Emerson Nunes Eller

Bolsista de Doutorado no Exterior do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4448123038604645
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Doutorando em Belas Artes com especialidade em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Mestre em "Design, Inovação e Sustentabilidade" na linha de pesquisa "Design, Cultura e Sociedade" do Programa de Pós Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduado em Design Gráfico pela Universidade de Franca (Unifran-SP). Pesquisador do grupo de pesquisa do CNPq "Design e Representações Sociais" nas linhas de pesquisa "Design e Culturas Urbanas" e "-grafia: estudos da escrita". Possui experiência na área de Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: tipografia, identidade visual, sinalização, design editorial e interfaces para websites. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emerson Nunes Eller
Nome em citações bibliográficas
ELLER, E.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutoramento em Belas Artes.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Orientador: Jorge dos Reis Tavares Duarte.
Coorientador: Sérgio Antônio Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Tipografia; Cultura do Impresso; História.
2012 - 2014
Mestrado em Design.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Letras do cotidiano: a tipografia vernacular na cidade de Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Sérgio Antônio Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Design; Design Gráfico; Tipografia; Tipografia Vernacular; Contexto Urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2007
Graduação em Design Gráfico.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: Estencialize: o Stencil Art na cidade de São Paulo (multimídia interativa).
Orientador: Otávio Mauricio da Silveira.




Formação Complementar


2016 - 2016
Type Design Intensive Course. (Carga horária: 80h).
University of Reading, UR, Inglaterra.
2015 - 2015
Ciclo História do Livro Impresso. (Carga horária: 5h).
Centro Cultural de Belém, CCB, Portugal.
2014 - 2014
Caligrafia artística. (Carga horária: 66h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2014 - 2014
Grego (estágio I). (Carga horária: 52h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Introdução aos tipos móveis. (Carga horária: 16h).
Tipografia Matias - Belo Horizonte, TIPOMATIAS, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, CETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada: Comunicação e Semiótica III


Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais, DRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Elevado A3 Comunicação - Belo Horizonte, ELEVADO A3, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação principal no desenvolvimento de peças publicitárias e editoriais, interfaces para websites, branding e em outros projetos gráficos.


Núcleo de Design da Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Estagiário Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Design Gráfico, Carga horária: 20
Outras informações
Assistência à professores e alunos nos projetos ligados à grade curricular e às atividades acadêmicas. Desenvolvimento de projetos em design gráfico ligados à instituição, além da elaboração de trabalhos que atendiam demandas externas. Experiência em design editorial devido à parceria entre o Núcleo de Design Unifran e a Editora Unifran.


Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, FBAUL, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplinas ministradas: Tecnologias de Edição: Materialidade e Imaterialidade I Tecnologias de Edição: Materialidade e Imaterialidade II



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Titivillus: design tipográfico contemporâneo com bases caligráficas medievais
Descrição: Titivillus é uma figura lendária da era medieval que se tornou patrono da caligrafia e da tipografia, estimulando o zelo e a busca por excelência de pesquisadores e profissionais. O projeto apropria-se dos resultados da dissertação de mestrado (Faces e fontes multiescrita: fundamentos e critérios de design tipográfico) e de seus desdobramentos em direção à constituição de um Núcleo de Pesquisa em Caligrafia e Design Tipográfico nas dependências do Laboratório de Design Gráfico (LDG) da ED-UEMG. Corrobora esta apropriação a reedição dos módulos da disciplina optativa (Teoria e prática caligráfica aplicada ao design tipográfico) que fomenta nos alunos de graduação o interesse pelo tema e disponibiliza os recursos e conhecimentos da caligrafia medieval em prol da criação tipográfica. Os objetivos da pesquisa são: 1)Despertar no estudante de graduação o interesse pela pesquisa científica e tecnológica, no âmbito do design tipográfico, e contribuir para a sua formação enquanto pesquisador. 2) Subsidiar a aprendizagem e o domínio do projeto de fontes tipográficas OpenType através do estudo do referencial teórico e da metodologia da dissertação, assim como da capacitação do estudante nas técnicas caligráficas e tipográficas. 3) Estabelecer as bases para a implementação de um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Design Tipográfico na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Emerson Nunes Eller - Integrante / Sérgio Luciano da Silva - Coordenador / Caio Ferreira Campos Rodrigues - Integrante.
2012 - Atual
KAPPA: design tipográfico em escrita latina, grega, cirílica e hebraica
Descrição: A letra x minúscula é referência, na caligrafia e no design tipográfico, para a criação das demais letras latinas na medida em que sua altura regula o tamanho e a proporção das mesmas. Na escrita grega a letra kappa, por seu traçado retilíneo na base e no topo, tem a mesma função correlata ao x latino. Por seu valor paradigmático (no sentido primordial da língua grega de paradeigma, modelo, referência) o nome καππα foi escolhido para um projeto pioneiro no Brasil: ampliar e disseminar os fundamentos de design tipográfico multiescrita. A base metodológica para o projeto, estabelecida em 2011, na dissertação de mestrado Faces e Fontes multiescrita: fundamentos e critérios do design tipográfico, aborda duas escritas: a latina e a grega. A partir de 2012 o projeto ampliou o escopo da pesquisa para as escritas cirílica e hebraica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design gráfico e tipográfico.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Teoria e crítica do design.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Finalista do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Categoria Trabalho Escrito não Publicado), Museu da Casa Brasileira, 2014., Museu da Casa Brasileira.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ELLER, E.2015 ELLER, E.. Para uma introdução à história do livro impresso no Brasil: o caso do Padre José Joaquim Viegas de Menezes. Educação Gráfica (Online), v. 19, p. 136-147, 2015.

2.
ELLER, E.2014ELLER, E.; SILVA, S. A. . O digital sob influências analógicas: o design tipográfico inspirado em artefatos vernaculares. Maestria (Sete Lagoas), v. 11, p. 147-162, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ELLER, E.. Sagarana: um tipo de letra. 1. ed. Lisboa: , 2017. v. 1. 24p .

Capítulos de livros publicados
1.
ELLER, E.. Alandroal. In: Jorge dos Reis. (Org.). Fragas Falantes: vinte anos, vinte tipos de letras. 1ed.Covilhã: LABCOM.IFP, Coleção ARS / Universidade da Beira Interior, 2017, v. , p. 21-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. A. ; ELLER, E. . Ainda semiótica aplicada? Ou, mais além: do signo-ferramenta ao signo-informação, um método para o desenvolvimento de projetos tipográficos calcados na tipografia vernacular. In: Coutinho, Solange G.; Moura, Monica; Campello, Silvio Barreto; Cadena, Renata A.; Almeida, Swanne (orgs.), 2014. Proceedings of the 6th Information Design International Conference, 5th InfoDesign, 6th CONGIC [= Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2014. v. 1.

2.
ELLER, E.; SILVA, S. A. . Letras do cotidiano: um olhar do design para a cidade informativa. In: IV Encontro de Tipografia, 2013, Castelo Branco. Livro de atas do IV Encontro de Tipografia. Castelo Branco: Edições IPCB, 2013. p. 57-63.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ELLER, E.; ALMEIDA, M. G. . Monsã e os traços do modernismo nas capas da revista Bello Horizonte. In: Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual, 2014, Belo Horizonte. Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual. Belo Horizonte: UEMG, 2014. p. 18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ELLER, E.. From improvisation to unlikely: the case of Tipografia Patrícia de Barbosa. In: 9º Encontro de Tipografia, 2018, Tomar. Livro de Resumos do 9º Encontro de Tipografia. Tomar: ATIPO ? Associação de Tipografia de Portugal, 2018. p. 36-36.

2.
ELLER, E.. A brief overview of early printing in Brazil. In: 7º Encontro de Tipografia, 2016, Lisboa. Livro de Resumos do 7º Encontro de Tipografia, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ELLER, E.. Do improviso ao improvável: o caso da Tipografia Patrícia de Barbosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ELLER, E.; SILVA, S. A. . Fragmentos tipográficos: diálogos entre Belo Horizonte e Lisboa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ELLER, E.. A brief overview of early printing in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ELLER, E.. Monsã e os traços do modernismo nas capas da revista Bello Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ELLER, E.. Mesa redonda 'Desafios enfrentados pelo jovem designer'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, S. A. ; ELLER, E. . Ainda semiótica aplicada? Ou, mais além: do signo‐ferramenta ao signo‐informação, um método para o desenvolvimento de projetos tipográficos calcados na tipografia vernacular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ELLER, E.; SILVA, S. A. . Letras do cotidiano: um olhar do design para a cidade informativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ELLER, E.. Sagarana - Fonte digital (Design tipográfico de 3 estilos para design Editorial). 2017.

Trabalhos técnicos
1.
ELLER, E.. EDITORIAL - LIVRO: Deusdará. 2015.

2.
ELLER, E.. MARCA E IDENTIDADE VISUAL: Anamê Ateliê. 2014.

3.
ELLER, E.. MARCA E IDENTIDADE VISUAL: Museu de Arte Sacra Don Ranulpho. 2014.

4.
ELLER, E.. MARCA E IDENTIDADE VISUAL: Temakinho Itália Srl.. 2014.

5.
NASCIMENTO, F. P. ; MAGALHAES, L. S. ; ELLER, E. ; ANDRADE, G. R. ; et al. . MARCA, IDENTIDADE VISUAL E SINALIZAÇÃO: Espaço Interativo Ciências da Vida - EICV/UFMG. 2013.

6.
ELLER, E.. MARCA E IDENTIDADE VISUAL: Albert Arquitetura. 2013.

7.
ELLER, E.. MARCA E IDENTIDADE VISUAL: Focco Climatização. 2012.

8.
ELLER, E.; AMORMINO, T. . COMUNICAÇÃO - IMPRESSO: Vinte Mil Léguas Submarinas - Giramundo Teatro de Bonecos. 2012.

9.
ELLER, E.. EDITORIAL E ILUSTRAÇÃO: Agenda do Biólogo 2011. 2011.

10.
ELLER, E.. EDITORIAL - LIVRETO: Livreto Tipográfico. 2011.

11.
ELLER, E.. MARCA E IDENTIDADE VISUAL: Marsupial Prints. 2008.

12.
SILVEIRA, O. M. ; ELLER, E. . EDITORIAL - REVISTA: Juca: a revista dos alunos do Instituto Rio Branco. ano 1, n.1. 2007.

13.
GUARALDO, F. ; ZAGO, A. M. ; ELLER, E. ; et al. . EDITORIAL - LIVRO: Pronunciamento & Vida na Odontologia. 2006.

14.
GUARALDO, F. ; ZAGO, A. M. ; ELLER, E. ; et al. . EDITORIAL - LIVRO: Diálogos Pertinentes - Revista Científica de Letras. v.2, n.2, jan.-dez.. 2006.

15.
GUARALDO, F. ; ZAGO, A. M. ; ELLER, E. ; et al. . EDITORIAL - LIVRO: Oportunidades perdidas no atendimento integral ao adolescente: um estudo de casos. 2006.

16.
ELLER, E.. PROJETO TIPOGRÁFICO: DALI. 2006.

17.
GUARALDO, F. ; ZAGO, A. M. ; ELLER, E. ; et al. . EDITORIAL - REVISTA: Diálogos Pertinentes - Revista Científica de Letras. v.1, n.1, jan.-dez.. 2005.

18.
GUARALDO, F. ; ZAGO, A. M. ; ELLER, E. ; et al. . EDITORIAL - LIVRO: Educação e prática docente: as interfaces do saber.. 2005.

19.
GUARALDO, F. ; ZAGO, A. M. ; ELLER, E. ; et al. . EDITORIAL - LIVRO: Estações da Alma. 2005.

20.
ELLER, E.; ZAGO, A. M. ; RIBEIRO, Fabrício Teixeira . MARCA E IDENTIDADE VISUAL: Editora Unifran. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ELLER, E.; FERNANDES, E. H. ; COSTA, V. ; FREITAS, M. F. . Aldeia do Design 2013: desafios enfrentados pelo jovem designer. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ELLER, E.; ANDRADE, G. R. . CBEIH - Centro de bioengenharia de espécies invasoras de hidroelétricas. 2014; Tema: Bioengenharia. (Site).

2.
NASCIMENTO, F. P. ; MAGALHAES, L. S. ; ELLER, E. ; et al. . Guia do bem.org - O guia de bens tombados de Belo Horizonte. 2014; Tema: Arquitetura e preservação da memória. (Site).

3.
ELLER, E.; ALMEIDA, A. C. ; FELICIO JUNIOR, F. ; SINNEMA, H. C. . Bio-mineral.org. 2014; Tema: Biomineralização. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ELLER, E.. Tipo de letra Picolé. 2016. (Typeface Design).

2.
ELLER, E.. Tipo de letra Sucata. 2015. (Typeface Design).

3.
CARDOSO, A. V. ; ELLER, E. ; ALMEIDA, A. C. ; SINNEMA, H. C. ; FELICIO JUNIOR, F. . Mexilhão dourado & Biomineralização. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - WEB-BOOK).

4.
ELLER, E.. Aldeia do Design 2013. Oficina 'Letras do Cotidiano: a tipografia no espaço público de Franca'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ELLER, E.; SILVA, S. A. . 3ª Semana UEMG. Oficina 'Letras do cotidiano: a tipografia vernacular no espaço público de Belo Horizonte'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ELLER, E.. Estencialize: o Stencil Art na cidade de São Paulo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CDR Multimídia).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ELLER, E.. Fotografia lomográfica: Mario Bros.. 2011. Fotografia.

2.
ELLER, E.; OLIVEIRA, T. N. . Stop motion:. 2007. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º Encontro de Tipografia.Do improviso ao improvável: o caso da Tipografia Patrícia de Barbosa. 2018. (Encontro).

2.
ATypI. 2018. (Encontro).

3.
8º Encontro de Tipografia de Portugal. Sagarana: um tipo de letra. 2017. (Congresso).

4.
7º Encontro de Tipografia.A brief overview of early printing in Brazil. 2016. (Encontro).

5.
VI Encontro de Tipografia. 2015. (Encontro).

6.
Palestra: O modernismo em Belo Horizonte. 2014. (Outra).

7.
Seminário Design da Imagem: a convergência visual.Monsã e os traços do modernismo nas capas da revista Bello Horizonte. 2014. (Seminário).

8.
Aldeia do Design.Desafios enfrentados pelo jovem designer. 2013. (Outra).

9.
IV Encontro de Tipografia de Portugal. Letras do cotidiano: um olhar do design para a cidade informativa. 2013. (Congresso).

10.
Seminário Internacional ?Design & História: prospecções, construções e contextos?. 2013. (Seminário).

11.
Design & Emoção | Contribuições para a Humanização do Design Contemporâneo. 2012. (Seminário).

12.
Encontro ADG Belo Horizonte - Práticas Profissionais. 2012. (Encontro).

13.
IV International Forum of Design as a Process. 2012. (Congresso).

14.
Palestra: "Palíndromo - O editorial e suas relações" com Gustavo Greco (Tio Flávio Cultural - IEC - Puc Minas). 2011. (Outra).

15.
5º RDesign - Encontro Regional de Estudantes de Design.Stopmotion: "A morte do leiteiro" - Inspirado no poema de Carlos Drummond de Andrade. 2009. (Encontro).

16.
17º NDESIGN - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2007. (Encontro).

17.
Mostra de Vídeos do 17º NDesign. 2007. (Outra).

18.
Palestra: "A tipografia na construção das marcas" - com Fábio Haag (17º NDesign). 2007. (Outra).

19.
Palestra: "Design experimental" - com Allan Szacher (17º NDesign). 2007. (Outra).

20.
Palestra: "Indústria da moda: conheça muito além do glamour das passarelas" - com Patrícia Lima e Carla Mager (17º NDesign). 2007. (Outra).

21.
Palestra: "Tide Hellmeister: inquieta colagem" com Tide Hellmeister e Ericson Straub (17º NDesign). 2007. (Outra).

22.
Palestra com Ari Rocha (17º NDesign). 2007. (Outra).

23.
SePA Design - Seminário de Produção Acadêmica em Design (17º NDesign). 2007. (Seminário).

24.
Palestra: "A rotina de trabalho em um escritório de Design" com Weliton Sanchez - Jornada: ALDEIA DO DESIGN (UNIFRAN). 2004. (Outra).

25.
Palestra: "Desenvolvimento de projeto de modelagem" com Alfredo Viana - Jornada: ALDEIA DO DESIGN (UNIFRAN). 2004. (Outra).

26.
Palestra: "Design de Mobiliário" com Ricardo Umada - Jornada: ALDEIA DO DESIGN (UNIFRAN). 2004. (Outra).

27.
Palestra: "Papéis especiais" com Hide Silva - Jornada: ALDEIA DO DESIGN (UNIFRAN). 2004. (Outra).

28.
Palestra: "Portfólio Tipográfico e Bienal de Letras Latinas" com Luciano Cardinali - Jornada: ALDEIA DO DESIGN (UNIFRAN). 2004. (Outra).

29.
Palestra: "Projeto e produção de calçados" com Vânia Bettarelo - Jornada: ALDEIA DO DESIGN (UNIFRAN). 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S. A. ; SILVA, S. L. ; ELLER, E. ; et al. . Colóquio Internacional de Design - Edição 2013. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tiago André Gonçalves Dinis. As Letras da Cidade: Tipografia e Cor como Orientadores da Sociedade Contemporânea Lisboeta. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas) - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Anna Bouillet. Registos de passagens: as escritas no Porto da Horta. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas) - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, . Coorientador: Emerson Nunes Eller.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:40:32