Vanessa Mendonça Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8965281135942210
  • Última atualização do currículo em 13/05/2015


Graduada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) no curso de Composição de Interiores, da EBA (Escola de Belas Artes), Vanessa Soares atuou como bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro) e integrante dos grupos de pesquisa GPAS (Projeto Arquitetura e Sustentabilidade), vinculado ao PROARQ (Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU-UFRJ), e Museu-Casa: memória, espaço e representações, vinculado à Fundação Casa de Rui Barbosa. Teve participação, respectivamente, nas linhas de pesquisa "Sustentabilidade, Conforto Ambiental e Eficiência Energética" e "Estudo de Ambientes e Acervos do Museu-Casa de Rui Barbosa". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Mendonça Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, V. M.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Graduação em Composição de Interior.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Miguel Couto.




Formação Complementar


2012 - 2012
Kerkythea - Fotorrealismo para Sketchup.
Instituto Bramante de Arquitetura e Design.
2010 - 2010
AutoCAD 2010.
Instituto Bramante de Arquitetura e Design.


Atuação Profissional



Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

10/2012 - 10/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Museu-casa: memória, espaço e representações., .


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduada

Atividades

10/2012 - 10/2013
Pesquisa e desenvolvimento , PROARQ - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, .



Linhas de pesquisa


1.
Sustentabilidade, Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Objetivo: A linha de pesquisa é vinculada ao grupo de pesquisa GPAS (Projeto Arquitetura e Sustentabilidade), que tem como missão incentivar as práticas sustentáveis através do auxílio à concepção do projeto arquitetônico sustentável, compreendendo as fases de planejamento, projeto, construção ou reabilitação e manutenção. Desenvolve pesquisas relacionadas com a arquitetura sustentável e presta consultorias aos empreendimentos públicos e privados bem como assessoria às empresas que desejem construir e gerir de forma sustentável.
2.
Estudo de ambientes e acervos do Museu-Casa de Rui Barbosa

Objetivo: Linha voltada ao estudo dos ambientes, artefatos e usos que integram o Museu Casa de Rui Barbosa (residência e jardim), com o objetivo de contribuir para a renovação de conceitos e concepções museológicas e museográficas; projeto de pesquisa: A luz artificial na composição dos interiores das residências cariocas na passagem do século XIX para o XX - O iluminamento da residência de Rui Barbosa.


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
O ensino sobre a higiene visual na Escola de Belas Artes do século XIX: da Academia Imperial das Belas Artes à Escola Nacional de Belas Artes
Descrição: Subprojeto de pesquisa de iniciação científica vinculado à pesquisa que investiga a luz artificial na composição dos interiores das residenciais cariocas na passagem do século XIX para o XX fornecida pela eletricidade, no entender de que os sistemas de iluminação que fazem uso da energia elétrica proporcionam uma experiência visual totalmente nova para época e interagem, assim, com a arte doméstica daquele tempo. A interação entre iluminação artificial e a decoração dos ambientes pretende ser analisada inclusive no meio acadêmico, entendida como parte das habilidades e competências dos arquitetos da época e este subprojeto tem a intenção de fornecer subsídios referentes ao ensino sobre higiene visual na Escola de Belas Artes dentro desse período, tendo como base de consulta tanto as obras raras da biblioteca do Museu D João VI, como seus arquivos documentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Mendonça Soares - Coordenador / Helena Câmara Lacé Brandão - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: DESIGN DE INTERIORES.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANDAO, H. C. L.2014BRANDAO, H. C. L. ; SOARES, V. M. ; ARANHA, L. S. F. ; BRESSANE, F. F. ; ROCHA, P. S. . A história da iluminação elétrica nas residências cariocas no início do século XX registrada na moradia de Rui Barbosa. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa), v. 1, p. 8-24, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRANDAO, H. C. L. ; SOARES, V. M. ; ARANHA, L. S. F. . ARANHA, Letícia da Silva Fontes. A história da iluminação elétrica nas residências cariocas no início do século xx registrado na moradia de Rui Barbosa. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BRANDAO, H. C. L. ; SOARES, V. M. ; ARANHA, L. S. F. . Eletricidade para fins de iluminação nos espaços internos das residências cariocas: difusão e apropriação no início do século XX dessa inovação tecnológica e seus reflexos no ensino da Escola de Belas Artes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Diversos autores ; SOARES, V. M. . Ensaios Sobre Liberdade. Belo Horizonte: Fundação Logosófica - Em Prol da Superação Humana, 2011 (Coletânea de artigos).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 9:07:50