a atual indústria da música. 2016. (Outro).

5.
KAMPELA, Arthur ; BORGES, Cândida. . Aula aberta com Arthur Kampela - sua obra e processos composicionais. 2017. (Outro).

6.
BORGES, Cândida.. Lançamento do Instituto do Passo. 2017. (Outro).

7.
SILVA, Cândida; MARTINEZ, Lucila . Lançamento do Núcleo de Inovação Cultural e Social da UNIRIO. 2017. (Outro).

8.
BORGES, Cândida.; HOFFSTRA, D. T. N. ; PAZ, André . Arte, Inovação, Sociedade - Conferência Internacional. 2017. (Congresso).

9.
MACDOWELL, J. ; BORGES, Cândida. . Palestra/oficina Harmonia e forma ? de Wagner a Jobim com João MacDowel. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BORGES, Cândida.. Workdshop de Musica. 2016; Tema: Carreira Musical. (Rede social).

2.
BORGES, Cândida.. NICS UNIRIO. 2017; Tema: Inovação Cultural e Social. (Rede social).

3.
BORGES, Cândida.. Inovação UNIRIO. 2017; Tema: Inovação Cultural e Social. (Site).

4.
BORGES, Cândida.. Candida Oficial. 2013. (Site).

5.
BORGES, Cândida.. O Código Musical. 2011. (Site).

6.
BORGES, Cândida.. Exemplos musicais aplicados ao estudo de percepção Musical. 2011. (Site).

7.
BORGES, C.. Percepção Musical. 2013. (Site).

8.
BORGES, C.. Workshop de Musica. 2015; Tema: Novos recursos da educação musical. (Blog).


Artes Visuais
1.
BORGES, Cândida.. Memória e Fado. 2013. Vídeo.

1.
BORGES, Cândida.. Better be more than human in nyc. 2013. Performance.

1.
BORGES, Cândida.. The Hound's Lullaby. 2015. Performance.

1.
BORGES, Cândida.. Reza pro mar. 2016. Vídeo.

1.
BORGES, Cândida.. At The Same Time. 2013. Performance.


Artes Cênicas
1.
BORGES, C.. The Hound's Lullaby. 2015. Performática.

1.
BORGES, Cândida.. Better be more than human in NYC. 2013. Performática.

1.
BORGES, Cândida.. Music is nature. 2016. Diversas.

1.
BORGES, Cândida.; ASSIS, Jeã ; HOFFSTRA, D. T. N. ; RIBEIRO, R. . Reza pro mar. 2016. Diversas.

1.
BORGES, C.. Cenas Brasileiras: Machado de Assis e Artur Azevedo. 2006. Teatral.

1.
BORGES, C.. At The Same Time. 2013. Performática.


Musica
1.
SILVA, Cândida; GAGLIANO, G. . Música Brasileira na Música de Câmara. 1997. Diversas.

1.
SILVA, Cândida. Bodhisatva. 2012. Arranjo.

1.
SILVA, Cândida; BAKER, C. . Girar o mundo. 2012. Composição (estréia).

1.
SILVA, Cândida. 'Brisa do mar' DJ Patife. 2014. Arranjo.

1.
BORGES, Cândida.. Repente. Música Eletrônica.. 2015. Composição (estréia).

1.
BORGES, Cândida.. Ela vem chegando. Música Eletrônica. 2016. Composição (estréia).

1.
BORGES, Cândida.. 'Pajáro'. 2016. Arranjo.

1.
BORGES, C.. 'É vem'. 2016. Interpretação.

1.
BORGES, Cândida.. Swingando. 2016. Interpretação.

1.
BORGES, Cândida.. Te devorar. 2012. Composição (estréia).

1.
BORGES, Cândida.. Dream Catchers. 2012. Trilha Sonora.

1.
BORGES, Cândida.. Recital 'A Modinha que não sai de moda',. 2007. Interpretação.

1.
BORGES, Cândida.. Musical infantil 'Gulliver'. 2003. Arranjo.

1.
BORGES, Cândida.. Musical infantil 'Gulliver'. 2004. Arranjo.

1.
BORGES, Cândida.. O papel do intérprete na música contemporânea. 2008. Diversas.

1.
BORGES, Cândida.. Sacra Vox. 2004. Audiovisual.

1.
BORGES, Cândida.; RAMIL, K. . Recital com Kleiton Ramil. 2004. Diversas.

1.
BORGES, Cândida.. Coro Infantil da UFRJ. 2003. Interpretação.

1.
BORGES, Cândida.. Mandu Çarará. 2003. Audiovisual.

1.
BORGES, Cândida.. João e Maria. 2003. Audiovisual.

1.
BORGES, Cândida.; GAGLIANO, G. ; GAGLIANO, T. . Grupo CanTiGa. 1999. Interpretação.

1.
BORGES, Cândida.; FREITAS, J. . Recital de abertura do masterclass de clarineta. 2000. Interpretação.

1.
BORGES, Cândida.. Homenagem a Zizinho. 2001. Audiovisual.

1.
BORGES, Cândida.. Ópera 'Colombo'. 1999. Interpretação.

1.
BORGES, Cândida.. Jovens Talentos da Música Popular Brasileira. 2000. Diversas.



Outras informações relevantes


ASSOCIAÇÕES:
Membro artista da America Society and Council of the Americas -Nova York/EUA. Desde 2017.
Brazilian Chamber of Commerce - Membro associado - Nova York/EUA. Desde 2017.
New York Foundation for the Arts - Immigrant Artist Nova York/EUA Desde 2014.
União Brasileira de Compositores - Artista/Compositor/ Intérprete - Rio de Janeiro Desde 2013
Ordem dos Músicos do Brasil - Músico - Rio de Janeiro. Desde 2000.
ONG Casa de Arte e Cultura - Corpo administrativo. Desde 2001
Dalcroze Society - Membro da Regional Nova York, USA. Desde 2016
MOMA Museum of Modern Art - Membro Artista  Nova York/EUA. Desde 2014.

APROVAÇÕES EM CONCURSOS

2008 		Unirio 						     	Rio de Janeiro - RJ
Professor efetivo de Percepção Musical e Percepção Musical Avançada. 
Primeiro lugar.

2007 		Unirio 						     	Rio de Janeiro - RJ
Professor substituto de Piano Complementar/ harmonia de teclado

2004 		UFRJ 						     	Rio de Janeiro - RJ
Professor substituto de Percepção Musical
Primeiro Lugar

2004 		UFRJ 						     	Rio de Janeiro - RJ
Professor substituto de Transposição e Acompanhamento ao piano

OUTRAS COLABORAÇÕES
(1)-'The Hound?s Lullaby' - SIM é um projeto dos artistias Stephan Tanbin Sastrawidjaja, Natasha Isaacs e Petros Loris. Londres, desde 2012. Apresentado na Exposição NADA na Galeria Bodega, em Nova York, maio/2015. Atuação: Voz.
(2)-Zanna. Artista: Zanna. Rio de Janeiro, Julho/2017. Produção Moogie Canázio. Atuação: Preparação vocal.
(3)-Open door - single. Artista: Gus e Vic. Novembro/2016. Atuação: Preparação Vocal, supervisão.

Participação no VII Concurso Nacional de piano e Prova Estímulo ArtLivre; II Concurso Nacional de piano do ICBEU



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 1:11:36