Eliane Mendes Cieplinski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2299098063272751
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e mestrado em Lingüística pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Atualmente é professor de ensino superior permanente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente no seguinte tema: livro didático de língua inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Mendes Cieplinski
Nome em citações bibliográficas
CIEPLINSKI, E. M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Mestrado em Lingüística.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: O SILENCIAMENTO DOS SENTIDOS: UMA ANÁLISE DOS SENTIDOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Beatriz M. Eckert-Hoff.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2013
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Título: Formação Continuada para Professores na modalidade EAD: Como melhorar a atuação do professor de inglês frente a classes numerosas.
Orientador: Eliane Paim.
2012 - 2013
Aperfeiçoamento em Teacher's Links. (Carga Horária: 270h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Unidade Didática: "Comparing Offers". Ano de finalização: 2013.
Bolsista do(a): Associação Cultura Inglesa São Paulo, ACISP, Brasil.
1979 - 1982
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Material de Apoio a 5a. série EF em conformidade com currículo SEE SP.
Orientador: Cláudio Píccolo.




Formação Complementar


2017 - 2017
Teaching Without Translation & Integrated Lessons. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
PFC - Educação, Trabalho e Tecnologia - U1 / Educação a Distância - U2. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Engagement, Authenticity & The Future of EFL. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
TOEIC - Pontuação 970.
Educational Testing Services, ETS, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Flipping Classroom Practice. (Carga horária: 40h).
Associação Cultura Inglesa SP, CI, Brasil.
2014 - 2014
Interação Digital:Os Desafios da Contemporaneidade. (Carga horária: 3h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Tutores Online. (Carga horária: 40h).
Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Tutores Online. (Carga horária: 40h).
Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
2012 - 2012
TOEIC - PONTUAÇÃO 905.
Educational Testing Services, ETS, Estados Unidos.
2010 - 2010
Treinamento Pedagógico para Coordenadores de Curso.
Fundação Richard Hugh Fisk, FISK, Brasil.
1996 - 1996
A Aula do 3o. Milênio.
Colégio do Carmo - Santos, CARMO, Brasil.
1987 - 1987
Certificate of Proficiency in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1986 - 1986
Choosing Material for EFL - Drama Workshop. (Carga horária: 20h).
Language Solutions, LS, Brasil.
1984 - 1986
Cambridge Proficiency. (Carga horária: 180h).
Associação Cultura Inglesa São Paulo, ACISP, Brasil.
1983 - 1984
Curso Básico de Língua Francesa. (Carga horária: 180h).
Aliança Francesa - Santos, AF, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Materials and Methods for Language Teaching. (Carga horária: 80h).
University of Reading, UR, Inglaterra.
1983 - 1983
Certificate of Proficiency in English.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
1972 - 1977
Curso de Língua Inglesa do Básico ao Avançado. (Carga horária: 600h).
Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - Santos, CCBEU_SANTOS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Permanente, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Inglês II, III, IV, V e VI - Graduação em Gestão de Negócios e Inovação - FATEC SEBRAE Professor de Inglês I, II, III e IV - Graduação em Marketing - FATEC SEBRAE ProfessorTutor Inglês VI -EAD - Graduação em Gestão Empresarial EAD

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Permanente, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de InglêsII, III e IV - Graduação em Gestão de Negócios e Inovação - FATEC SEBRAE, Professor de Inglês I, II, III e V - Graduação em Marketing - FATEC SEBRAE, Professor de Inglês I,II e VI - Graduação em Construção de Edifícios - FATEC Tatuapé, Professor de Inglês IV - Graduação em Transporte Terrestre - FATEC Tatuapé.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Inglês III,IV,V e VI - Graduação em Logística - FATEC Guarulhos Professor de Inglês III - Graduação em Gestão de Negócios e Inovação - FATEC SEBRAE Professor Inglês VI - Graduação em Logística e Supervisão de Estágio - FATEC Mauá


Centro Paulista de Idiomas _ Franquia PBF, PBF - SANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2015
Vínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretora Pedadógica, Carga horária: 24
Outras informações
Responsável pela direção pedagógica do curso de inglês. Desenvolvimento de material pedagógico de apoio e de atividades complementares. Desenvolvimento de manuais pedadógicos para professores. Aplicação de simulados para obtenção de certificação internacional - FCE- CAE. Organização de eventos didáticos e celebrações de cultura dos povos de língua inglesa. Seleção, treinamento e coordenação de professores. Desenvolvimento, aplicação e análise de pesquisas para fins de aprimoramento pedagógico. Desenvolvimento de tutoriais pedagógicos.


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora EAD do Curso de Inglês Online da EVESP - TV Cultura (Fundação Padre Anchieta) Curso de inglês à distância para capacitação de alunos da rede estadual de educação.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora EAD do Curso de Inglês Online da EVESP - TV Cultura (Fundação Padre Anchieta) projeto para capacitação em inglês de alunos da rede estadual de educação.


Colégio do Carmo - Santos, CARMO, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora de Área/Inglês EM, Carga horária: 20
Outras informações
Planejar e Ministrar aulas. Desenvolver planos e projetos de aulas especiais. Elaborar provas, apostilas e projetos interdisciplinares. Preparar e aplicar simulados para alunos do 3o. ano EM Liderar e coordenar equipe de professores de inglês do ensino médio.


Colégio Objetivo - Santos, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Aulas de Inglês para Ensino Fundamental


Fortec Assessoria e Treinamento - São Vicente, FORTEC, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas com foco em inglês instrumental. Desenvolvimento de apostilas e atividades de Inglês Instrumental.


CCAA - Santos, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 10


CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CIEPLINSKI, E. M.. Atividades Orais e Questões de Interpretação e Silenciamento do Livro Didático de Língua Inglesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CIEPLINSKI, E. M.. Estratégias Para Ativação do Conhecimento Prévio na Compreensão de Textos em Língua Estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CIEPLINSKI, E. M.. Textos, Leitura, Questões de Interpretação e Silenciamento no Livro Didático de Língua Inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CIEPLINSKI, E. M.. Silenciamento dos Sentidos: Uma Análise dos Sentidos do Livro Didático de Língua Inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CIEPLINSKI, E. M.; Silva, M.C.P. . No Texto 'João Paulo Cunha: Carta Aberta ao Ministro Joaquim Barbosa'- Questões de Descortesia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CIEPLINSKI, E. M.. Uma abordagem Diferente da Língua Estrangeira na Sala de Aula. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CIEPLINSKI, E. M.. Estratégias Para Ativação do Conhecimento Prévio na Compreensão de Textos em Língua Estrangeira 2015 (Resumos publicados em anais de congressos).

2.
CIEPLINSKI, E. M.. Textos, Leitura, Questões de Interpretação e Silenciamento no Livro Didático de Língua Inglesa. São Paulo: Terracota, 2015 (Resumos publicados em anais de congressos).

3.
CIEPLINSKI, E. M.; Silva, M.C.P. . No Texto 'João Paulo Cunha: Carta Aberta ao Ministro Joaquim Barbosa'- Questões de Descortesia 2014 (Resumos publicados em anais de congressos).

4.
CIEPLINSKI, E. M.. Silenciamento dos Sentidos: Uma Análise dos Sentidos do Livro Didático de Língua Inglesa 2014 (Resumos publicados em anais de congressos).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CIEPLINSKI, E. M.. Língua Inglesa. 2015.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARGARIDO, G. L.; MAIELLARO, J. R.; CIEPLINSKI, E. M.. Participação em banca de Leonardo Cavalcante Araújo e Nelson José Cabelo Barbosa.Otimização de Espaço no Armazém Logístico para Itens de Baixo Giro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Guarulhos.

2.
SPIGOLON, L.; BRAGA, J. F.; CIEPLINSKI, E. M.. Participação em banca de Margareth de Fátima Satake e Tamires Cássia da Silva Santos.As Dificuldades no Transporte Aéreo Internacional na Importação de Produto Perigoso Strawberry Flavors Procedente dos Estados Unidos. Estudo de Caso: Citromax Flavors do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Guarulhos.

3.
CIEPLINSKI, E. M.. Participação em banca de André Francisco de Souza e Wilson José Santana.Armazenagem de produtos perigosos: Um estudo sobre o gerenciamento de riscos em uma empresa do setor químico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Guarulhos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Gallo, L.R.; CIEPLINSKI, E. M.; FERREIRA, C. N.. Inglês I, II, III, IV, V e VI. 2017. Faculdade de Tecnologia Santana do Parnaíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Business Start Up Online Conference. 2017. (Encontro).

2.
Teaching Without Translation & Integrated Lessons. 2017. (Oficina).

3.
CBTecLE-Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. Atividades Orais e Questões de Interpretação e Silenciamento do Livro Didático de Língua Inglesa. 2016. (Congresso).

4.
6o. SIL - Seminário Internacional de Linguística. 2015. (Seminário).

5.
(DES)CORTESIA: expressão de cultura(s)?. João Paulo Cunha: Carta aberta ao ministro Joaquim Barbosa. Questões de (des)cortesia.. 2014. (Congresso).

6.
XVIII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Língua e Literatura : projetos em discussão. O SILENCIAMENTO DOS SENTIDOS: UMA ANÁLISE DOS SENTIDOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA. 2014. (Congresso).

7.
Reunião Regional Fundação Richard Hugh Fisk. 2013. (Encontro).

8.
II Congresso Nacional de Línguas para Fíns Específicos. Abordagem Instrumental: revisitando fundamentos e princípios. 2012. (Congresso).

9.
1o. Simpósio PBF. 2011. (Simpósio).

10.
Treinamento de Departamentos da Fundação Richard Hugh Fisk. 2010. (Oficina).

11.
III Semana de Educação - Carmo."A aula do 3o. milênio ministrada pelo professor de agora". 1996. (Oficina).

12.
2nd International Congress Fisk and Pink and Blue Freedom. 1995. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CIEPLINSKI, E. M.. Textos, Leitura, Questões de Interpretação e Silenciamento no Livro Didático de Língua Inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


1. Exame de Proficiência - TOEIC - Abril/2015 = 970 pontos de 990 pontos. 2. Certificate of Proficiency in English - University of Cambridge (1987) 3. Certificate of Proficiency in English - The University of Michigan (1983).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:45:53