Gustavo Augusto Assis Faustino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1658208853033932
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Aluno do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Goiás onde faço parte do Coletivo CIATA do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (LPEQI) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC/IQ/UFG). Participo do Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN-UFG). Atuo como Assistente Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Assistente Editorial da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFG) de 2016 a 2018. Participei em 2017 através do Programa de Mobilidade Internacional Santander Ibero Americano do intercâmbio no curso de Licenciatura em Química na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Inhumas (IFG). Atuo na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências/química, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, ensino de ciências/química e a lei 10.639/03, políticas de ações afirmativas e feminismos negros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Augusto Assis Faustino
Nome em citações bibliográficas
FAUSTINO, G. A. A.;FAUSTINO, GUSTAVO AUGUSTO ASSIS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Química.
Avenida Esperança, s/n
Setor Itatiaia
74690900 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211000
URL da Homepage: https://www.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Química.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Mário Túlio dos Santos Rosado).
Orientador: Anna Maria Canavarro Benite.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Inglês III. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Inglês II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Monitoria - IX COPENE. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
2016 - 2016
Inglês I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Química, Luz e Cores. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Monitoria - VI SELIQ. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2014 - 2014
Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnologica. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2014 - 2014
Destilador de Álcool. (Carga horária: 180h).
Centro de Educação Profissional Sebastião Siqueira, SECTEC, Brasil.
2014 - 2014
Operador de Caldeiras. (Carga horária: 180h).
Centro de Educação Profissional Sebastião Siqueira, SECTEC, Brasil.
2014 - 2014
Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2014 - 2014
SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS 7 HOME BASIC. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Língua Inglesa.
YES, YES, Brasil.
2013 - 2013
II Secitec. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Inhumas, GO, Brasil.
2013 - 2013
Inglês Básico. (Carga horária: 160h).
Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.
2013 - 2013
Dança de Rua. (Carga horária: 10h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2013 - 2013
Monitoria - II Semana de Ciência e Tecnologia do IFG. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2012 - 2012
IV Semano do Livro e da Biblioteca. (Carga horária: 15h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Inhumas, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Matemática I, II, III e IV

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado no laboratório de química IFG Inhumas

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto PIBIC-EM: Carolina de Jesus, Lima Barreto e os negros e negras na sociedade brasileira


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
ESTUDOS SOBRE DESIGN E PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A 10.639 E O ENSINO DE QUÍMICA

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: 20 horas, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (LPEQI -IQ)

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 20
Outras informações
ESTUDOS SOBRE O PAPEL DAS MULHERES NEGRAS CONTEMPORÂNEAS NO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DAS SOCIEDADES

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 20

Atividades

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, .


Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: 20 horas, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente Editorial da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN)

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: 20 horas, Carga horária: 20
Outras informações
Atuo como Assistente Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN)

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Sócio Efetivo


Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Sócio Efetivo


Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Intercâmbio, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de Mobilidade Internacional Santander Ibero Americano para um período de Setembro de 2017 até Fevereiro de 2018 na Faculdade de Ciências e Tecnologia no curso de Licenciatura em Química.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Química e HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ESTUDOS SOBRE A LEI 10.639/03

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anna Maria Canavarro Benite em 09/02/2017.
Descrição: É preciso reconhecer que a sociedade brasileira é pluriétnica e pluricultural (DINIZ E VASCONCELOS, 2004). Os sujeitos da escola (professores, alunos, administração e comunidade) são, antes de tudo, sujeitos sociais ? homens e mulheres, crianças, adolescentes, jovens e adultos, pertencentes a diferentes grupos étnico-raciais, integrantes de distintos grupos sociais. São sujeitos com histórias de vida, representações, experiências, identidades, crenças, valores e costumes próprios que impregnam os ambientes educacionais por onde transitam com suas particularidades e semelhanças, compondo o contexto da diversidade. Estudos recentes, sobre currículo, têm apontado que urge a necessidade de se repensar a formação docente no sentido de possibilitar-lhes maior contato com os subsídios que movimentam o debate curricular atual. Defende-se que os docentes reinterpretam as diretrizes curriculares que lhes são apresentadas a partir de suas próprias leituras de mundo instituindo os currículos praticados. Por isso, precisam refletir coletivamente sobre sua prática, para atuarem de forma consistente tanto no processo de ensino como em sua formação profissional. A implementação da lei no.10639/03 (BRASIL, 2003) induz mudanças no texto curricular e essas mudanças são complexas e vão além de como trabalhar os conteúdos tradicionais da escola e, transversalmente, abordar temas ligados a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Partindo do pressuposto que a interação reflexiva (SCHÖN, 1998) sobre a prática pedagógica se caracteriza pela observação, análise e reflexão crítica conjunta, mostrando-se importante instrumento para a promoção de mudanças nos relatos e ações do professor, sob a mediação do pesquisador, o objetivo geral desta parceira colaborativa é unir o professor formador, o professor em formação e professor do ensino regular como estratégia de formação inicial e continuada no intuito de coletivamente fomentar pesquisas em questões pertinentes à formação do educador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / JUVAN PEREIRA DA SILVA - Integrante / ANTONIO CÉSAR B. ALVINO - Integrante / MARYSSON JONAS RODRIGUES CAMARGO - Integrante / MORGANA ABRANCHES BASTOS - Integrante / ARCANJO RODRIGUES DE MOURA - Integrante / GEISA LOUISE MARIZ LIMA - Integrante / ANNA MARIA CANAVARRO BENITE - Coordenador / Claudio Roberto Machado Benite - Integrante / Aliny Gomes da Silva - Integrante / Marilene Barcelos Moreira - Integrante.
2014 - Atual
Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares
Descrição: O núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares vem executando atividades de estudos e pesquisas em temas que envolvam várias áreas do conhecimento, tais como, meio ambiente, informática, história, geografia, filosofia, psicologia, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês), artes entre outras, nas instalações do Campus Inhumas /IFG. Esses estudos tem contribuido para disseminação da cultura da pesquisa e para melhoria da qualidade de ensino do IFG. O núcleo é constituído pelos professores: Dr. Renato A. Teixeira (Líder), MSc. Luciano dos Santos, Dr. João Baptista Chieppe Júnior, MSc. Paulo Henrique C. Vasconcelos, dentre outros pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / Liliane de Paula Munhoz - Coordenador / Letícia Maria Damaceno Sateles - Integrante / Renato Araújo Teixeira - Integrante / Alex Santos Bandeira Barra - Integrante / Calixto Júnior de Souza - Integrante / Carlos Roberto da Silveira Júnior - Integrante / Daniella de Souza Bezerra - Integrante / Elymar Pereira Cabral - Integrante / Kemuel Kesley Ferreira dos Santos - Integrante / Luciano dos Santos - Integrante / Lucineide Maria de Lima Pessoni - Integrante / Maria Aparecida de Castro - Integrante / Maria Aparecida Rodrigues de Souza - Integrante / Mônica Mitchell de Morais Braga - Integrante / Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos - Integrante / Paulo Henrique do Espirito Santo Nestor - Integrante.
2013 - 2014
Carolina de Jesus, Lima Barreto e os negros e negras na sociedade brasileira
Descrição: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de obras literárias e científicas, no qual serão abordadas temáticas referentes à vida, condições financeiras, exclusão no mercado de trabalho e práticas discriminatórias em relação ao povo negro na sociedade brasileira. Serão lidas as obras literárias Quarto de despejo: diário de uma favelada , de Carolina de Jesus e Clara dos Anjos , de Lima Barreto. A primeira obra é um marco da escrita feminina, cuja autora, negra, pobre e habitante de uma favela de São Paulo nos anos de 1960 mostra grande lucidez crítica. A segunda obra, concluída em 1922, ano da morte de Lima Barreto, que era mulato, é uma denúncia áspera do preconceito racial e social, vivenciado por uma jovem mulher do subúrbio carioca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / Liliane de Paula Munhoz - Coordenador / Amanda Silva Borges - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - Atual
Utilização da web 2.0 como ferramenta da ação mediada: fundamentos para a formação pela pesquisa e pressupostos para a formação cidadã

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudio Roberto Machado Benite em 08/05/2017.
Descrição: O intuito deste projeto é de fomentar coletivamente pesquisas em questões pertinentes à formação do professor relacionadas aos diferentes enfoques da utilização das TIC?s como ferramenta da ação mediada do ensino de ciências e contribuir para a formação cidadã dos alunos das instituições de educação básicas ou de apoio envolvidas (para alunos em situação de deficiência), movimento este que já acontece de forma presencial por meio da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva na forma de aulas de apoio, de semi-regência e regência em atendimento ao estágio supervisionado, para o desenvolvimento de pesquisas ou como contribuição social. Intencionamos o estabelecimento do processo interacional, em ambientes presencial e virtual, buscando a reflexão da prática pedagógica como principio articulador privilegiando a formação do professor (de todos os níveis de ensino) na reflexão de sua própria ação no âmbito da educação científica, tecnológica e ação social.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / JUVAN PEREIRA DA SILVA - Integrante / ARCANJO RODRIGUES DE MOURA - Integrante / ANNA MARIA CANAVARRO BENITE - Integrante / Claudio Roberto Machado Benite - Coordenador / Gustavo Nobre Vargas - Integrante / FERNANDA SILVA FERNANDES - Integrante / ANA CLARA CANDIDO RODRIGUES - Integrante / Eveline Borges Vilela Ribeiro - Integrante / BIANKA ALVES DE FARIA - Integrante / BRUNO MARTINS GOMES FARIA - Integrante / FLORISBELO MAGALHÃES RODOVALHO - Integrante / DANIELL RODRIGUES ALVES - Integrante / RAMON JOSE DE SOUSA ARAUJO - Integrante / THAÍS DE SOUZA LIMA - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - SUBPROJETO: QUÍMICA
Descrição: O conhecimento químico é importante no contexto da alfabetização científica da sociedade, mas pesquisas têm apontado diversas dificuldades relacionadas tanto ao ensino de Química na educação básica quanto na formação de professores para este nível de ensino (SILVEIRA, C. S.; OLIVEIRA, L. A. A.). Dentre tais dificuldades cita-se o excesso de conteúdos, a falta de interesse pelos conceitos abordados e a desvinculação do cotidiano dos estudantes. Em relação ao contexto formativo de professores, as dificuldades relacionam-se, principalmente, à formação que não considera o entrelace entre os necessários tipos de conhecimento para o professor: saberes de conteúdo, pedagógico de conteúdo e curricular (SHULMAN, L.). O desenvolvimento de atividades do PIBID que considerem a ação pedagógica calcada em uma visão de integração e construção dos saberes pode se constituir como uma perspectiva formativa que, além de contribuir na formação dos futuros professores de química, vem atender também a questão da melhoria do ensino de química na educação básica a partir do estabelecimento da integração universidade-escola. Dessa forma, o objetivo da presente proposta considera: 1) O desenvolvimento de atividades de experimentação investigativa e atividades lúdicas visando a melhoria do processo ensino aprendizagem de conceitos químicos; 2) Desenvolvimento de atividades de acompanhamento dos alunos com dificuldade de aprendizagem; 3) O estabelecimento de espaços e momentos de reflexão sobre a ação e discussão conceitual com os bolsistas, supervisores e coordenadores nas escolas e na universidade; 4) A inserção dos bolsistas em atividades do Pátio da Ciência; 5) O incentivo à participação de bolsistas, professores supervisores e coordenadores em eventos científicos da área de ensino de química visando tanto o desenvolvimento quanto a discussão de pesquisas relacionadas ao PIBID..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / Claudio Roberto Machado Benite - Coordenador / Arcanjo Rodrigues Moura - Integrante / Aliny Gomes da Silva - Integrante / Gustavo Nobre Vargas - Integrante / ANA CLARA CANDIDO RODRIGUES - Integrante / ARIEL SODRE DIAS - Integrante / FELLYPE BARRETO COSTA - Integrante / INGRID FERREIRA DE CARVALHO - Integrante / JAIRO ARTHURI DE SOUZA - Integrante / LEIDIANE DE SOUZA MARINHO - Integrante / LUDMILLA DE SOUZA MESQUITA - Integrante / LUNA SANTOS PEREIRA - Integrante / MARCOS HENRIQUE CHAVES TOLEDO - Integrante / MARIA EDUARDA DE SOUZA MELO - Integrante / MARIANGELA CELIA SOUZA COSTA - Integrante / MATHEUS COSTA GONTIJO - Integrante / PATRICIA DA CRUZ SOUZA - Integrante / WAGNER GOMES DA COSTA - Integrante / Elgia Procópio Diniz - Integrante / Agustina Rosa Echeverria - Integrante.
2015 - Atual
INVESTIGA MENINA!

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anna Maria Canavarro Benite em 09/02/2017.
Descrição: Vivemos atualmente sob a égide da sociedade tecnológica. Por sua vez, tecnologia é fruto de produção do conhecimento científico e, deste modo, é preciso ensinar ciências a todos os indivíduos para que estes possam participar ativamente do mundo em que vivem. Segundo Bordieu e Passeron ?o currículo da escola está baseado na cultura dominante: ele se expressa na linguagem dominante, ele é transmitido através do código cultural dominante? (In SILVA, 1999, p.35). De igual modo, se utilizarmos qualquer ferramenta de busca em internet com as palavras ?cientista? e ?ciências? as imagens mais frequentes caracterizam o sujeito universal: o homem branco em seu laboratório.Em consenso com o raciocínio anterior, a maior agência de fomento à pesquisa no Brasil: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e se destina a promover e estimular o desenvolvimento da ciência, criado em 1951,lança em 2012 a 1ª edição do painel ?Pioneiras da ciência?, baseado em trabalho de Melo e Rodrigues (2006). Foram 61 anos de silenciamento sobre a incidência das mulheres na criação de recursos tecnológicos e na pesquisa científica de alta performance, no País e no exterior. Em vista dessas referencias, buscamos no Projeto ?INVESTIGA MENINA!? promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, com vistas a proporcionar experiências e informações sobre a contribuição das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos. Neste escopo, este projeto advoga pela melhoria da visão crítica e da formação das professoras/es, alunas e alunos, direção, corpo pedagógico e responsáveis legais (pais, mães, avós, avôs dentre outros).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / JUVAN PEREIRA DA SILVA - Integrante / ANTONIO CÉSAR B. ALVINO - Integrante / MARYSSON JONAS RODRIGUES CAMARGO - Integrante / MORGANA ABRANCHES BASTOS - Integrante / LALESCA ADALGISA OLIVEIRA - Integrante / GEISA LOUISE MARIZ LIMA - Integrante / ANNA MARIA CANAVARRO BENITE - Coordenador / Claudio Roberto Machado Benite - Integrante / Marciano Alves dos Santos - Integrante / Vander Luiz Lopes dos Santos - Integrante / Regina Nobre Vargas - Integrante / Arcanjo Rodrigues Moura - Integrante / Aliny Gomes da Silva - Integrante / Marilene Barcelos Moreira - Integrante.
2015 - Atual
A COR DA CIÊNCIA: FORMAÇÃO ESCOLAR E A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anna Maria Canavarro Benite em 09/02/2017.
Descrição: A sociedade brasileira é pluriétnica e pluricultural nesta os sujeitos da educação (professores, alunos, administração e comunidade) são, antes de tudo, sujeitos sociais ? homens e mulheres, crianças, adolescentes, jovens e adultos, pertencentes a diferentes grupos étnico-raciais e integrantes de distintos grupos sociais. Sendo estes possuidores de histórias de vida, representações, experiências, identidades, crenças, valores e costumes próprios que impregnam os ambientes educacionais por onde transitam com suas particularidades e semelhanças, compondo o contexto da diversidade. Considerando este contexto, desenvolveremos uma série de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), com duração de 3 à 5 minutos cada intitulados: ?A Cor da Ciência?. Que irão abordar a historiografia de mulheres negras cientistas contemporâneas utilizando as ferramentas de comunicação à distância, produzidas por intermédio do contato entre estudantes de graduação e cientistas negras, com a orientação e coordenação do coletivo gestor do projeto. Os OVAs serão disponibilizados nas ferramentas tecnológicas de divulgação e comunicação do projeto, a saber: e-mail, redes sociais (FACEBOOK, TWITTER, WHATSAPP, YOUTUBE), site do Projeto e Blogs. Concomitantemente, organizaremos vivências interculturais em produção de saberes científicos e tecnológicos que irá focar nas experiências de vida e obra das mulheres cientistas dialogadas a partir dos olhares de griôs da cultura afro-brasileira e africana para permitir a esses sujeitos partilhar saberes e cultura, com vistas a descolonização dos currículos, em especial daqueles que trabalham com conhecimentos científicos e tecnológicos. Esta etapa do projeto acontecerá em 30 escolas de educação básica da cidade de Goiânia/GO e do Triângulo Mineiro/MG.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / JUVAN PEREIRA DA SILVA - Integrante / ANTONIO CÉSAR B. ALVINO - Integrante / MARYSSON JONAS RODRIGUES CAMARGO - Integrante / MORGANA ABRANCHES BASTOS - Integrante / ARCANJO RODRIGUES DE MOURA - Integrante / LALESCA ADALGISA OLIVEIRA - Integrante / GEISA LOUISE MARIZ LIMA - Integrante / ANNA MARIA CANAVARRO BENITE - Coordenador / Marciano Alves dos Santos - Integrante / Vander Luiz Lopes dos Santos - Integrante / Aliny Gomes da Silva - Integrante / Marilene Barcelos Moreira - Integrante.
2015 - Atual
REDE GOIANA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anna Maria Canavarro Benite em 15/02/2016.
Descrição: Considerando que questões de alta complexidade como as abordadas pela educação inclusiva demandam do esforço coletivo de núcleos de formação e pesquisa vinculados às universidades e órgãos oficiais responsáveis por ela, o presente projeto se propõe instituir a Rede Goiana de Pesquisas em Educação Inclusiva; como espaço de formação inicial e continuada do educador na perspectiva da Educação Inclusiva numa parceria entre UFG ,UEG, Associação dos Surdos de Goiânia e Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / ANNA MARIA CANAVARRO BENITE - Coordenador / Claudio Roberto Machado Benite - Integrante / Lidiane de Lemos Neto - Integrante / Marcos Vinicios Ribeiro Procopio - Integrante / Greicy Kelly Sena Aires Rios - Integrante / Aryana de Oliveira Sousa - Integrante / Karlla Gonçalves Macedo - Integrante / Wanessa de Oliveira Rabelo - Integrante / Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / Walquíria Dutra de Oliveira - Integrante / Warlandei Carlos Silva de Morais - Integrante / Kamylla Lira Cavalcante - Integrante / Waleska Arcanjo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química e a Cultura Afro-brasileira.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Formação de Professores de Química e Ciências.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Experimentação no Ensino de Química.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: feminismos negros.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: políticas de ações afirmativas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
2º Lugar na premiação "Leitores Destaque do Ano 2014", IFG - Campus Inhumas, IFG - Campus Inhumas.
2013
3º Lugar da área Interdisciplinar na IV Feira de Ciências do IFG-Inhumas, IFG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VARGAS, REGINA NOBRE2018VARGAS, REGINA NOBRE ; FAUSTINO, GUSTAVO AUGUSTO ASSIS ; FERNANDES, FERNANDA SILVA ; BENITE, ANNA MARIA CANAVARRO . Protetores solares, pele negra e mídia em aulas de química. SER Social (Online), v. 20, p. 348-371, 2018.

2.
BENITE, ANNA Mª CANAVARRO2018 BENITE, ANNA Mª CANAVARRO ; BASTOS, MORGANA ABRANCHES ; VARGAS, REGINA NOBRE ; FERNANDES, FERNANDA SILVA ; FAUSTINO, GUSTAVO AUGUSTO ASSIS . CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E O ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES DE RAÇA E GÊNERO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. e193098-36, 2018.

3.
BENITE, A. M. C.2018BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. . AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE AND THE CHEMISTRY EDUCATION: STUDIES ON RACE AND GENDER INEQUALITIES AND SCIENTIFIC PRODUCTION. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. 1-35, 2018.

4.
MUNHOZ, L. de P2015MUNHOZ, L. de P ; BORGES, A. S ; FAUSTINO, G. A. A. . CAROLINA DE JESUS E LIMA BARRETO: UMA LEITURA DO AFRO-BRASILEIRO. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 7, p. 95-111, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Leite em mama África e a educação para as relações étnico-raciais (ERER) no ensino de química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. Anais do XIX Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco: UFAC, 2018. v. 1. p. 49.

2.
FAUSTINO, G. A. A.; VARGAS, R. N. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Síntese do protetor solar em aula de química: sobre mídia e interseccionalidade. In: X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? X COPENE, 2018, Uberlândia/MG. Anais do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? X COPENE. Goiânia: Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as ? ABPN, 2018. v. 1. p. 10-10.

3.
FARIA, B. A. ; LIMA, G. L. M. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ESTUDOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639. In: 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX, 2018, Goiânia. 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. Goiânia: UFG, 2018. v. 1. p. 77-92.

4.
FAUSTINO, G. A. A.; SILVA, J. P. ; BENITE, A. M. C. . Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no Ensino de Química. In: IX COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2017, Dourados. Anais IX COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Dourados: UEMS, 2017. v. 1. p. 1-10.

5.
FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, C. R. M. . Estudos Sobre Design e Planejamento de Intervenção Pedagógica: A 10.639/03 e o Ensino de Química. In: IX COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2017, Dourados. Anais IX COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Dourados: UEMS, 2017. v. 1. p. 1-10.

6.
FAUSTINO, G. A. A.; VARGAS, R. N. ; BASTOS, M. A. ; FERNANDES, F. S. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Sobre a proteção da pele negra: uma questão de beleza, estereótipos e a mídia em aulas de química. In: III Copene Centro-Oeste 2017 e I Encontro GEPPEHER: Presença Negra no Centro-Oeste - inserção no mundo do conhecimento e do trabalho, 2017, Campo Grande. III COPENE CENTRO-OESTE. Campo Grande: UEMS, 2017. v. 1. p. 1-10.

7.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. ; BENITE, A. M. C. . Sobre a implementação de uma disciplina de ERER no ensino de química: uma experiência em nível superior. In: III Copene Centro-Oeste 2017 e I Encontro GEPPEHER: Presença Negra no Centro-Oeste - inserção no mundo do conhecimento e do trabalho, 2017, Campo Grande. III COPENE CENTRO-OESTE. Campo Grande: UEMS, 2017. v. 1. p. 1-10.

8.
FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; VARGAS, R. N. ; BASTOS, M. A. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . Elas nas exatas: a lei 10.639/03 e os protetores solares em pele negra. In: III Copene Centro-Oeste 2017 e I Encontro GEPPEHER: Presença Negra no Centro-Oeste - inserção no mundo do conhecimento e do trabalho, 2017, Campo Grande. III COPENE CENTRO-OESTE. Campo Grande: UEMS, 2017. v. 1. p. 1-10.

9.
BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. ; SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. . Congos, ouro, níquel e a diáspora africana em Goiás-Brasil: A lei 10.639/03 no ensino de química. In: IX Congreso Internacional Didácticas de las Ciencias - XIV Taller Internacional sobre la Enseñanza de la Física, 2016, Havana - Cuba. IX Congreso Internacional Didácticas de las Ciencias - XIV Taller Internacional sobre la Enseñanza de la Física, 2016. v. 1. p. 1.

10.
ALVINO, A. C. B. ; LIMA, G. L. M. ; MOREIRA, M. B. ; SILVA, J. P. ; MOURA, A. R. ; SILVA, A. G. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, A. M. C. . Implementação da lei 10639/03 no ensino de química: uma experiência no contexto da produção de biocombustíveis e o aquecimento global. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-12.

11.
ALVINO, A. C. B. ; MOREIRA, M. B. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, J. P. ; MOURA, A. R. ; SILVA, A. G. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, A. M. C. . Química Experimental e a lei 10639-03: Inserção da História e Cultura da África e afro-brasileira no ensino de química. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro do XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-12.

12.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; FERNANDES, F. S. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . Sobre o apartheid e a platina: uma experiência na implementação da lei 10.639/03 no currículo da química. In: XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro do XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-12.

13.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; BENITE, A. M. C. . Congos, Ouro, Níquel e a Diáspora Africana em Goiás: A lei 10.639-03 no Ensino de Químcia. In: 55 Congresso Brasileiro de Química, 2015, Goiânia, 2015, Goiânia. 55 Congresso Brasileiro de Química. Rio de Janeiro: Editora da ABQ, 2015. v. 1. p. 1-15.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCORSI NETO, M. ; SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. ; SANTOS, V. L. L. ; CAMARGO, M. J. R. ; VARGAS, R. N. ; MOURA, A. R. ; LIMA, G. L. M. ; OLIVEIRA, L. A. ; FERNANDES, F. S. ; SILVA, A. G. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Leite em ?mama? África e a lei 10639/03 no ensino de química. In: 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2018, Foz do Iguaçu. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ, 2018. v. 1. p. 45-45.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FAUSTINO, G. A. A.; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Estudos acerca do papel da mídia e proteção da pele negra em aulas de química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. Anais do XIX Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco: UFAC. v. 1. p. 88-88.

2.
OLIVEIRA, L. A. ; FAUSTINO, G. A. A. ; VARGAS, R. N. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . ESTUDOS SOBRE O PAPEL DAS MULHERES NEGRAS CONTEMPORÂNEAS E A SÍNTESE DO PROTETOR SOLAR: EXPERIMENTAÇÃO, MÍDIA E INTERSECCIONALIDADE EM AULAS DE QUÍMICA. In: 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX, 2018, Goiânia. Anais do 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. Goiânia: UFG, 2018. v. 1. p. 3-3.

3.
FERNANDES, F. S. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . NARRATIVAS E PRODUÇÃO DE MULHERES NEGRAS NAS CIÊNCIAS: ESTUDOS SOBRE OS COSMÉTICOS EM AULAS DE QUÍMICA. In: 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX, 2018, Goiânia. Anais do 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. Goiânia: UFG, 2018. v. 1. p. 2-2.

4.
FAUSTINO, G. A. A.; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . ESTUDOS SOBRE O PAPEL DAS MULHERES NEGRAS CONTEMPORÂNEAS E A PROTEÇÃO DA PELE NEGRA: UMA QUESTÃO DE BELEZA, ESTEREÓTIPOS E A MÍDIA EM AULAS DE QUÍMICA. In: 14ª edição do CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2017, Goiânia. Anais da 14ª edição do CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 589-589.

5.
FERNANDES, F. S. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . ELAS NAS EXATAS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE DESIGN E PLANEJAMENTO DA LEI 10.639/03 POR INTERMÉDIO DOS PROTETORES SOLARES EM PELE NEGRA. In: 14ª edição do CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2017, Goiânia. Anais da 14ª edição do CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 588-588.

6.
FAUSTINO, G. A. A.; ALVINO, A. C. B. ; SILVA, J. P. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; OLIVEIRA, L. A. ; BENITE, A. M. C. . Currículo a partir do Apartheid e os metais platínicos no ensino de química. In: 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: Editora da SBQ, 2016. v. 1. p. 1-1.

7.
SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; OLIVEIRA, L. A. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de Química, identidade e cultura Afro-Brasileira: planejamento e desing do conteúdo da 10.639 em ensino superior.. In: 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: Editora da SBQ, 2016. v. 1. p. 1-1.

8.
BASTOS, M. A. ; SILVA, A. G. ; LIMA, G. L. M. ; MOURA, A. R. ; FAUSTINO, G. A. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . Ensino de Química e matriz energética: uma discussão a partir dos valores civilizatórios afro-brasilieros. In: 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia. 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: Editora da SBQ, 2016. v. 1. p. 1-1.

9.
MOURA, A. R. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; SILVA, J. P. ; MOREIRA, M. B. ; BENITE, A. M. C. ; ALVINO, A. C. B. . Lei 10639/03 no ensino de química: a função social da escola. In: 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, São Paulo. 39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: Editora da SBQ, 2016. v. 1. p. 1-1.

10.
VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; BASTOS, M. A. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, A. M. C. . Sobre mulheres e produção em ciências: discutindo questões de gênero em aulas de química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Livro de Resumos do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1.

11.
FERNANDES, F. S. ; VARGAS, R. N. ; BASTOS, M. A. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . ESTUDOS SOBRE DESIGN E PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A 10.639 E O ENSINO DE QUÍMICA. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX, 2016, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX. Goiânia: UFG, 2016. v. 1. p. 41-45.

12.
BASTOS, M. A. ; FERNANDES, F. S. ; FAUSTINO, G. A. A. ; VARGAS, R. N. ; SILVA, A. G. ; LIMA, G. L. M. ; MOURA, A. R. ; CAMARGO, M. J. R. ; ALVINO, A. C. B. ; SILVA, J. P. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . CULTURA AFRICANA E ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX, 2016, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX. Goiânia: UFG, 2016. v. 1. p. 163-167.

13.
FAUSTINO, G. A. A.; BORGES, A. S ; MUNHOZ, L. de P . Quarto de despejo: uma leitura da realidade do afro-brasileiro. In: IV SERNEGRA e II COPENE - CO: diálogos e perspectivas sobre a questão racial no Brasil, 2015, Brasilia. IV SERNEGRA e II COPENE - CO - 2015. Brasilia: Editora IFB, 2015. v. 1. p. 123-123.

14.
FAUSTINO, G. A. A.; SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. ; CAMARGO, M. J. R. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. . Biodiesel e Biodênde: Aplicação da Lei 10639-03 no ensino de Química. In: VI Seminário de Estágio de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás e II Seminário Institucional do PIBID Química, 2015, Goiânia. Anais do VI Seminário de Estágio de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás e II Seminário Institucional do PIBID Química. Goiânia: Editora da UFG, 2015. v. 1.

15.
MUNHOZ, L. de P ; BORGES, A. S ; FAUSTINO, G. A. A. ; SANTOS, Domingos Barbosa dos . Carolina de Jesus Lima Barreto e os negros e negras da sociedade brasileira. In: 8º Seminário de iniciação Científica e Tecnológica, 2014, Itumbiara. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2014. v. 8.

Apresentações de Trabalho
1.
FAUSTINO, G. A. A.; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Estudos acerca do papel da mídia e proteção da pele negra em aulas de química. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FAUSTINO, G. A. A.; VARGAS, R. N. ; BASTOS, M. A. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Síntese do protetor solar em aula de química: sobre mídia e interseccionalidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, A. M. C. . Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no Ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. ; BENITE, A. M. C. . Sobre a implementação de uma disciplina de ERER no ensino de química: uma experiência em nível superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERNANDES, F. S. ; BENITE, C. R. M. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BENITE, A. M. C. . ELAS NAS EXATAS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE DESIGN E PLANEJAMENTO DA LEI 10.639/03 POR INTERMÉDIO DOS PROTETORES SOLARES EM PELE NEGRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FAUSTINO, G. A. A.. Investiga Menina: Mulheres Negras na produção do conhecimento científico no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FAUSTINO, G. A. A.; VARGAS, R. N. ; BASTOS, M. A. ; FERNANDES, F. S. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Sobre a proteção da pele negra: uma questão de beleza, estereótipos e a mídia em aulas de química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. ; SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. . Congos, Ouro, Níquel e a Diáspora Africana em Goiás, Brasil: A Lei 10.639-03 no Ensino de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FAUSTINO, G. A. A.; ALVINO, A. C. B. ; SILVA, J. P. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; OLIVEIRA, L. A. ; BENITE, A. M. C. . Currículo a partir do Apartheid e os metais platínicos no ensino de química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; FERNANDES, F. S. ; BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. . Sobre o apartheid e a platina: uma experiência na implementação da lei 10.639/03 no currículo da química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Sobre o apartheid e a platina: Uma experiência no currículo da química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
FAUSTINO, G. A. A.. Etnoquímica: experimentação e a transformação da matéria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BORGES, A. S ; MUNHOZ, L. de P ; FAUSTINO, G. A. A. . Quarto de despejo: uma leitura da realidade do afro-brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FAUSTINO, G. A. A.. Quarto de despejo: uma leitura da realidade do afro-brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FAUSTINO, G. A. A.; SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. ; CAMARGO, M. J. R. ; BASTOS, M. A. ; MOURA, A. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, A. M. C. . Biodiesel e Biodendê: aplicação da Lei 10.639 no Ensino de Química.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SILVA, J. P. ; FAUSTINO, G. A. A. ; ALVINO, A. C. B. ; BENITE, A. M. C. . Congos, ouro, níquel e a diáspora africana em Goiás: A lei 10.639/03 no ensino de química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BORGES, A. S ; FAUSTINO, G. A. A. . Carolina de Jesus, Lima Barreto e os negros e negras na sociedade brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BORGES, A. S ; MUNHOZ, L. de P ; FAUSTINO, G. A. A. ; SANTOS, Domingos Barbosa dos . Carolina de Jesus, Lima Barreto e os negros e negras na sociedade brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SILVA, I. D. C. E. ; FAUSTINO, G. A. A. . Captação de Água da chuva do Instituo Federal de Goiás/Campus Inhumas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FAUSTINO, G. A. A.. CIET:EnPED:2018 - Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FAUSTINO, GUSTAVO AUGUSTO ASSIS. Estude na UFG. A UFG é pra você - Química - Licenciatura. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; FERNANDES, F. S. . Projeto Investiga Menina. 2016; Tema: Mulheres na Ciência. (Rede social).

2.
FAUSTINO, G. A. A.; BENITE, A. M. C. . Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão. 2008; Tema: Pesquisas em Ensino de Química e Inclusão. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FAUSTINO, G. A. A.. Quarto de despejo: diário de uma favelada ? Maria Carolina de Jesus - Resenhas literárias - Concurso cultural ?leitores(as) do ano? edição 2014. 2014. (Resenhas literárias).

2.
BORGES, A. S ; MUNHOZ, L. de P ; SATELES, L. M. D. ; FAUSTINO, G. A. A. . A escrita diarística em ?Quarto de despejo? e as propostas de redação de diário íntimo e diário ficcional da UFG. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional de Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais.Formação de Professores e Humanidades Digitais. 2018. (Seminário).

2.
Los blancos, los judíos y nosotros. Hacia una política del amor revolucionario de Houria Bouteldja.Blancs, les Juifs et nous: Vers une politique de l'amour révolutionnaire. 2018. (Encontro).

3.
X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? X COPENE. Protagonismo do(a) pesquisador(a) negro(a) na produção do conhecimento sobre a População Negra. 2018. (Congresso).

4.
XIX Encontro Nacional de Ensino de Química. PARA ALÉM DA SALA DE AULA, QUAL O FUTURO DA QUÍMICA BRASILEIRA?. 2018. (Congresso).

5.
Cartografando Resistências: Sobre saberes e afetos em Goiás Cartografando Resistências: Sobre saberes e afetos em Goiás.ABPN Goiás: sobre o estado da arte. 2017. (Encontro).

6.
II Cartografando Resistências em Goiás: Sobre saberes e afetos em Goiás.Sobre produção de conhecimento e resistência social. 2017. (Seminário).

7.
III Copene Centro-Oeste 2017 e I Encontro GEPPEHER: Presença Negra no Centro-Oeste - inserção no mundo do conhecimento e do trabalho. Diversidade - Desafios e Oportunidades na Ciência e Tecnologia. 2017. (Congresso).

8.
IX COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Novas Fronteiras da Intolerância Racial: Velhas Práticas da Discriminação e Novos Espaços ? Universo Web. 2017. (Congresso).

9.
Programa de Formação em Inovação.Mesa Redonda Desenvolvimento Tecnológico e Inovação nas Universidades Públicas. 2017. (Encontro).

10.
Programa de Formação em Inovação.Propriedade Intelectual: O Papel e o Processo de Patenteamento na Área de Alimentos. 2017. (Encontro).

11.
Programa de Formação em Inovação.Propriedade Intelectual: O Papel e o Processo de Patenteamento na Área Química. 2017. (Encontro).

12.
Programa de Formação em Inovação.Inovação e Novos Mercados: Internet das Coisas e Indústria 4.0. 2017. (Encontro).

13.
Programa de Formação em Pesquisa.Humanidades Digitais e Ciências de Dados: Novos Métodos, Perspectivas e Desafios para a Pesquisa em Ciências Humanas?. 2017. (Encontro).

14.
Roda de Conversa: Interculturalidade e relações étnico-culturais no contexto do Programa de Mobilidade Acadêmica Abdias Nascimento/CAPES.. 2017. (Encontro).

15.
Semana da África 2017.Da colonização da África às independências de hoje. 2017. (Encontro).

16.
13º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. ?Ciência Alimentando o Brasil?. 2016. (Congresso).

17.
39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Teaching Chemistry: vision, practice and achievements. 2016. (Congresso).

18.
I SIMPÓSIO PIBID BIO UFG.Gênero, sexualidade e o professor de Ciências. 2016. (Simpósio).

19.
Ogum´s Toques d@s Escritor@s.Ogum´s Toquinhos- Literatura Negra Infantil. 2016. (Encontro).

20.
Programa de Formação em Pesquisa.Contribuições da pesquisa em gênero e sexualidade e Diálogos: Universidade e movimentos sociais pensando gênero e sexualidade. 2016. (Encontro).

21.
Seminário Conjuntos das Disciplinas sobre Gênero, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais da UFG. 2016. (Seminário).

22.
VII Seminário de Estágio da Licenciatura em Química e III Seminário Institucional do PIBID/Química da UFG.Currículo em ação: resistência e luta no Ensino de Química. 2016. (Seminário).

23.
VII Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - III Seminário Institucional do PIBID/Química. 2016. (Seminário).

24.
XVIIII Encontro Nacional de Ensino de Química.GÊNERO E CIÊNCIAS: UMA PROFUSÃO DE SABERES. 2016. (Encontro).

25.
12º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Política de cotas e os defafio de uma política educacional inclusiva. 2015. (Congresso).

26.
Dia do Químico.Espectrometria de Massas: Uma nova arma contra o crime. 2015. (Outra).

27.
I Fórum Ações Afirmativas - UFG.Ações Afirmativas na UFG: imaginando cenários. 2015. (Outra).

28.
I Seminário de Cartografias Existenciais e III Seminário de Acessibilidade da UFG. 2015. (Seminário).

29.
IV Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do IFB e para o II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Centro Oeste - II COPENE - CO. Diálogos e perspectivas sobre a questão racial no Brasil. 2015. (Congresso).

30.
VI Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - II Seminário Institucional do PIBID/Química.A INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA E ESCOLA E AS POSSIBILIDADES PARA AVANÇOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2015. (Seminário).

31.
8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Carolina de Jesus, Lima Barreto e os negros e negras na sociedade brasileira. 2014. (Seminário).

32.
Capitalismo, Turismo e Impacto Ambiental. 2013. (Outra).

33.
Climatologia, Meteorologia: uma abordagem preliminar das condições do tempo no Brasil. 2013. (Outra).

34.
II Semana de Ciência e Tecnoligia do IFG - Câmpus Inhumas.As concepções de ciência e saúde na gênese do esporte moderno. 2013. (Outra).

35.
IV Feira de Ciências. CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS/CAMPUS INHUMAS. 2013. (Exposição).

36.
IV Feira de Ciências do Câmpus Inhumas ? IFG. Captação de Água da chuva do Instituo Federal de Goiás/Campus Inhumas. 2013. (Feira).

37.
IV Olimpíada do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Inhumas. 2013. (Olimpíada).

38.
V Semana do Livro e da Biblioteca do IFG.V Semana do Livro e da Biblioteca do IFG. 2013. (Oficina).

39.
XI Festival de Arte de Goiás.Dança de Rua. 2013. (Oficina).

40.
Brasil da geração 1980 a geração 2000.Brasil da geração 1980 a geração 2000. 2012. (Oficina).

41.
II Mostra Tecnológica em Operações Unitárias..II Mostra Tecnológica em Operações Unitárias.Operações Unitárias no sistema de tratamento de água e efluentes em uma indústria de curtimento de couro.. 2012. (Seminário).

42.
IV Semana do Livro e da Biblioteca..IV Semana do Livro e da Biblioteca.. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BENITE, A. M. C. ; FAUSTINO, G. A. A. ; VARGAS, R. N. ; BASTOS, M. A. ; FERNANDES, F. S. ; OLIVEIRA, M. C. ; OLIVEIRA, A. C. . I Vivência do Investiga Menina. 2018. (Outro).

2.
BENITE, A. M. C. ; FAUSTINO, G. A. A. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; FERNANDES, F. S. ; OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, M. C. . II Vivência do Investiga Menina- Maio. 2018. (Outro).

3.
BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. ; FAUSTINO, G. A. A. . VII Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - III Seminário Institucional do PIBID/Química. 2016. (Outro).

4.
BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. ; FAUSTINO, G. A. A. . VI Seminário de Estágio da Licenciatura em Química - II Seminário Institucional do PIBID/Química. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FAUSTINO, G. A. A.. Quarto de despejo: uma leitura da realidade do afro-brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BENITE, A. M. C. ; BASTOS, M. A. ; VARGAS, R. N. ; FAUSTINO, G. A. A. ; FERNANDES, F. S. . Projeto Investiga Menina. 2016; Tema: Mulheres na Ciência. (Rede social).



Outras informações relevantes


Aprovado em 1º lugar através do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades ? EDIÇÃO 2017 para um período de Setembro de 2017 até Fevereiro de 2018 no curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia em Coimbra ? Portugal.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:52:20